MAGLEV, mais rápido que os TGV !
JAM Escreveu:silvaxico Escreveu:Se não estou em erro, a ideia de construir o TGV em Portugal é permitir a ligação à rede europeia. Não teria grande lógica fazer algo não compatível com o que existe nos outros países europeus.
E 500km/h na ligação a Madrid dava cabo dos empregos em Lisboa... os donos das nossas empresas (espanhois) já podiam morar em Madrid e vir trabalhar para Lisboa (1 hora de viagem)...
Estás enganado. O objectivo da construção do TGV é mostrar aos europeus que nós estamos a evoluir e já temos o que eles têm.
Além disso é necessário dinamizar o sector da construção civil. Então, em vez de cada um fazer as obras em sua casa para melhorar a habitabilidade, vamos todos doar impostos para o TGV.
Daqui a 15 anos estamos no mesmo patamar (se já tivermos terminado a construção) Eles com o MAGLEV e nós orgulhosamente com o TGV.
Sou pela maximização das estruturas existentes. O TGV neste momento é uma megalomania similar ao que os Chineses fizeram com o MAGLEV que o CN refere.
Não concordo com a primeira parte da tua resposta, mas concordo com parte da última "sou pela maximização das estruturas existentes". Para a ligação Lisboa-Porto os 220 km/h são mais do que suficientes. O problema é que a linha do norte está "cheia" e é preciso fazer outra. Para linhas novas a diferença de custo entre uma linha tradicional e uma linha de TGV é assim tão grande?
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silvaxico Escreveu:Se não estou em erro, a ideia de construir o TGV em Portugal é permitir a ligação à rede europeia. Não teria grande lógica fazer algo não compatível com o que existe nos outros países europeus.
E 500km/h na ligação a Madrid dava cabo dos empregos em Lisboa... os donos das nossas empresas (espanhois) já podiam morar em Madrid e vir trabalhar para Lisboa (1 hora de viagem)...
Estás enganado. O objectivo da construção do TGV é mostrar aos europeus que nós estamos a evoluir e já temos o que eles têm.
Além disso é necessário dinamizar o sector da construção civil. Então, em vez de cada um fazer as obras em sua casa para melhorar a habitabilidade, vamos todos doar impostos para o TGV.
Daqui a 15 anos estamos no mesmo patamar (se já tivermos terminado a construção

Sou pela maximização das estruturas existentes. O TGV neste momento é uma megalomania similar ao que os Chineses fizeram com o MAGLEV que o CN refere.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Maglev e as joias
Ola,
Eu vivi em Shanghai durante varios anos. Andei varias vezes de Maglev do aeroporto de Pudong para... um descampado perto da cidade Shanghai
Bem, o Maglev e:
mais rapido que o TGV
mais comfortavel que o TGV
muito mais caro que o TGV
Eu, como futuro utilizador dos TGVs em Portugal, acho que 250/300 km por hora e rapido o suficiente e tambem acho que o TGV e comfortavel que baste.
Mas acima de tudo, o Maglev e de tal maneira caro que so pode ser construido num intuito de publicidade e motivacao das massas, como alias os Chineses fizeram. Os Chineses nao queriam uma solucao para um problema (como reduzir o tempo de viagem aeroporto-cidade) mas queriam sim ter uma joia para mostrarem a eles e ao mundo. O Maglev de Shanghai e um investimento sem retorno. Aquando da decisao de compra Maglev ou TGV (sim, esteve na mesa de negociacoes) o que fez pesar a balanca foi o facto de o Maglev vir a ser uma coisa unica no mundo.
Abraco a 300, com as rodas no chao
CN
Eu vivi em Shanghai durante varios anos. Andei varias vezes de Maglev do aeroporto de Pudong para... um descampado perto da cidade Shanghai




