***** chart - S&P500 Weekly Report 09-02-2008
Tojo Escreveu:Arnie, qual dos cenários higher low ou lower hight seria bear para o médio longo prazo?
Olá Tojo,
Um lower high trará o índice a testar os 1270 pts e fazer a 5ª onda do movimento. Ora como eu espero que a acontecer este cenário a quebra dos 1270 pts será falsa, este cenário será obviamente bullish a médio prazo, pelo menos, para já, podería-nos dar um 2º trimestre com uma performance mais positiva.
Um higher low a médio prazo será o mais bearish pois, pessoalmente, acredito que o movimento de queda não fica concluido. Falta-lhe ali uma outra "perna".
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Caro Arnie, pelo que vi no seu ultimo gráfico o S&P fez um duplo Topo.
Concordo consigo plenamente no que se refere naquele valor de referência que são os 1388.
Penso que senão houver nada de contrário talvez este vá testar os 1400 pontos. Está de acordo ou não?
Para mim a inversão dos mercados, que isso aconteça o mais rápido possível será a aprti dos 1420 pontos, para mim um ponto muito importante na viragem dos mercados.
Abraço
Concordo consigo plenamente no que se refere naquele valor de referência que são os 1388.
Penso que senão houver nada de contrário talvez este vá testar os 1400 pontos. Está de acordo ou não?
Para mim a inversão dos mercados, que isso aconteça o mais rápido possível será a aprti dos 1420 pontos, para mim um ponto muito importante na viragem dos mercados.
Abraço
- Registado: 29/11/2007 14:05
update 13-02-2008
Olá,
Visto que puxaram o report para cima vamos fazer aqui um pequeno update.
1º que tudo, uma chamada de atenção para a contagem dos swings. Aconselho este mini curso de 3 videos em como ler um trend/swing.
Depois de 3 dias de queda sem testar os anteriores minimos nos 1270 pts, tivemos o indice a, ao que parece, consolidar posições durante 2 dias, como se pode ver naqueles 2 dias de inside bars.
Ontem acabou por quebrar esse pequena consolidação em alta e hoje faz o 2º dia dessa quebra.
O volume continua a ser diminuto o que não deixa antever um final feliz para este rallie.
Olhando para todo o downtrend desde Outubro, é facilmente reconhecivel todo o padrão do mesmo, ou seja, lower highs.
Temos assim o índice numa posição de extrema importância. Todo o setup está pronto para trazer o índice a testar os 1270 pts.
Apenas uma chamada de atenção que o índice poderá ir até aos 1388 pts sem que anule todo o padrão de lower highs que tem vindo a fazer.
Um teste aos 1388 pts com reacção negativa aos mesmos poderá ser um setup interessante para a abertura de shorts.
Suporte para este rallie de 2 dias situa-se nos 1347 pts. Abaixo destes temos os 1330 pts.
um abraço,
arnie
Visto que puxaram o report para cima vamos fazer aqui um pequeno update.
1º que tudo, uma chamada de atenção para a contagem dos swings. Aconselho este mini curso de 3 videos em como ler um trend/swing.
Depois de 3 dias de queda sem testar os anteriores minimos nos 1270 pts, tivemos o indice a, ao que parece, consolidar posições durante 2 dias, como se pode ver naqueles 2 dias de inside bars.
Ontem acabou por quebrar esse pequena consolidação em alta e hoje faz o 2º dia dessa quebra.
O volume continua a ser diminuto o que não deixa antever um final feliz para este rallie.
Olhando para todo o downtrend desde Outubro, é facilmente reconhecivel todo o padrão do mesmo, ou seja, lower highs.
Temos assim o índice numa posição de extrema importância. Todo o setup está pronto para trazer o índice a testar os 1270 pts.
Apenas uma chamada de atenção que o índice poderá ir até aos 1388 pts sem que anule todo o padrão de lower highs que tem vindo a fazer.
Um teste aos 1388 pts com reacção negativa aos mesmos poderá ser um setup interessante para a abertura de shorts.
Suporte para este rallie de 2 dias situa-se nos 1347 pts. Abaixo destes temos os 1330 pts.
um abraço,
arnie
- Anexos
-
- spx_13-02-2008.png (13.78 KiB) Visualizado 1749 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Re: spx
Quero dizer establidade ,pois o que diz o ARNIE e que se fizermos um falso break dosa 1270 podemos em seguida ver a bolsa a subir durante o proximo trimestre ,logo é establidade e não intablidaderegresso do profeta Escreveu:benfas Escreveu:Decidi trazer este topico para cima uma vez que hoje e o 3º dia e o indice vai muito provavelmente fechar abaixo dos 1396, pelo que podemos ver para já e no curto prazo devemos, segundo o que diz o ARNIE, fazer novos minimos, fazendo um falso break dos 1270 pontos o que poderá dar establidade ao mercado para os proximos meses
Estabilidade ou queria dizer instabilidade???
- Registado: 24/1/2008 21:38
Re: spx
benfas Escreveu:Decidi trazer este topico para cima uma vez que hoje e o 3º dia e o indice vai muito provavelmente fechar abaixo dos 1396, pelo que podemos ver para já e no curto prazo devemos, segundo o que diz o ARNIE, fazer novos minimos, fazendo um falso break dos 1270 pontos o que poderá dar establidade ao mercado para os proximos meses
Estabilidade ou queria dizer instabilidade???
spx
Decidi trazer este topico para cima uma vez que hoje e o 3º dia e o indice vai muito provavelmente fechar abaixo dos 1396, pelo que podemos ver para já e no curto prazo devemos, segundo o que diz o ARNIE, fazer novos minimos, fazendo um falso break dos 1270 pontos o que poderá dar establidade ao mercado para os proximos meses
- Registado: 24/1/2008 21:38
Dilson Costa Escreveu:Arnie, não posso de deixar de te dar os parabéns pelo teu progressivo estudo, e embora seja eu mais um observador por opção de nível macro-económico no que respeita ás minhas decisões de investimento do que um investidor proeminentemente baseado em AT´s... neste meu jogo curto penso que as noticias naturalmente fazem os movimentos.... no entanto a uns tempos para cá tenho acompanhado as tuas análises ás quais só tenho que felicitar.
Sendo simplesmente básico numa questão, não é natural que no meio de uma crise, recessão ou pseudo-recessão, a economia se deteriore, as empresas apresentem piores resultados, o seu valor seja menor, e por consequência o seu valor no mercado seja obviamente menor? E olhando por essa base simplista, porque razão os indices tenham que escalar por aí a cima, quando a tendência é a inversa?
É verdade que nem tudo é tão linear, mas como já se vem dizendo, muitas análises estão a ser feitas com base no bull, e esta fase intermédia (ou não) tendo esse pressuposto, poderá ser "a morte do artista".
Tentar adivinhar um fundo nesta altura, seja curto ou longo, é como apostar na lotaria, ninguém sabe o que saltará cá pra fora, ou se mais um banco com abismais prejuizos, ou empresas á beira da falência, ou intervenções estatais deseperadamente agindo procurando estancar todos os buracos que vão naturalmente aparecendo.... e bastam noticias tão normais como estas para fazer estalar o pânico e estourar com todas as previsões possíveis e imaginárias...
Olá Dilson,
O tentar apanhar topos e fundos é de facto uma lotaria onde o resultado final é a total delapidação de uma carteira de investimentos.
Mas também a entrada em breakouts é uma lotaria pois o mesmo pode ser falso e serviu apenas para disparar stops. Há que ter em atenção em que ponto do trend estamos situados pois tanto apanhar uma inversão como apanhar o breakout dessa mesma inversão podem produzir o mesmo resultado

Um índice pode subir de acordo com a rotação de sectores. O sector mais forte do S&P500 são as financeiras e se este está a cair o índice terá mais dificuldade em subir. No entanto juntando 2 ou 3 sectores menores onde existe bons resultados ou boas espectativas futuras é normalissimo que o indice suba pois existiu uma rotação de sector, ou seja, os investidores abandonaram as financeiras e refugiaram-se noutros sectores.
Vê aqui a performance de alguns sectores durante o 1º mês do ano relativamente ao S&P500.
A tendência é obviamente de queda mas haverá sempre sectores melhores que outros que poderão fazer inverter o índice, seja uma inversão de meia duzia de dias ou meia duzia de semanas dentro de uma tendência de longo prazo.
Os índices são constituidos por acções e são estas que o fazem mexer.
Vê neste PDF a lista do peso dos sectores no S&P500 e o peso das industrias dentro de cada sector.
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Tojo Escreveu:Arnie digamos que pouca margem de manobra, ou seja, de lucro teriamos, pq se acima dos 1396 é que confirmavamos um higher low e não contassemos que fizesse movo máximo, restava-nos cerca de 150 pts no máximo. Algo arriscado...
