Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"A queda das bolsas já foi longe demais" G.Sachs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 21/1/2008 21:27

ftomas Escreveu:
O ministro das Finanças considerou hoje, em Bruxelas, que as quedas verificadas nos mercados financeiros já eram "de alguma forma esperadas" e significam uma "clarificação" que poderá traduzir-se num "novo arranque".

Fernando Teixeira dos Santos não ficou surpreendido com a "reacção dos investidores" à divulgação nas primeiras semanas de 2008 dos resultados negativos de alguns dos principais bancos envolvidos na crise no mercado de crédito imobiliário de alto risco nos Estados Unidos.

"Algumas instituições têm apresentado perdas significativas (...) e daí que os mercados reajam de forma muito expressiva", disse Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

Mas o ministro frisou que à medida que desaparecem as "incertezas" sobre quais são as entidades e os montantes das perdas, isso também significa uma "clarificação" para o mercado.

"Podemos ter um novo arranque, um recomeçar da actividade, agora com informação um pouco mais clara e com menos incertezas quanto a essa realidade que era a exposição e o montante dos prejuízos que esses bancos podiam registar", disse Teixeira dos Santos.

In jornal de negócios online

E a confiança dos investidores?
E a liquidez que saiu dos mercados?
E se as perdas ainda não estão todas clarificadas?

Sinceramnete espero que isto não avance muito, senão as empresas que até aparentam estar de boa saúde e com bons resultados (excepto a banca) vão ressentir-se num futuro muito próximo.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por SMarq » 21/1/2008 21:26

Existe um trunfo para acordar os touros:

Aquisições, OPA's e fusões.

No nosso PSI são várias as empresas "apetecìveis":

Cimpor - A Lafarge pode atacar neste momento de fraqueza e na minha opinião uma fusão com a Teixeira Duarte seria bem vinda tendo esta 20% da CPR.

BCP - A nova administração vai chegar aquecer?!

BPI - Ou compra ou vai ser comprada.

PT - Muita gente deve estar á espreita.

BESNN - Nunca se fala nela para uma possivel OPA, mas a Credit Agricole detêm 10,8% e Bespar 40% e o crescimento em Espanha pode ser 1 pau de 2 bicos.

Brisa - Abertis já reforçou sem aviso e a Brisa não gostou.

São expeculações mas nunca se sabe, o ano está a começar agora.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por TP1 » 21/1/2008 21:22

pvg80713 Escreveu:mas por favor, deixemos de ser provincianos !

Julgo, que dizer, que, porque algo subiu muito, tem de descer, é que é, um raciocínio provinciano. :evil:

Registado: 30/11/2007 21:13

por ftomas » 21/1/2008 21:15

O ministro das Finanças considerou hoje, em Bruxelas, que as quedas verificadas nos mercados financeiros já eram "de alguma forma esperadas" e significam uma "clarificação" que poderá traduzir-se num "novo arranque".

Fernando Teixeira dos Santos não ficou surpreendido com a "reacção dos investidores" à divulgação nas primeiras semanas de 2008 dos resultados negativos de alguns dos principais bancos envolvidos na crise no mercado de crédito imobiliário de alto risco nos Estados Unidos.

"Algumas instituições têm apresentado perdas significativas (...) e daí que os mercados reajam de forma muito expressiva", disse Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

Mas o ministro frisou que à medida que desaparecem as "incertezas" sobre quais são as entidades e os montantes das perdas, isso também significa uma "clarificação" para o mercado.

"Podemos ter um novo arranque, um recomeçar da actividade, agora com informação um pouco mais clara e com menos incertezas quanto a essa realidade que era a exposição e o montante dos prejuízos que esses bancos podiam registar", disse Teixeira dos Santos.

In jornal de negócios online

Registado: 28/6/2004 14:25

por pedrom » 21/1/2008 21:13

O nosso ministro das finanças acabou de dizer qualquer coisa do genero (não ouvi muito bem): ".... isto não é alarmante.... já estava à espera desta queda.... " (penso que não será assim que se recupera a confiança!!!)

