Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vou contribuir mais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 18/1/2008 2:00

ou seja, é mt dificil de prever o que se vai passar...

Estamos a viver uma situação inédita que apresenta condicionantes nunca antes contemplados.

Eu estou curioso...
Depois hei-de contar aos meus netos.

Registado: 11/5/2007 14:09

por gato_vadio » 18/1/2008 1:58

urukai Escreveu:Até podemos estar a começar um bear, a grande diferença que eu vejo para outras alturas de grande crise e catástrofe (leiam-se crashs) é que neste momento ninguém está optimista.

Nos anteriores crashs (pelo menos do que li) estava tudo com um optimismo exacerbado e todos queria comprar mais e mais para ganhar mais valias facilmente, até que deixaram de haver compradores e veio tudo por aí a baixo.

Neste momento, toda a gente fala é na crise e na recessão e em estratégias para entrar curto.

Os mais experientes que falem de sua justiça mas não me parece um cenário semelhante às anteriores crises.

Isso é fácil de explicar:
Vivemos na sociedade da informação, como tal, a maior parte dos investidores tem consciencia do que se passa.
Até no youtube são colocados videos com analise tecnica.
Portanto, está tudo preparado para o "bear".

Registado: 15/10/2007 23:22

por urukai » 18/1/2008 1:53

Até podemos estar a começar um bear, a grande diferença que eu vejo para outras alturas de grande crise e catástrofe (leiam-se crashs) é que neste momento ninguém está optimista.

Nos anteriores crashs (pelo menos do que li) estava tudo com um optimismo exacerbado e todos queria comprar mais e mais para ganhar mais valias facilmente, até que deixaram de haver compradores e veio tudo por aí a baixo.

Neste momento, toda a gente fala é na crise e na recessão e em estratégias para entrar curto.

Os mais experientes que falem de sua justiça mas não me parece um cenário semelhante às anteriores crises.

Registado: 11/5/2007 14:09

Vou contribuir mais

por JUKIMSUNG » 18/1/2008 1:44

paa o delírio...

Nunca tinha visto no caldeirão tantos post's penso rápido, nem nos meus tempos de ganda maluko (rapidamente afastado), nem superveiga (em pleno bull power quando a altri estava como está agora) nem mohamed (em julho já se previa que o desfecho deste bull estava próximo e que o bear de longo prazo ía começar...

Isto agora parece que o desnorte se está a apoderar dos espíritos e a catástrofe está aí. Os posts parecem cogumelos e isso é um sinal preocupante. Ninguém sabe muito bem o que fazer e dormir com acções em carteira não parece boa ideia.

Já aqui aconselhei várias vezes que os put's podiam ser uma opção e neste momento a festa e quem seguiu essa estratégia está no auge (ou será no prncipo e com possibilidade de sorte grande no final).

Queria deixar aqui um conselho para quem quer sobreviver a isto... e s´compra acções.

A tática mais válida é mesmo comprar o que cair na abertura a níveis próximos de 10% para vender quando recupera (funciona e ó é necessária disciplina e claro aplica-se no psi 20 e pouco mais, e nunca em pararedes (aí só a 20%).

Por outro lado entrar nesta fase em put's pode parecer que já vai com atraso mas se calhar ainda vai render.

Com quedas nos índices de 10% em 15 dias se calhar isto este ano ainda vai aos 30% e se assim é há que aproveitar. Agora deixarmo-nos queimar e vermos esfumar carteiras com a teoria do longo prazo é capaz de ser má ideia... é o voltar à história do ficam para os netos.

Se isto for para cair à bruta um gajo compra daqui a uns meses (1 ano??) e logo se vê.

Outra das coisas que queria aqui relembrar é que desde julho (final) o mercado está bear e a única coisa que foi salvando a coisa foi o Sr bernanke a baixar juros, e lá voltávamos a máximos ou lá perto para volta a cair. No índice que tenho acompanhado (desde essa altura deixei o PSI de lado quase por completo e perdi um comboio interessante- a galp e talvez a EDP e a JM) de resto nada mais se passou no lado das valorizações), o dax o movimento entre 7300/7700/8100 foi uma constante e sempre que a coisa caía lá aparecei o bernanke a salvar a malta, mas entretanto o desastre nos bancos tem sido impressionante.

Imaginem só as perdas que UBS leva nas posições que ainda detém no PSI... Altri, BCP, BANIF, TDU, e por aí fora... o que lhes vale é que compraram milhões de altri baratíssimas, mas agora o que vão fazer a não sei quantos milhões de acções??? despacham tudo ao melhor??? Não me parece.

Por último e misturando alhos com bugalhos, só falta o crash chinês e depois a malta acorda para um pesadelo que já toda a gente sentia mas ninguém desejava. Isto não tem a ver com desejos, tem a ver com a realidade e a realidade é que o bull terminou e deixaram a malta a marinar mais 6 meses e agora a dura realidade assaltou-nos e em 15 dias os américas voltaram a 2006 e secalhar em outros 30 volta a 2004/2005. Cuidado que a 29/30 uma descida de juros de 50% pode dar origem ao canto do cisne.

Lembram-se dos taxistas, das donas de casa, e afins???

Da crise subprime o que podemos retirar de lição para o futuro (mais momentos bull virão e bear nos próximos 20 anos) é que os próprios bancos se andaram a comportar bem pior que os taxistas no mercado e deforma leviana e agora Têm o que merecem. O pior é que quem vai pagar a factura em 1º lugar são eles e depois seremos todos nós.

Outra coisa que pareceia totalmente incomportável era um mercado estar assim tão bull com o petrol a 100 dlr (ou mesmo a 90) e alguma coisa não batia certa nestas contas...

Para terminar, o Bear pelos vistos ou um crash violento pode vir com pézinhos de lã e 15 dias depois ainda se acredita que há reversibilidade no horizonte. Eu se já não acreditava há 6 meses, hoje (ainda por cima com a massa investida num PUT do DAX que para mim veio de 0,25 e 0,30 ppara 1,70) que já me está a dar calafrios deixo aqui um último aviso que aos anteriores a malta não ligou, hoje acho que isto já estoirou e neste momento já nem me levanto às 8h00 e nem quero saber qual é que amanhã vai estar a descer 10%. Por mim podem descer todas.
Esta é uma oportunidade única e acho que não a deviam (estar a) desperdiçar. A malta ganha quando sobe e se quiser também ganha quando desce.

Amanhã há mais e daqui a uns anos também...
mas por este andar não vai ser para todos, -5% hoje -3% amanhã e menos 10% daqui a 15 dias vai atirar com muita gente borda fora do mercado e o BEAR é mesmo isso. Alguém vai pagar a factura e eu aconselhava a que não fossemos nós.

BN

Registado: 7/3/2007 19:42

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, PacoNasssa, trilhos2006 e 67 visitantes