A crise na RTP
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:
Eu sei, mas quase tudo isso existe nos canais privados, a diferenciação da RTP2 é praticamente inexistente.
Completamente em desacordo, a RTP2 diferencia-se totalmente dos restantes canais.
Para além de a RTP2 não passar publicidade (apenas publicidade institucional) a grelha de programação é dramaticamente diferente de qualquer um dos outros canais generalistas:
A programação infantil é claramente diferente, a selecção de programas é marcadamente distinta com óbvio incidencia nos programas mais pedagógicos e afastamento dos programas infantis mais violentos/agressivos.
Os programas culturais têm uma densidade imensamente superior à dos restantes canais, bem como os programas dedicados às comunidades (portugal, europa, palops, etc).
Não passa novelas ou concursos populares ou talkshows.
A selecção de séries é diferente, apostando essencialmente nas séries mais bem recebidas pela crítica.
A frequência de documentários e programas de debate é superior e tendem a ser de uma qualidade superior ou (para evitar ficar aqui a discutir o que é "qualidade") seguem critérios de produção/selecção diferentes, especialmente os programas de debate ou entrevista.
Concordo plenamente e será para mim um crime de lesa pátria se vierem a extinguir o canal 2.
Esta laranjada quando chega ao poder vem sempre com uma sede de desmantelar a RTP2.
Quando foi no governo do Durão o Esmurrais Sarmento

Uma especie de antecamera para a sua extinção.
Depois veio o Sócrates e la se repos a coisa novamente como RTP2. Agora que eles estão de volta já falam despudoradamente na simples extinção.
Até o argumento das baixas audiencias já é usado.
So falta usarem o argumento do Elias de que nos canais por subscrição já la passam conteudos identicos.
Até no tempo do velhinho austero havia dinheiro para o estado suportar 2 canais e agora querem nos impingir o contrario.
O curioso é falar se na privatização da RTP quando esta começou a ter lucros e implementou um plano de forte redução de custos que já começou para aí há uns 4 anos.
Já começo a ficar fartinho desta pandilha com palas, autenticos moços de recados que mais não fazem do que citar os versiculos do Memorando e tecer amens à Troika e tudo o que tenha a ver com a cartilha Neo-Liberal.
Já me parece o tipo de malta que até a mãe vendiam se isso lhes desse uns dinheiros.
- Registado: 21/5/2009 18:43
alexandre7ias Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
Em suma, é o "serviço público"!
E o do canal 1 ainda é melhor!
Se o objectivo fosse serviço público neste momento devia estas a dar o FCP-Guimarães
Então porquê Alexandre? Consideras a transmissão de jogos de futebol serviço público?
Não tenhas duvidas? Se fosse um jogo da selecção já era?
Na minha opinião, nenhum dos casos se enquadra no serviço público de televisão.
- Registado: 30/9/2010 13:54
Krupper Escreveu:richardj Escreveu:e se fechassem a rtp1 e passassem a renda da electricidade para a rtp2? ai sim podíamos criar um canal a serio com uma programação que visa a formação sócio-cultural da sociedade.
A questão é: para que farias isso, se já hoje em dia muito poucas pessoas vêm a rtp2?
Porque ao fazer isso cumpria a exigência da constituição e não era preciso pagar o "serviço público"!
As audiências não interessam neste caso.

Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
Se o objectivo fosse serviço público neste momento devia estas a dar o FCP-Guimarães
Então porquê Alexandre? Consideras a transmissão de jogos de futebol serviço público?
Não tenhas duvidas? Se fosse um jogo da selecção já era?
Elias Escreveu:Este aspecto é interessante, gostaria de ter mais elementos. Tens dados?
Não obstante ter algumas séries que são apenas "razoáveis", a RTP2 ao longo dos últimos tem apostado claramente em séries e mini-séries de qualidade superior (pelo menos de acordo com a crítica e eu pessoalmente concordo em muitos dos casos).
Séries Six Feet Under, The Sopranos, Mad Men, Roma, etc, etc, etc.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
Panem et circenses
Querias o que? Noticias do mercado é isso?
alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
Panem et circenses

- Registado: 5/11/2002 12:21
Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.

richardj Escreveu:e se fechassem a rtp1 e passassem a renda da electricidade para a rtp2? ai sim podíamos criar um canal a serio com uma programação que visa a formação sócio-cultural da sociedade.
