Caldeirão da Bolsa

Galp- Subida dos combustíveis e Boicotes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunovc » 28/5/2008 6:59

Elias Escreveu:
Duarte Escreveu:E para quem não tem acesso a transportes públicos e mora longe do local de trabalho?
Penso que será uma boa fatia da população nestas condições.

Mesmo para esses haverá um preço a partir do qual compensará ir à procura de alternativas (que poderão passar por mudar de local de residência para reduzir os custos com deslocações).

Repito: para todos há um preço-limite e para a maioria esse preço-limite ainda não foi atingido e por isso continuam alegremente a vir de carro todos os dias. Até um dia...

Elias, existem muitos casos que não se podem resolver dessas formas. Para além de muitas pessoas nem terem meios para adquirir uma casa, existem outras que trabalham em mais que um local, tendo que se deslocar de um sitio para o outro em regiões onde os transportes públicos são praticamente inexistentes e com horários incompatíveis.
Com isto pretendo dizer que, para bastantes pessoas, usar o carro é obrigatório.

Registado: 16/5/2008 12:01

por traderfialho » 28/5/2008 5:55

concordo contigo Gncl_C é um lobby que não vai ter fim tão cedo.

Registado: 1/3/2008 0:09

Já existe tecnologia para carros eléctricos há 100 anos

por Gncl_C » 28/5/2008 5:27

Sinceramente, tenho visto vários debates televisivos e tomado conhecimento de várias opiniões e já estou farto das defesas das petrolíferas, volto a repetir: farto.Porquê? Passo a explicar.

Algumas alternatívas ao petróleo:

"Some well known alternative fuels include biodiesel, bioalcohol (ethanol, butanol), chemically stored electricity (batteries and fuel cells), hydrogen, non-fossil methane, non-fossil natural gas, vegetable oil and other biomass sources."

Nem quero entrar nas outras, por vários motivos , vou apenas abordar a melhor solução a meu ver, a que está na minha área, a que já existe a tecnologia há 100 anos ... Sim , leram bem, há 100 anos que já há tecnologia para construir carros que trabalham 100% a electricidade. Como?

Um senhor digno do nome, Nikola Tesla ,em que a medida da densidade de fluxo magnético tem o seu nome (Tesla) no Sistema Internacional, inventou o motor de indução.
http://en.wikipedia.org/wiki/Induction_motor

"The induction motor with a wrapped rotor was invented by Nikola Tesla in 1888 in the United States."

Além disso,este senhor é o pai da comunicação à distância sem fios(wireless communication), da corrente AC( alternada), usada em quase todos os aparelhos e redes eléctricas existentes actualmente, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Como têm oportunidade de verificar a tecnologia para fazer os ditos carros eléctricos já existe há 120 anos, quase a mesma idade que os primeiros carros então convém perguntar porquê?

Porque razão não se explorou esta tecnologia? Ela foi explorada, chegaram mesmo a fabricar ,mas eram sempre retirados do mercado. Porquê?

Eu explico, porque assim, quem tem petróleo perdia o monopólio, perdia valor, e deixava de roubar as pessoas. Exemplos? Vamos ao início do século e nos E.U.A. quem controlava o negócio petrolífero era uma pessoa que não é digna que lhe chame senhor J.D.Rockefeller cuja riqueza hoje em dia seria 5 vezes superior à do Bill Gates. Acham que tinha interesse que houvesse carros eléctricos?

É isso mesmo, estamos a ser roubados e isto são factos, as alternativas já existem há tanto tanto tempo que quase chega a ter piada o quão ridículo é defender este sistema , e que as petrolíferas são anjinhos. Não são, elas são parte do problema.

Aqui está um carro de luxo que é 100% eléctrico:
http://www.teslamotors.com/

Electrical Cost to Charge the Batteries

"With your electrical company's incentive pricing factored in, it will cost you roughly 1 cent per mile to drive the Tesla Roadster.** But the incentives don't stop there. "

1 centímo por milha -> 1 centímo por 1,5km (aprox. )
Já pensaram bem? Acham que não estão a ser roubados? Eu acho que estou...

