Será que o Mundo está a viver uma fraude ?
Elias Escreveu:minos Escreveu:O título deste post cai que nem uma luva, as gasolineiras que até são as mais afectadas pela crise, respeitaram escrupulosamente a descida do IVA, o cliente é que... não notou nada...enfim!
Mas porque carga de água é que eles haveriam de baixar o preço? Há alguma lei que obrigue os comerciantes a baixarem o preço final quando o IVA baixa?
Caro Elias, mas se hipotéticamente o preço de custo da bilha do gás se manteve e o imposto que o cliente paga baixou, isso não deveria ficar reflectido no p.v.p.?
Trabalho no ramo comercial e inevitavelmente se o preço dos bens que vendo mantiveram o preço de custo mas o imposto cobrado aos meus clientes baixou, o preço final a cobrar terá de reflectir essa baixa. Pergunto, não foi para isso que o imposto foi reduzido?
Cumprimentos,
Minos
Elias Escreveu:minos Escreveu:O título deste post cai que nem uma luva, as gasolineiras que até são as mais afectadas pela crise, respeitaram escrupulosamente a descida do IVA, o cliente é que... não notou nada...enfim!
Mas porque carga de água é que eles haveriam de baixar o preço? Há alguma lei que obrigue os comerciantes a baixarem o preço final quando o IVA baixa?
Até podiam ter aumentado se quisessem. Melhor ainda, se eles quisessem até podiam já estar a comercializar o diesel a 2€, eles são livres de definirem os preços, vendem ao preço que quiserem.
Agora a questão aqui é que pelo bom senso os preços de todos os bens em todo o lado, por mais pequena que fosse a descida, deveriam de reflectir essa descida do IVA, e atenção quando eu disse, pelo bom senso mas neste país já se sabe que se o governo impõe uma medida que visa a descida de preços de algum, as empresas conseguem sempre fugir com o rabo à seringa seja inventando uma qualquer taxa sem sentido, ou neste caso simplesmente subindo o preço base para esbater essa descida do iva.
- Registado: 16/10/2006 18:03
minos Escreveu:O título deste post cai que nem uma luva, as gasolineiras que até são as mais afectadas pela crise, respeitaram escrupulosamente a descida do IVA, o cliente é que... não notou nada...enfim!
- Registado: 5/11/2002 12:21
minos Escreveu:O título deste post cai que nem uma luva
Há uma semana foi nos bares da Marina de Vilamoura...
Há duas noites foi nas discos de Albufeira...e arredores.A ASEA anda por aí...
As autoridades controlam efectivamente as fugas, a higiene, os contrafeitos etc, etc e muito bem.
Os pulhas dos políticos, ditos de tecnocratas, sensíveis há literatura do Fernando Pessoa, pseudo- intelectuais, não tem coragem de atacar a Galp.
Eles tem o dedo todo sujo com merd... da corrupção dos grandes do petróleo.
O Senhor Ministro ficou com o tickect da botija de gás na mão.Disse que ia ver, mas ele é politico, portanto mentiroso.
O Marinho pàpa pela Fundação, a Manuela pelas pensões em duplicado o da Covilhã esse o dia que lhe pagarem os favores que tem feito aos devedores, corruptos e afins, fica rico.
Os da esquerda vão miando, se lá estivessem eram iguais.
Os dos Bancos vão ser perdoados...
Quem é que pensa que vai para a Galp quando para o governo forem os do PSD?...Eu de certeza que não...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Não estarão a confundir especulação com lei de mercado?
Se os produtos estão caros é porque alguém tem dinheiro para os comprar.
Uma bolha acontece quando se geram expectativas que mais tarde se vêm a provar que eram falsas.
Que falsas espectativas é que se estão a criar por exemplo em relação ao arroz? Não estou a ver.
Para cada contrato de futuros sobre um activo, passados uns meses tem que haver um comprador que escoe o produto. Se o comprador consegue escoá-lo a esse preço então compra. Senão coitado do especulador que vai ter de arranjar espaço lá na dispensa para 100ton de arroz...
A apple ao vender um Ipod a 500€, completamente desajustado do preço de fabrico, é especulação?
De acordo com o que li aqui, é. Mas não passa de lei de mercado. Dada a capacidade de produção instalada eles conseguem para já escoar mundialmente o produto a esse preço.
