Caldeirão da Bolsa

Mais valias - IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por habanero04 » 20/3/2008 17:57

sherek_JNEG Escreveu:
dvck Escreveu:
zguibz Escreveu:
dvck Escreveu:Caros colegas,

Tenho uma dúvida relativamente à declaração das mais/menos valias das acções em IRS. Não é suposto o banco enviar um documento com o resumo de todas as operações para efeitos de IRS? Ou somos nós que temos de ir aos nossos registos verificar, transacção a transacção?

No Millennium enviam, nos outros não sei.

Ok, obrigado :wink: Sou cliente do Best e pensei que enviar esse documento fosse uma obrigação legal mas vou ter que os questionar.

Eu sou cliente do BPI ainda não recebi em papel mas já tenho disponivel no site do banco atravez da net,e consta lá todos osmovimentos realizados por mim durante o ano de 2007(neste caso).

Eu só recebi esta semana. Como quem tem este tipo de rendimentos só entrega na 2ª fase devem ter deixado para mais tarde.

Registado: 8/11/2007 17:14

por sherek_JNEG » 20/3/2008 17:51

dvck Escreveu:
zguibz Escreveu:

Tenho uma dúvida relativamente à declaração das mais/menos valias das acções em IRS. Não é suposto o banco enviar um documento com o resumo de todas as operações para efeitos de IRS? Ou somos nós que temos de ir aos nossos registos verificar, transacção a transacção?

Ok, obrigado :wink: Sou cliente do Best e pensei que enviar esse documento fosse uma obrigação legal mas vou ter que os questionar.

Eu sou cliente do BPI ainda não recebi em papel mas já tenho disponivel no site do banco atravez da net,e consta lá todos osmovimentos realizados por mim durante o ano de 2007(neste caso).

Registado: 29/11/2007 13:19

por habanero04 » 20/3/2008 17:17

amcvieira Escreveu:Sim concordo contigo, o que interessa é sempre a data efectiva de venda, eu também não afirmei o contrário, só inventariei a hipoetese de se estar a passar assim, e que deverias confirmar junto do teu banco/corrector essa situação.

Ok! A mim também me parece haver uma falha na declaração enviada pelo Banco. Das duas uma, ou me informo junto do Banco ou declaro como acho ser o mais correcto. De qualquer maneira obrigado.

por amcvieira » 20/3/2008 17:11

Sim concordo contigo, o que interessa é sempre a data efectiva de venda, eu também não afirmei o contrário, só inventariei a hipoetese de se estar a passar assim, e que deverias confirmar junto do teu banco/corrector essa situação.

Registado: 29/11/2007 1:53

por habanero04 » 20/3/2008 17:01

amcvieira Escreveu:habanero04, o que se poderá estar a passar é o banco estar a considerar como datas de vendas a data de liquidação e não a data efectiva da venda, terás que te informar junto do banco, mas em principio se o banco foi coerente, essa declaração que recebeste corresponde com os rendimentos que eles declararam às finanças, portanto será isso que terás que declarar. Mas convem informar junto do banco.

Sim. Mas pela lógica não me parece ser esse o procedimento mais correcto, pois se eu vendi no dia 28DEZ foi com cotações desse dia e não com cotações de dia 3JAN. Além disso, deixei de as ter em carteira para transaccionar assim que a ordem foi efectuada, alguma coisa aqui não bate certo...

por amcvieira » 20/3/2008 16:57

habanero04, o que se poderá estar a passar é o banco estar a considerar como datas de vendas a data de liquidação e não a data efectiva da venda, terás que te informar junto do banco, mas em principio se o banco foi coerente, essa declaração que recebeste corresponde com os rendimentos que eles declararam às finanças, portanto será isso que terás que declarar. Mas convem informar junto do banco.

Registado: 29/11/2007 1:53

por habanero04 » 20/3/2008 16:47

Alguém me sabe esclarecer o seguinte?

O Banco com quem faço os trades enviou-me uma relação das operações efectuadas em 2007, a qual me parece estar incompleta. O que se passa é que efectuei uma venda a 28-12-2007 que não consta do relatório.

A minha pergunta é:
Essa venda deve contar para os rendimentos de 2007 ou, pelo contrário, como só liquidou em 03-01-2008 deverá entrar só na declaração de rendimentos a entregar em 2009 relativamente ao ano de 2008?

por ACN1 » 20/3/2008 2:28

Por varios motivos te pode estar a acontecer isso.

Podes ter prestado um serviço e teres declarado 100 euros e a empresa ter declarado que te pagou 101.

Podes ter vendido acções e não estares a declarar e por isso da erro

Podes ter vendido uma casa e n estar a colocar.

Ou pode pura e simplesmente estar a haver um erro e ai eles vão te chamar para mostrares os teus papeis e dizem o que alegam que deverias ter declarado e tu tens que comprovar não ter tido a receita.
A incerteza é uma das virtudes da vida.

Registado: 28/2/2008 20:00

erro final na declaração IRS

por ferreirinha23 » 18/3/2008 22:21

olá a todos.

Quando tento validar a minha declaração da me um erro do genero " obteve outros rendimentos para alem dos declarados , ao continuar a sua declaração pode ser investigada"
Alguem sabe porque da este erro? não estou a ver o que acrescentar mais na declaração.

obrigado

Registado: 18/3/2008 21:37

por Pata-Hari » 18/3/2008 8:25

Eu nunca recebi nenhum documento do banco a perguntar se desejo declarar os meus rendimentos. E as mais valias opcionais são as de mais de um ano via englobamento.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

menos valias

por ACN1 » 18/3/2008 2:33

A opcção de declarares as menos valias começa no inicio do ano quando o banco te manda para casa a documentação e questionar se pretendes declarar todos os teus rendimentos. ( Juros, Dividendos , Mais valias de fundos, etc ...)
Isto porque? Apartir do momento que desejas declarar menos valias que são opcionais és obrigado a declarar todos os rendimentos de capital sujeitos a retenção na fonte assim como permites levantar o teu sigilo bancario.
Precisas do documento do banco a informar se esses rendimentos existem ou não
A incerteza é uma das virtudes da vida.

Registado: 28/2/2008 20:00

por Dialmedia » 17/3/2008 19:36

Sou aluno universitário, não trabalho e ainda vivo com os meus pais, daí ser considerado dependente dos mesmos na declaração de IRS.

No ano de 2007 fiz transacções em bolsa através da minha conta, logo ficaram em meu nome.

Pelo que li e consegui perceber, este ano só entregamos a declaração de IRS na segunda fase, continuo a ser considerado dependente, e na declaração de mais-valias utiliza-se o meu NIF.

Estas informações estão correctas ou enganei-me em alguma coisa?

Agradeço os comentários dos forenses.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por dvck » 16/3/2008 22:52

zguibz Escreveu:

Registado: 16/11/2007 18:38

por zguibz » 16/3/2008 22:48

O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por dvck » 16/3/2008 22:43

hugangelo Escreveu:
rosario Escreveu:Caro hugangelo,

Terá que ser tudo na mesma altura.

ou seja, após 16 de Abril, certo?

obrigado.

Exacto.

Declaras na 2ª fase os rendimentos de todas as categorias. :wink:

por hugangelo » 16/3/2008 22:37

rosario Escreveu:Caro hugangelo,

ou seja, após 16 de Abril, certo?

obrigado.

Registado: 14/10/2007 19:31

por dvck » 16/3/2008 22:36

Caros colegas,

por rosario » 16/3/2008 20:34

Caro hugangelo,

Registado: 27/9/2007 14:33

por filipe1970 » 16/3/2008 17:03

marijon Escreveu:Não estão a perceber a minha pegunta :evil:
Eu sei que só posso preencher o IRS na 2ª fase!

O que acontece é que estive a ver o anexo G em formato de papel e, no que diz respeito aos Ws só fala em rendimento líquido. Não aparece como no caso das acções a realização e a compra.

