Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 4/9/2009 16:23

TinyTino Escreveu:
Eheheh, estás mesmo a precisar de férias, o salario minimo em Espanha é 624€....acho!

Salário mínimo em Espanha = 728€ em 2009

Fonte Eurostat

Abraço

:lol: :lol: :lol:
És economista mas andas distraido :wink: , em Portugal e Espanha e penso que também na Grêcia, o salario minimo é pago 14 vezes e nos outros paises é pago 12 vezes, o eurostat para fazer as estatisticas multiplica por 14 e divide por 12, dai o valor que tu referiste. Se reparares, o portugues também é superior aos 450€.

Um abraço
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por The Mechanic » 4/9/2009 16:22

bestblandina
Enquanto vou de férias gostava que durante a mesma penssases e respondesses a esta questão:
- qual a razão do rapaz que trabalha no Macdonald em portugal ganha em média menos que metade para exercer o mesmo trabalho em frança na mesma empresa?

Pela mesma razão que uma gaja em Paris trabalha de mini-saia e em Teerão trabalha de burka .

Em Portugal as pessoas são pagas em função de um nivel de salarios , tal como em França , compativel com o custo de vida nesse pais ou até região .Se o gajo do Mc`s de França fosse "comprar um kilo de arroz com o ordenado de cá, ficava sem dinheiro " . E se fosse pagar uma renda de casa com o ordenado de cá , tinha de viver num caixote de papelão de um frigorifico . E tinha de ser de um frigorifico pequeno..!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por bestbland » 4/9/2009 16:20

mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:Já descobri o de portugal :mrgreen:
Repsol Alcochete - Operadores de caixa nocturnos/diurnos — Alcochete

Data de publicação: Junho 13
Preciso de um operador de caixa nocturno e outro diurno.
Sem necessidade de experiência profissional.
Pretendo pessoas dinâmicas e activas.
Não faço contrato de trabalho a termo, os trabalhadores entram imediatamente para os quadros da empresa.

Nome de Empresa: Candeias Combustiveis Lda Tipo de Posição: Tempo Completo Salário: 550 - 600 Mensal

Bem abaixo do salario minimo de Espanha :mrgreen:

Eheheh, estás mesmo a precisar de férias, o salario minimo em Espanha é 624€....acho!

Deves pensar que um operador de caixa numas bombas em Espanha ganha o salario minimo de lá, mesmo que ganhasse que é pouco provável ganhava mais que o de cá :mrgreen:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por TinyTino » 4/9/2009 16:17

Salário mínimo em Espanha = 728€ em 2009

Fonte Eurostat

Abraço
Anexos
Eurostat_Graph_tps00155_0416554493.JPG
Eurostat_Graph_tps00155_0416554493.JPG (37.69 KiB) Visualizado 5325 vezes

Registado: 29/11/2007 13:53

por Elias » 4/9/2009 16:12

habanero04 Escreveu:Já agora podes dizer qual é a razão de achares que está barata?

O facto de o consumo não diminuir mas sim continuar a aumentar.

Quando o mercado achar que está cara, a pressão consumista (=compradora) irá diminuir.

habanero04 Escreveu:Pois! Mas os milhões eram necessários...

Ah eram? Para quê? Para alimentar o monstro?

habanero04 Escreveu:Para mim serviços essenciais deste tipo não deveriam ser negócio, deveriam ser eficientes e ser fonte de receitas para o Estado mas sem descurar a parte do serviço que prestam à sociedade.

Como é que privatizas uma empresa dessas?
Ou melhor, quem é que está interessado em comprar acções duma empresa que não esteja a lutar para aumentar os seus lucros?

habanero04 Escreveu:Não encontrei esses dados. Mesmo assim, achas que o cidadão normal que não anda à procura deste tipo de informação ou não tenha acesso a ela, e apenas se interessa pelo que lhe sai do bolso quando vai abastecer, não vai ficar de boca aberta quando olha por exemplo para isto? Se calhar nem se lembra dos impostos. O que é certo é que eles existem e são uma fatia substancial do que se paga.