Alguém ouviu a noticia completa?

por TP1 » 21/1/2008 21:06

pvg80713 Escreveu:
TP1 Escreveu:Ridícula? Não concordo. Há no mundo académico ( e não só ) quem o considere um dos mais brilhantes economistas de Portugal. Parece-me uma opinião a ter sempre em conta, independentemente da cor partidária.

caro tp1,
deixe-me reformular a questão :
dizer que o psi já desceu demais, parece-me ridiculo.
eu acredito que pode descer muito mais...
as minhas razões ?????
é que cresceu 100 % em menos de 5 anos...

Ter crescido 100% em cinco anos, não é motivo nenhum para qq queda. Agora, para subir, sim já é um bom motivo...

por Pata-Hari » 21/1/2008 21:05

Nuno, há muitas casas ainda a considerar que a recessão nos estados unidos é uma questão discutivel. E tendem a ser as casas que conseguiram não perder mundos e fundos que têm essa visão optimista. Ora todos sabemos que a Goldaman foi provavelmente o banco que mais ganhou com a crise.

Mais, não achas que neste momento as bolsas já estão a descontar uma recessão como sendo uma certeza?
Editado pela última vez por Pata-Hari em 21/1/2008 21:18, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por TP1 » 21/1/2008 21:03

pvg80713 Escreveu:e já agora, eu também admiro o Antonio Borges, e tenho muitas esperança nele para o futuro de Portugal.
mas por favor, deixemos de ser provincianos !

Há de facto quem o coloque, como um potencial excelente 1º ministro para Portugal.
Ele diz: queda das bolsas mundiais já foi longe demais. O empresário afirma que é uma correcção "excessiva" e que as empresas estão "baratíssimas". Nunca se referiu em concreto ao Psi20. Em segundo lugar, não acredito que um homem da estatura de António Borges, venha para a imprensa lançar "bitaites" sobre o mercado (como um qq irresponsável ) em defesa do seu bolso ou do banco.

por SMarq » 21/1/2008 20:56

Realmente isto serve de lição.

Estou com pouco menos de 1/3 do capital em acções e o resto em cash e fulo comigo mesmo por não ter vendido.

Os stops servem para quê??????????!!!!!!!

A única desculpa que tenho é que nunca tinha assistido a este descalabro. :roll:

Se não vendi antes, agora também não vendo, ficam para o ano ou mesmo para o final deste ano, caso este problema do subprime dê sinais de recuperação no final deste ano será uma boa altura para a recuperação dos mercados financeiros.

A história dos mercados está cheia destes descalabros e de recuperações e esta provavelmente será uma delas.

As financeiras nos USA já mostraram o problema do subprime, será um problema ainda maior se esse problema se alastrar ao resto da economia, penso que a FED pode e deve intervir já amanhã, em vez de corte na taxa de 0,5% passa para 0,75% ou mesmo 1%,
porquê cortar agora 0,75% e depois 0,25%.
A politica fiscal nos USA deve intervir ou as consequências no futuro serão graves.

A minha vontade é de fazer como o JAS ir de férias,.. ou só voltar a ver a Bolsa daqui a 1 Ano. :|

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Resina » 21/1/2008 20:56

E se quisermos especular um pouco, podemos dizer que um ataque terrorista neste momento era uma grande coincidencia...
As pré-quedas significavam isso, e o dito cujo invertia os mercados...
Ou talvez não.... :? :?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Sky » 21/1/2008 20:54

