Caldeirão da Bolsa

Carta aberta ao Sr Comendador Berardo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 16/2/2008 3:46

JAS ?

Ai de um tubarão com garantias que não comprasse acções com empréstimos! Esse é o sistema mais válido no nosso micro-mercado.
Nós somos o país mais pobre dos países ricos. Daí que o capitalista com garantias reais use a figura do empréstimo seja para o que for, tal como um pobre com crédito, usou-o para comprar alguma coisita no sul do país.
No caso do JB, sem falar da liquidez do cavalheiro, ainda há quem lhe empreste dinheiro, seguramente, a não ser que fosse alguma empresa de securitização de papéis pouco liquidos.
Em relação aos dividendos, é um exemplo do "trade" de longo prazo, embora eu concorde que a situação não seja a mais favorável, mas rapidamente tudo se vai resolver, afinal de contas a Banca nacional continua a ter uma boa estrutura de crédito (a acreditar no BDP). Feitas as contas o BCP vai voltar a entrar na linha (não convém é dar muitos bónus de 10 milhões).
Quanto ao tiro que o homem deu no pé, insisto na ideia de que pode ainda ser benéfico para o nosso comendador madeirense, se de facto ele quiser reforçar e acabar a carreira como alguém que tem peso no Banco (e se assim não fosse, porque ele faria as fitas que fez na com. social?).
E para acabar, admitindo que é tiro no pé, ainda dá para andar, porque se fossem dois tiros acima dos joelhos, acabava numa cadeiira de rodas.
Para os investidores no BCP, acho que esta alegoria é suficiente, mas para os frequentadores do Caldeirão a mensagem é clara: cautela é necessária, mas o medo não acrescenta nada de nada às opções de investimento.

Abraço, especial para o JAS, belas férias, sim senhor

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por James Wheat » 16/2/2008 1:59

Eu observo com um irónico sorriso tudo o que se tem passado no Bcp, desde o inenarrável Jardim & Comandita (se o que fizeram não dá cadeia... bem, vale tudo !) ao Sr. Berardo em particular.

Lembro-me que há menos de 3 meses o Joe, no seu habitual novo-riquismo repugnante, dizia que o banco valia €5,50s. Aconteceu-lhe como aos gauleses: caiu-lhe o céu em cima !

Divirto-me com ele e com todos os entalados que por lá andam, antes a rusnar alto-e-bom-som (mesmo para quem não os queria ouvir) e agora a gatinhar, de tal forma que de facto já todos perderam o pio: Rendeiro, Fino, Filipe Boton, Vaz Guedes, Pessanha, etc.

Todos esses enormes 'gurus' da nossa praça neste momento servem para desmistificar uma coisa: demonstrar aos que vivem da teoria da manipulação e dos tubarões - 'que chupam as poupanças dos pequeninos nas suas manobras' -, que são tão ou mais falíveis como qualquer outro !

É surpreendente pensar como é que esses 'génios' ignoraram tudo o que se passava nos mercados desde Agosto passado e sobretudo como entraram numa de subir a parada - típico de quem se crê sempre infalível e o centro do Mundo.

Não me venham com teorias do longo prazo. Os Mellos venderam a posição de 3% à TDU a €3,80s e se a quisessem agora recomprar, a metade do preço, era imediato: os despejos têm sido consecutivos.
Até os angolanos da Sonangol, montados no seu petróleo corrupto, estão a aguardar de fora para comprar mais 5% do banco em melhor momento.

O problema do Joe & afins é que têm em comum uma enorme agravante em relação aos 'pequenos': um ego e uma arrogância infindáveis - ao nível que exibem, é meio caminho andado para o abismo !

Disse.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: Carta aberta ao Sr Comendador Berardo

por JUKIMSUNG » 16/2/2008 0:57

sopa de beldroegas Escreveu:O se Comendador já não anima o mercado com assuas entradas de rompante... o que é que se passa???

Será da entaladela no BCP: os 500 M de euros a voar devem estar a doer. Nem vendendo os quadros todos recupera a massa.

Ninguém lhe explicou lá na Lisbon Brokers que os strong buy às vezes dão galo???

1ª Página do expresso amanhã!!!

Joe Berardo perde 500M com BCP! ganda lata têm estes gajos que teoricamente se dedicam ao jornalismo económico... não há pachorra.