Ora se o rendimento lìquido dos Ws foi negativo, só pondo um valor negativo (isto é possível?) na coluna do rendimento líquido é que estou a ver ser possível deduzir as menos-valias...

Como é afinal? Nunca ninguém teve menos valias com Ws?

Obrigada

Maria João

Terás que escolher o englobamento.

Registado: 29/2/2008 16:48

Re: Warrants-menos valias

por hugangelo » 16/3/2008 16:49

pesconde Escreveu:acho que posso ajudar:
só podem declarar as mais menos valias na 2 fase da entrega do IRS.

Isto, parafraseando o fibo que já me ajudou com esta questão aqui vai...

A 1ª fase, que está actualmente disponível, é apenas para os rendimentos de trabalho dependente ou pensões (respectivamente anexos A e H);

A 2ª fase é que permitirá o anexo G (e outros).
Vai decorrer entre 16 de Abril e 26 de Maio (Internet) ou 16 de Março e 30 de Abril (papel).

portanto os céditos vão para o Fibo
:mrgreen:

cumps e bn :lol:

Isto quer dizer que quem tem rendimentos de trabalho dependente e rendimentos de acções só pode entregar o IRS a partir de 16 de Abril? Ou entrega-se agora a parte referente aos rendimentos de trabalho dependente e depois de 16 de Abril completa-se com os rendimentos de acções?

obrigado.

Registado: 14/10/2007 19:31

por marijon2 » 16/3/2008 14:09

Não estão a perceber a minha pegunta :evil:
Eu sei que só posso preencher o IRS na 2ª fase!

O que acontece é que estive a ver o anexo G em formato de papel e, no que diz respeito aos Ws só fala em rendimento líquido. Não aparece como no caso das acções a realização e a compra.

Ora se o rendimento lìquido dos Ws foi negativo, só pondo um valor negativo (isto é possível?) na coluna do rendimento líquido é que estou a ver ser possível deduzir as menos-valias...

Como é afinal? Nunca ninguém teve menos valias com Ws?

Obrigada

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por pesconde » 16/3/2008 0:56

jimi Escreveu:
marijon Escreveu:No ano passado obtive menos-valias com os Ws :oops:

Como declaro no IRS essas menos-valias?

É que no anexo G apenas fazem menção ao rendimento líquido...devo pôr o valor a negativo?

Obrigada desde já pelo esclarecimento

Maria João

Estás a usar as declarações electronicas? Não consigo ter o anexo 3! Será que é por não ter que preencher por ter tido menos-valias?

acho que posso ajudar:
só podem declarar as mais menos valias na 2 fase da entrega do IRS.

Isto, parafraseando o fibo que já me ajudou com esta questão aqui vai...

A 1ª fase, que está actualmente disponível, é apenas para os rendimentos de trabalho dependente ou pensões (respectivamente anexos A e H);

A 2ª fase é que permitirá o anexo G (e outros).
Vai decorrer entre 16 de Abril e 26 de Maio (Internet) ou 16 de Março e 30 de Abril (papel).

portanto os céditos vão para o Fibo
:mrgreen:

cumps e bn :lol:
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por jimi » 15/3/2008 19:59

marijon Escreveu:No ano passado obtive menos-valias com os Ws :oops:

É que no anexo G apenas fazem menção ao rendimento líquido...devo pôr o valor a negativo?

Maria João

Estás a usar as declarações electronicas? Não consigo ter o anexo 3! Será que é por não ter que preencher por ter tido menos-valias?

Registado: 6/9/2007 10:11

Warrants-menos valias

por marijon2 » 15/3/2008 16:04

No ano passado obtive menos-valias com os Ws :oops:

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

Resina - Papéis IRS

por ferrmc_CALD » 7/6/2007 18:07

Obrigado. Não tinha a certeza, pois tenho papelada de há 10 anos. Vai tudo para reciclar.
Já agora em que sítio é que está essa informação na declaração? É que já fui ver mas não encontro.
Obrigado
Ferreira

Registado: 16/8/2003 20:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], navaldoc e 36 visitantes