Eu, como futuro utilizador dos TGVs em Portugal, acho que 250/300 km por hora e rapido o suficiente e tambem acho que o TGV e comfortavel que baste.
Mas acima de tudo, o Maglev e de tal maneira caro que so pode ser construido num intuito de publicidade e motivacao das massas, como alias os Chineses fizeram. Os Chineses nao queriam uma solucao para um problema (como reduzir o tempo de viagem aeroporto-cidade) mas queriam sim ter uma joia para mostrarem a eles e ao mundo. O Maglev de Shanghai e um investimento sem retorno. Aquando da decisao de compra Maglev ou TGV (sim, esteve na mesa de negociacoes) o que fez pesar a balanca foi o facto de o Maglev vir a ser uma coisa unica no mundo.
Abraco a 300, com as rodas no chao
CN
Alcobaça entrega à AR petição contra TGV
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=21955
O movimento "TGV Serra dos Candeeiros - Não" entregou uma petição com mais de cinco mil assinaturas.
O movimento "TGV Serra dos Candeeiros - Não" entregou esta tarde na Assembleia da República uma petição com mais de cinco mil assinaturas contra a passagem da linha de TGV pelo concelho de Alcobaça.
O presidente do movimento, dez presidentes das juntas de freguesia e cerca de 40 habitantes do concelho de Alcobaça dirigiram-se esta tarde ao Parlamento para entregar as 5041 assinaturas recolhidas desde o início do mês de Fevereiro.
Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça e primeiro subscritor da petição "TGV Serra dos Candeeiros - Não", afirmou que foram muito bem recebidos pelo Gabinete do Presidente da Assembleia República e que a petição foi remetida para a Comissão de Obras Públicas, que reencaminhará a petição para o plenário do Parlamento para depois ser discutida.
Paulo Inácio aproveitou para alertar para os custos ambientais brutais do traçado: "temos a certeza de que se o TGV passar pela Serra dos Candeeiros toda uma faixa importante do concelho de Alcobaça fica posta em causa em termos de qualidade de vida e crescimento económico. Nós consideramos isso inaceitável", afirmou o autarca, defendendo que "o pseudo-progresso do TGV não legitima tudo".
"Temos sérias reservas de que um ganho temporal de 10 a 15 minutos legitime tamanhas consequências", acrescentou Paulo Inácio, que reivindica uma "reflexão" sobre o traçado, de modo a que "este passe a Este da Serra dos Candeeiros".
José Diogo, presidente da junta de freguesia de Turquel, afirmou, por seu lado, que ainda acredita nos órgãos institucionais deste país.
"Já tenho 19 anos de vida autárquica e sinto-me triste com isto. Somos nós que sentimos a dor na alma com atentados e aberrações como esta em colocar a linha de TGV na nossa freguesia. A linha vai passar por cima de terrenos e de casas. Isto é invasão de propriedade privada. Temos que ver se esta obra faz realmente falta ao país", afirmou.
Aljubarrota é uma das freguesias mais afectadas pela construção da linha com 10 a 12 casas a serem derrubadas. A população está contra o traçado entre Lisboa e Porto e queixa-se que ainda não lhes foi dada nenhuma explicação para a construção do traçado por cima das suas casas.
"Vamos ficar com um património paisagístico danificado, com populações divididas. Vão ser apresentadas indemnizações mas as pessoas querem permanecer nas suas casas, às quais lhes custaram a adquirir e agora custa-lhes vê-las derrubadas", explicou José Lourenço, presidente da junta de freguesia de Aljubarrota.
Lara Domingos, uma das habitantes do concelho, disse que as expropriações só iam começar a partir de 2011 e que iam dar um valor por metro quadrado de habitação.
"Não me deram justificação nenhuma. A minha casa ainda estava a ser construída mas esteve parada durante 4 meses mas agora continuei porque só em 2011 é que vamos ter de mudar. Não vou agora parar a construção da minha casa", afirmou.
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=21955
Cumprimentos.

