O controlo do Mercado por Pedro Caldeira
Olá Amigos,
Realmente agora me recordo
e por assim dizer não descordo
de se falar neste caso
Mas, apelo
É sempre bom perdoar
Há que saber perdoar!
O ser humano tem,
não um só defeito, ele é imperfeito.
Quando este caso foi no Brasil dado
Conta-se que ninguém necessitava de fugir.
Ninguém deverá "matar" ninguém
Alguém o saberá.
Esse será o maior Homem.
Realmente agora me recordo
e por assim dizer não descordo
de se falar neste caso
Mas, apelo
É sempre bom perdoar
Há que saber perdoar!
O ser humano tem,
não um só defeito, ele é imperfeito.
Quando este caso foi no Brasil dado
Conta-se que ninguém necessitava de fugir.
Ninguém deverá "matar" ninguém
Alguém o saberá.
Esse será o maior Homem.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Resina Escreveu:O facto de comprar é facil, o pior é depois haver alguem a quer vendermos...
Lol
Para ser manipulação quer dizer que ele estava do lado do comprador e do lado do vendedor

Se tenho mtos clientes, compro a 1 para o antonio e vendo a 2 para o ze... o antonio ganhou 1, depois vendo a 3 para o manel e o ze ganhou 1... e por aí fora e eu sempre a ganhar comissões...
Realmente eu lembro-me, vagamente mas lembro, de na altura ter ouvido nas notícias o caso Pedro Caldeira.
Não dei especial atenção, porque nessa altura ainda não tinha o bichinho da bolsa, (ainda tinha juizo)
.
E lembro também de uma entrevista que ele deu mais tarde; penso que já depois de ter sido absolvido, em que contava entre outras coisas, que quando esteve preso nos USA, foi tratado como um criminoso dos mais reles.
É o que recordo dessa história.
abraços
zguibz
Não dei especial atenção, porque nessa altura ainda não tinha o bichinho da bolsa, (ainda tinha juizo)

E lembro também de uma entrevista que ele deu mais tarde; penso que já depois de ter sido absolvido, em que contava entre outras coisas, que quando esteve preso nos USA, foi tratado como um criminoso dos mais reles.
É o que recordo dessa história.
abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Mas se ele comprava e vendia daquela maneira, estava-se mesmo a ver que aquilo tinha que criar uma bolha... Já parece um caso da afinsa, e esses esquemas marados que por aí circulam...
Se ele controlava 60% do mercado, quem controlava o restante?
Isso só foi possível porque não havia sistemas informaticos como há hoje... Hoje acho impossível poder controlar, so se tivermos uma infinidade de capital, e mesmo assim.
O facto de comprar é facil, o pior é depois haver alguem a quer vendermos...
Claro que isso aconteceu em outros tempos...
È muito complicado...
Ulisses, nessa altura já andavas por estas bandas?
Se ele controlava 60% do mercado, quem controlava o restante?
Isso só foi possível porque não havia sistemas informaticos como há hoje... Hoje acho impossível poder controlar, so se tivermos uma infinidade de capital, e mesmo assim.
O facto de comprar é facil, o pior é depois haver alguem a quer vendermos...
Claro que isso aconteceu em outros tempos...
È muito complicado...
Ulisses, nessa altura já andavas por estas bandas?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
A história é fácil de contar.
Pedro Caldeira era na altura um corretor de sucesso. Numa Bolsa portuguesa de reduzida dimensão, começou a dar nas vistas pelos seus excelentes resultados. Palavra passa palavra e os clientes foram aumentando. Viviam-se tempos de euforia na Bolsa portuguesa e todos os dias centenas de pessoas accorriam aos escritórios da sua sociedade de corretagem para depositarem as suas poupanças. E os bons resultados continuavam a aparecer...
Numa Bolsa praticamente fechada aos investimentos estrangeiros, Pedro Caldeira já era responsável por mais de 50% do volume diário da Bolsa portuguesa. Isto diz bem do seu poder no mercado. Parecia que a Bolsa ia para onde ele queria que fosse...
Há histórias absolutamente caricatas - mas verdadeiras - que se contam. Na altura, as acções eram físicas, ou seja, quando se comprava uma acção as pessoas ficavam com um papel (como se fosse uma nota). E nos escritórios de Pedro Calderia os papéis acumulavam-se e havia compartimentos cheios de papéis até ao tecto. Um empregado que estava a pintar uma parede no escritório várias vezes viu acções que valiam muitos contos (qual euros qual quê) a voar pelas frinchas das portas. ´Difícil de acreditar mas verdadeiro.
As célebres declarações de Cavaco Silva ("Anda-se a comprar gato por lebre") e o "crash" no estrangeiro, fez com que muitos fossem resgatar as suas aplicações a Pedro Caldeira. E ao vender essas acções, se dominava mais de metade do mercado o que aconteceu' Um afundanço que gerou mais resgates e um "crash" na nossa praça.
Com a situação completamente descontrolada, Pedro Caldeira foge para o Brasil e muitos clientes colocam-no em tribunal. A verdade é que cehgou a acordo com muitos dos queixosos e acabou absolvido. Muitos (como Carlos Cruz) disseram que jamais o poriam em Tribunal porque lhe tinha dado muito dinheiro a ganhar.
Na única ocasião em estive com ele pessoalmente, revelou-se como a imagem que sempre tive dele. Muito inteligente, um autêntico "gentleman", de uma simpatia enorme. Tentou regressar ao mercado, mas os tempos são outros e deistiu.
Só mais uma nota humorística... em 2000, estava eu na ribalta dos fóruns da net e corriam rumores de que Ulisses era um nick (não o meu nome verdadeiro) e eu era o testa de ferro do Pedro Caldeira que estava a regressar à Bolsa.
Wrong.
Um abraço,
Ulisses
Pedro Caldeira era na altura um corretor de sucesso. Numa Bolsa portuguesa de reduzida dimensão, começou a dar nas vistas pelos seus excelentes resultados. Palavra passa palavra e os clientes foram aumentando. Viviam-se tempos de euforia na Bolsa portuguesa e todos os dias centenas de pessoas accorriam aos escritórios da sua sociedade de corretagem para depositarem as suas poupanças. E os bons resultados continuavam a aparecer...
Numa Bolsa praticamente fechada aos investimentos estrangeiros, Pedro Caldeira já era responsável por mais de 50% do volume diário da Bolsa portuguesa. Isto diz bem do seu poder no mercado. Parecia que a Bolsa ia para onde ele queria que fosse...
Há histórias absolutamente caricatas - mas verdadeiras - que se contam. Na altura, as acções eram físicas, ou seja, quando se comprava uma acção as pessoas ficavam com um papel (como se fosse uma nota). E nos escritórios de Pedro Calderia os papéis acumulavam-se e havia compartimentos cheios de papéis até ao tecto. Um empregado que estava a pintar uma parede no escritório várias vezes viu acções que valiam muitos contos (qual euros qual quê) a voar pelas frinchas das portas. ´Difícil de acreditar mas verdadeiro.
As célebres declarações de Cavaco Silva ("Anda-se a comprar gato por lebre") e o "crash" no estrangeiro, fez com que muitos fossem resgatar as suas aplicações a Pedro Caldeira. E ao vender essas acções, se dominava mais de metade do mercado o que aconteceu' Um afundanço que gerou mais resgates e um "crash" na nossa praça.
Com a situação completamente descontrolada, Pedro Caldeira foge para o Brasil e muitos clientes colocam-no em tribunal. A verdade é que cehgou a acordo com muitos dos queixosos e acabou absolvido. Muitos (como Carlos Cruz) disseram que jamais o poriam em Tribunal porque lhe tinha dado muito dinheiro a ganhar.
Na única ocasião em estive com ele pessoalmente, revelou-se como a imagem que sempre tive dele. Muito inteligente, um autêntico "gentleman", de uma simpatia enorme. Tentou regressar ao mercado, mas os tempos são outros e deistiu.
Só mais uma nota humorística... em 2000, estava eu na ribalta dos fóruns da net e corriam rumores de que Ulisses era um nick (não o meu nome verdadeiro) e eu era o testa de ferro do Pedro Caldeira que estava a regressar à Bolsa.