Richard, para que isso acontecesse era preciso que as pessoas vissem o canal, coisa que duvido. Entre um debate, um documentário, um jogo de futebol ou um reality show, eu penso que a preferência das pessoas ia para os 2 últimos. As próprias audiências da RTP2 mostram isso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
richardj Escreveu:e se fechassem a rtp1 e passassem a renda da electricidade para a rtp2? ai sim podíamos criar um canal a serio com uma programação que visa a formação sócio-cultural da sociedade.
A questão é: para que farias isso, se já hoje em dia muito poucas pessoas vêm a rtp2?
não vejo rtp2 porque as noticias vejo na 1, durante o dia se for preciso ver noticias vejo na sic noticias e no resto do dia, tenho discovery channel, canal historia, national geografic, bbc etc..
e se fechassem a rtp1 e passassem a renda da electricidade para a rtp2? ai sim podíamos criar um canal a serio com uma programação que visa a formação sócio-cultural da sociedade.
mas ai que fariam as vedetas da rtp1
e se fechassem a rtp1 e passassem a renda da electricidade para a rtp2? ai sim podíamos criar um canal a serio com uma programação que visa a formação sócio-cultural da sociedade.
mas ai que fariam as vedetas da rtp1

MarcoAntonio Escreveu:Completamente em desacordo, a RTP2 diferencia-se totalmente dos restantes canais.
Dos canais abertos, sim, mas o meu comentário era em relação ao universo de canais (abertos e pagos).
MarcoAntonio Escreveu:Para além de a RTP2 não passar publicidade (apenas publicidade institucional) a grelha de programação é dramaticamente diferente de qualquer um dos outros canais generalistas:
A programação infantil é claramente diferente, a selecção de programas é marcadamente distinta com óbvio incidencia nos programas mais pedagógicos e afastamento dos programas infantis mais violentos/agressivos.
Não conheço os programas infantis em detalhe e não sei se são muito diferentes dos que dão nos canais privados. Esta parte dou de barato, embora continue a achar que 9 horas e meia por dia é um exagero. Fica a sensação de que não há mais nada para dar durante aquele horário e que os desenhos animados são para preencher o tempo. Não percebo, por exemplo, porque não se dá um programa de debate ou cultural a meio da manhã... Desenhos animados em contínuo diariamente das 7h às 14h parece-me exagerado, para não dizer doentio...
MarcoAntonio Escreveu:Os programas culturais têm uma densidade imensamente superior à dos restantes canais, bem como os programas dedicados às comunidades (portugal, europa, palops, etc).
Sim, é superior porque nos outros é zero. Mas uma hora ou duas por dia é pouquinho, não achas?
MarcoAntonio Escreveu:Não passa novelas ou concursos populares ou talkshows.
Pois não. Mas os outros canais privados também não, e neste aspecto não se diferencia muito.
MarcoAntonio Escreveu:A selecção de séries é diferente, apostando essencialmente nas séries mais bem recebidas pela crítica.
Este aspecto é interessante, gostaria de ter mais elementos. Tens dados?
MarcoAntonio Escreveu:A frequência de documentários e programas de debate é superior e tendem a ser de uma qualidade superior ou (para evitar ficar aqui a discutir o que é "qualidade") seguem critérios de produção/selecção diferentes, especialmente os programas de debate ou entrevista.
Concordo nesta parte. O Sociedade Civil, por exemplo, é um programa diferenciador. Mas nota que eu escrevi "praticamente inexistente" (ou seja, deixei alguma margem) e insisto que estava a falar em relação ao universo de canais e não apenas dentro dos 4.
Krupper Escreveu:O que eu acho mais interessante neste caso é que parece que está toda a gente contra o fecho da RTP2, vejo imensas pessoas em fóruns e nos comentários de notícias na internet a dizer que é o melhor canal e que, pasmem-se, até é o único canal que vêm na televisão. Mas depois olhamos para as audiências e verificamos que a RTP2 deve ter uma audiência média por volta de 5% (não sei os valores de cabeça, mas não deve andar longe disto) durante a maior parte do dia, se não for ainda menos.
Exacto Krupper.
Mas tornou-se chique dizer que se vê a RTP2 (mesmo que na prática se veja um dos outros canais).