O movimento "TGV Serra dos Candeeiros - Não" entregou esta tarde na Assembleia da República uma petição com mais de cinco mil assinaturas contra a passagem da linha de TGV pelo concelho de Alcobaça.
O presidente do movimento, dez presidentes das juntas de freguesia e cerca de 40 habitantes do concelho de Alcobaça dirigiram-se esta tarde ao Parlamento para entregar as 5041 assinaturas recolhidas desde o início do mês de Fevereiro.
Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça e primeiro subscritor da petição "TGV Serra dos Candeeiros - Não", afirmou que foram muito bem recebidos pelo Gabinete do Presidente da Assembleia República e que a petição foi remetida para a Comissão de Obras Públicas, que reencaminhará a petição para o plenário do Parlamento para depois ser discutida.
Paulo Inácio aproveitou para alertar para os custos ambientais brutais do traçado: "temos a certeza de que se o TGV passar pela Serra dos Candeeiros toda uma faixa importante do concelho de Alcobaça fica posta em causa em termos de qualidade de vida e crescimento económico. Nós consideramos isso inaceitável", afirmou o autarca, defendendo que "o pseudo-progresso do TGV não legitima tudo".
"Temos sérias reservas de que um ganho temporal de 10 a 15 minutos legitime tamanhas consequências", acrescentou Paulo Inácio, que reivindica uma "reflexão" sobre o traçado, de modo a que "este passe a Este da Serra dos Candeeiros".
José Diogo, presidente da junta de freguesia de Turquel, afirmou, por seu lado, que ainda acredita nos órgãos institucionais deste país.
"Já tenho 19 anos de vida autárquica e sinto-me triste com isto. Somos nós que sentimos a dor na alma com atentados e aberrações como esta em colocar a linha de TGV na nossa freguesia. A linha vai passar por cima de terrenos e de casas. Isto é invasão de propriedade privada. Temos que ver se esta obra faz realmente falta ao país", afirmou.
Aljubarrota é uma das freguesias mais afectadas pela construção da linha com 10 a 12 casas a serem derrubadas. A população está contra o traçado entre Lisboa e Porto e queixa-se que ainda não lhes foi dada nenhuma explicação para a construção do traçado por cima das suas casas.
"Vamos ficar com um património paisagístico danificado, com populações divididas. Vão ser apresentadas indemnizações mas as pessoas querem permanecer nas suas casas, às quais lhes custaram a adquirir e agora custa-lhes vê-las derrubadas", explicou José Lourenço, presidente da junta de freguesia de Aljubarrota.
Lara Domingos, uma das habitantes do concelho, disse que as expropriações só iam começar a partir de 2011 e que iam dar um valor por metro quadrado de habitação.
"Não me deram justificação nenhuma. A minha casa ainda estava a ser construída mas esteve parada durante 4 meses mas agora continuei porque só em 2011 é que vamos ter de mudar. Não vou agora parar a construção da minha casa", afirmou.
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=21955
Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
aqui esta algo que acabei de ler e que esta directamente ligado a questao do querer "mais e mais"....ate parece que surgiu de proposito:
http://www.fromthewilderness.com/free/ww3/100303_eating_oil.html
buzzzo
http://www.fromthewilderness.com/free/ww3/100303_eating_oil.html
...The questions we must ask ourselves now are, how can we allow this to happen, and what can we do to prevent it? Does our present lifestyle mean so much to us that we would subject ourselves and our children to this fast approaching tragedy simply for a few more years of conspicuous consumption?...
buzzzo
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- Registado: 16/12/2007 3:51
[quote="Buzzzo1"]Ja se questionaram em relaçao a energia necessaria para levitar todas aquelas toneladas!!!???
Boas,
Pelo que li e ouvi sobre o maglev o consumo de energia é substnacialmente menor que qualquer outro meio de transporte e tem a grande vantagem de não consumir energia fóssil, pelo que em termos ecológicos é óptimo. Descobri um trabalho que explica bem esta tecnologia com as suas vantagens e desvantagens.
http://alumni.ipt.pt/~goncalom/Maglev.htm
Quanto ao nosso Portugal e o tão ambicionado TGV, não sei até que ponto será tão vantajoso para Portugal ter esta linha, pois tenho muitas dúvidas quanto à sua rentabilidade, ou melhor, a não rentabilidade, pois depois seremos nós a pagar. Mas Lisboa-Madrid ainda se compreenderá, mas Lisboa-Porto-Vigo isso só para loucos. E note-se eu sou do Norte, mas para quê uma linda a custar os olhos da cara e mais
para se ganhar uns míseros minutos. Coloquem mas é as linhas que temos a funcionar como deve ser e já teremos um Porto -Lisboa em tempo muito razoàvel.

