Off-Topic: Onda de assaltos violentos
redhot Escreveu:Simplesmente excelente Flying!!!!
Não que não existam crimes violentos e que não tenham de ser tomadas medidas.
Mas Redhot, estas estatísticas não dizem absolutamente nada sobre a violência dos crimes.
A violência até podia ter passado para o dobro (ou para metade) que segunda esta estatística ficamos a saber o mesmíssimo.
A única coisa que ela mostra é que em comparação com a população, a criminalidade geral registada está a aumentar de forma significativa!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Simplesmente excelente Flying!!!!
Repito: Há um claro aproveitamento comercial por parte das empresas de segurança privada destes factos para estimular psicológicamente o cidadão.
São usados meios jornalisticos, influências militares (ex-militares de alta patente controlam as grandes empresas privadas de segurança) e políticas.
Não é por acaso que o presidente da associação de empresas privadas de segurança é...Ângelo Correia um político influente...
A segurança de bens, pessoas é um negócio que movimenta muito dinheiro...
Repito: Há um claro aproveitamento comercial por parte das empresas de segurança privada destes factos para estimular psicológicamente o cidadão.
São usados meios jornalisticos, influências militares (ex-militares de alta patente controlam as grandes empresas privadas de segurança) e políticas.
Não é por acaso que o presidente da associação de empresas privadas de segurança é...Ângelo Correia um político influente...
A segurança de bens, pessoas é um negócio que movimenta muito dinheiro...
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Outra coisa: a estatística é muito vaga (na verdade, totalmente vaga) quanto à natureza violenta do crime. Não está dividida em termos de tipo de arma (se é que arma é utilizada): branca, de fogo, explosivos, etc. O número de "tiroteios" também seria interessante pois uma coisa é utilizar arma como mero meio de ameaça, outra coisa é efectivamente usá-la e ter intenções reais de disparar ao mínimo motivo.
Também seria interessante avaliar como tem evoluído a criminalidade nesse sentido em termos estatísticos.
Também seria interessante avaliar como tem evoluído a criminalidade nesse sentido em termos estatísticos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/8/2008 16:50, num total de 1 vez.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
FT:
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra pessoas subiram sensivelmente 15% segundo a estatística.
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra o património estão em valor semelhantes.
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra a paz/humanidade/sociedade subiram mais de 20%.
> Outros crimes subiram cerca de 30%.
A população portuguesa está em números relativamente estáveis.
Tenho poucas dúvidas que a (pequena) parcela de crimes contra o Estado e aumento relativo devem-se a alteração da legislação e/ou maior fiscalização. Basta ver a "azáfama" em que andam diversos organismos do Estado atrás do contribuinte e cidadão. Este tema podia ainda ser extendido para debatermos a capacidade das estatística para reflectirem a realidade de forma exacta, como podem ser manipuladas ou como podem derivar da realidade devido a factores terceiros que influenciam os seus valores (por exemplo, um decréscimo da percentagem de pessoas que fazem queixa na PSP fará derivar o número real de crimes do número de crimes registados).
Mas nem é preciso tanto, porque os números não fazem outra coisa que não sustentar o que eu disse no primeiro post.
Estamos aqui a discutir apenas a discutir os números de 6 meros anos, que nesta matéria é quase curto-prazo. Faltam os números de 2007 e os parciais de 2008 que também era interessante considerar. E gostaria ainda de poder comparar com valores de 1990 ou de 1980!
Mas estes números sustentam o que eu disse e até reforçam, no sentido que torna ainda mais inexplicável a frequente argumentação em debates públicos e políticos de que a criminalidade não está a aumentar (como supostamente mostram as estatísticas)!
Curiosamente, num cenário em que a criminalidade sube de forma significativa, o de reclusos tem vindo a baixar ligeiramente (-2.5%).
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra pessoas subiram sensivelmente 15% segundo a estatística.
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra o património estão em valor semelhantes.
> Entre 2000 e 2006 os crimes contra a paz/humanidade/sociedade subiram mais de 20%.
> Outros crimes subiram cerca de 30%.
A população portuguesa está em números relativamente estáveis.
Tenho poucas dúvidas que a (pequena) parcela de crimes contra o Estado e aumento relativo devem-se a alteração da legislação e/ou maior fiscalização. Basta ver a "azáfama" em que andam diversos organismos do Estado atrás do contribuinte e cidadão. Este tema podia ainda ser extendido para debatermos a capacidade das estatística para reflectirem a realidade de forma exacta, como podem ser manipuladas ou como podem derivar da realidade devido a factores terceiros que influenciam os seus valores (por exemplo, um decréscimo da percentagem de pessoas que fazem queixa na PSP fará derivar o número real de crimes do número de crimes registados).
Mas nem é preciso tanto, porque os números não fazem outra coisa que não sustentar o que eu disse no primeiro post.
Estamos aqui a discutir apenas a discutir os números de 6 meros anos, que nesta matéria é quase curto-prazo. Faltam os números de 2007 e os parciais de 2008 que também era interessante considerar. E gostaria ainda de poder comparar com valores de 1990 ou de 1980!
Mas estes números sustentam o que eu disse e até reforçam, no sentido que torna ainda mais inexplicável a frequente argumentação em debates públicos e políticos de que a criminalidade não está a aumentar (como supostamente mostram as estatísticas)!
Curiosamente, num cenário em que a criminalidade sube de forma significativa, o de reclusos tem vindo a baixar ligeiramente (-2.5%).
Infelizmente, o Human Development Report da ONU não nos ajuda em nada, apresentando dados ridiculamente antigos...
FT
FT
- Anexos
-
- UN Human Development Report 2006 - População vítima de criminalidade
- UN HDR 2006 crimes.gif (25.74 KiB) Visualizado 1563 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
MarcoAntonio Escreveu:Esta onda de assaltos violentos incomoda-me de sobremaneira. Não só pelo sentimento crescente de insegurança que advém da própria tendência mas pelo facto de ser um facto evidentíssimo que a criminalidade (e em particular a criminalidade violenta e organizada) vir a aumentar há vários anos.
Marco, sem pôr em causa o sentimento crescente de insegurança que referes, e que a todos nos afecta, tenho-me habituado a ver as tuas intervenções sempre muito bem sustentadas. Neste caso, no entanto, tal não acontece. Não vejo como umas vezes podemos basear as nossas posições em factos e números (veja-se o excelente exemplo dos combustíveis, mas há muitos mais aqui no fórum) e noutros manifestamos opiniões com base em sentimentos - por mais legítimos e genuínos que sejam - sem apresentarmos um único número. Corremos assim o risco de reagirmos a quente em função de emoções e sem observarmos o distanciamento com que devemos tratar estes assuntos.
Como ainda estou meio de férias, resolvi gastar algum tempo a pesquisar o que podia sobre o assunto em Portugal. Como é natural, os dados existentes não respeitam ainda ao ano de 2008, o que nos impede de aferir a sustentação factual dos nossos sentimentos. De qualquer forma, aqui vão:
Dados do INE, constantes dos Indicadores Sociais de 2006, publicados em 12 de Fevereiro de 2008:
- Evolução da criminalidade em Portugal entre 2000 e 2006:

Verifica-se uma evolução global de cerca de 10%, sendo que entre 2002 e 2006 existiu uma quase estagnação. Esta estagnação resultou de um incremento da criminalidade contra as pessoas e de uma redução da criminalidade contra o património (sempre muito mais frequente).
- Evolução do número de reclusos em Portugal entre 2000 e 2006:

Verifica-se uma quase estagnação, com um decréscimo significativo no número de presos preventivos e um acréscimo equivalente, em valores absolutos, nos reclusos condenados. Esta redução dos presos preventivos ainda não considera as últimas alterações ao código penal que terão conduzido, segundo o que tenho lido e ouvido, a uma nova e importante redução deste tipo de reclusos. Este facto poderá eventualmente estar ligado a um eventual aumento da criminalidade nos tempos mais recentes, mas não encontrei até agora quaisquer dados dignos de confiança sobre tal.
Dados da PSP, constantes do Balanço Social de 2007:
- Evolução do número de efectivos da PSP com funções policiais entre 1999 e 2007:

Apesar da redução verificada em 2004 e da estagnação ocorrida em 2006, a tendência geral tem sido de aumento dos efectivos da PSP com funções policiais. Claro que isto, por si, não significa que a prevenção do crime seja proporcionalmente mais eficaz, mas não deixa de ser um indicador.
Gostaria de complemntar estes dados com outros, se possível mais recentes e mais detalhados, bem como com algumas comparações internacionais. Vou continuar a procurar e agradeço desde já a quem possa também contribuir.
Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
nunofaustino Escreveu:Já disse isto várias vezes e volto a repetir... o grande problema em portugal é a justiça. Lenta e ineficaz que inibe o investimento estrangeiro e nacional (de qualidade), faz com que a cultura da impunidade e da burla prolifere e leva a um desânimo de quem quer trabalhar...
A justiça em Pt está de rastos e não será fácil conseguir endireitá-la, mas é essencial fazer isso. Deveria ser o ponto principal dos governos... Mais importante do que a educação!
Há alguma lógica em termos julgamentos que durem 5 anos como o da casa pia? Que processos atrás de processos prescrevam?
Um abr
Nuno
Atenção Nuno , que esses processos que demoram todo esse tempo ja sabemos pq acontecem , a minha advogada teve um julgamento do genero mas como o tipo era pobrezito foi julgado e condenado rapidamente. A justiça é lenta mas só para quem pode.
Mas é verdade a justiça não existe e esta de rastos, mas como serve os interesses instalados vai continuar assim.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Já disse isto várias vezes e volto a repetir... o grande problema em portugal é a justiça. Lenta e ineficaz que inibe o investimento estrangeiro e nacional (de qualidade), faz com que a cultura da impunidade e da burla prolifere e leva a um desânimo de quem quer trabalhar...
A justiça em Pt está de rastos e não será fácil conseguir endireitá-la, mas é essencial fazer isso. Deveria ser o ponto principal dos governos... Mais importante do que a educação!
Há alguma lógica em termos julgamentos que durem 5 anos como o da casa pia? Que processos atrás de processos prescrevam?
Um abr
Nuno
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Bullet23 Escreveu:Caro Woodhare
Gostaria de saber como posso garantir o direito à propriedade privada, sem segurança?!
Quando dizes que crimes destes sempre existiram, volto a referir que é demagogia.
Crimes sempre existiram... destes?!....Não me recordo.
Recordo-me sim que a criminalidade está a aumentar, devido a múltiplos factores, mas o que é certo é que está a aumentar e um dos factores é a inoperância do estado.
Crimes contra a humanidade sempre houve e sempre haverá mas compete-nos a nós todos lutar contra estes crimes e quando digo todos é mesmo todos.
Abraço
Ninguém ainda tinha usado um explosivo chamado C-4 em Portugal com fins criminosos, mas não era propriamente a esse tipo de diferença que me referia.
Sempre houve crimes e insegurança e dizer que não houve é ilusão, e também houve alturas em que o Estado era o criminoso e matava e torturava pessoas.
Eu não sei se a criminalidade está a aumentar, segundo parece as estatísticas dizem que não.
Quanto ao Estado garantir o direito à propriedade privada, acho que essa pergunta tens tu que responder, porque eu já encontrei resposta, o Estado pode garantir legalmente esse direito, na prática não pode fazer mais que esforçar-se por garantir que a propriedade permaneça em posse dos cidadãos.
Editado pela última vez por Woodhare em 22/8/2008 14:16, num total de 1 vez.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Tendo em conta os comentários neste tópico,estou completamente espantado (embora já habituado) com a postura do pessoal em geral face à gravidade do que se está a passar em termos de segurança.
Face a estas opiniões, eu tenho de dizer algo muito parecido com o que disse o jornalista da TVI na entrevista:
-A culpa dos assaltos é das pessoas que são assaltadas
1ab a todos
Face a estas opiniões, eu tenho de dizer algo muito parecido com o que disse o jornalista da TVI na entrevista:
-A culpa dos assaltos é das pessoas que são assaltadas

1ab a todos
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Sim esses exemplos que destes são alguns dos erros que cometi e que podiam ser evitados.
Já te passou pela cabeça que para o Estado erradicar a criminalidade tinha que cobrar impostos muito superiores aos que cobra e suprimir as liberdades individuais a um ponto em que o próprio Estado se tornava o criminoso.
Que tu utilizas mais eficientemente os teus recursos a fazer a parte que o Estado não pode fazer na defesa da tua segurança?
Faz algum sentido que as pessoas tenham um prejuízo muito maior em impostos para evitar um assalto que ou nunca vai ocorrer ou que trará um prejuízo monetário muito menor?
E em relação às pessoas que têm profissões aonde existe maior risco de assaltos não é muito menos dispendioso para todos que sejam eles a pagar o extra necessário em protecção e não serão eles muito mais capazes do que o Estado para fazer esse investimento de forma mais eficiente e eficaz?
Já te passou pela cabeça que para o Estado erradicar a criminalidade tinha que cobrar impostos muito superiores aos que cobra e suprimir as liberdades individuais a um ponto em que o próprio Estado se tornava o criminoso.
Que tu utilizas mais eficientemente os teus recursos a fazer a parte que o Estado não pode fazer na defesa da tua segurança?
Faz algum sentido que as pessoas tenham um prejuízo muito maior em impostos para evitar um assalto que ou nunca vai ocorrer ou que trará um prejuízo monetário muito menor?
E em relação às pessoas que têm profissões aonde existe maior risco de assaltos não é muito menos dispendioso para todos que sejam eles a pagar o extra necessário em protecção e não serão eles muito mais capazes do que o Estado para fazer esse investimento de forma mais eficiente e eficaz?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
Fui assaltado várias vezes quando era novo e nunca culpei o Estado, apenas a mim mesmo, tentei evitar os erros que cometia e fui aprendendo a desenrascar-me.
Que erros?
Andares em locais pouco policiados com dinheiro no bolso?!
O estado não tem de garantir segurança aos cidadãos?
Então vamos andar todos armados como no Far-West?
Ou deixamos de sair à rua?
Epá, não compreendo o teu ponto de vista, agora a culpa de seres assaltado é tua?!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Caro Woodhare
Gostaria de saber como posso garantir o direito à propriedade privada, sem segurança?!
Quando dizes que crimes destes sempre existiram, volto a referir que é demagogia.
Recordo-me sim que a criminalidade está a aumentar, devido a múltiplos factores, mas o que é certo é que está a aumentar e um dos factores é a inoperância do estado.
Crimes contra a humanidade sempre houve e sempre haverá mas compete-nos a nós todos lutar contra estes crimes e quando digo todos é mesmo todos.
Abraço
Abraço
- Registado: 27/5/2008 12:02
Re: Insegurança
Woodhare Escreveu:Bullet23 Escreveu:Caro Woodhare
Não posso estar de acordo contigo. O estado tem que garantir a segurança das pessoas. Essa é uma das funções do estado.
É também para isso que pagas impostos, ou não?
Achas que, se assaltassem a tua casa a tua atitude seria a de por um alarme ou mudar de casa ou quem sabe mudar de País ou até comprar uma arma. Era legítimo fazeres qualquer uma destas coisas, mas também é legítimo ao povo reclamar e exigir segurança, caso contrário isto é o Far West.
Também dizer que crimes destes sempre existiram é pura demagogia.
Cumprimentos e Abraços
Também não pposso concordar contigo, o papel do Estado não é garantir a segurança ds pessoas porque nenhum Estado o pode fazer, nem mesmo um Estado que suprima todas as liberdades do ser humano o consegue, o papel do Estado é sim garantir o direito á propriedade privada e tentar assegurar esse direito sem desrespeitar a liberdade dos cidadãos.
Crimes destes sempre existiram e existem crimes muito mais hediondos contra os seres humanos que também sempre existiram.
Sim isto não é um far-west mas compete a todos os cidadãos combater a criminalidade e compete a cada um tomar as suas medidas para se proteger em relação aos riscos inerentes à sua profissão. Isto não quer dizer as forças de segurança não devam actuar e os tribunais condenar. Apenas que eles fazem a parte deles e nós fazemos a nossa.
Fui assaltado várias vezes quando era novo e nunca culpei o Estado, apenas a mim mesmo, tentei evitar os erros que cometia e fui aprendendo a desenrascar-me.
Prefiro pagar menos impostos e desenrascar-me mais.
Re: Insegurança
Bullet23 Escreveu:Caro Woodhare
Não posso estar de acordo contigo. O estado tem que garantir a segurança das pessoas. Essa é uma das funções do estado.
Achas que, se assaltassem a tua casa a tua atitude seria a de por um alarme ou mudar de casa ou quem sabe mudar de País ou até comprar uma arma. Era legítimo fazeres qualquer uma destas coisas, mas também é legítimo ao povo reclamar e exigir segurança, caso contrário isto é o Far West.
