Alemães poderão de ter de trabalhar para além dos 67 anos
Ó ul, acompanhei esta troca de argumentos e, tenho de dizê-lo, fiquei um pouco (bastante) perdido com a tua argumentação... no mínimo confusa, enigmática, e de difícil entendimento
E que tal uma resposta curta e grossa à principal pergunta que te foi feita e repetida várias vezes:
"Quantas vezes estiveste na Alemanha?" ou quanto tempo, quantos anos...
Até eu fiquei curioso
É que dizes que dão atenção a mais ao que dizes... não será porque foges às questões, nunca dando uma resposta directa e facilmente comprensível?
Pelo menos a mim, é o que me parece - fica esta minha humilde opinião.
Já agora, falta a fonte dos dados que apresentaste... será esta?
http://www.endler.com.br/artigo.php?id=1
Nota:
Meu interesse ligeiro e particular sobre este assunto prende-se simplesmente pelo facto de ter estado pela 1ª vez e apenas por 1 semana na Alemanha, recentemente, em trabalho.

E que tal uma resposta curta e grossa à principal pergunta que te foi feita e repetida várias vezes:
"Quantas vezes estiveste na Alemanha?" ou quanto tempo, quantos anos...
Até eu fiquei curioso

É que dizes que dão atenção a mais ao que dizes... não será porque foges às questões, nunca dando uma resposta directa e facilmente comprensível?
Pelo menos a mim, é o que me parece - fica esta minha humilde opinião.
Já agora, falta a fonte dos dados que apresentaste... será esta?
http://www.endler.com.br/artigo.php?id=1
Nota:
Meu interesse ligeiro e particular sobre este assunto prende-se simplesmente pelo facto de ter estado pela 1ª vez e apenas por 1 semana na Alemanha, recentemente, em trabalho.
Caro Elias vamos as salsichas , nem sem antes fazer um pequeno comentário, o “Guia Michelin” é a bíblia dos bom restaurantes , em Portugal há um 2 estrelas e meia dúzia com 1 estrela , a Alemanha é segundo atrás da França por restaurantes 3 estrelas .
Eu sabia que eles não comiam só salsichas.
Mas sempre são uns comidos 2 900 000 000 kg de salsichas por habitante 35 kg.
Heinrich III inaugurou em Nürnberg, no ano 1050 o primeiro mercado de carne de porco salgada, o Salzmarkt.
Na Alemanha são preparadas 1500 tipos de salsichas.
A maior salsicha do mundo, que foi produzida no dia 6 de setembro de 1975, na cidade alemã de Calw, na Floresta Negra, por ocasião do aniversário de 900 anos da cidade media 1138,44m .
Salsicha na cerveja
30 g de alho-porro
150 g de cebola picada
Seis sementes de zimbro
cerveja (300 ml)
Um copo pequeno de Steinhäger (bebida destilada típica alemã)
200 ml de água quente
Salsichas (salsichas especiais ou caseiras ficam melhores nesta receita
Eu sabia que eles não comiam só salsichas.
Mas sempre são uns comidos 2 900 000 000 kg de salsichas por habitante 35 kg.
Heinrich III inaugurou em Nürnberg, no ano 1050 o primeiro mercado de carne de porco salgada, o Salzmarkt.
Na Alemanha são preparadas 1500 tipos de salsichas.
A maior salsicha do mundo, que foi produzida no dia 6 de setembro de 1975, na cidade alemã de Calw, na Floresta Negra, por ocasião do aniversário de 900 anos da cidade media 1138,44m .
Salsicha na cerveja
30 g de alho-porro
150 g de cebola picada
Seis sementes de zimbro
cerveja (300 ml)
Um copo pequeno de Steinhäger (bebida destilada típica alemã)
200 ml de água quente
Salsichas (salsichas especiais ou caseiras ficam melhores nesta receita
Elias Escreveu:ok ul tens razão quanto ao número de protestantes e católicos. Dou a mão à palmatória.
Depois quando tiveres um tempinho, se quiseres responder ao resto das perguntas a malta agradece (a começar pela pergunta que já fiz quatro vezes).
- Registado: 14/3/2009 0:19
É bem feito! Eles é que perderam a guerra!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Sempre acreditei que me ias dar razão ,acima de tudo são pontos a teu favor ,estando tu quase sempre e desacordo comigo .Dás-me importância que eu não mereço
Em Portugal alemão é sinonimo de protestante, eu próprio fui vitima dessa certeza , gostei da nossa revolução, mas passado algum tempo estava cansado de RGA ‘s, resolvi mudar de ares ,na localidade onde fui parar metade eram católicos e tive de alinhar , lá é a serio os alemães são assim e não falhei uma missa e muito proveito tirei , ainda hoje sou muito bem tratado quando lá volto.
Sobre os assuntos pendentes ,lá voltarei.
Em Portugal alemão é sinonimo de protestante, eu próprio fui vitima dessa certeza , gostei da nossa revolução, mas passado algum tempo estava cansado de RGA ‘s, resolvi mudar de ares ,na localidade onde fui parar metade eram católicos e tive de alinhar , lá é a serio os alemães são assim e não falhei uma missa e muito proveito tirei , ainda hoje sou muito bem tratado quando lá volto.
Sobre os assuntos pendentes ,lá voltarei.
Elias Escreveu:ok ul tens razão quanto ao número de protestantes e católicos. Dou a mão à palmatória.
Depois quando tiveres um tempinho, se quiseres responder ao resto das perguntas a malta agradece (a começar pela pergunta que já fiz quatro vezes).
ok ul tens razão quanto ao número de protestantes e católicos. Dou a mão à palmatória.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias começas por escrever:
"......não te explicou que os alemães são sobretudo protestantes?"
Depois escreves :
"Os protestantes continuam em maioria relativamente aos católicos..." Azar (1)
Ainda tem a lata de:
"Em que é que isto contradiz aquilo que eu escrevi?"
(1)
"BERLIM (Alemanha) - Em 2009, o número de católicos na terra de Lutero pela primeira vez ultrapassou o de protestantes. Isto se deve, principalmente, devido ao progressivo declínio do protestantismo, com a metade dos fiéis que os evangélicos tiveram após a Segunda Guerra Mundial. Em 1950, os protestantes alemães eram 42,2 milhões. Em 2009, passaram a apenas 24,2 milhões, um decréscimo de 42,7%. Em contrapartida, os católicos romanos cresceram, pois passaram de 23,2 milhões em 1950 para 24,9 milhões de 2009, representando aumento de 7,3%......"
Fonte: Protestante Digital
Sobre o que eu escrevi e pretendia continuar ( O Elias nao deixa) é um problema maior para a Europa em vários países da Holanda a Suécia onde o numero de eurocépticos não para de crescer , quando chegar a Alemanha o caso será serio , por muita vontade de trabalhar que eles possam ter ir para alem dos 67 da azo a que muitos digam que é para pagar os desvarios de povos amantes do pouco trabalho .
"......não te explicou que os alemães são sobretudo protestantes?"
Depois escreves :
"Os protestantes continuam em maioria relativamente aos católicos..." Azar (1)
Ainda tem a lata de:
"Em que é que isto contradiz aquilo que eu escrevi?"
(1)
"BERLIM (Alemanha) - Em 2009, o número de católicos na terra de Lutero pela primeira vez ultrapassou o de protestantes. Isto se deve, principalmente, devido ao progressivo declínio do protestantismo, com a metade dos fiéis que os evangélicos tiveram após a Segunda Guerra Mundial. Em 1950, os protestantes alemães eram 42,2 milhões. Em 2009, passaram a apenas 24,2 milhões, um decréscimo de 42,7%. Em contrapartida, os católicos romanos cresceram, pois passaram de 23,2 milhões em 1950 para 24,9 milhões de 2009, representando aumento de 7,3%......"
Fonte: Protestante Digital
Sobre o que eu escrevi e pretendia continuar ( O Elias nao deixa) é um problema maior para a Europa em vários países da Holanda a Suécia onde o numero de eurocépticos não para de crescer , quando chegar a Alemanha o caso será serio , por muita vontade de trabalhar que eles possam ter ir para alem dos 67 da azo a que muitos digam que é para pagar os desvarios de povos amantes do pouco trabalho .
Elias Escreveu:ul Escreveu:Com que então Protestantes …
Lamento mas como estou noutro fuso horário, amanha arrumo o assunto .
"Ver artigo principal: Religião na Alemanha
.As maiores confissões religiosas na Alemanha são o Luteranismo e o Catolicismo, respectivamente, com 32,9% e 32,3% de fiéis.[85]
Wikipedia
Em que é que isto contradiz aquilo que eu escrevi?
Os protestantes continuam em maioria relativamente aos católicos...
habanero04 Escreveu:Comecem é a gastar menos e a poupar mais, porque pelos vistos isto como tem sido até agora está a dar ou já deu quase o berro...
Nem mais !!!Eu faço o meu pé-de-meia sem pensar em reforma.Faço as contas de quanto vou precisar para me reformar e a reforma propriamente dita vai ser um plus que eu nem sei quantificar.Não sei e nem me interessa se serão 200 ou 1500 euros nem quero. Faço a minha vida como senão fosse receber nada da reforma.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Ok. e será o estado a garantir a aplicação desse método, tipo singapura? ou cada um recorre à instituição da sua preferência, lavando o Estado daí as mãos, uma vez que não tem capacidades para isso?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Elias Escreveu:O problema do Estado Social está diagnosticado há muito tempo: o modelo só funciona quando há crescimento económico.
Quando a economia estagna... kaputt!
E mesmo com crescimento não é garantido se houver envelhecimento da população, com cada vez menor % a descontar para a % cada vez maior de reformados.
reforma
ESta troca de impressões é muito interessante.
Por experiencia própria, tenho a sensação de que ninguem se importaria de trabalhar até aos 100 anos se:
- não tivessem patrões ou chefes, i.e. somos independentes no que fazemos e só respondemos a nós próprios.
- podemos fazer as pontes e marcar férias sem ser um inferno de quem nos substitui e até quando
- fazer os dias de férias que nos apetece e quando nos apetece.
- voltarmos para casa todas as noites e não temos urgencias nem velas sobretudo sábados domingos e feriados!
O método de Singapura, de que fala a Pata,e que eu não conhecia, parece um pouco o do EUA em que cada um vai aplicando o que pode durante a vida para garantir a velhice. Mas o Estado Americano não garante qualquer reforma. E com as quedas recentes da bolsa, muitos foram obrigados a trabalhar de novo.
Aqui tambem se pode ter uma semi-Singapura: As reformas estão pela hora da morte e podemos acrescentar alguma coisa com os PPRs...se conseguir-mos por alguma coisa a mais de lado...
Abraços
Clinico
Por experiencia própria, tenho a sensação de que ninguem se importaria de trabalhar até aos 100 anos se:
- não tivessem patrões ou chefes, i.e. somos independentes no que fazemos e só respondemos a nós próprios.
- podemos fazer as pontes e marcar férias sem ser um inferno de quem nos substitui e até quando
- fazer os dias de férias que nos apetece e quando nos apetece.
- voltarmos para casa todas as noites e não temos urgencias nem velas sobretudo sábados domingos e feriados!
O método de Singapura, de que fala a Pata,e que eu não conhecia, parece um pouco o do EUA em que cada um vai aplicando o que pode durante a vida para garantir a velhice. Mas o Estado Americano não garante qualquer reforma. E com as quedas recentes da bolsa, muitos foram obrigados a trabalhar de novo.
Aqui tambem se pode ter uma semi-Singapura: As reformas estão pela hora da morte e podemos acrescentar alguma coisa com os PPRs...se conseguir-mos por alguma coisa a mais de lado...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Podia não ser o fim do estado social, desta maneira, em que cada geração é responsavel pelo seu valor de reforma. O corte dentro desse grupo o governo que se entenda.
Passo a explicar a minha ideia.
Imaginem esta situação, o sistema tem 1000 para reformas, e tem lá dentro pessoas com reformas para receber no valor 1200.
O que pedem é isto, não entra ninguém nos próximos dois anos (na teoria) continuando a descontar + 200 para pagar aos que lá estão.
Não seria mais lógico e justo, cortar os 200 aos que já lá estão?
Passo a explicar a minha ideia.
Imaginem esta situação, o sistema tem 1000 para reformas, e tem lá dentro pessoas com reformas para receber no valor 1200.
O que pedem é isto, não entra ninguém nos próximos dois anos (na teoria) continuando a descontar + 200 para pagar aos que lá estão.
Não seria mais lógico e justo, cortar os 200 aos que já lá estão?
bolo Escreveu:Pata-Hari Escreveu: à semelhança do modelo de singapura: cada um desconta para a sua reforma própria...
podemos dizer que é o fim do Estado social, nesta matéria?
Parece-me claro que em matéria de reformas o estado social está a terminar. Pelo menos com os montantes que actualmente vemos.
Pata-Hari Escreveu: à semelhança do modelo de singapura: cada um desconta para a sua reforma própria...
podemos dizer que é o fim do Estado social, nesta matéria?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Automech, é único modo de tornar o sistema sustentável e só reduz reformas para os "abusadores" do sistema. Quem desconta mais, receberá mais. Quem desconta menos, receberá menos. Aumentas inclusivamente o incentivo a fazer descontos e a fazer declarações mais correctas a quem se preocupa com o seu futuro (esta questão lembra-me a mentalidade das empregadas domésticas que nunca querem ser declaradas pelo verdadeiro montante que recebem - a minha ganha ordenado de licenciado pela católica - e que depois se surpreendem quando estão doentes e recebem durante as baixas um terço do ordenado real...)
E sim, há um periodo de transição com um sistema misto, mas é exequível e já foi feito. A alternativa é não haverem mesmo reformas daqui a uns anos (que são poucos!).
E sim, há um periodo de transição com um sistema misto, mas é exequível e já foi feito. A alternativa é não haverem mesmo reformas daqui a uns anos (que são poucos!).
Adorei a vossa discussão. altamente instrutiva.
eu, reformado aos 60anos , pela TAP, tive 38 anos de descontos, mas trabalhei H24, durante esse tempo o que foi 8% mais destrutivo, para a minha estrutura fisica, segundo estudo ingles... e a Tap estar, em situação economica dificil...antes disso trabalhado estudante, durante outros 10anos, mas sem descontos.
Contudo, não se deve aumentar a idade da reforma.Razão?! Temos que dar lugar, aos mais novos, para poderem trabalhar e PRODUZIR, pois um velgho, não produz, depois dos 55 anos, acomoda-se e, VAI PARA O EMPREGO !
o PROBLEMA RESIDE, na falta de sustentação do Sistema Social, em PAGAR, tantas reformas, quer por falta de população jovem, verdus pilula, prservativos, etc, tal como a insegurança de um casal, ter filhos, sem condiçoes de sustentabilidade... Alem de quem TEMOS UM GOVERNO ESTUPIDO... fazem as contas, ao total de descontos, que foram 14 meses. Dividem esse total por 12 e pagam 14, reformas, em 12 meses ! Isso dá, ordenado 100 » 1400/12X14=1633.33, ou sejam mais 16,33% que no activo ?! Como pode uma estrutura, suportar, este sistema ?! Cada vez mais reformados e menos povo a trabalhar.
Solução, quem iniciou os descontos a partir de 1978,ganhavamos MAL, antes, irá auferir só 12 reformas ano, pois a media de vencimentos aumento nessa data, aprox.
se ganha 2.000 tera uma reforma sobre 40anos de desconto de 80% versus 1600€ x12 meses, terá alternativas, de Seguros , ppr's para poder usufruir,mais, como alternativa...
FAÇAM UM ESTUDO e descontem a media descontada, mas NAO PAGUEM SUBSIDIOS DE FERIAS A REFORMADOS, estão sempre de férias e no NATAL, isso foi criado como benesse dos patroes, `a Produtividade do Empregado e os Reformados, não são empregados...
ASSIM NUMA EUROPE, trabalhas 11 meses, recebes 12 Ordenados. Se não fizeres Ferias, recebes 13 ordenados ! Se produzires, poderás auferir, algo pelo Natal, como BENESSE e não como vencimento !
O TEMPO DAS VACAS GORDAS ?! JÁ FOI .
eu, reformado aos 60anos , pela TAP, tive 38 anos de descontos, mas trabalhei H24, durante esse tempo o que foi 8% mais destrutivo, para a minha estrutura fisica, segundo estudo ingles... e a Tap estar, em situação economica dificil...antes disso trabalhado estudante, durante outros 10anos, mas sem descontos.
Contudo, não se deve aumentar a idade da reforma.Razão?! Temos que dar lugar, aos mais novos, para poderem trabalhar e PRODUZIR, pois um velgho, não produz, depois dos 55 anos, acomoda-se e, VAI PARA O EMPREGO !
o PROBLEMA RESIDE, na falta de sustentação do Sistema Social, em PAGAR, tantas reformas, quer por falta de população jovem, verdus pilula, prservativos, etc, tal como a insegurança de um casal, ter filhos, sem condiçoes de sustentabilidade... Alem de quem TEMOS UM GOVERNO ESTUPIDO... fazem as contas, ao total de descontos, que foram 14 meses. Dividem esse total por 12 e pagam 14, reformas, em 12 meses ! Isso dá, ordenado 100 » 1400/12X14=1633.33, ou sejam mais 16,33% que no activo ?! Como pode uma estrutura, suportar, este sistema ?! Cada vez mais reformados e menos povo a trabalhar.
Solução, quem iniciou os descontos a partir de 1978,ganhavamos MAL, antes, irá auferir só 12 reformas ano, pois a media de vencimentos aumento nessa data, aprox.
se ganha 2.000 tera uma reforma sobre 40anos de desconto de 80% versus 1600€ x12 meses, terá alternativas, de Seguros , ppr's para poder usufruir,mais, como alternativa...
FAÇAM UM ESTUDO e descontem a media descontada, mas NAO PAGUEM SUBSIDIOS DE FERIAS A REFORMADOS, estão sempre de férias e no NATAL, isso foi criado como benesse dos patroes, `a Produtividade do Empregado e os Reformados, não são empregados...
ASSIM NUMA EUROPE, trabalhas 11 meses, recebes 12 Ordenados. Se não fizeres Ferias, recebes 13 ordenados ! Se produzires, poderás auferir, algo pelo Natal, como BENESSE e não como vencimento !
O TEMPO DAS VACAS GORDAS ?! JÁ FOI .

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
Pata-Hari Escreveu:O que me surpreende é como é que ainda não se chegou á conclusão que o único modo de manter o sistema de pensões sustentável é a auto-alimentação, à semelhança do modelo de singapura: cada um desconta para a sua reforma própria...
Mas tens o problema de uma geração para resolver.
Se puséssemos o pessoal novo, que entra no mercado de trabalho, a descontar para a sua própria reforma vamos chegar a um ponto em que haverá reformados (os actualmente de meia idade) sem reforma porque não terão quase ninguém a descontar para eles.
Eu concordo com a tua solução mas penso que exige dois sacrifícios durante 30 ou 40 anos:
1) aumento da contribuição para reformas (um para a distribuição, outro para a sua própria reforma)
2) redução substancial das reformas
Claro que o 2) juntamente com o 1) ia revoltar muita gente durante 30 ou 40 anos, mas penso que seria a melhor solução.
ul Escreveu:Com que então Protestantes …
.As maiores confissões religiosas na Alemanha são o Luteranismo e o Catolicismo, respectivamente, com 32,9% e 32,3% de fiéis.[85]
Wikipedia
Em que é que isto contradiz aquilo que eu escrevi?
Os protestantes continuam em maioria relativamente aos católicos...
Com que então Protestantes …
Wikipedia
Wikipedia
ul Escreveu:Francamente Elias , eu so te posso dizer que estive em locais onde tu dificilmente, nunca terás acesso ....
Isso é a chamada "não resposta".
ul Escreveu:mas isso não interessa
A mim interessa.
Tu é que não pareces interessado em responder.
Porquê, não sei (será por nunca teres estado na Alemanha?)
ul Escreveu:eu estou a espera que me digas onde há disparates naquilo que eu afirmo.