Registado: 7/3/2007 19:42

por charles » 15/2/2008 20:48

Alguem está em condiçoes de poder afirmar qual opreço médio a que ele comprou as acçoes do BCP, eu sinceramente não vejo que ele ja tenha perdido dinheiro com o BCP, é uma frase que encerra simplicidade, mas é uma verdade só se perde ou se ganha quando se vende, e ele parece-me muito pragmatico nisso, alem disso nesta fase ele pode muito bem vir a reforçar posição.

Esquecendo o Berardo, por outro lado vejo a situação um pouco negra e sem luz ao fim do tunel.

Continuo a pensar que o BCP vai tocar o 1,5€,o desenvolvimentro e conclusão do inquerito que esta a decorrer vai ditar isso mesmo, a situação do AC não se afigura pacifica, o BCP não está financeiramente em boa situação, segundo ouvi hoje já se estuda a possibilidade de retiradas estrategicas de alguns paises, a necessidade de liquidez parece-me obvia e os valores afiguram-se-me astronomicos, vamos ver como tudo isto irá acabar, seria possivel um banco desta dimensão ir a falência,(não sabemos o que está escondido por detrás de tanta off shore e tanta trafulhice envolvendo milhoes, empréstimos fraudulentos etc...) no que se tornaria um dos maiores escandalos financeiros do pais :?: :!:

A classe politica deixaria isso acontecer :?: :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por redhot » 15/2/2008 20:15

phneutral Escreveu:Ele disse uma vez:

"Só ganho ou perco dinheiro quando vendo"

Logo... ele na cabeça dele acha que ainda vai recuperar todo o prejuízo e ainda ter lucro. E na volta tem razão.

Bons negócios
PH

Ele estáva a citar Warrant Buffet.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Ulisses Pereira » 15/2/2008 19:49

joao, há limites. Experimenta cobrir dezenas de milhões de acções com warrants e vê se consegues... :)

Aliás, se algum dos grandes accionistas do banco decidissem fazer isso, a cotação cairia mais uns 30 ou 40%. E acho que entendes porquê... ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Concordo

por joao4702 » 15/2/2008 19:39

Ulisses Pereira Escreveu:Se estivéssemos a falar de posições de dimensão média, ainda podia ser possível esse cenário. Para um investidor com a posição gigantesca que tem no BCP, este último cenário é irrealista.

Um abraço,
Ulisses

Concordo mas existem muitas mais formas de proteger o risco...nem que seja com ETF's Bear...digo isto porque esse tal Berardo veio dizer na televisão o seguinte:

"Quando vem a tempestade a gente abriga-se dela, até ela passar..."

A ser verdade este facto, deve ter protegido a posição longa, ou não...problema é o dele... :lol:

Mas Ulisses uma dúvida:

Warrants existe sempre procura e oferta por parte do emitente, logo não seria possível cobrir parcialmente o risco?

Abraço

Registado: 21/9/2006 10:04

Re

por JAS » 15/2/2008 19:29

djovarius Escreveu:Daí que ele não se assuma como vendedor do BCP, talvez queira comprar mais em boas condições, o que lhe daria uma posição muito forte e um preço médio muito atrativo.

Ele comprou acções com empréstimos.
Na CGD sabe-se que o empréstimo foram cerca de 200ME, no BCP não sabenos o valor...

Quando as acções compradas com esses empréstimos estão agora a valer quase metade achas que lhe vão emprestar mais?

djovarius Escreveu:Além de que quem tem posições fortes num papel, tem bons dividendos que podem ser usados para comprar mais papéis ou baixar o preço médio da aquisição.

Sejamos realistas...
Os juros de empréstimos da ordem dos 400ME são pelo menos 24ME/ano.
Os dividendos dos 7% (cerca de 230M de acções) nem chegarão a 14ME/ano.

Sempre que o BCP baixa 0,01 ele perde 2,3ME...

O que interessam uns míseros dividendos quando ele desde 1 Jan perdeu, à cotação de hoje, cerca de 235ME?

Para já não falar no que terá perdido no ano passado entre um preço médio que julgo ser da ordem dos 3,40 até aos 2,92.
Mais 110ME.