Boas,
Pelo que li e ouvi sobre o maglev o consumo de energia é substnacialmente menor que qualquer outro meio de transporte e tem a grande vantagem de não consumir energia fóssil, pelo que em termos ecológicos é óptimo. Descobri um trabalho que explica bem esta tecnologia com as suas vantagens e desvantagens.
http://alumni.ipt.pt/~goncalom/Maglev.htm
Quanto ao nosso Portugal e o tão ambicionado TGV, não sei até que ponto será tão vantajoso para Portugal ter esta linha, pois tenho muitas dúvidas quanto à sua rentabilidade, ou melhor, a não rentabilidade, pois depois seremos nós a pagar. Mas Lisboa-Madrid ainda se compreenderá, mas Lisboa-Porto-Vigo isso só para loucos. E note-se eu sou do Norte, mas para quê uma linda a custar os olhos da cara e mais



Os prós e contras do investimento do TGV em Portugal !
Ora aqui está um video interessante!
Os prós e contras do investimento do TGV em Portugal !
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.p ... ment_all=1
É realmente um projecto Megalomico !
Cumprimentos

Os prós e contras do investimento do TGV em Portugal !
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.p ... ment_all=1
É realmente um projecto Megalomico !

Cumprimentos
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
O que eu acho é que se devia investir na rede ferroviária que já temos
Precisamente! tornar aquilo que ja temos em algo eficiente e que fosse muitissimo mais acessivel. E que assim fosse possivel minimizar o uso de transporte individual,e todos os problemas que decorrem desse luxo.
buzzzo
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- Registado: 16/12/2007 3:51
Comparando com o que tinhamos há 50 anos, hoje em dia temos meios de transporte muito mais rápidos, eficientes e confortáveis, daqui a 50 anos deveremos estar muito melhor e a necessitar de menores recursos do planeta.
Voce acredita mesmo nessa do " necessitar de menores recursos"!?
Voce sabe o que vai acontecer quando paises como a China,India, etc.... quando todas aquelas pessoas acharem que tambem tem direito ao seu " quinhao de energia"?
Voce sabe porque razao se fazem as guerras ?
Voce acredita mesmo nessa do "daqui a 50 anos deveremos estar muito melhor e a necessitar de menores recursos do planeta."!?
Isto mais nao é do que uma fuga para frente e quem vier atras que feche a porta!
buzzzo
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- Registado: 16/12/2007 3:51
Portugal é pequeno !

Justifica-se sim, TGV Lisboa- Madrid, para ligação á rede Europeia. Agora TGV dentro do nosso pequeno Portugal, ainda por cima com paragem em todas as quintas ! Quando atingir a velocidade máxima tem de parar logo a seguir.