Para além disso, os especuladores somos todos nós e não o lobão mau disfarçado de empresa financeira. Basta-me abrir a plataforma de trading e comprar 1 contrato de futuros para me tornar num especulador. Mas em futuros a especulação tende a ser sazonal e intra-contrato. Ou seja no final do contrato o preço ajusta sempre pelo do mercado. Portanto os especuladores de commodities tendem a canabilizarem-se uns aos outros e não propriamente ao consumidor final.
Os milhares de euros de delta no produtos estão a ser acumulados pelos produtores e sobretudo pelos distribuidores que levam esses produtos para os mercados internacionais. Os outros não passam de pequenos abutres que se aproveitam da conjuntura para piorar a situação. Incluindo o nosso estado que ao aplicar impostos percentuais está a arrecadar milhões com esta variação no preço base dos produtos petrolíferos (não fôra agora a diminuição do consumo que podia ter sido evitada se o imposto tivesse sido majorado a tempo).
Se os produtos estão caros é porque alguém tem dinheiro para os comprar.
Uma bolha acontece quando se geram expectativas que mais tarde se vêm a provar que eram falsas.
Que falsas espectativas é que se estão a criar por exemplo em relação ao arroz? Não estou a ver.
Para cada contrato de futuros sobre um activo, passados uns meses tem que haver um comprador que escoe o produto. Se o comprador consegue escoá-lo a esse preço então compra. Senão coitado do especulador que vai ter de arranjar espaço lá na dispensa para 100ton de arroz...
A apple ao vender um Ipod a 500€, completamente desajustado do preço de fabrico, é especulação?
De acordo com o que li aqui, é. Mas não passa de lei de mercado. Dada a capacidade de produção instalada eles conseguem para já escoar mundialmente o produto a esse preço.
Para além disso, os especuladores somos todos nós e não o lobão mau disfarçado de empresa financeira. Basta-me abrir a plataforma de trading e comprar 1 contrato de futuros para me tornar num especulador. Mas em futuros a especulação tende a ser sazonal e intra-contrato. Ou seja no final do contrato o preço ajusta sempre pelo do mercado. Portanto os especuladores de commodities tendem a canabilizarem-se uns aos outros e não propriamente ao consumidor final.
Os milhares de euros de delta no produtos estão a ser acumulados pelos produtores e sobretudo pelos distribuidores que levam esses produtos para os mercados internacionais. Os outros não passam de pequenos abutres que se aproveitam da conjuntura para piorar a situação. Incluindo o nosso estado que ao aplicar impostos percentuais está a arrecadar milhões com esta variação no preço base dos produtos petrolíferos (não fôra agora a diminuição do consumo que podia ter sido evitada se o imposto tivesse sido majorado a tempo).
- Registado: 21/1/2008 23:16
- Registado: 22/4/2003 23:12
Branc0 Escreveu:Está a viver-se realmente uma fraude mas a subida do preço dos alimentos, da energia e de tudo o resto (menos as acções e as casas por agora) não é causa nem efeito, apenas um sintoma.
Um sintoma de que há gente por este mundo cheia de papel e que achou que já chega de brincar ao "faz de conta que isto é dinheiro" e tentam proteger a riqueza acumulada.
Concordo.
A Situação pode vir a ficar insustentável se isto continuar, nomeadamente nos paises mais desfavorecidos.

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Está a viver-se realmente uma fraude mas a subida do preço dos alimentos, da energia e de tudo o resto (menos as acções e as casas por agora) não é causa nem efeito, apenas um sintoma.
Um sintoma de que há gente por este mundo cheia de papel e que achou que já chega de brincar ao "faz de conta que isto é dinheiro" e tentam proteger a riqueza acumulada.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Se da mesma forma que o crecimento económico da china (ou em grande parte desta) serve para justificar todas as subidas, vou questionando-me quando é que a instabilidade social nos países desenvolvidos possa contribuir para a descida.
Naturalmente, penso que ainda possamos estar "relativamente" longe desse ponto crítico.
1 ab
Naturalmente, penso que ainda possamos estar "relativamente" longe desse ponto crítico.
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Acho que o futuro não será tão risonho,a luta pelos recursos naturais vai aumentar e quem tem a força sobrevive. Não é por acaso que USA tem uma despesa militar muito elevada, são os que tem mais consciencia da realidade, e todos os conceitos de democracia de um momento para outro podem desaparecer, porque a democracia só funciona com a abundancia.
Acho que estamos num processo global de mentalização, para uma grande transformação económica e politica.
