Caldeirão da Bolsa

Descalabro da Sonae

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fbarrancos » 9/6/2008 12:36

Resina Escreveu:Só me "ri" pela atitude que tive...
Não foi com intenção de "gozar" a quem está dentro...
Entrei na Sonae diversas vezes no Bull, ganhei, não posso negar...
A ultima vez que tive comprei a 2.x e vendi após a cisão da Sonae Capital... Ainda perdi bastante e tentei apanhar "supostamente" o que eu considerava ser o fundo da correcção nos 1.6x...
Desde esse dia nunca mais comprei, e cada vez que vejo o preço dá vontade de rir, porque cada vez fico mais convencido que apesar de ter feito outros erros, não errei na Sonae...
Agora em relação ao preço que disse, só referi pelo Ulisses colocar a excelente base...
Não sei, não faço futurologia, pode lá ir e pode não lá ir, mas vocês que ficaram "ofendidos", capacitem-se que não é por eu dizer ou não, que ela chega lá... Pode bem chegar lá...
Até me podia rir, e estar a ganhar se estivesse curto, mas por acaso não estou...
Sou um mero observador...

Sei que para os que estão dentro... a afirmação do resina pode ter deixado "marcas" ... Mas para quem é utilizador assíduo do "nosso" fórum também sabe que ele não é propriamente alguém que ande a gozar com as desgraças dos outros!!!

Sou novato nos trades... iniciei a minha curta "carreira" com a OPV da REN... foi o que se pode chamar de "sorte de principiante" ... no entanto e desde ai... realizei mais de 50 trades ... Desses cerca de 50 tive apenas 4 com perdas... e por incrível que pareça foram todos na SON… e ainda mais incrivel é que so esses 4 são os suficientes para a minha curta carteira se mantenha ainda a negativo... :cry:

O primeiro e a maior burrice foi ir á cisão! :roll: Logo depois e como era "novato" tive a triste mentalidade de que “só se perde quando se vende” :evil: ... então mantive as SON e sempre a velas descer.... Até que graças a este fórum... e principalmente a utilizadores experientes e bons conselheiros saí ... :oops:

No entanto ainda levei uma VALENTE ripada... depois cometi mais 3 vezes o erro da "vingança" :mrgreen: querer ir recuperar o dinheiro no sitio onde o perdi a tentar adivinhar o fundo! Ora mais 3 ripadas
Por fim a minha mente finalmente deu razão ao "mestre" a alguns sabedores e experientes do fórum como por exemplo o ulisses... que sempre vem afirmando que não valia a pena correr ricos só para tentar achar o fundo!

Actualmente olho para ela por fora!
Existindo SEMPRE e como é obvio o bichinho de lá voltar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Registado: 29/11/2007 3:14

por Resina » 9/6/2008 11:28

Só me "ri" pela atitude que tive...
Não foi com intenção de "gozar" a quem está dentro...
Entrei na Sonae diversas vezes no Bull, ganhei, não posso negar...
A ultima vez que tive comprei a 2.x e vendi após a cisão da Sonae Capital... Ainda perdi bastante e tentei apanhar "supostamente" o que eu considerava ser o fundo da correcção nos 1.6x...
Desde esse dia nunca mais comprei, e cada vez que vejo o preço dá vontade de rir, porque cada vez fico mais convencido que apesar de ter feito outros erros, não errei na Sonae...
Agora em relação ao preço que disse, só referi pelo Ulisses colocar a excelente base...
Não sei, não faço futurologia, pode lá ir e pode não lá ir, mas vocês que ficaram "ofendidos", capacitem-se que não é por eu dizer ou não, que ela chega lá... Pode bem chegar lá...
Até me podia rir, e estar a ganhar se estivesse curto, mas por acaso não estou...
Sou um mero observador...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por nov71 » 9/6/2008 10:24

penso que pode dar a sua opinião sobre que possa vir a cotar a valores 0,25...pois também ha participantes do forum que acham que ela possa inverter ....agora colocar uns icones com sorrisos...é que acho de uma falta de gosto e de respeito principalmente para quem tem acções da son e deve estar a desesperar com o comportamento desta acção.

" fico contente quando ganho...fico danado quando perco...não me traz felicidade os outros perderem...embora saiba que muitas vezes para ganhar ..os outros terão que prder..."

