"Angola é gerida por criminosos" - Bob Geldof
Olá scpnuno,
É muito disso. Basta ver que a província do Moxico é 2,5 vezes maior que Portugal e tem uma população de 400.000 habitantes. Isso mesmo. Quatrocentos mil... Foi fortemente devastada pela guerra. Foi a Província onde Jonas Savimbi foi abatido. E onde a Sonangol abastece a cidade de combustível por via aérea. Assim era quando lá estive. E o preço do litro de gasóleo ou gasolina era igual como se se estivesse em Luanda.
scpnuno, estive em Moçambique em 2 momentos diferentes: início de 1995 a meados de 1996 e início 1997 a 2 semanas após os ataques do 11 de Setembro de 2001.
Abraço,
MozHawk
É muito disso. Basta ver que a província do Moxico é 2,5 vezes maior que Portugal e tem uma população de 400.000 habitantes. Isso mesmo. Quatrocentos mil... Foi fortemente devastada pela guerra. Foi a Província onde Jonas Savimbi foi abatido. E onde a Sonangol abastece a cidade de combustível por via aérea. Assim era quando lá estive. E o preço do litro de gasóleo ou gasolina era igual como se se estivesse em Luanda.
scpnuno, estive em Moçambique em 2 momentos diferentes: início de 1995 a meados de 1996 e início 1997 a 2 semanas após os ataques do 11 de Setembro de 2001.
Abraço,
MozHawk
Meus amigos
Para um europeu é dificil perceber certas coisas que se passam em Africa. Como é possivel que uma provincia como o Moz mencionou tenha excedentes agricolas, a estragarem-se e outra no mesmo país tenha carencias.
Para um europeu é impensavél. Porque apesar do que nos queixamos, temos estradas. auto estradas, comboios, barcos. Temos um país onde se pode ir do extremo Norte ao extremo Sul de carro em 6 ou 7 horas.
Em Africa nada é assim. Não há estradas, se calhar poucos carros, não ha comboios, não há barcos e as distancias são doutra magnitude. Medem-se em milhares de Kms. Tudo isto provoca "isolamento" e uma grande dificuldade no transporte de recursos.
Não sei em que altura estiveste em Moçambique, Moz. Eu estive nas alturas todas, nas boas e nas más. E, (para desespero de muitos portugueses) vivi em Maputo numa altura em que por causa da guerra (além das outras dificuldades que mencionei) não havia contacto com as zonas rurais. Logo, animais para consumo eram um bem muito escasso. Basicamente, não havia carne. Mas como Maputo é uma cidade "à beira mar plantada", não faltava peixe nem marisco. Eu enjoei camarão. Já não podia ver semelhante bicho na frente. Para terem uma ideia 1kg de bife (quando havia) custava o mesmo que 4 ou 5 kg de camarão tigre. As unicas coisas que hvia com fartura e ao preço da chuva eram repolhos e carapaus. No entanto, em muitos pontos do país devia haver produtos agricolas a não serem consumidos e gado em excesso.
Presumo que em Angola as coisas devem ser semelhantes, com a agravante de ser um país ainda maior
Abraços
Para um europeu é dificil perceber certas coisas que se passam em Africa. Como é possivel que uma provincia como o Moz mencionou tenha excedentes agricolas, a estragarem-se e outra no mesmo país tenha carencias.
Para um europeu é impensavél. Porque apesar do que nos queixamos, temos estradas. auto estradas, comboios, barcos. Temos um país onde se pode ir do extremo Norte ao extremo Sul de carro em 6 ou 7 horas.
Em Africa nada é assim. Não há estradas, se calhar poucos carros, não ha comboios, não há barcos e as distancias são doutra magnitude. Medem-se em milhares de Kms. Tudo isto provoca "isolamento" e uma grande dificuldade no transporte de recursos.
Não sei em que altura estiveste em Moçambique, Moz. Eu estive nas alturas todas, nas boas e nas más. E, (para desespero de muitos portugueses) vivi em Maputo numa altura em que por causa da guerra (além das outras dificuldades que mencionei) não havia contacto com as zonas rurais. Logo, animais para consumo eram um bem muito escasso. Basicamente, não havia carne. Mas como Maputo é uma cidade "à beira mar plantada", não faltava peixe nem marisco. Eu enjoei camarão. Já não podia ver semelhante bicho na frente. Para terem uma ideia 1kg de bife (quando havia) custava o mesmo que 4 ou 5 kg de camarão tigre. As unicas coisas que hvia com fartura e ao preço da chuva eram repolhos e carapaus. No entanto, em muitos pontos do país devia haver produtos agricolas a não serem consumidos e gado em excesso.
Presumo que em Angola as coisas devem ser semelhantes, com a agravante de ser um país ainda maior
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Palavras excessivas, mas obrigado. É apenas mais uma opinião. Quanto à fome, também não acredito nos números excessivos embora a mesma perdure devido a questões estruturais que tardam em ser ultrapassadas: desemprego, emprego precário, impossibilidade de fazer chegar aos locais de consumo a produção agrícola e consequente escassez e alta de preços, etc... Ainda este fim-de-semana, na imprensa "oficial", o Jornal de Angola, se refere fome nalgumas Comunas do Município de Virei, Província do Namibe, devido à escassez de chuva e à praga de insectos que delapidaram muito do que seria a colheita agrícola.
A título de exemplo, há 2 anos, quando estive na Província do Moxico, em conversa com o Governador local, dizia-me que tinham tido uma produção agrícola de tal forma que já não tinham mais capacidade de armazenagem nas áreas de produção e que corriam o risco de ver muita dessa mesma produção estragar-se pelo facto de não conseguirem fazer o escoamento. Uma visita ao Luena e qualquer tentativa de sair da cidade em qualquer direcção (Bié, KK, Lunda Sul ou Zâmbia) permite perceber facilmente porquê...
É evidente que não se dá comida. Logo, sem emprego e vivendo apenas de expedientes, quem não trabalha tem grandes dificuldades.
