Fisco lança operação "Resgate Fiscal"
PETRONIO Escreveu:Estou bastante preocupado com futuro deste País , nem o Estado Novo tinha esta postura.
O estado novo tinha uma postura muito mais simpática, fazia uma avaliação indiciária e as empresas pagavam e calavam, ou então fechavam porque "se não podiam pagar mais valia fecharem e dar lugar a outras". Excepto para as empresas dos amigos do regime, claro, que tinham ajudas de toda a espécie, inclusivé interdições à aparição de concorrentes.
Era uma beleza!
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Desculpa aí
PETRONIO Escreveu:Acho que estão criar um sistema cego, em que exite uma grande diferença entre os que criam empresas , como objectivo de roubar o Estado, e os outros que até foram cumpridores , mas por alguma adversidade, optaram pagar os salários aos trabalhadores.
Acho que os politicos , estão a avançar por um caminho complicado, contra as tradições Portuguesas, e importando modelos .
Estão a criar uma sociedade conflituosa , agressiva e de consequencias imprevisiveis a longo prazo, os regimes caem , por guerras, ou pelos impostos.
Estou bastante preocupado com futuro deste País , nem o Estado Novo tinha esta postura.
MAs malta que recebe IVA e não o entrega, e que retém IRS e não o entrega noutros países europeus vai preso. Cá espera-se que ninguém descubra e fica-se com a massa.
Eu não sou desconfiado, mas tudo quanto toca a este fisco cheira-me mal...
Há tanta preocupação em cobrar dos devedores ao estado e o estado paga a quem deve? publica listas dos seus credores? os funcionários que são responsáveis pelos pagamentos e se forem diligentes, isto é pagarem a horas, têm os mesmos prémios que os camaradas das finanças que têm a seu cargo a cobrança?
Esclareço que não devo nada a este Estado, nem nunca devi, tenho tudo em dia e acho que já fui muito maltratado pelo Moita de Macedo, sem razão como o tribunal veio a reconhecer.
Enfim, são casos passados e espero, um dia, ir ao funeral desse senhor.
O que aconteceu foi que os senhores das finanças, mesmo sem razão, iniciaram um processo e como tal receberam a comissão deles porque o melhor que o contribuinte têm a fazer é pagar e depois reclamar. Podiam desde o primeiro minuto aceitar a minha argumentação, não quiseram, e posteriormente o tribunal deu-me toda a razão. Claro que 4 anos passaram e, face à decisão judicial que nem sequer o contraditório fizeram e muito menos recorreram, óbviamente os autores não devolveram a comissão que receberam. Enfim, é um fartar de vilanagem...
Acho que isto é para os senhores das finanças irem receber remunerações extras no mês que, em principio, deveriam estar de férias. Assim do género: não vamos perturbar o nosso trabalho normal e no mês de férias fazemos estas inspecções, o resultado não interessa, o que interessa é que recebemos o vencimento a triplicar ou quadruplicar.
Cumprimentos,
Há tanta preocupação em cobrar dos devedores ao estado e o estado paga a quem deve? publica listas dos seus credores? os funcionários que são responsáveis pelos pagamentos e se forem diligentes, isto é pagarem a horas, têm os mesmos prémios que os camaradas das finanças que têm a seu cargo a cobrança?
Esclareço que não devo nada a este Estado, nem nunca devi, tenho tudo em dia e acho que já fui muito maltratado pelo Moita de Macedo, sem razão como o tribunal veio a reconhecer.
Enfim, são casos passados e espero, um dia, ir ao funeral desse senhor.
O que aconteceu foi que os senhores das finanças, mesmo sem razão, iniciaram um processo e como tal receberam a comissão deles porque o melhor que o contribuinte têm a fazer é pagar e depois reclamar. Podiam desde o primeiro minuto aceitar a minha argumentação, não quiseram, e posteriormente o tribunal deu-me toda a razão. Claro que 4 anos passaram e, face à decisão judicial que nem sequer o contraditório fizeram e muito menos recorreram, óbviamente os autores não devolveram a comissão que receberam. Enfim, é um fartar de vilanagem...
Acho que isto é para os senhores das finanças irem receber remunerações extras no mês que, em principio, deveriam estar de férias. Assim do género: não vamos perturbar o nosso trabalho normal e no mês de férias fazemos estas inspecções, o resultado não interessa, o que interessa é que recebemos o vencimento a triplicar ou quadruplicar.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Boas. Penso que é necessário construir uma politica de bom senso e de justiça fiscal.
Isso passa por não estrangular as empresas sérias e penalizar as empresas que têm como objectivo apenas enriquecer desavergonhadamente os seus administradores.