Como em outros sistemas (político e económico ) existentes na nossa sociedade este (combustíveis) é claramente monopolizado e ineficiente para o consumidor.

Os melhores cumprimentos ,Gncl

Nota: Criei um tópico só com esta mensagem porque achei que era uma informação que muita gente não saberia de outra forma.
Anexos
2007_tesla.jpg
Tesla Roadster
2007_tesla.jpg (47.29 KiB) Visualizado 1515 vezes
2007_tesla_charger.jpg
Tesla Charger
2007_tesla_charger.jpg (18.36 KiB) Visualizado 1517 vezes

Registado: 18/2/2007 17:55

por atomez » 28/5/2008 3:15

Elias Escreveu:Isso é relativo. Para cada um de nós haverá um preço a partir do qual passaremos realmente a usar os transportes públicos. A questão é que para a maioria dos cidadãos esse preço ainda não foi atingido.

Um automóvel privado não é só um meio de transporte. É também uma espécie de pequeno armazém ambulante.

Por exº: se quiseres sair do emprego e depois ir a uma loja ou supermercado comprar qualquer qualquer coisa, podes guardar isso no carro. A seguir podes ir jantar a um restaurante ou a casa de amigos, ir ao cinema e depois ir tomar um copo a qualquer lado. E no fim de tudo voltar a casa.

Com transportes públicos, por melhores que sejam, não tens possibilidade de o fazer. Muito menos às horas que queres e com o percurso que queres.

Se a tecnologia evoluiu ao ponto de nos permitir ter esta liberdade de movimentos, porque raio é que se há-de restringir essa liberdade?

Tem um custo? Com certeza que sim. Mas cada um de nós é que deve avaliar se tem possibilidade e está disposto a pagá-lo ou não.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 27/5/2008 18:45

Duarte Escreveu:O problema é quando esse preço limite se for esgotando para os outros bens essenciais.

Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer.

O livro "O Fim do Petróleo" de J. H. Kunstler fala disso mesmo. Recomendo a leitura.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 27/5/2008 18:44

Sim tens razão Elias, mas a questão é que fomos conduzidos a ver o carro como um sinal de status e ainda por cima o crescimento desenfreado das zonas urbanas sem o devido acompanhamento pelo sistema de transportes só prejudicou ainda mais a questão.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Duarte » 27/5/2008 18:42

Elias Escreveu:Mesmo para esses haverá um preço a partir do qual compensará ir à procura de alternativas (que poderão passar por mudar de local de residência para reduzir os custos com deslocações).

Repito: para todos há um preço-limite e para a maioria esse preço-limite ainda não foi atingido e por isso continuam alegremente a vir de carro todos os dias. Até um dia...

O problema é quando esse preço limite se for esgotando para os outros bens essenciais.[/b]

Registado: 22/6/2007 16:32

por Elias » 27/5/2008 18:29

rmachado Escreveu:Tenho para mim a ideia que para muitos as duas primeiras não são opção, e para quem manda as duas últimas não são opção.

Temos um mercado que objectivamente não obedece a lei da oferta e da procura, temos uma carga fiscal elevadissima que só agrava o problema, temos um deficiente sistema de transportes públicos que nem nas grandes cidades serve as populações.
Temos um ministro que diz que em Portugal o preço está na média, sim mas os sálarios não.
Temos o presidente da Galp a dizer que o preço de refinação por barril é entre 2 a 15 USD (só para verem os custos de produção).
Temos cidades doentes e mal pensadas para o uso de transportes públicos.

rmachado, concordo com quase tudo o que referiste (excepto com a parte de termos um sistema de transportes públicos deficiente, pois em minha opinião não é assim tão mau).

Mas falta um item muito importante:
Temos uma população que se recusa terminantemente a mudar os seus hábitos de vida, por muito caro que seja mantê-los.

