Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos americanos - formas de contornar os impostos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por salvadorveiga » 8/9/2008 22:42

tomae Escreveu:Obtive hoje a seguinte resposta do BEST:

Em resposta à sua mensagem vimos por este meio prestar os seguintes esclarecimentos:
Cumpre-nos referir que a actualização de dados relativo ao documento de identificação trata-se apenas do envio de cópia actualizada e autenticada do seu documento de identificação, Bilhete de Identidade.
Serve a referida cópia para enviar à Sociedade Gestora, emitente dos títulos norte-americanos em sua posse. Resulta de uma obrigatoriedade imposta pelo Banco de Portugal, para que os dados sejam, periodicamente, actualizados.
Deverá remeter o referido documento, com a indicação que será para actualização de documentos (Títulos Norte-Americanos), para a seguinte morada:

Banco BEST,
Apartado 8182,
1802-001 Lisboa

Portanto basta enviar uma cópia do BI e em nada está relacionado com o documento w8ben :shock:

Deve ser porque eles teem um acordo, ou seja ja tem isso instuticionado.

Tu quando comopras acçoes pelo Best por exemplo, o nome que aparece no book entry da empresa de quem e' detentor das acçoes e' Banco BEST (ou o mediador do serviço ao BEST) depois internamente o banco distribui as acçoes a quem pertence o que. Portanto o BEST ja deve ter algo como o W8 como instituiçao estrangeira...

Espero que me tenha feito entender.

E isto nao e' certo, mas aquilo que acho mais logico acontecer, isto pq eu quando preenchi o meu W8 vinha la' sitios a falar se eu era um fundo estrangeiro...banco ou instituiçao...

um abraco

Registado: 12/3/2008 22:06

por tomae » 8/9/2008 21:34

Obtive hoje a seguinte resposta do BEST:

Em resposta à sua mensagem vimos por este meio prestar os seguintes esclarecimentos:
Cumpre-nos referir que a actualização de dados relativo ao documento de identificação trata-se apenas do envio de cópia actualizada e autenticada do seu documento de identificação, Bilhete de Identidade.
Serve a referida cópia para enviar à Sociedade Gestora, emitente dos títulos norte-americanos em sua posse. Resulta de uma obrigatoriedade imposta pelo Banco de Portugal, para que os dados sejam, periodicamente, actualizados.
Deverá remeter o referido documento, com a indicação que será para actualização de documentos (Títulos Norte-Americanos), para a seguinte morada:

Banco BEST,
Apartado 8182,
1802-001 Lisboa

Portanto basta enviar uma cópia do BI e em nada está relacionado com o documento w8ben :shock:

Registado: 20/8/2008 16:15

por tomae » 5/9/2008 17:42

Ninguém daqui nunca se deparou com esta situação de ter de "actualização de dados relativos ao documento de identificação" ?

por salvadorveiga » 5/9/2008 15:27

Nao, esse documento tem q ser elaborado pelo invetidor e nao pelo banco. É um pedido ao IRS americano, que tu, como sendo investidor estrangeiro, estás ao abrigo do Tax Treaty entre os EUA e o teu pais de origem, que no caso de Portugal é de 15%.

A dupla tributaçao sofres sempre. so que em vez de ser 30%+20% é 15+20.

por tomae » 5/9/2008 15:20

Se não tem nenhuma repercussão, então de origem este documento já devia estar actualizado para todo e qualquer investidor nacional.

Deve influenciar em mais alguma coisa.

por salvadorveiga » 5/9/2008 15:09

tomae Escreveu:Bem, enviei um e-mail ao Banco BEST colocando esta questão e responderam-me o seguinte:

No que concerne aos títulos emitidos nos Estados Unidos, não será possível evitar a dupla tributação que se verifica no pagamento de dividendos.

Coloca-se sim em questão a possibilidade de redução da tributação nos seguintes termos;

1) Caso o cliente não actualize os dados relativo ao documento de identificação:
Para efeitos de tributação de rendimentos sobre títulos emitidos nos Estados Unidos a tributação de imposto na origem terá de ser realizada a uma taxa de retenção de 35%

2) Caso o cliente actualize os dados relativo ao documento de identificação:
Para efeitos de tributação de rendimentos sobre títulos emitidos nos Estados Unidos a tributação de imposto na origem será realizada a uma taxa inferior, normalmente a 15% (ou outra taxa definida).

Agora mandei um segundo email, perguntando por qual documento de identificação estão a referir. Alguém no BEST já passou por isto ?

E que implicações terá esta "actualização de dados relativos ao documento de identificação" na minha fiscalidade para além da redução do tal imposto para 15% ?

Nao ter'a nenhuma repercussão... o q eles devem tar a falar e' mesmo do tal formulario W8. Que te identifica como sendo um investidor estrangeiro e apenas retem na origem 15% inves de 30%.

por tomae » 5/9/2008 14:53

Bem, enviei um e-mail ao Banco BEST colocando esta questão e responderam-me o seguinte:

No que concerne aos títulos emitidos nos Estados Unidos, não será possível evitar a dupla tributação que se verifica no pagamento de dividendos.