Ainda hoje vi na SIC um investidor Alemão regozijar-se com a mão de obra excelente de uma empresa têxtil que ia fazer as fardas para os árbitros dos Jogos Olímpicos.Pela politica nacional, tinha o seu encerramento garantido.
Por cá, vai-se de férias e quando regressam, fecha-se a empresa. Mais tarde abre-se outra!
Ora bem, um dos principais cancros que se verificam é a compra de frotas de automóveis topo de gama, descapitalizando as empresas.É o Sr. Administrador, é a esposa, é o filho, a filha, o genro e a nora, tudo à conta da empresa.
Leasings e ALD's utilizados como cancros da empresa!
Os meios libertos que deveriam ser aplicados no crescimento das empresas e em bens produtivos, são desviados para bens não produtivos. Quem anda em Auto-Estradas cada vez vê mais carros da gama superior (>50000 €). Ele é Audi, BMW coupé, MB coupé, Crysler XPTO.
Esses carros também existem noutros Países. Os detentores dos mesmos é que são diferentes.Por cá, qualquer detentor de uma Xafarica compra um MB CDI 400, na Alemanha a empresa já tem de ser de média/grande dimensão. A diferença é que nos Países Mediterrânicos o Pó-pó está no topo da pirâmide das ambições. Noutras paragens, é mais um dos lugares intermédios dessa lista.
Entrando no imaginário, e se fosse Ministro das Finanças, permitiria à mesma a aquisição dessas viaturas por parte das empresas!
Mas....
Empresas com lucros( a vêr) e facturação inferior a 10 milhões de euros seriam agravados em 15%/20 % em IRC. Estamos num estado democrático e cada um é livre de comprar o que quiser, desde que não prejudique terceiros. Provocar dezenas/centenas de desempregados por má gestão é prejudicar terceiros!
As empresas com facturação acima dos 10 milhões, e com lucros compatíveis, permitiria a compra (dedutível) de UM carro acima desse valor.
A empresa tem 10 administradores? OK, esse carro é para representação da empresa e a empresa decide a quem o atribuir.
Claro que esta legislação iria provocar um problema e por isso não há coragem politica de a lançar!
E como seria com o nosso dinheiro ? Os organismos públicos como é que esbanjavam dinheiro em frotas? Por exemplo o Banco de Portugal como podia dar-se ao luxo de gastar milhões de euros em frotas para burocratas de qualidade profissional ainda a comprovar ? Ahh. pois É ! Teria de ser um País com politicos com vergonha na cara, coisa que actualmente não acontece!
Venha novamente o Dr. Paulo Macedo e não lhe paguem apenas 25.000 euros! Paguem 100.000 que eu acho dinheiro bem investido !
Isso passa por não estrangular as empresas sérias e penalizar as empresas que têm como objectivo apenas enriquecer desavergonhadamente os seus administradores.
Ainda hoje vi na SIC um investidor Alemão regozijar-se com a mão de obra excelente de uma empresa têxtil que ia fazer as fardas para os árbitros dos Jogos Olímpicos.Pela politica nacional, tinha o seu encerramento garantido.
Por cá, vai-se de férias e quando regressam, fecha-se a empresa. Mais tarde abre-se outra!
Ora bem, um dos principais cancros que se verificam é a compra de frotas de automóveis topo de gama, descapitalizando as empresas.É o Sr. Administrador, é a esposa, é o filho, a filha, o genro e a nora, tudo à conta da empresa.
Leasings e ALD's utilizados como cancros da empresa!
Os meios libertos que deveriam ser aplicados no crescimento das empresas e em bens produtivos, são desviados para bens não produtivos. Quem anda em Auto-Estradas cada vez vê mais carros da gama superior (>50000 €). Ele é Audi, BMW coupé, MB coupé, Crysler XPTO.
Esses carros também existem noutros Países. Os detentores dos mesmos é que são diferentes.Por cá, qualquer detentor de uma Xafarica compra um MB CDI 400, na Alemanha a empresa já tem de ser de média/grande dimensão. A diferença é que nos Países Mediterrânicos o Pó-pó está no topo da pirâmide das ambições. Noutras paragens, é mais um dos lugares intermédios dessa lista.
Entrando no imaginário, e se fosse Ministro das Finanças, permitiria à mesma a aquisição dessas viaturas por parte das empresas!
Mas....
Empresas com lucros( a vêr) e facturação inferior a 10 milhões de euros seriam agravados em 15%/20 % em IRC. Estamos num estado democrático e cada um é livre de comprar o que quiser, desde que não prejudique terceiros. Provocar dezenas/centenas de desempregados por má gestão é prejudicar terceiros!