Pois, se calhar não lembra. E é pena.
E depois vemos aqueles mails tontos a circular do tipo "vamos boicotar as petrolíferas, a galp, a bp e o camandro". Isto só mostra que o povo anda desinformado. Talvez fizesse mais sentido apelar à redução do ISP...

habanero04 Escreveu:Então mas a gasolina base não é igual? O fornecedor não é o mesmo?

Sim. O fornecedor é o mesmo.
Mas o serviço prestado não é igual.
Eu não estou interessado em ficar 15 ou 20 minutos numa fila de carros para poupar meia dúzia de cêntimos por litro. O meu tempo vale mais que isso.
Quem quer pôr-se em bichas, é livre de o fazer, claro...

EDIT: corrigi gralha
Editado pela última vez por Elias em 4/9/2009 16:18, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2002 12:21

por salvadorveiga » 4/9/2009 16:04

7 centimos por litro em Teerao :cry:

9 centimos em Caracas... era bom era
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por mais_um » 4/9/2009 16:03

bestblandina Escreveu:Já descobri o de portugal :mrgreen:

Não faço contrato de trabalho a termo, os trabalhadores entram imediatamente para os quadros da empresa.

Nome de Empresa: Candeias Combustiveis Lda Tipo de Posição: Tempo Completo Salário: 550 - 600 Mensal

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por bestbland » 4/9/2009 15:59

Já descobri o de portugal :mrgreen:

por Elias » 4/9/2009 15:58

bestblandina Escreveu:O elias se calhar não sabe que um trabalhador no Mac em portugal ganha quase o salario minimo

como é que sabes? andaste a perguntar?

bestblandina Escreveu:e se esse trabalhador trabalhar na frança no Mac tambem deve ganhar perto do salario minimo de lá.

como é que sabes? andaste a perguntar?

por bestbland » 4/9/2009 15:55

mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:Elias, responde a esta questão, há pouco coloquei noutro tópico mas ela enquadra-se é neste.

Enquanto vou de férias gostava que durante a mesma penssases e respondesses a esta questão:
- qual a razão do rapaz que trabalha no Macdonald em portugal ganha em média menos que metade para exercer o mesmo trabalho em frança na mesma empresa?
Nota: não entres em detalhes, nem volumes de facturações entre Mac e parte do principio que ambos preços são semelhantes que é a propria realidade.
Não achas que o salario minimo tem influencia neste exemplo.

Hoje estive a almoçar com um amigo meu que vai abrir um restaurante muito em breve e perguntei-lhe quanto é que ele ia pagar aos empregados, se era o ordenado minimo, ele disse que sim. :mrgreen:

E esta em???

Estou já a imaginar o que estás a pensar:
"estão a ver como eu tenho razão..."

Pois, mas não tens, os empregados recebem alem do ordenado minimo, um "complemento" de ordenado que não vem no recibo.... :lol: :lol:

Por isso quando perguntares o ordenado ao gajo da bomba, em portugal, pergunta-lhe também a parte que não vem no recibo de ordenado... :lol: :lol: :lol:

Há muitos casos desses, de modo a fugir da carga fiscal. O mesmo deverá acontecer em Espanha e França :mrgreen:

Mas há muitas empresas que pouco pagam acima do salario minimo

por habanero04 » 4/9/2009 15:54

Não podes porquê?
Olha eu acho que está barata.

Pela mesma falta de informação. Se não posso justificar uma como queres que justifique a outra?

Já agora podes dizer qual é a razão de achares que está barata?

O problema como já referi acima é o de privatizar uma empresa que actua em monopólio, pois assim deixa de ficar claro se o objectivo é fazer lucro ou se é prestar um serviço público.

