Porque desceu isto? Ahhhh... aqui há gato!
Quem não conhece a história do Caldeirão nem dos outros fóruns de Bolsa pode dizer este género de coisas.
Muito antes de ser gestor de carteiras, era responsável por fóruns e sempre foi esta a minha opinião. Tem alguma coisa a ver com o meu papel nos mercados?
Muitos podiam gostar que o Caldeirão fosse mais um local onde os investidores lamentam as suas perdas e culpam terceiros por elas. Mas não será esse o Caldeirão que terão. Porque, se o Caldeirão continua a ser de longe o maior fórum (seja de Bolsa, seja de outra coisa qualquer) da Internet em Portugal, deve-o ao esforço pedagógico que sempre colocamos.
Deixo 2 perguntinhas para os que discordam:
1) Porque é que, se isto é controlado pelos grandes, historicamente o retorno dos fundos portugueses não consegue bater o mercado?
2) Se acham que isto está manipulado, porque é que investem na Bolsa? Masoquismo?
Ah.. e até nestes comentários a culpa é sempre dos outros
Um abraço,
Ulisses
Muito antes de ser gestor de carteiras, era responsável por fóruns e sempre foi esta a minha opinião. Tem alguma coisa a ver com o meu papel nos mercados?
Muitos podiam gostar que o Caldeirão fosse mais um local onde os investidores lamentam as suas perdas e culpam terceiros por elas. Mas não será esse o Caldeirão que terão. Porque, se o Caldeirão continua a ser de longe o maior fórum (seja de Bolsa, seja de outra coisa qualquer) da Internet em Portugal, deve-o ao esforço pedagógico que sempre colocamos.
Deixo 2 perguntinhas para os que discordam:
1) Porque é que, se isto é controlado pelos grandes, historicamente o retorno dos fundos portugueses não consegue bater o mercado?
2) Se acham que isto está manipulado, porque é que investem na Bolsa? Masoquismo?
Ah.. e até nestes comentários a culpa é sempre dos outros

Um abraço,
Ulisses
lcaldei1 Escreveu:Pessoalmente e numa grande multinacional mundial garanto-lhes que já ví um presidente de EUA e Europa (colega meu de profissão) encher-se de dinheiro, só porque era conhecedor dos resultados da empresa que iríam ser divulgados a público. Antes da divulgação fez uma compra astronómica de acções, se isto não é jogo viciado e previligiado para alguns é o quê?
"Arranjinhos" /Manipulação acontece em todo o Mundo e em todo o tipo de "mercados"/"produtos".
Duvido é que os tais arranjinhos que existam DITEM UMA TENDÊNCIA ou CONTROLEM A BOLSA.
Editado pela última vez por Vencer na Bolsa em 12/6/2008 17:19, num total de 1 vez.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
lcaldei1 Escreveu:Mas alguém tem dúvida que o mercado se faz de grandes institucionais que pela posição que detém tem a capacidade de provocar tendências,
(...)
Eu.
Eu duvido...
Já agora, lcaldei1, pergunto-te, lá por fora: DAX, S&P, etc, também são os institucionais?
E os Fundos, mentem todos ao pessoal, né? Na verdade lucram muito mais do que aquelas prestações (por norma discretas). Aquilo na verdade é tudo feito só a fingir porque na realidade eles têm o poder de construir tendências e ganham aos 30% ao ano ou mais, certo?
lcaldei1 Escreveu:(...) e que o investidor mais pequeno limita-se a tentar apanhar o barco a tempo e deixar-se ir na maré?
Portanto, durante o Bull Market, os pequenos ganham 100 e 200% porque os "grandes deixam". E depois, nas quedas, os pequenos perdem 30 ou 50% porque os "grandes" assim querem e tudo manobram para que assim seja, certo?
Lcaldei1, não podia discordar mais da tua visão maquiavélica.
lcaldei1 Escreveu:Claro que dadas as funçoes do Ulisses não seria de bom tom para ele dizer aos clientes, "olhe que isto aqui é um pouco manipulado pelos interesses de grandes grupos".