Não menos curioso é o facto de a TV por cabo ter 74% de penetração neste país mas os 3 maiores canais generalistas continuarem a ter muito mais audiências (60 a 70% de share) do que qualquer dos canais por cabo ou até do que os mesmos todos somados (em geral no seu conjunto não passam os 35%)... Fico com a sensação que muitas pessoas pagam uma mensalidade só para dizer que têm tv paga mas na prática continuam a ver principalmente os canais abertos.
Elias Escreveu:
Eu sei, mas quase tudo isso existe nos canais privados, a diferenciação da RTP2 é praticamente inexistente.
Completamente em desacordo, a RTP2 diferencia-se totalmente dos restantes canais.
Para além de a RTP2 não passar publicidade (apenas publicidade institucional) a grelha de programação é dramaticamente diferente de qualquer um dos outros canais generalistas:
Os programas culturais têm uma densidade imensamente superior à dos restantes canais, bem como os programas dedicados às comunidades (portugal, europa, palops, etc).
Não passa novelas ou concursos populares ou talkshows.
A selecção de séries é diferente, apostando essencialmente nas séries mais bem recebidas pela crítica.
A frequência de documentários e programas de debate é superior e tendem a ser de uma qualidade superior ou (para evitar ficar aqui a discutir o que é "qualidade") seguem critérios de produção/selecção diferentes, especialmente os programas de debate ou entrevista.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O que eu acho mais interessante neste caso é que parece que está toda a gente contra o fecho da RTP2, vejo imensas pessoas em fóruns e nos comentários de notícias na internet a dizer que é o melhor canal e que, pasmem-se, até é o único canal que vêm na televisão. Mas depois olhamos para as audiências e verificamos que a RTP2 deve ter uma audiência média por volta de 5% (não sei os valores de cabeça, mas não deve andar longe disto) durante a maior parte do dia, se não for ainda menos.
Canais Pagos...
Infelizmente nem toda a gente interessada em cultura tem a acesso a esses canais pagos... é nesse "nicho" que se sentira a falta da rtp2...
Infelizmente ainda, com esta TDT o desaparecimento da rtp2 é ainda mais triste...
Infelizmente ainda, com esta TDT o desaparecimento da rtp2 é ainda mais triste...
- Registado: 15/4/2012 23:24
Este governo, supostamente, tem legitimidade para aplicar o seu programa de governo. O mesmo se aplica ao próximo, que pode querer ter um canal no estado, e o guito para o serviço publico regressa a casa, paciencia. Pensem bem antes de tomarem uma decisão, camabada de ladrões.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
pedrooa Escreveu:É um canal alternativo. Mas tem bons programas. National Geographic
Sociedade Civil
Fé dos Homens
Jornal da Noite
e outros que não me lembro.
pedrooa Escreveu:Queres programas na RTP2? Fala com o Morais Sarmento que acabou com o melhor programa de cultura da TV Portuguesa, o Acontece. Queria que a SIC e a TVI dessem programas de cultura e conseguiu. Dão às Quintas-Feiras às 2:30 da manhã perante uma plateia muito grande.
Eu não quero nada.
Não faz sentido defender programas culturais pagos pelos contribuintes quando o povo quer é futebol e telenoverdas. Quem quer ver programas culturais pode vê-los nos canais pagos.
Pelas razões que apontei acima, o que tens actualmente é a RTP2 a fazer concorrência aos canais privados em diversos temas (infantil, desporto, ficção, documentários).
Dado que eu sou contra a concorrência entre o Estado e os privados (porque é uma concorrência desleal), e dado que a RTP2 não está a prestar qualquer serviço que não seja já prestado pelos privados, eu só sou a favor de uma de duas coisas: ou se privatiza e então o privado gere aquilo como bem entender... ou então fecha-se.
Este artigo não implica coisa nenhuma. Ele apenas garante a existência de determinados sectores/modelos de produção, não proíbe nada nem obriga a nada.
MarcoAntonio Escreveu:Qual é a relevância deste artigo para a discussão presente, Mcmad?Mcmad Escreveu:Atentem ao ponto 2 do artº 82 da Constituição
Artigo 82.º
(Sectores de propriedade dos meios de produção)
1. É garantida a coexistência de três sectores de propriedade dos meios de produção.
2. O sector público é constituído pelos meios de produção cujas propriedade e gestão pertencem ao Estado ou a outras entidades públicas.
3. O sector privado é constituído pelos meios de produção cuja propriedade ou gestão pertence a pessoas singulares ou colectivas privadas, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
(...)
