Caldeirão da Bolsa

Tumultos em Paris

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 15/11/2005 21:35

Caro The Mechanic

Não estou ofendido e antes pelo contrário, agradeço-lhe a atenção que dispensou ao que escrevi.
Era esperavél que viesse a argumentar com a teoria da conspiração....esse modo de rebater foi insinuado na conversação actual, tendo em vista neutralizar a argumentação do contraditório..resta-me apenas considerá-la, portanto como mais uma maneira indefinida e imprecisa de desarmar.
Quis referir-se a Ratzel.....esse é que criou um modelo geopolitico e 1846 e que se referia ao espaço vital (Libesraum) e esse sim, querido da alemanha nazi....ou melhor desde sempre perseguido pela potência terrestre....como ideia-causa remota para a primeira guerra mundial e também para segunda. Devemos lembrar-nos, respectivamente, do império austro-hungaro e o acidente de Serajevo e o pacto secreto tratado por Ribentrop entre Stalin e Hitler em ambos os casos a Alemanha tentava reconstruir o seu espaço vital....ou seja prolongar a sua zona de influência para leste tendo como área preferencial os Balcâs com vistas sobre o mar cáspio e a zona petrolífera de Bancu e Ragu...de importancia estratégica ao tempo. Quer dizer....bastou que a potência terrestre evidenciasse intenções de aumentar a sua influência territorial.....para que a potência maritima (Inglaterra) se levantasse para o inevitável conflito....e isto ....embora já com outras dimensões e redifinições de área, continua com a sua lógica válida nos dias de hoje.
Mackinder é um estrátego mais actual quase contemporâneo...com a sua zona Pivot na Sibéria e as suas orlas, no limites das quais previu a eclosão de conflitos determinados pelos condicionalismos geoestratégicos que demonstrou.
Mahan é, contudo, o mais determinante na consideração de uma potência marítima versus potência terrestre. Como disse, escreveu a suas ideias em face de pressupostos apenas de natureza geográfica e sem intenção de invadir a geopolitica.
Sobre O Bin Laden e a Al quaeda....apenas lhe posso dizer que não tenho nenhuma prova que sejam meros fantasmas ....mas também não terá concerteza evidências que me levem a aceitar a sua efectiva existência. Alguém construiu essa ideia força ..um pouco romântica consideremos.
É certo que existem agentes de terrorismo....mas olhe que eu não vou nessa da Al quaeda e do Bin Laden a passear de HK ao tiracolo..para compor vídeo ... a coisa é mais séria e necessita de outras dimensões...quer logísticas...quer operacionais...quer de recursos humanos.Para mim considero-os como disse, meras criações de propaganda para orientar a massa da opinião publica...cuja força tem algum valor no potencial estratégico a desenvolver para a execução das acções.
Ah!!....pois também li o Dan Brown.....mas olhe considero esse livro um embuste e uma patranhice pegada do princípio ao fim...não existe nenhuma ideia nova... e claro que só podia terminar pelo panegirico da estrela de David....começa no pentáculo
e nos tijolos de Deus (a relação de finobaci) e claro... termina nos triangulos da estrela configurando o cálice e a espada)...coisa romanesca para entreter suburbanos.....e ganhar umas massas para o autor....essa da maria madalena a samaritana de Sicar e decorrências....sabe....no tempo de Salazar era interdito cantar a samaritana...em Coimbra.. adivinhava-se o motivo sacrílego que invocava....quanto ao número considerado o tijolo de Deus.....quem tivesse lido o livro de desenho de um dos anos do segundário conheceria por certo essa relação designada de secção dourada....ideia gasta portanto...nada de novo nesse romance além da manipulação das massas com o fim prosaico de arranjar umas massas para o autor ...que se calhar... apenas aplicou de forma primária a psicologia que apredeu no seu manual de disciplina liceal. A meio do livro adivinhei-lhe o fim ...e fui ver...exactamente como previra.....a consagração da estrela de David....como o sempre perseguido Santo Graal....da Humanidade.....esse campo do absurdo...neste ofício de ter de viver....como adianta Camus.
E ainda não disse nada......continuarei se desejar..

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Jotabil...

por The Mechanic » 15/11/2005 13:40

...deslculpa...intenção não é...invectivar...mas...o teu estilo de ...escrita...faz-me lembrar...argh...as aranhas...estão-me a sair da pele ...gnh...olhos ...rebentar...rrgnh...

à parte isso até tens uma teoria que não é descabida de todo , como muitas teorias da conspiração .A mim não me surpreenderia que os tumultos em França fossem algo despoletado por objectivos estratégicos americanos ( em ultima análise ).Acho no entanto descabido e inconsequente que os Americanos usem meios complexos para objectivos tão parcos .
O que se passa em França são o que são : conflitos sociais próprios de uma sociedade desequilibrada .Não tem a ver com espiões e estratégias . A Sérvia , por ex. , já é outra conversa ...

Já agora , achei giro o teu envolvimento histórico .Tipo Dan Brown meets José Hermano Saraiva ...

...rghn...nas paredes...arf, arf... fugir ...medo, muito medo...

Um abraço,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Jameson » 15/11/2005 13:22

não faz sentido referir o califado que existiu há 1000 anos para perceber o que se passa actualmente ( o império árabe que tinha capital em Bagdad e que se estendia até ao sul da Península Ibéria). Os árabes criaram um império tolerante para as outras religiões e bastante avançando em termos de cultura e conhecimento.

Os actuais movimentos fundamentalistas islâmicos têm origem em correntes de pensamento radicais recentes ( com menos de 200 anos ) : Wahhabismo e Jhiadismo

Perguntou “Quem motivou a guerra na ex-jugoslávia?”
os ex-jugoslavos.

E quem acabou com ela? Eu respondo-lhe USA, porque a Europa nem capacidade tinha/tem para resolver uma situação critica dentro das suas fronteiras.

A referência a Mackinder ( a heartland), um dos pensadores favoritos da Alemanha Nazi e de Hitler e do seu “espaço vital”, ajuda a compreender os seus posts. Presumo que tenha lido recentemente a obra de Mackinder e agora pensa que a “geopolítica” encerra todas as respostas.

Mas ainda bem que por aqui anda, o Fórum apenas tem a ganhar com uma mente iluminada como a sua, que consegue ver através das trevas, e que nos abre os olhos a nós: simples ignorantes que somos manipulados pelos media ao serviços dos interesses obscuros do grande Satã americano

PS: se porventura escrever outro post, agradecia que primeiro respondesse ás questões q lhe coloquei no post anterior

Registado: 1/5/2005 20:31

Re: comentário

por Jameson » 15/11/2005 13:07

jotabil Escreveu: Quem lhe disse que a al quaeda existe.....e não é tão somente um fantasma da contra-informação?....

Então para si a al qaeda não existe ?

Isto levanta outras questões:

quem levou a cabo os atentados ás embaixadas americanas em Africa, o 11 se Setembro em NY e Washington, Bali na Indonésia, Casablanca em Marrocos , Turquia, Madrid em Espanha, Londres no Reino Unido, Amã na Jordânia, alvos civis no Iraque ?....

Já lhe afirmei que as coisas estão escondidas atrás de uma contra-informação...para que não se evidenciem os reais antagonistas que são os mentores dessa acção estratégica indirecta a que chamam terrorismo....

A al queda é então uma criação dos mentores desse tal modelo geopolíticos antagónico ( ou seja de americanos e ingleses ) ?

Quem é o Bil Laden ? Um actor norte americano ?
As mensagens, os vídeos, os ataques são na realidade obra da CIA, NSA, MI6, Mossad?

mas se soubessem que o terrorismo não pode ser considerado isolado..i.é....o terrorismo só existe para consecução de um objectivo politico....e precisa de um território....e precisa de uma organização e geralmente de um apoio logistico de de recrutamento de pessoal exterior à zona de operações.

Curioso….sempre pensei que a ideologia da al qaeda fosse o jihadismo e o objectivo político fosse bastante claro:

expulsar/matar todos os ocidentais e influência ocidental dos países árabes
destruir Israel,
derrubar os governo pró-ocidentais,
unir todos os muçulmanos numa grande nação árabe regida pelas leis do Islão. ( em suma fazer o que fizeram no Afeganistão )
o objectivo final é eliminar todos os infiéis ( não muçulmanos)
….ah é verdade, todos os muçulmanos que discordem deste “objectivo”, devem ser mortos

O território de treino e base de operações para onde muçulmanos de vários países convergiam era o Afeganistão (numa primeira fase tinha sido o Sudão), depois de ter sido eliminado, a anarquia no Iraque permitiu que este se tornasse o novo cenário de angariação de “voluntário” para a causa e exposição mediática internacional.

Actualmente a al quaeda refere-se a uma variedade de grupos/células espalhados pelo mundo que partilham os mesmos objectivos, as mesmas ideias e os mesmos métodos terroristas. Não funcionam dentro de uma mesma organização hierarquizada, funcionam de forma autónoma, mas “trabalham” para atingir um fim comum.

Não manipule a conversa....tentando classificar de disparates as minhas alegações ou juizos...rebata-as se souber ...com a necessária elevação exigível.
cumps.

não estou, e na verdade nem preciso, de manipular coisa alguma para classificar como disparates as suas alegações e juízos…e penso que não estou sozinho nesta minha apreciação

a discussao que aqui vai

por wuzzu » 15/11/2005 12:51

Jotabil
Nao me parece que o tenham ofendido, mas parece-me que se sentiu demasiado ofendido para um forum destes.

Acho as suas ideias interessantes, mas o estilo e' um pouco anos 70, ou entao posso nao ter compreendido bem...
Nao tenho se calhar necessario para ler com mais atencao o que escreveu, mas pareceu-me q
levantou a suspeicao de que o terrorismo em Franca e' alimentado pelos USA e UK, e que ha uma farsa no seu modo de apresentacao ao grande publico...

E' bom ter ideias inovadoras, mas as ideias nao sao validas so por serem inovadoras.
Acho interessante que trabalhe essa hipotese, mas espero que o facto de ser uma hipotese inovadora faca dela mais atractiva so por isso. Alem disso o futuro nao e' contruido modularmente, misturando e voltando a dar cenarios da historia antiga.
Ha componentes novas na organizacao das nossas comunidades, e a internet e' um exemplo.

Eu penso que para compreender o que se passa em Franca e' preciso ter vivido um pouco em Franca.
Penso sinceramente que o que se passou em Franca tinha que ter ocorrido em Franca primeiro: fazer a revolucao e' uma questao de identidade nacional...
Penso que nao se trata tanto de geopolitica mas de sociologia.

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

comentário

por jotabil » 15/11/2005 11:58

Não sou eu que estou em causa.....mas as ideias. Esse é um procedimento muito caracteristico que se adopta quando escassam argumentos....o melhor será invectivar o interlocutor....para o desarmar.
No resto ...ficamos assim...cada um na sua.
Bem de facto é uma técnica que os tais iniciados...os que determinam as coisas....sabem que sucede no nosso seio...que nos anulamos uns aos outros...neste mar caótico para onde somos atirados todos os dias.
Dificilmente poderemos conjugar esforços para descobrir a realidade que passa....e eles sabem bem disso...e depois é vê-los a emitir nos canais da tv....histórias da carochinha...e quejandas...para enterter o zé suburbano...que tem umas referências pouco firmes da humanidade...Enfim estamos nisto.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Jotabil...

por The Mechanic » 15/11/2005 10:53

...tu és individuo ...para ter um esgotamento cerebral...nos próximos 10 minutos...

"...na guerra é de suprema importência atacar a estratégia do inimigo." - Sun Tzu
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Quico » 15/11/2005 10:25

:roll:

Registado: 12/5/2004 19:52

comentário

por jotabil » 15/11/2005 3:07

Faltou-me a referência a Mackinder....o tal estrátego cujas ideias embora que um pouco desactualizadas afirmam realidades constantes na geografia mundial ...de tal modo que com base nelas se podem prever acontecimentos que poderão eventualmente suceder..não é nenhuma profecia de Nostradamus...mas sim em factos e fenómenos hsitóricos ...geograficos (geografia vertical ou seja ...geografia além da horizontal...envolvendo recursos económicos densidades dos recursos humanos ...and so on).....por exemplo....ele afirmou que todos os conflitos que sucederam ao longo da história....tinha em geral uma orientação.....na europa ...dirigiam-se para leste......no extremo oriente dirigiam-se para oeste......e se for ver.....desde alexandre...o macedónio....até hitler...passado por aníbal barca o cartaginês e napoleao.....verá que ele tem razão..... se considerarmos os conflitos no japão...observará que as soas forças indadiram muitas vezes a manchúria e a china.....
bem mas o tal Mahan é que ....sem querer ....caracterizou a tal potência marítima e a potência terrestre.... na altura personificadas pela inglaterra (pot Maritima) e pela alemanha )pot terrestre)....bem isto a grosso modo......para não me preder em pormenores...
Existem constantes na análise geopolitica....e que são do conhecimento dos iniciados na matéria e que as utilizam na sua lógica para a acção....não podemos ir pelo que nos impingem os média....eles apenas obedecem às leis do mercado e apenas vendem imformação.....lei sff...eduardo lourenço....em esplendor do caos....
faz-se tarde
cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 15/11/2005 2:41

Sabe o que é o islamismo?
A sua cosmogonia?
ou seja ..o seu tempo e espaço sagrados?
Qual a natureza do islamismo versus cristinismo e judaísmo? ...terão a mesma matriz moral e social?
Sabe o que é a "Una muslima" e o que ela pode significar para o ocidente?
Sabe definir estratégia?...distinguindo-a das vulgares metodologias ...para acção... com que actualmente os futebolistas ...os bombeiros....os autarcas....e até a minha mulher a dias ...utliza para limpar a casa......ehehehhe...
Desculpe....é necessário ter uma noção liminar destes conceitos.....para se entender a espiritualidade que foi acrescentada por maomé...aos fundamentos do judaísmo e do cristianismo...... e depois entender a unidade islâmica..e ver que só por sí os agarenos são gente tolerante.....que viveu oito séculos na península ibérica e só deixou luz e arte.....veja-se córdova....and so on.... e depois entender que os islâmicos bebiam leite de camelo acerca de 50 anos atrás.....mas foram capazes em meio século de dominar a parte mediterranica da europa ..cuja invasão foi detida duramente pelo capetíngios na região de Poittiers....já dentro de frança.....bem e depois disto......entender o modelo geopolitico de ratzel...o Libesraum...ou seja o espaço vital...... e depois ver o que diz mahan...o geógrafo....que escreveu sobre geografia sem saber que mais tarde seria considerado um dos mais saliente estrátego da modernidade.......ler um pouco o que diz outro ...de nome Celerier......e por ultimo um outro que complementa as ideias anteriores
establecendo constantes para o raciocinio geopolitico....cuja praxis se consubstancia na geoestratégia que por sua vez é realizada pelas diversas estratégias sectoriais.
Se nos apoiarmos nesta estrutura do pensamento geopolitico....talvez consigamos sair desta contra informação que os iniciados atiram para os meios de informação para que as massas não entendam o que realmente se passa. Quem motivou a guerra na ex-jugoslávia?.....quem foi que sabendo que aquela região... a dos balcãs...é uma zona de dissensões milenares...não deixou de explorar esse facto..inserindo no terrenos agentes de insurreição?....quem é que estaria interessado em tal coisa?.....se tiver uma ideia concisa da história poderá adivinhar ou pressupor.....
Enfim....as coisas não serão lineares....mas também não são difíceis de serem admitidas.
cumps

P.S.
Escrevi ao correr da pena e não é menhum texto estruturado...foi ao natural...e sem a preocupação de não dar muito erros de sintaxe ou mesmo ortográficos...deve compreender.
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 15/11/2005 2:11

Quem lhe disse que a al quaeda existe.....e não é tão somente um fantasma da contra-informação?....
Já lhe afirmei que as coisas estão escondidas atrás de uma contra-informação...para que não se evidenciem os reais antagonistas que são
os mentores dessa acção estratégica indirecta a que chamam terrorismo....mas se soubessem que o terrorismo não pode ser considerado isolado..i.é....o terrorismo só existe para consecução de um objectivo politico....e precisa de um território....e precisa de uma organização e geralmente de um apoio logistico de de recrutamento de pessoal exterior à zona de operações.
Não manipule a conversa....tentando classificar de disparates as minhas alegações ou juizos...rebata-as se souber ...com a necessária elevação exigível.
cumps.
Sun Tzu

