Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - Eventos astronómicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 15/9/2011 16:25

Atomez Escreveu:Isto deve-se à inclinação das órbitas nesta altura do ano.

Na verdade isto deve-se unicamente à inclinação do eixo da Terra, que faz com que a Ecliptica tenha uma inclinação muito pequena relativamente ao horizonte.

Já agora: em Outubro o fenómeno repete-se, sendo então conhecido por Hunter's Moon (Lua Cheia do caçador).

Registado: 5/11/2002 12:21

por atomez » 15/9/2011 16:19

Nesta altura do ano observa-se o fenómeno lunar conhecido por Harvest Moon, ou Lua das Colheitas.

Na lua cheia de Setembro, próximo do equinócio do outono, 23 de Setº, a Lua Cheia nasce na altura do pôr do Sol ou pouco depois durante 2 ou 3 dias.

O normal é a Lua nascer cada dia quase uma hora mais tarde, mas nesta altura a diferença é de menos de meia hora por dia. Isto deve-se à inclinação das órbitas nesta altura do ano.

Para os agricultores é (era) mais um pouco de luz que ajuda nas colheitas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 15/9/2011 11:02

Presa35 Escreveu:Venham para o campo e verão as condições de oservação muito melhoradas.
Tenho aqui uma eira (sabem o que é?) espectacular para montar o telescópio em dias de céu limpo.
Ja tenho feito algumas observaçóes muito interessantes, quer com telescópio que a olho nu.

Hoje dia mesmo em zonas rurais é difícil encontrar locais sem poluição luminosa.

Uma boa forma de testar a qualidade do céu é medir a "magnitude limite" (isto é, o brilho da estrela mais fraca visível a olho nu). Para isso faz-se uma pequena contagem de estrela numa determinada zona do céu - trata-se de uma zona pequena, tipo um triângulo ou um quadrado por isso estamos a falar de contar 20 ou 30 estrelas.

Em sítios com boa qualidade, a magnitude limite pode chegar aos 6,0 mas nas zonas muito iluminadas pode ficar pelos 5 ou menos. Em Lisboa consegui uma ver atingir os 5,9 numa madrugada de Janeiro há cerca de 20 anos, mas foi uma ocasião irrepetível, porque hoje em dia a luz é muito mais intensa.

Valores acima de 6,0 só são possíveis em locais muito escuros e em dias muito transparentes. O meu recorde pessoal foi de 6,3 - na ocasião estava numa ilha deserta em Cabo Verde onde não havia qualquer fonte de iluminação.

por Presa36 » 15/9/2011 10:42

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Elias,

Eu vendo-te o meu!!! :mrgreen:

carrancho,

Agradeço a oferta, mas faltou-me explicar isto: uma das razões pelas quais ainda não comprei um telescópio novo é pela falta de oportunidade de realizar observações, essencialmente devido à chamada "poluição luminosa" - hoje em dia é difícil encontrar lugares pouco iluminados onde haja um céu de qualidade.

Só tenciono avançar com a compra quando essas condições estiverem criadas.

Porque vivem nas metrópoles...
Venham para o campo e verão as condições de oservação muito melhoradas.
Tenho aqui uma eira (sabem o que é?) espectacular para montar o telescópio em dias de céu limpo.
Ja tenho feito algumas observaçóes muito interessantes, quer com telescópio que a olho nu.

Registado: 5/11/2002 0:25

por vset » 15/9/2011 10:39

joaoventura Escreveu:Para iniciantes na Astronomia, os telescópios mais em conta em relação qualidade/preço tendem a ser os da marca Skywatcher. Tenho um Dobson reflector de 200 mm, que comprei há largos anos, e ainda está quase como novo (excepto riscos da utilização normal) e a qualidade visual é excelente para um telescópio chinês de 400€..
Mas há obviamente modelos bem mais baratos, e menores, pois 200 mm de espelho já faz um telescópio bem grande, pesado e pouco prático de estar a montar/desmontar..

Já agora, sugiro que evitem Fnac's e outros hipers! Uma colega minha comprou um telescópio Konus 150mm por 270€ que eu sugeri-lhe devolver o mais rápido possível. Pouca qualidade geral, a montagem estava "presa" de movimentos, os motores eléctricos não funcionavam, o focador estava "perro" tornando impossível obter um bom foco, enfim, só desgraças.