Pois! Mas os milhões eram necessários... Para mim serviços essenciais deste tipo não deveriam ser negócio, deveriam ser eficientes e ser fonte de receitas para o Estado mas sem descurar a parte do serviço que prestam à sociedade.

por acaso o meu exemplo não foi o melhor porque fui mesmo buscar os valores do choque petrolífero, mas podes considerar 1970 ou 1985.

Não encontrei esses dados. Mesmo assim, achas que o cidadão normal que não anda à procura deste tipo de informação ou não tenha acesso a ela, e apenas se interessa pelo que lhe sai do bolso quando vai abastecer, não vai ficar de boca aberta quando olha por exemplo para isto? Se calhar nem se lembra dos impostos. O que é certo é que eles existem e são uma fatia substancial do que se paga.

Imagem

Claro que avalio.
Acontece que nas gasolinas eu não acho que a qualidade seja a mesma.

Então mas a gasolina base não é igual? O fornecedor não é o mesmo?

Registado: 8/11/2007 17:14

por bestbland » 4/9/2009 15:45

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:- qual a razão do rapaz que trabalha no Macdonald em portugal ganha em média menos que metade para exercer o mesmo trabalho em frança na mesma empresa?

Epá não tens outra cassete?
Mas como é que tu sabes quanto ganha o rapaz do Mac em França?
Tu sabes qual é o horário dele cá e lá?
Estás a comparar coisas que não conheces.

bestblandina Escreveu:Nota: não entres em detalhes, nem volumes de facturações entre Mac e parte do principio que ambos preços são semelhantes que é a propria realidade.

Mas eu não posso partir desse princípio.
Tu por acaso sabes se os custos são iguais?
O custo de entrar no franchising da Mac, por exemplo? Será igual em todos os países?
E os custos de exploração da loja, quais as diferenças entre cá e França?
E as licenças que é preciso pagar?
Tu não sabes nada dos meandros desse negócio e partes do princípio que a fórmula do patrão é "preço de venda menos custos igual a lucro" e achas que os custos se diferenciam apenas pelo salário do empregado do balcão para concluir que o empresário português mete mais dinheiro ao bolso.

O elias se calhar não sabe que um trabalhador no Mac em portugal ganha quase o salario minimo e se esse trabalhador trabalhar na frança no Mac tambem deve ganhar perto do salario minimo de lá. O trabalho é o mesmo, a diferença em que o Frances leva um pouco mais que o dobro que um Portugues. Mas o elias ainda devo saber.

Tu é que tens sempre a mesma cassete, supões logo outros custos que justificam essa diferença, não te esqueças que não é só o empregado do Mac que anda a fritar batatas que ganha mais, é a equipa toda, desde do gerente até ao homem que limpa o chão

por Elias » 4/9/2009 15:43

bestblandina Escreveu:Estás a fugir da realidade, e tu sabes os custos das licenças?
Provavelmente as rendas deverão ser mais caras na frança, se for como as rendas das casas já estás a ver.
Não vês que o motivo é que o dono do Mac será obrigado a pagar o salario muito mais elevado devido ao salario minimo ser mais que o dobro que o de cá.
Quantas horas trabalha lá? pois se trabalhar mais maior será a diferença.

Não sei quanto são as licenças. E não quero saber. Mas tu devias querer saber. Não podes fazer comparações de lucros sem entrares em conta com todas as parcelas que compõem os custos.

Mas isso não te interessa. Sempre que chegamos a esse ponto tu viras a cassete e vais buscar outro exemplo. Daqui a pouco vais perguntar-me quanto recebe um portageiro em Portugal e em França para chegar à conclusão que a Brisa mete mais dinheiro ao bolso.

por bestbland » 4/9/2009 15:38

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:- qual a razão do rapaz que trabalha no Macdonald em portugal ganha em média menos que metade para exercer o mesmo trabalho em frança na mesma empresa?

bestblandina Escreveu:Nota: não entres em detalhes, nem volumes de facturações entre Mac e parte do principio que ambos preços são semelhantes que é a propria realidade.

