EUR/USD - a 3% do máximo de 10 anos !!!
Já há muito que não dizias nada, FT !!
Eu concordo com o que foi dito, embora eu seja daqueles que tenha afirmado que o EUR não tem subido face a outras divisas.
De facto, nos últimos meses e é disso que tenho falado, o EUR pouco ou nada sobe face a outras divisas. São ganhos de pouca monta.
Há até o exemplo do EUR/JPY, sempre entre 131 e 138, o que não é muito relevante.
Ou o EUR/GBP entre 0.66 e 0.70, o que também não é relevante.
O que me entusiama são os pares do USD.
Temos aqui o nosso EUR/USD entre 1.20 e 1.34, uma verdadeira ruptura.
Mas de todas as outras divisas, o EUR é das que tem maior potencial, por ser preferida como alternativa global ao USD. Só por si, isso justifica perfeitamente a sua maior força relativa.
Entretanto, o USD vai perdendo parte do terreno ganho antes.
A notícia da provável recondução de J. Snow como Sec. Tesouro dos EUA não agrada ao mercado cambial, já que mantém uma postura que ajuda à fraqueza do USD, afirmando, no meio da queda desta moeda, que o mercado é que deve fixar as taxas de cambio, o que é entendido como um salvo-conduto para a continuação das descidas.
O EUR/USD vai agora em 1.3335 - tentando romper um espaço que pode levá-lo acima.
Mas quer parecer que o viés ainda pode ser de baixa, depois daquilo que vimos hoje.
Até ao fim da semana, saberemos...
Um abraço
dj
Eu concordo com o que foi dito, embora eu seja daqueles que tenha afirmado que o EUR não tem subido face a outras divisas.
De facto, nos últimos meses e é disso que tenho falado, o EUR pouco ou nada sobe face a outras divisas. São ganhos de pouca monta.
Há até o exemplo do EUR/JPY, sempre entre 131 e 138, o que não é muito relevante.
Ou o EUR/GBP entre 0.66 e 0.70, o que também não é relevante.
O que me entusiama são os pares do USD.
Temos aqui o nosso EUR/USD entre 1.20 e 1.34, uma verdadeira ruptura.
Mas de todas as outras divisas, o EUR é das que tem maior potencial, por ser preferida como alternativa global ao USD. Só por si, isso justifica perfeitamente a sua maior força relativa.
Entretanto, o USD vai perdendo parte do terreno ganho antes.
A notícia da provável recondução de J. Snow como Sec. Tesouro dos EUA não agrada ao mercado cambial, já que mantém uma postura que ajuda à fraqueza do USD, afirmando, no meio da queda desta moeda, que o mercado é que deve fixar as taxas de cambio, o que é entendido como um salvo-conduto para a continuação das descidas.
O EUR/USD vai agora em 1.3335 - tentando romper um espaço que pode levá-lo acima.
Mas quer parecer que o viés ainda pode ser de baixa, depois daquilo que vimos hoje.
Até ao fim da semana, saberemos...
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Flying Turtle Escreveu:Relativamente ao CHF verifica-se também uma clara subida entre Janeiro de 2002 e Março de 2003
Errata: Relativamente ao CHF verifica-se também uma clara subida entre Janeiro de 2002 e Março de 2003
A subida deste par foi bem mais tardia do que a dos restantes, tendo-se iniciado já perto do respectivo término. O período actual de consolidação é assim neste caso bem mais curto.
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Aproveito um intervalo no trabalho (feriado, hoje? quem disse?) para colocar aqui uns gráficos que pretendem dar uma chega a uma tese que várias vezes tenho visto aqui expressa. A tese em causa é de que o EUR não tem valorizado, mas apenas o USD tem enfraquecido.
Ora se olharmos mais à distância - vocês sabem como eu gosto de fazê-lo - verificamos que:
Relativamente ao JPY, a valorização do EUR foi constante desde Novembro de 2001 até meados de 2003, tendo entrado numa longa e larga fase de consolidação entre 125/126 e 139/140, encontrando-se curiosamente neste momento próximo do topo desta faixa. A cotação actual é cerca de 26% superior à do início da subida.
Relativamente à GBP, o período de valorização sustentada foi grosso modo o mesmo (o arranque só se deu no final do primeiro trimestre de 2002) tendo a partir de meados de 2003 entrado naquilo que poderíamos descrever como uma consolidação em baixa. A cotação actual é cerca de 11,5% superior à do início de 2002.
Relativamente ao CHF verifica-se também uma clara subida entre Janeiro de 2002 e Março de 2003, com uma posterior correcção e uma aparente consolidação desde meados de 2004 entre 1,5005 e 1,555. Note-se que o topo desta faixa representou também uma resistência difícil em meados de 2003. A cotação actual é mesmo assim cerca de 6% superior à do início da subida.
Se é bem verdade que, no último ano a ano e meio, o EUR não tem valorizado sistematicamente face às outras divisas (deixei de fora o USD propositadamente para não enviesar a análise), não é menos certo de que ainda se mantém intacta boa parte (a totalidade no caso do JPY) dos ganhos que o EUR conseguiu desde que se iniciou a sua valorização generalizada (e não apenas contra o USD). Convém referir, a este propósito, que a valorização do EUR contra o USD se iniciou também em Março de 2002.
Conclusão: temos assim duas fases bem distintas:
De fins de 2001 / início de 2002 até meados de 2003 o EUR valorizou-se de facto contra a generalidade das divisas;
Daí em diante o EUR tem consolidado relativamente às restantes divisas (com uma ligeira baixa relativamente ao CHF e à GBP) e tem de facto sido a fraqueza do USD o verdadeiro motor da subida do par EURUSD.
E pronto, aqui fica a achega!
Um abraço
FT
Ora se olharmos mais à distância - vocês sabem como eu gosto de fazê-lo - verificamos que:
Se é bem verdade que, no último ano a ano e meio, o EUR não tem valorizado sistematicamente face às outras divisas (deixei de fora o USD propositadamente para não enviesar a análise), não é menos certo de que ainda se mantém intacta boa parte (a totalidade no caso do JPY) dos ganhos que o EUR conseguiu desde que se iniciou a sua valorização generalizada (e não apenas contra o USD). Convém referir, a este propósito, que a valorização do EUR contra o USD se iniciou também em Março de 2002.
Conclusão: temos assim duas fases bem distintas:
E pronto, aqui fica a achega!
Um abraço
FT
- Anexos
-
- EURJPY semanal
- EURJPY 20041208 FT s.gif (28.7 KiB) Visualizado 1170 vezes
-
- EURGPB semanal
- EURGBP 20041208 FT s.gif (27.94 KiB) Visualizado 1170 vezes
-
- EURCHF semanal
- EURCHF 20041208 FT s.gif (27.19 KiB) Visualizado 1169 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Realmente, Caro Nuno, foi uma queda de 270 pips em 24 horas, cerca de 2%, da qual já se verificou a retracção da metade dessa queda, de 1.3190 para 1.3320, recuando agora para 1.33 !!
Repito que agora há forte resistência em 1.3330 !!
Duas hipóteses: regresso acima dessa resistência e possível reteste dos máximos, ou regresso abaixo de 1.3250 - 1.3230 com alvo a 1.3190, que, se quebrados, poderão sinalizar uma correcção até 1.29 - 1.30 !!
Isto está a ficar mais volátil. Nem sempre temos o EUR/USD a correr 200 pips na mesma sessão, sem que haja ruídos pelo meio.
Nuno, os metais não são surpresa alguma. Depois de tamanhas subidas da sua cotação em USD, teriam tb que corrigir.
Bastou uma subida interessante do dólar, para que todos fechassem os longos. Como a Prata é um mercado pouco líquido (veja-se o perigo), qualquer coisa mais violenta provoca esse tipo de terramoto.
O Ouro, já não é tão perigoso !!! Mas ainda assim, não é para mim !!
Um abraço
djovarius
Repito que agora há forte resistência em 1.3330 !!
Duas hipóteses: regresso acima dessa resistência e possível reteste dos máximos, ou regresso abaixo de 1.3250 - 1.3230 com alvo a 1.3190, que, se quebrados, poderão sinalizar uma correcção até 1.29 - 1.30 !!
Isto está a ficar mais volátil. Nem sempre temos o EUR/USD a correr 200 pips na mesma sessão, sem que haja ruídos pelo meio.
Nuno, os metais não são surpresa alguma. Depois de tamanhas subidas da sua cotação em USD, teriam tb que corrigir.
Bastou uma subida interessante do dólar, para que todos fechassem os longos. Como a Prata é um mercado pouco líquido (veja-se o perigo), qualquer coisa mais violenta provoca esse tipo de terramoto.
O Ouro, já não é tão perigoso !!! Mas ainda assim, não é para mim !!
Um abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
quase 300 pips depois de eu estar à espera, finalmente chegou a correcção que eu esperava
... e com uma força inacreditável (mais de 1.5% em muito pouco tempo). Mais vale tarde do que nunca
. Vamos ver se isto foi só para tirar as mãos fracas do mercado ou se é algo mais...
Mas a história de hoje, pensava eu, eram os metais... alguém me consegue explicar o que levou à queda generalizada dos metais (a prata, por exemplo, estava a cair hoje de manhã perto de 10%)?
Um abraço
Nunofaustino
Mas a história de hoje, pensava eu, eram os metais... alguém me consegue explicar o que levou à queda generalizada dos metais (a prata, por exemplo, estava a cair hoje de manhã perto de 10%)?
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Esse artigo, Ulisses, está muito bom. Chamo a atenção para esse último parágrafo. A única excepção a esse modo de operação sempre foi o BOJ.
Quanto ao facto de ocorrer movimento devido a compras de títulos norte-americanos, só mesmo as mãos fracas se podem assustar. Tal é tão normal, que se não fosse essas compras, há muito que o USD teria colapsado, como outras divisas num passado não muito recente.
Até já
dj
Quanto ao facto de ocorrer movimento devido a compras de títulos norte-americanos, só mesmo as mãos fracas se podem assustar. Tal é tão normal, que se não fosse essas compras, há muito que o USD teria colapsado, como outras divisas num passado não muito recente.
Até já
dj
Tony Crescenzi
"Rumored Reason for Dollar Rally Probably Untrue"
12/8/04 9:34 AM ET
"There is a rumor of central bank intervention in the dollar. The root of the rumor is talk of central bank buying in U.S. Treasuries. Traders are connecting the Treasury buying and the dollar rally, postulating that intervention probably has taken place.
The two movements -- the dollar rally and the Treasury rally -- are probably unrelated; foreign central banks are always active in the Treasury market. After all, foreigners own close to 50% of all Treasuries. That foreign central banks might be active today is therefore not newsworthy.
Intervention is likely to occur when the dollar has already rallied. This way, the foreign central banks can inflict the maximum amount of pain on speculators, as the intervention would then put the dollar at the speculators' pain thresholds. Intervening when the dollar is at its low will merely slow its decline for a short while and will be money not well spent. "
(in www.realmoney.com)
"Rumored Reason for Dollar Rally Probably Untrue"
12/8/04 9:34 AM ET
"There is a rumor of central bank intervention in the dollar. The root of the rumor is talk of central bank buying in U.S. Treasuries. Traders are connecting the Treasury buying and the dollar rally, postulating that intervention probably has taken place.
The two movements -- the dollar rally and the Treasury rally -- are probably unrelated; foreign central banks are always active in the Treasury market. After all, foreigners own close to 50% of all Treasuries. That foreign central banks might be active today is therefore not newsworthy.
Intervention is likely to occur when the dollar has already rallied. This way, the foreign central banks can inflict the maximum amount of pain on speculators, as the intervention would then put the dollar at the speculators' pain thresholds. Intervening when the dollar is at its low will merely slow its decline for a short while and will be money not well spent. "
(in www.realmoney.com)
Ora bem, este feriado está a ser positivo !
O EUR/USD já foi mesmo pouco abaixo de 1.32, onde uma reacção forte o devolveu a 1.3250 !!
Confirma-se a volatilidade espantosa. Há o risco para as posições longas: se voltarmos abaixo de 1.32, teremos uma forte possibilidade de regresso rápido a 1.30 !!
As mãos fracas estão a ser varridas suas posições.
Os investidores de médio prazo encontram valor para posições longas em + ou - 1.30 !!
Um abraço
djovarius
O EUR/USD já foi mesmo pouco abaixo de 1.32, onde uma reacção forte o devolveu a 1.3250 !!
Confirma-se a volatilidade espantosa. Há o risco para as posições longas: se voltarmos abaixo de 1.32, teremos uma forte possibilidade de regresso rápido a 1.30 !!
As mãos fracas estão a ser varridas suas posições.
Os investidores de médio prazo encontram valor para posições longas em + ou - 1.30 !!
Um abraço
djovarius
semprefrio Escreveu: Mas se realmente se trata de uma correcção - mais do que necessária - mais dia, menos dia a coisa volta a inverter.
Estou à espera da subida vertiginosa outra vez...