1 abraço,
Elias

por Elias » 27/5/2008 18:25

Duarte Escreveu:E para quem não tem acesso a transportes públicos e mora longe do local de trabalho?

Mesmo para esses haverá um preço a partir do qual compensará ir à procura de alternativas (que poderão passar por mudar de local de residência para reduzir os custos com deslocações).

por rmachado » 27/5/2008 18:21

Olá

Boicote não é solução por dois motivos:
1º - Todos (salvo honrosas excepções) compra as refinadoras da Galp, pois a produção é um monopolio.
2º - Os postos não são (97% ou mais) propriedade da Galp

Dito isto o que se devia fazer:
- Não andar de carro?
- Andar de transportes públicos?
- Baixar os impostos?
- Acabar com a especulaçao?

Tenho para mim a ideia que para muitos as duas primeiras não são opção, e para quem manda as duas últimas não são opção.

Temos um mercado que objectivamente não obedece a lei da oferta e da procura, temos uma carga fiscal elevadissima que só agrava o problema, temos um deficiente sistema de transportes públicos que nem nas grandes cidades serve as populações.
Temos um ministro que diz que em Portugal o preço está na média, sim mas os sálarios não.
Temos o presidente da Galp a dizer que o preço de refinação por barril é entre 2 a 15 USD (só para verem os custos de produção).
Temos cidades doentes e mal pensadas para o uso de transportes públicos.

Eu vejo que temos participantes aqui que conseguem usar os Transportes públicos, eu não consigo, até conseguiria mas perdia em média mais de 2h30 por dia em tranportes e o que pago nos mesmos não compensa...
Logo não tenho alternativa.

Enfim, podia estar aqui a "falar" durante meia hora dos males da coisa, mas não dá..

Registado: 24/8/2004 10:42

por Duarte » 27/5/2008 18:19

Elias Escreveu:Isso é relativo. Para cada um de nós haverá um preço a partir do qual passaremos realmente a usar os transportes públicos. A questão é que para a maioria dos cidadãos esse preço ainda não foi atingido.

1 abraço,
Elias

E para quem não tem acesso a transportes públicos e mora longe do local de trabalho?

Registado: 22/6/2007 16:32

por Elias » 27/5/2008 18:06

mfsr1980 Escreveu:e que venham lá esses carros... :lol:
Eu, tenho um a gasolina e outro a gasóleo, no entanto, já quase não ando de carro! :)
Uma das coisas que me irrita solenemente é a politíca "nim" dos governos.
Lembro-me de um triste dia em que Lisboa ficou engarrafada porque resolveram pintar os célebres corredores BUS. Teria sido uma excelente ideia, se tivessem paralelamente dotado de transportes eficiêntes na capital. Mas assim não foi, os autocarros eram poucos, com uns bancos côr de laranja horríveis e vinham de quando em quando, sempre atulhados.
Aqui há uns tempos, substituíram os ditos, côr de laranja, pelos amarelos já de qualidade superior :). Só que, estes autocarros têem uma frequência aceitável nas "horas de ponta" e nos restante período do dia, dão-se ao luxo de suprimir carreiras ( penso que seja para poupar gasóleo ).
Acresce ainda que, a maior parte das carreiras termina às 21h30m, pois na ideia deles, estes transportes são para "trabalhadores por conta de outrem" com o horário normalizado, tipo das 9 ás 18.
Alguém que, queira por exemplo, jantar na cidade, está tramado, só sai de lá, de taxi.

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Caro Miguel,

Eu acho que Lisboa tem uma boa rede de transportes. As pessoas não os utilizam porque não querem (ou melhor, porque preferem andar de carro).

1 abraço,
Elias

por mfsr1980 » 27/5/2008 17:38

Quero ainda acrescentar que a CARRIS tem prejuizos enormes, pois têm herdado dívidas, nem sei de bem de quê. Para além, de ter quase um ADMINISTRADOR para cada carreira ( vergonhoso e criminoso ).

Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por mfsr1980 » 27/5/2008 17:32

e que venham lá esses carros... :lol:
Eu, tenho um a gasolina e outro a gasóleo, no entanto, já quase não ando de carro! :)
Uma das coisas que me irrita solenemente é a politíca "nim" dos governos.
Lembro-me de um triste dia em que Lisboa ficou engarrafada porque resolveram pintar os célebres corredores BUS. Teria sido uma excelente ideia, se tivessem paralelamente dotado de transportes eficiêntes na capital. Mas assim não foi, os autocarros eram poucos, com uns bancos côr de laranja horríveis e vinham de quando em quando, sempre atulhados.
Aqui há uns tempos, substituíram os ditos, côr de laranja, pelos amarelos já de qualidade superior :). Só que, estes autocarros têem uma frequência aceitável nas "horas de ponta" e nos restante período do dia, dão-se ao luxo de suprimir carreiras ( penso que seja para poupar gasóleo ).
Acresce ainda que, a maior parte das carreiras termina às 21h30m, pois na ideia deles, estes transportes são para "trabalhadores por conta de outrem" com o horário normalizado, tipo das 9 ás 18.
Alguém que, queira por exemplo, jantar na cidade, está tramado, só sai de lá, de taxi.

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

vai até aos $200/220

por leazinho » 27/5/2008 16:48

Eu tenho um familiar francês que trabalha na renault e que tem por missão "pensar" o que vai acontecer a medio-longo-prazo e "eles" lá na renault tem um estudo que para finais de 2008/1º trimestre 2009 o petroleo chegara aos $200/220, só apartir deste valor é que compensa lançar uns carros electricos que já estão prontos dentro de 3 a 6 meses depois estão á venda. Nos ensaios e a uma velocidade de 120/140 fazem 1200Km com uma carga. Portanto não vale a pena andar a chorar que vai aos $200 vai, pode ser que nessa altura haja uma baixa de impostos.
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por mcarvalho » 27/5/2008 15:36

e depis aumentam os transportes publicos e outros para compensar a falta de verba do Imposto para pagar os ordenados e mordomias dos parasitas

Registado: 17/2/2004 1:38

por Elias » 27/5/2008 15:18

habanero04 Escreveu:Sim, mas em muitos casos não há grandes alternativas. É usar os transportes quando nos servem e são eficientes e reduzir o uso do automóvel ao mínimo essencial.

Isso é relativo. Para cada um de nós haverá um preço a partir do qual passaremos realmente a usar os transportes públicos. A questão é que para a maioria dos cidadãos esse preço ainda não foi atingido.

1 abraço,
Elias

por habanero04 » 27/5/2008 15:05

carrancho Escreveu:Mais uma que esqueci de referir e é um erro muito usual entre nós:

- não ande com cargas desnecessárias no carro, por cada 100kg equivale a cerca de 0,5 litros de consumo extra por cada 100km percorridos.

Vá pessoal, toca a emagrecer... :lol:

Claro que tudo o que puder ser feito para reduzir o consumo de combustível deve ser tido em conta.

Registado: 8/11/2007 17:14

por curvedair » 27/5/2008 13:26

Carrancho, é sempre uma boa ideia ter presente ideias para poupar combustível.

Também penso que a principal postura e fundamental é não andar de veículo automóvel.

Se tivermos que andar, por que nos faz bem ou ego ou outra razão, posso também dar umas achegas:

- Por de lado veículos que pesam mais de 2 toneladas e com coeficiente aerodinâmicos próprios de uma porta de celeiro (estou a falar de TT)

- Quando se mudar de pneus, mudar para pneus de baixo atrito.

- Não andar com peso desnecessário, retirar toda a tralha acumulada no porta-bagagem e assentos traseiros.

- Reduzir a velocidade. Subir devagar, não ultrapassar, antecipar as travagens.

- Abastecer no início do dia quando está mais frio; para além das perdas por evaporamento, a massa de um dado volume de combustível é maior se a sua temperatura for mais baixa.