O custo de entrar no franchising da Mac, por exemplo? Será igual em todos os países?
Tu não sabes nada dos meandros desse negócio e partes do princípio que a fórmula do patrão é "preço de venda menos custos igual a lucro" e achas que os custos se diferenciam apenas pelo salário do empregado do balcão para concluir que o empresário português mete mais dinheiro ao bolso.

Estás a fugir da realidade, e tu sabes os custos das licenças?
Provavelmente as rendas deverão ser mais caras na frança, se for como as rendas das casas já estás a ver.
Não vês que o motivo é que o dono do Mac será obrigado a pagar o salario muito mais elevado devido ao salario minimo ser mais que o dobro que o de cá.
Quantas horas trabalha lá? pois se trabalhar mais maior será a diferença.

por Elias » 4/9/2009 15:29

mais_um Escreveu:Por isso quando perguntares o ordenado ao gajo da bomba, em portugal, pergunta-lhe também a parte que não vem no recibo de ordenado... :lol: :lol: :lol:

E já agora quando perguntares na Jamaica não fales no recibo senão ainda ficas mal visto por lá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por mais_um » 4/9/2009 15:27

bestblandina Escreveu:Elias, responde a esta questão, há pouco coloquei noutro tópico mas ela enquadra-se é neste.

Nota: não entres em detalhes, nem volumes de facturações entre Mac e parte do principio que ambos preços são semelhantes que é a propria realidade.

Hoje estive a almoçar com um amigo meu que vai abrir um restaurante muito em breve e perguntei-lhe quanto é que ele ia pagar aos empregados, se era o ordenado minimo, ele disse que sim. :mrgreen:

E esta em???

Estou já a imaginar o que estás a pensar:
"estão a ver como eu tenho razão..."

Pois, mas não tens, os empregados recebem alem do ordenado minimo, um "complemento" de ordenado que não vem no recibo.... :lol: :lol:

Por isso quando perguntares o ordenado ao gajo da bomba, em portugal, pergunta-lhe também a parte que não vem no recibo de ordenado... :lol: :lol: :lol:

por Elias » 4/9/2009 15:23

habanero04 Escreveu:
Elias Escreveu:Então mas se não conheces as contas da empresa como podes dizer que está cara?

Também não posso dizer que esteja barata.

Não podes porquê?
Olha eu acho que está barata.

habanero04 Escreveu:Continuo a perguntar, será que as margens da EDP estão assim tão esmagadas?

O problema como já referi acima é o de privatizar uma empresa que actua em monopólio, pois assim deixa de ficar claro se o objectivo é fazer lucro ou se é prestar um serviço público.

habanero04 Escreveu:Eh lá! Não sei se em 75 eu já sabia o que era gasolina... também não era preciso ir tão atrás. Esses impostos realmente são uma barbaridade, mais uns imprescindíveis para alimentar a "máquina"...

por acaso o meu exemplo não foi o melhor porque fui mesmo buscar os valores do choque petrolífero, mas podes considerar 1970 ou 1985.

habanero04 Escreveu:Porra! Tu quando comparas 2 produtos não avalias se a qualidade é ou não a mesma? Se for a mesma compras o mais caro?

Claro que avalio.
Acontece que nas gasolinas eu não acho que a qualidade seja a mesma.

por habanero04 » 4/9/2009 15:17

Elias Escreveu:Não vou responder aos pontos todos senão isto parece um testamento. Escolho só 2 ou 3 que me parecem relevantes.

habanero04 Escreveu:Não achas um bocado complicado avançar com um valor concreto? Para mim se paga-se metade, porreiro! O problema é que não conheço a fundo as contas da empresa para poder dizer que este ou aquele valor é que seria o justo.

Então mas se não conheces as contas da empresa como podes dizer que está cara?

Também não posso dizer que esteja barata. Além disso, e tendo em conta o que o TinyTino disse mais atrás, em monopólio há a tendência para a ineficiência, recaindo o ónus de pagar e calar sobre o consumidor final, o qual não tem hipótese de escolha. Continuo a perguntar, será que as margens da EDP estão assim tão esmagadas?

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Eu não sei de que geração és, mas eu ainda sou do tempo :mrgreen: em que a gasosa estava a muito menos que 1€. É natural as pessoas terem a percepção que os combustíveis estão caros se já os pagaram a um preço muito mais baixo.

Se o petróleo voltasse aos preços de 1975, a gasolina hoje custaria mais de 1 euro. Muito por culpa dos impostos que são hoje muito mais altos do que eram no antigamente.

Eh lá! Não sei se em 75 eu já sabia o que era gasolina... também não era preciso ir tão atrás. Esses impostos realmente são uma barbaridade, mais uns imprescindíveis para alimentar a "máquina"...

Elias Escreveu:
Teoria que achas errada? Se a qualidade for a mesma acho que não há justificação nenhuma para comprar mais caro.

ora aí está. Tu partes do princípio que a qualidade é igual. Eu não partilho desse sentimento.

Porra! Tu quando comparas 2 produtos não avalias se a qualidade é ou não a mesma? Se for a mesma compras o mais caro?

por Elias » 4/9/2009 15:05

por bestbland » 4/9/2009 14:59

Elias, responde a esta questão, há pouco coloquei noutro tópico mas ela enquadra-se é neste.

por Elias » 4/9/2009 14:57

Não vou responder aos pontos todos senão isto parece um testamento. Escolho só 2 ou 3 que me parecem relevantes.

habanero04 Escreveu:Não achas um bocado complicado avançar com um valor concreto? Para mim se paga-se metade, porreiro! O problema é que não conheço a fundo as contas da empresa para poder dizer que este ou aquele valor é que seria o justo.

Então mas se não conheces as contas da empresa como podes dizer que está cara?

habanero04 Escreveu:Eu não sei de que geração és, mas eu ainda sou do tempo :mrgreen: em que a gasosa estava a muito menos que 1€. É natural as pessoas terem a percepção que os combustíveis estão caros se já os pagaram a um preço muito mais baixo.

Se o petróleo voltasse aos preços de 1975, a gasolina hoje custaria mais de 1 euro. Muito por culpa dos impostos que são hoje muito mais altos do que eram no antigamente.

Teoria que achas errada? Se a qualidade for a mesma acho que não há justificação nenhuma para comprar mais caro.

ora aí está. Tu partes do princípio que a qualidade é igual. Eu não partilho desse sentimento.

habanero04 Escreveu:Ninguém garante, principalmente num país em que impera a lei do mamanço...

LOL

1 abraço,
Elias

por habanero04 » 4/9/2009 14:50

Mas comigo as coisas funcionam assim: se acho que o produto vale o preço pedido, compro. Se acho que não vale o preço pedido, não compro de todo (ou então procuro alternativas que me agradem).

Isto para mim também é válido. Obviamente que existem várias condicionantes quando se faz a escolha de um produto e a qualidade é uma delas, assim como o é a nossa percepção se o bem vale ou não vale o preço pedido.

Basta, por exemplo, ver os preços praticados nas épocas de saldos para os mesmos produtos. Eu não acredito que os comerciantes vendam abaixo do preço de custo, pois isso seria trabalhar para aquecer, com certeza eles teram margem de lucro, menor mas têm-na, senão mais valia fecharem a loja.

Mas nunca me ponho a dizer "ah e tal isto devia estar mais barato" sem quantificar, isso não é nada, pá! Quando eu escrevo que é demagogia (e por favor não tomes isso como um ataque pessoal!) eu quero dizer que é conversa que não resolve nada. Porque a electricidade podia baixar 20 ou 30% e se calhar tu continuavas a dizer que estava cara. Não tens referências, ou se as tens não as apresentas. Assim não há consenso possível.