Cumprimentos !
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" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Buzzzo1 Escreveu:Por alguma coisa somos inteligentes para podermos ter o conforto, mobilidade e tudo o que um animal selvagem não pode ter.
entao voce acredita que somos inteligentes?....e é para podermos ter conforto?...porque o TGV nao tem conforto suficente é isso?
e os animais nao podem ter?..ja foi ver se os animais estao interessados nesse tal de "conforto"?.
Repare, apenas escrevi a mensagem para focar o promenor do " mais e mais" e do problema que essa postura vai ter num futuro quando começar a faltar os recursos existentes neste planeta! - Apenas isto!!
Apenas quis focar a necessidade de viver a vida procurando minimizar este apetite desmesurado por energia!
mas acabo esta mensagem como acabei a outra.
GO ON ...
buzzzo
Só para exclarecer a minha opinião, o TGV é mais confortável e rápido que um ALFA, ou um combóio da linha de Sintra ou Cascais, mas se pudermos ter um meio de transporte ainda mais rápido não será melhor?!
Não sei valores de consumo para TGV e MAGLEV, mas repare que o TGV tem um atrito elevado e o MAGLEV só tem praticamente o atrito aerodinâmico.
Por sermos intelegentes é que optimizamos os recursos necessários para manter e melhorar o nosso nível de vida.
Comparando com o que tinhamos há 50 anos, hoje em dia temos meios de transporte muito mais rápidos, eficientes e confortáveis, daqui a 50 anos deveremos estar muito melhor e a necessitar de menores recursos do planeta.
Por alguma coisa somos inteligentes para podermos ter o conforto, mobilidade e tudo o que um animal selvagem não pode ter.
entao voce acredita que somos inteligentes?....e é para podermos ter conforto?...porque o TGV nao tem conforto suficente é isso?
e os animais nao podem ter?..ja foi ver se os animais estao interessados nesse tal de "conforto"?.
Repare, apenas escrevi a mensagem para focar o promenor do " mais e mais" e do problema que essa postura vai ter num futuro quando começar a faltar os recursos existentes neste planeta! - Apenas isto!!
Apenas quis focar a necessidade de viver a vida procurando minimizar este apetite desmesurado por energia!
mas acabo esta mensagem como acabei a outra.
GO ON ...
buzzzo
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TP1 Escreveu:Buzzzo1 Escreveu:Ja se questionaram em relaçao a energia necessaria para levitar todas aquelas toneladas!!!???![]()
Realmente a raça humana é mesmo "especial": procura inovar e progredir sempre no sentido de gastar mais e mais energia, como se este bem estivesse disponivel e de facil acesso para "tudo e mais alguma coisa"!!!!
A "mae natureza", toda ela ,procura funcionar de modo a gastar o minimo possivel e da forma mais eficiente possivel
- uma molecula de agua é estavel, usando menos energia, precisamente por partilhar os electroes de valencia entre os atomos de hidrogenio e oxigenio.
-um qualquer animal selvagem vive obdecendo instintivamente a este principio de conservaçao de energia,caçando ou usando os recursos existentes apenas o suficiente para poder sobreviver e procriar!
A raça humana nao conhece tal comportamento!- e dizemo-nos nos muito inteligentes!!!
GO ON MY FRINDS- continuem la a sonhar com " sonhos de levitaçao e outros que tais"!!!
buzzzo
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Caro Buzzzo1,
O que está a fazer num fórum de bolsa?! Seguindo essa lógica você deveria estar enfiado na cama para gastar o mínimo de energia, sem pc, televisão, hi-fi, ... e para comer devia ir à procura do mesmo pois nem frigorífico devia ter em casa...
Por alguma coisa somos inteligentes para podermos ter o conforto, mobilidade e tudo o que um animal selvagem não pode ter.
Buzzzo1 Escreveu:Ja se questionaram em relaçao a energia necessaria para levitar todas aquelas toneladas!!!???![]()
Realmente a raça humana é mesmo "especial": procura inovar e progredir sempre no sentido de gastar mais e mais energia, como se este bem estivesse disponivel e de facil acesso para "tudo e mais alguma coisa"!!!!
A "mae natureza", toda ela ,procura funcionar de modo a gastar o minimo possivel e da forma mais eficiente possivel
- uma molecula de agua é estavel, usando menos energia, precisamente por partilhar os electroes de valencia entre os atomos de hidrogenio e oxigenio.
-um qualquer animal selvagem vive obdecendo instintivamente a este principio de conservaçao de energia,caçando ou usando os recursos existentes apenas o suficiente para poder sobreviver e procriar!
A raça humana nao conhece tal comportamento!- e dizemo-nos nos muito inteligentes!!!
GO ON MY FRINDS- continuem la a sonhar com " sonhos de levitaçao e outros que tais"!!!
buzzzo