Há poucas lojas em Portugal especializadas na venda de telescópios, e é nestas que eu recomendo comprar. Deixo uns links das que conheço:
- Astro Foto : http://www.astrofotoportugal.com/
- BrightStar - Instrumentos Cientificos : http://www.bstar-science.com/
- Galáctia - Espaço M51 : http://www.gem51.com/
- Perseu : http://www.perseu.pt/

Cumps,
João Ventura

Tens fotos do que consegues ver no telescópio?

Cps.

Registado: 11/1/2004 13:37

por joaoventura » 15/9/2011 10:29

Para iniciantes na Astronomia, os telescópios mais em conta em relação qualidade/preço tendem a ser os da marca Skywatcher. Tenho um Dobson reflector de 200 mm, que comprei há largos anos, e ainda está quase como novo (excepto riscos da utilização normal) e a qualidade visual é excelente para um telescópio chinês de 400€..
Mas há obviamente modelos bem mais baratos, e menores, pois 200 mm de espelho já faz um telescópio bem grande, pesado e pouco prático de estar a montar/desmontar..

Já agora, sugiro que evitem Fnac's e outros hipers! Uma colega minha comprou um telescópio Konus 150mm por 270€ que eu sugeri-lhe devolver o mais rápido possível. Pouca qualidade geral, a montagem estava "presa" de movimentos, os motores eléctricos não funcionavam, o focador estava "perro" tornando impossível obter um bom foco, enfim, só desgraças.

Há poucas lojas em Portugal especializadas na venda de telescópios, e é nestas que eu recomendo comprar. Deixo uns links das que conheço:
- Astro Foto : http://www.astrofotoportugal.com/
- BrightStar - Instrumentos Cientificos : http://www.bstar-science.com/
- Galáctia - Espaço M51 : http://www.gem51.com/
- Perseu : http://www.perseu.pt/

Cumps,
João Ventura

Registado: 21/1/2011 13:02

por Elias » 15/9/2011 8:58

vset Escreveu:Elias que modelo aconselhas desses que escreveste?

Neste momento não posso aconselhar nenhum pois nem sequer estou a par dos modelos actuais... Apenas referi duas marcas mais conhecidas (há outras).

por vset » 15/9/2011 8:32

Bom dia,

que tipo de imagens se conseguem observar? Têm fotos?

Elias que modelo aconselhas desses que escreveste?

Cumprimentos.

por carrancho » 15/9/2011 0:44

Então arranja lá isso, por ser para ti nem cobro nada pelo ácaro morto! Quem é amigo, quem é?!? :wink:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Elias » 15/9/2011 0:39

carrancho Escreveu:Elias,

carrancho,

Agradeço a oferta, mas faltou-me explicar isto: uma das razões pelas quais ainda não comprei um telescópio novo é pela falta de oportunidade de realizar observações, essencialmente devido à chamada "poluição luminosa" - hoje em dia é difícil encontrar lugares pouco iluminados onde haja um céu de qualidade.

Só tenciono avançar com a compra quando essas condições estiverem criadas.

por carrancho » 15/9/2011 0:32

Elias,

Abraço,
Carrancho

por Elias » 15/9/2011 0:30

vset Escreveu:Boa noite,

têm telescópio em casa?

Que observações fazem?

Atentamente.

Eu tenho um que construí à mão no já distante ano de 1987 - é um reflector tipo newton com 150mm de objectiva.

Já não o utilizo muito, mois dada a idade já tem algumas componentes em mau estado, mas nos tempos áureos do instrumento cheguei a ver nebulosas, planetas, enxames de estrelas, a lua... de tudo um pouco.

Um ano destes talvez compre um Meade ou Celestron todo especial de corrida.

por carrancho » 15/9/2011 0:28

vset Escreveu:Boa noite,

têm telescópio em casa?

Que observações fazem?

Atentamente.

Eu tenho...

... um dia vi um no Porto numa loja de cenas em 2ª mão, que comprei por 150€.

Já observei coisas muito interessantes... por exemplo... uma das lentes, ou lá o que aquilo é (um tubo com uma lente em cada extremo sem possibilidade de desmontar para limpar), tem o que chamo de ácaro morto lá dentro, ampliado no telescópio parece que estou a ver um ET do mais feio que se pode imaginar!!! :lol:
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 15/9/2011 0:19

Gostei de saber que a exploração espacial continua viva e com objectivos audaciosos.

:)
Abraço,
Carrancho

por vset » 15/9/2011 0:10

Boa noite,

têm telescópio em casa?

Que observações fazem?