É como a cena da gasolina, já vieram montes de gajos aqui ao caldeirão escrever que a gasolina está cara e depois eu pergunto "então e para ti qual seria o preço correcto?" e a resposta é "ah pois isso não sei mas tá cara" (isto quando respondem, porque muitas vezes nem sequer respondem).

Não achas um bocado complicado avançar com um valor concreto? Para mim se paga-se metade, porreiro! O problema é que não conheço a fundo as contas da empresa para poder dizer que este ou aquele valor é que seria o justo. Será que as margens de lucro da EDP estão assim tão esmagadas?

Eu não sei de que geração és, mas eu ainda sou do tempo :mrgreen: em que a gasosa estava a muito menos que 1€. É natural as pessoas terem a percepção que os combustíveis estão caros se já os pagaram a um preço muito mais baixo.

Quanto às telecoms, as telecoms não são supermercados, e actualmente, como disse atrás, existem vários concorrentes em que cada um aparece com outra proposta melhor. Aqui penso que a concorrência até tem estado a funcionar. Falta, no entanto, serem abolidas de vez determinadas cláusulas dos contratos, nomeadamente a dos períodos de fidelização em que se tem que ficar agarrado ao operador durante X tempo. Se houvesse livre escolha de certo que as propostas seriam ainda melhores, a não ser que houvesse cartelização.

Quanto aos supermercados, ou aquisição de bens gerais de consumo, faço as minhas compras em vários locais escolhendo os que me são mais vantajosos (preço/qualidade) para determinados produtos. Quanto aos restaurantes, há muitos onde não entro habitualmente exactamente por causa dos preços praticados. É natural uma vez por outra fazer uma despesas maior, mas muitas vezes até se come bem melhor na tasca da esquina do que no restaurante XPTO.

Cada um é livre de escolher e gastar o que bem entender. Cada um sabe de si. Longe de mim estar a querer impor seja que comportamento de consumo for. Apenas disse que se as pessoas não comprassem a determinados preços elevados, provavelmente isso seria benéfico para o consumidor. Se quem vende não o conseguir fazer a determinado preço, terá que vender a um preço mais reduzido ou fecha a loja.

Por exemplo, no outro dia apetecia-me umas caipirinhas, fui procurar limas e :shock: estavam a praticamente 5€, quando já as comprei este ano (há pouco mais de 1 mês) a 0.99€ e a 1€ e pouco. A fruta era a mesma e a qualidade idêntica. Qual a justificação para esta diferença de preço? É claro que já não fui fazer as caipirinhas e bebi umas bejecas...

Achas mesmo isso? ?

Acho.

Já te ocorreu que essas pessoas podem não querer mudar porque os custos da mudança são elevados?

Também pode ser o caso.

Ou porque estão mal informadas sobre a oferta da concorrência?

Idem.

Ou porque no seu juízo consideram que a concorrência tem piores preços ou pior serviço?

Idem.

E mesmo que não mudem, o que tem isso de mal?

Não tem nada de mal. Tal como disse atrás cada um sabe de si e é livre para tomar as suas decisões.

Eu não quero nada, tu é que apresentaste a teoria de que os consumidores deviam optar pelo mais barato, de forma a haver melhores preços.

Olha eu raramente abasteço em hipers, mesmo quando lá passo à porta. É verdade que às vezes tenho senhas de desconto mas mesmo quando não tenho abasteço na GALP. Ou na BP. E por vezes em Espanha, quando passo na zona da fronteira.

Eu também o faço raramente pelo que já disse atrás, o hiper não está à porta de casa, mas quando há essa oportunidade e necessito atestar o depósito, aproveito-a.

Também costumo abastecer na GALP e na BP, não por escolha de marcas, mas porque é para essas que normalmente tenho talões de desconto.

Repara, a gasolina foi liberalizada e no entanto os preços desceram? Não.
Quem te garante que na electricidade vai ser diferente?

Ninguém garante, principalmente num país em que impera a lei do mamanço...

por Elias » 4/9/2009 13:33

habanero04 Escreveu:
Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Não tenho dados para avançar com um valor para uma tarifa específica

Já calculava que ias dizer isso. Achas então que está cara "porque sim", mas nem sequer sabes qual é o preço que para ti seria adequado. Isso, meu caro habanero, e com todo o respeito, é demagogia barata.

Não vás por aí que não vale a pena. Não me digas que quando vais comprar um produto não tens a noção se é caro ou barato. O que é caro para mim pode não o ser para ti, depende do bolso de cada um. Como consumidor pretendo pagar o valor mais reduzido possível.

Claro que tenho a noção.
Mas comigo as coisas funcionam assim: se acho que o produto vale o preço pedido, compro. Se acho que não vale o preço pedido, não compro de todo (ou então procuro alternativas que me agradem).

Mas nunca me ponho a dizer "ah e tal isto devia estar mais barato" sem quantificar, isso não é nada, pá! Quando eu escrevo que é demagogia (e por favor não tomes isso como um ataque pessoal!) eu quero dizer que é conversa que não resolve nada. Porque a electricidade podia baixar 20 ou 30% e se calhar tu continuavas a dizer que estava cara. Não tens referências, ou se as tens não as apresentas. Assim não há consenso possível.

É como a cena da gasolina, já vieram montes de gajos aqui ao caldeirão escrever que a gasolina está cara e depois eu pergunto "então e para ti qual seria o preço correcto?" e a resposta é "ah pois isso não sei mas tá cara" (isto quando respondem, porque muitas vezes nem sequer respondem).

Agora passamos às telecoms.

habanero04 Escreveu:Nem toda a gente vai a correr atrás do mais barato mas devia.

Mas devia? Devia???? Tu tens bem a noção do que estás a dizer?

Primeiro, estás a usar o preço como único critério de escolha, obliterando os restantes aspectos que o consumidor pode querer valorizar. Tu por acaso escolhes sempre os supermercados mais baratos? Escolhes os restaurantes apenas com base no preço? O teu plano de tarifas de telemóvel é o mais barato do mercado? Ou tens outros critérios que interferem nas tuas escolhas? Pela minha parte, eu não escolho os bens e serviços todos que consumo apenas com base no preço. O preço conta, claro, mas não é o único critério.

Segundo, consideras poder opinar sobre o que os outros deviam fazer e dessa postura eu não partilho. Eu não opino sobre o que os outros deviam ou não comprar. Como consumidor eu estou no meu direito de consumir os produtos que entendo, onde entendo e pagando o preço que é pedido (se eu quiser). E considero que cada um é livre de fazer as suas opções. Se calhar achas que eu devia ir para os mais baratos, pois caso contrário estou a contribuir para inflacionar os preços em geral, mas eu não penso de todo assim.

habanero04 Escreveu:Quem não muda para o mais barato é porque pode ou porque não tem pachorra para andar a mudar e vai deixando andar.

Achas mesmo isso?
Já te ocorreu que essas pessoas podem não querer mudar porque os custos da mudança são elevados?
Ou porque estão mal informadas sobre a oferta da concorrência?
Ou porque no seu juízo consideram que a concorrência tem piores preços ou pior serviço?
E mesmo que não mudem, o que tem isso de mal?

habanero04 Escreveu:No caso dos combustíveis, hás-de ver a quantidade de postos que existem fora dos hipermercados, são de longe muitos mais. Querias agora que toda a gente fosse abastecer nos dos hipers?

Eu não quero nada, tu é que apresentaste a teoria de que os consumidores deviam optar pelo mais barato, de forma a haver melhores preços.
Olha eu raramente abasteço em hipers, mesmo quando lá passo à porta. É verdade que às vezes tenho senhas de desconto mas mesmo quando não tenho abasteço na GALP. Ou na BP. E por vezes em Espanha, quando passo na zona da fronteira.

habanero04 Escreveu:Especula prái à vontade.