Olá Tojo,
Técnicamente falando, somente acima dos 1396 é que existe a confirmação de um higher low, não há nada a fazer.
Agora tu é que tens que pegar nessa informação e através dela encontrares um setup com o qual te sintas à vontade.
Quem acredita num higher low poderá entrar longo acima dos 1347 com stop loss nos 1316 ou o inverso para quem acredita num novo teste aos 1270 mas isso depende da estratégia de cada um.
O meu objectivo aqui não é dar-vos setups de entrada e saida. O meu objectivo é mostrar um possível caminho para o índice durante os proximos dias.
Gosto de pensar que as minhas análises servem como uma especie de "add-on", ou seja, servem apenas para reforçar ou não, a vossa propria leitura e consoante essa mesma leitura possam estipular os riscos que um especifico trade envolve e se vale a pena esse mesmo trade ou não.
Naturalmente que todo este meu trabalho (pro bono) tem como objectivo principal mostrar que existe vida para alem dos indicadores standard, mostrar que a AT é unicamente baseado no preço e no volume e basta-nos estes 2 dados para que possamos ler o mercado.
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Arnie, não posso de deixar de te dar os parabéns pelo teu progressivo estudo, e embora seja eu mais um observador por opção de nível macro-económico no que respeita ás minhas decisões de investimento do que um investidor proeminentemente baseado em AT´s... neste meu jogo curto penso que as noticias naturalmente fazem os movimentos.... no entanto a uns tempos para cá tenho acompanhado as tuas análises ás quais só tenho que felicitar.
Sendo simplesmente básico numa questão, não é natural que no meio de uma crise, recessão ou pseudo-recessão, a economia se deteriore, as empresas apresentem piores resultados, o seu valor seja menor, e por consequência o seu valor no mercado seja obviamente menor? E olhando por essa base simplista, porque razão os indices tenham que escalar por aí a cima, quando a tendência é a inversa?
É verdade que nem tudo é tão linear, mas como já se vem dizendo, muitas análises estão a ser feitas com base no bull, e esta fase intermédia (ou não) tendo esse pressuposto, poderá ser "a morte do artista".
Tentar adivinhar um fundo nesta altura, seja curto ou longo, é como apostar na lotaria, ninguém sabe o que saltará cá pra fora, ou se mais um banco com abismais prejuizos, ou empresas á beira da falência, ou intervenções estatais deseperadamente agindo procurando estancar todos os buracos que vão naturalmente aparecendo.... e bastam noticias tão normais como estas para fazer estalar o pânico e estourar com todas as previsões possíveis e imaginárias...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Um higher low para ser confirmado teria que fechar acima do anterior swing high o que neste caso indica os 1396 pts.
Para ser sincero, um simples movimento ABC (em 3 ondas) não me parece correcto, ou seja, para o tipo de movimento que se espera, um "bear market", o 1º movimento de queda em apenas 3 ondas indicaria que algo de errado se passava.
A confirmação de um higher low aqui indicaria que o 1º movimento de queda ainda não tinha terminado e que iria demorar muito mais tempo do que o previsto. Poderíamos ver o SPX a subir durante 45 dias e depois vir novamente testar os mínimos nos 1270. Ora imaginem o duro golpe que seria para os "bulls" depois de um rallie destes falhar por completo. Esta situação no médio prazo seria bem mais bearish e certamente que iríamos ver o índice a fazer valores bem mais abaixo dos 1200 pts com o total descredito dos bulls.
Por outro lado, a conclusão do movimento em 5 ondas deixaria um sentimento de finalização do movimento o que deixaria o índice bem mais liberto para um rallie de alivio (countertrend) a estes ultimos 4 meses de quedas.
Para o médio prazo, digamos que, para o próximo trimestre, seria mais saudável para os bulls, uma conclusão do movimento em 5 ondas do que um higher low.
Will see.......
Um dia de cada vez, uma semana de cada vez
um abraço,
arnie
Para ser sincero, um simples movimento ABC (em 3 ondas) não me parece correcto, ou seja, para o tipo de movimento que se espera, um "bear market", o 1º movimento de queda em apenas 3 ondas indicaria que algo de errado se passava.
