Caldeirão da Bolsa

Denuncia á segurança social

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 14/7/2008 0:46

superbem Escreveu:Acho que não haveria nada de injusto se essas pessoas que recebem esse rendimento andassem por exemplo obrigatoriamente com umas pulseiras a dizer que o recebem.

superbem Escreveu:Mas realmente é uma vergonha a discriminação a pessoas desempregadas

Ainda bem que reconheceste... :roll:

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por superbem » 14/7/2008 0:42

Mas realmente é uma vergonha a discriminação a pessoas desempregadas, lembro particularmente de que precisei de um cartão de credito para fazer umas compras na net, e não me concederam... Fiquei furioso.
(óbvio que a solução que mencionei precisava que isto não existisse, mas adiante..)

Eu já estive desempregado, e quando o estive ninguém me pagou do seu ordenado, pois na altura ainda lá ficou 82% daquilo que descontei.

Mas só fiquei a saber isso quando comecei a tratar de papeis para abrir uma empresa, vi que cada empregado ia custar-me o ordenado base mais um tanto para a segurança social, que não consta na folha de recibo.
Sinceramente ainda hoje me custa a engolir isto, então eu pago 1200€ para ter esse empregado, e o tipo só recebe uns 700€ se for?

cumprimentos

Registado: 16/2/2007 15:01

por superbem » 14/7/2008 0:14

Ah não tenho nada a haver se já estiveste desempregado, é isso?
Pois não estava a perceber ao que te referias.

Realmente a sociedade é composta por muitas pessoas que pensam como tu, possivelmente até maioritariamente.
(sem sarcasmo)

Não te vou criticar atenção.

Mas esta sociedade realmente confunde muitos estados de espírito, vejo pessoas constantemente confundirem dignidade com orgulho, hipocrisia com egoísmo, etc..
Deviam ensinar isso na escola. (Se calhar ate ensinam, no meu tempo misturavam isso com religião.)

Mas parece que alguns gostam de denegrir ou subestimar personalidades (como eu por exemplo), sejam meninos ou graúdos.

Espero não ter desrespeitado ninguém!

por MarcoAntonio » 14/7/2008 0:06

Se estive ou não desempregado, é coisa que não te diz respeito. Basicamente estás já a querer implementar aqui no forum a pulseira em versão digital!

Quanto a críticas construtivas ou forum demasiado políticamente correcto ou whatever, é apenas a tua opinião. O que sugeriste para mim é uma aberração. Que mais queres?

Deste a tua opinião, outros estão a responder com a sua. Se isso para ti é um problema, então o problema não é o forum...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por superbem » 13/7/2008 23:59

Não tenho nada a haver como assim?
De que te referes?
Estou a ver aqui poucas criticas construtivas.

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:56

E sobre a outra questão, não vou responder. Da mesma forma que não usaria uma pulseira.

Não tens nada que ver com isso!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:55

Eu não acho nada dos 34%. É o valor que é, não estava em discussão nem tão pouco estou interessado em discuti-lo.

Quanto à pulseira, também não vale a pena continuar pois (felizmente) não vai haver pulseira nenhuma. Não estamos assim tão mal...
Imagem

Administrador Fórum

por superbem » 13/7/2008 23:53

Pois e é muito maldoso o exagero que referiste.
Peço desculpa, ou melhor não peço.
Essa realidade distorcida não se adapta aos dias de hoje.
Mas eu não quero estar aqui a ter uma batalha de argumentos com um expert.

Fizeste bem em expôr a tua visão, eu expus a minha.
Não defendo com unhas e dentes tal ideia da pulseira, pois contra mim falaria não há muito tempo.
E já agora já estiveste desempregado?

Mas eu queria mesmo era saber o que achas dos 34%!!

(e sinceramente essa do carimbo não te caiu bem pessoalmente)
Editado pela última vez por superbem em 13/7/2008 23:58, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:45

Já agora um carimbo na testa a dizer "sou desempregado" que era para se ver melhor (que a pulseira dava para esconder).