Para mim parece-me evidente que estamos perante uma crise de confiança exagerada.
Todas as acções são diferentes. Por aquilo que percebo, algumas não estão "baratissimas". Mas a maior parte está. Sobretudo para o investidor de Longo Prazo (3-5 anos no mínimo).
Só no sector financeiro, por essa Europa fora, o que mais há é acções com:
- Dividend Yield acima dos 5%
- PER abaixo dos 8 (mesmo sabendo que os earnings vão baixar no curto prazo, todos sabemos que eles regressam em força)
- Cotação aos níveis de 2002 ou 2003.
Em alguns destes casos, estas empresas têm hoje volumes de facturação incomparáveis face a 2002/2003. E vão nos próximos anos reforçar as suas posições (OPAS, Fusões, ...). Simultaneamente aproveitam os períodos de crise para restruturar as suas próprias organizações internas (cortando gorduras e aumento a produtividade).
Daqui a 2/3/4/5 anos (não sei) a confiança regressa, recessão, qual recessão, começa tudo a olhar para os fundamentais e é o costume. As acções disparam. Primeiro lentamente, depois com mais força. E em 3 anos triplicam.
É sempre assim.
O meu concelho (SÓ VÁLIDO PARA QUEM INVESTE A LONGO PRAZO) é aproveitar os saldos.

Registado: 7/11/2006 1:41

por ftomas » 21/1/2008 20:53

Ulisses Pereira Escreveu:ftomas, há uma diferença muito grande... É que no 11 de Setembro o PSI já tinha caido cerca de 50% no último ano e meio...

Um abraço,
Ulisses

sim claro... estava apenas a referir-me a um dia, ao dia de hoje, o psi20 já não tinha assim uma queda diária desde 1998 (suponho)

por pvg80713 » 21/1/2008 20:52

e já agora, eu também admiro o Antonio Borges, e tenho muitas esperança nele para o futuro de Portugal.
mas por favor, deixemos de ser provincianos !

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 21/1/2008 20:50

TP1 Escreveu:Ridícula? Não concordo. Há no mundo académico ( e não só ) quem o considere um dos mais brilhantes economistas de Portugal. Parece-me uma opinião a ter sempre em conta, independentemente da cor partidária.

caro tp1,
deixe-me reformular a questão :
dizer que o psi já desceu demais, parece-me ridiculo.
eu acredito que pode descer muito mais...
as minhas razões ?????
é que cresceu 100 % em menos de 5 anos...

por TP1 » 21/1/2008 20:43

Ridícula? Não concordo. Há no mundo académico ( e não só ) quem o considere um dos mais brilhantes economistas de Portugal. Parece-me uma opinião a ter sempre em conta, independentemente da cor partidária.

por pvg80713 » 21/1/2008 20:36

o António Borges, não é vice- presidente da Goldman Sachs, mas sim vice-president.
Perceberam ?
vice-president para os americanos é apenas director em portugal.

a Goldman Sachs,
tem os seguintes VICE-PRESIDENT :

Raanan A. Agus
Philippe J. Altuzarra
Zar Amrolia
Stuart N. Bernstein
Jean-Luc Biamonti
Randall A. Blumenthal
Antonio Borges
Charles W. A. Bott
Craig W. Broderick
John J. Bu
Timothy B. Bunting
Lawrence V. Calcano
Richard M. Campbell-Breeden
Carmine C. Capossela
Chris Casciato
Robert J. Christie
Peter T. Cirenza
Laura C. Conigliaro
Frank T. Connor
Karen R. Cook
Edith W. Cooper
Philip A. Cooper
Eduardo A. Cruz
John S. Daly
Simon Dingemans
Suzanne O. Donohoe
James H. Donovan
Michael B. Dubno
Jay S. Dweck
Isabelle Ealet
Herbert E. Ehlers
John E. Eisenberg
Edward K. Eisler
Michael P. Esposito
Charles P. Eve
Thomas M. Fitzgerald
Shirley Fung
Emmanuel Gavaudan