Talvez queira dizer que quem ficar com a RTP vai ter que pagar os meios de produçao actualmente pertence à RTP (Estado)
- Registado: 6/7/2012 12:38
Qual é a relevância deste artigo para a discussão presente, Mcmad?
Mcmad Escreveu:Atentem ao ponto 2 do artº 82 da Constituição
Artigo 82.º
(Sectores de propriedade dos meios de produção)
1. É garantida a coexistência de três sectores de propriedade dos meios de produção.
2. O sector público é constituído pelos meios de produção cujas propriedade e gestão pertencem ao Estado ou a outras entidades públicas.
3. O sector privado é constituído pelos meios de produção cuja propriedade ou gestão pertence a pessoas singulares ou colectivas privadas, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
(...)
Elias Escreveu:Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
É um canal alternativo. Mas tem bons programas. National Geographic
Sociedade Civil
Fé dos Homens
Jornal da Noite
e outros que não me lembro.
Queres programas na RTP2? Fala com o Morais Sarmento que acabou com o melhor programa de cultura da TV Portuguesa, o Acontece. Queria que a SIC e a TVI dessem programas de cultura e conseguiu. Dão às Quintas-Feiras às 2:30 da manhã perante uma plateia muito grande.

- Registado: 6/7/2012 12:38
Ao contrário do que muitas vezes se ouve dizer, a RTP 2 não é o "canal de cultura". Sem contar o período nocturno, e analisando apenas o período diurno, digamos entre as 7 e as 24 (na verdade o resto do tempo também não interessa muito porque basicamente são repetições de programas), basta olhar para a programação com alguma atenção para ver que:
- durante mais de metade do tempo, concretamente durante, 9 horas e meia por dia, transmite programas infantis (Zig zag) - sim, nove horas e meia; ou seja, basicamente a RTP2 é um canal de desenhos animados durante mais de metade do tempo
- do tempo que resta (pouco mais de sete horas), duas horas são para transmitir dois episódios do National Geographic (sendo que um deles é apenas a repetição do episódio da véspera)
- uma parte do tempo, em geral à noite, é para ficção estrangeira
- o resto do tempo divide-se entre programas de debate (Sociedade Civil, Eurodeputados), programas de divulgação sobre ciência, ambiente, cultura e afins e um único noticiário (o Hoje)
- o tempo de programas de âmbito realmente cultural andará pelas duas a três horas por dia (o valor exacto é difícil de apurar, dependendo daquilo que consideramos cultural ou não)
- com frequência aparecem eventos desportivos de desportos "secundários" que tomam conta da programação (Andebol, Ténis, Paralímpicos), muitas vezes comendo o espaço dos programas culturais
- por fim quando chega o Verão a cultura vai toda de férias e a maior parte do tempo que não é preenchida por desenhos animados é dedicada à ficção estrangeira, ficando apenas o hoje, o diário camara clara e a actualidade religiosa
Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.
- durante mais de metade do tempo, concretamente durante, 9 horas e meia por dia, transmite programas infantis (Zig zag) - sim, nove horas e meia; ou seja, basicamente a RTP2 é um canal de desenhos animados durante mais de metade do tempo
- do tempo que resta (pouco mais de sete horas), duas horas são para transmitir dois episódios do National Geographic (sendo que um deles é apenas a repetição do episódio da véspera)
- uma parte do tempo, em geral à noite, é para ficção estrangeira
- o resto do tempo divide-se entre programas de debate (Sociedade Civil, Eurodeputados), programas de divulgação sobre ciência, ambiente, cultura e afins e um único noticiário (o Hoje)
- o tempo de programas de âmbito realmente cultural andará pelas duas a três horas por dia (o valor exacto é difícil de apurar, dependendo daquilo que consideramos cultural ou não)
- com frequência aparecem eventos desportivos de desportos "secundários" que tomam conta da programação (Andebol, Ténis, Paralímpicos), muitas vezes comendo o espaço dos programas culturais
- por fim quando chega o Verão a cultura vai toda de férias e a maior parte do tempo que não é preenchida por desenhos animados é dedicada à ficção estrangeira, ficando apenas o hoje, o diário camara clara e a actualidade religiosa
Em suma, a RTP2 é um mix entre Panda, National Geographic, AXN e às vezes Eurosport, sendo que a cultura propriamente dita ocupa um espaço verdadeiramente secundário na grelha de programas.