Coloca-se sim em questão a possibilidade de redução da tributação nos seguintes termos;

1) Caso o cliente não actualize os dados relativo ao documento de identificação:
Para efeitos de tributação de rendimentos sobre títulos emitidos nos Estados Unidos a tributação de imposto na origem terá de ser realizada a uma taxa de retenção de 35%

2) Caso o cliente actualize os dados relativo ao documento de identificação:
Para efeitos de tributação de rendimentos sobre títulos emitidos nos Estados Unidos a tributação de imposto na origem será realizada a uma taxa inferior, normalmente a 15% (ou outra taxa definida).

Agora mandei um segundo email, perguntando por qual documento de identificação estão a referir. Alguém no BEST já passou por isto ?

E que implicações terá esta "actualização de dados relativos ao documento de identificação" na minha fiscalidade para além da redução do tal imposto para 15% ?

Re: wolfy

por salvadorveiga » 4/9/2008 23:08

tomae Escreveu:Boas,

Desculpem estar a puxar este tópico do ano passado para cima, mas tendo em conta que vou receber dividendos no mês de Outubro dos US, ouvi falar nesta dupla tributação. Ainda está a ser aplicada actualmente ?

Agora as questões:
Rasputine Escreveu:Portugal tem um acordo sobre a dupla tributação com os EU, basta preencher o formulário w8ben e só será tributado a 15%
Sei que no BPI fazem isso
Abraço
Rasputine

Que formulário ao certo é este "w8ben" ?
Estás a referir-te a este ? http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/fw8ben.pdf
Ao preencher isto, a quem devo entregar isto ? Ao Banco BEST por correio ? E em que vai influenciar este documento ? No não pagamento do imposto dos US ?

empirico Escreveu:Quando entregares o IRS pedes o anexo de rendimentos obtido no estrangeiro e inscreves a mais valia e respectivo valor de imposto pago conforme informação bancária que eles deduzem a dupla tributação no acerto de contas.

Não percebi esta resposta.
O que significa "eles deduzem a dupla tributação no acerto de contas." ?
E além do mais, se eu declarar os dividendos no IRS, obrigatoriamente terei que declarar todos os restantes rendimentos de capitais, não ?

Informa-te no Banco BEST como e'... pelo que li do guia Fiscal deles penso ser automatico. No entanto e' melhor telefonares.

Eu nao sei pq o meu longo prazo esta' num corretora estrangeira e sim, preenchi esse w8ben. Dessa forma somos taxados a 15% fonte retida nos US e depois sera' os 20% ca'.

Re: wolfy

por tomae » 4/9/2008 21:51

Boas,

Desculpem estar a puxar este tópico do ano passado para cima, mas tendo em conta que vou receber dividendos no mês de Outubro dos US, ouvi falar nesta dupla tributação. Ainda está a ser aplicada actualmente ?

Agora as questões:
Rasputine Escreveu:Portugal tem um acordo sobre a dupla tributação com os EU, basta preencher o formulário w8ben e só será tributado a 15%
Abraço
Rasputine

Que formulário ao certo é este "w8ben" ?
Estás a referir-te a este ? http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/fw8ben.pdf
Ao preencher isto, a quem devo entregar isto ? Ao Banco BEST por correio ? E em que vai influenciar este documento ? No não pagamento do imposto dos US ?

empirico Escreveu:Quando entregares o IRS pedes o anexo de rendimentos obtido no estrangeiro e inscreves a mais valia e respectivo valor de imposto pago conforme informação bancária que eles deduzem a dupla tributação no acerto de contas.

Não percebi esta resposta.
O que significa "eles deduzem a dupla tributação no acerto de contas." ?
E além do mais, se eu declarar os dividendos no IRS, obrigatoriamente terei que declarar todos os restantes rendimentos de capitais, não ?

por WolfTrader » 13/12/2007 11:21

Bom dia a todos,

Obrigado pelas vossas respostas...Já agora não há ninguém que tenha experimentado o mesmo problema? É que lá fora as empresas nao costumam descer o valor do dividendo no dia seguinte :wink:

Bons trades

Registado: 9/12/2007 21:07

por empirico » 13/12/2007 1:53

Quando entregares o IRS pedes o anexo de rendimentos obtido no estrangeiro e inscreves a mais valia e respectivo valor de imposto pago conforme informação bancária que eles deduzem a dupla tributação no acerto de contas.

Registado: 5/11/2002 0:16

por Pata-Hari » 13/12/2007 1:48

o que nunca evita que pagues a taxa prevista pelo acordo de dupla tributação (os tais 15 de lá mais 20 de cá)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

wolfy

por Rasputine1973 » 13/12/2007 1:42

Portugal tem um acordo sobre a dupla tributação com os EU, basta preencher o formulário w8ben e só será tributado a 15%
Abraço
Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple

Registado: 14/2/2003 13:07

Dividendos americanos - formas de contornar os impostos

por WolfTrader » 12/12/2007 23:53

Boa noite,

Estive a confirmar que aquando do pagamento de divendendo pelas empresas americanas, o investidor português paga por duas vezes: 30% + 21% IRS (etenção na fonte em sede de IRS e a 30% retenção de imposto estrangeiro) :!: :!:
Alguém sabe um método para contornar a dupla tributação? Será que a abertura de contas em correctoras americanas dá? Alguém tem experiencia nesse campo?

Obrigado

Registado: 9/12/2007 21:07

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, macau5m, marketisnotefficient, Pmart 1, Rafael Abreu, TTM62 e 178 visitantes