Qual a melhor altura para se estar certo?
AMR-bolsa Escreveu:
Provavelmente aqui a maior parte são traders com time frame diferente do ANTUNES e não perceberam o seu ponto de vista.
Existem determinados aspectos que sendo diferentes leva a que pessoas não percebam o ponto de vista exposto( ex: um trader que esteja num momento a olhar para o mercado com pensamento contrário não aceitará OPINIÃO de TRADER que se deixa levar pela euforia, negativa ou positiva, do mercado naquele momento e vice-versa. Mas existem mais factores que por vezes originam discórdias).
Quanto ao sair cedo ou sair tarde, tudo é relativo, depende do plano de trading de cada um, se saiu de acordo com o plano ele não saiu nem cedo nem tarde. À posteriori se pode ver que saiu cedo/tarde , mas se saiu naquele ponto foi porque trader achou ser o momento de o fazer.
Isto dava "pano para mangas", fico por aqui pois não tenho tempo para tal.
Exactamente!
Há com certeza investidores e traders a comprar agora acções ou entrarem longos nos mercados pelos mais diversos motivos e podem estar certos ou errados segundo o plano que eles alaboraram. Uma coisa é certa, eu não lhes vou dizer que estão a entrar "cedo demais" só porque têm um plano diferente do meu...
Antunes Escreveu:Gostava de te ver justicar isso a quem tem acções financeiras (e não só) tais como o BPI (-47%), BCP (-42%), BES (-30%), PTM (-41%), PT (-26%), SON (-34%), SNC (-38%), isto porque nem quero falar nos Bear Sterns e C&ia lá da terra dos gringos...
O que é que isso tem que ver com o que eu disse?
Podes explicar?

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Isto é totalmente falso e é extremamente importante sublinhar que é falso.
Quem está certo cedo demais é frequentemente completamente trucidado pelo mercado. Especialmente quando há (e é frequente haver, com particular incidência nos pequenos investidores):
> Posições curtas envolvidas;
> Crédito ou posições alavancadas;
> Investimento em warrants ou opções.
A situação "mais suave" é quando se trata de um investidor que investe só do lado longo, não recorre a créditos ou a produtos como warrants. Este investidor, se estiver certo cedo demais (por exemplo achar que o mercado vai cair bem antes do mercado deixar de subir) tem um sofrimento leve. O que lhe acontece é que deixa de ganhar.
Não é uma situação grave mas também não é bom dado que este investidor conservador precisa de retirar o seu lucro dos bull markets e portanto é importante aproveitá-los tanto quanto possível. Se sair a meio, obviamente está a desperdiçar uma enorme fatia e a rendibilidade nunca será particularmente boa. Tanto mais que depois para ele o bear market é uma travessia do deserto onde não ganha nada ou perde algum.
Sublinho, o que descrevi é a situação mais suave.
Os outros que estão certos cedo demais são atropelados pelo mercado (por atropelados endende-se falir, ficar endividado ou estornicar perto de 100% do capital).
Não haja ilusões quanto a isto: estar certo cedo demais é ou mau ou muito mau (claro está, depende do grau de erro e do grau de risco adquirido no mercado).
Gostava de te ver justicar isso a quem tem acções financeiras (e não só) tais como o BPI (-47%), BCP (-42%), BES (-30%), PTM (-41%), PT (-26%), SON (-34%), SNC (-38%), isto porque nem quero falar nos Bear Sterns e C&ia lá da terra dos gringos...
Sim porque a bolsa não é só produtos alavancados, créditos (??), opções, warrants e outros. Trata-se acima de tudo de criar riqueza no longo prazo!
E quem comprar agora está certo "cedo demais" ou "a tempo"?
AMR-bolsa Escreveu:Provavelmente aqui a maior parte são traders com time frame diferente do ANTUNES e não perceberam o seu ponto de vista.
É bem provável. O que eu quis dizer foi que era evidente que varios anos consecutivos de subidas iam ter o seu bear market mais tarde ou mais cedo. Sabia-se disso, já cheirava a esturro, e isso não me impediu de manter posições longas há uns meses atrás quando o Antunes já nos andava a alertar. Tal com não me impediu de inverter as agulhas quando pareceu necessário.
Para quê contrariar a tendência? Desde que se esteja atento às "mudanças de vento"...
Desculpem se dei uma de engraçadinho. Não é minha intenção ofender o Antunes e peço desculpa se o fiz. Apenas quis "ilustrar" a minha opinião de forma a que fosse mais perceptível.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Antunes Escreveu: Na altura fui bastante criticado e fiquei com a sensação de que os sucessivos avisos foram totalmente em vão...
Provavelmente aqui a maior parte são traders com time frame diferente do ANTUNES e não perceberam o seu ponto de vista.
Existem determinados aspectos que sendo diferentes leva a que pessoas não percebam o ponto de vista exposto( ex: um trader que esteja num momento a olhar para o mercado com pensamento contrário não aceitará OPINIÃO de TRADER que se deixa levar pela euforia, negativa ou positiva, do mercado naquele momento e vice-versa. Mas existem mais factores que por vezes originam discórdias).