Um abraço,
MozHawk
A título de exemplo, há 2 anos, quando estive na Província do Moxico, em conversa com o Governador local, dizia-me que tinham tido uma produção agrícola de tal forma que já não tinham mais capacidade de armazenagem nas áreas de produção e que corriam o risco de ver muita dessa mesma produção estragar-se pelo facto de não conseguirem fazer o escoamento. Uma visita ao Luena e qualquer tentativa de sair da cidade em qualquer direcção (Bié, KK, Lunda Sul ou Zâmbia) permite perceber facilmente porquê...
É evidente que não se dá comida. Logo, sem emprego e vivendo apenas de expedientes, quem não trabalha tem grandes dificuldades.
Um abraço,
MozHawk
por isso é que eu te queria ouvir MozHawk...
quanto à fome, podes dizer um pouco mais ?
não me parece que com esse crescimento brutal do país, possa durar muito ou ser muito extensa.
uma das estatisticas aqui mostrada falava de quase metade da população...
abraço
quanto à fome, podes dizer um pouco mais ?
não me parece que com esse crescimento brutal do país, possa durar muito ou ser muito extensa.
uma das estatisticas aqui mostrada falava de quase metade da população...
abraço
- Registado: 19/4/2005 11:11
Impressionante o que para aqui foi escrito... pela positiva e, claro, pela negativa.
Acredito que quem cá viva já tenha uma visão "diferente" dos demais comuns dos mortais. Vivi 5 anos e meio em Moçambique e vivo há 5 anos e 2 meses am Angola. Destes já quase 11 anos de África, dos quais apenas 4 vivi-os nas capitais e os restantes no mato, dizer-se que, por cá estarmos, sofremos uma espécie de paralisia cerebral que não mais nos deixa ter uma percepção correcta da realidade parece-me ser, no mínimo e sendo cordial, excessivo... Nós, eu e os muitos que por aqui andamos há algum tempo, os que não aparecem nas entrevistas do Expresso, da SIC, da TVI, Visão, etc e tal, fazemos parte dos anónimos que vivem, testemunham, observam ou são mesmo parte integrante do que muitos, e são mesmo muitos, apenas falam de cor.
Fome e o quê? Notícias? Estatísticas? Cada qual acredita no que quer... o petróleo estaria à beira de acabar, pelas estatísticas do HIV/Sida na África Austral divulgados pela OMS e tantas ONGs, na década de 90, metade do continente já estaria morto... O que não significa dizer que a situação não é grave. Sou um "tarado" por estatísticas e acho piada a muitas que vou lendo aqui e acolá. Num país onde as estatísticas valem o que valem, o WFP tem dados precisos sobre a fome em Angola? E nos outros países também? Ok...
Angola é rica? Em potencial, sim. De que forma é que se pode fazer chegar essa riqueza à população? É algo de uma grande complexidade. De que forma está o Governo a aproveitar a bonança do petróleo? Em inúmeras áreas e domínios... Podia andar de outra forma e a outra velocidade? Sem dúvida. O desenvolvimento sustentado não passa apenas por uma solução.
Há fome em Angola? Há, claro. O contrário é que seria de estranhar. Aliás, o combate à pobreza é um dos pontos programáticos do actual governo. Segundo o programa do MPLA para o período de 2009/2012, passo a transcrever, "o programa contempla ainda a erradicação da fome, pobreza, promovendo nível educacional e sanitário adequado da população, o desenvolvimento equitativo e sustentável."
Falar da Angola contemporânea, colocando a discussão apenas entre os que muito têm e os que nada têm, os privilegiados e os miseráveis, é um erro crasso. Vários indicadores são elucidativos quanto ao que se passa no terreno. Em Luanda foram registados mais de 285.000 novos veículos nos últimos 30 meses. Só a Unitel já ultrapassou, há muito, mais de 1.000.000 de clientes. O número de aeronaves comerciais que servem um grande número de cidades no país aumentou de forma avassaladora.
O país tem problemas? Claro. Aliás, parte dos problemas são referidos de forma clara pelos actuais responsáveis do país.
O país tem dinheiro? Tem. As RIL não param de aumentar. É brutal. O país tem até andado a pagar parte das suas dívidas. Ao nível nacional, o Estado tem sido [mais] cumpridor... Isto para dizer o quê? Que Angola tem de facto crescimento mas não um desenvolvimento económico compatível com o seu crescimento. Por muitas e variadas razões que vão muito para além do principal argumento utilizado neste tópico. Ou reconstruir um país saído de guerras sucessivas de 40 anos faz-se de um momento para o outro? Até porque as lacunas em termos de organização, programação, planeamento e visão de médio-longo prazo não primam, muitas vezes, nas tomadas de decisão de quem tem essa responsabilidade.
Muito mais haveria a dizer. Que isto está a mexer com impacto positivo na vida das pessoas, não tenho qualquer dúvida.
Um concidadão que anda por estas paragens, ficou chocado com as condições de vida das populações por cá. Convido-a a visitar uma aldeia do interior de Portugal - de onde se consegue ver o mar, do alto da montanha - para ver como vivem essas pessoas. Quem não tem posses para mais, constrói com o que lhe está à mão e mais adequado às condições do terreno. Não fique chocado. Ou é muito novo e não viveu/viu o que nós tivemos até há pouco tempo em Portugal ou depressa o esqueceu.
Termino esta já longa dissertação com o que realmente penso sobre tudo isto - Angola, Portugal, o mundo em geral - o povo sempre foi o meio, jamais o fim.
Um abraço,
MozHawk
Acredito que quem cá viva já tenha uma visão "diferente" dos demais comuns dos mortais. Vivi 5 anos e meio em Moçambique e vivo há 5 anos e 2 meses am Angola. Destes já quase 11 anos de África, dos quais apenas 4 vivi-os nas capitais e os restantes no mato, dizer-se que, por cá estarmos, sofremos uma espécie de paralisia cerebral que não mais nos deixa ter uma percepção correcta da realidade parece-me ser, no mínimo e sendo cordial, excessivo... Nós, eu e os muitos que por aqui andamos há algum tempo, os que não aparecem nas entrevistas do Expresso, da SIC, da TVI, Visão, etc e tal, fazemos parte dos anónimos que vivem, testemunham, observam ou são mesmo parte integrante do que muitos, e são mesmo muitos, apenas falam de cor.
Fome e o quê? Notícias? Estatísticas? Cada qual acredita no que quer... o petróleo estaria à beira de acabar, pelas estatísticas do HIV/Sida na África Austral divulgados pela OMS e tantas ONGs, na década de 90, metade do continente já estaria morto... O que não significa dizer que a situação não é grave. Sou um "tarado" por estatísticas e acho piada a muitas que vou lendo aqui e acolá. Num país onde as estatísticas valem o que valem, o WFP tem dados precisos sobre a fome em Angola? E nos outros países também? Ok...
Angola é rica? Em potencial, sim. De que forma é que se pode fazer chegar essa riqueza à população? É algo de uma grande complexidade. De que forma está o Governo a aproveitar a bonança do petróleo? Em inúmeras áreas e domínios... Podia andar de outra forma e a outra velocidade? Sem dúvida. O desenvolvimento sustentado não passa apenas por uma solução.
Há fome em Angola? Há, claro. O contrário é que seria de estranhar. Aliás, o combate à pobreza é um dos pontos programáticos do actual governo. Segundo o programa do MPLA para o período de 2009/2012, passo a transcrever, "o programa contempla ainda a erradicação da fome, pobreza, promovendo nível educacional e sanitário adequado da população, o desenvolvimento equitativo e sustentável."
Falar da Angola contemporânea, colocando a discussão apenas entre os que muito têm e os que nada têm, os privilegiados e os miseráveis, é um erro crasso. Vários indicadores são elucidativos quanto ao que se passa no terreno. Em Luanda foram registados mais de 285.000 novos veículos nos últimos 30 meses. Só a Unitel já ultrapassou, há muito, mais de 1.000.000 de clientes. O número de aeronaves comerciais que servem um grande número de cidades no país aumentou de forma avassaladora.
O país tem problemas? Claro. Aliás, parte dos problemas são referidos de forma clara pelos actuais responsáveis do país.
O país tem dinheiro? Tem. As RIL não param de aumentar. É brutal. O país tem até andado a pagar parte das suas dívidas. Ao nível nacional, o Estado tem sido [mais] cumpridor... Isto para dizer o quê? Que Angola tem de facto crescimento mas não um desenvolvimento económico compatível com o seu crescimento. Por muitas e variadas razões que vão muito para além do principal argumento utilizado neste tópico. Ou reconstruir um país saído de guerras sucessivas de 40 anos faz-se de um momento para o outro? Até porque as lacunas em termos de organização, programação, planeamento e visão de médio-longo prazo não primam, muitas vezes, nas tomadas de decisão de quem tem essa responsabilidade.
Muito mais haveria a dizer. Que isto está a mexer com impacto positivo na vida das pessoas, não tenho qualquer dúvida.
Um concidadão que anda por estas paragens, ficou chocado com as condições de vida das populações por cá. Convido-a a visitar uma aldeia do interior de Portugal - de onde se consegue ver o mar, do alto da montanha - para ver como vivem essas pessoas. Quem não tem posses para mais, constrói com o que lhe está à mão e mais adequado às condições do terreno. Não fique chocado. Ou é muito novo e não viveu/viu o que nós tivemos até há pouco tempo em Portugal ou depressa o esqueceu.
Termino esta já longa dissertação com o que realmente penso sobre tudo isto - Angola, Portugal, o mundo em geral - o povo sempre foi o meio, jamais o fim.
Um abraço,
MozHawk
pvg80713 Escreveu:e já agora Fnabais diga-me qual a sua impressão à seguinte questão :
Acredita que o povo ( povo mesmo ) Angolano é ou não mais feliz que o povo Portugues ?
eu acredito que sim, e então o Brasileiro nem se fala...
Acredito que muitas das crianças desfavorecidas de Angola bem como muito do povo que vive em sítios remotos do interior de Angola sejam extremamente mais felizes do que nós, mas apenas pelo simples facto de não conhecerem outra realidade.
Uma outra grande maioria que vive nos grandes centros aparentam uma grande felicidade mas penso que pelo facto de depois de tanto tempo de gerra e de opressão, habituaram-se a viver o dia a dia, cada momento e aproveitar ao máximo sem se preocuparem muito ou mesmo nada com o amanhã!!! Por isso vemos em muitos sitios e ouvimos muita gente dizer (e eu já constatei algumas vezes) que o angolano começa a beber na 6ª feira à tarde e só para no domingo! E se pagares uma semana adiantado logo à 2ª feira, ele vai estourar o "cumbu" todo nessa mesma noite em birras e mulheres e já não aparece no trabalho o resto da semana!!!
Sinceramente, e repetindo-me, acredito que tal facto é o resultado de muitos anos a viver sem saber se amanhã ia estar vivo ou não, pois devido à guerra podia-se morrer quase em qualquer altura e em qualquer lugar.
Falando de uma outra classe social mais restrita já com alguns estudos e mais posses, dos que conheço, penso que não há 1 único que me tenha dito que estava contente com a situação politica e económica actual do país.
Os restantes previligiados (que acredito serem no máximo uns 5% da população total do país) e com boas ligações e que estão a lucrar (e não deve de ser nada pouco) com a situação actual, esses acredito sinceramente que estejam felicissimos e contentes, pois não lhes falta nada e vivem numa realidade à parte e completamente distinta do resto do população.
Desses infelizmente eu também não conheço nenhum. Agora posso afirmar que já falei com alguns colegas da minha área, que até são pessoas de classe média alta e que não estão nada mal na vida, que se sentem realmente frustados e revoltados com a situação actual. Não só por se sentirem reprimidos e com as "pernas cortadas" em muitas situações, mas também extremamente revoltados com a corrupção practicada e com as consequiências da não distribuição da riqueza que sofre o resto da população em geral.
Mais um problema que não sei se ainda aqui foi referido neste tópico e que são as minas!!! è incrível a quantidade de crianças e não só afectadas por este problema. E este problema penso que é outro aspecto fundamental para a evolução do país e que (penso eu) que poderia ser resolvido com uma infima parte dos lucros do petróleo por exº.
Facto estatístico que me lembrei de ir ali consultar a uma revista da air26 do inicio de 2007 (penso eu).
"Angola é o país que vai registar a maior taxa de crescimento económico do mundo, segundo o Jornal de Negócios de Portugal que cita fontes do FMI. As previsões apontam que o país vai crescer a um ritmo anual de 35% (isto para 2007). ... Na estrutura da economia angolana, o petróleo e o gás representam 49% do PIB do país e os diamantes 5%."
De outra fonte revista Sonangol magazine de Julho 2007: "... ainda de acordo com a mesma fonte governamental Angola Consulting Resources (ACR), Angola tem uma produção de 1,5 milhões de barris/dia e reservas confirmadas na ordem dos 12,5 biliões de barris"!!!
Sei que devem haver fontes mais actualiadas e se calhar mais fidedignas conhecidas de muitos de vós mas foi o que me lembrei que tinha aki à mão.
Agora digam-me só se não acham que uma infíma parte deste dinheiro não dava facilmente para acabar com estes 2 grandes problemas que Angola vive hoje em dia (fome e minas). Eu penso que sim ...
Oooopsss já me alonguei de novo!!!!

carrancho Escreveu:PS- Moderadores pf tranquem este tópico... não o consigo evitar!!!! eusa_doh.gif
Carrancho deixa lá o tópico aberto

Abraços e BN,
Life is short, ride hard!!!
ECONOMIA Publicado 8 Maio 2008 19:46
Berardo defende angolanos e critica Geldof
O empresário Joe Berardo considerou hoje, em declarações à agência Lusa, que Bob Geldof não sabe do que está a falar quando afirma que "Angola é um país gerido por criminosos".
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios com Lusa
O empresário Joe Berardo considerou hoje, em declarações à agência Lusa, que Bob Geldof não sabe do que está a falar quando afirma que "Angola é um país gerido por criminosos".
O empresário garantiu à Lusa que não tem negócios naquele país africano, mas, no seu entender, o desenvolvimento económico e social dos últimos anos deve ser elogiado e apoiado.
"Geldof pode ter sido muito bom artista, mas revela uma grande ignorância quando fala sobre Angola", afirmou.
"Portugal deve apoiar Angola, um país que atravessa um processo de transição política e que caminha para a democracia plena", afirmou Joe Berardo, acrescentando mesmo que o futuro de Portugal e dos portugueses passa muito por África e por Angola em particular.
As críticas de Berardo resultam das afirmações do cantor Bob Geldof, numa conferência na terça-feira em Lisboa, promovida pelo Banco Espírito Santo e pelo semanário Expresso, segundo as quais Angola "é um país gerido por criminosos" e tem "das casas mais ricas do mundo", mesmo "mais caras" do que em Londres ou Nova Iorque.
O BES, refira-se, demarcou-se desde logo das afirmações de Geldof.
As ligações de Berardo a Angola têm, hoje, um nome: Millennium bcp, o maior banco privado português, do qual é um accionista de referência, assim como a Sonangol. Sobre esta presença de Angola no capital do BCP, Berardo não tem dúvidas em afirmar que "a Sonangol é muito bem-vinda e que o BCP e o país beneficiam, e muito, deste investimento".
Portugal deve dar as boas-vindas ao capital angolano, como os angolanos têm dado as boas-vindas aos empresários portugueses, acrescentou.
O empresário reconheceu a existência de focos de corrupção e de pobreza em Angola, mas questionou: "E na China e na Índia ou mesmo nos Estados Unidos não há?".Mais importante, disse, é avaliar o percurso de um país que saiu de uma guerra civil ainda há poucos anos e que é hoje uma das economias que apresenta maiores taxas de crescimento em todo o mundo.
"Este crescimento beneficia toda a população", enfatizou.
Sem fugir as questões sobre a governação e transparência do regime político angolano, liderado por José Eduardo dos Santos, Berardo considerou que um país com um desenvolvimento económico acelerado como o angolano, e com a sua história recente, precisa de uma liderança forte, sob pena de se pôr em causa o trabalho que está a ser feito.
Joe Berardo considerou que Angola não precisa do seu investimento financeiro. Prefere, antes, apoiar o desenvolvimento cultural do país e, neste contexto, afirmou à agência Lusa que está disponível para promover exposições e outras iniciativas culturais através da sua Fundação, que tem dezenas de peças de arte africanas.
Berardo defende angolanos e critica Geldof
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios com Lusa
O empresário garantiu à Lusa que não tem negócios naquele país africano, mas, no seu entender, o desenvolvimento económico e social dos últimos anos deve ser elogiado e apoiado.
"Geldof pode ter sido muito bom artista, mas revela uma grande ignorância quando fala sobre Angola", afirmou.
"Portugal deve apoiar Angola, um país que atravessa um processo de transição política e que caminha para a democracia plena", afirmou Joe Berardo, acrescentando mesmo que o futuro de Portugal e dos portugueses passa muito por África e por Angola em particular.
As críticas de Berardo resultam das afirmações do cantor Bob Geldof, numa conferência na terça-feira em Lisboa, promovida pelo Banco Espírito Santo e pelo semanário Expresso, segundo as quais Angola "é um país gerido por criminosos" e tem "das casas mais ricas do mundo", mesmo "mais caras" do que em Londres ou Nova Iorque.