Repara, a gasolina foi liberalizada e no entanto os preços desceram? Não.
Quem te garante que na electricidade vai ser diferente?

por habanero04 » 4/9/2009 12:23

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Não tenho dados para avançar com um valor para uma tarifa específica

Já calculava que ias dizer isso. Achas então que está cara "porque sim", mas nem sequer sabes qual é o preço que para ti seria adequado. Isso, meu caro habanero, e com todo o respeito, é demagogia barata.

Não vás por aí que não vale a pena. Não me digas que quando vais comprar um produto não tens a noção se é caro ou barato. O que é caro para mim pode não o ser para ti, depende do bolso de cada um. Como consumidor pretendo pagar o valor mais reduzido possível.

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:]mas com certeza que se o mercado fosse efectivamente liberalizado e houvesse concorrentes à EDP o consumidor optaria pelo mais barato.

Isso pode ser verdade em teoria, mas está longe de corresponder à realidade.
Dou um exemplo: o mercado das telecomunicações foi liberalizado, tens várias empresas que fazem concorrência à PT com preços mais baratos e no entanto a PT continua a ter a posição dominante.
Nem toda a gente vai a correr atrás do mais barato.

Outro exemplo: o mercado dos combustíveis foi liberalizado, os hipers vendem muito mais barato e no entanto têm uma quota de 10 ou 12% (salvo erro) no mercado das vendas de combustíveis.

No caso da PT quantos clientes já perdeu por exemplo no fixo? Eu, por exemplo, e sei de muitos mais casos não tenho fixo da PT por opção, simplesmente não quero pagar o aluguer do telefone porque não faz sentido. No caso dos serviços de TV/Net/telefone agora é que a concorrência e baixa de preços aliado a melhoria dos serviços se tem verificado mais, porque há poucos anos lembro-me de andar a ver preços e eram sempre mais caros na PT que em outro operador.

Nem toda a gente vai a correr atrás do mais barato mas devia. Seria uma forma de haver melhores preços para quem paga esses serviços. Quem não muda para o mais barato é porque pode ou porque não tem pachorra para andar a mudar e vai deixando andar.

No caso dos combustíveis, hás-de ver a quantidade de postos que existem fora dos hipermercados, são de longe muitos mais. Querias agora que toda a gente fosse abastecer nos dos hipers? Isso era impossível. Além disso, nem sempre ficam perto e não compensa ir lá de propósito. Deves concordar com certeza que há muita gente a aproveitar os talões de desconto dos supermercados e dos postos de abastecimento com quem têm parceria.

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:]O valor não faço a mínima ideia qual seria, mas seria de certo mais baixo.

Especulação pura. Então eu vou também especular um bocadinho.

Por exemplo, se o mercado for liberalizado, a electricidade deixará de ser subsidiada e portanto os preços subirão.

Especula prái à vontade.

por Elias » 4/9/2009 11:58

habanero04 Escreveu:mas com certeza que se o mercado fosse efectivamente liberalizado e houvesse concorrentes à EDP o consumidor optaria pelo mais barato.

Isso pode ser verdade em teoria, mas está longe de corresponder à realidade.
Dou um exemplo: o mercado das telecomunicações foi liberalizado, tens várias empresas que fazem concorrência à PT com preços mais baratos e no entanto a PT continua a ter a posição dominante.

Outro exemplo: o mercado dos combustíveis foi liberalizado, os hipers vendem muito mais barato e no entanto têm uma quota de 10 ou 12% (salvo erro) no mercado das vendas de combustíveis.

habanero04 Escreveu:O valor não faço a mínima ideia qual seria, mas seria de certo mais baixo.

Especulação pura. Então eu vou também especular um bocadinho.

Por exemplo, se o mercado for liberalizado, a electricidade deixará de ser subsidiada e portanto os preços subirão.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], marketisnotefficient, Pmart 1 e 89 visitantes