Se bem me recordo, o Ulisses dizia o mesmo muito antes de ter clientes.
lcaldei1 Escreveu:Pessoalmente e numa grande multinacional mundial garanto-lhes que já ví um presidente de EUA e Europa (colega meu de profissão) encher-se de dinheiro, só porque era conhecedor dos resultados da empresa que iríam ser divulgados a público. Antes da divulgação fez uma compra astronómica de acções, se isto não é jogo viciado e previligiado para alguns é o quê?
Confundes a árvore com a floresta.
Obviamente que ninguém que seja deste mundo e tenha os pés assentes no chão pode dizer que nunca há manipulação em lugar nenhum. Mas daí a dizer que os grandes têm o poder de criar tendências vai uma grande distância e desculpa-me ser directo mas não é uma questão de ingenuidade, é uma questão de saber e experiência.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Porque desceu isto? Ahhhh... aqui há gato!
Ulisses Pereira Escreveu:
Está nas suas mãos escolher qual destes investidores quer ser.
Um abraço,
Ulisses
Estou de férias e por isso estou sem tempo para debater tal, deixo aqui a minha resumida opinião:
Concordo, mas o problema está na natureza humana, inconscientemente/conscientemente o ser humano tem muita dificuldade em ACEITAR QUE ERROU logo escolher que tipo de investidor quer ser é muito mais complicado do que transmite a frase do Ulisses.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
Mas alguém tem dúvida que o mercado se faz de grandes institucionais que pela posição que detém tem a capacidade de provocar tendências, e que o investidor mais pequeno limita-se a tentar apanhar o barco a tempo e deixar-se ir na maré?
Mas alguém dúvida que existe informação previligiada que só alguns tem acesso a ela antes de divulgada a público, e que existem boas casas a fazer grandes mais valias por terem acesso previligiado a essas informações?
Sé alguem tem dúvidas disso ou não quer ver ou é ingénuo...
Se me disserem que tudo isso existe, que faz parte do mercado, que devemos sabe-lo de antemão antes de nos meter-mos....também concordo plenamente.
Antes de nos metermos temos de ter conhecer as regras e informações com que cada um joga e cabe-lhe a decisão de aceitar ou não.
Claro que dadas as funçoes do Ulisses não seria de bom tom para ele dizer aos clientes, "olhe que isto aqui é um pouco manipulado pelos interesses de grandes grupos".
Pessoalmente e numa grande multinacional mundial garanto-lhes que já ví um presidente de EUA e Europa (colega meu de profissão) encher-se de dinheiro, só porque era conhecedor dos resultados da empresa que iríam ser divulgados a público. Antes da divulgação fez uma compra astronómica de acções, se isto não é jogo viciado e previligiado para alguns é o quê?
Mas alguém dúvida que existe informação previligiada que só alguns tem acesso a ela antes de divulgada a público, e que existem boas casas a fazer grandes mais valias por terem acesso previligiado a essas informações?
Sé alguem tem dúvidas disso ou não quer ver ou é ingénuo...
Se me disserem que tudo isso existe, que faz parte do mercado, que devemos sabe-lo de antemão antes de nos meter-mos....também concordo plenamente.
Antes de nos metermos temos de ter conhecer as regras e informações com que cada um joga e cabe-lhe a decisão de aceitar ou não.
Claro que dadas as funçoes do Ulisses não seria de bom tom para ele dizer aos clientes, "olhe que isto aqui é um pouco manipulado pelos interesses de grandes grupos".
Pessoalmente e numa grande multinacional mundial garanto-lhes que já ví um presidente de EUA e Europa (colega meu de profissão) encher-se de dinheiro, só porque era conhecedor dos resultados da empresa que iríam ser divulgados a público. Antes da divulgação fez uma compra astronómica de acções, se isto não é jogo viciado e previligiado para alguns é o quê?
- Registado: 18/2/2008 9:13
esteves111 Escreveu:Isto nada mais é que "conversa para boi dormir", todos estão fartos de saber que a bolsa está cheia de especuladores e manipuladores. Esta conversa do Sr. Ulisses é simplesmente para proteger a classe à qual ele próprio pertence.