Registado: 19/4/2007 0:49

por carrancho » 27/5/2008 13:05

Mais uma que esqueci de referir e é um erro muito usual entre nós:

- não ande com cargas desnecessárias no carro, por cada 100kg equivale a cerca de 0,5 litros de consumo extra por cada 100km percorridos.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Gaolina/Gasóleo no JUMENTO

por domhenri » 27/5/2008 12:57

Peço desculpa ao autor mas esta opinião no blog "O Jumento" está tão clara que não resisto a transcrevê-la aqui:

"...As compras das matérias primas fazem-se essencialmente no mercado de futuros, que parto do princípio que sabe como funciona, basicamente em duas bolsas específicas, Londres e Nova York. Crude incluído. Os preços ditos de amanhã estão já a ser pagos hoje.

No caso dos combustíveis e, importa realçar o gasóleo, o caso fia mais fino.

Portugal, tal como a Europa, aderiu ao gasóleo e os refinadores europeus, GALP incluída, são largamente deficitários na produção de gasóleo.

De cada barril de crude destilado extraem-se vários refinados (apenas os principais - gás, gasolina, jet, gasóleo, óleos base, fuel, asfalto) em percentagens apenas elásticas em função do crude mais ou menos leve (light).

Quer isto dizer que não se pode tirar mais gasóleo e menos gasolina do crude (petróleo bruto), só porque o mercado escoa melhor um refinado em detrimento do outro.

O que acontece em Portugal, e por exemplo em Espanha (maior consumidor europeu de gasóleo)?

Da actividade refinadora da GALP sabe-se publicamente que não consegue escoar no mercado interno nem europeu, a gasolina (obrigatoriamente) obtida na refinação, pelo que exporta o excedente para os EUA, onde o mercado é exactamente o inverso do nosso, sendo deficitário em gasolina. E este parece um excelente negócio para a GALP e para o país por efeito da exportação.
E agora o reverso da medalha. Onde vamos buscar o gasóleo que nos falta? Bem, principalmente à Rússia, que abastece praticamente toda a Europa. Em consequência da grande procura o gasóleo tornou-se escasso e principalmente objecto de grande especulação dos traders no mercado de Roterdão, que se estabeleceram como verdadeiros e poderosos intermediários.

Os Russos vendem a quem dá mais e não estão muito dependentes das grandes petrolíferas e, aqui está uma situação que estas não controlam, provando também um pouco do seu veneno, destilado noutras zonas do globo.

O preço (especulativo) do gasóleo tem aumentado muito mais do que o crude e, a verdade é que o preço actual do gasóleo ao consumidor não reflecte o seu custo nos mercados.

Até aqui pensou certamente que eu estava rendido às petrolíferas, mas agora é que a porca torce o rabo.

O que disse anteriormente acerca de o preço do gasóleo não reflectir o seu custo, aplica-se também à gasolina mas, neste caso, ao contrário.

O mercado da gasolina não exerce pressão inflacionista sobre os preços mas a realidade é que ela também aumenta, nomeadamente em Portugal. Porquê?

Porque o que está a acontecer é que o aumento inevitável do gasóleo está a ser “subsidiado” pelo aumento (mais moderado) da gasolina, travando ainda maiores aumentos do gasóleo.

Existem já três países europeus em que o gasóleo é mais caro que a gasolina e outros se seguirão.
Agora perguntará porque esta situação não é claramente explicada e os “peritos” em hidrocarbonetos (revendedores incluídos) centram a discussão no aumento do barril de crude, afinal explicando muito pouco?

A questão é política.

Para o Governo: O impacto de maiores aumentos do gasóleo na economia seria ainda mais gravoso. Por outro lado, quem consome e paga a gasolina? Na realidade são os donos dos carros mais pequenos e menos caros, que, se soubessem, não iriam achar graça nenhuma a estarem a “subsidiar” os consumidores de gasóleo. São muitos, eventualmente mais débeis economicamente, e votam.

Para as petrolíferas: Embora havendo uma retracção do consumo dos combustíveis vendidos em estação de serviço (bomba), que já irá nos 7%, ainda seria pior se o gasóleo aumentasse ainda mais, porque essa é a maior fatia do mercado.

Embora não pareça, a “luta” dos revendedores é basicamente “show off”, porque sabendo que os preços têm de aumentar, preferem que aumente a gasolina, distribuindo o mal pelas aldeias, ou seja pelos produtos. Mas que cai bem ao resto do pessoal, lá isso cai.

O mercado é pouco transparente, como já se sabia. Os motivos para a pouca transparência é que serão outros."
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!

Registado: 29/8/2005 17:07

por carrancho » 27/5/2008 12:54

carrancho Escreveu:Portugal deve ser dos países do mundo onde a relação nº pessoas transportadas/nº de carros a circular é menor. Se repararem bem, a maioria dos carros que andam na estrada anda com apenas uma pessoa dentro. A deficiente rede de transportes publicos pode explicar alguma coisa... mas não tudo!

Quanto ao boicote... acho que não faz qualquer sentido e só contribuirá para agravar a situação de alguns Portugueses. A unica solução imediata creio passar mesmo por uma redução do consumo... a nivel GLOBAL! Nesse aspecto todos podemos dar um contributo, por mais pequeno que seja pode fazer toda a diferença.

Abraço,

Carrancho

Insisto, todos podemos contribuir... mesmo quem pensa que não!

Boicote às gasolineiras x ou y não faz sentido, faça um boicote à GASOLINA.

Ah e tal, eu não tenho transporte publico de minha casa para o trabalho...

OK, não pode andar menos de carro, percebo, mas há outras formas, ao alcance de todos, que fazendo os mesmos km pode poupar combustível, ficam algumas:

- Manter o motor afinado seguindo os planos de manutenção. Uma manutenção insuficiente pode levar o veículo a gastar mais 10% de combustivel

- mantenha os pneus com a pressão adequada e alinhados, não o fazer leva a gastos que podem chegar a + 10%

- Não queira o carro só para si, combine com o colega de trabalho (que até passa em frente a casa dele) e leve-o consigo

- circule a velocidades moderadas, nada de acelerações bruscas desnecessárias. Um estilo de condução agressivo leva a gastos excessivos

- nas descidas tire o pé do acelerador

- Evite as travagens bruscas, circule a uma distância de segurança do veículo da frente. travagens suaves poupam combustível e travões

- só compensa desligar a viatura se o tempo que vai estar parado for superior a 3 min. Colocar o motor novamente a trabalhar equivale +- a 3 min em ponto morto.

- evite circular com janelas abertas, prejudica a aerodinâmica do carro e consequentemente aumenta o consumo.

- no verão abra as portas e janelas do carro uns minutos antes de entrar e ligar o ar condicionado

- abasteça nas horas de menos calor evitando assim perdas excessivas por evapuração

- filtros de oleo sujos e velas deficientes também aumentam o consumo

...

Pois é, não ter possibilidade de fazer menos quilometros de carro não significa que seja impossivel poupar combustivel. 1 pessoa é insignificante, num universo de milhões faz toda a diferença.

Mas está claro... é mais fácil atirar as culpas para cima de x ou y e não ir lá abastecer continuando a fazer tudo igual.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por habanero04 » 27/5/2008 12:52

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:E como é que fazias? Deixavas de andar de automóvel?

habanero, eu não estou a dizer que se deve deixar de andar de automóvel. Antes pelo contrário, eu defendo que cada um é livre de se deslocar como muito bem entende. O que eu digo é que andar de carro tem um custo e que apesar de esse custo ser cada vez maior o pessoal não prescinde dessa comodidade que é andar de carro.

Sim, mas em muitos casos não há grandes alternativas. É usar os transportes quando nos servem e são eficientes e reduzir o uso do automóvel ao mínimo essencial.

por habanero04 » 27/5/2008 12:46

luis.gomes,

Isso é verdade... há 15/20 anos atrás também não havia toda a tecnologia que existe hoje e um gajo lá se desenrascava. O problema é que as pessoas mudam com esse rápido avanço tecnológico. Hoje em dia qualquer criançinha anda de telemóvel na mão e até o pastor lá no meio do monte tem um no bolso. É cómodo e é para isso que existe esta evolução.

Quanto ao automóvel, eu utilizo os transportes públicos para ir para o emprego e pouco mais. Moro perto do Seixal e trabalho em Lisboa, sempre utilizei os transportes e nunca estive tão bem servido como agora, pois o comboio na ponte 25 de Abril veio facilitar a vida a muita gente. O problema é para quem tem que ir trabalhar para mais longe e não pode contar com os transportes por não serem eficientes ou não lhe servirem para deslocar para essas zonas.

Outra coisa, por exemplo quando se vai ao supermercado não dá muito jeito ir de transportes nem a pé - só se for para trazer pouca coisa. Ao fim-de-semana ou se fica em casa ou se vou dar um passeio tenho que ir de automóvel, os transportes são quase inexistentes e não vão a todo o lado.

Além disso, as pessoas hoje em dia nos grandes centros urbanos não têm tempo para perder horas nos transportes. Pelo menos em Portugal é assim e não me parece que isso mude.

por Elias » 27/5/2008 12:40

carrancho Escreveu:Portugal deve ser dos países do mundo onde a relação nº pessoas transportadas/nº de carros a circular é menor. Se repararem bem, a maioria dos carros que andam na estrada anda com apenas uma pessoa dentro. A deficiente rede de transportes publicos pode explicar alguma coisa... mas não tudo!

É verdade carrancho e devo acrescentar que Portugal é o país da UE com maior número de automóveis por habitante (mais de 600 carros por 1000 habitantes).

habanero04 Escreveu:E como é que fazias? Deixavas de andar de automóvel?

habanero, eu não estou a dizer que se deve deixar de andar de automóvel. Antes pelo contrário, eu defendo que cada um é livre de se deslocar como muito bem entende. O que eu digo é que andar de carro tem um custo e que apesar de esse custo ser cada vez maior o pessoal não prescinde dessa comodidade que é andar de carro.

habanero04 Escreveu:O que eu tento fazer é abastecer nos postos mais baratos. Ainda no fim-de-semana atestei a 1.40 (s/chumbo 95).

E fazes tu muito bem.
Eu quando posso abasteço em Espanha (embora seja de Lisboa viajo bastante pelo interior do país). Tenho consicência que o imposto que pago em cada abastecimento vai para o país vizinho, mas a União Europeia é isto mesmo: livre circulação de pessoas, bens e serviços 8-)

luis.gomes Escreveu:Há 15 anos atrás eu não tinha automóvel e nada me impediu de ir para onde quer que fosse... por isso nada me impede de o fazer neste momento.

subscrevo integralmente, eu embora me desloque de carro também utilizo muito os transportes públicos, além de ser mais barato ainda posso ler e aproveitar melhor o tempo que quando conduzo.

luis.gomes Escreveu:O que faz falta a este país é mesmo começar a pensar desta forma.

exacto, é uma questão de mentalidade.
Mas a médio prazo o mercado tratará de fazer mudar essa forma de pensar. :twisted:

luis.gomes Escreveu:Estive em cidades europeias bem maiores do que o Porto ou Lisboa em que o automóvel não é necessário para nada... pelo contrário até é um incómodo, claro que para tal ser possível existe uma boa rede de transportes que possibilitam a deslocação das pessoas para onde quer que seja...

Esse é um dos argumentos mais frequentemente invocados por quem quer andar de carro em Lisboa.
Ao contrário do que afirma a maioria, eu acho que em Lisboa existe uma boa rede de transportes públicos.
Mas o pessoal prefere andar de carro (e repito: estão todos no seu direito, mas isso tem um custo).

1 abraço,
Elias

AnteriorPróximo

Quem está ligado: