Fim da globalização(.......)
os especuladores aproveitaram o aumento da procura e os produtores de cereais não aumentaram a produção.
?????? mas que poder é que os especuladores têm sobre a produção?A subida desmesurada do petroleo,do algodão, mas principalmente dos cereais vai obrigar á intervenção da ONU.
ONU? O que é isso? Um mero organismo de fachada sem qualquer poder (e ainda bem!)
A globalização não vai desaparecer por falta de regulamentação e controlo. Pode desaparecer por EXCESSO DE REGULAMENTAÇÃO E CONTROLO
A última vez que o comércio livre mundial foi atacado e destruído por proteccionismos acabámos na 2ª guerra mundial, a ver vamos agora
a globalização catapultou o mundo para os melhores índices de bem estar da História da Humanidade. Mesmo assim há quem queira voltar à idade da pedra....

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Re: Fim da globalização(.......)
scotch Escreveu:... vai obrigar á intervenção da ONU.
Chegaste agora a este planeta, não?
A ONU são os EUA e mais 4 que formaram o clube dos vencedores da 2ª Guerra Mundial (são os únicos com direito de veto e os únicos que "legalmente" podem ter armas nucleares). Não é nenhum governo mundial nem nenhum parlamento mundial (e ainda bem, a maioria dos estados lá representados nem sequer são democracias).
De vez em quando reunem-se e tomam umas decisões mas só as cumpre quem quer e quem não cumpre só é punido se os outros estiverem para isso. Em especial os EUA... que são os únicos com poder real para isso...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
dvck Escreveu:o mercado encarregar-se-á de equilibrar os pratos da balança novamente
Realmente é verdade que os mercados se auto-adaptam, normalmente no médio/longo prazo.
Mas no caso dos bens alimentares, não se pode esperar que o mercado se auto-equilibre.Em muitos países, no médio prazo, haverá fome e depois mortes!
No mercado do petroleo, foi preciso alguns paises encontrarem a solução fora do mercado.Com os biocombustiveis, entraram no mercado dos cereais, influênciando este mercado pela negativa.
A regeneração dos mercados também se faz pela mudança do conceito de globalização.Que possívelmente passa por uma globalização mais restrita,em que os países fiquem menos dependentes dos grandes produtores/exportadores do que quer que seja!
- Registado: 23/2/2008 0:35
Re: Fim da globalização(.......)
scotch Escreveu:A globalização selvagem,sem regras, tal e qual a conhecemos julgo ter "os dias contados" no longo prazo.
A subida desmesurada do petroleo,do algodão, mas principalmente dos cereais vai obrigar á intervenção da ONU.Passamos assim a ter uma globalização regulamentada!
Por outro lado, países exportadores de cereais vão taxar ou diminuir as exportações.Obrigando outros países a retomarem a cultura de cereais.Se cada país produzir exclusivamente para consumo interno, lá se vai o conceito de globalização!
Na minha opinião, os culpados(salvo seja!)são os indianos, os chineses que passaram a comer mais!Como é normal os especuladores aproveitaram o aumento da procura e os produtores de cereais não aumentaram a produção de cereais.é muito parecido ao que acontece com o petroleo.
Parece-me a mim que se trata de um processo de adaptação.O conceito de globalização apareceu com o desenvolvimento das telecomunicações e transportes.Agora(por adaptação) vai desaparecer, muito por causa da falta de regulamentação e do descontrol.Faz-me lembrar as alterações climáticas.
Nós que estamos na Europa a 27, não corremos graves riscos se a UE reagir atempadamente.Afinal a Europa é auto-suficiente em (quase) tudo.E no que não é pode passar a sê-lo.
Parece-me uma visão apocalíptica, profética e redutora. Essa visão das economias se voltarem a fechar, nos dias de hoje, é completamente desprovida de sentido. O fenómeno da globalização é hoje irreversível e apesar destes choques no curto prazo, o mercado encarregar-se-á de equilibrar os pratos da balança novamente.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Fim da globalização(.......)
A globalização selvagem,sem regras, tal e qual a conhecemos julgo ter "os dias contados" no longo prazo.
A subida desmesurada do petroleo,do algodão, mas principalmente dos cereais vai obrigar á intervenção da ONU.Passamos assim a ter uma globalização regulamentada!
Por outro lado, países exportadores de cereais vão taxar ou diminuir as exportações.Obrigando outros países a retomarem a cultura de cereais.Se cada país produzir exclusivamente para consumo interno, lá se vai o conceito de globalização!
Na minha opinião, os culpados(salvo seja!)são os indianos e os chineses que passaram a comer mais!Como é normal os especuladores aproveitaram o aumento da procura e os produtores de cereais não aumentaram a produção.É muito parecido ao que acontece com o petroleo.
Parece-me tratar-se de um processo de adaptação.O conceito de globalização apareceu com o desenvolvimento das telecomunicações e transportes.Agora(por adaptação) vai desaparecer, muito por causa da falta de regulamentação e do descontrol.Faz-me lembrar as alterações climáticas.
Nós que estamos na Europa a 27, não corremos graves riscos se a UE reagir atempadamente.Afinal a Europa é auto-suficiente em (quase) tudo.E no que não é pode passar a sê-lo.
Na minha opinião, os culpados(salvo seja!)são os indianos e os chineses que passaram a comer mais!Como é normal os especuladores aproveitaram o aumento da procura e os produtores de cereais não aumentaram a produção.É muito parecido ao que acontece com o petroleo.
Parece-me tratar-se de um processo de adaptação.O conceito de globalização apareceu com o desenvolvimento das telecomunicações e transportes.Agora(por adaptação) vai desaparecer, muito por causa da falta de regulamentação e do descontrol.Faz-me lembrar as alterações climáticas.
- Registado: 23/2/2008 0:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Eduardo R., latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SalvaFP, trilhos2006, Xãd, yggy e 135 visitantes