Ja se questionaram em relaçao a energia necessaria para levitar todas aquelas toneladas!!!???
Realmente a raça humana é mesmo "especial": procura inovar e progredir sempre no sentido de gastar mais e mais energia, como se este bem estivesse disponivel e de facil acesso para "tudo e mais alguma coisa"!!!!
A "mae natureza", toda ela ,procura funcionar de modo a gastar o minimo possivel e da forma mais eficiente possivel
- uma molecula de agua é estavel, usando menos energia, precisamente por partilhar os electroes de valencia entre os atomos de hidrogenio e oxigenio.
-um qualquer animal selvagem vive obdecendo instintivamente a este principio de conservaçao de energia,caçando ou usando os recursos existentes apenas o suficiente para poder sobreviver e procriar!
A raça humana nao conhece tal comportamento!- e dizemo-nos nos muito inteligentes!!!
GO ON MY FRINDS- continuem la a sonhar com " sonhos de levitaçao e outros que tais"!!!
buzzzo

Realmente a raça humana é mesmo "especial": procura inovar e progredir sempre no sentido de gastar mais e mais energia, como se este bem estivesse disponivel e de facil acesso para "tudo e mais alguma coisa"!!!!
A "mae natureza", toda ela ,procura funcionar de modo a gastar o minimo possivel e da forma mais eficiente possivel
- uma molecula de agua é estavel, usando menos energia, precisamente por partilhar os electroes de valencia entre os atomos de hidrogenio e oxigenio.
-um qualquer animal selvagem vive obdecendo instintivamente a este principio de conservaçao de energia,caçando ou usando os recursos existentes apenas o suficiente para poder sobreviver e procriar!
A raça humana nao conhece tal comportamento!- e dizemo-nos nos muito inteligentes!!!
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buzzzo
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- Registado: 16/12/2007 3:51
Se não estou em erro, a ideia de construir o TGV em Portugal é permitir a ligação à rede europeia. Não teria grande lógica fazer algo não compatível com o que existe nos outros países europeus.
E 500km/h na ligação a Madrid dava cabo dos empregos em Lisboa... os donos das nossas empresas (espanhois) já podiam morar em Madrid e vir trabalhar para Lisboa (1 hora de viagem)...
E 500km/h na ligação a Madrid dava cabo dos empregos em Lisboa... os donos das nossas empresas (espanhois) já podiam morar em Madrid e vir trabalhar para Lisboa (1 hora de viagem)...

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Os TGV têm mais de 25 anos...
rosario Escreveu:Realmente são fabulosos.
O que vale é que Portugal costuma andar 20 anos atrasado em relação aos outros países mais desenvolvidos, por isso, pode ser que daqui a 20 anos se comece a discutir o mesmo que hoje se discute sobre o TGV... só que nessa altura já devem haver meios de transporte muito mais rápidos e eficientes que os MAGLEV.
Enfim... temos que manter os 20 anos de distância
Os TGV já têm 27 anos. Realmente nos MAGLEV com a técnologia da levitação magnética usando o sistema de suspensão eletrodinâmica, práticamente não existe atrito. Já nos TGV, é só pataniscas


Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Realmente são fabulosos.
O que vale é que Portugal costuma andar 20 anos atrasado em relação aos outros países mais desenvolvidos, por isso, pode ser que daqui a 20 anos se comece a discutir o mesmo que hoje se discute sobre o TGV... só que nessa altura já devem haver meios de transporte muito mais rápidos e eficientes que os MAGLEV.
Enfim... temos que manter os 20 anos de distância
O que vale é que Portugal costuma andar 20 anos atrasado em relação aos outros países mais desenvolvidos, por isso, pode ser que daqui a 20 anos se comece a discutir o mesmo que hoje se discute sobre o TGV... só que nessa altura já devem haver meios de transporte muito mais rápidos e eficientes que os MAGLEV.
Enfim... temos que manter os 20 anos de distância

MAGLEV, mais rápido que os TGV !


Ora vejam os videos no link abaixo:
http://planetin.blogspot.com/2008/03/tr ... rpido.html


Cumprimentos.
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" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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