Atentamente.

por T1ag0 » 15/9/2011 0:08

Planeta com possíveis condições de vida é descoberto

Redação SRZD | Ciência e Saúde | 12/09/2011 21h03

Nesta segunda-feira, astrônomos europeus anunciaram a descoberta de um planeta que poderia ter água líquida, condição fundamental para o desenvolvimento de vida humana. O novo astro é um dos 50 novos planetas descobertos fora do Sistema Solar.

O HD 85512b, como foi batizado, é uma super-Terra que fica a 35 anos-luz da Terra. O exoplaneta - nome dado aos astros do tipo fora do Sistema Solar - fica na chamada zona habitável. Planetas são chamados assim quando têm massa entre uma e dez vezes maior que a da Terra. Ao todo são 16 super-Terras localizadas pelo Eso (Observatório Eurupeu do Sul).

O novo planeta tem a estrela menor e menos brilhante do que o Sol. Para haver condições que permitam a vida, o HD 85512b precisaria orbitar um pouco mais próximo. No entanto, ele está quase no limite dessa proximidade.

Apesar dos fatores positivos, ainda é preciso tempo para saber qual é a composição e a possível atmosfera do planeta recém-descoberto. A atual geração de telescópios não consegue captar essas informações, portanto não é possível afirmar se o planeta é realmente habitável.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/14 ... descoberto

Registado: 29/3/2010 17:06

por MarcoAntonio » 14/9/2011 23:43

Já agora, vale a pena notar (afinal os temas do tópico são precisamente os astronómicos) que o programa Constellation na sua encarnação anterior visava também chegar a Marte.

Contudo, o conceito era - sucintamente - voltar à Lua numa fase inicial, como uma espécie de trampolim para chegar a outros destinos (como Marte).

Já o programa Apollo tinha sido um programa altamente faseado em termos de objectivos, recorde-se.

Entretanto, no meio de ponderações orçamentais e estratégico-científicas - que já vinham a ser discutidas há algum tempo - a abordagem passou a ser outra: um programa mais flexível que deverá começar pela exploração de asteroids (mais particularmente near earth objects) e depois então Marte.

E esta é a política e visão actual dos próximos passos de exploração espacial onde serão utilizados estes veículos de que aqui se falou: o novo sistema de lançamento (que ainda não tem nome oficial) e o veículo tripulado Orion.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 14/9/2011 23:29

Expliquei-me mal.

por MarcoAntonio » 14/9/2011 23:26

Elias Escreveu:Marco,

Não estou a confundir.

O que foi cancelado foi o programa Constellation que ia usar o veículo espacial Orion.

Neste momento, tanto quanto sei, não existe ainda qualquer plano (data) para lançar o Orion.

Oh Elias, tu disseste que "esse" programa estava cancelado quando o post que colocaste diz precisamente o que eu disse!

MarcoAntonio Escreveu:
A notícia não refere mas os "asteróides" que estão no horizonte de serem visitados são os "near earth" (como por exemplo Cruithne que é "quase" uma segunda lua da Terra).

Estes objectos são mais interessantes para visitar do que Marte (e mesmo até do que a Lua) dada a maior facilidade que envolve fazê-lo e têm sido descobertos uma data deles nos últimos anos.

Antes de chegarmos a Marte, deveremos visitar um ou vários desses asteróides...

Elias Escreveu:The bill is basically a retooling of the Constellation Program, moving the objective away from a moon base and more towards a Near-Earth object (NEO) mission and an eventual Mars landing.

O programa Constellation anterior foi suspenso, estando a ser redesenhado para fazer o que eu disse (e que se pode confirmar no post que tu colocaste).

As missões do novo programa devem ocorrer ainda durante esta década...

Na versão original do programa, o veículo iria ser lançado por outro foguetão mas entretanto foi redesenhado um novo sistema de lançamento para ele: é sobre esse sistema que tu precisamente colocaste uma notícia!

On 11 October 2010, with the cancellation of the Constellation Program, the Ares program ended and at that time the Orion vehicle was planned to be launched on top of an alternative, cheaper Space Launch System to the Ares series.

O que tu mencionaste portanto foi o cancelamento de um programa anterior quando eu já estou a falar do novo programa como podes ver facilmente...

Aliás, a própria notícia que tu colocaste menciona lá o Orion no final.

:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 14/9/2011 23:16

Marco,

Não estou a confundir.

O que foi cancelado foi o programa Constellation que ia usar o veículo espacial Orion.

Neste momento, tanto quanto sei, não existe ainda qualquer plano (data) para lançar o Orion.

por MarcoAntonio » 14/9/2011 23:10

Elias, estás a confundir o veículo com o programa. Uma coisa são os programas (gemini, mercury, apollo, etc) e outra são os veículos.

O Orion é o novo veículo tripulado que está a ser desenvolvido e vai ser utilizado em programas futuros.

O novo alinhamento visa Marte e Near Earth Objects (asteroids cujas órbitas passam muito próximo da Terra, na ordem de dezenas de vezes a distância da Terra à Lua) e deve começar precisamente pelos asteroids e depois então Marte.

Foi precisamente o que eu escrevi mais acima se subires a página e vires o meu primeiro post a seguir ao teu...

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/9/2011 23:05

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, o "foguetão" é apenas parte do conjunto naturalmente e a NASA vai voltar como é sabido de novo a adoptar para o próximo ciclo de exploração espacial um modelo semelhante ao já utilizado durante o programa Apollo, com um veículo tripulado que já nada terá que ver com a Space Shuttle.

Esse veículo é o Orion...

Creio que esse programa está parado:

Orion (spacecraft)
From Wikipedia, the free encyclopedia

Orion is a spacecraft designed by Lockheed Martin for NASA, the space agency of the United States. Orion development began in 2005 as part of the Constellation program, where Orion would fulfill the function of a Crew Exploration Vehicle. Each Orion spacecraft was projected to carry a crew of four astronauts. The spacecraft was originally designed to be launched by the Ares I launch vehicle. On 11 October 2010, with the cancellation of the Constellation Program, the Ares program ended and at that time the Orion vehicle was planned to be launched on top of an alternative, cheaper Space Launch System to the Ares series.
The first orbital test flight of the Orion was planned for 2013, abort tests in 2014[4] and the first crewed Orion flight was anticipated in 2016.[1] If commercial orbital transportation services are unavailable, Orion would handle logistic flights to the International Space Station.[5]
The Obama Administration's proposed cancellation of the Constellation program began in February 2010 and was signed into law October 11.[6] The bill is basically a retooling of the Constellation Program, moving the objective away from a moon base and more towards a Near-Earth object (NEO) mission and an eventual Mars landing.

por MarcoAntonio » 14/9/2011 22:58

MarcoAntonio Escreveu:A notícia não refere mas os "asteróides" que estão no horizonte de serem visitados são os "near earth" (como por exemplo Cruithne que é "quase" uma segunda lua da Terra).

Estes objectos são mais interessantes para visitar do que Marte (e mesmo até do que a Lua) dada a maior facilidade que envolve fazê-lo e têm sido descobertos uma data deles nos últimos anos.

Já agora, o "foguetão" é apenas parte do conjunto naturalmente e a NASA vai voltar como é sabido de novo a adoptar para o próximo ciclo de exploração espacial um modelo semelhante ao já utilizado durante o programa Apollo, com um veículo tripulado que já nada terá que ver com a Space Shuttle.

Esse veículo é o Orion...
Anexos
orion.PNG
orion.PNG (245.85 KiB) Visualizado 10181 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/9/2011 22:56

Já agora convém referir que em Julho uma sonda chegou pela primeira vez a Vesta (o mais brilhante dos asteróides e um dos maiores).

NASA's Dawn spacecraft obtained this image of the giant asteroid Vesta with its framing camera on July 24, 2011. It was taken from a distance of about 3,200 miles (5,200 kilometers). Dawn entered orbit around Vesta on July 15, and will spend a year orbiting the body. After that, the next stop on its itinerary will be an encounter with the dwarf planet Ceres.

The Dawn mission to Vesta and Ceres is managed by NASA's Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif., for NASA's Science Mission Directorate, Washington, D.C. It is a project of the Discovery Program, managed by NASA's Marshall Space Flight Center, Huntsville, Ala. UCLA is responsible for overall Dawn mission science. Orbital Sciences Corporation of Dulles, Va., designed and built the Dawn spacecraft. Credit: NASA/JPL-Caltech/JAXA/ESA

http://www.livescience.com/15850-full-f ... vesta.html
Anexos
PIA14316-1600x1200.jpg
PIA14316-1600x1200.jpg (24.7 KiB) Visualizado 10160 vezes

por MarcoAntonio » 14/9/2011 22:49

A notícia não refere mas os "asteróides" que estão no horizonte de serem visitados são os "near earth" (como por exemplo Cruithne que é "quase" uma segunda lua da Terra).

Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], drcentimo, Garfield, Google [Bot], Goya777, macau5m, Shimazaki_2 e 106 visitantes