Caldeirão da Bolsa

Ferreira Leite diz que "não há dinheiro para nada"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 6/7/2008 20:05

É uma ilusão - totalmente por provar - pensar-se que a baixa no ISP significaria mais receita fiscal.
E repito: isso não resolveria qualquer problema estrutural, é um adiar de problemas insanáveis.
O caminho é 1 e só 1: consumir menor petróleo.
Há que aplicar todas as medidas nesse sentido, pelo que não se deve subvencionar baixos preços e deve-se, pelo contrário, estimular e investir fortemente (com o dinheiro de impostos como o ISP) na procura de fontes energéticas alternativas. Exemplo...

"Carro eléctrico testado em Portugal

Portugal, devido às suas dimensões e a ser líder nas energias renováveis, é um dos três países escolhidos para testar o carro eléctrico da Renault-Nissan, que deve chegar ao mercado em 2011. Como contra-partida, o País terá que construir uma infra-estrutura logística que permita a existência de numerosos postos de abastecimento destas viaturas. Nesse sentido, está a ser organizado um consórcio que envolve diversas empresas portuguesas ligadas às energias renováveis, às auto-estradas e às redes de distribuição".

Aqui está uma excelente notícia !! Aqui estará, a ser verdade na essência, um excelente exemplo de cooperação entre Governo e privados.
Aguardam-se detalhes esta semana, mas é assim que se combate o preço do petróleo - mandando os árabes e os lóbbies do sector 'para aquele lugar' tão rápido quanto possível !!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Air France quer TGV!!!

por Pirronico » 4/7/2008 12:35

"Air France busca una alianza con Veolia para volar por tierra
Publicado el 04/07/2008, por Expansión.com

Air France descenderá del cielo para buscar una alianza con Veolia que le permita competir en el terreno del ferrocarril. Según publica el rotativo británico 'Financial Times', la aerolínea de bandera está en negociaciones para apostar por los trenes de alta velocidad.

El precio del petróleo se ha convertido en una pesadilla para las aerolíneas. Mientras, la industria del ferrocarril parece cada vez más pujante y es un sector poco competitivo, controlado mayoritariamente por empresas estatales y con un amplio crecimiento en Europa.

Si el trato sale adelante, Air France podría reducir drásticamente vuelos de corta distancia, como la ruta Paris Frankfurt o Paris Bruselas, que ya tienen conexiones de tren de alta velocidad.

Veolia es la mayor compañía europea de ferrocarril privado y se dedica al transporte de pasajeros en varios países del Viejo Continente. Anteriormente estatal, en 2005 se convirtió en la primera compañía privada en gestionar ferrocarriles en Fracia desde 1938.

El trato supondría que trenes de Veolia transportaran pasajeros bajo la marca de Air France. Los viajes partirían del aeropuerto de Charles de Gaulle a destinos internacionales dentro de Europa, puesto que la legislación europea restringe el ámbito nacional. Para 2010 está previsto que los servicios nacionales se abran totalmente para las compañías privadas.

Aunque tanto Air France como la germana Luthansa han tomado posiciones en compañías de trenes de alta velocidad, este acuerdo supondrá que por primera vez una aerolínea trasportará pasajeros por un tren bajo su propia marca. "

Com todo o respeito pela opinião de cada um, continuo a não compreender como se pode pôr em causa a importância e interesse (a todos os níveis!) no projecto TGV.
Se desperdiçarmos esta oportunidade de o construirmos com o apoio da UE dentro de 10 anos vamos culpar os políticos por isso!...

Registado: 19/2/2008 18:04

por carf2007 » 4/7/2008 11:05

Também acho que o estado arrecadaria mais em impostos se baixasse o ISP, porque grande parte tem fugido para Espanha, e não são apenas os particulares que vivem perto da fronteira, são também as empresas de transportes que abastecem em Espanha quando saem de Portugal e tornam abastecer quando voltam antes de entrar em Portugal, até já me disseram que há gasolineiras Espanholas a vir abastecer empresas em Portugal com camiões cisterna.

Quero acreditar que o Estado sabe fazer contas, mas tenho dúvidas ...

Só falta a TAP fazer escalas em Vigo para abastecer ... :mrgreen:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por asgardd » 4/7/2008 10:49

James Wheat Escreveu:
asgardd Escreveu:
James Wheat Escreveu:devia sugerir políticas de redução do consumo, seja por melhoria dos transportes publicos, seja por promoção de meios alternativos de transporte para mercadorias - como o comboio, etc.