O USA , já activou a IV frota , que foi desactivada nos anos 50, reparem que o Hugo Xavez , já anda mais calmo, porque sabe que pode ser um novo Noriega
Acho que estamos num processo global de mentalização, para uma grande transformação económica e politica.
O USA , já activou a IV frota , que foi desactivada nos anos 50, reparem que o Hugo Xavez , já anda mais calmo, porque sabe que pode ser um novo Noriega
- Registado: 22/5/2008 21:52
não concordo contigo AC, e as razões já as expus no tópico da "Bolha nas commodities/acção dos especuladores"
para além de todas essas razões, repara que não precisas de ter ruptura de stocks, se o efeito fosse devido aos especuladores os stocks teriam aumentado imenso, mas pelo contrário, têm vindo a diminuir...
para além de todas essas razões, repara que não precisas de ter ruptura de stocks, se o efeito fosse devido aos especuladores os stocks teriam aumentado imenso, mas pelo contrário, têm vindo a diminuir...

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Eles tem de ir buscar o dinheiro a algum lado.
Repara que muitos já estão tecnicamente falidos ( bancos e instituições de credito ).
Nem que se tenha de provocar uns milhões de mortes á fome lá p´ras Africas e por outros lados.
Nem que se ponha em causa a ordem mundial.
Claro que é uma fraude...mas que se torna realidade.
Faz parte da anedota em que vivemos.
Repara que muitos já estão tecnicamente falidos ( bancos e instituições de credito ).
Nem que se tenha de provocar uns milhões de mortes á fome lá p´ras Africas e por outros lados.
Nem que se ponha em causa a ordem mundial.
Claro que é uma fraude...mas que se torna realidade.
Faz parte da anedota em que vivemos.
- Registado: 11/7/2007 11:18
Será que o Mundo está a viver uma fraude ?
São já muitos aqueles que se interrogam acerca da escalada dos preços das commodities à escala global. Afinal o que está por detrás desta euforia ? Será escassez dos bens ou apenas um acção especulativa bem consertada por alguns fundos, bancos e grupos financeiros ? Bem, eu pendia-me mais para a 2ª opção como a responsável. O mundo tem vindo assistir a um crescimento desmesurado das economias Asiáticas, nomeadamente a Chinesa, isto é um facto que ninguém o pode negar, no entanto este enorme impulso da China esta a ser aproveitado por diversos grupos económicos para o mal que todos estamos assistir, ou seja o encarecimento do arroz,trigo, combustível entre muitos outros. É óbvio que ninguém fica indiferente ao crescimento da China e do seu impacto na procura dos referidos bens, no entanto a informação que é passada pelos países produtores , de arroz, trigo e até mesmo do petróleo, é que a procura aumentou mas a possível ruptura de stock está fora de questão, não passando de uma pura especulação. Tudo isto leva-nos a reflectir quanto á actuação das entidades responsáveis pela regulação dos mercados perante estes abutres que põem a causa a estabilidade económica mundial. Os fundos e determinados grupos financeiros, estão a provocar uma escalada sem precedentes nos preços destes bens essenciais, e a pôr em causa a subsistência dos países vulneráveis ás flutuações dos preços dos alimentos. A Humanidade pode vir a defrontar-se com uma situação de pobreza e fome sem precedentes, já para não falar de um abalo nas economias desenvolvidas. As revoltas socais que temos assistido na Televisão são a ponta do iceberg para o que pode ainda vir acontecer. Se todos os dados apontam para um abrandamento económico nas maiores economias Mundiais, porque será que os activos acima descritos continuam a não vacilar. Será que os países Asiáticos vão continuar a contra-balançar a economia Mundial, de forma a tapar o buraco que está a ser aberto nos States e Europa, alimentando esta continua especulação ? Ou será que o Mundo está a viver uma fraude orquestrada pelo poder económico ? Eu sou a favor da fraude, pois os elevados números de transacções ultimamente registados nestes bens, leva-me a reflectir que elevadas quantias de dinheiro estão aqui a entrar, suportando qualquer eventualidade de queda de preços. Eu não tenho por hábito transaccionar estes activos, mas sigo-os com frequência desde que a bolha começou.
By AC
Este artigo encontra-se também exposto no Clube dos pensadores para quem tb quiser comentar lá : http://clubedospensadores.blogspot.com/ ... raude.html
By AC
Este artigo encontra-se também exposto no Clube dos pensadores para quem tb quiser comentar lá : http://clubedospensadores.blogspot.com/ ... raude.html
AC Investor Blog
Quem está ligado: