Caldeirão da Bolsa

GPL

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 25/5/2008 17:54

Hitori Jinsei Escreveu:
lutav Escreveu:tenho GPL ha 4 anos e uns mesitos(carrito velho, nada de injectores! :twisted: :oops: ).

Tenho uma pequena rotina: tenho sempre algo como 5/10 euros de gasolina no deposito. Uma ou duas vezes por mês, quando GPL acaba (ou deixo acabar :wink:), mudo para gasolina, e ando até "aquela" gasolina acabar!

Nunca tive problemas, e como faço cerca de 40Km dia... bem, acho que ja comprei umas roupitas à pala do GPL...

TEnho apenas uma pergunta para ti...

O teu carro não tem injectores? Finalmente alguém me deu a gargalhada do dia...LOLOL

olha, tenho uma resposta para ti:

carburadores... carro com 15 anos... tas a ver? tipo, ainda é preciso abrir o ar de manha quando está frio... :wink:

queres ajuda a arrumar o paraquedas? na minha mala (mesmo com deposito GPL), ainda cabe....

:roll:

(ainda te estás a rir? :roll:)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Hitori Jinsei » 25/5/2008 17:45

lutav Escreveu:tenho GPL ha 4 anos e uns mesitos(carrito velho, nada de injectores! :twisted: :oops: ).

Tenho uma pequena rotina: tenho sempre algo como 5/10 euros de gasolina no deposito. Uma ou duas vezes por mês, quando GPL acaba (ou deixo acabar :wink:), mudo para gasolina, e ando até "aquela" gasolina acabar!

Nunca tive problemas, e como faço cerca de 40Km dia... bem, acho que ja comprei umas roupitas à pala do GPL...

TEnho apenas uma pergunta para ti...

O teu carro não tem injectores? Finalmente alguém me deu a gargalhada do dia...LOLOL

Registado: 21/5/2008 21:12

por lutav » 25/5/2008 14:06

tenho GPL ha 4 anos e uns mesitos(carrito velho, nada de injectores! :twisted: :oops: ).

Registado: 22/9/2006 22:36

por rosario » 25/5/2008 12:54

Há que ter alguns cuidados, nomeadamente andar sempre com gasolina no depósito (+- 1/4 de depósito).

Nos carros de injecção, sempre que se liga o carro este começa a gasolina e só quando atinge uma certa temperatura e ou tempo (segundos) é que passa para GPL.

Ter uma maior atenção com o sistema de refrigeração e de ignição, pois o sistema de GPL está ligado a estes.

De resto, tomando estes cuidados, o carro durará tanto tempo a andar a GPL como a Gasolina, há quem diga que até pode durar mais pois o GPL não deixa depósitos de carvão nos cilindros.

Por mim, tenho GPL há 3 anos, sem queixas de maior.

Registado: 27/9/2007 14:33

por Hitori Jinsei » 25/5/2008 12:50

Em 92 os sistemas era apenas de injecção directa do Gas nas camaras de combustao, sem controlo.

Actualmente o sinal dos injectores de GPL são accionados através da propria centralina do carro. Nisso diminui o desgaste prematuro da combustão de GPL.

Além disso, só quem não sabe é que anda sempre a gas. Os peritos informam que não se deve deixar de usar o sistema principal de combustivel do carro, de forma a não causar esses ditos "estragos" mencionados.

Registado: 21/5/2008 21:12

por Tojo » 25/5/2008 12:39

Carissimo posso-lhe dizer que em 1992 instalei glp na altura num ax gt e depois um renaul 19 cabrio. Nunca mas nunca mais quero gpl. É uma ilusão pq o problema é que como o carro anda a gpl e pouco a gasolina, o sistema da gasolina fica todo marado. O rejuizo que me causava não compensava. Desde avaria e limpeza de injetores,pq ganham crostas de sujidade de estarem parados, bomba de gasolina que está sempre a trabalhar mas não puxa gasolina e por isso avaria, centralina que fica marada, tacos do motor, etc etc. E atenção foi metida na auto cucus e numa oficina da trofa especializada e consagrada. Nunca mais, prefiro pagar mais ou andar menos.

Registado: 8/1/2004 13:14

por RCF69 » 25/5/2008 12:24

Caro rosario!
faço entre 20000 a 25000 kilometros num ano.
O gpl está a 63 centimos e o custo da transformação é 1600 euros.
Penso em 1 ano recuperar o investimento.
O meu carro gasta gasolina 98.
Um abraço
RCF69

Registado: 3/4/2008 12:27

por rosario » 25/5/2008 11:45

Caro RCF69,

Para ver se lhe compensa a instalação de GPL tem que fazer contas com as seguintes variáveis:

- preço da instalação
- kms que faz anualmente
- anos que pretende ficar com o carro
- consumo do carro

Só assim pode verificar se lhe favorece ou não a transformação para GPL.

Cumprimentos
Rosário

Registado: 27/9/2007 14:33

GPL

por RCF69 » 25/5/2008 11:22

Apesar da maioria dos veiculos na região onde resido ser a gasóleo, provalemnente ca casa dos 70% ou mais, constacto que a minoria está a aderir ao GPL.
Esta semana fui a uma oficina que transforma os carros em GPL, situada numa aldeia junto a Coimbra, e já só tem vagas para Agosto.
Já agora para os menos atentos, eu também fui um deles, só podem ter GPL os carros a gasolina.
Apesar de consunir um pouco mais que a gasolina compensa a mudança e em 1 ano o investimento está recuperado.
Prefiro fazer o sacrificio de não estacionar em parques subterraneos, do que pagar a gasolina a este preço.
Só ainda não tinha mudado porque a minha esposa sempre se opôs, devido ao facto de que ficava sem mala para ir de viagem.
Eu então fui na estória dela.
Cometi um grande erro, pois não é obrigatório usar pneu suplente, desta forma o deposito do GPL fica no lugar do pneu, podendo no entanto colocar mais um deposito na bagajeira, não podendo os 2 ultrapassar os 100 litros.
Constatei que em Portugal existem 221 postos de GPL.
Trabalho cum concelho ao lado do que resido. Em ambos os concelhos existe posto GPL por isso penso ter feito a opção certa.
Ainda não coloquei o GPL, por não ter vaga, só em agosto é possivel, no entanto para ir de férias com o GPL irei ter que deixar o carro 15 dias na oficina, para lhe irem pegando meia hora todos os dias, visto não ter vaga.
Um abraço
RCF69

Registado: 3/4/2008 12:27

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google [Bot], Goya777, macau5m e 66 visitantes