O BES, refira-se, demarcou-se desde logo das afirmações de Geldof.
As ligações de Berardo a Angola têm, hoje, um nome: Millennium bcp, o maior banco privado português, do qual é um accionista de referência, assim como a Sonangol. Sobre esta presença de Angola no capital do BCP, Berardo não tem dúvidas em afirmar que "a Sonangol é muito bem-vinda e que o BCP e o país beneficiam, e muito, deste investimento".
Portugal deve dar as boas-vindas ao capital angolano, como os angolanos têm dado as boas-vindas aos empresários portugueses, acrescentou.
O empresário reconheceu a existência de focos de corrupção e de pobreza em Angola, mas questionou: "E na China e na Índia ou mesmo nos Estados Unidos não há?".Mais importante, disse, é avaliar o percurso de um país que saiu de uma guerra civil ainda há poucos anos e que é hoje uma das economias que apresenta maiores taxas de crescimento em todo o mundo.
"Este crescimento beneficia toda a população", enfatizou.
Sem fugir as questões sobre a governação e transparência do regime político angolano, liderado por José Eduardo dos Santos, Berardo considerou que um país com um desenvolvimento económico acelerado como o angolano, e com a sua história recente, precisa de uma liderança forte, sob pena de se pôr em causa o trabalho que está a ser feito.
Joe Berardo considerou que Angola não precisa do seu investimento financeiro. Prefere, antes, apoiar o desenvolvimento cultural do país e, neste contexto, afirmou à agência Lusa que está disponível para promover exposições e outras iniciativas culturais através da sua Fundação, que tem dezenas de peças de arte africanas.
- Registado: 29/11/2007 1:48
os maiores accionistas do BIC Portugal são o empresário português Américo Amorim, com 25 por cento, e a Sociedade de Participações Financeiras (SPF), da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, também com 25 por cento.
Fernando Teles, presidente do BIC, tem uma participação de 20 por cento, enquanto o empresário luso-brasileiro José Ruas tem 10 por cento.
O restante capital está dividido por vários accionistas angolanos, cada um com uma participação de 5 por cento, entre os quais Sebastião Lavrador, ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA).
O novo banco, que recebeu autorização do Banco de Portugal em finais de Outubro, foi formalmente constituído a 11 de Janeiro.
O BIC Portugal vai dedicar-se especialmente à função de correspondente bancário de bancos angolanos em Portugal tendo em vista a gestão de fluxos financeiros entre os dois países.
A decisão estratégica não é estranha ao crescimento que se verifica nas relações económicas entre Portugal e Angola, pretendendo o BIC Portugal assumir um papel de relevo no apoio às empresas portugueses que negoceiam como Angola, mas também aos investidores angolanos que operam ou pretendam operar em Portugal.
O negócio de particulares será, por isso, um complemento da banca de empresas e do private banking.
O BIC Angola, que está na origem do BIC Portugal e será o seu parceiro privilegiado, iniciou a sua actividade em Maio de 2005 e conta actualmente com 71 agências em Angola, além de nove centros de empresas, um gabinete de private banking e 12 balcões especificamente vocacionados para o apoio a clientes empresariais.
No ano passado, o BIC Angola registou um resultado líquido de 80 milhões de dólares, o que representou um crescimento de 146 por cento relativamente a 2006.
FR.
Lusa/Fim
Fluxos financeiros, o que é isto

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
E que tal fazer uma ponte financeira entre Angola e Portugal ou quem sabe Europa via portugal,...afinal de contas há-de haver uns dinheiritos para serem investidos...
Angola/BIC: Abertura em Portugal beneficia comunidade angolana e facilita trocas comerciais - economistas
07 de Maio de 2008, 20:03
Luanda, 07 Mai (Lusa) - Benefícios financeiros à comunidade angolana em Portugal e a facilitação das trocas comerciais entre Portugal e Angola são as vantagens que vários economistas angolanos destacaram hoje na abertura do Banco BIC português, que inicia actividade na quinta-feira.
Justino Pinto de Andrade, da Universidade Católica de Angola, considerou em declarações à Agência Lusa que os angolanos em Portugal poderão depositar as suas poupanças num banco com capitais angolanos, aventando até a hipótese de obterem empréstimos.
"Não será a primeira vez que se abre um banco angolano em Portugal, o Banco Africano de Investimentos (BAI) também abriu logo de início...mas não teve êxito. Todavia o BIC vai actuar num contexto mais favorável", disse Justino Pinto de Andrade.
Para este economista, o BIC entra em Portugal numa altura de grande fluxo comercial entre os dois países, daí a facilidade de afirmação do BIC português.
"A actividade económica é grande, cada vez mais levada a cabo pelo sector privado. Por isso o fluxo entre o BIC Angola e Portugal será mais fácil", considerou .
Justino Pinto de Andrade sublinhou também a importância para a economia de Angola da existência de um banco de capitais angolanos em Portugal, porque facilitará as transacções comerciais entre os dois países.
Em declarações à Lusa, outro economista angolano, José Cerqueira, fez também referência aos benefícios da abertura deste banco em Portugal para a "numerosa comunidade angolana".
"Há uma comunidade angolana numerosa em Portugal, o que significa fluxo de remessas. Também há estudantes bolseiros em Portugal e daí a movimentação monetária, por isso a abertura do BIC neste país é benéfica", disse José Cerqueira.
Segundo este economista, um banco angolano poderá prestar melhores serviços a este público, com serviços especializados, atraindo assim este tipo de clientes.
"Existe também um volume grande de negócios entre os dois países, que significa pagamentos e o BIC poderá facilitar esse trabalho", frisou o economista.
José Cerqueira afirmou que apesar ainda do défice de serviços financeiros em Angola é "um imperativo que os bancos conquistem a sua internacionalização".
O economista referiu também que a abertura do BIC em Portugal será "uma mais valia" nos possíveis investimentos de empresas angolanas no mercado português, através da prestação de serviços de aconselhamento aos interessados.