Re: comentário

por Jameson » 15/11/2005 0:55

jotabil Escreveu:Ná...o que estou a dizer.....é que existem dois modelos geopoliticos que se confrontam....neste Ocidente onde todos se dizem amigos.....quem souber um pouco da ciência ligada à descrição da cena internacional e seus actores....saberá o que quero dizer

obrigado por manter a conversa a um nivel básico que eu possa compreender

....não vou nesse sectarismo primário...caro amigo....o que vejo..são dois campos que se opôem mas que não podendo desencadear acções directas das várias estratégias sectoriais (cultural,diplomática, económica....e em ultima racio a militar)...recorrem a uma modalidade de estratégia indirecta para atingirem os objectivos definidos nos tais modelos geopoliticos e geoestratégias subsequentes....
Não tente ...meu caro amigo... manipular...por simplificação, o que julgo, parece estar a suceder.
cumps

e então estes tumultos, não são uma consequência da falência de um dos modelos "geopoliticos", mas sim "acções indirectas" levadas a cabo pelo outro modelo "geopoliticos e em que os "islamitas" são apenas marionetas nas mãos de "seitas iniciáticas hospedadas nos países ocidentais"?...extrordinário

o seu "comentário" é um dos mais disparatados e fantasiosos que já ouvi, já agora diga-me uma coisa foi mesmo a Al quaeda que levou a cabo os atentados de 11 de Setembro ou aquilo foi obra da Mossad em parceria com os NeoCon ?

comentário

por jotabil » 15/11/2005 0:30

Ná...o que estou a dizer.....é que existem dois modelos geopoliticos que se confrontam....neste Ocidente onde todos se dizem amigos.....quem souber um pouco da ciência ligada à descrição da cena internacional e seus actores....saberá o que quero dizer....não vou nesse sectarismo primário...caro amigo....o que vejo..são dois campos que se opôem mas que não podendo desencadear acções directas das várias estratégias sectoriais (cultural,diplomática, económica....e em ultima racio a militar)...recorrem a uma modalidade de estratégia indirecta para atingirem os objectivos definidos nos tais modelos geopoliticos e geoestratégias subsequentes....
Não tente ...meu caro amigo... manipular...por simplificação, o que julgo, parece estar a suceder.
cumps
Sun Tzu

por Jameson » 15/11/2005 0:06

!!???

vamos lá ver se ue percebi....isto é tudo obra dos Americanos !?

comentário

por jotabil » 15/11/2005 0:00

Sobre os acontecimentos na europa central....o que importa considerar é que se trata da exploração de um pomto fraco da realidade social do europa terrestre pelo outro modelo geopolitico que se lhe antagoniza.
Todos estes acontecimentos, julgo, se relacionam com a realização de uma estratégia indirecta, que tem como uma modalidade principal o terrorismo.
Como entre os dois modelos geopoliticos em confronto, de um lado os USA-UK e do outro a europa terrestre (benelux.frança e alemanha), não pode haver lugar ao desenvolvimento de acções estratégicas directas, por serem muito caras politicamente, recorre-se ao terrorismo como modalidade de estratégia indirecta, utilizando mesmo terceiros (islamitas) para a execução dessas acçoes.
Era natural esperar-se que mais dia menos dia, o ponto fraco constituido pala sociedade suburbana francesa sem ideais e sem esperança, fosse explorado e desse modo se constituisse uma vulnerabilidade na europa terrestre, que, julgo também por sua vez, explora a vulnerabilidade do Iraque, palestina, afeganistão, África ocidental, meridional....etc.
Por isso, penso que os acontecimentos na europa central, podem prolongar-se indefinidamente, em função daquilo que se passar na palestina ...no Iraque..e afeganistão...etc.
Os islamitas, são meros executores das acções. Não é , portanto, O ocidente contra o Oriente....Mas sim o ocidente é que se encontra dividido em dois modelos geopoliticos que se rivalizam nos objectivos politicos.
Toda a propaganda é feita no sentido de as massas ignaras das populações não adivinharem esta luta...porque o desafio é conduzido por seitas iniciáticas hospedadas nos países ocidentais , de onde retiram as mais valias que os mantêm no poder.
É preciso despertar ..meus senhores.

cumps
Sun Tzu

por Jameson » 14/11/2005 23:35

in http://puraeconomia.blogspot.com/

Gary Becker acerca dos motins em França:

«Muitos economistas têm reconhecido, desde há mais de uma década, que os generosos salários mínimos e outros factores de rigidez do mercado de trabalho francês causam taxas de desemprego que se têm mantido teimosamente altas desde o início dos anos 90. Imigrantes, jovens e outros que entram no mercado de trabalho têm sido os mais afectados, uma vez que são os que encontram mais dificuldades para arranjar empregos. A taxa global de desemprego em França é agora de quase 9 % - comparada com 5 % nos EUA - sendo superior a 20 % para os jovens. Cerca de 40% dos desempregados encontram-se sem emprego regular há mais de um ano, uma taxa que é bastante mais alta do que a taxa americana para o desemprego de longa duração.