Robert R. Gheewalla
H. John Gilbertson, Jr.
James S. Golob
Frank J. Governali
David J. Greenwald
Christopher Grigg
Douglas C. Grip
Charles T. Harris, III
Nobumichi Hattori
Terry P. Hughes
William L. Jacob, III
Dan H. Jester
David A. Kaplan
Robert C. King, Jr.
Ewan M. Kirk
Mark J. Kogan
Peter J. Layton
Kenneth H. M. Leet
Hughes B. Lepic
Thomas B. Lewis, Jr.
Gwen R. Libstag
Mitchell J. Lieberman
Syaru Shirley Lin
Antigone Loudiadis
John A. Mahoney
Sean O. Mahoney
Charles G. R. Manby
Barry A. Mannis
Arthur S. Margulis
Robert J. Markwick
Kathy M. Matsui
Theresa E. McCabe
Mark E. McGoldrick
Stephen J. McGuinness
John C. McIntire
Audrey A. McNiff
Roberto Mendoza
Amos Meron

Edward S. Misrahi
Jeffrey M. Moslow
Ian Mukherjee
Duncan L. Niederauer
Richard T. Ong
Mukesh K. Parekh
David B. Philip
Stephen R. Pierce
John J. Rafter
Paul M. Roberts
John F. W. Rogers
Paul M. Russo
Katsunori Sago
Pablo J. Salame
J. Michael Sanders
Gary B. Schermerhorn
Jeffrey W. Schroeder
Steven M. Scopellite
Robert J. Shea, Jr.
Ravi M. Singh
Ravi Sinha
Edward M. Siskind
Michael M. Smith
Randolph C. Snook
Ronald K. Tanemura
Mark J. Tracey
Harkanwar Uberoi
Hugo H. Van Vredenburch
Corrado P. Varoli
John J. Vaske
Hsueh-Ming Wang
David M. Weil
Todd A. Williams
Michael S. Wishart
Zi Wang Xu
W. Thomas York, Jr.
Paolo Zannoni
James P. Zipersk

e aopiniao dele que a descida já foi longe demais, é para mim ridicula !

por kpt » 21/1/2008 20:35

pedrom Escreveu:Uma coisa é certa, mais do que uma crise económica estamos perante uma crise de confiança que vai desaguar na primeira e não é com comentários destes que se vão afastar os fantasmas ou pelo menos da forma como ele falou!!!

Uma crise económica em países com historial de desenvolvimento, normalmente é amplificada sobretudo pela crise de confiança. Basta tentar perceber se na realidade as condições fundamentais se alteraram assim tanto para que os mercados financeiros e a economia real sofra significativamente com isso.

Entendo o comentário do Borges, pois face às expectativas dos impactos da crise na economia real(que não são de 2 dígitos), o mercado já reagiu excessivamente. Por outro lado se olharmos para a valorização dos últimos anos, será que a economia ou as empresas cresceram realmente nessa proporção?

O mercado reage normalmente a tudo de forma excessiva e o caso actual não é excepção.

Mais uma vez, olhem para as quedas como oportunidades de compra e enquanto essas oportunidades não se concretizam, aproveitem e sigam a tendência que é o que importa.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 20:21

ftomas, há uma diferença muito grande... É que no 11 de Setembro o PSI já tinha caido cerca de 50% no último ano e meio...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ftomas » 21/1/2008 20:12

Se a queda é demais ou não... não sei...
Mas a verdade é que dias assim.... só no 11 de setembro, que eu me lembre, e penso que o psi 20 nem perdeu tanto como hoje, e nessa altura o outlook era muito mais complicado.

hoje andei à procura de um call turbowarrent e não é que desapareceu tudo :lol: estava eu para apostar 100 euros no preto (leia-se recuperação...zita) :mrgreen:

PS: sou um infeliz que comprou em 12/2006 BCP a 3.04 a meio da queda e feliz que vendeu a 2.4... enfim... saltei fora...
dentro só o ppr, que deve estar bonito :mrgreen: mas como sou novo para a reforma

por pedrom » 21/1/2008 19:57

Ulisses Pereira Escreveu:pedrom, estás a ver que quando queres consegues escrever posts com "sumo" sem deixares de ser incisivo? É que ultimamente tens escrito muitos posts do género do primeiro que escreveste neste tópico, provavelmente fruto de alguma emotividade.