Wrong.
Um abraço,
Ulisses
em resultado do crash da bolsa em 1987,
Como conseguia ele controlar o mercado? Crash de 1987?
Editado pela última vez por Visitante em 28/5/2008 18:34, num total de 1 vez.
Pedro Caldeira, nascido em Sobral de Monte Agraço em 1950 e residente em Cascais, foi, até 1992, um conhecido e prestigiado corretor da bolsa portuguesa. Talvez o mais importante da altura, já que dominava mais de 50% do mercado.
Entre os seus clientes encontravam-se diversas personalidades famosas.
Considerado um self-made-man em que se sobressaía um certo toque aristocrata e grande perspicácia para o negócio, criou uma Sociedade de Corretagem com o seu nome, Pedro Caldeira Sociedade Corretora, SA.
No Verão de 1992, em Atlanta, nos EUA, foi detido por alegados crimes de burla e abuso de confiança em resultado do crash da bolsa em 1987, que nao lhe permitiu cumprir com todas as suas responsabilidades perante os seus clientes. Em Abril de 2000 foi absolvido de todas essas acusações.
Bem aqui está um pequeno texto para abrir o apetite... Retirado do Wikipedia

- Registado: 5/12/2007 16:26
O controlo do Mercado por Pedro Caldeira
Ulisses Pereira Escreveu:O Pedro Caldeira não controlava o mercado? Controlava. Controlava 60% da nossa Bolsa. E nem isso lhe valeu. Porque ninguém consegue controlar o mercado por mais do que um pequeno período de tempo.
Boas...Ulisses Pereira Escreveu:carcanhol, as mãozinhs que chamas podem aguentar um mercado por dias. Não o conseguem mais do queisso. Porque há muitas mãozinhas. Há smepre mãos maiores do que outras. E se fosse preciso um exemplo mais radical o caso de Pedro Caldeira é o exemplo mais perfeito disso mesmo.
Ulisses agora fiquei curioso com esse tema do Pedro Caldeira controlar o mercado no passado...
Conta lá o que sabes disso...
Abraço