Caldeirão da Bolsa

OFF TOPIC - A carteira de um nabo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Chamem-lhe o que quiserem,

por bboniek33 » 5/2/2008 21:21

facam como entenderem...

Stop-loss, assuncao de perdas, vender a perder, seja como for:

PROTEGER O CAPITAL !!! Sempre !

Nabos... somos todos. Estupidos, soo os nabos que nao aprendem. :)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por gasparov » 5/2/2008 21:14

Jeso,

Até ao momento não tive nenhuma menos valia. À muito pouco tempo que estou na bolsa e tive pequenas mais valias com a sonae com e com a cimpor.

Neste momento estou a perder e algum, mas sou da tua opinião, visto gostar muito de bolsa mas não saber tanto como gosto, prefiro para já não mexer, sei que com o tempo elas vão lá e por isso dizer que continuo muito entusiasmado, por exemplo com a SONI.

Talvez com uma posição ou duas vou optar por outra estratégia mas no resto para já não mexo.

jeso Escreveu:
gasparov Escreveu:Como o Ulisses diz, a perder é que se aprende, e eu todos os dias, aqui no Caldeirão e na Bolsa, aprendo mais qualquer coisa!

Posso depeender desta frase que todos os dias perdes???
Vai com calma, se não precisares do "pilim", que as tuas ortaliças vão voltar a subir.(Nabos incluidos)
Já tive situações aparentemente mais complicadas e investindo tempo recuperei as posições todas com lucro.
Segundo os "experts" é uma má estratégia mas que por vezes resulta não há duvida nenhuma.
Xeque-mate :!:
Um abraço :lol:

Registado: 23/12/2007 13:12

por fosgass » 5/2/2008 21:08

Pois eu sou da opinião que Portugal tem um defeito enorme e nós somos o reflexo desse defeito. Num país normal, a bolsa é vista como uma alternativa à poupança, isto é, a malta que compra acções fá-lo porque quer receber os dividendos que essas acções irão gerar. Só no caso dessa empresa ser opada é que eles vendem. noutra situação é quase impossível.

Eu vou-vos contar a minha estratégia e, se querem saber, estou pouco interessado na cotação das acções. Compreendo que esta seja uma posição mais ou menos difícil de compreender para a maioria, mas a história diz-me que não tenho que ter medo.

Pois a minha estratégia resume-se a um simples facto - eu quero recuperar os meus custos em dividendos! Confusos? Eu explico:

Analiso quanto dinheiro gasto por ano em electricidade, por exemplo. Digamos que gasto uns 500€/ano. Pergunto-me, quantas acções da EDP ou REN vou precisar para recuperar, em dividendos, esse custo? Vejo quantas acções necessito e compro-as!

A ideia é ir cobrindo estas externalidades da minha vida com os dividendos das acções! Faço isso para a electricidade, tvcabo, telefone, telemóvel, etc (até podemos incluir aqui a conta do McDonald's)...

Ora, esta é uma forma de recuperar o dinheiro que gasto com todas estas coisas. Se optarem por esta estratégia, vão ficar absolutamente escandalizados com o dinheiro que gastam por ano nas externalidades positivas da vossa vida e vão-se preocupar pouco com o que estarão, eventualmente, a perder!
Editado pela última vez por fosgass em 5/2/2008 21:41, num total de 1 vez.

Registado: 13/7/2007 13:18

por domdomingos » 5/2/2008 20:20

Laaz Rockit Escreveu:
gasparov Escreveu:a perder é que se aprende,

Isto é verdade. Não era suposto eu ser já um génio??? :mrgreen: :mrgreen: Onde é que eu falhei?

A verdade, nos negocios pode ser uma falsa mentira.
O que é hoje já era ontem, não será amanhã ... e pode ser depois. Só se ganha quando se vende mas... também só se perde quando se vende
Muitas vezes queremos ganhar mais um cêntimo e acabamos por perder um euro... se vendermos na queda :roll:

Registado: 29/11/2007 2:57

por jeso » 5/2/2008 20:09

gasparov Escreveu:Como o Ulisses diz, a perder é que se aprende, e eu todos os dias, aqui no Caldeirão e na Bolsa, aprendo mais qualquer coisa!

Posso depeender desta frase que todos os dias perdes???
Vai com calma, se não precisares do "pilim", que as tuas ortaliças vão voltar a subir.(Nabos incluidos)
Já tive situações aparentemente mais complicadas e investindo tempo recuperei as posições todas com lucro.
Segundo os "experts" é uma má estratégia mas que por vezes resulta não há duvida nenhuma.
Xeque-mate :!:
Um abraço :lol:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Deepblue » 5/2/2008 19:37

Vou-te dizer o que eu faria se tivesse a tua carteira.