Um abraço,
Ulisses

Emotividade não, até porque estou totalmente liquido desde há vários meses e sem qualquer intenção de voltar num futuro proximo devido à falta de $$$. Agora que a grande maioria dos meus comentários não tenham grande coisa que se aproveite isso estou de acordo contigo pois também não sei muito mais. :oops: O que sei é baseado na experiência de alguns anos a negociar e do que tenho lido e aprendido aqui!!! Como sou muito brincalhão :lol: , isso acaba por passar para o que escrevo, no entanto tento manter o máximo de respeito possível pelos outros :wink: .

Relativamente ao tópico em questão e ao meu comentário acho é que o António Borges é que está a falar com alguma emotividade/nervosismo quando diz o que disse, fruto talvez de alguma perda ou perdas avultuadas. Uma coisa é certa, mais do que uma crise económica estamos perante uma crise de confiança que vai desaguar na primeira e não é com comentários destes que se vão afastar os fantasmas ou pelo menos da forma como ele falou!!!

por rpmt » 21/1/2008 19:49

Com tanta empresa em saldos se os mercados emergentes começarem a comprar,muita empresa vai mudar de mãos.
Porque quando uns choram, á sempre quem venda lenços

Registado: 14/11/2006 17:47

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 19:31

pedrom, estás a ver que quando queres consegues escrever posts com "sumo" sem deixares de ser incisivo? É que ultimamente tens escrito muitos posts do género do primeiro que escreveste neste tópico, provavelmente fruto de alguma emotividade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pedrom » 21/1/2008 19:27

Branc0 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O humor é sempre bem vindo, mas acho que é importante mantermos algum "sumo" nos comentários e estas declarações são bem interessantes de um economista que merce crédito.

Um abraço,
Ulisses

Estás a dar importância a isto?

Julgava que tratasses estas coisas como os Price Targets... aqueles que lês mas não ligas nenhuma :)

Ulisses na realidade ele como pessoa tem muito valor e também o considero um grande economista, mas o que me enerva exactamente não é ele nem outros economistas ou gestores do mesmo nivel, superiores ou inferiores, o que enerva são as recomendações/price targets que as grandes casas de investimento passam a vida a dar e depois vem para a rua dizer que isto está a ir longe de mais, como se pudessem "controlar" alguma coisa!!!

Se isto continuar assim, aquela listagem de price targets brevemente tem todas as empresas com potencial de subida de 100%, o que na minha opinião é completamente irreal!!!!

por Crómio » 21/1/2008 19:26

djovarius Escreveu:Aconselho a procurarem tópicos à solta de Janeiro / Fevereiro de 2003, sobretudo os membros mais novos para sentirem o ambiente da época.

Abraço

djovarius

Já agora, talvez me possam ajudar nisto:

Quando faço uma surfadela no Caldeirão em tópicos antigos, tenho a dificuldade de poder aceder à página da lista de tópicos do dia em questão.

Expliquei-me mal? Aqui vai outra:

Se for ao tópico que o djovarius aqui colocou, e quiser ver os tópicos desse dia ou tópicos anteriores, ou clico em tópico seguinte/anterior, e ando a ver todos os tópicos um a um (o que pode ser aborrecido...)ou então tenho que adivinhar em qual das 13000 páginas ele está.

Existe alguma forma de se poder contornar esta situação?

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por djovarius » 21/1/2008 19:19

Já agora deixo aqui um link para um tópico com exactos 5 anos de idade.
Estávamos a viver dias ainda piores, eu ainda estava em SP e todos os dias eram dias de pânico.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Aconselho a procurarem tópicos à solta de Janeiro / Fevereiro de 2003, sobretudo os membros mais novos para sentirem o ambiente da época.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 380 visitantes