Caldeirão da Bolsa

Um caso prático da tal estratégia hilariante! :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

You should read... my fear is greed! :-)

por leprechaun » 30/3/2005 1:53

Ertai Escreveu:Leprechaun, no inicio até acompanhei a conversa mas já se tornou demasiado grande para eu ter paciência suficiente para acompanhar todos os meandros do teu Santo Graal..

Mas pensa bem... será esse teu esquema assim tão "bullet proof"?

Pelo sistema de trading que vejo, não é muito diferente do que um sistema de trading baseado numa acção mas usando derivados para alavancar os resultados.

O problema de todos os fantásticos sistemas de trading chega no final: Execução prática do sistema... e penso que aí ou é a disciplina do trader que dá para o torto, ou simplesmente o sistema de trading que está demasiado ajustado ao passado e não inclui aqueles dias em que os mercados têm movimentos bruscos e que tendem a levar as perdas para perto de 100% (nos TW seria mesmo 100% via KO)

Ó Ertai!

Este é um sistema blindado, sim! É óbvio que posso fazer trades errados dentro do intervalo de negociação, mas KO são coisa do passado! Melhor ainda, até podem ser muito bem aproveitados.

De qualquer forma, tens toda a razão quando referes o papel fulcral da disciplina. Ainda assim, o meu plano é terrivelmente simples e lúdico... está concebido como um simples jogo... afinal disto eu não pesco nada... sério! :-)

Por fim, os movimentos bruscos são mesmo os mais desejáveis neste esquema, deveras é a volatilidade que o faz funcionar! Contudo, os ziguezagues já podem ser problemáticos, isto é, as situações em que o índice se move sucessivamente nos dois sentidos, em movimentos amplos e bruscos pode conduzir a trades perdedores. A solução? Ficar quietinho e esperar que a tormenta amaine!

Uma das razões pela quais este método é mesmo blindado contra perdas desastrosas, é justamente porque o converti num jogo de soma nula, em que estou e não estou, simultaneamente, dentro do mercado! Adoro estas contradições lógicas! :-)

Mas enfim, veremos quando a bola rolar...

leprechaun

(...se já aprendi a jogar! :-))

Registado: 24/11/2002 14:36

por Ertai » 30/3/2005 1:37

Leprechaun, no inicio até acompanhei a conversa mas já se tornou demasiado grande para eu ter paciência suficiente para acompanhar todos os meandros do teu Santo Graal..

Mas pensa bem... será esse teu esquema assim tão "bullet proof"?

Pelo sistema de trading que vejo, não é muito diferente do que um sistema de trading baseado numa acção mas usando derivados para alavancar os resultados.

O problema de todos os fantásticos sistemas de trading chega no final: Execução prática do sistema... e penso que aí ou é a disciplina do trader que dá para o torto, ou simplesmente o sistema de trading que está demasiado ajustado ao passado e não inclui aqueles dias em que os mercados têm movimentos bruscos e que tendem a levar as perdas para perto de 100% (nos TW seria mesmo 100% via KO)

Espero que a tua corretora permita stops eficientes nos Warrants..

Cumprimentos!

Registado: 11/5/2003 12:11

Re: Ena... mas que picuinhas!!! :-)

por leprechaun » 30/3/2005 1:28

JAS... isso é que é ter espírito científico! :-)

Nota, em 1º lugar, que considero o método dos KO ultrapassado e não penso sequer negociá-lo. O método do intervalo alargado de negociação é o único que deveras me interessa e desejo aperfeiçoar. Mas achei interessante exemplificar a negociação de ambos... tipo 2 em 1! :-)

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Seria assim possível comprar 1200 TW call por 0,52 € (DAX 4312) e outros 1200 TW put por 0,40 € (DAX 4317), segundo a táctica já exposta para anular/minimizar os spreads de negociação.

Aqui coloca-se a primeira dúvida relativamente ao método...
Se temos que comprar um par, call e put, qual compramos primeiro?
O Leprechaun, no seu trade virtual à posteriori, optou por comprar o call a 0,52 o que eu até posso comprovar que foi possível.
Mas depois quanto tempo esperou, apenas com o call na mão, sem que o trade estivesse neutralizado?
E que certezas tinha que o call não ficava de imediato perdedor?
Nenhumas, não é verdade?

A seguir, esperou que o DAX subisse para os 4317, para comprar o put.
Ou seja ele esperou quase uma hora e meia apenas com a posição dos calls.

Pois bem, a posteriori, tudo isto parece muito fácil...

Puxa... marcação cerradíssima!!! Oh, que impiedoso, bigodinho mais cremoso! :-)

Quanto à ordem da compra inicial do par de TW, confesso que é questão sobre a qual ainda nem me debrucei. Realço, contudo, que ela deve ser feita num intervalo de lateralização - muito comum no período da manhã - e que bastam SÓ 4 pontos para anular a questão do spread bid-ask, 2 para cada TW, é evidente. Sinceramente, não me parece muito difícil fazer a compra de ambos os TW nestas condições. Nota que essa questão de qual vou comprar 1º nem se põe, apenas porque eu penso dar ambas as ordens uma a seguir à outra, a preços dentro desse tal intervalo mínimo de meia dúzia de pontos. É por isso que essa indicação dos 4312 ou 4317 é meramente indicativa do tal intervalo, nada mais! Mas olha que o put teria sido comprado apenas uma hora depois do call... não hora e meia!

Contudo, é certo que existe o perigo de o índice se movimentar em desfavor da posição já comprada, ainda antes da outra ter sido executada! Olha, nesse caso compra-se mais alto, que remédio!

Ah... agora reparo! Afinal, essa tal questão dos spreads só é importante na tal estratégia dos KO, pois esta implica uma única compra e posterior venda! Logo, convém obter a menor soma possível call+put na compra e o valor mais alto na venda... bruxo! :-)

No método que espero negociar, em que o grosso das mais-valias - I hope! - reside na venda-recompra dentro do intervalo de negociação, a questão dos spreads pode ser inteiramente ignorada, até porque aí estamos a falar de TW de valor muito superior - cerca de 1,50 €. Logo, percentualmente falando, 2 ou 4 cêntimos pouco significam, num conjunto de vários trades. Percebido? :-)

Em conclusão: compram-se os dois ao mesmo tempo e acabou! :-)

JAS Escreveu:Mas o amigo Leprechaun ontem dizia que esperava por uma "big candle" para desencadear as operações.
E, para ser coerente, a Big Candle de hoje foi pretinha!
Portanto na teoria ontem desenvolvida a tua lógica levar-te-ia, ocorrendo uma vela negra, a comprar primeiro o put e depois o call.
Ou seja comprarias o put com o DAX nos 4313(talvez por 0,44) e comprarias o call com o DAX já mais acima ou ao mesmo valor (talvez por 0,53).
Não é bonito mudares hoje as regras para tornares o trade vencedor...

Nada disso, ó JAS! Essa questão das velas só se põe depois de eu já ter comprado os TW, claro! É claro que a confusão também se deve ao facto de estarmos a falar, em simultâneo, de dois métodos de negociação. OK, prometo que deixo os KO de lado, senão nunca mais nos entendemos! Bem, só que afinal é mesmo esse método velho que estamos aqui a analisar...

Contudo, em AMBOS os métodos a compra inicial do par efectua-se num período de acalmia e lateralização, sensivelmente a meio do intervalo considerado. Assim, se eu quisesse comprar hoje os TW para a estratégia do intervalo 250-300 pontos, ao fazê-lo nessa zona 4310-20 deveria escolher um call com strike nos 4175-4200 e um put com strike nos 4450-4475. É claro que tais TW devem estar disponíveis para negociação na Bigonline!

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Com a abertura das bolsas americanas, e a exemplo do que já tinha sucedido na passada quinta-feira, o DAX acelerou a sua subida - grande vela branca após as 15:30h - atingindo os 4340 pontos meia hora depois. Entre as 16 e as 17h, o índice alemão negociou no intervalo 4335-4346, aproximando-se depois paulatinamente do strike, que foi atingido por volta das 17:10h, após uma poderosa vela branca que se começou a formar cerca das 17 h.

Estavas então a advinhar subidas não é verdade?
Mas advinhando, e bem, que vai haver subidas é muito mais rentável não comprar os puts...

Uma vez mais negativo, ó sapiente! A alma-mater deste método - para dummies, não esquecer! :-) - é justamente NÃO ser preciso adivinhar nada... nem saber AT alguma! Mais ainda, eu até estava convencido, tal como na passada quinta-feira, que o DAX ia cair mais. Eu compraria é puts, nunca calls! E olha só o desastre que seria... Com este método não preciso de adivinhar NADA de NADA!!! Depois de comprar o meu par, limito-me a olhar a dança das velas... e é tudo!

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Além do mais, até houve tempo mais do que suficiente - bem mais de uma hora - para vender o put e preparar a estratégia subsequente, caso o strike fosse ou não atingido, como veio a suceder.
Imaginemos que os 1200 put foram vendidos ao preço mínimo de 0,10 (...) Depois do KO do 7543Z, o DAX subiu apenas até aos 4352 pontos, que foi aliás o valor a que fechou. Mas sejamos modestos nos cálculos, considerando que a venda do call foi feita nos 4350, por 0,88 €, sendo que ele atingiu um máximo de 0,95 já no after-hours.

Muito bem, admitamos que vendias o put, mesmo no limite com o KO eminente, por 0,10.
Isso pressupõe que o MM não se pirou nessa altura mas também não custa nada admitir que estava lá...

Nota que se refiro o valor 0,10 € é porque estou a fazer as contas pelos valores mais baixos! Na negociação real, eu tê-los-ia despachado a 0,12 €, no mínimo!

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Depois do KO do 7543Z, o DAX subiu apenas até aos 4352 pontos, que foi aliás o valor a que fechou. Mas sejamos modestos nos cálculos, considerando que a venda do call foi feita nos 4350, por 0,88 €, sendo que ele atingiu um máximo de 0,95 já no after-hours.

Também não me custa admitir que conseguias vender o call por 0,88.
Mas mais uma vez tu já não tens um par call/put mas apenas um call.

O lucro do teu trade virtual, corrigindo as comissões para apenas 25 euros (apenas 2 trades!) seria de 47 euros (maior do que os 35 indicados...)

Mas afinal onde ganhaste tu tanto dinheiro?
- Ganhaste 0,05 quando inicialmente estavas apenas com o call;
- E ganhaste uns 0,04 no final quando voltaste a estar apenas com o call depois de teres vendido o put.

Ou seja todos os teus ganhos se baseiam numa estratégia baseada em subida:
- primeiro compras o call antes do put e só ganhas porque sobe;
- no final vendes primeiro o put antes de venderes o call e só ganhas porque sobe.

Muito bem, és optimo a advinhar subidas!
Se tivesses comprado o call de manhã nos tais 0,52 e o tivesses vendido no final do dia pelos tais 0,88 terias ganho "apenas" 0,36 em cada um.
Uns "modestos"
70% exactamente com o mesmo poder de advinhação...

E como podias ter metido quase o dobro do capital nos calls (não comprando puts nenhuns) serias um gnominho rico a esta hora.

Yeah... I do agree, but... Em 1º lugar, sou péssimo a adivinhar. Repito que, tanto hoje como na semana passada, teria comprado puts e não calls. Enfim, talvez amanhã até os pudesse vender com algum lucro...

Pelo que a minha estratégia NÃO se baseia nem em subidas nem em descidas... vejo só as velas e decido! Afinal, foi justamente por isso que congeminei este método... that suits me real fine! :-) Mas atenção! Tal não significa que eu não possa ter um trading plan baseado naquilo que até penso poder vir a acontecer no dia seguinte. Ou seja, amanhã espero - em especial se os futuros não estiverem muito positivos - um início do DAX em queda, pelo que venderia o mais cedo possível o call para o recomprar mais barato. Mas tudo isto é muito incerto, vide o que aconteceu quarta-feira, dia 23, em que o mínimo foi alcançado logo nos minutos iniciais da negociação. So... I watch the candles go by... that's why! :-)

Por fim, esta pretende ser uma estratégia segura mas lenta, com o mínimo de stress e nada de overtrading! Nota que hoje faria um único negócio de manhã e nada mais. É claro que é importantíssimo a existência de drawbacks mínimos, com este plano. Não espero ter mais de um trade negativo em cada 4 ou 5 - confesso que a princípio era mais ambicioso! - e pretendo limitar qualquer perda a somente 5 pontos... 10 no máximo se houver mesmo algum movimento muito forte, contra a tendência que assumi. O objectivo é jogar pouco e só pelo seguro.

É que um único negócio todos os dias, com 2-3% de lucro, e supondo um trade negativo por semana, significa algo como 6-8% de lucro semanal. Mesmo não considerando o reinvestimento das mais-valias, tal significaria a duplicação do capital a cada 3-4 meses... à la PIPS, repito! Ora bem, a realidade da negociação prática não será assim tão azul e cor de rosa, mas continuo convencido que elaborei um método blindado contra perdas desastrosas e que, ao mesmo tempo, até permite ganhos excelentes! E espero demonstrá-lo muito em breve!

Mais ainda, vou negociar algo que se adequa na perfeição às minhas características psicológicas, porque é talvez esse o grande "ovo de Colombo" daquilo que ainda há poucos dias aqui congeminei. É um fato à medida... ou será que o rei vai nu?... puxa vida! É que ainda se fosse a rainha linda e querida... ;-)

Ah... por fim! Já reparei que os TW não vão acabar... excelente! O meu plano é matematicamente perfeito... esperemos é que a sua execução não seja demasiado imperfeita. Mas como eu sou apenas meio humano e meio gnomo... may be I'm not too prone to those fear and greed mistakes! :-)

Am I for real or am fake? ;-)

leprechaun

(...ice on the cake! :-))

por Falcao » 30/3/2005 0:15

2 pares de trades são efectivamente 4 trades e não 2. Não concordo com este pressuposto dos trades e além disso não percebo qual a tua lógica de prioridade de compra das calls e das puts pois o risco só estaria eliminado caso não tivesses que adivinhar ou ficar exposto a nenhum tipo de volatilidade do mercado: uma estratégia de pura arbitragem (ganho sem risco). Mas é apenas uma opinião. Bons Negócios.

Conselho de Amigo: Aperfeiçoa a estratégia mas pensa bem antes de comentares e anunciares que descobriste a polvóra (experimenta primeiro e se resultar manda pra mim) :twisted:

Registado: 12/3/2005 13:06

Re: Cause I don't use any AT... that's it! :-)

por semprefrio » 30/3/2005 0:00

leprechaun Escreveu:
Ó Ursinho lá do Pólo...

...tens frio? Vem p'ró meu colo!!! :-)

Possivelmente terás ficado profundamente marcado pela última campanha eleitoral. :wink:

leprechaun Escreveu:
Mas será que eu ainda não respondi a essa interrogação?

O que achas?

leprechaun Escreveu:OK, outra vez! Os meus sinais são unicamente gráficos, ou seja, eu vendo um dos warrants quando se dá um forte movimento que gera a formação de uma grande vela. Em essência, é só isto! Melhor ainda, tal vela deve formar-se, de preferência, contra a tendência do índice. É assim que se geram as descidas ou subidas mais bruscas, assim me parece por uma simples observação empírica. Claro que tal movimento deve ter continuação, caso contrário arrisco-me a perder, tendo de recomprar a um preço ligeiramente superior o warrant que vendi.

É essa a resposta? :mrgreen:

O que é que a o facto dos teus sinais serem gráficos, metafísicos, ou outros tem a ver para o que está a ser discutido?

leprechaun Escreveu:Ora, ossos do ofício... a modos de um panarício! :-)

:?

Até amanhã,
semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes

Registado: 31/12/2003 21:12

Re: Ena... um engano a meu favor... sim, senhor! :-)

por leprechaun » 29/3/2005 23:51

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Por fim, as comissões dos 3 trades:
3 * (6,11 + 6,11) = 37 € (aprox.)

Para teres sucesso no trading diário é conveniente começares por aprender a contar...
Duas compras e duas vendas dá 4 trades na minha modesta opinião.

E eu que até tive todo o cuidadinho a fazer e refazer as contas! :-)

Mas isso são óptimas notícias, ó JAS! De facto, são apenas 2 pares de trades, então, ou seja, 25 € de comissão - 2 * (6,11 + 6,11) = 25 € (aprox.) - e não 37... hurrah!!! :-)

Significa isto que, afinal, devo ainda somar 12 € aos lucros anteriores, o que é percentualmente fabuloso!!!

Anyway, o engano vem da "mistura" de ambos os métodos, ou seja, acrescentei aqui indevidamente o trade suplementar da venda-recompra do tal call com strike a 4225, pois seria esse o meu 1º negócio do dia. Mas esse entra noutras contas... também positivas, pois então!

E com tudo isto, mesmo o trade de quinta-feira seria bem positivo... óptimo!!! :-)

Já agora, creio que tinha calculado a possibilidade de 1 trade negativo em cada 4 ou 5. E atenção, porque o verdadeiro ganho aqui reside naqueles casos em que o DAX continua a cavalgar na mesma direcção, após o KO! É que hoje eu considerei a venda nos 4350 justos. Basta acrescentar 5 ou 10 para ver a multiplicação dos lucros!!! E isto, só para 1200 warrants negociados, note-se. Cada ponto representa 12 €, ou seja, mais de 1% do capital... quite a lot!

Em suma, bastava o DAX subir para os 4354-55, para os meus lucros duplicarem - de 50 para 100 € - quase 10% do investimento realizado, num só trade simples e sem stress... mas com muita atenção! :-)

Obrigado pela correcção, ó JAS!

Há, contudo, talvez um problema importante neste método - que considero inferior e nem penso vir a negociar, note-se - e que tem justamente a ver com o prémio dos TW call. É que sendo este bastante superior ao dos put - por vezes uns 12 pontos de diferença - a situação em que esteja iminente o KO de um call implica a sua venda antecipada, perto dos 0,20 €, por forma a anular/minimizar o trade, no caso do índice recuar - tenha ou não sido atingido o KO - obrigando assim à venda imediata do put. É que, feitas as contas para o exemplo do post inicial, este deveria ser vendido no mínimo por 0,73 €, ou seja, talvez ainda abaixo dos 4280 pontos. Hum... not easy, para o caso das coisas correrem mal.

Enfim... não há bela sem senão! :-( Mas afinal, eu desenvolvi o 2º método a partir do 1º justamente para o desenvolver e melhorar, certo?

Enfim, vejamos como decorre o paper trading amanhã. Ah, quase de certeza vou experimentar a mesma táctica de hoje: vender o call o mais cedo possível, durante a previsível queda, claro - as vendas NÃO se fazem em lateralizações, só as compras! - e recomprá-lo quando esta estabilizar e os estocásticos e RSI estiverem mais oversold. E se isto correr bem - 10-15 pontos está óptimo! - posso despedir-me do DAX... filofax! :-)

So... that's my trading plan, pal! Ah, mas as velas é que falam, são elas quem conta a história. I just have to listen... with eyes and ears wide open!

Isn't it simple? :-)

leprechaun

(...with a dimple! :-))

Re: Um caso prático da tal estratégia hilariante! :-)

por JAS » 29/3/2005 23:44

leprechaun Escreveu:Suponhamos, então, que começávamos hoje a negociar o tal sistema, com a compra do call 7343I (strike 4275) e do put 7543Z (strike 4350). Idealmente, a compra dos dois warrants deve ser feita sensivelmente a meio do intervalo, ou seja, algures na zona dos 4315, neste caso. Ora o DAX lateralizou justamente aí durante várias horas... perfect!

Aparentemente até aqui tudo bem.
O DAX lateralizou de facto entre os 4309 (logo a seguir à abertura)e os 4319 até às nossas 12:00.

leprechaun Escreveu:Seria assim possível comprar 1200 TW call por 0,52 € (DAX 4312) e outros 1200 TW put por 0,40 € (DAX 4317), segundo a táctica já exposta para anular/minimizar os spreads de negociação.

Aqui coloca-se a primeira dúvida relativamente ao método...
Se temos que comprar um par, call e put, qual compramos primeiro?
O Leprechaun, no seu trade virtual à posteriori, optou por comprar o call a 0,52 o que eu até posso comprovar que foi possível.
Mas depois quanto tempo esperou, apenas com o call na mão, sem que o trade estivesse neutralizado?
E que certezas tinha que o call não ficava de imediato perdedor?
Nenhumas, não é verdade?

A seguir, esperou que o DAX subisse para os 4317, para comprar o put.
Ou seja ele esperou quase uma hora e meia apenas com a posição dos calls.

Pois bem, a posteriori, tudo isto parece muito fácil...
Mas o amigo Leprechaun ontem dizia que esperava por uma "big candle" para desencadear as operações.
E, para ser coerente, a Big Candle de hoje foi pretinha!
Portanto na teoria ontem desenvolvida a tua lógica levar-te-ia, ocorrendo uma vela negra, a comprar primeiro o put e depois o call.
Ou seja comprarias o put com o DAX nos 4313(talvez por 0,44) e comprarias o call com o DAX já mais acima ou ao mesmo valor (talvez por 0,53).
Não é bonito mudares hoje as regras para tornares o trade vencedor...

leprechaun Escreveu:Com a abertura das bolsas americanas, e a exemplo do que já tinha sucedido na passada quinta-feira, o DAX acelerou a sua subida - grande vela branca após as 15:30h - atingindo os 4340 pontos meia hora depois. Entre as 16 e as 17h, o índice alemão negociou no intervalo 4335-4346, aproximando-se depois paulatinamente do strike, que foi atingido por volta das 17:10h, após uma poderosa vela branca que se começou a formar cerca das 17 h.

Estavas então a advinhar subidas não é verdade?
Mas advinhando, e bem, que vai haver subidas é muito mais rentavel não comprar os puts...

leprechaun Escreveu:Além do mais, até houve tempo mais do que suficiente - bem mais de uma hora - para vender o put e preparar a estratégia subsequente, caso o strike fosse ou não atingido, como veio a suceder.
Imaginemos que os 1200 put foram vendidos ao preço mínimo de 0,10 (...) Depois do KO do 7543Z, o DAX subiu apenas até aos 4352 pontos, que foi aliás o valor a que fechou. Mas sejamos modestos nos cálculos, considerando que a venda do call foi feita nos 4350, por 0,88 €, sendo que ele atingiu um máximo de 0,95 já no after-hours.

Muito bem, admitamos que vendias o put, mesmo no limite com o KO eminente, por 0,10.
Isso pressupõe que o MM não se pirou nessa altura mas também não custa nada admitir que estava lá...

leprechaun Escreveu:Depois do KO do 7543Z, o DAX subiu apenas até aos 4352 pontos, que foi aliás o valor a que fechou. Mas sejamos modestos nos cálculos, considerando que a venda do call foi feita nos 4350, por 0,88 €, sendo que ele atingiu um máximo de 0,95 já no after-hours.

Também não me custa admitir que conseguias vender o call por 0,88.
Mas mais uma vez tu já não tens um par call/put mas apenas um call.

O lucro do teu trade virtual, corrigindo as comissões para apenas 25 euros (apenas 2 trades!) seria de 47 euros (maior do que os 35 indicados...)

Mas afinal onde ganhaste tu tanto dinheiro?
- Ganhaste 0,05 quando inicialmente estavas apenas com o call;
- E ganhaste uns 0,04 no final quando voltaste a estar apenas com o call depois de teres vendido o put.

Ou seja todos os teus ganhos se baseiam numa estratégia baseada em subida:
- primeiro compras o call antes do put e só ganhas porque sobe;
- no final vendes primeiro o put antes de venderes o call e só ganhas porque sobe.

Muito bem, és optimo a advinhar subidas!
Se tivesses comprado o call de manhã nos tais 0,52 e o tivesses vendido no final do dia pelos tais 0,88 terias ganho "apenas" 0,36 em cada um.
Uns "modestos"
70% exactamente com o mesmo poder de advinhação...

E como podias ter metido quase o dobro do capital nos calls (não comprando puts nenhuns) serias um gnominho rico a esta hora.

Um abraço,
JAS

P.S. - Nota que estou muito à vontade para discutir o 7343I pois passei o dia nele como podes ver no post da minha Carteira.

Registado: 5/11/2002 0:05

por alexandre7ias » 29/3/2005 23:34

:lol: Sabiam todos que com apenas 2€ podem fazer o maior negocio da vossa vida. Basta acertar em cinco nº e duas estrelas :wall: Vale a pena tentar...Quanto ao tópico nada digo, mas que está :clap: , :oh: , \:D/ . Viva o CaldeirãodeBolsa.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re: Re

por £izard » 29/3/2005 23:04

JAS Escreveu:

Para teres sucesso no trading diário é conveniente começares por aprender a contar...

Um abraço,
JAS

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

Re

por JAS » 29/3/2005 22:15

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Cause I don't use any AT... that's it! :-)

por leprechaun » 29/3/2005 22:07

semprefrio Escreveu:O Nuno já disse tudo.

Mas se continuas a acreditar então tens aqui a melhor simplificação:

nunofaustino Escreveu:E porque não apenas comprar os calls qdo tiveste o sinal de posição longa (qdo vendeste os puts)?

Ó Ursinho lá do Pólo...

...tens frio? Vem p'ró meu colo!!! :-)

Mas será que eu ainda não respondi a essa interrogação? OK, outra vez! Os meus sinais são unicamente gráficos, ou seja, eu vendo um dos warrants quando se dá um forte movimento que gera a formação de uma grande vela. Em essência, é só isto! Melhor ainda, tal vela deve formar-se, de preferência, contra a tendência do índice. É assim que se geram as descidas ou subidas mais bruscas, assim me parece por uma simples observação empírica. Claro que tal movimento deve ter continuação, caso contrário arrisco-me a perder, tendo de recomprar a um preço ligeiramente superior o warrant que vendi. Ora, ossos do ofício... a modos de um panarício! :-)

Mas atenção! Devo fazer notar que os dois posts que escrevi, na passada semana, se referem a duas estratégias distintas, ainda que possam ser aplicadas em simultâneo! Ou seja, aquilo que acabei de dizer no parágrafo acima refere-se ao segundo método, aquele do intervalo de negociação dos 250-300 pontos. Neste é que as mais valias se obtêm pela sucessiva venda e recompra do warrant que está a desvalorizar. Os exemplos de negociação que dei neste tópico referem-se à primitiva estratégia - mais lenta, quiçá segura, e com muito menos trades -, a qual só pode ser executada na vizinhança de qualquer um dos strikes.

É que a filosofia dos dois métodos NÃO é a mesma, logo o que é válido para uma não se aplica necessariamente à outra. Ainda que se possam negociar em simultâneo - já vou demonstrar como - devem ser tratadas de modo diferente.

Por exemplo, suponhamos que, para além das compras referidas dos TW 7534Z e 7343I, eu também tinha comprado o call 7355I (strike 4225) e o put 7345I (strike 4475).

Teremos assim a considerar dois intervalos de negociação, ou seja, um menor de 75 pontos (4350-4275) dentro de um maior de 250 pontos (4475-4225). Já agora, estes dois valores podem variar até 100 e 300 pontos, respectivamente. Bem, pelo menos foi assim que eu concebi os meus cálculos, mais tarde verei se são ou não os números ideais. Sim, que qualquer plano está em permanente evolução e sempre sujeito a ser melhorado.

Analisemos então o que poderia ter sucedido no dia de hoje. Logo na abertura, e como era aliás de prever pela evolução dos futuros americanos, o DAX começou a formar uma série de velas pretas, que denotavam fraqueza e queda eminente. Esta deu-se dos 4336 aos 4309 em apenas 1 hora. Mantendo os meus cálculos modestos, suponhamos que eu vendia os warrants call 7355I - seriam 500, na óptica de um investimento de 1.600 €, aproximadamente - algures entre os 4330 e 4325, recomprando-os meia hora depois entre os 4310-4315. Fazendo a média destes valores e tendo em conta o spread, teria um lucro de 12 pontos, ou seja, cerca de 47,5 €, para uma comissão total de 12 €:

Lucro da venda e recompra: (500*0,12) - 6,11*2 = 47,5 €

Bem bom, estamos a falar de sensivelmente 3% do capital investido, o qual se mantém intacto, uma vez que a soma do valor do par call-put é sempre constante dentro do intervalo dos strikes. Ligeiras variações podem ser ignoradas, pois que algumas vezes até serão favoráveis à minha posição. Bem, este é o meu pressuposto - ausência de desvalorização temporal e pequena variação algo aleatória do prémio dos TW. Mas o Ovos Moles diz que não... engole-se o malandrão! :-) Hum... gemadinha com pão... mas que bão, mas que bão, mas que bão!!! :-))

(Ai... assim os sábios não me levam a sério. Tschh... nem sabem o que perdem! E se eu até for um autêntico génio intuitivo na negociação dos warrants? I could be, can't I? :-)

OK... fim do recreio! Neste par 4225-4475 não faria mais nenhum trade no resto do dia, não obstante a formação de duas velas brancas de boa dimensão, cerca das 13:15h e a tal das 14:30h, mas ambas a favor da tendência. Já agora, não é inteiramente verdade que eu despreze assim a AT! De facto, analiso o gráfico de velas com a ajuda dos estocásticos lento e rápido e também do RSI e do MACD. Mas estes indicadores servem apenas de confirmação, em especial nas zonas overbought e oversold. Por exemplo, quando o DAX atingiu o mínimo do dia - 4309 pontos, logo após as 9 horas - ambos os estocásticos estavam extremamente oversold, e o RSI cotava na zona dos 20. Logo, boa altura para recomprar! Pelo contrário, a partir da subida das 13:15h os estocásticos estiveram quase sempre overbought... so stay away!

Esta é a estratégia da venda-recompra, o tal short artificial. Quanto àquilo que eu faria na última hora de negociação, com o aproximação do DAX aos 4350 pontos e o KO iminente do 7543Z, já o expus acima. Mas este é o método para negociar KO, onde NUNCA existe recompra alguma! Vende-se e vende-se! Primeiro segue o warrant "moribundo" - alguns ressuscitam! - e quer ele morra ou não o sobrevivente vai pelo mesmo caminho. Tschh... aqui sou sanguinário, prefiro a morte do infeliz, digamos que potencialmente é mais lucrativa, ó Dinis...