As empresas com facturação acima dos 10 milhões, e com lucros compatíveis, permitiria a compra (dedutível) de UM carro acima desse valor.
A empresa tem 10 administradores? OK, esse carro é para representação da empresa e a empresa decide a quem o atribuir.
Claro que esta legislação iria provocar um problema e por isso não há coragem politica de a lançar!
E como seria com o nosso dinheiro ? Os organismos públicos como é que esbanjavam dinheiro em frotas? Por exemplo o Banco de Portugal como podia dar-se ao luxo de gastar milhões de euros em frotas para burocratas de qualidade profissional ainda a comprovar ? Ahh. pois É ! Teria de ser um País com politicos com vergonha na cara, coisa que actualmente não acontece!
Venha novamente o Dr. Paulo Macedo e não lhe paguem apenas 25.000 euros! Paguem 100.000 que eu acho dinheiro bem investido !
Acho que estão criar um sistema cego, em que exite uma grande diferença entre os que criam empresas , como objectivo de roubar o Estado, e os outros que até foram cumpridores , mas por alguma adversidade, optaram pagar os salários aos trabalhadores.
Acho que os politicos , estão a avançar por um caminho complicado, contra as tradições Portuguesas, e importando modelos .
Estão a criar uma sociedade conflituosa , agressiva e de consequencias imprevisiveis a longo prazo, os regimes caem , por guerras, ou pelos impostos.
Estou bastante preocupado com futuro deste País , nem o Estado Novo tinha esta postura.
- Registado: 22/5/2008 21:52
- Registado: 17/7/2008 13:21
"veremos" - como dizia o cego:
04/08/2008
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) lançou uma operação, denominada de “Resgate Fiscal”, que tem como objectivo recuperar as receitas fiscais de IRS e IVA “desviadas” por cerca de 50 mil empresas. Através de um novo sistema informático, o Fisco vai notificar já metade destas empresas para pagarem os impostos em falta. Num comunicado do Ministério das Finanças, a DGCI nota que “implementou hoje um novo sistema informático e uma vasta operação para recuperar receitas fiscais desviadas por empresas, nomeadamente as retenções na fonte feitas a trabalhadores, bem como de IVA recebido dos clientes e não entregues, de forma dolosa ao Estado”. Exemplifica que em Portugal existem cerca de 50 mil empresas que se apropriam do IRS que descontam no vencimento dos seus trabalhadores dependentes ou outrosprestadores de serviços, bem como do IRC e ainda do IVA que cobram aos clientes. Cerca de metade destas companhias (24 mil), no âmbito desta operação, “vão ser formalmente notificadas na próxima semana para pagarem os impostos em falta e as coimas aplicáveis, nos 30 dias seguintes”. Foram 50 mil as empresas faltosas no ano passado (prática é considerada dolosa e punível com crime de prisão até três anos) e 24 mil as que o fazem de forma “reiterada ao longo de vários meses, apropriando-se assim indevidamente de impostos pagos por pessoas de quem os receberam”. Além das notificações, estas companhias “serão objecto de acções simultâneas de inspecção e penhora, mediante a deslocação de funcionários especificamente preparados para o efeito, segundo uma metodologia aprovada pelo Director-Geral dos Impostos”. “Os serviços regionais e locais da DGCI receberam instruções específicas para darem prioridade à recuperação de receitas fiscais de que estas empresas se apropriaram, envolvendo todos os meios disponíveis para que sejam resgatadas para os cofres do Estado com a máxima urgência”, refere o comunicado das Finanças. A mesma fonte explica que a notificação a estas empresas surge depois de a DGCI ter efectuado “pelo menos 3 comunicações pedagógicas a essas empresas, recomendando a regularização da situação e avisando-as das consequências criminais do seu comportamento, e representam a acção final de combate a este tipo de criminalidade”. “As dívidas em causa, pelo seu elevado montante e pela conduta particularmentegravosa destes contribuintes, justifica uma firme censura social”, adianta a mesma fonte. A operação abrange não só esta acção, mas também futuras faltas de entrega de impostos. “Com o novo sistema informático, a DGCI fica agora dotada de um sofisticado sistema, que garante a sua eficácia e, desta forma, garante igualmente a efectividade dos princípios da equidade, justiça, legalidade e igualdade entre todos os cidadãos, valores essenciais ao bom funcionamento do Estado de direito”, conclui.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Eduardo R., latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SalvaFP, trilhos2006, Xãd, yggy e 134 visitantes