Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tacticas/Tecnicas de investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Obrigado pela adesão

por Mulder » 25/7/2007 15:44

Desde já quero agradecer a todos vocês pela participação neste topico. Contudo, na ausência do Ulisses, venho eu chateá-los com o mesmo de sempre: ARGUMENTOS!É interessante estabelecermos este diálogo, mas também seria importante não esquecermos do 1º artigo deste topico, combinado pessoal?

Vamos la a isso então!

Um abraço e bons negócios!
Anexos
Panoramix.gif
Panoramix.gif (0 Bytes) Visualizado 2545 vezes

Registado: 6/9/2006 10:43

Re: Tacticas/Tecnicas de investimento

por artista_ » 25/7/2007 14:50

Mulder Escreveu:Deste modo, por vezes, acho estranho não haver aqui neste espaço uma maior partilha de idéias de investimento no mercado bolsista, quando um dos objectivos do Caldeirão seria esse mesmo. Poucas são as pessoas (grupo no qual eu me incluo) que vêem aqui expôr as suas técnicas de investimento, quando não há problema nenhum ao divulgá-la ([i]pois presumo que ainda ninguém tenha descoberto uma fórmula mágica para ganhar sempre na bolsa...

O problema é que a grande maiorias das pessoas não tem "técnica" de investimento, mas o teu tópico pode ter o condão de pelo menos os consciencializar desse facto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nnascimento » 25/7/2007 12:50

LTCM Escreveu:
nnascimento Escreveu:Boas,
É possivel obter retornos superiores a 40 ou 50% ano. O jogo da bolsa é exemplo disso.

É. De facto é verdade, conseguir os 40% ao

ano é relativamente fácil em Bullmarket.

O problema é fazer isso de forma

consistente, ao longo de 5,10,20 anos.

Aí nem os profissionais.

Referi que foi altamente desgastante.
Mas tb acredito que consistentemente nao fazes.Pelo menos no mercado accionista. Nos derivados acredito q seja possivel
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

comentário

por jotabil » 25/7/2007 12:49

Caro Nascimento

Muito bem....gosto dessa tua sinceridade.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por LTCM » 25/7/2007 12:47

nnascimento Escreveu:Boas,
É possivel obter retornos superiores a 40 ou 50% ano. O jogo da bolsa é exemplo disso.

É. De facto é verdade, conseguir os 40% ao

ano é relativamente fácil em Bullmarket.

O problema é fazer isso de forma

consistente, ao longo de 5,10,20 anos.

Aí nem os profissionais.

Registado: 28/2/2007 14:18

por Woodhare » 25/7/2007 12:45

Uma coisa é ter um investimento com retorno de 50% ou mais, isso é possível e até facil no Bullmarket, outra é ter a carteira toda com uma rentabilidade de 50% ou mais. Não digo que seja impossível mas acho que terá de haver um forte factor sorte para isso acontecer. Reparem, algumas acções têm valorizado bastante, mas quem sabia que iam valorizar tanto para pôr o dinheiro todo nelas?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por nnascimento » 25/7/2007 12:37

Boas,
O Ulisses tem um artigo nos artigos didaticos que diz qq como 30% ao ano nao, obrigado.Leiam e vao concordar.

Deixo umas pequenas notas e cada qual que retire as suas conclusoes. Ninguem é maior que o mercado e na maior parte das vezes estamos sempre em desvantagem perante os grandes. Nao me considero grande nem pequeno, tenho a dimensao que acho adequada nos mercados face ao resto do capital que disponho. O Trading reflecte apenas uma area de negocio como o negocio da cortiça representa outra e o imobiliario outra. Dentro destas 3 areas cada qual tem a sua estrategia de risco conforme o tempo. O tempo manda em tudo. Na questao da bolsa divido por ex 2 partes. Investimento medio/longo prazo em sistema automatizado em acções (cerca de uma duzia que sigo) e respeito os sinais gerados pelo sistema. Qd existe tendencia os retornos variam entre os 8 e os 17% ano, nada mau comparado com o que o banco paga para ter o meu dinheiro lá. Depois existe uma altamente especulativa no DAX e a estrategia é outra bem como a alavancagem e o risco. Tudo passa pela gestao do RISCO e ALAVANCAGEM.
É possivel obter retornos superiores a 40 ou 50% ano. O jogo da bolsa é exemplo disso. Do meu caso em concreto e o meu nome é o mesmo obtive cerca de 33% apenas negociando cfd´s do DAX. Foi emocionalmente e psicologicamente desgastante.Acreditem.