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por Navete » 9/6/2008 10:18

Gostaria de pensar que o Resina utilizou a expressão

"Rir" mesmo da boca para fora...

Terá sido só, só, para reforçar a ideia de que a sonae está para cair mais...

Penso eu.. :|
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por asgardd » 9/6/2008 10:04

É preciso mais bom senso :idea:

Registado: 5/6/2008 22:53

por Adelin » 9/6/2008 9:53

Resina Escreveu:Ainda me vou rir se daqui a uns meses não a vir perto dos .25 a cotar tanto quanto a Pad... lol :lol: :lol:

É preciso ter lata e vergonha para dizer uma coisa dessas e o que é certo é que não és propriamente um utilizador recente do fórum ! Já houve users a serem expulsos por menos.
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por Cubriclas » 9/6/2008 8:02

Resina Escreveu:Ainda me vou rir se daqui a uns meses não a vir perto dos .25 a cotar tanto quanto a Pad... lol :lol: :lol:

Resina apesar de entender o que escreveste, não coloques que te vais rir se ela chegar a esse valor pois devem haver dezenas de caldeireiros entalados na sonae e ao lerem o que escreveste ainda pior ficam e o desespero aumenta! Lembra-te que enquanto poucos estão a ganhar muitos mais estão a perder! :(
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

sonae

por Clinico » 9/6/2008 7:46

Pois é, mas se assim fôr, será a cotada que nos trará a recoperação das carteiras após este descalabro.
Foi sobretudo com ela que quadrupliquei a minha carteira durante o último bull, e provavelmente será com ela que o irei fazer outra vez.
No entanto, ainda não chegou o momento de entrada e talvez este ainda esteja longe. Basta olhar para o gráfico.
Agora é seguir os trends. Os árabes (e não só) acham que este é o momento de investir na banca. Eu não sou árabe, de maneira que estou muito quieto!
Outros pensam que o refúgio está nas comodities. É lá que eu estou. Apesar de estasr a formar bolha, ainda têm espaço para subir. Depois vem o crash e depois entra-se calmamente na sonae...
Que tal para futurologia?? :lol:
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por alexsimoes69 » 9/6/2008 7:28

Resina Escreveu:Cá para mim a Sonae vai parar a excelente base...
Ainda me vou rir se daqui a uns meses não a vir perto dos .25 a cotar tanto quanto a Pad... lol :lol: :lol:

8-) ~BENENOSO ~ :(

Registado: 29/11/2007 1:49

por Resina » 9/6/2008 3:22

Cá para mim a Sonae vai parar a excelente base...
Ainda me vou rir se daqui a uns meses não a vir perto dos .25 a cotar tanto quanto a Pad... lol :lol: :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por artista_ » 8/6/2008 10:49

Lince1979dc Escreveu:Ulisses, quanto a quando sobe sobe mais que o mercado e quando desce desce mais que o mercado:
Isso aplica-se apenas a casa mãe ou a todo o grupo?

obrigado.

Basta olhar para os gráficos... os títulos ligados ao grupo sonaem têm tido movimentos mais fortes que os índices, ainda assim são situações diferentes da casa mãe...

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Lince1979dc » 8/6/2008 10:31

Ulisses, quanto a quando sobe sobe mais que o mercado e quando desce desce mais que o mercado:
Isso aplica-se apenas a casa mãe ou a todo o grupo?

Obrigado.

Registado: 8/12/2007 11:14

por charles » 7/6/2008 23:57

Muito interessante o PSI 20 acho que dará boas entradas, no entanto penso que ainda não é o momento a duvida é se a altura vai ser depois do verão ou no final do ano, estou atento em particular á ALTRI, BCP, BPI e precisamente à SONAE.

O 1,50€ que previ há uns meses para BCP sempre chegou agora resta saber até onde vai descer.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por matos_1 » 7/6/2008 23:49

jony_cash Escreveu:...espero que baixe mais um pouco para poder reforçar sim eu quero reforçar já que ninguém quer quero eu :mrgreen: eu sei que não se deve contrariar o mercado .... mas ele contraria-me a mim agora é a minha vez :mrgreen:

Abraço

Mais alguem acha esta uma boa ideia. Será uma boa altura para reforçar e baixar os custo médio?