Que me desculpe ser tão directo, mas é a minha opinião, se não gostar pode apagar.
Um abraço
... e isto nada mais é que "conversa de quem está a lerpar".
Que me desculpe ser tão directo, mas é a minha opinião, se não gostar pode pode-me mandar aquela parte.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Ulisses Pereira Escreveu:Ao longo dos últimos meses, marcado pelas quedas na Bolsa portuguesa, multiplicaram-se os posts no Caldeirão do género:
"Porque é que a PTM está a cair assim?", "Alguém me explica porque é que a Sonae Indústria está a cair?", "Não entendo como uma empresa tão boa pode ter caido 30%.", "A EDPRenováveis como pode cair? Isto é só pessoal a querer comprar mais barato" ou "Isto é uma vergonha, como é que uma empresa como estas pode estar a cair? Obra de especuladores".
Estou no Caldeirão desde a sua criação. E acreditem que quem coloca estes posts são investidores ue nunca passaram por um "Bear Market". Num "Bull Market" a esmagadora maioria das acções sobe, num "Bear Market" a maior parte das acções cai. É verdade que, algumas vezes, situações específicas de algumas empresas podem ajudar para explicar movimentos pontuais mas, naa grande maioria das vezes, as acções caem como um todo.
De 2003 a 2007 a nossa Bolsa quase triplicou o seu valor. E desde aí perdeu cerca de 35%. E eu pergunto: "Porque é que esta correcção é irracional e a subida fantástica é racional?". Porque os olhos da maioria dos investidores está pintado com a cor do touro e as quedas parecem ser sempre fenómenos para-normais quando, na realidade, são tão normais como as subidas.
Se o país está em crise profunda e é tão difícil perceber as quedas, imagino como seria a reacção se não houvesse crise e as acções se afundassem, literalmente, como em 2000.
É nas quedas que a maior parte dos investidores evolui. Porque tenta perceber melhor o que move as acções e começa a perceber que não são as notícias que a Comunicação Social arranja para justificar os movimentos. Mas só evolui quem quer. Quem tem a mente aberta e faz um esforço para aprender.
Uns saem dos "Bear Markets" com a preparação necessária para se tornarem investidores de sucesso. Outros saem dos "Bear Markets" sem dinheiro e a dizer que a Bolsa é um mercado viciado.
Um abraço,
Ulisses
Isto nada mais é que "conversa para boi dormir", todos estão fartos de saber que a bolsa está cheia de especuladores e manipuladores. Esta conversa do Sr. Ulisses é simplesmente para proteger a classe à qual ele próprio pertence.
Que me desculpe ser tão directo, mas é a minha opinião, se não gostar pode apagar.
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 3:09
Cá está
É nas quedas que a maior parte dos investidores evolui. Porque tenta perceber melhor o que move as acções e começa a perceber que não são as notícias que a Comunicação Social arranja para justificar os movimentos. Mas só evolui quem quer. Quem tem a mente aberta e faz um esforço para aprender.
Depois de ter abandonado os mercados à uns 5 anos atrás, voltei agora a acompanhar e investir nesta fase conturbada dos mercados. A frase anterior do Ulisses reflecte a minha visão dos últimos meses e a minha visão para o futuro. Fiz bons negócios de curtissimo prazo, mas sinto que tive também alguma sorte. Sai em alguns stops na altura certa. Sorte? Boa interpretação do sentimento geral do mercado no intraday? Sorte? Sorte? Sinceramente não sei mas neste momento fico de fora a ver e principalmente a aprender e a ler. Dúvidas chateio o amigo Ulisses.

BNs
- GOE - Escreveu:
Quando entrei nos mercados nunca pensei vir a negociar produtos que me permitissem ganhar com as descidas...
Mas tive que me adaptar e aprender a valorizar a minha carteira não só com as subidas mas também com as descidas..
E não estou nada arrependido de ter alargardo os meus horizontes para outros meios no mercado..
Caro GOE
Sou um experiente nestas andanças da bolsa. Apenas entrei no mercado em outubro de 2007. Que outros meios são esses? O refúgio em fundos de investimento de matérias primas, por exemplo?