Resumindo, varias estrategias se aplicam condicionadas ao momento que se vive. Os mercados sao irracionais porque quem neles participa sao pessoas e estas tomam atitudes erracionais. Um sistema e disciplina, regras de gestao de risco e stops sao 1 a sobrevivencia, 2 a longo prazo podem produzir algo mais que o que o banco nos dá.
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

comentário

por jotabil » 25/7/2007 12:21

Caro Mech

Não será certamente o Cali que está em causa...é sério e é capaz de ter apostado tudo na Altri...e teve sorte.....ou então anda pelos derivados e outras opções....cujo risco pode justificar esses ganhos....bem mas isso é apenas arriscar não é jogar em bolsa... quero com isto dizer apenas que os os ganhos são porporcionais ao risco...ao mirar-se o PSI20 não vemos essa percentagem de ganhos.... porque o índice repesenta um valor médio...e num ambiente de risco médio...claro que a jogar com warrants, cfd's e outros produtos....se pode ganhar essa percentagem.....mas tb se pode perder......e como ambos sabemos ...as perdas são habitualmente inconfessáveis por esses heróis.....
Não acredito em rentabilidades consitentes dessa ordem de valor.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por The Mechanic » 25/7/2007 12:04

Jotabil ,

Acredita que é possível ...

E já nem falo de gajos que só apostaram em Altri , TDU , SCO e afins ( aí qualquer um que tenha posto a sua fortuna de 5000 euros numa dessas no inicio do ano , agora se calhar já tem 100 ou 200% de rentabilidade ! ). Falo dos que nem apostaram nessas ...

Num ano como este ... é muito possivel .
Acredito que o Cali o tenha feito. Mas há mais gajos por aí ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

comentário

por jotabil » 25/7/2007 11:50

Caro Cali

Para orador r profeta estás por aí....com quem te meteste!!!!...100% ao ano.....hum!...só de bravata...ou de um risco que está proporcinal e essa rentabilidade....ou seja infringindo todas as regras do senso bolsista....bem...mas isso é apenas jogar ao poker e apostando tudo na última carta a sair...sim nesse caso podes ganhar ...mas não tardará que corras a recuperar.....ganhar em bolsa não é isso.....sim, naturalmente que os grandes investidores não podem ter essas percentagens...apenas me referia a pequenos investidores.

cumps
Sun Tzu

por Cali » 25/7/2007 11:11

Ó jota, o JAS é obviamente um pequeno investidor. Basta, por exemplo, verificar o que uma participação na Vista Alegre provoca na rendibilidade da carteira dele, para perceber que ele não pode ser um grande investidor. Contudo, abaixo dos pequenos investidores, para mim existe a franja dos micro-investidores, onde se incluem muitos dos que estão a começar, e que dispõem de muito pouco capital.

Por ultimo, SÓ é possivel rendibilidades superiores a 50% por ano aos pequenos investidores. Os grandes já não conseguem médias dessas, porque lhes falta a mobilidade, a facilidade em abrir e fechar posições quando quiserem. Mas esses já não precisam de fazer 50%. Com uns meros 20% passam de ricos a podres de ricos! :)

Por ultimo, tu tens todo o direito a não acreditar, mas estou á vontade para te jurar pela saúde da minha filha que é perfeitamente possivel fazer 100% ao ano, durante um Bull market jeitoso como este.
Eu sugiro-te que tentes. Que estabeleças metas, que te esfoles para as atingir, e que quando atingidas, imediatamente estabeleças outras, e continues a esfolar-te. Se o mercado dá, aproveita. Não penses que é impossivel. Sabes a história do outro que morreu á sede metido dentro de agua até ao pescoço, só porque lhe dava muito trabalho dobrar os joelhos? :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Woodhare » 25/7/2007 11:08

Correcção: "ainda há" e "para aqueles" :oops:
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por Woodhare » 25/7/2007 11:05

Joao_imo Escreveu:Boa Noite Mulder!

Acho que a resposta que te deu o Cali reprensanta a mais pura realidade. Embora concorde em pleno com que ele escreve, considero que o teu desafio está cheio de razão de ser. Embora nós vivemos num mundo onde o individualismo se sobrepoem ao colectivismo! A nossa mentalidade nao nos leva apostar no associativismo e numa união ja que partilhamos todos da mesma vontade de investir na bolsa e que pela troca de experiencias e a partilha de ideias nos tornaria a todos mais detentores de informação e por consequinte nos traria melhores resultados!
Mas padecemos deste mal incuravel, e com o mal de uns, safam-se outros...

O colectivismo não tem qualquer razão de ser uma vez que nós não somos formigas mas homens. Individuos criados à imagem e semelhança de Deus com aspirações próprias e vontade própria e livre arbítrio próprio.

