Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - JMT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ptmasters » 20/6/2007 16:31

Caríssimo,

Esta troca de informação com o Big e posteriormente com a CMVM (sim, vai lá parar), é sobretudo no intuito de aclarar qual o procedimento ou a solução ou a resposta ou a justificação que têm para uma situação destas. Já deu para perceber uma coisa: têm dualidade de critérios.

Em suma, nem posso dizer que perdi, visto que tinha trocado as acções por W's, o que me permitiu no dia em questão, comprar no fecho do dia 15 ao melhor, uma quantidade de acções bem superior aos W's que detinha, anulando as perdas na totalidade nos 4,28 e o resto ainda foram €€€ em caixa com a abertura acima dos 4,30. Na prática, até tive mais depressa os €€€ dos W's na conta do que esperando pela liquidação, visto que fui buscá-lo via acções.

Em jeito de conclusão, e visto que para eles é uma felicidade haver investidores com os W's em carteira, só significa que não faz qualquer sentido ter acções, warrants em fim de maturidade, warrants com maturidade mais longa (tanto por mais a maturidade costuma ser atingida à sexta-feira, pelo que ainda existem os cêntimos do fim de semana a contabilizar), nem nada no dia em que existem W's a atingir a maturidade, pois é esperar pelo fecho, que há-de surgir um bombom para saborear em qualquer um dos títulos onde haja W's a atingir a maturidade, e mesmo nos restantes, a tendência é para serem pressionados durante / no fecho da sessão. Estou errado?

Mas também não deixa de ser interessante já agora, ver quais as respostas que as respectivas entidades têm a dar, porque se aqui tantos sabem isso, por lá também devem saber, e pelo menos sempre sabemos com o que contamos.

Eu só quero que isto aconteça mais vezes, pois então acaba por ser dos movimentos mais fáceis de adivinhar.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por scpnuno » 20/6/2007 16:20

E eu confesso-me absolutamente espantada com certas intervenções que continuo a ler aqui no forum e com a total falta de vergonha dos autores.

Ptmasters, vais enviar copia à CMVM?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Mas é moda agora abandonar os warrants à sua sorte?!

por JOGO2007LEPRECHAUN » 20/6/2007 16:12

Confesso-me absolutamente espantado ao ver que muita gente ainda deixa ir até à maturidade warrants que estão bem in-the-money, o que se me afigura uma leviandade incompreensível quando inclusive, neste caso concreto, havia outros 4 warrants com maturidade mais distante pelos quais os anteriores podiam... e deviam!... ter sido trocados.

Não percebo que justificação pode ter tal atitude, tendo em vista que, por força da desvalorização temporal e, sobretudo, da aleatoriedade da variação das cotações no curto prazo – falamos de 4 sessões! – os warrants que já não podem ser negociados quase invariavelmente têm prestações inferiores àqueles que ainda são transaccionáveis. E isto verifica-se tanto nos casos em que há uma desvalorização como uma valorização do subjacente. Basta simplesmente comparar a evolução dos warrants da JMT, no 1º caso, ou do BCP, no 2º, e ver de que forma evoluiu, negativa e positivamente, o valor dos outros warrants que expiraram a semana passada para retirar a devida facílima conclusão!

Em suma: tratar a Bolsa como um jogo de póquer não compensa! Este comportamento talvez só se justifique se o montante em causa for suficientemente baixo de forma a que o valor das comissões implique um peso significativo na troca dos warrants, e mesmo aí a perda TOTAL de controlo pode ser bem aflitiva!

Volto a recordar que não é a 1ª vez nem será por certo a última que warrants bem in-the-money, no último dia de negociação, acabam valendo ZERO no final da maturidade! E, por vezes, mesmo no último dia, nas últimas horas da sessão! É certo que tal sucede sobretudo com subjacentes mais voláteis do que a JMT, claro, mas nunca se sabe e o seguro morreu de velho...

