Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 03

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 26/3/2008 18:44

ljbk Escreveu:Da mesma forma passando acima é positivo, só que no caso actual da JMT tem de ser vencida a linha de queda a preto. Os sinais tambem são mais fortes quando a passagem é coincidente nas 2 linhas.

OK, já entendi as bases do teu sistema embora não saiba os parâmetros que usas para definir as tuas linhas.

Sistemas há muitos e muitas vezes acertam nuns títulos e falham noutros...

ljbk Escreveu:Se falhar novamente junto à resistência vamos ter uma nova grande queda em breve com a repetição do padrão anterior.

Essas certezas nunca devemos ter em Bolsa.
Deves substituir o "vamos ter" por "é provável que tenhamos"...

O grande problema da AT é fazer perder 50% do possível lucro por entrarmos e sairmos atrasados.

Eu prefiro tentar advinhar os fundos e os topos para aumento ou redução da posição base mas essa é defenida em termos de longo prazo e pela AF.

Neste momento temos na JMT:
cotação > MME5 > MME15
e com as duas curvas das médias ascendentes.
Isso para mim é muito bullish.

E para mim um sinal de entrada pode ser dado pela simples inversão da MME5.

Um abraço,
JAS

P.S. - Podes sempre utilizar este meu post para discutir as acções que tenho em carteira.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por ljbk » 26/3/2008 15:40

Boa tarde,

Para ilustrar as comparações com os indices, inclui aqui uma comparação da evolução da JMT contra a média da evolução dos titulos do actual PSI, da Impresa e da Martifer (22 titulos) desde 29/08/2005 (indice 10). Para as IPOs mais recentes, só passam a contar para a média desde o seu 1º dia em Bolsa.
Como se pode constatar, entre Setembro de 2005 e Setembro de 2006, a JMT não foi a melhor aposta já que a média dos outros titulos valorizou mais. Nos 4 meses seguintes a JMT foi uma boa opção deixando de o ser durante mais 6 meses. Finalmente e excluindo o ultimo mês, a JMT tem sido uma boa opção para os longos desde Julho de 2007.
No conjunto geral dos 2 anos e meio, a JMT está claramente acima da média.
É claro que com o indice a cair, bater o indice pode querer dizer descer menos.
Para os curtos, nesses momentos, podem interessar aqueles titulos que fazem muito pior que o indice.

Desculpe ter um pouco enchido o seu tópico, mas penso que estes conceitos podem ser importantes para quem o lê.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_psi22.gif
ljbk_jmt_psi22.gif (10.76 KiB) Visualizado 1533 vezes

Registado: 25/11/2005 11:15

por ljbk » 26/3/2008 9:41

Caro JAS,

Não vou aqui detalhar o meu "sistema" ou a forma como o interpreto para abrir posições longas ou curtas porque até há mais uma curva envolvida que não está no gráfico.
É verdade que quanto mais volatilidade houver, mais temos as curvas a oscilar no curto prazo o que dificulta a tomada de decisões o que é o caso no S&P neste momento. É para isso que servem os stops. Para alem disso não há nenhum sistema perfeito para comprar no fundo e vender no topo.
Deixo aqui o mesmo gráfico de ontem da JMT com umas linhas pretas que ajudam a perceber o enquadramento do sinal azul. O sinal azul passar abaixo da media é negativo mas não obrigatóriamente um sinal de venda.
Da mesma forma passando acima é positivo, só que no caso actual da JMT tem de ser vencida a linha de queda a preto. Os sinais tambem são mais fortes quando a passagem é coincidente nas 2 linhas.
Posso tambem indicar que na maior parte dos casos, os sinais mais claros do "sistema" acontecem quando são vencidos suportes ou resistências tal como já aqui foi referido por pessoas mais experientes como o Ulisses.
Finalmente relativamente à sessão de ontem, a força de compra levou a serem quebradas as duas resistências nos 4.80 e junto aos 5 e é verdade que aguentou a seguir procurando apoio no referido suporte(antiga resistência) junto aos 5 que é tambem precisamente onde se situa agora às 08:35.
Se quebrar a ultima resistência indicada nos 5.15/5.20 a linha preta descendente irá ser quebrada o que será muito positivo para o titulo.
Se falhar novamente junto à resistência vamos ter uma nova grande queda em breve com a repetição do padrão anterior.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080325.PNG
ljbk_jmt_20080325.PNG (22.86 KiB) Visualizado 1747 vezes

por JAS » 26/3/2008 2:26

ljbk Escreveu:Relativamente ao grafico, a média é a linha horizontal do meio de cor alaranjada ao contrário das outras que são amarelas. As linhas de cor verde e azul são derivadas dos dados diarios mas não se comparam com a branca nem entre si.
Este "sistema", deu um claro sinal de compra no final de Setembro (09).

OK, já entendi.

No final de Setembro terias comprado JMT a 4,10 e terias saído à volta dos 4,80 (a azul dá um alerta e a verde dá a confirmação?) sem teres aproveitado para venderes na zona dos 5,60.
Ou juntas ao sistema stops móveis função dos máximos que vai fazendo?

De qualquer forma terias outra vez um sinal de compra nos finais de Janeiro que teria dado um trade negativo entre os 5,20 e os 4,90.

Na JMT o problema da AT, e dos sistemas em geral, é que ela tem, em geral movimentos muito bruscos.
Houve uma queda de 10% numa única sessão (5,50->4,90)e julgo que o teu sistema só disparou depois.

Quanto ao volume tens razão que fez um volume significativo em menos de 30 minutos.
Mas nota que depois disso, e até ao final da sessão, ela se manteve acima dos 5,00 e isso durou mais 1,5 horas.

Uma pergunta final: O sistema está-te a dar ordem de compra a partir da cotação de hoje ou não?

Um abraço,
JAS

por ljbk » 25/3/2008 22:35

Como prometido, aqui fica o gráfico da Sonae.
Os circulos vermelhos correspondem a uma passagem a Bear e os circulos verdes a uma passagem a Bull.
Ou seja, neste momento o titulo está com uma tendência negativa.

BN,
ljbk.

Edit:
PS: a subida de hoje da JMT entre as 14:51 e as 15:11 entre os 4.82 e os 5.12 foi feita com cerca de 450000 titulos: 25% do volume do dia em 20 minutos !
Anexos
ljbk_son_20080325.PNG
ljbk_son_20080325.PNG (36.75 KiB) Visualizado 2052 vezes

por ljbk » 25/3/2008 20:57

Caro JAS,

Os 4.80 eram uma resistência e a prova é que houve uma paragem da cotação durante algumas sessões frente a ela, um posterior recuo, e que hoje durante mais de 70% da sessão esteve lá colada sem atravessar.
O facto de não ter parado junto aos 4.95/5 Euros está relacionado com o volume e a subida de forma brusca: quase 7% em menos de 30 minutos.
A comparação com o PSI só é válida em dias de grande movimentações. Num dia tão Bull como hoje seria pelo menos estranho que um titulo não subisse.
Não tenho aqui o gráfico da SON "à mão", mas vou ver se o coloco mais logo.
Relativamente ao grafico, a média é a linha horizontal do meio de cor alaranjada ao contrário das outras que são amarelas. As linhas de cor verde e azul são derivadas dos dados diarios mas não se comparam com a branca nem entre si.
Este "sistema", deu um claro sinal de compra no final de Setembro (09).

Já agora, já não tenho posição na JMT há algum tempo pelo que não estou aqui como "opinion maker".

BN,
ljbk.

Re

por JAS » 25/3/2008 20:44

majomo Escreveu:Volto a perguntar sobre a sonae e sobre a mudança de estratégia.
Na semana passada, só reforçaria se fosse cá em baixo...

O que o levou a mudar de ideias?

Tenho a noção que a minha resposta não vai parecer muito lógica porque comprar num dia de queda não é habitualmente aconselhável.

Mas o certo é que a vi aguentar-se muito bem APESAR dos grandes despejos que houve.

Deu-me ideia que os Fundos, pressionados pelos resgates, andarão com pouca liquidez e que, num dia de algumas subidas violentas, se desfizeram de SON's para poderem correr para as outras.

Talvez tenham feito mal...

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 25

por JAS » 25/3/2008 20:36

ljbk Escreveu:
JAS Escreveu:Os Fundamentais acabam por vir ao de cima...

JMT
Foi a estrela contrariando os ATzinhos...
Levaram-me umas a 5,07 mas foram meros "excedentes".

Caro JAS,

Permita-me referir que durante a maior parte da sessão, até pouco antes das 15 horas, a JMT esteve colada à resistência agora suporte indicado nos 4.80.
Num movimento brusco, que não fui quantificar em termos de volume ao site da Euronext, passou em alguns minutos dos 4.80 aos 5.12 ou seja abaixo da 3ª resistência que tinha sido indicada que não venceu.

Passou 2 resistências que tinhas indicado sem sequer parar.
Isso significa que as resistências não eram significativas.

ljbk Escreveu:Permita-me tambem referir que uma subida de quase 8% na JMT não é invulgar tal como o não seria uma queda de 8%, contrariamente ao sentimento geral de hoje no mercado em que parece que acabaram todos os problemas e regressamos ao Bull. O titulo que não subisse hoje tinha um perspectiva claramente negativa.

E no outro dia em que o PSI caíu 2% e a JMT subiu 3%? Não foi uma perspectiva claramente positiva para o título?

Houve títulos que hoje não subiram tanto e que têm boas perspectivas.
Entre eles eu digo: SON

ljbk Escreveu:Finalmente permita-me apresentar um gráfico que sustenta o meu raciocinio. A branco tem a cotação de fecho dos ultimos 9 meses. A verde e azul tem 2 sinais construidos a partir dos diferentes dados diários. Acima da média é positivo para o titulo, abaixo é negativo.

A média é qual?
(Entendi como sendo a linha das cotações)

ljbk Escreveu:Como pode verificar, quer na curva verde quer na curva azul já estamos "em média" abaixo da média.
Obviamente que se essa tendência de queda destes sinais fosse interrompida com o rompimento dos 5.20, isso seria muito positivo para o titulo.
Mas enquanto isso não acontecer, o mais natural é que, mais dia menos dia, se esteja num óptimo ponto para abrir uma posição curta com o devido stop loss.

Se o teu sistema é de muito curto prazo, e só te dá sinal com as linhas verde e azul acima da branca, ele já te fez perder duas subidas (uma em Janeiro dos 4,55 aos 5,50 e outra agora dos 4,40 aos ...) e isso representa um lucro potencial de mais de 35%.
No nosso PSI terás poucas acções com esse potencial em 2008.

Em termos de longo prazo a JMT continua a parecer-me nitidamente Bull.

Um abraço,
JAS

por majomo » 25/3/2008 19:29

JAS,
cumprimentos pelo dia verde...

Volto a perguntar sobre a sonae e sobre a mudança de estratégia.
Na semana passada, só reforçaria se fosse cá em baixo...

O que o levou a mudar de ideias?

:)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 25

por ljbk » 25/3/2008 18:49

JAS Escreveu:Os Fundamentais acabam por vir ao de cima...

JMT

Caro JAS,

Permita-me referir que durante a maior parte da sessão, até pouco antes das 15 horas, a JMT esteve colada à resistência agora suporte indicado nos 4.80.
Num movimento brusco, que não fui quantificar em termos de volume ao site da Euronext, passou em alguns minutos dos 4.80 aos 5.12 ou seja abaixo da 3ª resistência que tinha sido indicada que não venceu.
Permita-me tambem referir que uma subida de quase 8% na JMT não é invulgar tal como o não seria uma queda de 8%, contrariamente ao sentimento geral de hoje no mercado em que parece que acabaram todos os problemas e regressamos ao Bull. O titulo que não subisse hoje tinha um perspectiva claramente negativa.
Finalmente permita-me apresentar um gráfico que sustenta o meu raciocinio. A branco tem a cotação de fecho dos ultimos 9 meses. A verde e azul tem 2 sinais construidos a partir dos diferentes dados diários. Acima da média é positivo para o titulo, abaixo é negativo.
Como pode verificar, quer na curva verde quer na curva azul já estamos "em média" abaixo da média.
Obviamente que se essa tendência de queda destes sinais fosse interrompida com o rompimento dos 5.20, isso seria muito positivo para o titulo.
Mas enquanto isso não acontecer, o mais natural é que, mais dia menos dia, se esteja num óptimo ponto para abrir uma posição curta com o devido stop loss.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080325.gif
ljbk_jmt_20080325.gif (20.04 KiB) Visualizado 2475 vezes

Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 25

por JAS » 25/3/2008 18:01

Os Fundamentais acabam por vir ao de cima...

JMT

SEM
Finalmente subiu alguma coisa de jeito.
Tinha vendido uns "excedentes" a 7,99 de manhã e a seguir disparou.

SON
Grandes despejos hoje e um volume de quase 28M...
Acredito que recupere assim que os Fundos deixarem de ter a pressão dos resgates.
Reforcei a posição com compras a 1,155 e 1,16.

INA
Vamos ver se repito o meu trade mais positivo deste ano.
Compra a 0,80.

Com as subidinhas de hoje a rentabilidade passou de -20 para -14%.
Nada mau.

JAS
Anexos
cart 03-25.png
cart 03-25.png (61.48 KiB) Visualizado 2593 vezes

Re:

por JAS » 21/3/2008 15:37

filipe1970 Escreveu:Já está definido que vai ser mediante direitos como aconteceu com a Inapa ? Sempre pensei que fosse mediante reservas. Se fôr através de direitos, temos o caldo entornado no BCP.

Os aumentos de Capital podem ser feitos por incorporação de reservas (quando as há, o que não é o caso...) ou por entrada de dinheiro fresco.

A entrada de dinheiro pode ser "reservada aos accionistas" (sendo atribuídos direitos) ou ser "aberta" a toda a gente (não sendo atribuídos direitos).

Haver direitos, só por si, não entorna o caldo...
A dimensão do AC e o preço de venda das novas acções é que são mais importantes.

Um abraço,
JAS

Re: Re

por filipe1970 » 20/3/2008 22:05

JAS Escreveu:Relativamente ao BCP só volta a entrar quando estiver definido o preço do AC.
E, provavelmente, entrarei só no AC comprando direitos.

Já está definido que vai ser mediante direitos como aconteceu com a Inapa ? Sempre pensei que fosse mediante reservas. Se fôr através de direitos, temos o caldo entornado no BCP.

Registado: 29/2/2008 16:48

Re

por JAS » 20/3/2008 21:32

carcanhol Escreveu:Mas o Jas que tem mais poder de fogo e será menos rancoroso, para quê insistir em sonaes e Semapas se agora é que o BCP está a jeito de dar uns bons trades?

Relativamente ao BCP só volta a entrar quando estiver definido o preço do AC.
E, provavelmente, entrarei só no AC comprando direitos.

Um abraço,
JAS

--------------------------

majomo Escreveu:esses 3% na sonae denotam mesmo falta de confiança...

Também entre hoje nos 1,17 tendo em conta que este valor tem sido um suporte nos últimos tempos.

Mas, parece que esta acção tem perdido bastante força.
Qual a tua estratégia, caso quebre os 1,17?

Só ter lá metidos 3% não dá direito a ter estratégia...

Eu reforço a posição quando voltar a 1,20 ou então...muito lá em baixo.

Um abraço,
JAS

por majomo » 20/3/2008 19:50

JAS,

esses 3% na sonae denotam mesmo falta de confiança...

Também entre hoje nos 1,17 tendo em conta que este valor tem sido um suporte nos últimos tempos.

Mas, parece que esta acção tem perdido bastante força.
Qual a tua estratégia, caso quebre os 1,17?

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por carcanhol » 20/3/2008 19:41

Viva Jas boa tarde!

Eu até percebo que após perdas no BCP, eu mesmo vou levar algum tempo a digerir o abatimento que o BCP me fez nos lucros de novembro da GALP, pessoalmente acho que nunca os vou perdoar para mim BCP "Jamais" (onde é que eu já ouvi isto) :mrgreen:

Mas o Jas que tem mais poder de fogo e será menos rancoroso, para quê insistir em sonaes e Semapas se agora é que o BCP está a jeito de dar uns bons trades?

Só de pensar que ainda há dias estava a dar a cotação do BCP a um amigo por telefone no fim da sessão a 1,75 e hoje a coisa deu 1,90€

Aquilo que faz com a JM de comprar a x e devolver uns excedentres a x+y, convenhamos que o risco agora é bem menor não?

Mas porque é que eu não comprei BCP a 1,75 a semana passada!? :x
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 20

por JAS » 20/3/2008 18:55

Dia de limpeza geral com remoção do lixo...

JMT
Apenas uma venda a 4,695 e compra no fecho a 4,70.
Os W's atngiram fimalmente a maturidade e os prejuízos contabilizados nos negócios encerrados.

SEM
Umas compras entre os 7,71 e os 7,77 e vendas no intervalo 7,75-7,80.

SON
Nem vendi nem reforcei.
Espero para tentar perceber melhor para que lado vai.

BCP
Warrants a valerem zero removidos para a lixeira.
(ainda estive para os empacotar e mandar para o Joe por DHL mas o rapaz já tem problemas que cheguem com as acções e os sapatos furados...)

Continuação de uma Boa Páscoa,

JAS
Anexos
cart 03-20.png
cart 03-20.png (64.39 KiB) Visualizado 3502 vezes

por SMarq » 19/3/2008 21:28

nunofaustino Escreveu:caro ljbk,

O que eu quis dizer é que enquanto a JMT foi fazendo máximos, a acção mantinha a força e era de comprar... foi assim dos 1.X até aos 3.7 e depois dos 4 até aos 5.X). Depois n conseguiu fazer novos máximos (por 7 cêntimos, mas n fez novos máximos). Pelo que enquanto a acção foi mantendo a força, seria de estar longo, a partir daí seria de estar neutro ou curto na empresa. Mas enquanto esteve a fazer máximos, seria de estar longo...

Na mho, e para a JMT, a melhor opção seria estar de fora/curto na JMT, pois tb acredito numa ida aos 4.4 ou mesmo aos 4.2.

Um abr
Nuno

É preferivel um titulo que não faça novos máximos, e quais são aquelas que o fazem máximos nos tempos que correm,... a titulos que estão a fazer novos minimos,... :roll:
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por nunofaustino » 19/3/2008 20:50

caro ljbk,

O que eu quis dizer é que enquanto a JMT foi fazendo máximos, a acção mantinha a força e era de comprar... foi assim dos 1.X até aos 3.7 e depois dos 4 até aos 5.X). Depois n conseguiu fazer novos máximos (por 7 cêntimos, mas n fez novos máximos). Pelo que enquanto a acção foi mantendo a força, seria de estar longo, a partir daí seria de estar neutro ou curto na empresa. Mas enquanto esteve a fazer máximos, seria de estar longo...

Na mho, e para a JMT, a melhor opção seria estar de fora/curto na JMT, pois tb acredito numa ida aos 4.4 ou mesmo aos 4.2.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por ljbk » 19/3/2008 20:36

nunofaustino Escreveu:
ljbk Escreveu:Caro JAS,

o facto de ter feito novos máximos não significa obrigatóriamente que a força do titulo se tenha mantido.
O BPI fez um novo máximo no dia em que anunciou a OPA sobre o BCP e desse dia para cá já perdeu mais de 50% do seu valor.
O próprio S&P fez máximos em Outubro já após o inicio da crise que atravessamos.
Regressando à JMT, ela esteve na sua força máxima no dia 11/10/2007 tendo fechado nos 5.09.
Desde esse dia a sua força foi diminuindo apesar da cotação continuar a subir. O primeiro sinal claro dessa diminuição de força foi dado no dia 14/12/2007 depois de falhados os novos máximos acima dos 5.60.
Recuperou em 4/5 sessões mas voltou a esbarrar no movimento descendente da sua força e deu novo sinal de perigo no dia 10/01/2008.
Teve uma nova recuperação mais demorada mas esbarrou de novo no movimento descendente da sua força e deu novo sinal de perigo no dia 28/02/2008.
Já la vão 14 sessões e ainda não recuperou.
Para isso terá de vencer os 4.80 que já tocou nas ultimas 3 sessões.
Dependendo da evolução do mercado e do tempo que leve a lá chegar, o que eu chamo de "movimento descendente da sua força" poderá estar junto aos 5 Euros ou nos 5.15/5.20 Euros.

Boa sorte, bons negócios e boa Pascoa,
ljbk.

ljbk, as acções vão sempre fazendo novos máximos até ao último... é preciso ter atenção para identificar esse último, mas até lá a regra do seguir a tendência manda ir-se comprando os máximos...

Um abr
Nuno

Caro Nuno,

As acções têm ciclos em que a transições de bull para bear e vice versa, ou a passagem por uma zona flat, podem ser feitas de forma brusca ou por acumulação ou distribuição.
Pegando nas suas palavras, o que estou a dizer é que no cenário actual, a JMT teve o seu ultimo máximo na zona dos 5.60 e já está em distribuição há algum tempo. Isso não impede que se possa fazer scalping ou jogar nas resistências/suportes e ter um saldo positivo.
Mas de acordo com o meu sistema e os meus indicadores, e até prova em contrário, a tendencia principal já é de queda neste momento.

BN,
ljbk.

por nunofaustino » 19/3/2008 19:50

ljbk Escreveu:Caro JAS,

o facto de ter feito novos máximos não significa obrigatóriamente que a força do titulo se tenha mantido.
O BPI fez um novo máximo no dia em que anunciou a OPA sobre o BCP e desse dia para cá já perdeu mais de 50% do seu valor.
O próprio S&P fez máximos em Outubro já após o inicio da crise que atravessamos.
Regressando à JMT, ela esteve na sua força máxima no dia 11/10/2007 tendo fechado nos 5.09.
Desde esse dia a sua força foi diminuindo apesar da cotação continuar a subir. O primeiro sinal claro dessa diminuição de força foi dado no dia 14/12/2007 depois de falhados os novos máximos acima dos 5.60.
Recuperou em 4/5 sessões mas voltou a esbarrar no movimento descendente da sua força e deu novo sinal de perigo no dia 10/01/2008.
Teve uma nova recuperação mais demorada mas esbarrou de novo no movimento descendente da sua força e deu novo sinal de perigo no dia 28/02/2008.
Dependendo da evolução do mercado e do tempo que leve a lá chegar, o que eu chamo de "movimento descendente da sua força" poderá estar junto aos 5 Euros ou nos 5.15/5.20 Euros.

ljbk.

ljbk, as acções vão sempre fazendo novos máximos até ao último... é preciso ter atenção para identificar esse último, mas até lá a regra do seguir a tendência manda ir-se comprando os máximos...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por ljbk » 19/3/2008 19:47

Caro JAS,

ljbk.

Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 19

por JAS » 19/3/2008 19:08

As minhas meninas até têm andado muito bem comportadas...

JMT
As minhas vendas e recompras hoje nem me correram muito bem.
Comecei com uma venda a 4,71 e ela subiu a seguir.
Depois ainda vendi mais umas a 4,77 e 4,80 e continuou a mostrar força.
Fiz uma recompra parcial a 4,805 e a seguir desceu...
Nada de grave.

SEM
Uma compra a 7,77 apenas para acertar quantidades.
Portou-se bem durante todo o dia mas o fecho foi mau.

SON
Achei que reiniciar um trade a 1,195 seria bom e fiz uma compra a esse preço.
Como continuei a ver muitas vendas na zona do 1,20 não fiz mais compras e ela acabou por fechar mal.
Terei que ponderar se reforço amanhã ou se fecho pura e simplesmente o trade.

JAS
Anexos
cart 03-19.png
cart 03-19.png (65.17 KiB) Visualizado 4104 vezes

JMT

por JAS » 19/3/2008 18:57

ljbk Escreveu:Apesar deste não ser o tópico da JMT, vou deixar aqui a minha opinião acerca deste titulo.
Tem pela frente 3 obstaculos no caminho para cima:
- zona dos 4.78/4.80
- zona dos 4.99/5.00
- zona dos 5.15/5.20
Sei que o JAS não acredita na AT para a JMT, mas o facto é que a força do titulo já se vem degradando há cerca de 5 meses para cá, até a nivel de money flow, apesar dos bons fundamentais.
Pode-se argumentar que é o efeito colateral das quedas generalizadas a que a JMT até resistiu muito bem mas é um facto.
A manter-se essa tendencia, parece-me pouco provavel que sejam vencidos os 2 ultimos obstaculos que indiquei e nomeadamente o ultimo.
Ainda no mesmo cenário, ao menor sinal de falhanço frente ao obstaculo, vamos regressar aos 4.40/4.50 que até poderá acabar por quebrar.
Invertendo-se o cenário internacional, tudo isto fica invalidado.

Não sei onde foste buscar esses números pois a 27 FEV a JMT estava a 5,50.
No dia 28FEV houve um enorme despejo que atirou a cotação para 4,90 seguindo-se um período negro até 11 de Março onde bateu nos 4,40.
Desde aí tem subido.
Não vejo muito bem essas tuas zonas de obstáculos...

O primeiro até já foi hoje tocado, vamos ver o que acontece amanhã...

É um facto que a JMT até resistiu muito bem às quedas generalizadas e que vai com apenas -12% este ano.
Poucas haverá assim.

Um abraço,
JAS

por ljbk » 19/3/2008 18:19

Boa tarde.

Apesar deste não ser o tópico da JMT, vou deixar aqui a minha opinião acerca deste titulo.
Tem pela frente 3 obstaculos no caminho para cima:
- zona dos 4.78/4.80
- zona dos 4.99/5.00
- zona dos 5.15/5.20
Sei que o JAS não acredita na AT para a JMT, mas o facto é que a força do titulo já se vem degradando há cerca de 5 meses para cá, até a nivel de money flow, apesar dos bons fundamentais.
Pode-se argumentar que é o efeito colateral das quedas generalizadas a que a JMT até resistiu muito bem mas é um facto.
A manter-se essa tendencia, parece-me pouco provavel que sejam vencidos os 2 ultimos obstaculos que indiquei e nomeadamente o ultimo.
Ainda no mesmo cenário, ao menor sinal de falhanço frente ao obstaculo, vamos regressar aos 4.40/4.50 que até poderá acabar por quebrar.
Invertendo-se o cenário internacional, tudo isto fica invalidado.

BN,
ljbk.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, nickforum e 109 visitantes