Um abraço,
JAS

djovarius Escreveu:E agora que se sabe tudo o que o BCP andou a fazer no caso das off-shores, é melhor para os accionistas, pois descontadas às más notícias e revelados os prejuízos, o papel fica mais estável.

Para já acho que não se sabe muito...
Sabe-se que foram utilizadas off-shores para comprar acções próprias.

O crime terá sido apenas não divulgar ao mercado essas compras.

Mas devemos notar que essas compras serviram para defender a cotação e, sendo assim, foram no interesse dos accionistas.
Comprar acções próprias não é crime nenhum, o único crime terá sido não divulgar ao mercado essas compras...

Os prejuízos dessas operações são normais quando os mercados caiem e seriam iguais se as compras tivessem sido divulgadas.

Prejuízos da ordem dos 200ME são uma gota de água para o BCP.
São até inferiores aos prejuízos que o Joe está a ter com o tiro que deu no pé...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por pvg80713 » 15/2/2008 15:14

estes aumentos de capital do bcp são feitos para investidores como o Berardo, já não quererem ir e perder posição.

Será que a Caixa ainda lhe empresta 200 milhões para ir ao aumento de capital ?
será que ele ainda quer ir.....

o próprio Amorim, zangou-se à muitos anos com o Jardim Gonçalves, por causa destes aumentos que lhe levavam o dinheiro.... e ele também saiu.

cumprimentos a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por djovarius » 15/2/2008 14:12

Há muito quem pense que o Comendador Berardo era uma espécie de Warren Buffet à portuguesa, com nuances e tal.

Na realidade, ele fez coisas correctas: pegar em minas de Ouro que já ninguém queria, obras de arte de grande potencial, entre tomadas de posição em empresas a bom preço.

Mas acredito que ele queira acabar a carreira em grande estilo, como um autêntico banqueiro.
Daí que ele não se assuma como vendedor do BCP, talvez queira comprar mais em boas condições, o que lhe daria uma posição muito forte e um preço médio muito atrativo.

Um dia a crise vai passar, como passou em 2003, e com uma boa Administração será possível retomar os níveis de confiança no Banco e o retorno aos lucros, ganhando valor para os accionistas.
Mesmo que os papéis caiam ainda mais alguma coisa, nada diz que daqui a uns não volte aos máximos do ano passado ou acima.

Além de que quem tem posições fortes num papel, tem bons dividendos que podem ser usados para comprar mais papéis ou baixar o preço médio da aquisição.

Joe Berardo é o tipo de investidor que tem experiência em negócios e boas oportunidades, pelo que há que dar a mão à palmatória.

E agora que se sabe tudo o que o BCP andou a fazer no caso das off-shores, é melhor para os accionistas, pois descontadas às más notícias e revelados os prejuízos, o papel fica mais estável.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 15/2/2008 13:42

Se estivéssemos a falar de posições de dimensão média, ainda podia ser possível esse cenário. Para um investidor com a posição gigantesca que tem no BCP, este último cenário é irrealista.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Warrants

por LTCM » 15/2/2008 12:44

joao4702 Escreveu:Já ouviram falar em cobertura de risco com opções de venda puts?

Pode até nem estar a perder dinheiro...com protecção de posições longas...

Cps.

Exactamente :!:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Warrants

por joao4702 » 15/2/2008 12:39

Já ouviram falar em cobertura de risco com opções de venda puts?

Pode até nem estar a perder dinheiro...com protecção de posições longas...

Cps.

Registado: 21/9/2006 10:04

por phneutral » 15/2/2008 12:34

Ele disse uma vez:

"Só ganho ou perco dinheiro quando vendo"

Logo... ele na cabeça dele acha que ainda vai recuperar todo o prejuízo e ainda ter lucro. E na volta tem razão.

Bons negócios
PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 11/12/2004 4:46

Carta aberta ao Sr Comendador Berardo

por JUKIMSUNG » 15/2/2008 2:20

O sr Comendador já não anima o mercado com as suas entradas de rompante... o que é que se passa???

Será da entaladela no BCP: os 500 M de euros a voar devem estar a doer. Nem vendendo os quadros todos recupera a massa.

Ninguém lhe explicou lá na Lisbon Brokers que os strong buy às vezes dão galo???
Editado pela última vez por Visitante em 16/2/2008 1:04, num total de 1 vez.

Registado: 7/3/2007 19:42

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 33 visitantes