...e olha só quem o diz!

leprechaun

(...muito petiz! :-))

PS: Só agora reparei que algumas indicações horárias nos posts anteriores estão erradas, apresentando a hora alemã e não a portuguesa. Enfim, fica à conta da mudança de hora... Mas dá para entender, certo?

Risco zero... non è vero! :-)

por leprechaun » 29/3/2005 20:33

nunofaustino Escreveu:então n é risco 0...

Imagina que depois de vender os puts, o dax até começava a descer? O que é que fazias? Compravas os puts outra vez (um pouco mais caros) ou vendias os calls mais baratos (perdendo um pouco)?

E porque não apenas comprar os calls qdo tiveste o sinal de posição longa (qdo vendeste os puts)?

Ó Nuno:

Pois se eu até lhe chamo "estratégia de médio risco"! De facto, acredito que o risco deste sistema de negociação dos KO até é baixo e, já que me pões essas perguntas, vou exemplificá-lo com o que sucedeu na quinta-feira passada, em que o KO esteve iminente mas o put lá se salvou...

Para simplificar a exposição, vamos considerar os mesmos valores de compra do par de warrants, ainda que no dia 24 esse intervalo de lateralização matinal se tenha dado na zona dos 4320. Mas tal é irrelevante para os cálculos da estratégia. De facto, a coisa mais importante é o valor da soma call + put, a qual deverá ser o mais baixo possível, claro. Ainda assim, e porque tentar negociar este pequeno intervalo de negociação - falo de 4-5 pontos, apenas - envolve alguns riscos, ou seja, o índice pode disparar e em desfavor de uma das posições já compradas, é muito melhor dispor de mais capital e comprar os dois warrants em simultâneo, mesmo que tal implique pagar 4-5 cêntimos mais.

OK... continuemos. A única diferença entre o que aconteceu hoje e o que se passou na quinta-feira, foi o KO iminente ter sido evitado por escassos dois pontos. O DAX atingou um máximo de 4348, cerca das 16 horas, tendo depois recuado ligeiramente abaixo dos 4340 e acabando por fechar nos 4344.

Então, aquilo que eu faria seria simplesmente vender o call, talvez na zona dos 4345, se possível, o que corresponderia a um preço de 0,83 €, 5 cêntimos abaixo do valor teórico da venda hoje, nos 4350 exactos. Contudo, podemos em compensação atribuir um valor de venda ligeiramente superior ao put, 0,12 €, digamos. É claro que em teoria é tudo muito especulativo, e isto já sem contar se o MM está efectivamente presente ou não quando queremos negociar!

Feitas as contas, como acima, o trade seria virtualmente nulo. Mas se considerarmos um investimento mais realista, isto é, os tais 5500 €, seria até possível subtrair 2 cêntimos ao conjunto das vendas - por exemplo, considerar a venda do put a 0,10 €, como no exemplo de hoje - que haveria ainda um pequeno lucro marginal de 20 €, mais ou menos.

Outra coisa, nesta estratégia do KO, NUNCA se recompra o TW vendido! Tal seria perfeitamente suicidário, já que a venda é feita muito perto do strike e mesmo que o índice recuasse 10 ou 15 pontos a possibilidade da barreira ser atingida continuaria elevada. Além do mais, este tipo de estratégia joga a favor dos prémios dos warrants! Daí, a importância de vender o warrant perdedor antes do KO, já que, pelo menos nos put, o prémio aumenta quando baixa o valor. Parece-me que o mesmo não se passa com os call, mas esta é uma questão que talvez possa ser melhor explicada por quem percebe do assunto... not me surely! :-)

Yours quite friendly...

leprechaun

(...so very truly! :-))

PS: E pela evolução dos índices americanos, foi pena que esse put fosse à vida. E se o call desaparecer, pior ainda, porque fica um intervalo demasiado grande entre o próximo par de TW, pelo menos os negociados no BIG: 4225-4375. 150 pontos é muito para um KO lover, pois pode levar muitos dias a ser atingido qualquer um dos strikes. Ainda assim... who knows? Mas eu preferi-os juntinhos... o call e a put... um casalinho liliput! :-)

por semprefrio » 29/3/2005 19:54

O Nuno já disse tudo.

Mas se continuas a acreditar então tens aqui a melhor simplificação:

nunofaustino Escreveu:E porque não apenas comprar os calls qdo tiveste o sinal de posição longa (qdo vendeste os puts)?

Abraço,
semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes

Registado: 31/12/2003 21:12

por nunofaustino » 29/3/2005 19:36

então n é risco 0...

Imagina que depois de vender os puts, o dax até começava a descer? O que é que fazias? Compravas os puts outra vez (um pouco mais caros) ou vendias os calls mais baratos (perdendo um pouco)?

E porque não apenas comprar os calls qdo tiveste o sinal de posição longa (qdo vendeste os puts)?