Não deves ter visto a mesma entrevista que eu.
Ele disse que era frontalmente contra um investimento como o do TGV no nosso país, e deu exemplos de alternativas:
IP´S , melhoria dos acessos mais problemáticos onde as populações perdem n horas por ano (A5 IC19 etc)
Transportes publicos.
Se querem criticar o homem, acho q sim, agora nao utilizem é dados que de verdadeiros têm zero.
Abraços

E relembro que o déficit, quando o Sr. Socrates lá chegou, estava em níveis perfeitamente vergonhosos - deixado assim pelo Governo do Durão 'fujão' (a Ferreira Leite então também aproveitou e zarpou !) e pelo Flopes 'pinga-amor' !!

Em relação ao acima escrito, eu referia-me especificamente à baixa do imposto sobre os produtos petrolíferos (nada a ver com o TGV), que o Prof Medina defendeu, por considerar que a % do imposto deve baixar dado o aumento do crude (ao incidir sobre um valor maior, a % devia descer).
Quem tem vícios que os pague !

Fiquem bem - todos !

Não meu caro, estás enganado.

O prof. Medina defendeu um eventual descida do ISP, não com o objectivo directo e só de aliviar os preços aos consumidores, mas fundamentalmente com o objectivo de o estado ganhar mais receita, porque haveria maior consumo, e apesar da taxa de imposto ser menor a receita seria maior.

Capisce?

Abraço

Registado: 5/6/2008 22:53

por macumba » 4/7/2008 10:40

olha olha

então se por ex,a águas de portugal está com um prejuizo monstruoso,muito devido à má gestão e orientação estratégica do actual ministro Mário Lino,que lá esteve uns bons anos,e mesmo assim consegue distribui milhôes em prémios(com que dinheiro é que eu gostava de saber :shock: .
eu na minha empresa quando não ganho para as despesas até me custa pagar as contas correntes,mas claro nas empresas publicas o dinheor que vai para os bolsos dos administradores é nosso,e supostamente infinito),qual é a moral de manter este P.M.,que tanto o têm defendido?

digo mais,nós não vivemos em democracia mas em corporacia

ainda tive esperança que o Sócrates combatesse este estado de coisas,como parecia querer fazer no inicio,mas dai em diante têm sido só baixar as calças e prestar vassalagem a esses verdadeiros poderes instituidos e verdadeiros governantes(deles e dos amigos e compadres)na sombra.

o clero e a nobreza foram substituidos por outras classes e corporações com nomes mais pomposos,mas como sempre a plebe é que continua a pagar as contas.

Registado: 7/2/2006 1:25

por Camisa Roxa » 4/7/2008 10:21

marath Escreveu:Se a economia paralela (22% do PIB – 32 mil milhões de euros) pagasse impostos, Portugal deixaria de ter défice orçamental.

se a economia paralela tivesse de pagar impostos provavelmente não existiria e lá se iriam 22% do PIB...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por marath » 4/7/2008 0:04

CerealKiler Escreveu:mas podia-se fazer tanta coisa! cortar funcionários públicos (assim de repente se se extinguisse os Ministérios da Agricultura e da Cultura não se perdia NADA, privatizar a TAP, RTP, cortar nos rendimentos mínimos a quem não for idoso nem deficiente, cortar nos subsídios de desemprego, alterar o esquema de contribuições para a segurança social para 1 sistema de capitalização individual, privatizar inúmeros serviços): diminuir simplesmente a despesa do Estado criando com isso condições para baixar impostos e deixar respirar a economia privada que é o que dá o crescimento económico a este país

Sítios onde diminuir a despesa há muitos, basta é alguma vontade que realmente não existe

...o problema está na despesa e não na receita, mas vai dizer isso aos amigos, familiares, encalhhados e outros parentes dos políticos...
:clap:

O problema está do lado da despesa, da receita e muitas das vezes da incompetencia e gestão danosa abundante dos empresários Portugueses e dos politicos Portugueses. Está no Público, no Privado, na despesa e na receita.

Se a economia paralela (22% do PIB – 32 mil milhões de euros) pagasse impostos, Portugal deixaria de ter défice orçamental.

Registado: 22/9/2007 13:24

por Panizzi » 3/7/2008 23:58

Olha-me o caro colega a vêr a pobreza , riqueza delas é o que não falta :lol: :lol:

Registado: 26/2/2008 22:11

por setas » 3/7/2008 23:47

desculpem fiz mal o copi paste o que eu queria dizer quando não há dinheiro para nada é isto

http://diario.iol.pt/sociedade/escola-d ... -4071.html

desculpem

Registado: 29/11/2007 13:17

por setas » 3/7/2008 23:44

ora se não há dinheiro para nada aqui vai

http://fama.sapo.pt/index.php?option=co ... &Itemid=31

Registado: 29/11/2007 13:17

por James Wheat » 3/7/2008 17:04

asgardd Escreveu:
James Wheat Escreveu:devia sugerir políticas de redução do consumo, seja por melhoria dos transportes publicos, seja por promoção de meios alternativos de transporte para mercadorias - como o comboio, etc.