"O banco poderá prestar conselhos sobre as oportunidades e garantias de investimentos em Portugal, facilitando o dossier a quem pretenda investir em algum negócio. Acho que é essa a mais valia que neste momento os bancos poderão dar aos investidores", salientou José Cerqueira.
NME.
Lusa/Fim
Cumpt
pvg80713 Escreveu:carrancho,
penso que deviamos ter esta conversa em frente de uma garrafa de amendoa amarga congelada.
Caramba, finalmente 100% de acordo contigo![]()
eu nunca tinha visto. não quer dizer que não existia.
não precisas de estar sempre a fazer de mim o mau da fita e a tecer comentários jocosos.
Acredita que não faço, sei que há muitos a pensarem como tu, sei que a realidade doi muito e custa ver. A minha insitência é precisamente por saber que uma causa da fome é mentalidade e falta de informação.
Estou a ver a tvi com o Miguel Sousa Tavares, que acaba de dizer que o governo Angolano é corrupto e o Bob Geldof tem razão... não falou de fome (ehehehe)
cumprimentos pá
olha eu ando a ver se me pagam uma deslocação a Angola (não é que precise, mas sabe melhor )... não queres ir também ? depois dizemos aqui a nossa opiniao do local.
Sinceramente... duvido que quizesses ir a Angola para visitar miséria. Nem eu sei se teria capacidade/estomago... toca-me muito. Mas podemos sempre procurar informação e ajudar à distância!
abraço
Já agora, quanto aos videos com imagens que não eram de Angola, nunca o quiz fazer passar por tal. Creio que identifiquei os mesmos como sendo do Nosso mundo e não de Angola exclusivamente.
Abraço,
Carrancho
PS- Moderadores pf tranquem este tópico... não o consigo evitar!!!!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Eu sei que disse que não me ia alongar, mas quando o assunto é desta gravidade é-me dificil conter.
Nem sempre é fácil chegar a estes pontos mais graves, a informação é escassa ou não fosse uma das razões da fome o isolamento e dificil acesso. A informação é escassa ou não fosse do interesse dos governos envolvidos a sua não divulgação. Esperar por informação de uma pessoa, ou mesmo de um grupo, que não busca essa informação e valorizá-la só porque vive lá ou lá passou acho tremendamente errado pois certamente leva a conclusões falsas.
Nem sempre é fácil chegar a estes pontos mais graves, a informação é escassa ou não fosse uma das razões da fome o isolamento e dificil acesso. A informação é escassa ou não fosse do interesse dos governos envolvidos a sua não divulgação. Esperar por informação de uma pessoa, ou mesmo de um grupo, que não busca essa informação e valorizá-la só porque vive lá ou lá passou acho tremendamente errado pois certamente leva a conclusões falsas.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho,
penso que deviamos ter esta conversa em frente de uma garrafa de amendoa amarga congelada.
não precisas de estar sempre a fazer de mim o mau da fita e a tecer comentários jocosos.
Estou a ver a tvi com o Miguel Sousa Tavares, que acaba de dizer que o governo Angolano é corrupto e o Bob Geldof tem razão... não falou de fome (ehehehe)
cumprimentos pá
olha eu ando a ver se me pagam uma deslocação a Angola (não é que precise, mas sabe melhor )... não queres ir também ? depois dizemos aqui a nossa opiniao do local.
abraço
cumprimentos pá
abraço
pvg80713 Escreveu:
quanto ao facto de ter valorizado a opinião do fnabais em detrimento das outras deveu-se ao facto de o que vi na sua grande maioria tinha 6,12 anos eram imagens que não eram de Angola etc...
a do Fnabais, é actual e do terreno...
cumprimentos
pvg,
Que fique claro que também valorizei a intervenção do Fnabais até porque é original e actual. Aquilo que escrevi, dos miudos estarem a jogar à bola, foi só para demonstrar que temos de relativizar a informação e que muita, mesmo sem intenção do autor, pode ter sido resultado de uma indução em erro quando se trata da experiência de uma só pessoa, num só local, por acidente. Qualquer um de nós pode ter uma experiência fortuita que nos leva a ter uma visão distorcida da realidade.
Numeros concretos sobre a fome são muito complicados de obter. É um tipo de informação que os governantes tentam a todo o custo distorcer e evitar que transpirem para o exterior.
Eu apresentei um mapa da FAO com dados sobre subnutrição no mundo no periodo de 2002/2004. Nesse periodo os dados em Angola situavam-se em 36% da população Angolana subnutrida. O Marco apresentou outro de 2006 do world food programme das Nações Unidas que apresenta valores de 39% da população Angolana subnutrida. Não são dados de hoje, mas não deixam de ser actuais quando o assunto é fome. Certamente que ninguem razoável acredita que em ano e meio/2 anos ocorreu um milagre e a fome simplesmente desapareceu de Angola, os dirigentes ainda são os mesmos.
Hoje mesmo o Marco, após criticares o "fora de prazo" da informação anterior, colocou links para informação de 2007 e 2008. Se te tivesses dado ao trabalho de fazer uma pesquisa tinhas por exemplo encontrado um mapa com 118 paises e a comparação do Global Hunger Index desses paises de 1990 para 2007. Angola tinha 39.77 em 1990 e 31.50 em 2007, o Brasil tinha 8.33 / 4.60, Moçambique 45.43 / 27.97, Guiné-Bissau 23.73 / 27.43, Timor no data / 20.60....
Angola continua entre os piores, acima de 30.00 eles consideram " extremly alarming", tem tido um progresso desde 2002 que consideram insignificante.
Esta passagem tem tudo que ver com este tópico
According to estimates made by the World Bank, Angola has a population of 15.9 million, although no one can really be sure so soon after the war. Angola is in good position to become a wealthy African nation since it is rich in oil and diamonds. Unfortunately, until now only the corrupt elite has profited from this and income has not been used for investment in the country. Two thirds of the angola population live in poverty. Only 40% have access to clean water.