Mas desta vez, ñ vou entrar curto no fim da descida pq tenho a certeza q vai aos 1.3240
Se realmente lá for, bem, isso já são outros trinta e podemos começar a ver uma retracção generosa.
Bom almocinho.
Beijinhos ao menino
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Obrigado, Stratega.
Lembro-me bem. Só que desta vez o caso parece-me um pouco mais sério (para o curtíssimo prazo). Mas se realmente se trata de uma correcção - mais do que necessária - mais dia, menos dia a coisa volta a inverter. As coisas ficariam bem mais feias abaixo de 1.3220.
Até logo que tenho uma almoçarada à espera. Ou até amanhã.
Beijinho,
semprefrio
Lembro-me bem. Só que desta vez o caso parece-me um pouco mais sério (para o curtíssimo prazo). Mas se realmente se trata de uma correcção - mais do que necessária - mais dia, menos dia a coisa volta a inverter. As coisas ficariam bem mais feias abaixo de 1.3220.
Até logo que tenho uma almoçarada à espera. Ou até amanhã.
Beijinho,
semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes
Sai o especial da casa pra mesa do Semprefrio...
E com direito a prenda especial... Ora vê lá se te lembras disto?...
E com direito a prenda especial... Ora vê lá se te lembras disto?...
- Anexos
-
- tri & canais2.PNG (33.7 KiB) Visualizado 941 vezes
-
- Sem título22.PNG (20.3 KiB) Visualizado 935 vezes
-
- Sem título23.PNG (18.67 KiB) Visualizado 931 vezes
Bom dia a todos ! Bom feriado para alguns que o gozam, assim o espero !!
Ora, fazia muito, mas muito tempo que o nosso ponto pivot da semana não era quebrado em baixa. Neste caso, também era um dos suportes horizontais.
Se repararem num gráfico de 5 minutos, a sua quebra foi forte, viajando até 1.3290 - o que perfaz uma correcção de 170 pips desde os máximos de ontem, recuperando depois até aos 1.3320 - sensivelmente a MME 200 horas !!
Isto significa que poderemos finalmente estar perante a correcção esperada, o que se confirma pelo regresso abaixo de 1.3250 e 1.32 podendo levar o par de volta a 1.30 nos próximos dias.
Vamos então ver o que o mercado nos vai dizer.
Certo é que 1.3330 volta agora a ser resistência.
Negociamos agora no EUR/USD a 1.3310
Abraço
djovarius
Ora, fazia muito, mas muito tempo que o nosso ponto pivot da semana não era quebrado em baixa. Neste caso, também era um dos suportes horizontais.
Se repararem num gráfico de 5 minutos, a sua quebra foi forte, viajando até 1.3290 - o que perfaz uma correcção de 170 pips desde os máximos de ontem, recuperando depois até aos 1.3320 - sensivelmente a MME 200 horas !!
Isto significa que poderemos finalmente estar perante a correcção esperada, o que se confirma pelo regresso abaixo de 1.3250 e 1.32 podendo levar o par de volta a 1.30 nos próximos dias.
Vamos então ver o que o mercado nos vai dizer.
Certo é que 1.3330 volta agora a ser resistência.
Negociamos agora no EUR/USD a 1.3310
Abraço
djovarius
É isso mesmo Strat !!
As velhas projecções costumam ter validade, pelo que num prazo razoável é possível projectar esse valor, da mesma maneira que o canal de subida do par desde 2001 projecta para valores acima de 1.40, com suporte acima de 1.25 !!
E hoje está fraco, após um máximo novo, embora uns pips acima do anterior.
Muitas opções digitais a expirarem amanhã, podem estar a defender o terreno entre 1.35 e 1.36, pelo que vou aguardar com curiosidade.
Por outro lado, em dia de quedas de Wally, o USD tem mais força do que em dias de subida, pelo que hoje, as Bolsas norte-americanas continuam a ver o seu valor a reagir como se se tratasse de um sub-produto dos mercados interbancário e das "commodities".
Um abraço
djovarius
As velhas projecções costumam ter validade, pelo que num prazo razoável é possível projectar esse valor, da mesma maneira que o canal de subida do par desde 2001 projecta para valores acima de 1.40, com suporte acima de 1.25 !!
E hoje está fraco, após um máximo novo, embora uns pips acima do anterior.
Muitas opções digitais a expirarem amanhã, podem estar a defender o terreno entre 1.35 e 1.36, pelo que vou aguardar com curiosidade.
Por outro lado, em dia de quedas de Wally, o USD tem mais força do que em dias de subida, pelo que hoje, as Bolsas norte-americanas continuam a ver o seu valor a reagir como se se tratasse de um sub-produto dos mercados interbancário e das "commodities".
Um abraço
djovarius
EUR/USD
Deixo aqui o update à linha mágica, que continuo a manter religiosamente no meu gráfico e que continua a ser o vector desta subida.
Acrescento o seguitne comentário. Falou-se aqui em euforia. Eu olho para o gráfico e não vejo euforia, vejo subidas substanciais de 20 em 20 dias entremeadas por lateralizações de consolidação. O que tambem não vejo há muito tempo é oportunidades para abrir curtos.
Se a subida se mantém há que ir na corrente. Se parar de subir é prepararmos-nos para inverter posições. Continuo a não acreditar numa inversão antes do fim do ano, ou antes do target da quebra dos triângulo que são os 1,366x, se não estou em erro.
Até amanhã Forex people.
Acrescento o seguitne comentário. Falou-se aqui em euforia. Eu olho para o gráfico e não vejo euforia, vejo subidas substanciais de 20 em 20 dias entremeadas por lateralizações de consolidação. O que tambem não vejo há muito tempo é oportunidades para abrir curtos.
Se a subida se mantém há que ir na corrente. Se parar de subir é prepararmos-nos para inverter posições. Continuo a não acreditar numa inversão antes do fim do ano, ou antes do target da quebra dos triângulo que são os 1,366x, se não estou em erro.
Até amanhã Forex people.
- Anexos
-
- eur-usd_07_12_04.jpg (36.36 KiB) Visualizado 1083 vezes
Trade the trend.
Muito interessante, Stratega.
Vamos ver se continua a reagir à linha a tracejado.
No entanto, a vela de 6ª feira parece-me muito uma vela de grande força (sem nada de exaustão). A de ontem parece uma mera vela de pausa. Vamos ver se os mínimos de ontem se mostram um suporte digno de confiança.
Beijinho,
semprefrio
Vamos ver se continua a reagir à linha a tracejado.
No entanto, a vela de 6ª feira parece-me muito uma vela de grande força (sem nada de exaustão). A de ontem parece uma mera vela de pausa. Vamos ver se os mínimos de ontem se mostram um suporte digno de confiança.
Beijinho,
semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes
Tenho este guardado há uns tempos... a linha a tracejado foi desenhada antes de bater na vela, foi baseada na projecção do ultimo canal. Hoje só as prolonguei...
Q acham disto?
O triangulo das Bermudas e os canais de Veneza.
Q acham disto?
O triangulo das Bermudas e os canais de Veneza.
- Anexos
-
- tri & canais.png (36.93 KiB) Visualizado 1138 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Stratega, não sou o visitante, nem tão pouco "expert" no Forex, mas começo a ver alguns sinais semelhantes aos que detectei no crude e que me levou a escrever o artigo "A corrida ao ouro negro": http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=427
Ulisses, eu estava a fazer de Ulisses...
No fundo, vejo os noticiários a falarem todos os dias dos novos máximos do Euro face ao Dólar, já ouço as pessoas a falarem dos 1,50 e quem fala em "shortar" o EURUSD é quase apelidado de louco.
Ou seja, não sendo um especialista no Forex, em termos de sentimento do mercado vejo a euforia a instalar-se, por isso não me admiraria nada que depois de quebrados os 1,35 se atinja um ponto de euforia tal que leve a que uma retracção aconteça. Pondero até a hipótese de abrir uma posição curta perto do 1,36. A ver vamos...
A euforia começou a instalar-se, disso ñ há duvida. Estou é à espera ansiosamente (e eu sofro disto, há q ter cuidado) pra ver quando é q os "barbeiros" e as "domésticas" desatam a ir comprar euros.
Aí, sim, acredito q a retracção comece. (Finalmente...)
idem, ibidem!
e vão dois a pensar assim.
the trend is your friend!
R.P.
idem, ibidem!
e vão dois a pensar assim.
the trend is your friend!
R.P.
Trade the trend.
Boa tarde.
Vou aproveitar a animação deste tópico para colocar o meu post de hoje.
A respeito das euforias, pensamentos contrários e afins.
Antes de mais deixem-me dizer que como detector de euforias deixo muito a desejar. Por isso, fico geralmente bastante impressionado com os traders que conseguem detectá-las, especialemente quando conseguem assumir posições contrárias ao mercado bem sucedidas, unicamente baseados nesse tipo de convicções.