Registado: 29/11/2007 3:18

por Metralha626 » 7/6/2008 23:43

Então é marisco, e se por um lado é bom, por outro, costuma ser caro :lol:
como eu costumo dizer: o preço tem sempre uma razão de ser!!! em tudo :wink:
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."

Registado: 29/12/2007 0:10

por SMarq » 6/6/2008 22:02

A SONAE é uma empresa estranha, por isso à uns meses atrás, foi excluída da minha watch list. :roll:

Uma montanha russa, é um titulo pouco definido em termos de definição de mercado, nem é carne nem é peixe,... :(
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por jony_cash » 6/6/2008 21:47

Isto é o Belmiro a vender algumas ações para ir de férias :mrgreen: espero que baixe mais um pouco para poder reforçar sim eu quero reforçar já que ninguém quer quero eu :mrgreen: eu sei que não se deve contrariar o mercado .... mas ele contraria-me a mim agora é a minha vez :mrgreen:

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por Festeiro » 6/6/2008 18:42

Ulisses, obrigado pelo gráfico.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

por carrancho » 6/6/2008 18:19

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, mas eu nessa altura ainda nem tinha o Metastock. :) A referência a uma base sólida fiz na altura e depois achei interessante não apagar. Só por isso ainda lá está.

Um abraço,
Ulisses

Não acredito em nada disso... está mais que visto que o Ulisses colocou aquilo no gráfico hoje e está implicito tudo o que ele pensa do futuro desta cotada.

Podemos concluir com este gráfico que touro-resistência deitada-urso-base fixe-touro-sorriso-sorriso-sorriso-resistência deitada-urso-bomba-bomba, é obvio que as expectativas futuras dele são:

bomba-base fixe-touro-sorriso-sorriso-sorriso-gargalhada a destruir a resistência deitada- 20 sorrisos consecutivos e o ceu é o limitite! Portanto toca a acumular depois da próxima bomba. :)

BFS

Carrancho
Editado pela última vez por carrancho em 6/6/2008 19:52, num total de 1 vez.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Ulisses Pereira » 6/6/2008 18:00

Sim, mas eu nessa altura ainda nem tinha o Metastock. :) A referência a uma base sólida fiz na altura e depois achei interessante não apagar. Só por isso ainda lá está.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Questão...

por Metralha626 » 6/6/2008 17:41

Ulisses:

Entendo a Excelente base indicada, mas o segmento referente ao ano de 1995 não representa tb ele uma boa base nos 0.45/0.50?

Cumps
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."

Registado: 29/12/2007 0:10

por Ulisses Pereira » 6/6/2008 17:22

Não, isso é impossível de prever.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rate » 6/6/2008 17:16

Ulisses: olhando para o gráfico e sem analisar a questão temporal, está a sugerir uma ida aos 0,25 ?!

Registado: 8/12/2007 12:39

por Ulisses Pereira » 6/6/2008 17:12

A Sonae sempre foi uma empresa que sempre reagiu com muito maior intensidade aos movimentos do nosso mercado. Nos "Bull Markets" é das acções que mais se valoriza e nos "Bear Markets" das acções que mais desvaloriza. Por isso, nã surpreende que - face ao mau momento que o nosso mercado atravessa - seja uma das acções mais castigadas. Deixo um gráfico de muito longo prazo da Sonae para ilustrar o que digo...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sonae.GIF
forum-sonae.GIF (36.11 KiB) Visualizado 4307 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nov71 » 6/6/2008 17:10

Eu venho aqui ao Forum para aprender...o que não falta é avisos sobre o comportamento do psi20.

Como as sonaes fazem parte o psi20...é natural que caiam.

Mas não são só as as sonaes:

a ver:
2008 1ano
Altri - -20%; -40%
BCP- -46% -56%
BES -24% -33%
BPI -40% -51%
Brisa -8% -6%
Cimpor -7% -24%
EDP -5% -12%
Galp -13% +70%
Mota +8 % -20%
JMT -10% +9%
PT -11% -22%
ptl -1% -23%
REN -8% -12%
SC -20 -11%
SMP 1% -30%
sonc -31 -53
son -48% -52%
soni -44% -62%
TDU -24 -61%
ZON -23%

Portanto e olhando para estes numeros existem 1 ou duas excepções....

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado: