Forex, conselhos!!!
Ups...
Ups... parece que ja usa um sistema eficiente... não tinha lido bem todo a tread:
De qq forma contiuo a aconselha-lo a ter uma especial atenção em eliminar o máximo de ruido do seu sistema, em manter a disciplina.
De qq forma contiuo a aconselha-lo a ter uma especial atenção em eliminar o máximo de ruido do seu sistema, em manter a disciplina.
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Boas!
O meu conselho é o seguinte: (este tb é o sistema que uso)
1.º Disciplina (Crie as suas regras e cumpra-as. Pense cada vez que falha um das suas regras, já perdeu 10x mais do que o eventual lucro que possa advir da regra quebrada - isto devido ao efeito bola de neve...)
Nestas regras aconselho o seguinte:
2.º Arranje um sistema que faça uma filtragem do ruido de modo a saber quando entrar e quando sair (POr exemplo usando duas linhas de médias móveis exponenciais, tipo 4 e 10)
Depois entre e saia religiosamente quando derem sinal... ou seja quando se cruzarem... e bem se cumprir a regra numero 1 e encontrar um sistema como este que filtre o ruido...
Poderá e deverá, claro, adaptar o nível de filtragem ao seu estilo.
E convem ter um cuidado extra quando estiver a entrar contra a tendência dominante do horizonte temporal mais longo que usar...
Aqui subentendo que deve usar as mesmas regras mas em difrentes horizontes temporais (Tipo 5 min e 30min) e claro considerar o horizonte temporal mais longo como indicador de tendência... o de horizonte temporal mais curto é aquele que lhe dará os sinais de entrada e saida.
Quando estiver a ir contra a tendência do horizonte temporal maior tenha uma especial atenção de sair ao primeiro sinal (outro sinal que escolha.. tipo o macd ou RSI)
Este é o sistema que uso... (A ideia que tenho é que quando as coisas me correram mal foi exactamente quando não cumpri a regra numero 1.... de resto a longo prazo (eu ainda não cheguei a essa fase) quer-me parecer que dá resultados!
Mais uma coisa:
A vantagem desse sistema é que não estará a "sofrer" e a ser "irracional" cada vez que a cotação anda contra si!
E se se discuplinar chegará uma altura em que dará as ordens mecanicamente... entretanto a tendêndia parece-me que ajudará a que os trades ganhadores sejam superiores em valor e numero aos perdedores.
Uso como horizonte temporal mínimo 5 minutos exactamente por causa do ruido... mas tb funciona relativamente bem com 1 min...
Não convem usar stops de 5 pips e coisas desse tipo... porque seria logo stopado!... Mas eu uso por regra um stop de 50 pips porque por vezes ausento-me e bem convem estar preparado para tudo!
Um outro conselho me deram uma vez para Warrants e se aplica tb aqui é: reparta o seu capital inicíal no mínimo em 3... e entre só com uma parte... afinal está a aprender... E se começar a ganhar não querira ganhar tudo... reinvista sucessivamente os lucros e retire o seu capital inicial!
Outra coisa, até agora pouco tenho testado o sistema a sério...regra geral para testes uso os demos! Faça o mesmo! E se começar a sério comece com valores pequenos...
Até agora ainda ando a lutar para a discipliona.. estou a fazê-lo neste mesmo momento!
E é claro que não me responsabilizo pela eficiência deste sistema!
É o que uso mas, por algum azar do destino, poderá não ter a eficiência que demonstra nos testes.
1.º Disciplina (Crie as suas regras e cumpra-as. Pense cada vez que falha um das suas regras, já perdeu 10x mais do que o eventual lucro que possa advir da regra quebrada - isto devido ao efeito bola de neve...)
Nestas regras aconselho o seguinte:
2.º Arranje um sistema que faça uma filtragem do ruido de modo a saber quando entrar e quando sair (POr exemplo usando duas linhas de médias móveis exponenciais, tipo 4 e 10)
Depois entre e saia religiosamente quando derem sinal... ou seja quando se cruzarem... e bem se cumprir a regra numero 1 e encontrar um sistema como este que filtre o ruido...
Poderá e deverá, claro, adaptar o nível de filtragem ao seu estilo.
E convem ter um cuidado extra quando estiver a entrar contra a tendência dominante do horizonte temporal mais longo que usar...
Aqui subentendo que deve usar as mesmas regras mas em difrentes horizontes temporais (Tipo 5 min e 30min) e claro considerar o horizonte temporal mais longo como indicador de tendência... o de horizonte temporal mais curto é aquele que lhe dará os sinais de entrada e saida.
Quando estiver a ir contra a tendência do horizonte temporal maior tenha uma especial atenção de sair ao primeiro sinal (outro sinal que escolha.. tipo o macd ou RSI)
Este é o sistema que uso... (A ideia que tenho é que quando as coisas me correram mal foi exactamente quando não cumpri a regra numero 1.... de resto a longo prazo (eu ainda não cheguei a essa fase) quer-me parecer que dá resultados!
Mais uma coisa:
A vantagem desse sistema é que não estará a "sofrer" e a ser "irracional" cada vez que a cotação anda contra si!
E se se discuplinar chegará uma altura em que dará as ordens mecanicamente... entretanto a tendêndia parece-me que ajudará a que os trades ganhadores sejam superiores em valor e numero aos perdedores.
Uso como horizonte temporal mínimo 5 minutos exactamente por causa do ruido... mas tb funciona relativamente bem com 1 min...
Não convem usar stops de 5 pips e coisas desse tipo... porque seria logo stopado!... Mas eu uso por regra um stop de 50 pips porque por vezes ausento-me e bem convem estar preparado para tudo!
Um outro conselho me deram uma vez para Warrants e se aplica tb aqui é: reparta o seu capital inicíal no mínimo em 3... e entre só com uma parte... afinal está a aprender... E se começar a ganhar não querira ganhar tudo... reinvista sucessivamente os lucros e retire o seu capital inicial!
Outra coisa, até agora pouco tenho testado o sistema a sério...regra geral para testes uso os demos! Faça o mesmo! E se começar a sério comece com valores pequenos...
Até agora ainda ando a lutar para a discipliona.. estou a fazê-lo neste mesmo momento!
E é claro que não me responsabilizo pela eficiência deste sistema!
É o que uso mas, por algum azar do destino, poderá não ter a eficiência que demonstra nos testes.
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
.
A postura é suicida!
Mesmo na Oanda onde tens 1.8 a 2 pips por transacção no par referência.
Onde colocarias um stop loss numa postura de win and out com 5 pips?
Ao dar a ordem, estarias já a perder 2 pips ...
Acho k só por diversão poderá ser colocada a questão certo?
Não há time frame que resista ou possa dar indicações de entrada, nem apertado ao escalão minuto com um macd e estocástico afinado para tal fim. É suicídio e disparará sempre kk stop loss condizente com a postura 5 pips.
Boas curvas,
Guzziman
Mesmo na Oanda onde tens 1.8 a 2 pips por transacção no par referência.
Onde colocarias um stop loss numa postura de win and out com 5 pips?
Ao dar a ordem, estarias já a perder 2 pips ...
Acho k só por diversão poderá ser colocada a questão certo?
Não há time frame que resista ou possa dar indicações de entrada, nem apertado ao escalão minuto com um macd e estocástico afinado para tal fim. É suicídio e disparará sempre kk stop loss condizente com a postura 5 pips.
Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
nunofaustino Escreveu:P.S. já agora, se ganhares todos os dias 5 pips e fizeres de média 1.5 negócios de média, a tua corretora vai ter o mesmo lucro do que tu...
O importante era que eu ganhasse, agora a correctora ganha-se o mesmo, bom para ela.
Mas no entanto, estes trades por lado também podem ser considerados "mais seguros", porque mantemos a posição por menos tempo, logo o risco também é menor, lógico que não se ganharia o mesmo que quem vende a ganhar 20 ou mais pips...
Por falar em conselhos, reedito um poste da stratega que é bastante elucidativo acreca do forex
38-STEPS TO BECOMING A SUCCESSFUL FOREX TRADER
1. We accumulate trading information - buying books, going to seminars and researching.
2. We begin to trade with our 'new' knowledge.
3. We consistently 'donate' and then realize we may need more knowledge or information.
4. We accumulate more information.
5. We switch the currencies and time frames we are currently following.
6. We go back into the market and trade with our 'updated' knowledge.
7. We get 'beat up' again and begin to lose some of our confidence. Fear starts setting in.
8. We start to listen to 'outside news' & other traders.
9. We go back into the market and continue to donate.
10. We switch currencies and time frames again.
11. We search for more trading information.
12. We go back into the market and continue to donate.
13. We get 'overconfident' & market humbles us.
14. We start to understand that trading success is going to take more time and more knowledge then we anticipated.
--------------------------------------------------
Many Traders Will Give Up At This Point As They Realize That Forex Is Not As Easy As It Looked And That Hard Work and Study Will Be Required
But Some Do Not Give Up ...
15. We get serious and start concentrating on learning a 'real' methodology.
16. We trade our methodology with some success, but realize that something is missing.
17. We begin to understand the need for having rules to apply our methodology.
18. We take a sabbatical from trading to develop and research our trading rules.
19. We start trading again, this time with rules and find some success, but overall we still hesitate when it comes time to execute.
20. We add, subtract and modify rules as we see a need to be more proficient with our rules.
21. We go back into the market and continue to donate.
22. We start to take responsibility for our trading results as we understand that our success is in us, not the trade methodology.
23. We continue to trade and become more proficient with our methodology and our rules.
24. As we trade we still have a tendency to violate our rules and our results are erratic.
25. We know we are close.
26. We go back and research our rules.
27. We build the confidence in our rules and go back into the market and trade.
28. Our trading results are getting better, but we are still hesitating in executing our rules.
29. We now see the importance of following our rules as we see the results of our trades when we don't follow them.
30. We begin to see that our lack of success is within us (a lack of discipline in following the rules because of some kind of fear) and we begin to work on knowing ourselves better.
31. We continue to trade and the market teaches us more and more about ourselves.
32. We master our methodology and trading rules.
33. We begin to consistently make money.
34. We get a little overconfident and the market humbles us.
35. We continue to learn our lessons.
36. We stop thinking and allow our rules to trade for us (trading becomes boring, but successful) and our trading account continues to grow as we increase our position size.
37. We are making more money then we ever dreamed to be possible.
38. We go on with our lives and accomplish many of the goals we had always dreamed of.
From --
http://www.commodities-futures.com
Published in Commodity Futures Trading Club News
(modified slightly to suit forex!)
Por falar em stratega, onde anda essa rapariga????
38-STEPS TO BECOMING A SUCCESSFUL FOREX TRADER
1. We accumulate trading information - buying books, going to seminars and researching.
2. We begin to trade with our 'new' knowledge.
3. We consistently 'donate' and then realize we may need more knowledge or information.
4. We accumulate more information.
5. We switch the currencies and time frames we are currently following.
6. We go back into the market and trade with our 'updated' knowledge.
7. We get 'beat up' again and begin to lose some of our confidence. Fear starts setting in.
8. We start to listen to 'outside news' & other traders.
9. We go back into the market and continue to donate.
10. We switch currencies and time frames again.
11. We search for more trading information.
12. We go back into the market and continue to donate.
13. We get 'overconfident' & market humbles us.
14. We start to understand that trading success is going to take more time and more knowledge then we anticipated.
Many Traders Will Give Up At This Point As They Realize That Forex Is Not As Easy As It Looked And That Hard Work and Study Will Be Required
But Some Do Not Give Up ...