Eu tenho um misto de acções, fundos de investimento e poupanças.
Cumprimentos
- Registado: 6/6/2008 10:17
Nao diria melhor Ulisses.
Sabe que grande parte das vezes é mais fácil culpar os outros (como: tubarões, instituições e manipulaçoes de mercado) do que a nos próprios.
Eu comecei a investir no inicio deste bear market, perdi algum dinheiro, mas uma coisa é certa, não me arrependo, porque fez-me aprender e compreender melhor a reacção do mercado à conjuntura mundial e o modo como encara certas noticias.
Mais uma vez um muito obrigado Ulisses e aos restantes moderadores do forum (marcoantonio e pata-hari) por fazerem parte deste forum e nos ajudarem a aprender um pouco mais todos os dias
Um abraço
Sabe que grande parte das vezes é mais fácil culpar os outros (como: tubarões, instituições e manipulaçoes de mercado) do que a nos próprios.
Eu comecei a investir no inicio deste bear market, perdi algum dinheiro, mas uma coisa é certa, não me arrependo, porque fez-me aprender e compreender melhor a reacção do mercado à conjuntura mundial e o modo como encara certas noticias.
Mais uma vez um muito obrigado Ulisses e aos restantes moderadores do forum (marcoantonio e pata-hari) por fazerem parte deste forum e nos ajudarem a aprender um pouco mais todos os dias
Um abraço
Nem mais Ulisses, concordo plenamente..
O mercado não é injusto e viciado.. O investidor é que por vezes reage com emoção em vez de racionalidade face a certas descidas...
Há que haver uma adaptação aos novos tempos..
Quando entrei nos mercados nunca pensei vir a negociar produtos que me permitissem ganhar com as descidas...
Mas tive que me adaptar e aprender a valorizar a minha carteira não só com as subidas mas também com as descidas..
E não estou nada arrependido de ter alargardo os meus horizontes para outros meios no mercado..
Bons negócios
O mercado não é injusto e viciado.. O investidor é que por vezes reage com emoção em vez de racionalidade face a certas descidas...
Há que haver uma adaptação aos novos tempos..
Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
Porque desceu isto? Ahhhh... aqui há gato!
Ao longo dos últimos meses, marcado pelas quedas na Bolsa portuguesa, multiplicaram-se os posts no Caldeirão do género:
"Porque é que a PTM está a cair assim?", "Alguém me explica porque é que a Sonae Indústria está a cair?", "Não entendo como uma empresa tão boa pode ter caido 30%.", "A EDPRenováveis como pode cair? Isto é só pessoal a querer comprar mais barato" ou "Isto é uma vergonha, como é que uma empresa como estas pode estar a cair? Obra de especuladores".
Estou no Caldeirão desde a sua criação. E acreditem que quem coloca estes posts são investidores ue nunca passaram por um "Bear Market". Num "Bull Market" a esmagadora maioria das acções sobe, num "Bear Market" a maior parte das acções cai. É verdade que, algumas vezes, situações específicas de algumas empresas podem ajudar para explicar movimentos pontuais mas, naa grande maioria das vezes, as acções caem como um todo.
De 2003 a 2007 a nossa Bolsa quase triplicou o seu valor. E desde aí perdeu cerca de 35%. E eu pergunto: "Porque é que esta correcção é irracional e a subida fantástica é racional?". Porque os olhos da maioria dos investidores está pintado com a cor do touro e as quedas parecem ser sempre fenómenos para-normais quando, na realidade, são tão normais como as subidas.
Se o país está em crise profunda e é tão difícil perceber as quedas, imagino como seria a reacção se não houvesse crise e as acções se afundassem, literalmente, como em 2000.
Uns saem dos "Bear Markets" com a preparação necessária para se tornarem investidores de sucesso. Outros saem dos "Bear Markets" sem dinheiro e a dizer que a Bolsa é um mercado viciado.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, jmmalmeida, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PAULOJOAO, silva_39, trilhos2006, yggy e 216 visitantes