Muito bem, eu respondo.
Tu escreveste:
"Eles não são muito sofisticados"
Não percebo como é que podes escrever que o povo com a economia mais saudável da Europa não é sofisticado. Se conhecesses a Alemanha não escrevias uma coisa destas.
"comem salsichas"
Uma demonstração cabal do teu desconhecimento sobre a gastronomia alemã. A cozinha alemã não é só salsichas (tal como a cozinha portuguesa não é só bacalhau). Dá uma espreitadela aqui.
http://en.wikipedia.org/wiki/German_cuisine
"leiam o Bild-Zeitung ( qual 24 horas ) jornal de maior tiragem na Europa"
caso não saibas, em Portugal o jornal com mais tiragem é o Correio da Manhã.
"ouvem uma musica tipo pimba"
não sei em que te baseias para escrever isto.
Na Alemanha, tal como em Portugal, há quem goste de pimba, de jazz, de clássica, de pop, de rock, de folclore... o que escreves é uma generalização abusiva.
"vão a missa"
O teu familiar alemão não te explicou que os alemães são sobretudo protestantes? E tu não sabes que os protestantes não vão à missa porque a missa é uma prática dos católicos e dos ortodoxos mas não dos protestantes?
Imagina o que era alguém escrever isto sobre Portugal: "Os portugueses não são muito sofisticados comem bacalhau leiam o correio da manhã ( qual 24 horas ) jornal de maior tiragem no país, ouvem uma musica tipo rancho folclórico, vão a Fátima a pé mas começam a contestar a vontade da sua elite". Achas que isto é uma boa descrição do nosso povo?
Francamente Elias , eu so te posso dizer que estive em locais onde tu dificilmente, nunca terás acesso .... mas isso não interessa eu estou a espera que me digas onde há disparates naquilo que eu afirmo.
Hoje superficialmente no expresso em poucas linhas H Raposo aproxima-se , os gabinetes de estudo vão começar a abordar os riscos políticos e não falar só do económico ,a dupla que conduzia a Europa Alemanha/França não por vontade da Alemanha eles até se sentem constrangidos mas o Obama no G-20 ou agora sobre Irlanda dirige-se só A. Merkel .
Hoje superficialmente no expresso em poucas linhas H Raposo aproxima-se , os gabinetes de estudo vão começar a abordar os riscos políticos e não falar só do económico ,a dupla que conduzia a Europa Alemanha/França não por vontade da Alemanha eles até se sentem constrangidos mas o Obama no G-20 ou agora sobre Irlanda dirige-se só A. Merkel .
Elias Escreveu:ul, responde-me lá de uma vez por todas: quantas vezes já estiveste na Alemanha?
Eu não duvido da tua estadia , estavas era pouco atento , mas pelo menos deves ter dando conta qual era o comentário do alemão médio sobre os alemães da RDA , “ Eu dou trabalho a um estrangeiro e eles lá a receber subsídios …
Este “atento” é moderado considerando a forma desabrida da tua escrita em relação ao que eu escrevo , eu sei ser paciente alem disso os únicos amigos que ganhei em adulto foram aqueles com quem tive acesas discussões , por isso acredito que a tua forma de te expressar nada tem ver contigo .
Este “atento” é moderado considerando a forma desabrida da tua escrita em relação ao que eu escrevo , eu sei ser paciente alem disso os únicos amigos que ganhei em adulto foram aqueles com quem tive acesas discussões , por isso acredito que a tua forma de te expressar nada tem ver contigo .
Elias Escreveu:ul Escreveu:Onde esta a mentira , no Bid , nas salchichas , na missa ( até eu vou a missa quando estou com esse meu familiar alemao e estou muitas vezes )
Eu não disse que era mentira, disse que eram disparates, que me parecem próprios de quem não sabe o que está a falar.
Não me respondeste se já estiveste na Alemanha. Pela minha parte posso dizer-te que já vivi e trabalhei na Alemanha, para uma grande empresa que por acaso pertence ao DAX-30, por isso a vida na Alemanha é uma realidade que conheço bem.
Editado pela última vez por Opcard em 18/11/2010 22:23, num total de 1 vez.