15. We get serious and start concentrating on learning a 'real' methodology.
16. We trade our methodology with some success, but realize that something is missing.
17. We begin to understand the need for having rules to apply our methodology.
18. We take a sabbatical from trading to develop and research our trading rules.
19. We start trading again, this time with rules and find some success, but overall we still hesitate when it comes time to execute.
20. We add, subtract and modify rules as we see a need to be more proficient with our rules.
21. We go back into the market and continue to donate.
22. We start to take responsibility for our trading results as we understand that our success is in us, not the trade methodology.
23. We continue to trade and become more proficient with our methodology and our rules.
24. As we trade we still have a tendency to violate our rules and our results are erratic.
25. We know we are close.
26. We go back and research our rules.
27. We build the confidence in our rules and go back into the market and trade.
28. Our trading results are getting better, but we are still hesitating in executing our rules.
29. We now see the importance of following our rules as we see the results of our trades when we don't follow them.
30. We begin to see that our lack of success is within us (a lack of discipline in following the rules because of some kind of fear) and we begin to work on knowing ourselves better.
31. We continue to trade and the market teaches us more and more about ourselves.
32. We master our methodology and trading rules.
33. We begin to consistently make money.
34. We get a little overconfident and the market humbles us.
35. We continue to learn our lessons.
36. We stop thinking and allow our rules to trade for us (trading becomes boring, but successful) and our trading account continues to grow as we increase our position size.
37. We are making more money then we ever dreamed to be possible.
38. We go on with our lives and accomplish many of the goals we had always dreamed of.
From --
http://www.commodities-futures.com
Published in Commodity Futures Trading Club News
(modified slightly to suit forex!)
Por falar em stratega, onde anda essa rapariga????
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...
Estive a ler aquele post dos 5 pips, no forum da aonda.
Acho muito arriscado essa postura perante o mercado. É muito dificil calcular quanto se vair tirar ou deixar lá, uns trades sao positivos outros negativos, mas ninguem vai lá e ganha o quer. Isto nao é um emprego de ordenado fixo.

Acho muito arriscado essa postura perante o mercado. É muito dificil calcular quanto se vair tirar ou deixar lá, uns trades sao positivos outros negativos, mas ninguem vai lá e ganha o quer. Isto nao é um emprego de ordenado fixo.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
O que eles estão a dizer é que se conseguires ganhar todos os dias 5 pips a investir sempre 1:50 tu passarias de 100USD para 900K em dois anos... é verdade, mas tb garanto-te uma coisa... se fosse tão fácil ganhar 5 pips todos os dias, n achas que toda a gente fazia isso? Eu n conheço ninguém que tenha essa média de lucro ao fim de 2 anos de trading...
Um abraço
Nunofaustino
P.S. já agora, se ganhares todos os dias 5 pips e fizeres de média 1.5 negócios de média, a tua corretora vai ter o mesmo lucro do que tu...
Um abraço
Nunofaustino
P.S. já agora, se ganhares todos os dias 5 pips e fizeres de média 1.5 negócios de média, a tua corretora vai ter o mesmo lucro do que tu...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Dizem que desejar boa sorte a alguém dá azar...
Obrigado, Nuno...
Já agora observem isto...
http://www2.oanda.com/cgi-bin/msgboard/ ... 563#000000
Obrigado, Nuno...
Já agora observem isto...
http://www2.oanda.com/cgi-bin/msgboard/ ... 563#000000
JAOliveira, com cerca de 300 euros já podes negociar com spreads baixos. Exemplos:
- www.cms-forex.com
- www.fxcm.com
- www.oanda.com
etc etc etc
- www.cms-forex.com
- www.fxcm.com
- www.oanda.com
etc etc etc
o Forex é um modo de vida... 
...
