Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 6/2/2012 18:13

Blue Epsilon Escreveu:Preferes mandar vir outro, mesmo tendo que suportar o respectivo custo?

É que a troca de baterias numa loja da Via Verde não tem custo.

Acho um abuso obrigar a aquisição de um dispositivo novo por causa da bateria. Custa-me mesmo a acreditar que seja realmente assim.

Referes-te aos novos dispositivos, ou a todos no geral (não sei se há diferenças entre eles nesse tratamento)?

É que nos antigos, a troca de baterias TEM custos.
Já não sei ao certo, mas penso que são 9 ou 12€.
Não pagas nada na hora, mas é depois facturado na conta, da mesma forma que o são as portagens.

Foi assim que foi com a única pilha que tive de trocar até agora - trocada há cerca de 1 ano, após cerca de 10 anos de utilização.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Blue Epsilon » 6/2/2012 18:03

Pollito Escreveu:
Krupper Escreveu:
Pollito Escreveu:A menina disse que estes novos não precisam mas eu ouço um BIP sempre que passo num pórtico por isso suponho que leve bateria tipo relógio, fácil de mudar e baratas.

Isso não é verdade. Os novos dispositivos de via verde têm uma bateria que não pode ser substituida. Quando acabar, tens que comprar um dispositivo novo!

Tens toda a razão. Já me confirmaram isso e disseram que pode durar 3 anos ou até 10, conforme a utilização que se lhe der.
Mesmo assim para mim é preferível porque ter de me enfiar numa loja do cidadão de Faro que é onde posso trocar bateria dos antigos não é para mim. Prefiro daqui a uns anos mandar vir outro.

Preferes mandar vir outro, mesmo tendo que suportar o respectivo custo?

É que a troca de baterias numa loja da Via Verde não tem custo.

Acho um abuso obrigar a aquisição de um dispositivo novo por causa da bateria. Custa-me mesmo a acreditar que seja realmente assim.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Pollito » 6/2/2012 17:31

Krupper Escreveu:
Pollito Escreveu:A menina disse que estes novos não precisam mas eu ouço um BIP sempre que passo num pórtico por isso suponho que leve bateria tipo relógio, fácil de mudar e baratas.

Isso não é verdade. Os novos dispositivos de via verde têm uma bateria que não pode ser substituida. Quando acabar, tens que comprar um dispositivo novo!

Tens toda a razão. Já me confirmaram isso e disseram que pode durar 3 anos ou até 10, conforme a utilização que se lhe der.
Mesmo assim para mim é preferível porque ter de me enfiar numa loja do cidadão de Faro que é onde posso trocar bateria dos antigos não é para mim. Prefiro daqui a uns anos mandar vir outro.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por L.S.S » 6/2/2012 17:05

Krupper Escreveu:

E qual é a duração da bateria desses novos dispositivos, alguém sabe?
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Krupper » 6/2/2012 16:40

Registado: 30/9/2010 13:54

por escada1 » 6/2/2012 16:31

Não, sou assalariado.
Mas sou poupado.Não tenho mania das grandezas.Tanto eu como a minha esposa temos um salário muito bom.
Só não tenho e pena de uma nação que está e continua a ser roubada por meia duzia de senhores, e que nada faz nem, nada diz sobre o tema.

Disse isto, porque se eu estou indignado com isto e falo, admiro-me que gente com muito menos, e sem nada a perder não se manifeste mais.

rmachado Escreveu:
escada1 Escreveu:Felizmente que estou na vida,...

Uhm... frase algo duvidosa e que cheira a fuga aos impostos.. :)

:P :P

Registado: 23/8/2011 11:35

por rmachado » 6/2/2012 16:27

escada1 Escreveu:Felizmente que estou na vida,...

Uhm... frase algo duvidosa e que cheira a fuga aos impostos.. :)

:P :P

Registado: 24/8/2004 10:42

por escada1 » 6/2/2012 16:25

Questão:

Qual o problema das SCUT ?

Ou melhor, qual a diferença entre uma scut e uma estrada normal (nacional ou municipal).

A diferença é que quem construiu a scut em SOLO que não lhe pertence e é publico, tem uma garantia do estado em que recebe X por cada carro que lá passa.
Se não passar, então o estado tem de pagar a diferença.

Imaginem por exemplo que vos digo que podem comprar acções de uma empresa.Garanto-vos X% de rendimento sem qualquer risco.
Mesmo que deixem de haver carros em Portugal, essa margem estava garantida.

As scut foram uma forma de aldrabar o defice.O que o estado deveria fazer seria pagar às construtoras o preço da construção, e ponto final.

Mas existem interesses, ou pensam que não há por ai muito politico a CFN à conta das scuts ?

As scuts levantam dois graves problemas:

1-Um desvio brutal de transito para as estradas nacionais.Isso acarreta maiores custos de conservação para o estado.
Ao mesmo tempo as scuts ficam limpinhas, e sem ninguem, não necessitando de qualquer conservação.Ou seja, só lucros para quem as explora.

2-As estradas nacionais estão mais degradadas, e haverá mais acidentes.Teremos por isso mais custos laborais (faltas ao trabalho), custos de seguradoras, e mortes.Além disso, mais custos para o SNS (hospitais, medicamentos, etc).

As acut são por isso, uma fonte de mama financeira para amigos.Mas como nós somos uma nação de cornos mansos, tudo aceitamos e com sorriso nos lábios.
Mas para o contribuinte, é um duplo gasto.

PORQUE não compra e não paga o estado as obras feitas, e acaba com as scuts ?

Alias, até gosto de ouvir quando os politicos dizem que somos um povo exemplar.Ou seja, até nos cospem na cara.

Felizmente que estou na vida, e a crise pouco me afecta.Só teno pena desta nação de conformistas, e afinal de contas de falhados.

Registado: 23/8/2011 11:35

por rmachado » 6/2/2012 15:46

Efeitos secundários:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=40725

Mais um custo escondido?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Pollito » 31/1/2012 18:29

db7 Escreveu:Boas pessoal, um pouco off topic mas queria saber se alguém conhece um percurso de 12km que seja mais caro que 1.50€. É este o valor da autoestrada entre Braga-Guimarães.

de Tavira a Montegordo são mais de 2€
se saires mais à frente em Vila real ou Espanha paga-se o mesmo
Human vs Algorithm

por db7 » 31/1/2012 15:32

Boas pessoal, um pouco off topic mas queria saber se alguém conhece um percurso de 12km que seja mais caro que 1.50€. É este o valor da autoestrada entre Braga-Guimarães.

Registado: 13/7/2011 8:39

por L.S.S » 31/1/2012 15:21

Scuts - Confira Sempre o Extracto!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/jID4U5NVvo8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Pollito » 26/1/2012 19:28

ClyssaN Escreveu:
AutoMech Escreveu:Acho que já tinha perguntado isto aqui mas não encontro o post.

Eu tenho via verde há muitos anos. Agora tenho de fazer alguma coisa para activar a via verde nas ex-Scuts ou é automático ?

Não tens que fazer nada.

Só tens que fazer alguma coisa para teres direito a 10 viagens de borla (se habitares na região da ex-scut)

Eu como tive de ir à loja para fazer o pedido de descriminação positiva aproveitei e comprei aparelhos dos novos. Fartei-me de perder tempo e dinheiro a ter de ir a Faro para trocar bateria. Ainda por cima agora passou a ser na loja do cidadão de Faro, não penso em meter lá os pés.
A menina disse que estes novos não precisam mas eu ouço um BIP sempre que passo num pórtico por isso suponho que leve bateria tipo relógio, fácil de mudar e baratas.
Human vs Algorithm

por alexandre7ias » 26/1/2012 4:49

Transportadores de Portugal e Espanha promovem protestos conjuntos contra portagens

A Associação Nacional de Transportadores Portugueses e a Federação Nacional de Associações de Transporte de Espanha acordaram convocar mobilizações conjuntas nos dois países, em protesto contra a introdução de portagens em cinco auto-estradas portuguesas.

Em comunicado noticiado esta quarta-feira pela Efe, a organização espanhola afirma que as portagens causaram prejuízos económicos em empresas de Portugal e Espanha e que são um retrocesso dos avanços conseguidos na integração e coesão territorial económica, social e cultural.

As duas organizações sindicais acordaram lançar uma plataforma internacional para a supressão de portagens.

As autoestradas em causa - antigas vias sem custos para o utilizador - são a A22, a A23, a A25, a A29 e a A24.

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por pocoyo » 5/1/2012 15:25

AutoMech Escreveu:Só por curiosidade, a malta da via verde, se viajar de noite, também leva com os flashes dos pórticos ou o identificador lê ? Ainda não passei em nenhuma.

Dia e noite... é sempre a facturar. :)

Já agora para quem ainda não conseguiu adquirir um dispositivo físico por este estar esgotado, pode ir aos CTT e associar a matricula a um dispositivo virtual passando a ter todas as vantagens. Tem é que ir carregando esse cartão virtual para pagar as portagens não isentas.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Automech » 5/1/2012 14:28

Só por curiosidade, a malta da via verde, se viajar de noite, também leva com os flashes dos pórticos ou o identificador lê ? Ainda não passei em nenhuma.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ClyssaN » 5/1/2012 14:22

AutoMech Escreveu:Acho que já tinha perguntado isto aqui mas não encontro o post.

Eu tenho via verde há muitos anos. Agora tenho de fazer alguma coisa para activar a via verde nas ex-Scuts ou é automático ?

Não tens que fazer nada.