Quanto ao sair cedo ou sair tarde, tudo é relativo, depende do plano de trading de cada um, se saiu de acordo com o plano ele não saiu nem cedo nem tarde. À posteriori se pode ver que saiu cedo/tarde , mas se saiu naquele ponto foi porque trader achou ser o momento de o fazer.
Isto dava "pano para mangas", fico por aqui pois não tenho tempo para tal.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Pois eu respondo. Entendo a pergunta claramente.
Ee melhor estar errado cedo demais.
Esta ee a minha experiencia que tambem inclui nao ter medo de perguntas que expoem a nossa humana (?) tendencia de ter medo de ter medo.
Esta ee a minha experiencia que tambem inclui nao ter medo de perguntas que expoem a nossa humana (?) tendencia de ter medo de ter medo.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Quico Escreveu:Eu digo que os mercados vão subir. Não sei é quando...
Mas deixem estar que quando isso acontecer consistentemente, eu venho cá avisar e recolher os louros, tá bem?![]()
Abraço.
Não se trata de vir aqui recolher os louros .
Quando alguem antecipadamente exprime uma opinião ( que de modo algum serve de recomendação à alguem )e a fundamentar .
Não vejo o Porquê de essa pessoa que na altura ( não lhe passaram cartão ) vir alertar que o seu cenario foi concretizado .
Ao invês de ouvir e ler algumas opiniões completamente disparatadas que nem deviam ser escritas .
Abraços
Em mercados, só sabemos que estamos certos á posteriori (prognosticos só no fim do jogo) no entanto sem querer ser profeta da desgraça, eu pessoalmente tenho algum receio, pelo facto de estarmos a assistir a uma alavancagem da procura, muito acima das necessidades do consumo mundial, por via da injecção de capitais, colocando algumas matérias primas em níveis altissimos. Os mercados podem corrigir esta situação, agora depende de que forma o vão fazer. Se as economias abrandarem e consequentemente os niveis de procura baixarem, pode ficar muito de especulação e pouco de fundamental nos preços. Mas é um receio meu. Aceito opiniões diferentes, naturalmente.
- Registado: 30/1/2008 21:36
Antunes Escreveu:O propósito é sobretudo demonstrar que nunca é cedo demais para se estar certo mas há alturas em que é tarde demais, que o digam aqueles que detêm acções financeiras no seu portofólio.
Isto é totalmente falso e é extremamente importante sublinhar que é falso.
Quem está certo cedo demais é frequentemente completamente trucidado pelo mercado. Especialmente quando há (e é frequente haver, com particular incidência nos pequenos investidores):
> Posições curtas envolvidas;
> Crédito ou posições alavancadas;
> Investimento em warrants ou opções.
A situação "mais suave" é quando se trata de um investidor que investe só do lado longo, não recorre a créditos ou a produtos como warrants. Este investidor, se estiver certo cedo demais (por exemplo achar que o mercado vai cair bem antes do mercado deixar de subir) tem um sofrimento leve. O que lhe acontece é que deixa de ganhar.
Não é uma situação grave mas também não é bom dado que este investidor conservador precisa de retirar o seu lucro dos bull markets e portanto é importante aproveitá-los tanto quanto possível. Se sair a meio, obviamente está a desperdiçar uma enorme fatia e a rendibilidade nunca será particularmente boa. Tanto mais que depois para ele o bear market é uma travessia do deserto onde não ganha nada ou perde algum.
Sublinho, o que descrevi é a situação mais suave.
Os outros que estão certos cedo demais são atropelados pelo mercado (por atropelados endende-se falir, ficar endividado ou estornicar perto de 100% do capital).
Não haja ilusões quanto a isto: estar certo cedo demais é ou mau ou muito mau (claro está, depende do grau de erro e do grau de risco adquirido no mercado).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulisses Pereira Escreveu:Antunes, com todo o respeito que tenho por ti, posts destes são iguais aqueles que apenas dizem "Eu bem avisei" que são do pior género que eu vejo pelos fóruns. Nunca gostei desse género de posts e não ficaria bem se não te dissesse isto.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
A minha intenção não era essa.
O propósito é sobretudo demonstrar que nunca é cedo demais para se estar certo mas há alturas em que é tarde demais, que o digam aqueles que detêm acções financeiras no seu portofólio.
Eu tentei chamar atenção em 2006 e 2007 (e talvez até 2005) aqui no forum para aquilo que estava para vir. Eu sabia que as bolhas (imobiliário e crédito) iam rebentar mas, obviamente, não sabia bem quando: ninguém sabia! Na altura fui bastante criticado e fiquei com a sensação de que os sucessivos avisos foram totalmente em vão...
Duvido...
Duvido até que este Antunes seja o verdadeiro "Antunes"!
Quack
Quack
Qual a melhor altura para se estar certo?
...cedo "demais" ou tarde demais?
Para mim, 2006 e 2007 foi mais que a tempo. Outros dirão que foi cedo "demais"... Mas também haverão outros que agora sabem que 2008 foi tarde demais...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=54602&highlight=
Para mim, 2006 e 2007 foi mais que a tempo. Outros dirão que foi cedo "demais"... Mas também haverão outros que agora sabem que 2008 foi tarde demais...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=54602&highlight=
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 41 visitantes