Foi nos dada a escolha entre o bem e o mal por Deus e a opção entre um e outro, entre ajudarmos quando achamos que o devemos fazer ou não é uma escolha pessoal.

O colectivismo é uma desculpa para um escravizar as pessoas ao grupo e ao sistema, ainda à muito colectivismo por aí.

Eu conheço o colectivismo, quatro ou cinco a trabalhar e um sentado olhar com ar paternalista e repreensivo aqueles que não trabalham para o seu bem comum.

:P colectivismo nunca :P

comentário

por jotabil » 25/7/2007 10:46

Oh Caro cali

O nosso companheiro Jas que muito escuto e aceito...é já uma pessoa muito experimentada e muito sabedora...mas mesmo assim só vendo bem, mesmo sem duvidar da evidência dos resultados mostrados, gostaria de tocar a coisa como São Tomé....Mas pelos vistos tu tentas essa meta...oxalá os deuses te ajudem....mas em princípio não acredito nessa percentagem de rentabilidade ....pelo menos no âmbito dos pequenos investidores.
Será o JAS um pequeno investidor?.....

cumps
Sun Tzu

Re: comentário

por Cali » 25/7/2007 10:28

jotabil Escreveu: Aposta e acredita na tua aposta e não penses que existem rendibilidades de 50% ao ano....oh eras!!!!!! ainda gostaria de conhecer tais pardais....no domínio dos pequenos investidores.

cumps

permite que me apresente: o nick é Cali e sou um pequeno investidor. :lol:
Agora fora de brincadeiras, se estás a falar em rendibilidades médias de 50% ao longo de vários anos, concordo que é quase impossivel. Agora, tens aqui no fórum um caso mais que provado de alguem que faz elevadas rendibilidades anuais regularmente (julgo que a média dele nos ultimos 3 ou 4 anos deverá andar pelos tais 50% ou quase): o JAS.
Se partes do principio que isso não é possivel, nunca lá chegas, porque nem chegas a tentar. E quem não tenta... não alcança.

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por joao_imo » 25/7/2007 0:22

Boa Noite Mulder!

Acho que a resposta que te deu o Cali reprensanta a mais pura realidade. Embora concorde em pleno com que ele escreve, considero que o teu desafio está cheio de razão de ser. Embora nós vivemos num mundo onde o individualismo se sobrepoem ao colectivismo! A nossa mentalidade nao nos leva apostar no associativismo e numa união ja que partilhamos todos da mesma vontade de investir na bolsa e que pela troca de experiencias e a partilha de ideias nos tornaria a todos mais detentores de informação e por consequinte nos traria melhores resultados!
Mas padecemos deste mal incuravel, e com o mal de uns, safam-se outros...

Registado: 14/6/2006 16:05

por silva_lopes » 24/7/2007 23:44

Já agora uma pergunta... Em Bear Market, aconselha-se o investimento em fundos? Como saber se certos fundos também tem em carteira produtos derivados que dem rentabilidade em Bear?

Isso das rentabilidades de 50% é mesmo impsossivel? Como é que eles chegam ao valor de 61% de rentabilidade por exemplo no Fundo Santander Acções de Portugal?

Cumprimentos.

Registado: 28/4/2007 0:41

comentário

por jotabil » 24/7/2007 23:23

Caro molder

Aposta em duas, três ou quatro títulos, constituis uma carteira com eles e vai observando a sua evolução...e não mexas muito.....observa, não te assustes e acredita na tua aposta...acredita no momento do mercado actual e aceita a percentagem de rendibilidade que tiveres...se foi positiva tudo bem ...se foi negativa.....muda progressivamente.
Só se deve vender ou comprar em função das nossas apostas ...e não em notícias....que não são informações...são meras notícias sem qalquer grau de verosimilhança....sem serem classificadas....sem um plano que as torne coerentes....é isto que importa reter....apenas ouvimos notícias....raramente temos informação.
Aposta e acredita na tua aposta e não penses que existem rendibilidades de 50% ao ano....oh eras!!!!!! ainda gostaria de conhecer tais pardais....no domínio dos pequenos investidores.
Aquilo que digo vem expresso no livro de FBM ...e ele de facto é brilhante nos conselhos que dá....a bolsa é isso....tirar o rendimento legítimo ...em função da aposta e do risco que sabemos correr....
e como deves depreender, no âmbito dos pequenos investidores.....o risco que podemos aceitar será sempre reduzido.....e como tal não existem milagres.....ninguém dá nada a ninguém....apenas devemos fazer o nosso esforço na negociação no sentido de adequar as nossas apostas à previsível evolução do mercado.
Bem ..é o que se me oferece dizer sobre este assunto.

cumps
Sun Tzu

...