Aproveita os dias de subida mesmo que pequena em que a bolsa está neste patamar de lateralidade para te desfazer de tudo o que tens.

Após isto tens duas hipóteses:

1ª deixas a bolsa porque o dinheiro custa a ganhar e apesar de tudo, investir pode ser um vício como outro qualquer (daí algumas pessoas em mercados de tendência negativa preferirem estar dentro, mesmo que a perder);

2ª aguardas com muita calma que a tendência de mercado se altere e após esta situação ocorrer e apenas após, entras em títulos que tenham potencial de subida elevado (tendo em conta o que valem, o que desceram e o sector em que estão inseridos). Aqui podes optar por colocar stops que se mexam com os títulos, i. e., que em fase de subida, vão atrás das cotações na diferença estabelecida.

De futuro e de uma forma geral, tenta estar atento ao mercado e à situação macro-económica bem como à tendência indicada por ambos. Lê alguns livros e aprecia.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Evv » 5/2/2008 19:36

Concordo com a generalidade das opiniões aqui referidas: se ficamos à espera que as acções actualmente detidas atinjam os valores de aquisição, não recuperamos o investimento nos tempos mais próximos.

A estratégia passa por: ter a sorte / perspicácia / percepção de comprar no inicio dum rebound e se possível um montante superior ao já investido. Depois é vender antes disto mergulhar novamente.

Parece fácil mas não é, até porque é preciso uma boa dose de disciplina para renunciarmos à tentação de ficarmos com as acções em determinadas alturas. Pelo menos é o que se passa comigo!

Registado: 28/10/2007 7:43

por Laaz Rockit » 5/2/2008 19:00

gasparov Escreveu:a perder é que se aprende,

Isto é verdade. Não era suposto eu ser já um génio??? :mrgreen: :mrgreen: Onde é que eu falhei?
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por gasparov » 5/2/2008 18:02

Como um nabo que assumi ser, e depois de um dia como o de hoje, vou tomar uma nova estrategia para parte da carteira. Vou seguir algumas das sugestões que aqui foram ditas, vamos ver, mais tarde conto o resultado.

Como o Ulisses diz, a perder é que se aprende, e eu todos os dias, aqui no Caldeirão e na Bolsa, aprendo mais qualquer coisa!

Saber se ela vai continuar a descer ou não? Pois isso todos gostavam de saber.

por rosario » 5/2/2008 13:52

sherek_JNEG Escreveu:
AlexB Escreveu:Amigos,

Estes conselhos só têm um senão.
Vejamos: compra uma acção a 10. Ela baixou para 9 (10%). Vendo nesta data e perdi 10%. Ela a seguir sobe para os 11. Como é? Vou comprá-la agora a 11? Perco duas vezes, não será.
Para o sistema funcionar é necessário que se saiba que a acção vai continuar a cair e quem é que sabe que isso vai acontecer?
Cump.

Compras 10000€ a 10€ ou seja compras 1000 titulos se eles baixarem para 9€ e venderes a 9€ e voltares a comprar os mesmos 10000€ a 9€ tu compras 1111 titulos se eles forem novamente para os 10€ então fazes 11111€ ou seja tens uma mais valia de 111€ coisa que não terias caso as mantivesses a 10€.

Se comprar 10.000€ a 10€ cada fica com 1000 títulos, se os vender a 9€ fica com 9.000€, ou seja, perdeu 1.000€.

Para comprar novamente 10.000€ a 9€ teria que investir mais 1.000€ que inicialmente e sem garantias de que a acção fosse para os 11€.

Cuidado nesta maneira de negociar... :wink:

Registado: 27/9/2007 14:33

Opinião

por whynotyet » 5/2/2008 12:34

Olá amigo!

Com essa carteira, eu, neste momento faria o seguinte: vendia o BCP e o BPI e reforçava na Semapa e comprava Portucel ou Sonae indústria. Penso que 2008 vai ser o ano da Indústria.
Boa sorte

Registado: 2/2/2008 10:21

por sherek_JNEG » 5/2/2008 12:33

Vejamos: compra uma acção a 10. Ela baixou para 9 (10%). Vendo nesta data e perdi 10%. Ela a seguir sobe para os 11. Como é? Vou comprá-la agora a 11? Perco duas vezes, não será.
Para o sistema funcionar é necessário que se saiba que a acção vai continuar a cair e quem é que sabe que isso vai acontecer?
Cump.

Compras 10000€ a 10€ ou seja compras 1000 titulos se eles baixarem para 9€ e venderes a 9€ e voltares a comprar os mesmos 10000€ a 9€ tu compras 1111 titulos se eles forem novamente para os 10€ então fazes 11111€ ou seja tens uma mais valia de 111€ coisa que não terias caso as mantivesses a 10€.

Registado: 29/11/2007 13:19

por Bart Simpson » 5/2/2008 12:27

Cump.

O professor LAMBOO :mrgreen:
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por AlexB » 5/2/2008 12:23

Amigos,

Cump.

Registado: 29/1/2008 0:06

por Pata-Hari » 5/2/2008 12:18

Gasparov, de uma coisa eu tenho a certeza: pelo menos conseguiste o titulo de tópico mais adorável do mês, hehe! é impossivel não se esboçar um sorriso com o teu titulo!

Entretanto, consola-te porque esse sentimento é verdade para quase toda a gente sem excepção. Os "muito sabedores" terão uma carteira com menos "desgraças" que os mais experimentados mas garanto-te que 98% do pessoal tem nabices nas "carteiras" (eu certamente incluida).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por PaSeHenriques » 5/2/2008 12:16

Tudo o que têm escrito é (pode ser) verdade. Mas uma coisa que eu aprendi aqui no Caldeirão é que todos podem ter razão, independentemente da estratégia.

A Bolsa não é uma "ciência exacta", embora as análises (técnica e fundamental) se lhe aproximem.

Isto tudo só para dizer que todas as estratégias (umas mais do que outras, claro!) precisam de um pouco de sorte para resultarem, e sobretudo precisam de tempo, e é aí que reside a grande questão: muitos traders não têm "pachorra" para investir tempo "no esperar"! :wink:

Akele abraço.

Registado: 10/1/2008 19:18

por Bart Simpson » 5/2/2008 12:08

Concordo plenamente c/ShereK.´
Gasparov- 1º Conselho à borlix :wink:
Usa os Stop Loss
2º- Repara nisto, se perderes 10%, precisas de 11% para recuperar. Se perderes 30%, precisas de 43% para recuperares, Se perderes 50%, precisas de 100% para recuperares.
Espero ter ajudado e outra coisa, eu dou muito valor ao dinheiro, pois ele representa a mais valia do esforço de cada um e por muito que se tenha, mesmo que tenha sido obtido sem esforço,(herança,euromilhões,etc.)deve-se respeitá-lo, pois como disse é o resultado do trabalho e esforço da maioria de nós.
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por sherek_JNEG » 5/2/2008 11:55

Bom dia!
Eu sou novato nestas andanças de bolsa(+/-3 anos)mas a minha maneira de estar em bolsa é da seguinte forma ,eu compro 5000 titulos a 1€ se por ventura esse titulo começar a descer ,e estiver a 0,90€eu assumo as perdas e vendo ,perco 500€,para mim esses 500€ já estão perdidos então eu tento comprar mais baixo ,por exemplo 0,85 mas compro os mesmos 5000€ ou seja compro 5882 titulos,se esse mesmo titulo for a 1€ eu já estou a ganhar dinheiro pois realizo 5882€-500€ que perdi fico com uma mais valia de 382€ ,caso mantivesse o titulo aos valores iniciais não estava a ganhar nada .Isto é minha maneira de estar mas poderá estar errada e estou aberto a criticas.

Registado: 29/11/2007 13:19

por Navete » 5/2/2008 3:28

Amigo, essas pecentagens são de um total de 10 euros para ai não, isto é um jogo, certo! Mas o dinheiro deve custar-te a ganhar, deveram ser as tuas poupanças...
1º Sou da opinião que dispersar capital é mau.
2º Dessas todas qual a que está no fundo? Não vendas a que bateu no fundo, poderás ser o ultimo a faze-lo, a partir dai ela poderá subir...
3º Necessitas do capital a longo prazo? Se estivesse no Banco talvez o lucro fosse 0% ou pouco mais...
Compra uns livros... e continua no Caldeirão! :)

Registado: 29/10/2007 16:09

OFF TOPIC - A carteira de um nabo

por gasparov » 5/2/2008 2:06

Considero este post como um "off-topic" porque é quase uma brincadeira. Brincadeira que envolve dinheiro é verdade, mas é uma brincadeira. Mas sendo eu um "zarolho" (como já se vão aperceber) a minha carteira dá mesmo vontade de rir tendo em conta o que estou a perder.

Eis a minha carteira de titulos, sem contar com o meu fundo de investimento gerido pelo BPI:

29% na SON I - preço médio 7,19€
26% no BPI - preço médio 5,83
23% no BCP - preço médio 3,31
14% na Semapa - preço médio 9,16
8% na Martifer - a 8,33

Sim estou mal eu sei, por isso aceita-se ajuda:) Embora nao perca o entusiasmo para o futuro.

Opiniões??

Cumprimentos para todos e bons negócios

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803, trend=friend e 57 visitantes