Fonte: IFPRI (International Food Policy Research Institute)
Mas claro, tu preferes continuar a valorizar a experiência de um em detrimento de muitas organizações e se o MozHawk te disser que onde está nunca se apercebeu de nada, tu vais achar que no passa nada em Angola e estes dados são falsos.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
trial Escreveu:Todas as tentativas para resolver problemas em Africa como fome , corrupção ,violência, por regra estão condenadas ao fracasso .
Quem é o culpado. A desculpa do colonialismo não tem razão de ser
A Libéria nunca foi colonizada ,Haiti e s proclamou a independência 1804 ,tinha um nível de riqueza superior a França , primeira medida matar e expulsar o colonos , cena repetida no Zimbabué nos últimos tempos com os resultados que todos sabemos há países que se tornaram independentes muito mais tarde e são propores.
E difícil abordar o tema com coragem , as conserva mansa evita problemas .
Houve uma grande polémica recentemente sobre Africa com James Watson, Nobel da Medicina em 1962.
Na curva do rio
V.S.Naipul
li faz alguns anos, mas ainda me lembro...
Todas as tentativas para resolver problemas em Africa como fome , corrupção ,violência, por regra estão condenadas ao fracasso .
A Libéria nunca foi colonizada ,Haiti e s proclamou a independência 1804 ,tinha um nível de riqueza superior a França , primeira medida matar e expulsar o colonos , cena repetida no Zimbabué nos últimos tempos com os resultados que todos sabemos há países que se tornaram independentes muito mais tarde e são propores.
Houve uma grande polémica recentemente sobre Africa com James Watson, Nobel da Medicina em 1962.
- Registado: 18/1/2008 16:20
pvg80713 Escreveu:Há fome em Angola ? Penso que já não há.
Para eu mudar esta opinião seria preciso o Mozwak dizer que sim. Aí eu mudaria de opinião e tentaria saber mais.
cumprimentos a todos
pvg807113,
claro que há fome, há fome em todo o lado, eu também já dei sandes na baixa de S.Franscisco uma das cidades mais ricas do mundo mas com muitos vagabundos. Eu próprio estou a ficar com alguma fome!
Quando dizes que não há fome, queres afirmar não há fome a uma escala tal que destrutura uma sociedade até ao colapso total? Penso que haja, pelo menos em vários locais de Angola, como aqui dito deslocados no suburbios, regiões isoladas sob domínio de pequenos ditadores locais, etc...Acho que não será preciso procurar muito para obter estas informações, aliás aqui expostas todos os outros acesos participantes. Um óptimo indicador para a até quanto a fome está a afectar uma sociedade, é o fenómeno dos pais (do Mali e Guinés) venderem os filhos para irem "trabalhar" para as plantações de algodão e cacau na Costa do Marfim! Claro que tudo isto se passa em todo o lado (Portugueses em Espanha), é uma questão de escala e a que ponto estas desgraças destruturam uma sociedade inteira!
Não faz mal!...
carrancho,
o lula ganhou ( e eu gostei ) porque o povo estava farto de uma série de questões, entre as quais a corrupção extrema... não foi por causa da fome...
e porque a sua promessa implicita foi a de diminuir as assimetrias entre muito ricos e muito pobres, aumentou bastante o salário minimo etc... penso que não teve nada que ver com fome. ( sim penso eu...)
e conseguiu que o real finalmente não desvalorizasse...
também há aqui brasileiros... sff digam de vossa justiça.
quanto ao facto de ter valorizado a opinião do fnabais em detrimento das outras deveu-se ao facto de o que vi na sua grande maioria tinha 6,12 anos eram imagens que não eram de Angola etc...
cumprimentos
o lula ganhou ( e eu gostei ) porque o povo estava farto de uma série de questões, entre as quais a corrupção extrema... não foi por causa da fome...
e porque a sua promessa implicita foi a de diminuir as assimetrias entre muito ricos e muito pobres, aumentou bastante o salário minimo etc... penso que não teve nada que ver com fome. ( sim penso eu...)
e conseguiu que o real finalmente não desvalorizasse...
também há aqui brasileiros... sff digam de vossa justiça.
cumprimentos
Seria muito pouco provável o Lula lançar nova campanha Fome zero, seria o assumir de que a primeira não tinha tido sucesso.
De qualquer forma, essa é uma resposta muito pobre à minha questão. Continuo sem perceber porque, para ti, tal campanha não resultaria em Portugal e no Brasil resulta. Será que os teus conhecidos no Brasil são uns fora-de-série-que-sabem-tudo-e-os-restantes-brasileiros-são-todos-patinhos-que-vão-em-conversa-de-fome-que-não-existe? Nas favelas não têm todos TV? Já sei... são os muitos que vivem na Amazónia que não têm tv mas vão votar porque dizem que lhes matam a fome(mas esses têm fome?).
Se te esforçares um bocadinho e estiveres nessa predisposição, como parece, vais sempre encontrar uma forma de contrapor os argumentos que te sejam apresentados em como a fome existe. Exagerando, se eu te apresentar provas em como ontem estavam n pessoas a morrer à fome em angola, tu vais sempre poder dizer que hoje essas pessoas estão já mortas e a fome deixou de existir.
Estou como o Marco, mais não posso fazer e se calhar já excedi o razoável na minha participação neste tópico.
Abraço,
Carrancho
De qualquer forma, essa é uma resposta muito pobre à minha questão. Continuo sem perceber porque, para ti, tal campanha não resultaria em Portugal e no Brasil resulta. Será que os teus conhecidos no Brasil são uns fora-de-série-que-sabem-tudo-e-os-restantes-brasileiros-são-todos-patinhos-que-vão-em-conversa-de-fome-que-não-existe? Nas favelas não têm todos TV? Já sei... são os muitos que vivem na Amazónia que não têm tv mas vão votar porque dizem que lhes matam a fome(mas esses têm fome?).
