Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 18/9/2008 16:26

Para reforçar rácio de capital 2008-09-18 14:51

BCP avança com análise para venda de activos
O 'Investor Relations' do Millennium bcp, Pedro Esperança Martins, garantiu hoje que o maior banco privado português tem uma situação confortável de liquidez até ao fim do ano e um suporte significativo para iniciar 2009, adiantando que a instituição está a analisar a venda de activos de modo a aumentar o seu core-Tier 1.

Cristina Barreto

À margem da conferência de 'Small and Mid Caps' organizada pelo BPI, Pedro Esperança Martins adiantou à agência Reuters que o BCP está a avançar na sua análise para a venda de subsidiárias bancárias, como forma de reforçar o seu rácio de capital core-Tier 1.

O responsável pelas relações com o mercado do BCP acrescentou que as necessidades de refinanciamento do banco para o conjunto do exercício de 2008 estão estimadas em 2,6 mil milhões de euros.

O Millennium bcp já emitiu um 'covered bond' de mil milhões de euros, efectuou uma emissão de dívida sénior de 1,25 mil milhões de euros e, recentemente, emitiu mais 175 milhões de dívida sénior. No passado mês de Abril, o BCP tinha já efectuado um aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros.

Por outro lado, o Millennium bcp estima ter activos líquidos passíveis de serem aplicados em operações junto do Banco Central Europeu (BCE) na ordem dos 3,9 mil milhões de euros no total deste ano.

"Não vemos qualquer problema de liquidez até ao final do ano dadas as emissões que fizemos e, além disso, prevemos fechar o ano com 3,9 mil milhões de euros de activos líquidos para usar junto do BCE e é até capaz de ser um pouco superior a esse montante previsto", disse à Reuters o representante do BCP para as relações com o mercado, acrescentando que "isto dá-nos uma almofada significativa para o próximo ano".

O 'Investor Relations' do Millennium bcp afirmou ainda que o banco continua a ter a intenção de efectuar mais uma emissão de mil milhões de euros de 'covered bonds' este ano, embora esteja dependente da 'abertura' deste segmento de mercado.

Quanto ao actual nível de rácio de capital do BCP, Pedro Esperança Martins explicou que "dados os impactos que a volatilidade dos mercados financeiros podem vir a ter, essencialmente ao nível do Fundo de Pensões até ao final do ano, é uma posição que o BCP ainda está a analisar".

No final do primeiro semestre de 2008, o core-Tier1 fixou-se em 6,1%, mas, segundo Esperança Martins, corrigido do efeito de participações financeiras seria de 6,3%.

O mesmo responsável explicou que este core-Tier 1 não inclui ainda o efeito do Fundo de Pensões do Millennium bcp, cujos pressupostos, como a taxa de desconto, estão ainda a ser revistos.

O 'Investor Relations' lembrou ainda que o BCP vai concretizar também a venda dos 49% do banco em Angola à Sonangol, o "que trará algum reforço do capital".

"Nesta análise de portfolio de participações bancárias, Portugal e a Polónia são claramente 'core' porque são essenciais para o desenvolvimento do banco", frisou Pedro Esperança Martins.

No que se refere às restantes participações, "o BCP está a fazer um grande trabalho para desenvolver a Grécia que tem um forte potencial pois tem uma rede bastante jovem de balcões e vai chegar ao 'breakeven' e há-de ter um resultado muito superior ao que tem hoje", concluiu o Investor Relations, sublinhando que "Angola também está a arrancar e Moçambique é uma operação extremamente rentável".

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 66288.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por iurp » 18/9/2008 15:00

jony_cash Escreveu:Se for a Sonangol vai se saber muito em breve visto que tem que informar a CMVM.

A Sonangol já tem a participação mmáxima permitida por lei. para aumentar terá que pedir autorização à CMVM e julgo que ao Banco de Portugal.

E isso deverá ser público...

Alguém parece estar a entrar, ou pelo menos a comprar para conter a queda.

Mas stambém grandes investidores entraram na zona dos 3 € e...enganaram-se. Pode ser mais um.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por jony_cash » 18/9/2008 14:56

Se for a Sonangol vai se saber muito em breve visto que tem que informar a CMVM.