Se sei que há quem o faça e bem feito, também sei que este é um tipo de trading que não serve para toda a gente. Por exemplo, para mim.
Há uns tempos atrás li um conselho de um trader - de cujo nome não me recordo, mas com quem até não concordo em muitas coisas que defende - que acatei e passou a ser a minha regra número um:
"Nunca negociar aquilo que se pensa, negociar sempre aquilo que se vê".
E o que se vê, na minha opinião, é o preço.
É uma regra que, na minha opinião, pode prevenir muitos dissabores. E não só no que aos menos experientes diz respeito.
Tenho visto muita gente afundar-se só por negociar aquilo que pensa em vez de se limitar ao que vê.
Espero que possa ajudar alguém.
Abraço,
semprefrio
P.S. Acho que acabei de encontrar uma assinatura.
Vou aproveitar a animação deste tópico para colocar o meu post de hoje.
A respeito das euforias, pensamentos contrários e afins.
Antes de mais deixem-me dizer que como detector de euforias deixo muito a desejar. Por isso, fico geralmente bastante impressionado com os traders que conseguem detectá-las, especialemente quando conseguem assumir posições contrárias ao mercado bem sucedidas, unicamente baseados nesse tipo de convicções.
Se sei que há quem o faça e bem feito, também sei que este é um tipo de trading que não serve para toda a gente. Por exemplo, para mim.
Há uns tempos atrás li um conselho de um trader - de cujo nome não me recordo, mas com quem até não concordo em muitas coisas que defende - que acatei e passou a ser a minha regra número um:
"Nunca negociar aquilo que se pensa, negociar sempre aquilo que se vê".
E o que se vê, na minha opinião, é o preço.
É uma regra que, na minha opinião, pode prevenir muitos dissabores. E não só no que aos menos experientes diz respeito.
Tenho visto muita gente afundar-se só por negociar aquilo que pensa em vez de se limitar ao que vê.
Espero que possa ajudar alguém.
Abraço,
semprefrio
P.S. Acho que acabei de encontrar uma assinatura.
Entretanto, se a retracção tivesse início mais ou menos a estes níveis, o espaço natural seria para uma queda até 1.30xx ou 1.27xx no limite.
Uma retracção menor seria em torno de 1.3150 - 1.32 segundo a minha projecção.
Enquanto isto, para quem quer saber o que move o Forex, está aqui o relatório trimestral do BIS, onde também se mostra que 2004 voltou a bater todos os recordes, pois o mercado cambial tem agora um "turnover" diário de... US$ 1.9 trillion (biliões, na nossa métrica), mais do que as principais Bolsas do mundo todas juntas:
http://www.bis.org/publ/qtrpdf/r_qt0412f.pdf
Abraço
dj
Uma retracção menor seria em torno de 1.3150 - 1.32 segundo a minha projecção.
Enquanto isto, para quem quer saber o que move o Forex, está aqui o relatório trimestral do BIS, onde também se mostra que 2004 voltou a bater todos os recordes, pois o mercado cambial tem agora um "turnover" diário de... US$ 1.9 trillion (biliões, na nossa métrica), mais do que as principais Bolsas do mundo todas juntas:
http://www.bis.org/publ/qtrpdf/r_qt0412f.pdf
Abraço
dj
Nossa, Ulisses, nunca poderias ser o visitante
Mas, como expert em AT podes ser sempre expert em Forex, pois nada te impede de o negociares só com base nisso. Pessoalmente, não sou capaz de o fazer só com base na AT, mas a maioria dos pequenos médios investidores actua com base na AT.
A propósito do que disseste, peço-te um comentário ao que escrevi no dia 4 noutro tópico onde foi levantada essa questão de se ir ou não longe demais:
www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=33922
Não sei se será uma ideia ou comparação absurda, mas...
Um abraço
dj
Mas, como expert em AT podes ser sempre expert em Forex, pois nada te impede de o negociares só com base nisso. Pessoalmente, não sou capaz de o fazer só com base na AT, mas a maioria dos pequenos médios investidores actua com base na AT.
A propósito do que disseste, peço-te um comentário ao que escrevi no dia 4 noutro tópico onde foi levantada essa questão de se ir ou não longe demais:
www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=33922
Não sei se será uma ideia ou comparação absurda, mas...
Um abraço
dj
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Dragon56, luislobs, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014 e 135 visitantes