Pelo que vejo no site do emitente, os 2 warrants para Setembro da JMT sofreram ambos desvalorizações de 15%, aproximadamente, desde a sessão do dia 11 até hoje, descidas de 6 e 5 cêntimos... nada de especial. Por sua vez, nos do BCP as valorizações são estrondosas... 50 a 150%... :!: puxa vida, estão mesmo a competir com os call do DAX!!! :P

Não vejo que argumentos possam ser aduzidos contra estes factos indesmentíveis, que aqui a matemática, tal como o algodão, não mente!

Já agora, tenho curiosidade em saber o que se vai passar em Setembro e se haverá ainda alguém que pensa repetir a “graça”, mas teimar em comportamentos irracionais no mercado não costuma dar bom resultado, mesmo para quem tem sorte ao jogo e bolsos muitos fundos!

Conclusão: esperar por milagres na maturidade não é uma boa ideia, a não ser que se trate de meia dúzia de tostões, já que por vezes o inesperado acontece... mas em ambos os sentidos!... e tanto se pode passar do “out” ao “in” como do “in” ao “out”... think about it!!!

PS: Ah! Ainda uma nota final que me ocorreu só agora. Lembro-me de um dia, em conversa com um MM do Citibank, este me dizer que onde de facto eles ganham dinheiro é precisamente com os investidores que ficam “agarrados” - his words! - aos warrants até à maturidade.

Logo, outra razão para os largar enquanto é tempo, a ganhar ou a perder, mas antes do fim... VENDER!!!

Registado: 14/4/2007 20:50

por ptmasters » 20/6/2007 15:06

Resposta da minha parte ao BigOnline:

Caríssimos,

Esse “sell-off” ocorrido no período de leilão entre as 16:30 e as 16:35 do dia 15/6 e que resultou no valor de fecho de 4,11 €, quando durante todo o dia o título Jerónimo Martins transaccionou no intervalo 4,35€ e 4,40€, lesou fortemente os investidores que levaram os warrants (praticamente todos vendidos e até um deles esgotado) até à maturidade em detrimento do Commerzbank AG.

O que pretendo é que averigúem, é se esse “sell off” a que fazem referência, não este ligado directa ou indirectamente com a referida entidade, pois até ao momento não consegui encontrar qualquer facto relevante comunicado que pudesse justificar a observância do valor de 4,11 € em fecho, em total contra-ciclo com o ambiente favorável que se viveu nesse dia quer no mercado nacional, quer nos mercados internacionais, quer ainda no sector em que a Jerónimo Martins se insere.

O que reforça ainda mais esta minha solicitação, e tal como V. Exas fazem referência, a sessão de segunda-feira anulou totalmente o efeito de “sell off”, pelo que continuo sem vislumbrar qualquer motivo para aquele fecho de 15/06 que não fosse a desvalorização dos Warrants 7047z e 7084z, levando a que os mesmos venham a ser liquidados 45% e 70% abaixo do valor mínimo atingido durante sessão até precisamente ao período de leilão.

No que ao valor de liquidação diz respeito, o 1º e 2º parágrafo do Artigo 6º do Regulamento da CMVM nº5/2004 sobre Warrants Autónomos, com as alterações introduzidas pelo Regulamento da CMVM n.º 6/2005, diz que o “O preço do activo subjacente apurado para efeitos de exercício de direitos inerentes a warrants autónomos deve ser representativo”. Ora o valor de 4,11 € observado em fecho não é representativo do que se verificou durante toda a restante sessão, sendo que ao serem analisadas todas as transacções efectuadas até às 16:30, conclui-se que o valor médio ponderado a que negociou o referido titulo foi de 4,3706 €, e se tivermos em consideração as transacções efectuadas durante o período de leilão, esse valor médio ponderado é de aproximadamente 4,30 €.

Da mesma maneira que o Market Maker não toma em consideração movimentos bruscos como os ocorridos, a menos que exista um racional forte sobre o activo subjacente como V.Exas referem, para cotar os restantes Warrants ainda em vigor, pois não representam uma verdadeira correcção do título, também não faz sentido liquidar Warrants cujo preço será o resultado de um movimento brusco em leilão que não representa uma verdadeira correcção do título.

Como deverão calcular, da mesma forma em que eu fui lesado, muitos mais investidores o foram igualmente, pelo que tem sido um tema bastante discutido nos últimos dias em diversos meios, sendo questionada a transparência e credibilidade dos produtos em questão, bem como o da entidade que os emite e daquela que a representa. Como tal, e em nome destes mesmos princípios, importa que toda esta situação seja clarificada por parte de V.Exas de acordo com os níveis e padrão de serviços que têm habituado os vossos clientes.

Com os melhores cumprimentos, fico a aguardar resposta de V.Exas,

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Dualidade de critérios.....boa...são uns bacanos!

por carcanhol » 20/6/2007 11:38

Viva!

ptmastes, ao ler a resposta do BIG depreendo uma dualidade de critérios ou será que tenho de por os óculos?

Quer dizer para os títulos vencidos, onde os investidores nada podem fazer se não aguardar conta a cotação final, para os warrants fresquinhos de Setembro vale uma espécie de média um pouco a cima. Pois assim já não os vendem baratos!

Estamos perante uma dualidade de critérios ou do critério do "venha a nós o vosso money seja feita a nossa vontade"

São uns queridos!

Infelizmente a situação vai ficar impune!

Bem eu ainda não tenho nada na minha conta do BPI, estou a achar estranho pois o BPI até costuma ser pontual, com dividendos e outras situações.

Espero que amanhã o mais tardar já esteja pois estou a perder tempo de investimento.

Já basta receber uma miséria, ainda tenho de ficar privado dela?

Um abraço!

Registado: 16/11/2006 12:47

Re: paginas anteriores!

por ptmasters » 20/6/2007 10:51

carcanhol Escreveu:Bom dia a todos!

Bom dia Luis Gomes! Para saber o que aconteceu na sexta-feira na JMT, é muito fácil, basta ler as páginas deste tópico, do outro tópico (Jerónimo M 25/5), e finalmente o topico de carteira do JAS.

Nestes 3 tópicos, está lá tudo escarrapachado com o que vários colegas de forum acham que aconteceu.(eu incluido)

Bom dia ptmasters!

Essa resposta do banco, não lhe traz nada que já não saiba, não é verdade! E que não lhe resolve a questão! Ou seja não dizem nada como era de esperar!

Eu enviei um mail á CMVM como sugeriu o JAS, e até agora nada!

Por esta hora não deviam já ter creditado a miséria que o Commerzbank deve pagar? Estou curioso, mas na minha conta nada consta, nem sequer um mail do banco! O amigo já recebeu?

Um abraço e b. n.

Boas,

Estou a preparar a resposta (naturalmente, eles disseram o óbvio). Apenas estou a fazer esta sequência (banco primeiro, CMVM segundo, para mostrar ainda mais o meu desagrado...).

Assim que enviar a carta para o BigOnline, colocarei-a igualmente aqui, o que conto que aconteça ainda hoje.

Quanto à liquidação, à poucos minutos confirmei e já fizerem o pagamento, pelo valor de referência 4,11€...

Infelizmente, até aqui nada de surpreendente.

1 ab

por rui_e90 » 20/6/2007 10:25

Estou a ficar farto deste título.

Tem tudo para subir mas as descargas continuam.

Será que existe assim tanta gente com mais valias para andarem dias a fio a decarregar :(

Registado: 1/5/2007 9:40

Exercício de Warrants de JMAR C 3,80 6-07 CBZ

por Gilfonseca » 20/6/2007 10:14

liquidaram com base na cotação do subjacente de 4,11. Até hoje a cmvm nada disse. bn

Registado: 7/11/2006 14:58

paginas anteriores!

por carcanhol » 20/6/2007 7:38

Bom dia a todos!

Bom dia Luis Gomes! Para saber o que aconteceu na sexta-feira na JMT, é muito fácil, basta ler as páginas deste tópico, do outro tópico (Jerónimo M 25/5), e finalmente o topico de carteira do JAS.

Nestes 3 tópicos, está lá tudo escarrapachado com o que vários colegas de forum acham que aconteceu.(eu incluido)

Bom dia ptmasters!

Essa resposta do banco, não lhe traz nada que já não saiba, não é verdade! E que não lhe resolve a questão! Ou seja não dizem nada como era de esperar!

Eu enviei um mail á CMVM como sugeriu o JAS, e até agora nada!

Por esta hora não deviam já ter creditado a miséria que o Commerzbank deve pagar? Estou curioso, mas na minha conta nada consta, nem sequer um mail do banco! O amigo já recebeu?

Um abraço e b. n.

por luis.gomes » 19/6/2007 21:11

Boas,

Acabei de chegar de férias e quase me dava um treco!
Alguém me sabe dizer... o que se passou na 6ª feira?!? :roll:

Abraço,

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por ArturCarvalho » 19/6/2007 18:41

Bonecos em anexo.
Anexos
jmtD.JPG
jmtD.JPG (0 Bytes) Visualizado 2293 vezes
jmtW.JPG
jmtW.JPG (0 Bytes) Visualizado 2283 vezes

Registado: 20/12/2006 23:53

por ptmasters » 19/6/2007 16:24

OLDMAN Escreveu:
ptmasters Escreveu:...se não está acima, está mesmo em cima da linha verde, ou está ligeiramente abaixo, ...

:oh: ... e a alternativa seria ... qual?... :roll: :mrgreen:

Abraço
OLDMAN

Acho que não interessa muito... anda por lá mesmo, ou mesmo perto sem se notar que não está lá mesmo! 8-) 8-) 8-)

Será o gráfico capaz de tirar as dúvidas (do fecho apenas)? :wink:

1 ab

por OLDMAN » 19/6/2007 16:17

ptmasters Escreveu:...se não está acima, está mesmo em cima da linha verde, ou está ligeiramente abaixo, ...

:oh: ... e a alternativa seria ... qual?... :roll: :mrgreen:

Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por ptmasters » 19/6/2007 16:12

Boas,

Pelo gráfico de ontem dá para ver, que se não está acima, está mesmo em cima da linha verde, ou está ligeiramente abaixo, pelo que se pode concluir que está lá.

A partir das 16 h, lá começou o despejar maciço. Ao menos desta vez andam a surgir mãos para a segurar.

Seja lá quem for e com que intenções, se despache.

1 ab

por mandachuva » 19/6/2007 16:01

Fechou nos 4.27. Tá a bater na LTA de suporte!? Alguém põe um gráfico sff.

Registado: 2/5/2006 14:21

por ptmasters » 19/6/2007 15:54

Boas,

Deixo aqui resposta do Banco Big relativo à situação dos Warrants da JMT.

A minha resposta ainda deverá seguir hoje.

Boa tarde,

Na passada sexta-feira, dia 15/06, verificou-se que no fecho da sessão a cotação da Jerónimo Martins foi extremamente pressionada, acabando por fechar a sessão a cotar nos € 4,11 , ou seja, com uma desvalorização de 6,59%. Esta queda pronunciada deveu-se essencialmente a uma série de ordens de venda de elevado volume dadas entre as 16h30 e as 16h35 (horário de leilão, após o fecho da sessão de bolsa regular), onde devido á ausência de compradores acabou por pressionar bastante o título.

Relativamente aos Warrants sobre a Jerónimo Martins, os títulos cuja data de maturidade foi a 15/06, sofreram obviamente este impacto, visto que o valor de liquidação consiste no preço de fecho vs o strike. No caso dos Warrants com maturidades para Setembro, como é o caso do warrant 7489Z, este impacto não se fez sentir, pois como habitualmente o Market maker não toma em consideração estes movimentos bruscos ocorridos na negociação em leilão (a menos que exista um racional forte sobre o activo subjacente), pois os mesmos podem não representar uma verdadeira correcção do título, como aliás foi o caso.
Como se pôde verificar, na sessão seguinte, dia 18/06, segunda-feira, a cotação da Jerónimo Martins abriu no valor de € 4,36, ou seja, anulando todo o efeito do “sell-off” verificado no leilão da sexta-feira anterior.

Este é o motivo porque estas oscilações abruptas de preço, quando provocadas meramente por uma pressão vendedora após o horário regular de bolsa “leilão”, sem nenhuma notícia ou facto relevante que a suporte, não tem um impacto significativo no valor dos Warrants.

Alguma questão ou informação adicional, não hesite em nos contactar.

Com os melhores cumprimentos,

Warrants & Certificados
Banco de Investimento Global

1 ab e bn

por tunes » 19/6/2007 14:45

Voltaram as descargas :?

E fortes...

Metade do vokume diário, veio dos 4.33 aos 4.26.

Registado: 21/12/2004 12:46

E os bandidos? Eram mais de 10 ...5....2.....1 era o Comerzb

por carcanhol » 19/6/2007 10:46

Viva bom dia!

Caro DerivativesMan, perdoe a insistência na questão, mas depois de almoço não tive oportunidade de retomar o assunto.

Depois da negociação do dia de hoje e do respectivo fecho continua a ser óbvio a relação queda de 7% com a maturidade dos warrants, vejamos:

a) continua a assumir que o emitente não podia colocar ordens de venda e de compra ao mesmo tempo recomprando todo o stock que colocou á venda por não fazer sentido. Mas porque é que não faz sentido se foi de certo isso mesmo que se passou? Qual é a dificuldade de aceitar isto, as evidencias são cada vez maiores.
b) Como explica que no período em que o mercado está para fechar, apareça um conjunto de ordens de 250000 ao melhor, e ao mesmo tempo o equivalente numero nas compras? Alguém que define que no fecho de mercado vai despachar uma carteira de 250000 acções porque precisa de liquidez, numa hora manhosa e aparece logo uma “garganta funda” para as engolir. Quem é que lhes disse que ia aparecer tanto título á venda aquela hora e logo a preços de saldo. A Alcina Lameiras? O professor Banmbo?
Só faz sentido se foi o próprio ao próprio não acha?

c) Onde é que está escrito que um banco lá por emitir 200000 warrants tem de ter em carteira o correspondente nº de acções? Alguém já foi lá ver se isso acontece? Não acha que por exemplo tendo um warrant que vence em Setembro que o emitente tem tempo de sobra para fazer a cobertura com acções? Mas se assim é mais evidente se torna vejamos, tenho 200000 warrants para cobrir quantas acções preciso para cobrir? 200000 coincidência não aparece uma ordem ao melhor de 250000. Já agora o nº ser exactamente igual era bandeira a mais não?

d) Eu Comerzbank vou por á venda 200000 acções ao melhor, e ao mesmo tempo coloco ordens de compra a vários preços, mas sempre muito baixos. O preço não é relevante pois estou a vender e a comprar a mim mesmo, eu quero é baixar a cotação para não pagar os warrants.

e) Vou dar-lhe uma sugestão, e os cof´s da Jerónimo são perfeitos para a executar pois na maior parte dos casos entre a melhor compra e a melhor venda há uma diferença de 2 cêntimos. A melhor compra estava a 4,31 e a melhor venda a 4,33. Se tiver acções da JMT experimente colocar uma ordem de compra de 250 ou 500 a 4,32 e de seguida dê uma ordem de venda do mesmo número de acções. De seguida venha dizer-me que não pode vender e comprar a si mesmo está combinado! Que perdeu? A comissão de compra e a comissão de venda! O resto ficou na mesma
Claro que com 250 acções o meu amigo não faz baixar a cotação, agora com 250000 a uma hora em que ninguém espera que elas apreçam faz moça e com prejuízo reduzido!

Nota: é claro que no dia em que quiser fazer a experiência os valores devem ser outros que não aqueles.

f) E mesmo que tivesse acontecido vender a 4.06 e recomprado a 4.11 a cotação subiu (milagre não) 4,11-4,06=0,06 cêntimos . De 4,37-4,11= 0,26 cêntimos. A diferença entre o que pouparam e o que perderam é de 20 cêntimos compensa não?

No fim de tudo pode ser que ninguém reclame e se alguém reclamar, para conseguir provar alguma coisa é uma carga de trabalhos!

Nota final e última evidência, o gráfico do Midas. Tem duas amplitudes iguais uma para baixo e outra para cima mas idênticas.

Bom dia Midas tudo bem?

Um abraço e bons negócios!

por Midas » 18/6/2007 23:57

A quebra de sexta foi uma falsa quebra e já voltou a cotar acima da LTA e com muito volume. Só falta uma quebra dos 4.40 para impulsionar a acção.
Anexos
jmt.png
jmt.png (0 Bytes) Visualizado 2700 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por lutav » 18/6/2007 17:57

alguem sabe como está a negociacao com a Ahold?
ou a colocacao em bolsa da Biedronka?

:roll:

Registado: 22/9/2006 22:36

por rui_e90 » 18/6/2007 15:45

Confirmo essa compra ao melhor.

Eu também estou desconfiado ...

Como hoje foi uma compra ao melhor e não uma venda está tudo bem :wink:

De qualquer forma não dá para compreender estas variações.

por Midas » 18/6/2007 15:45

Muito bom fecho com um volume ainda melhor. Aproveitei para reforçar na casa dos 4.27 e manter os W com a maturidade até Setembro, claro está, que depois do que se passou na sexta vou vendê-los antes. Penso que JMT tem caminho aberto para novas subidas, já que hoje mostrou muita força e só falta um fecho acima dos 4.40 para confirmar essa mesma força. Outra acção que gostei hoje bastante foi da PTM, mas falarei dela mais logo.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por lutav » 18/6/2007 15:39

rui_e90 Escreveu:Não percebi este fecho da JM.

Todo o dia na casa dos 20 e depois compras malucas na casa dos 30.

Será que existe alguma notícia escondida para amanhã!!!

eu nao vi se foi executada, mas acho que havia 1 compra de 160000, ao melhor.... :roll:

se antes estava convencido com a "ligacao" da variacao das cotacoes à questao do W, agora, fiquei desconfiado.. mas nao sei do quê....

Registado: 22/9/2006 22:36

por rui_e90 » 18/6/2007 15:36

Não percebi este fecho da JM.

Todo o dia na casa dos 20 e depois compras malucas na casa dos 30.

Será que existe alguma notícia escondida para amanhã!!!

por DerivativesMan » 18/6/2007 14:24

Eu acho que a principal razão foram os warrants. Não acredito que o Commerzbank teve alguma intenção em que a JMT fechasse com um valor baixo ou alto, já que eles tinham cobertura e têm uma posição neutra. A ordem de venda foi dada ao melhor, portanto a JMT fechou a 4,11 porque ninguém quis pagar mais por elas. Acho estranho toda a gente dizer que elas valem mais: porquê não houve ninguém a comprar a JMT a 4,12 ou 4,15 ou 4,20 etc? Estavam 290.000 acções à venda, acho que para um fundo seria um bom negócio. Não sei se foi falta de atenção por parte dos investidores, mas de qualquer forma se o mercado acreditasse no valor da JMT não a teriam deixado 7% no fecho. Esta é a minha opinião.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, joao garcao, Pmart 1 e 123 visitantes