Cumprimentos e Abraços
Também não pposso concordar contigo, o papel do Estado não é garantir a segurança ds pessoas porque nenhum Estado o pode fazer, nem mesmo um Estado que suprima todas as liberdades do ser humano o consegue, o papel do Estado é sim garantir o direito á propriedade privada e tentar assegurar esse direito sem desrespeitar a liberdade dos cidadãos.
Crimes destes sempre existiram e existem crimes muito mais hediondos contra os seres humanos que também sempre existiram.
Sim isto não é um far-west mas compete a todos os cidadãos combater a criminalidade e compete a cada um tomar as suas medidas para se proteger em relação aos riscos inerentes à sua profissão. Isto não quer dizer as forças de segurança não devam actuar e os tribunais condenar. Apenas que eles fazem a parte deles e nós fazemos a nossa.
Re: Charles coloco a notícia na integra
redhot Escreveu:mcarvalho Escreveu:O general Garcia Leandro alertou, no entanto, que a responsabilidade pela segurança cabe aos próprios cidadãos e às empresas, sublinhando que o Estado não pode ser o único a ter preocupações nessa área.
Ora até que enfim alguém toca no cerne da questão.
Assaltos a bancos e ourivesarias, minorias étnicas a matarem-se, que eu me lembre sempre existiram em Portugal. No entanto o jornalímo dá nos dias de hoje mais cobertura a estas histórias.
Há uma necessidade das empresas privadas de segurança avançarem no terreno. Precisam de mais dinheiro para se alimentarem.
A industría de segurança privada em Portugal emprega muita gente e movimenta muito dinheiro: Vigilantes, transporte de valores, sistemas de video-vigilância, alarmes, etc.. Tudo isto movimenta MUITO dinheiro.
Por cada vigilante com um ordenado de 800 eur./mês que esteja de serviço numa empresa a empresa de segurança chega a cobrar 3000 eur./mês. (e às vezes mais). Imaginem uma empresa que tenha 10 vigilantes. Façam as contas à margem de lucro...Claro que tem de pagar ao vigilante o subsísio de férias, Natal, dar formação. Mas isso são peanuts em relação à margem de lucro final...
Estas empresas privadas são lideradas (pelo menos as maiores) por ex-militares de alta patente na reserva (generais, coroneis, etc.).
Alguns destes dirigentes já foram dirigentes das ex-polícias portuguesas...
Para estas empresas privadas não é conveniente que os polícias patrulhem as ruas. Que tenham condições, etc..
É importante que existam condições para o crime acontecer para que as empresas privadas de segurança depois possam avançar no terreno e ganhar as suas fabulosas margens.
Os jornais, notíciários televisivos vão fazendo o resto.
Nos programas cor de rosa da tv (durante as manhãs dos dias de semana), lá estão sempre os profetas do crime a falar dos crimes que foram cometidos no dia anterior e a lançar o estímulo psicológico aos cidadãos.
A máfia napolitana ou camorra siciliana oferecia protecção à força em troca de dinheiro. Quem quizesse estar "protegido" tinha de pagar o dízimo senão zás...
Agora a protecção é paga com uma factura legal e com iva a 20% (ou quem sabe no futuro passe a ser um bem essencial a 5%...).
E os polícias quietinhos dentro das esquadras. Treinar bem os GOE's para os casos de resgate de reféns e essas coisas. Os outros sossegadinhos....
O dinheiro investido pelo estado em 100Km de uma qualquer auto-estada dava para encher de polícias as ruas de todas as cidades portuguesas durante muitos anos.
Mas isso não é conveniente...
Pensem nisso!!!
Redhot,
Em cheio!
------
Charles,
Em relação aos 70%, não é difícil, são os media que moldam as opiniões do povão...
Exemplos destes temos em todo o lado, todos os canais.
Quem é que construiu o mito da Galp e o aumento de combustíveis?
Taxa Robin dos Bosques, porque apareceu?
A lavagem continua, o circo está cada vez mais festivo!
Venha o BigBrother17!
Venham os Morangos com Açúcar!
Venha mais Futebol!
Venha mais Fado!
Venha mais Fátima!
É disto é que o Povo gosta!
Venham as manifs, as greves e o nã fá nada no trabalho!
Jolas e tremoços...
Abraço
PS: Venha a privatização do Estado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
sargotrons Escreveu:Bom dia,
eu tenho um colega brasileiro no trabalho que fez um comentário hilariante, que disse que a primeira vez que entrou num banco cá em Portugal, voltou a sair para olhar para a porta a pensar que tinha entrado numa loja de telémoveis!
O sentimento de segurança, ou melhor o não sentimento de insegurança é das melhores coisas que Portugal tem, se isso se perde quer por realidade ou empolamento mediático é uma grande perda!
P.S. este ano não há fogos!Ou será que há? Eu pelo menos não vi nenhum reporter cercado pelas chamas.
E por vezes a casa é assaltada e no dia seguinte tens um vendedor de alarmezecos à porta...Também dá que pensar...
Monkey Trader
Armas já «deram» quatro milhões de euros ao Estado
É o valor dos imposto de uso e porte de arma pago só nos primeiros seis meses de 2008.
A procura crescente de armas para defesa pessoal permitiu ao Governo arrecadar mais de quatro milhões de euros com o imposto de uso e porte de arma, só no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o jornal «Correio da Manhã», que esta sexta-feira avança com as contas, isto significa que as receitas pagas pelos detentores de armas de fogo quase duplicaram em relação a igual período do ano passado.
O número de licenças tem vindo a aumentar e, só nos últimos dois anos, foram compradas mais 92 mil armas. Fontes policiais confirmaram ao «Correio da Manhã» que, apesar das restrições da nova lei de 2006, há um aumento da procura de armas para defesa pessoal. Os números da PSP apontam para quase um milhão e meio de armas legais no País.
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=983680
É o valor dos imposto de uso e porte de arma pago só nos primeiros seis meses de 2008.
A procura crescente de armas para defesa pessoal permitiu ao Governo arrecadar mais de quatro milhões de euros com o imposto de uso e porte de arma, só no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o jornal «Correio da Manhã», que esta sexta-feira avança com as contas, isto significa que as receitas pagas pelos detentores de armas de fogo quase duplicaram em relação a igual período do ano passado.
O número de licenças tem vindo a aumentar e, só nos últimos dois anos, foram compradas mais 92 mil armas. Fontes policiais confirmaram ao «Correio da Manhã» que, apesar das restrições da nova lei de 2006, há um aumento da procura de armas para defesa pessoal. Os números da PSP apontam para quase um milhão e meio de armas legais no País.
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=983680
Insegurança
Caro Woodhare
Cumprimentos e Abraços
Cumprimentos e Abraços
- Registado: 27/5/2008 12:02
Bom dia,
eu tenho um colega brasileiro no trabalho que fez um comentário hilariante, que disse que a primeira vez que entrou num banco cá em Portugal, voltou a sair para olhar para a porta a pensar que tinha entrado numa loja de telémoveis!
O sentimento de segurança, ou melhor o não sentimento de insegurança é das melhores coisas que Portugal tem, se isso se perde quer por realidade ou empolamento mediático é uma grande perda!
P.S. este ano não há fogos!Ou será que há? Eu pelo menos não vi nenhum reporter cercado pelas chamas.
Não faz mal!...
Eu concordo que a projecção dos media não invalida as estatistícas. E depois também há as modas de verão, a onda de crimes passionais, as crianças que viam as Tartarugas Ninja e asseguir se matavam umas às outras, enfim...
Será que alguém acha que deixaram de haver violações ou maus tratos a menores só porque não se fala nisso?
Uma coisa que eu noto é que certos crimes são recorrentes e idênticos, um comerciante dizia que já foi assaltado várias vezes e sempre da mesma maneira, mas será que não competia aos próprios comerciantes tomarem providências para evitar esses assaltos? Ou então mudarem-se para profissões em que haja menos risco de assédio criminal? Dizer que o Estado devia garantir completa segurança não será o mesmo que um investidor dizer que o Estado devia garantir que os seus investimentos nunca dão para o torto?
Mas concordo que tribunais ao serviço do cidadãos e não dos criminosos ajudavam.
Também sei que este tema é polémico mas nos EUA muitos criminosos são apanhados por cidadãos armados com treino apropriado, um spray de auto defesa é uma grande ajuda de defesa numa tentativa de violação ou assalto, no entanto existem fortes restrições à venda de armas ou instrumentos de auto defesa no nosso país.
Será que alguém acha que deixaram de haver violações ou maus tratos a menores só porque não se fala nisso?
Uma coisa que eu noto é que certos crimes são recorrentes e idênticos, um comerciante dizia que já foi assaltado várias vezes e sempre da mesma maneira, mas será que não competia aos próprios comerciantes tomarem providências para evitar esses assaltos? Ou então mudarem-se para profissões em que haja menos risco de assédio criminal? Dizer que o Estado devia garantir completa segurança não será o mesmo que um investidor dizer que o Estado devia garantir que os seus investimentos nunca dão para o torto?
Mas concordo que tribunais ao serviço do cidadãos e não dos criminosos ajudavam.
Também sei que este tema é polémico mas nos EUA muitos criminosos são apanhados por cidadãos armados com treino apropriado, um spray de auto defesa é uma grande ajuda de defesa numa tentativa de violação ou assalto, no entanto existem fortes restrições à venda de armas ou instrumentos de auto defesa no nosso país.
Editado pela última vez por Woodhare em 22/8/2008 8:58, num total de 2 vezes.
Laaz Rockit Escreveu:Lion_Heart Escreveu:E é assim em todos os assaltos , a policia não esta para se meter e levar chumbo, portanto aguardam que tudo aconteça e depois e que aparecem. Nuns Países a policia serve para servir o cidadão e isso implica arriscar a vida, aqui são funcionários publicos, o nacional porreirismo.
E para que é que eles se haviam de meter? Se mandam bala são criticados, se não mandam são criticados na mesma. Se prendem, alguém solta, se não prendem...
Concordo , o problema esta na nossa televisão sensionalista que procura sempre a contorvérsia e nunca a simplicidade.Mas parece ser o que o povo gosta senão eles rapidamente acabavam com isso.
Ex basico : EUA noticia: policia atira sobre bandidos para proteger bens e pessoas . Portugal noticia: bandidos foram alvejados pela policia quando tentavam asslatar um banco. Parece a mesma coisa mas não é. Por ca damos muito valor aos coitadinhos ( que de coitadinhos não tem nada) Eu digo que a policia deve sempre atirar a matar quando um bandido não se entrega, quanto mais não seja para proteger possiveis inocentes que se venham a cruzar com esses bandidos posteriormente.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:E é assim em todos os assaltos , a policia não esta para se meter e levar chumbo, portanto aguardam que tudo aconteça e depois e que aparecem. Nuns Países a policia serve para servir o cidadão e isso implica arriscar a vida, aqui são funcionários publicos, o nacional porreirismo.
E para que é que eles se haviam de meter? Se mandam bala são criticados, se não mandam são criticados na mesma. Se prendem, alguém solta, se não prendem...
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Lion_Heart Escreveu:charles Escreveu:
Um estudo recente revela que o sentimento de insegurança aumenta em Portugal. Mais de 70% das pessoas ouvidas considera que a segurança piorou em 2007.
Em pleno sentimento de insegurança, a TVI foi conhecer de perto como vivem alguns dos agentes da PSP. E as queixas são muitas¿ Os polícias vivem mal, em camaratas sem as mínimas condições, com um salário médio de 800 euros e a vida em risco.
São homens e mulheres desiludidos, que todos os dias vestem a farda e arriscam a própria vida em cada esquina de um País que já foi de brandos costumes.
Ai está uma frase com que não concordo! Se estão mal PORQUE NÃO PROCURAM UM EMPREGO MELHOR? É so queixas, mas ninguem sai, por isso quer dizer que não estão tão mal assim. e arriscar a vida, só se for por azar pois ninguém o faz.
São só mais alguns promenores, eu até coloquei mais este post por causa desta passagem, que vale o que vale:
Um estudo recente revela que o sentimento de insegurança aumenta em Portugal. Mais de 70% das pessoas ouvidas considera que a segurança piorou em 2007.
de resto acho que o problema é a nivel politico, e tem a ver com o actual código penal, terá seguramente tambem a ver com quanto custa um preso, estar preso (passe o redondância),que quanto a mim potencia gravemente os comportamentos criminosos, a questão das queixas habituais dos policias são tambem mais um promenor, mas pelo que se sabe as condições não são as melhores.
Cumpt