A confirmação de um higher low aqui indicaria que o 1º movimento de queda ainda não tinha terminado e que iria demorar muito mais tempo do que o previsto. Poderíamos ver o SPX a subir durante 45 dias e depois vir novamente testar os mínimos nos 1270. Ora imaginem o duro golpe que seria para os "bulls" depois de um rallie destes falhar por completo. Esta situação no médio prazo seria bem mais bearish e certamente que iríamos ver o índice a fazer valores bem mais abaixo dos 1200 pts com o total descredito dos bulls.
Por outro lado, a conclusão do movimento em 5 ondas deixaria um sentimento de finalização do movimento o que deixaria o índice bem mais liberto para um rallie de alivio (countertrend) a estes ultimos 4 meses de quedas.
Para o médio prazo, digamos que, para o próximo trimestre, seria mais saudável para os bulls, uma conclusão do movimento em 5 ondas do que um higher low.
Will see.......
Um dia de cada vez, uma semana de cada vez
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Boa tarde.
Caro Arnie se que o mercado fizer um falso break nos 1270pts,ou um higher low,é de pensar que esta fase de correção acabou e virá outra vez uma fase de subidas.esperando que os indices realizem um duplo fundo. será que entendi bem?
E se o mercado não parar de cair nos 1207pts teremos então uma fase bear duradoura,correcto?
obrigado por mais uma exelente analise
abraço
JM.matias
Caro Arnie se que o mercado fizer um falso break nos 1270pts,ou um higher low,é de pensar que esta fase de correção acabou e virá outra vez uma fase de subidas.esperando que os indices realizem um duplo fundo. será que entendi bem?
E se o mercado não parar de cair nos 1207pts teremos então uma fase bear duradoura,correcto?
obrigado por mais uma exelente analise
abraço
JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Tojo Escreveu:Arnie, apartir de que valores´considera que está instalado o bear?
Olá Tojo,
Em termos técnicos, para mim só abaixo dos 37.5% de retracement, ou seja, abaixo dos 1273 pts.
Mas tal como expliquei na análise, devido ao actual setup das possiveis 5 ondas e esperando que a 5ª onda seja um falso break, vou admitir um teste aos 1206 pts.
Agora se falarmos "economicamente" aí a leitura é completamente diferente. Tal como já deixei explicito em anteriores análises, acredito que os states vão entrar numa das maiores recessões de sempre e se a FED acabar por perder o controlo da situação a "so called" recessão irá tornar-se numa depressão com consequencias semelhantes à de 1920 e como é obvio o resto do mundo irá ser atingido mas claro em diferentes níveis.
Eu simplesmente continuo a bater na mesma tecla, é impossivel os bancos centrais continuarem a injectar/criar dinheiro a este ritmo. O dinheiro (papel) cada vez vale menos. Os bancos centrais, para ser mais preciso, a FED está simplesmente a aniquilar o dollar em nome da "corporate america". A FED está a sustentar toda a divida existente nos mercados e como se isso não bastasse, está a emprestar mais dinheiro aos bancos, à verdadeira fonte do problema, ou seja, está a criar ainda mais divida e a aumentar ainda mais os problemas do bancos.
A FED TEM QUE AUMENTAR AS TAXAS DE JUROS. É preferivel meia duzia de bancos e empresas falirem do que economias inteiras.
A FED está a movimentar-se numa fina camada de gelo que se se aguentar poderá contornar o problema mas o peso que a propria está a criar tornará quase impossivel não quebrar esse gelo.
Esta forte queda dos mercados gerou ali uma base de suporte no dollar contra o euro mas se se provar correcta a análise de um "forte" rallie nos mercados (sem obviamente fazer novos máximos historicos pois não acredito que o mercado tenha força para isso devido ao que disse anteriormente) nos próximos tempos, corrigindo assim uma parte de todo o movimento de queda desde Outubro, o dollar irá quebrar essa base de suporte, fazendo novos mínimos.
Resumindo, em termos economicos a longo prazo eu estou MEGA bearish. Em termos técnicos pois é aqui que me movimento começo a olhar para a possibilidade de posições longas desde que os parametros já discutidos se materializem.
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
***** chart - S&P500 Weekly Report 09-02-2008
Pouco há a dizer relativamente ao S&P500.
Depois de 8 dias de rallie feito em 5 ondas, o índice inverteu o swing e encontrou suporte ao 3º dia (1º nível de um movimento countertrend).
Esta 6ª feira tivemos uma inside bar o que, para já, mantém intacto o anterior movimento de queda de 3 dias.