O carimbo na testa era mais eficaz não achas?
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:43

superbem Escreveu:(Os organizadores de festivais também devem essa idéia extremamente má, em que podemos sair e entrar quando quisermos... Mas é pouco tempo não xateia muito, só é pior no banho.
Tenho de ir a um ver se ainda usam isso, e tirar ideias.)

Mas tu queres comparar uma marca de entrada num espaço de lazer com uma marca social de pessoa desempregada?

Estás a brincar, só pode!
Imagem

Administrador Fórum

por Crómio » 13/7/2008 23:41

Bolas, é preciso? Sério?

Paciência não te falta...

:lol:

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por superbem » 13/7/2008 23:41

(Os organizadores de festivais também tiveram essa idéia extremamente má, em que podemos sair e entrar quando quisermos... Mas é pouco tempo não xateia muito, só é pior no banho.
Tenho de ir a um ver se ainda usam isso, e tirar ideias.)

Não, mas o que queria mesmo saber era, e insisto, o dinheiro que vai para a segurança social ser 34% e não 11%.
E porquê a razão de a maioria das pessoas não saber isto...
Editado pela última vez por superbem em 13/7/2008 23:44, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:40

Queres mais exemplos?

Estavas num café à espera de ser atendido com uma pulseira à vista. Bem que esperavas sentado até todos os sem pulseira serem servidos primeiro (pois dão gorjetas melhores.... ou dão alguma).

Ah, pois. Já sei, se tem pulseira não tem direito a estar sentado no café...

Lapso meu.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:36

Bolas, é preciso? Sério?

Não tenho qualquer pejo em dizer que essa é uma medida fascizóide que só imagino um Hitler, Moussoulini ou aparentado a implementar. Um ditadorzeco menor não se lembra de tal coisa...

O que é que essa medida promove?

A estratificação social ao seu extremo, a retirada da dignidade pessoal. Uma forma repressiva, des-dignificante de desincentivar ao pedido de subsídios de emprego...

Tu usarias a pulseira?

Eu usaria a pulseira se estivesse a morrer de fome. Enquanto pudesse alimentar-me (mesmo estando desempregado), não usaria a pulseira!

Outros ainda, precisando do dinheiro, coitados, lá usariam a pulseira mas o mais escondida possível. E se lá viesse o senhor guarda do regime lá ele a punha meio à vista para não ser repreendido e multado à frente de toda a gente ou levado para a esquadra...

Que coisa vergonhosa!

Má? Má é pouco para classificar uma coisa dessas. Muito pouco...
Imagem

Administrador Fórum

por superbem » 13/7/2008 23:31

MarcoAntonio Escreveu:Eu não acho má, acho extremamente má. E não vejo evolução nenhuma nisso, vejo regressão.

Portanto, eu digo: quando a história impede a regressão... ainda bem, que o faz.

Já agora um argumentozito também não ficava mal.

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:23

Eu não acho má, acho extremamente má. E não vejo evolução nenhuma nisso, vejo regressão.

Portanto, eu digo: quando a história impede a regressão... ainda bem, que o faz.
Imagem

Administrador Fórum

por superbem » 13/7/2008 23:21

Disto...
superbem Escreveu:Em relação ao pormenor de que cada trabalhador desconta na realidade 34% para a segurança social e não os 11% que aparecem nos recibos...

Das pulseiras é uma ideia, é assim tão má?
Pois muita gente não ia gostar...

Mas via-se por exemplo de caras quem estava à procura de emprego, e se eu como empregador visse alguém interessante para trabalhar, sabia logo à prióri que estava disponível.

Mas quando a história impede a evolução...

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:10

superbem Escreveu:Já começo a pensar que este fórum é demasiado politicamente correcto.

Estás a falar de quê?

Da resposta à tua sugestão das "pulseiras"?
Imagem

Administrador Fórum

por superbem » 13/7/2008 23:04

Em relação ao pormenor de que cada trabalhador desconta na realidade 34% para a segurança social e não os 11% que aparecem nos recibos...
Não vejo ninguém a comentar isto!?

Já começo a pensar que este fórum é demasiado politicamente correcto.

por superbem » 13/7/2008 22:28

ftomas Escreveu:huumm há 60 anos atrás um Sr qq de bigodito teve a mesma ideia brilhante...
E pq não uma pulseira para quem tem o HIV? ou tuberculose?