Um abraço
Nuno

P.S. a tua contínua referência aos PIPS parece indiciar que acreditas que aquilo n se trata de mera burla... se assim é, cuidado... inocência é bom, mas qdo é exagero faz mal...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Um caso prático da tal estratégia hilariante! :-)

por leprechaun » 29/3/2005 19:23

Bem, prático... mas ainda só na teoria! :-)

E se eu tiver tanto sucesso na negociação como na leitura dos meus posts... estou milionário sem cheta! :-)

Bem, até já recebi um par de prémios pelo humor... ou seja, em vez de ser contratado pelo PIPS ainda vou parar à equipa do Contra-Informação ou Herman Sic!

Ná... o Ulisses é que sabe: santa inocência, right? ;-)

Mas eu acredito na minha estratégia... I do!

E vou passar a prová-lo, exemplificando o que poderia ter acontecido com o 1º sistema que expus, aquele em que o intervalo de negociação era de 75-100 pontos e em que qualquer KO era muitíssimo bem vindo! Pois, quem compreende esta anti-lógica de gnomo? ;-)

Suponhamos, então, que começávamos hoje a negociar o tal sistema, com a compra do call 7343I (strike 4275) e do put 7543Z (strike 4350). Idealmente, a compra dos dois warrants deve ser feita sensivelmente a meio do intervalo, ou seja, algures na zona dos 4315, neste caso. Ora o DAX lateralizou justamente aí durante várias horas... perfect!

Seria assim possível comprar 1200 TW call por 0,52 € (DAX 4312) e outros 1200 TW put por 0,40 € (DAX 4317), segundo a táctica já exposta para anular/minimizar os spreads de negociação.

Investimento total = (1200*0,52) + (1200*0,40) = 1104 €

(As contas com as comissões ficam para o fim)

Recordo que o mínimo aconselhável para esta negociação é de 1000 euros e quanto maior o investimento tanto menor o peso de spreads e comissões, claro!

Vamos agora ao que interessa! No total, dispendemos 0,92 € por warrant; logo, devemos vendê-los no mínimo por um valor ligeiramente superior, para incluir o custo das comissões.

Com a abertura das bolsas americanas, e a exemplo do que já tinha sucedido na passada quinta-feira, o DAX acelerou a sua subida - grande vela branca após as 15:30h - atingindo os 4340 pontos meia hora depois. Entre as 16 e as 17h, o índice alemão negociou no intervalo 4335-4346, aproximando-se depois paulatinamente do strike, que foi atingido por volta das 17:10h, após uma poderosa vela branca que se começou a formar cerca das 17 h.

Uáu! Isto é que está tudo bem explicadinho! É mesmo um curso de "Getting Rich for Dummies"... me being the dummiest one, sure! :D Ora assim, diploma de pateta não me falta!!! :-)

OK... retomemos a lição! De acordo com o que expliquei no meu post inicial, esta é a situação típica esperada para este tipo de estratégia, ou seja, a aproximação do strike, pressupondo o KO! Além do mais, até houve tempo mais do que suficiente - bem mais de uma hora - para vender o put e preparar a estratégia subsequente, caso o strike fosse ou não atingido, como veio a suceder.

Imaginemos que os 1200 put foram vendidos ao preço mínimo de 0,10 - 0,12 a 0,15 seria um preço bem mais realista, tendo em conta a evolução descrita -, ou seja, já muito próximo do strike, a 3-4 pontos talvez.

Depois do KO do 7543Z, o DAX subiu apenas até aos 4352 pontos, que foi aliás o valor a que fechou. Mas sejamos modestos nos cálculos, considerando que a venda do call foi feita nos 4350, por 0,88 €, sendo que ele atingiu um máximo de 0,95 já no after-hours.

Saliento, pois, que os valores que estou a usar nestas contas são perfeitamente realistas, podendo até puxá-los um pouco mais a meu favor. Ah, o período after hours, ou seja, das 16:30 à 17:30h é ignorado neste método, a não ser que o KO aconteça mesmo em cima das 16:30, claro. Mas, em termos práticos, já não se negoceia o DAX após o fecho da sessão normal.

OK... façamos então as nossas contas!

Valor total das vendas = (1200*0,10) + (1200*0,88) = 1176 €

Por fim, as comissões dos 3 trades:

Assim sendo, eis o lucro deste trade virtual:

1176 - (1104 + 37) = 35 €

OK... um valor modesto, eu sei! Ainda assim, representa mais de 3% de lucro sobre o valor inicial, num só dia de negociação! A este ritmo, duplico o capital de 6 em 6 semanas! :-)

E note-se que as comissões representam mais de 50% do lucro bruto do trade!!! É que se multiplicarmos o investimento inicial por 5 - pouco mais de 5000 €, afinal - as mais valias sobem para 325 €, uma quantia que já tem outra expressão e representa quase 6% do capital investido! Quem quiser fazer os cálculos para valores superiores... ou os traders de bolsos fundos... ;-)

Mais tarde, vou fazer a simulação daquilo que poderia ter acontecido na passada quinta-feira, quando o KO esteve iminente. Posso desde já adiantar que o trade seria virtualmente nulo, para os modestíssimos 1000 €, mas ainda bem positivo para um investimento mais realista.

Tenho dito... melhor escrito! :-)

leprechaun

(...o tal gnomito! :-))

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, joao garcao, PAULOJOAO e 1054 visitantes