Se te esforçares um bocadinho e estiveres nessa predisposição, como parece, vais sempre encontrar uma forma de contrapor os argumentos que te sejam apresentados em como a fome existe. Exagerando, se eu te apresentar provas em como ontem estavam n pessoas a morrer à fome em angola, tu vais sempre poder dizer que hoje essas pessoas estão já mortas e a fome deixou de existir.
Estou como o Marco, mais não posso fazer e se calhar já excedi o razoável na minha participação neste tópico.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
pvg80713 Escreveu:fnabais,
és a primeira opinião que registo com muito apreço.
...
Estás a ver pvg, tu valorizas uma opinião isolada. O fnabais até pode ter sido induzido em erro, sei lá, as crianças estavam a jogar à bola, ainda não tinham lanchado, alguem lhes aparece com sandes e eles lutam por um bocado de pão. Eu puto também era capaz de fazer o mesmo, e se fosse o mais pequeno e não conseguisse o meu quinhão também chorava baba e ranho. No entanto esta foi a "primeira opinião que apreciaste" desvalorizando todos os dados que foram aqui postados fornecidos por organizações que andam no terreno a lutar contra a fome.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
porque Portugal é muito pequeno. Eles teem 18 vezes mais pessoas e são várias dezenas de vezes maiores que nós.
Cá eu esperava abertura dos telejornais, todos com os casos.
lá efectivamente, apenas pode existir uma ideia...
e se o Lula disser para ganhar votos que há fome, também ninguém pode provar o contrário...
vamos ver nas próximas eleições se ele repete o slogan... penso que não !
editado
isto era resposta ao carrancho sobre o brasil
e já agora Fnabais diga-me qual a sua impressão à seguinte questão :
Acredita que o povo ( povo mesmo ) Angolano é ou não mais feliz que o povo Portugues ?
Cá eu esperava abertura dos telejornais, todos com os casos.
lá efectivamente, apenas pode existir uma ideia...
e se o Lula disser para ganhar votos que há fome, também ninguém pode provar o contrário...
vamos ver nas próximas eleições se ele repete o slogan... penso que não !
editado
isto era resposta ao carrancho sobre o brasil
e já agora Fnabais diga-me qual a sua impressão à seguinte questão :
="fnabais.ferro
garanto-te que ainda há muita gente a viver em condições que qualquer português consideraria desumano!!!
As povoações de certas aldeias e sitios vivem em condições que acho que poucos de nós podem imaginar. Vejam que se após fazer 200Km pelo meio de picadas encontras um lugarzinho com uma dúzia de cubatas (pequenas casotas de barro com telhados de palha) imaginem o isolamento e a falta de condições em que vivem.
Efectivamente, também penso que se trouxesses essas pessoas para um apartamento ou uma vivenda com todas as condições a que estamos habituados talvez eles não se adaptassem e quisessem regressar à sua cubatazinha. É um modo de vida tribal que ainda se encontra muito por lá, principalmente nas provincias do interior.
As crianças com maior aspecto de nutrição carente que vi, ainda que pareça incrível, foi em alguns mercados de provincias grandes (Uige Menongue e Huambo por exº). No Menongue vi mesmo uma cena caricata de uma mãe (com não mais que 20 e poucos anos), grávida, com um puto às costas e mais dois filhos a brincar ao lado. As crianças, apesar de apresentarem um aspecto de falta de nutrição por demais evidente, estavam sentadas num monte de terra , todos cobertos de pó, a jogarem um joguinho com as mãos e com um sorriso de orelha a orelha de fazer inveja a muitos de nós que vivemos nesta sociedade de stress constante, onde afirmamos ser felizes!!! Só tenho mesmo pena de nesses mercados não ser aconselhável andar de máquina fotográfica em punho e por isso não tenho imagens!!!

Adiante ... Fome existe com toda a certeza!!! Corrupção ... está à vista de todos, ou se não estiver à vista vem ter conosco mais cedo ou mais tarde (Os tais pedidos de gasosas!!!) Enfim ... quando para lá fui a 1ª vez a minha opinião era de que o país precisaria de pelo menos 20 a 30 anos para começar a melhorar razoavelmente. Hoje em dia ... a minha opinião continua practicamente a mesma, se bem que por gosto, quero acreditar que seja diferente.
Mas quando se vê a nova marginal a nascer, com arranha céus topos de gama, e se olha para o projecto daquela nova marginal estilo Manhatan, e constatamos que o saneamento básico continua extremamante precário, a eletricidade e o abastecimento de água idem o que é que podemos pensar?!?!?
Infelizmente penso que Angola é vitima de um crescimento pouco sustentado e desregrado, onde apenas 5% da população beneficia da imensa riqueza que o país produz.
Abraços e BN,
Life is short, ride hard!!!
pvg80713 Escreveu:jam,
se voce cá criar uma cesta de produtos, com feijao, arroz, massa açucar etc a preço fixo... ganhas muitos votos de certeza.
cumprimentos
editado :
Fome Zero !, cá penso que não. mas por exemplo :
Redução da pobreza !
penso que ganhava muitos votos...
Não duvido, mas duvido que alguém crie uma campanha de erradicação à fome sem que haja fome. Acho que é o 3º post em que afirmo isto... ou pelo menos que quero dar a entender nem que seja por figuras de estilo. Mas não dou mais.
Cá o cabaz funcionava bem, porque temos outra coisa de que não nos orgulhamos: pobreza muito significativa. Nisso estamos perto de África e mais longe da Europa.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

pvg80713 Escreveu:jam,
se voce cá criar uma cesta de produtos, com feijao, arroz, massa açucar etc a preço fixo... ganhas muitos votos de certeza.
cumprimentos
editado :
Fome Zero !, cá penso que não. mas por exemplo :
Redução da pobreza !
penso que ganhava muitos votos...
Hem???? "Cá penso que não"? Porque pensas que não cá e lá pensas que sim?

Abraço,
Carrancho
Carrancho