Continuamos com as mesmas probabilidades:
- Caso o mínimo de 5ª feira, nos 1316 pts seja sustentado, podemos ter o setup para um higher low. Para que isto se concretize, um máximo acima dos 1396 pts teria que ser feito ao 3º dia ou menos, indicando assim força por parte do mercado.
- Olhando para o gráfico, podemos facilmente contar 3 ondas desde Outubro, tendo o mercado concluido neste momento a 4ª onda.
Temos assim a probabilidade de podermos ver uma quebra dos 1270 pts que deverá ficar acima dos 1206 pts indicando assim que estaríamos perante um falso break dos 1270 pts.
A continuar assim o mercado pode estar a preparar-se para um 2º trimestre positivo.
Podemos ver no 2º gráfico que o SPX neste trimestre está a cair 9.33%.
Resumindo e olhando para o 3º gráfico, podemos ver como o ultimo mínimo atingiu os 37.5% de retracement de todo o movimento de alta desde 2003. ESTA É A ZONA DE SUPORTE. Se quisermos ver todo o movimento desde 2003 intacto, os 37.5% de retracement terão que ser suportados. Ora pegando na probabilidade de podermos ver um novo mínimo abaixo dos 1270 pts o que indicará a 5ª onda do movimento de queda e sendo este novo mínimo um falso break como eu espero, apesar de quebrar os 37.5% não irei considerar esta quebra como confirmação da inversão da tendência de longo prazo.
Ou seja, apesar de em termos de longo prazo estarmos sobre valores importantissimos que não deverão ser quebrados o actual padrão de 5 ondas no médio prazo obriga-nos a dar algum espaço de manobra ao índice.
Para já, tudo indica que podemos estar próximos de um interessante fundo no mercado para o médio prazo.
Naturalmente que até prova em contrário, a tendência actual é de queda e como tal posições longas não deverão ser consideradas pelo menos até que se veja uma resolução do actual movimento, higher low ou falso break dos 1270 pts.
um abraço,
arnie
Depois de 8 dias de rallie feito em 5 ondas, o índice inverteu o swing e encontrou suporte ao 3º dia (1º nível de um movimento countertrend).
Esta 6ª feira tivemos uma inside bar o que, para já, mantém intacto o anterior movimento de queda de 3 dias.
Continuamos com as mesmas probabilidades:
- Caso o mínimo de 5ª feira, nos 1316 pts seja sustentado, podemos ter o setup para um higher low. Para que isto se concretize, um máximo acima dos 1396 pts teria que ser feito ao 3º dia ou menos, indicando assim força por parte do mercado.
- Olhando para o gráfico, podemos facilmente contar 3 ondas desde Outubro, tendo o mercado concluido neste momento a 4ª onda.
Temos assim a probabilidade de podermos ver uma quebra dos 1270 pts que deverá ficar acima dos 1206 pts indicando assim que estaríamos perante um falso break dos 1270 pts.
A continuar assim o mercado pode estar a preparar-se para um 2º trimestre positivo.
Podemos ver no 2º gráfico que o SPX neste trimestre está a cair 9.33%.
Resumindo e olhando para o 3º gráfico, podemos ver como o ultimo mínimo atingiu os 37.5% de retracement de todo o movimento de alta desde 2003. ESTA É A ZONA DE SUPORTE. Se quisermos ver todo o movimento desde 2003 intacto, os 37.5% de retracement terão que ser suportados. Ora pegando na probabilidade de podermos ver um novo mínimo abaixo dos 1270 pts o que indicará a 5ª onda do movimento de queda e sendo este novo mínimo um falso break como eu espero, apesar de quebrar os 37.5% não irei considerar esta quebra como confirmação da inversão da tendência de longo prazo.
Ou seja, apesar de em termos de longo prazo estarmos sobre valores importantissimos que não deverão ser quebrados o actual padrão de 5 ondas no médio prazo obriga-nos a dar algum espaço de manobra ao índice.
Para já, tudo indica que podemos estar próximos de um interessante fundo no mercado para o médio prazo.
Naturalmente que até prova em contrário, a tendência actual é de queda e como tal posições longas não deverão ser consideradas pelo menos até que se veja uma resolução do actual movimento, higher low ou falso break dos 1270 pts.
um abraço,
arnie
- Anexos
-
- spx_01_09-02-2008.png (9.33 KiB) Visualizado 2947 vezes
-
- spx_02_09-02-2008.png (8.74 KiB) Visualizado 2951 vezes
-
- spx_03_09-02-2008.png (9.2 KiB) Visualizado 2939 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 31 visitantes