Nuno, primeiro o meu spread é de 3 pips para EURUSD, portanto se eu por exemplo compra-se a 1.3240, teria que vender a 1.3253, certo!
Mas probalvelmente preferei fazer 2 ou 3 trades por dia para e ganhar 2/4 pips por trade, e assim faria 10 pips por dia.
No entanto claro que também há o risco de perder, mas eu acho que para quem irá começar em breve (eu), e quem apenas ganhou alguma experiência em contas demo, acho que é um principio, com esta "tactica", numa conta demo consegui triplicar 20000$, claro que é uma conta demo, mas já agora tem outra sugestão para um principiante??

Mas probalvelmente preferei fazer 2 ou 3 trades por dia para e ganhar 2/4 pips por trade, e assim faria 10 pips por dia.
No entanto claro que também há o risco de perder, mas eu acho que para quem irá começar em breve (eu), e quem apenas ganhou alguma experiência em contas demo, acho que é um principio, com esta "tactica", numa conta demo consegui triplicar 20000$, claro que é uma conta demo, mas já agora tem outra sugestão para um principiante??
Caro JAOliveira, em relação a brokers de Forex pode utilizar www.google.com e pesquisar por "forex+brokers"....encontrará umas dezenas!
Um abraço!
Um abraço!
o Forex é um modo de vida... 
Um pouco na linha da questão que o Nuno acabou de colocar eu gostaría de sublinhar que apostar em movimentos de alguns pips (por exemplo, 10 pips) é jogar uma lotaria em que no final é praticamente impossível sair a ganhar.
Em primeiro lugar, existe um spread que neste caso é enorme face ao que se pretende ganhar (nos trades vencedores) e que estará presente em todos os trades.
Para realizar um trade a ganhar 10 pips é necessário que o mercado se mova favoravelmente uns 16/17 pips.
Para sair a perder os mesmos 10 pips basta que o mercado se mova desfavoravelmente uns meros 3 a 4 pips!!!
Isto é uma estratégia suicida a prazo, é impossível sair-se a ganhar perante condições tão desfavoráveis.
Há que ter em conta que a probabilidade de se sair a perder é também (estatisticamente) bastante superior pois a probabilidade do mercado se mover contra durante 3 ou 4 pips é bem maior do que a de se mover a favor durante 16 ou 17 pelo que se torna extremamente dificil (para não dizer, impossivel) conseguir uma boa percentagem de acertos que transforme uma estratégia destas numa estratégia ganhadora.
Acresce ainda que movimentos destes são puro ruido e muito dificilmente são passíveis de qualquer análise que permita efectuar uma boa selecção dos trades a realizar. Negociar estes pequeníssimos movimentos é negociar puro ruido sem qualquer significado.
Em primeiro lugar, existe um spread que neste caso é enorme face ao que se pretende ganhar (nos trades vencedores) e que estará presente em todos os trades.
Para realizar um trade a ganhar 10 pips é necessário que o mercado se mova favoravelmente uns 16/17 pips.
Para sair a perder os mesmos 10 pips basta que o mercado se mova desfavoravelmente uns meros 3 a 4 pips!!!
Isto é uma estratégia suicida a prazo, é impossível sair-se a ganhar perante condições tão desfavoráveis.
Há que ter em conta que a probabilidade de se sair a perder é também (estatisticamente) bastante superior pois a probabilidade do mercado se mover contra durante 3 ou 4 pips é bem maior do que a de se mover a favor durante 16 ou 17 pelo que se torna extremamente dificil (para não dizer, impossivel) conseguir uma boa percentagem de acertos que transforme uma estratégia destas numa estratégia ganhadora.
Acresce ainda que movimentos destes são puro ruido e muito dificilmente são passíveis de qualquer análise que permita efectuar uma boa selecção dos trades a realizar. Negociar estes pequeníssimos movimentos é negociar puro ruido sem qualquer significado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/2/2005 18:48, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 933 visitantes