Só tens que fazer alguma coisa para teres direito a 10 viagens de borla (se habitares na região da ex-scut)

Registado: 19/4/2007 12:54

por Automech » 5/1/2012 13:46

Acho que já tinha perguntado isto aqui mas não encontro o post.

por pocoyo » 5/1/2012 13:25

marcoj Escreveu:Eu não sabia é que ainda existe uma tx administrativa.
Passei na A23, fui aos ctt pagar 1€ da portagem e ainda paguei essa tx que foi de o,25€ + Iva. No total 1,31€.
No recibo diz 0,25€ por viagem com um máximo de 2€.
Roubalheira

Falta-te o DEM ou a via verde.
Alem de não pagares essa taxa, ainda tens 10 borlas e desconto nas proximas passagens.

Um verdadeiro mundo de vantagens. Adere já.

Registado: 15/1/2010 15:30

por marcoj » 5/1/2012 13:13

Eu não sabia é que ainda existe uma tx administrativa.
Passei na A23, fui aos ctt pagar 1€ da portagem e ainda paguei essa tx que foi de o,25€ + Iva. No total 1,31€.
No recibo diz 0,25€ por viagem com um máximo de 2€.
Roubalheira

Registado: 28/7/2006 15:24

por db7 » 5/1/2012 9:12

Lion_Heart Escreveu:Nao percebo a confusao. Mas pq quem tem carro de matricula estrangeira ou alugue um (um estrangeiro) tem que pagar alguma coisa? Este sistema e feito so para os Portugueses. Os outros so pagam se querem (se forem honestos).

Quando se cria um sistema do mais idiota que existe merece que não se pague.

É simples, com matricula nacional tem que pagar. Caso não pague o valor é descontado no cartão de credito do cliente e acho muito bem que assim seja. Quando me desloco ao estrangeiro e seja "brindado" com multas estas também são descontadas no cartão de crédito. No que toca a matriculas estrangeiras depende da de/honestidade do cliente.

Registado: 13/7/2011 8:39

por Lion_Heart » 5/1/2012 3:15

Nao percebo a confusao. Mas pq quem tem carro de matricula estrangeira ou alugue um (um estrangeiro) tem que pagar alguma coisa? Este sistema e feito so para os Portugueses. Os outros so pagam se querem (se forem honestos).

Quando se cria um sistema do mais idiota que existe merece que não se pague.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 5/1/2012 2:43

Pestana e Lágrimas contra modo de pagamento nas antigas Scut
Carlos Caldeira
05/01/12 00:05
economico

O preço e a limitação à utilização por três dias dos dispositivos são criticados.

Os grupos hoteleiros estão contra o sistema de pagamentos das portagens nas antigas Scut. "É totalmente absurdo que quem alugue um carro no aeroporto tenha de se dirigir aos CTT, ou a outro local, para comprar um dispositivo que só dura três dias", defende o presidente do Grupo Lágrimas e presidente executivo da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Miguel Júdice, ao Diário Económico. As declarações foram proferidas ontem, à margem do almoço promovido pela AHP, onde a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles falou sobre o tema "Passados seis meses de governação, quais os desafios para 2012".

Miguel Júdice prefere "a colocação de portagens, mesmo que sejam automáticas, sem pessoas", ou a utilização de um "dístico, de pagamento anual, nos carros de aluguer". E para quem vem de carro do estrangeiro, o presidente do Grupo Lágrimas propõe a "compra de um selo na fronteira, que permita automaticamente a passagem nas portagens".

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 30/12/2011 9:46

CTT podem estar a contribuir para violação de privacidade de condutores
30.DEZ.2011 07:24 / PORTUGAL

Segundo o jornal Expresso, em alguns casos, a apresentação nos CTT da matrícula de uma viatura é suficiente para receber um recibo detalhado sobre as viagens realizadas nas antigas SCUT.
Os balcões dos CTT poderão estar a contribuir para a violação da privacidade dos condutores no que toca ao pagamento das antigas SCUT.

De acordo com o jornal Expresso, em algumas situações, basta indicar a matrícula de uma viatura para receber um recibo detalhado sobre as viagens realizadas.

O Expresso concluiu que, nestes casos, sem referir qualquer outra indicação, pode pagar-se a portagem e ficar-se com o recibo que discrimina os trajectos e as horas de passagem pelos pórticos.

Dois juristas ouvidos por este jornal entendem que existe aqui uma violação das regras de protecção de dados pessoais, já que o direito à circulação é um direito fundamental.

Qualquer tipo de controlo ou vigilância sobre esse direito é uma limitação muito grave, acrescentam estes juristas.

Contactados pelos Expresso, os CTT garantiram, num primeiro momento, que o detalhe das portagens só é dado mediante a apresentação do documento do automóvel ou livrete ou título de registo.

http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2213005&page=1

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 29/12/2011 1:59

Curiosamente eu mencionei a CREL precisamente pela semelhança com as SCUTs.

Já foi gratuita, agora é paga, as alternativas são muitas vezes uma miséria e também houve contestação no início.

E precisamente numa zona (Lisboa e arredores) em que o impacto, em termos de número de pessoas (e possivelmente custos económicos) foram significativos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, OCTAMA, PAULOJOAO e 203 visitantes