por MAV8 » 24/7/2007 22:50

:?
Vou tentar descrever a minha estratégia da forma mais simplista que conseguir: :oops:

1º Invisto unicamente em titulos do mercado Português

2º Divido estes titulos em 3 grandes grupos, são eles:

as grandes empresas (blue ships),

algumas médias empresas (cimpor, soni,bes, portucel, semapa, Jmartins)

e as outras
:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
Quanto às grandes empresas, invisto poucas vezes e só quando prevejo factos relevantes como prespectivas de bns resultados ou interesse de grandes investidores, etc...
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Para investimentos de prazo mais alargado prefiro as médias empresas por geralmente serem as mais consistentes ao nível das tendencias que vão formando facilitando desse modo a escolha do momento de entrada e saída. Também facilitam em alturas de mais trabalho e portanto menos tempo para a bolsa.
:P :P :P :P :P :P :P :P
Quanto às outras, destino-lhes pequenas entradas em momentos especulativos da acção, por exemplo, este ano fiz 2 bons trades com a TDU, mas sempre com prespectivas de curto prazo e quando tenho tempo para acompanhar o mercado pois a instabilidade destes titulos não transmite confiança a ninguém.

Para já fico por aqui, reservo para mais tarde outro tipo de abordagem.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Woodhare » 24/7/2007 22:31

Tcarvalho Escreveu:Não sendo um grande expert na matéria, pq é q não deixas o teu dinheiro entregue aos fundos?
1.º aprendes, dps trabalhas... é assim que é a vida, pq é q n havia de ser na bolsa?!

um abraço!

Eu comecei por investir em fundos e meti o pé na poça e perdi dinheiro no fim. Por enquanto o meu saldo com acções tem sido positivo. Isto para dizer que os fundos têm riscos e o maior risco é acharmos que estamos seguros. :wink:

por Cali » 24/7/2007 21:11

olá Mulder.

Acima de tudo, antes de pensares em encontrar a tactica ou tecnica ideal, é fundamental aprenderes a conhecer-te enquanto investidor ou trader. Enquanto não souberes exactamente onde te enquadras temporalmente, em que time-frames de negociação te sentes mais confortável e quais são todos os teus defeitos e virtudes (para que possas concentrar-te em contrariar uns e exacerbar outras), não há tactica que te sirva.

Não é fácil encontrar muita gente disposta a partilhar contigo os seus segredos, simplesmente porque o segredo é a alma do negócio, e estariam a entregar o ouro ao bandido. É de pessoas como tu, inexperientes e ainda pouco esclarecidas, que muitos se alimentam, no mercado. Para que consigas fazer 4% no ano, existem outros que te estão a comprar o que tu vendes (mal vendido), ou a vender-te o que compras (mal comprado), que estarão com isso a permitir-se fazer 40%, 50%, 80%, 100% ao ano. :wink:

Tenta 'encontrar-te', primeiro que tudo. Quando souberes onde e como te sentes mais confortável, explora essa vertente, e vais ver o lucro a subir! 8-)

por Tcarvalho » 24/7/2007 20:33

Não sendo um grande expert na matéria, pq é q não deixas o teu dinheiro entregue aos fundos?
1.º aprendes, dps trabalhas... é assim que é a vida, pq é q n havia de ser na bolsa?!

um abraço!

Registado: 13/7/2007 21:10

por Woodhare » 24/7/2007 19:20

Acima enganei-me, queria dizer "chego à". :oops:

por Woodhare » 24/7/2007 19:10

Também comecei a investir há um ano.

Li alguns livros fixes como o Security Analysis (as partes que me interessavam) e agora o The Inteligent Investor (Benjamin Graham) e Fire Your Stock Analist (Harry Domash).

Reparei que sempre que invisto sem um critério bem definido ou baseado em critérios especulativos me dou mal, pois não sei quando sair e entro na hora errada. Também chego há conclusão que é difícil investir em grandes empresas envolvidas em especulação pois existe muita informação contraditória e não se pode confiar no que é dito.

por PAL » 24/7/2007 19:06

Olá MOlder:

Obrigado pela tua descrição, afinal os teus problemas também são os nossos problemas. A minha sugestão seria (caso ainda não o tenhas feito) ler, ler, ler e, ainda,reler o "Ganhar em Bolsa" do Dr. Fernando Braga de Matos. Acho que aprenderás aos poucos a controlar as tuas emoções.

É claro que as técnicas vão-se aperfeçoando mas as emoções custam muito a controlar!!

Um abraço e sorte a todos para os dias que se avizinham (espero que me engane :roll: :roll:
PAL

Registado: 26/4/2007 21:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], josehenry400, latbal e 276 visitantes