Ele disse que era frontalmente contra um investimento como o do TGV no nosso país, e deu exemplos de alternativas:
IP´S , melhoria dos acessos mais problemáticos onde as populações perdem n horas por ano (A5 IC19 etc)
Transportes publicos.
Se querem criticar o homem, acho q sim, agora nao utilizem é dados que de verdadeiros têm zero.
Abraços

Adivinha-se que este tópico vai descambar, como tal só 2 esclarecimentos e... até sempre - já me chega o Pacheco Pereira e o Louçã todos os dias no bota-abaixo indiscriminado.

O endividamento do País e das famílias não é de agora, tem décadas - vários Governos do PSD ! E vários outros Governos do PS ! Culpar o Governo actual pelo estado da coisa é... fácil. Demais.
E relembro que o déficit, quando o Sr. Socrates lá chegou, estava em níveis perfeitamente vergonhosos - deixado assim pelo Governo do Durão 'fujão' (a Ferreira Leite então também aproveitou e zarpou !) e pelo Flopes 'pinga-amor' !!

Em relação ao acima escrito, eu referia-me especificamente à baixa do imposto sobre os produtos petrolíferos (nada a ver com o TGV), que o Prof Medina defendeu, por considerar que a % do imposto deve baixar dado o aumento do crude (ao incidir sobre um valor maior, a % devia descer).
Entendo o príncipio, compreendo a lógica e tal permitiria, de facto, aliviar o preço actual da gasolina.
Contudo, eu acho que qualquer redução do imposto sobre a gasolina, tomado por Portugal de forma unilateral, sem qualquer enquadramento Europeu (baixa geral do IVA, por ex), é uma medida demagógica, eleitoralista, populista e leviana. Portugal é o ultimo País em condições de baixar impostos, sobretudo num produto em que é totalmente deficitário.
Uma das formas de baixar o consumo é pelo preço e muitas vezes o custo é mesmo a única linguagem que os Portugueses percebem.

Termino com uma chamada de atenção: Portugal é dos países da UE com maior número de carros por 1.000 habitantes !!! Say what ?!? Afinal somos pobres ou somos riscos ?
Quem tem vícios que os pague !

Fiquem bem - todos !
James Wheat
Position Trader

por carrancho » 3/7/2008 16:58

Cubriclas Escreveu:
Camisa Roxa Escreveu:são os ilusionistas que vão tentar iludir os que querem continuar iludidos

Concordo contigo.
Agora pergunto que opção tomarias? Votas em branco como eu? Ou votas nulo? :roll:

Nulo não, voto nulo não tem qualquer significado, abstenção tem muito pouco e com vários sentidos diferentes, agora voto em branco... isso sim, significa que estamos realmente descontentes e que não confiamos em ninguem dos que se nos apresentam.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Cubriclas » 3/7/2008 16:53

Camisa Roxa Escreveu:são os ilusionistas que vão tentar iludir os que querem continuar iludidos

Concordo contigo.
Agora pergunto que opção tomarias? Votas em branco como eu? Ou votas nulo? :roll:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por CerealKiler » 3/7/2008 16:50

mas podia-se fazer tanta coisa! cortar funcionários públicos (assim de repente se se extinguisse os Ministérios da Agricultura e da Cultura não se perdia NADA, privatizar a TAP, RTP, cortar nos rendimentos mínimos a quem não for idoso nem deficiente, cortar nos subsídios de desemprego, alterar o esquema de contribuições para a segurança social para 1 sistema de capitalização individual, privatizar inúmeros serviços): diminuir simplesmente a despesa do Estado criando com isso condições para baixar impostos e deixar respirar a economia privada que é o que dá o crescimento económico a este país

Sítios onde diminuir a despesa há muitos, basta é alguma vontade que realmente não existe

...o problema está na despesa e não na receita, mas vai dizer isso aos amigos, familiares, encalhhados e outros parentes dos políticos...
:clap:

Registado: 1/4/2008 17:29

por carrancho » 3/7/2008 16:50

Camisa Roxa Escreveu:
Cubriclas Escreveu:Que opções partidárias vês para levantar o país da situação actual? Quem deveria estar no governo? Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, Santana Lopes? :mrgreen:

repara que os candidatos dos principais partidos aparecem sempre a corresponder aos anseios da maioria dos votantes

ora Portugal não foge à regra: se os nossos candidatos são MFL, Paulo Portas, Santana Lopes ou Sócrates é porque são aqueles que correspondem às ideias da maioria da população

são os ilusionistas que vão tentar iludir os que querem continuar iludidos

Camisa Roxa,

Não respondeste à pergunta do Cubriclas. Eu também gostava de saber quem, como estamos o meu voto vai ser sucessivamente em branco. Cada dia que passa sinto uma vontade maior de me por a andar daqui para fora!

Vá lá, responde, não basta dizer que temos o que merecemos... quem?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por asgardd » 3/7/2008 16:40

Transportes publicos.

Abraços

por mfsr1980 » 3/7/2008 16:35

Não poderia estar mais em desacordo com a posição do James wheat!
Aqui o "barco" têm um comandante e que é o sr.José Sócrates, e até lhe deram uma maioria para governar.
Dizer que os culpados são os Portugueses em geral é assim como culpar quem "limpa o convés" da orientação que o barco está a tomar!
Sr. James wheat, Portugal têm uma dívida de 100% do PIB e os juros são crescentes e estão a tornar-se incomportáveis, portanto, o tempo do teatro ACABOU! Isto agora é a doer e tanto assim é, que muitas empresas já fecharam...CAPUT! Ora como são elas que produzem riqueza que eu saiba, as outras que já se encontram moribundas, vão seguramente ter impostos acrescidos ( um pouco à semelhança do que a EDP quer fazer, pôr os pagantes a suportar os faltosos ) e o estado não faz rigorosamente nada para conter as suas despesas, vai dando música!
Portugal com este 1ºMinistro não vai lá e cada dia que ele permanece no poder maior é o buraco que deixa. Infelizmente, a Democracia não permite pô-lo já na rua. Oremos, para que alguma coisa aconteça aquele aldrabão!

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por Camisa Roxa » 3/7/2008 16:33

Cubriclas Escreveu:Que opções partidárias vês para levantar o país da situação actual? Quem deveria estar no governo? Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, Santana Lopes? :mrgreen:

repara que os candidatos dos principais partidos aparecem sempre a corresponder aos anseios da maioria dos votantes

ora Portugal não foge à regra: se os nossos candidatos são MFL, Paulo Portas, Santana Lopes ou Sócrates é porque são aqueles que correspondem às ideias da maioria da população

são os ilusionistas que vão tentar iludir os que querem continuar iludidos
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por Cubriclas » 3/7/2008 16:24

Camisa Roxa Escreveu: a culpa é dos governantes e dos portugueses que os elegem

Que opções partidárias vês para levantar o país da situação actual? Quem deveria estar no governo? Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, Santana Lopes? :mrgreen:
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Camisa Roxa » 3/7/2008 16:19

James, tens absolutamente razão no que dizes, a culpa é dos governantes e dos portugueses que os elegem porque os portugueses querem viver iludidos e por isso elegem pessoas que os mantêm iludidos

concordo também que não se pode deitar tudo abaixo e começar de novo

mas podia-se fazer tanta coisa! cortar funcionários públicos (assim de repente se se extinguisse os Ministérios da Agricultura e da Cultura não se perdia NADA, privatizar a TAP, RTP, cortar nos rendimentos mínimos a quem não for idoso nem deficiente, cortar nos subsídios de desemprego, alterar o esquema de contribuições para a segurança social para 1 sistema de capitalização individual, privatizar inúmeros serviços): diminuir simplesmente a despesa do Estado criando com isso condições para baixar impostos e deixar respirar a economia privada que é o que dá o crescimento económico a este país

PS: sobre o Ministério da Agricultura, vejam bem o tamanho do Monstro das Bolachas e o absurdo a que chegámos: http://www.causaliberal.net/documentosJ ... lachas.htm
Imagem

por James Wheat » 3/7/2008 15:54

Como referi, também simpatizo com a postura de rigor e de exigência que o Prof Medina Carreira tem sobre a forma de gerir um País. Tenho contudo muita pena que na situação actual de Portugal só veja um lado do problema...

Tenho muita pena que o Prof Medina se junte, de forma tão obcessiva - já que outra crítica não faz que não essa -, ao coro dos que acham que a culpa de todo o mal de Portugal é dos Governantes, como se os governados - os portugueses em geral -, fossem umas simples vítimas do desvario daqueles !
Para o Prof Medina carreira os problemas de Portugal resumem-se a 15-20 pessoas que fazem um Governo; o resto é tudo gente vitima, tão sómente mal comandada, que parece que não tem nada a ver com o resultado do que o País produz.
É errado, porque crucifica um restrito grupo (os Ministros) e branqueia a população em geral - quando são absolutamente todos parte do mesmissimo problema.

O Prof Medina Carreira não durava como Chefe do Governo 1 mês.
O que ele defende hoje equivalia a implodir tudo e começar o País do ZERO ! Ora infelizmente não se pode matar a população actual e mandar vir uma novinha em folha da Noruega, para começar tudo com principio-meio-e-fim !

Quem vai para o Governo tem que lidar com o que está lá, há que governar com as instituições existentes, com todos vicios e defeitos que já detêm.
E ainda mais importante, para se melhorar a situação actual, há que o fazer com uma população mal preparada, mal habituada (rigor e exigência são palavras vãs), que ocupa a cauda da Europa a nível de conhecimento e produtividade !

De resto dizer que a carga fiscal é excessiva é uma generalidade, há que dizer onde cortar nos gastos - pensões de reforma ? nº funcionários públicos ? subsidio de desemprego ? ajudas à natalidade ? incentivo à poupança ? nº de Ministérios - quais e quantos para o desemprego ? Investimento público ? Subsidios de alimentação ? Fechar mais hospitais publicos - quais e onde ? Fechar mais escolas - quais e onde ? etc.

Sobre ontem, eu deixo-lhe uma clara crítica: pedir uma baixa no imposto sobre os combústiveis só incentiva a manter o uso e abuso do consumo daquele, em vez de incentivar a procura de alternativas e o menor consumo.
Ele em vez de estar preocupado em baixar o ISP, devia sugerir políticas de redução do consumo, seja por melhoria dos transportes publicos, seja por promoção de meios alternativos de transporte para mercadorias - como o comboio, etc.

De resto baixar o preço da gasolina é popular, dá seguramente muitos votos, mas não resolve qualquer problema de fundo. E para quem se apregoa tão paladino da resolução dos "problemas estruturais", defender uma 'medida conjuntural' - de alcance limitado no tempo (o petroleo barato 'já era' !) e francamente lesiva do equilibrio das finanças publicas (aumento do déficit novamente ?!?) - é muito pouco sério e vem na linha das políticas implementadas por aqueles que ele próprio - quase sempre bem - critica.
Ab.
James Wheat
Position Trader

por PJBM2 » 3/7/2008 13:34

Eu também adoro ouvir o homem e mais que tudo concordo em tudo o que ele diz. É pena é com o povo como o de Portugal, esse homem nunca poderá chegar a primeiro ministro.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por asgardd » 3/7/2008 13:09

Panizzi Escreveu:
trial Escreveu:23:10 Negócios da Semana hoje na SIC Noticias com

HENRIQUE MEDINA CARREIRA

Pode haver resposta as questões aqui colocadas

Eu vi , é um Mestre !!!!!

Adoro aquele pessimismo cheio de esperança , ainda me fazem acreditar que podemos chegar a algum lado.

Enfim , mas ele não fala para os votos e como é normal não capta atenções da mesma maneira que os mentirosos.

Resta dizer , Obrigado Prof.Henrique Medina Carreira.

Se alguns daqui tivessem visto , facilmente percebiam que nem faz sentido discutir se o TGV vai de Norte a Sul,Este a Oeste e por ai fora.....

Eu também vi.

Realmente dá gosto ouvir as opiniões do Prof Medina Carreira.

por Panizzi » 3/7/2008 13:00

trial Escreveu:23:10 Negócios da Semana hoje na SIC Noticias com

HENRIQUE MEDINA CARREIRA

Pode haver resposta as questões aqui colocadas

Eu vi , é um Mestre !!!!!

Adoro aquele pessimismo cheio de esperança , ainda me fazem acreditar que podemos chegar a algum lado.

Enfim , mas ele não fala para os votos e como é normal não capta atenções da mesma maneira que os mentirosos.

Resta dizer , Obrigado Prof.Henrique Medina Carreira.

Se alguns daqui tivessem visto , facilmente percebiam que nem faz sentido discutir se o TGV vai de Norte a Sul,Este a Oeste e por ai fora.....

Registado: 26/2/2008 22:11

por Camisa Roxa » 3/7/2008 12:49

o petróleo está à beira dos 150USD

ESQUEÇAM O NOVO AEROPORTO! As viagens de longo curso vão regredir enormemente!

A Tap já está a anunciar corte de voos na Portela por isso meia Portela chegará para as próximas décadas

No máximo faziam 1 aeroporto secundário para low costs que não seria mais que 1 pista e 1 barracão (poderia aproveitar-se a pista do montijo)
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 58 visitantes