Registado: 31/8/2007 20:30

por Crómio » 18/9/2008 12:19

fitas Escreveu:Mas quem compra para perder?

A questão aqui não é essa, todos compram para ganhar.

A questão aqui está no motivo da compra.

O pequeno accionista compra porque vê estabilidade nesta acção e sonha realizar mais valias num banco em crise, dentro duma crise financeira internacional...

Uma eventual compra de BCP's por parte duma Sonangol não é para vender passados uns meses a ganhar, é para colocar lá administradores... e para eles tanto lhes faz que a acção desça, aliás... melhor ainda, assim compram mais baratas as posições administrativas.

Portanto quem é que está em vantagem aqui?

E volto a perguntar: qual a probabilidade de o BCP sair em glória desta crise?

Os próximos dias ou semanas nos darão a resposta, e eu por minha parte, aconselho muita prudência a quem está dentro, e muita reflecção a quem está a pensar entrar...

O meu desejo é que quem esteja dentro não se queime, prefiro não ter razão a isso acontecer.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por fitas » 18/9/2008 12:09

Todos os cenários são possiveis, e esse é um deles.

Mas quem compra para perder?

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Crómio » 18/9/2008 11:59

Pois, pois, ainda agora estava a reparar nisso, o sistema financeiro em colapso e o BCP (banco sólido e de confiança...) anda aqui a marinar com ligeiras subidas...

Porque será?

Resposta: Porque estão a comprar.

Mas é preciso comprar muito para o BCP não cair?

Resposta: É.

Mas quem é que poderá estar a comprar tanto BCP?

Reaposta: Hum... Sonangol?

E o que acontece quando a Sonangol deixar de comprar?

Resposta: Vai cair a pique, e os espertos que andaram a entrar nela convencidos da sua força (como é possível força nesta "coisa"...) vão ficar a arder com os papéis na mão.

Ora vejam lá qual a probabilidade de um banco como o BCP, estilhaçado por crises internas e em clara queda há tantos meses, sobreviver heróicamente ao colapso financeiro internacional?

Pensem lá bem nisso...

Apostavam na subida(?!) do BCP?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por vinas69 » 18/9/2008 11:48

Também me parece ser um sinal bastante positivo O BCP ser das poucas financeiras mundiais que está resistir a estas quedas enormes!

Se conseguir aguentar dentro do intervalo 1,18€ - 1,21€ poderemos ter uma subida bastante rápida e agressiva assim que os mercados inverterem ou corrigirem destas quedas .

Registado: 12/3/2008 17:40

por NuTav » 17/9/2008 22:51

Não sei se esta em minimos ou nao, nem sei tao pouco se amanha nao pagarei o que estou a escrever agora, mas e certo que tudo cai na banca, inclusivamente fizeram sair uma noticia de perdas no BCP na America de cerca de 28M€, e o que e certo é que tudo parece ruir e o BCP esta com a sua caminhada, lenta, é certo, mas para ja vai sendo de subida.

Para que nao fiquem duvidas, estou dentro e com um ponto de saida bem definido.

Cumprimentos e BN...
Nao preciso de muito, so de sorte...

Registado: 13/10/2006 16:00

por marath » 17/9/2008 22:39

iurp Escreveu:Este é o gráfico de centenas de títulos por esse mundo fora.

Nesta amplitude de tempo, que corresponde à queda das dot com e ao posterior período bull, se formos ver gráficos eles são quase todos iguais.

Às vezes o que parece não é.E esta crise tem dimensões financeiras e temporais bem diferentes.

abraço

certo, eu sei, mas no psi não é assim. Olha o banif, brisa, cimpor, edp, jmt, pt, sonae,etc, nenhum gráfico se assemelha sequer a este, estão todas longe dos minimos dessa altura, e este está mesmo lá.

Enfim eu disse que não vele de muito no actual contexto, mas neste caso o risco não é o que parece. A lehmam desce de +- 50 dolares para .20cents...o bcp no máximo poderá descer 1,20 euros o que, face aos 4 que já valeu, representa apenas 1/4. Já só há 1/4 para cair, e 3/4 para recuperar...Quem comprou a 2 já perdeu quase 50%, a 3 66%, a 4 75%, logo parece-me que as vendas estão muito saturadas e quem não saiu até agora, já não se assustará com 10, ou 20% de quedas. Tipo, perdido por 1, perdido por 1000. Parece-me uma boa aposta.

O Dow caiu 20% este ano. O PSI caiu 39%. O Dow caiu 23% desde 16-07-2007 o PSI caiu 42%...estamos a falar do dobro. Cá ninguém de relevo faliu, nem sequer se pensa nisso. Lá o caos está instalado.

Isto nada nos diz, se as falências forem em cadeia, pois se a 3 maior seguradora do mundo está quase a falir...como estarão as outras? Mas como eu gosto é de subidas e de valor acrescentado, e não de descidas ganhando com a desgraça dos trabalhadores das empresas que diminuem postos de trabalho por terem prejuízos, tenho de apostar nas subidas e esta parece-me uma boa aposta.

Registado: 22/9/2007 13:24

BCP

por rufa » 17/9/2008 22:28

Ou eu não percebo nada de AT ou acho que este titulo é o mais apetecível para entrar.
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (24.4 KiB) Visualizado 6284 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

por iurp » 17/9/2008 21:49

Este é o gráfico de centenas de títulos por esse mundo fora.

Nesta amplitude de tempo, que corresponde à queda das dot com e ao posterior período bull, se formos ver gráficos eles são quase todos iguais.

Às vezes o que parece não é.E esta crise tem dimensões financeiras e temporais bem diferentes.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por marath » 17/9/2008 21:44

Vale pouco neste contexto mundial mas notam alguma semelhança entre as elipses :wink:
Anexos
bcp2008.09.17.jpg
bcp2008.09.17.jpg (136.72 KiB) Visualizado 6411 vezes

Registado: 22/9/2007 13:24

por CerealKiler » 17/9/2008 19:03

rate Escreveu:caros forenses, acham possível, admitir um cenário de falência do BCP em Portugal ?

Antes disso era comprado pela CGD ou algum banco espanhol.

Registado: 1/4/2008 17:29

por alvim » 17/9/2008 17:33

rate Escreveu:caros forenses, acham possível, admitir um cenário de falência do BCP em Portugal ?

Nao nos assustes por favor, que isto já não anda lá "muito certo"...; onde ouviste tal coisa???

Depois do que está a acontecer nos EUA, já nao digo nada.

Registado: 29/11/2007 1:52

por rate » 17/9/2008 16:38

caros forenses, acham possível, admitir um cenário de falência do BCP em Portugal ?

Registado: 8/12/2007 12:39

por artista_ » 17/9/2008 16:16

jony_cash Escreveu:Com as noticias que têm saido no jornal de negocios não me inspira nada confiança no BCP

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331620

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331606

Parece que nem o BCP confia nele próprio. È mesmo preocupante :shock:

BN

É por estas e por outras que eu não ligo a notícias, é que as cotações e o gráfico do BCP não está tão mal como supostamente deviam estar! Quando isto inverter, seja o BCP ou os mercados, as notícias sobre os mesmos não serão famosas e a forma mais segura e rápida de identificar e negociar essa inversão é usando a AT! Obviamente que haverá outras pessoas que se sentem mais seguros com outro tipo de analise, o que e perfeitamente normal...

De qualquer forma não consigo entrar com os mercados neste estado, estaria a correr riscos que considero desnecessários... mas se considerasse entrar o título BCP seria um dos fortes candidatos já que conseguiria entrar com um stop lógico muito próximo e isso limitava-me bastante os riscos, algo importante em todos os cenários mas mais ainda no actual...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 17/9/2008 14:09

Com as noticias que têm saido no jornal de negocios não me inspira nada confiança no BCP

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331620

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331606

Parece que nem o BCP confia nele próprio. È mesmo preocupante :shock:

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por LTCM » 17/9/2008 13:59

alvim Escreveu:
Espero que o BCP volte a ultrapassar os 2€ muito em breve. Aquilo anda com oscilaçoes de forte compra de tempos a tempos.., será OPA?

Abraço

E o volume para o levar aos € 2?
Sem volume não há subidas!

E OPA por parte de quem?

Quem ganha dinheiro no BCP, em trading range, não precisa de OPA's para nada. :wink:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por alvim » 17/9/2008 13:50

Trading Alvim

Eu estou no BCP já a algum tempito...; e na altura "cheirou-me" que o BCP viria abaixo pelos 1,60€.
Vendi tudo !!!

E só voltei a comprar a 1,05€ !!!

Desde aí, tenho vendendo e comprado em oscilaçoes de 3 a 5 cents.
Mas vou sempre aumentando o numero de acçoes com o dinheiro da venda das mesmas.
Até aqui o sistema têm funcionado...;

Alem dos BCP, usados em traiding, tenho uma reservita para tapar GAPs na subida.

Espero que o BCP volte a ultrapassar os 2€ muito em breve. Aquilo anda com oscilaçoes de forte compra de tempos a tempos.., será OPA?

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:52

por luiz22 » 17/9/2008 13:20

BCP restringe entrega de acções do banco como garantia dos empréstimos concedidos

O Millennium bcp decidiu restringir "significativamente" a aceitação de acções do banco como garantia dos empréstimos que concede, segundo o documento da apresentação da instituição financeira na conferência KBW European Financials. «O Millennium bcp decidiu restringir significativamente a aceitação de acções do Millennium bcp como colateral», diz o banco na apresentação divulgada hoje no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).Esta medida pretende reduzir o risco associado a operações de crédito. O BCP refere na apresentação que uma das suas prioridades para o médio prazo é manter sob controlo «os riscos de incumprimento na concessão de novos empréstimos e nos empréstimos existentes». Na concessão de crédito uma das garantias que poderia ser dada até agora pelos accionistas do BCP eram as próprias acções do banco. O facto dos títulos terem desvalorizado mais de 53% este ano faz com que a garantia associada aos créditos concedidos também valha menos. As acções do BCP seguem a subir 2,52% para 1,22 euros.

2008/09/17 - 13:11
Fonte: Jornal de Negócios
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

por luiz22 » 17/9/2008 13:17

BCP quer vender posição no BPI "quando for apropriado"

O Banco Comercial Português (BCP) quer vender a participação de 9,9% que detém no capital do BPI «quando for apropriado», divulgou hoje a instituição. O BCP tem uma participação de 9,9% no capital do BPI, depois de ter ido ao aumento de capital do banco liderado por Fernando Ulrich, no primeiro semestre deste ano. O banco acumulou uma perda de 202,2 milhões de euros, até Junho, com a posição no BPI. Esta perda já foi reflectida nos resultados do primeiro semestre da instituição. Segundo o documento do banco a apresentar na Conferência KBW 2008 European Financials, divulgado hoje no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a posição do BPI «é uma participação financeira que o Millennium bcp pretende vender quando for apropriado».O BPI detinha também uma participação no capital do BCP (onde chegou a ser o maior accionista) que já reduziu a uma posição inferior a 2%.

2008/09/17 - 12:50
Fonte: Jornal de Negócios

por fitas » 17/9/2008 12:57

Sempre disponível...

Grato Ulisses.

Um abraço.

Fitas

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 12:29

Pouco há a acrescentar ao gráfico que deixei anteontem. Tal como venho a defender nas últimas semanas, o topo da resistência no BCP encontra-se nos 1,25 euros. É essa a resistência que s touros têm que quebrar se querem mostrar a sua força e ficar no controlo da situação no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fitas » 17/9/2008 11:51

Forte resistência aos 1,22 €.

Pouco volume, mas andam interessados nela!!! Quem eu não sei. :roll:

Podem postar um gráfico actualizado?

BN

Fitas

BCP

por Mastergest » 16/9/2008 20:34

Boa noite a todos,

Grato pelas V/ opiniões.

Depois das notícias desta semana, com as falências anunciadas, mais uma vez, toda a banca mundial vai ser penalizada, penso que o melhor é estar atento e aguardar pelas soluções.

Abraço

Registado: 3/2/2008 14:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, cali010201, Google [Bot], macau5m, Minsk e 81 visitantes