«Os franceses têm intencionalmente evitado recolher dados económicos sobre os muçulmanos, mas a sua taxa de desemprego é estimada por economistas franceses como sendo superior a 20 %, com a taxa de desemprego de jovens muçulmanos provavelmente a exceder os 30 %. O mercado de trabalho em França está doente e necessita de reformas que o tornem mais flexível, de modo a que os "insiders" com emprego não tenham mais vantagens do que os "outsiders" que procuram trabalho.
[...]
Talvez estes motins ajudem a proporcionar maior poder aos poucos políticos franceses que compreendem a necessidade de importantes reformas económicas para ajudar todos os jovens franceses a obter empregos, e a deixá-los progredir na hierarquia económica quando demonstrem ter o talento e ambição requeridos. A Economia não pode prever com segurança como é que essas reformas afectarão a possibilidade de futuros motins, mas tais reformas certamente melhorarão a posição dos jovens imigrantes, independentemente da sua religião ou país de origem»

The Becker-Posner Blog

por Jameson » 10/11/2005 0:40

menina da meteorologia:
Anexos
edheliat015512lb.jpg
edheliat015512lb.jpg (141.24 KiB) Visualizado 1359 vezes

por XP » 9/11/2005 2:12

Os recentes acontecimentos em França,levam-me a pensar sobre fina fronteira entre o vandalismo e o terrorismo.Quem incêndeia centenas de carros durante vários dias consecutivos,sem a rápida intervenção da policia, também pode de forma muito discreta preparar um atentado terrorista.

Registado: 30/3/2005 20:54

por Dwer » 8/11/2005 20:05

eheh, as Ilhas britânicas passaram a ser as Baleares.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Jameson » 8/11/2005 19:54

8-)
Anexos
riot.jpg
riot.jpg (24.21 KiB) Visualizado 1563 vezes
europe-2010.jpg
europe-2010.jpg (26.28 KiB) Visualizado 1560 vezes
europe_2015.gif
europe_2015.gif (56.23 KiB) Visualizado 1585 vezes

por Jameson » 4/11/2005 12:00

eheh

Os culpados? Bush, o neoliberalismo selvagem e o aquecimento global I

Há uma semana que, dos subúrbios de Paris, nos chegam imagens de violência, segregação e pobreza. É mais do que tempo suficiente para aqueles que, há dois meses (a propósito do furacão katrina e de Nova Orleães) se empaturraram a malhar em Bush, no neoliberalismo e no aquecimento global, nos passarem a explicar que a culpa é da Europa, do modelo social europeu e dos valores humanistas europeus. O quê? Não há ninguém que se candidate? Pareceu-me que sim...

http://oinsurgente.blogspot.com/

por zé povinho » 4/11/2005 1:21

complexos de culpa neo-colonialistas, meu caro "Jameson"

é o que é, e por cá também há muitos.

tantos que andam por aí a dar casas a muitos iguais a estes.

Registado: 4/11/2002 23:38

Tumultos em Paris

por Jameson » 3/11/2005 23:22

Basta haver um ar de revolta social contra o “sistema”, um ar de “multiculturalismo” revolucionário dos “deserdados da terra” contra os ricos (os que tem carro, os pequenos lojistas, os stands de automóveis, os pequenos comércios), para a velha complacência face à violência vir ao de cima. Fossem neo-nazis os autores dos tumultos e a pátria e a civilização ficavam em perigo, mas como são jovens muçulmanos da banlieu, já podem partir tudo. Não são vândalos, são “jovens" reagindo à “violência policial”, são “vítimas” do desemprego e do racismo dos franceses, justificados na sua "revolta", e têm que ser tratados com luvas verbais e delicadeza politicamente correcta. Os maus são as forças da ordem, os governantes, os polícias, os bombeiros e todos os que mostram uma curiosidade indevida pelos seus bairros de território libertado.

No fundo, não é novidade nenhuma. Há muitos anos que é assim, que estas questões são tratadas com imensa vénia, não vá os “jovens” zangarem-se e vingarem-se. A culpa é nossa, não é?

José Pacheco Pereira

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 730 visitantes