Pois também me ocorreu que isso viria á tona, mas é algo que não tem nada a haver.
Ninguém seria obrigado a usar a dita, só quem quisesse e precisasse...
E até poderia simplificar vários processos, como por exemplo a isenção de certos serviços como o do SNS, em que sempre que uma pessoa fica no desemprego, emitem novo cartão com um símbolo a dizer que está isento... Ridículo.

A ideia não é assim tão má, se for bem aplicada.
É como tudo, certas coisas na mão do mal podem ser devastadoras, que nas mãos do bem não o são...

por ftomas » 13/7/2008 16:32

superbem Escreveu:Acho que não haveria nada de injusto se essas pessoas que recebem esse rendimento andassem por exemplo obrigatoriamente com umas pulseiras a dizer que o recebem.
Assim só andava com elas quem mesmo precisasse, pois isso mexia com o orgulho.

E se fossem apanhadas sem a pulseira, perdiam o direito ao rendimento..

huumm há 60 anos atrás um Sr qq de bigodito teve a mesma ideia brilhante...
E pq não uma pulseira para quem tem o HIV? ou tuberculose?

Depois de ler este tópico deixo apenas algumas ideias:
O subsidio de desemprego era suportado pelo orçamento de estado e pelas contribuições para a SS, no futuro será apenas pela OE.

As regras de atribuição mudaram há cerca de 2 anos, sendo que hoje a malha é muito mais apertada.

Se para alguns o subsídio de desemprego deveria desaparecer... para muitos é uma oportunidade de refazer a sua vida sem a desfazer 1º.

A situação descrita no início do tópico revela:
O chico espertismo que deveria ser socialmente condenado (e pelo que li atrás... para alguns não é)
A empresa que paga "por fora" tb deveria ser condenada (e é, se for apanhada)
Se paga por fora é porque tb recebe por fora...

Registado: 28/6/2004 14:25

por CerealKiler » 13/7/2008 15:11

Eu não tenho problemas de consciência com este tema:

se me vêm pedir para carimbar pedidos de emprego, só para continuar a seceber o subsídio, não assino.

diversas empresas precisam de metalurgicos, electricistas, etc...e do centro de emprego vêm muitos falsos desempregados, com trabalho certo nos biscates ou empresas paralelas, eu denuncio logo se algum recusa trabalho na entrevista com argumentos falsos.

Registado: 1/4/2008 17:29

por superbem » 13/7/2008 12:58

Acho que não haveria nada de injusto se essas pessoas que recebem esse rendimento andassem por exemplo obrigatoriamente com umas pulseiras a dizer que o recebem.
Assim só andava com elas quem mesmo precisasse, pois isso mexia com o orgulho.

E se fossem apanhadas sem a pulseira, perdiam o direito ao rendimento..

por pinto80 » 13/7/2008 12:47

Há um estudo qualquer não sei onde, que diz que enquanto á 10, 20 anos havia 4 pessoas a contribuir (trabalhar) para 1 a receber e agora existem por cada duas pessoas a pagar uma recebe. Este rácio tem tendência para diminuir com o aumento da idade dos portugueses.

Também não me parece que aqueles que estão a receber sub de desemprego e a trabalhar sejam só migalhas. è verdade que não têm muito peso, mas principalmente pela atitude que provoca nos outros portugueses cumpridores - tem tendência para fazer o mesmo.

O estado não pode ter um fiscal das finanças atrás de cada contribuinte. O papel de denunciar está do nosso lado.

Falando ainda do sistema de SS, é incrível o número de pessoas que recebem o Rendimento social de inserção (antigo rendimento mínimo garantido) e que não precisam. recebem precisamente porque nunca procuraram emprego e mesmo que lhes apareça, recusam...

Registado: 5/12/2007 22:29

por superbem » 13/7/2008 12:28

Sinceramente não me parece que sejam assim tão poucos a contribuir.

E mais, acho um pouco cretino quem acusa os tipos que roubam as migalhas, porque quem tem realmente o poder de mudar as coisas não são esse pobres bodes expiatórios como é evidente.
Quem tem o poder é que pode mudar a injustiça.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 395 visitantes