Petróleo e gasolina - vamos a números
Apesar de eu não seguir estes dados com o afinco que talvez mereça vou só fazer uma observação.
Para o Petróleo se transformar em gasolina ou gasóleo tem que passar pelo processo de REFINAÇÃO, o que também influencia em muito o preço dos combustiveis, dado que a capacidade de refinação neste momento não é suficiente. Quando se verificou o KATRINA o que provocou o aumento não foi o petróleo propriamente dito mas as refinarias que foram encerradas e em alguns casos danificadas. Penso que não estou a dizer asneira nenhuma ao dizer que fazer uma relação directa Petróleo/Combustiveis, se calhar é muito redutor.
BN
Para o Petróleo se transformar em gasolina ou gasóleo tem que passar pelo processo de REFINAÇÃO, o que também influencia em muito o preço dos combustiveis, dado que a capacidade de refinação neste momento não é suficiente. Quando se verificou o KATRINA o que provocou o aumento não foi o petróleo propriamente dito mas as refinarias que foram encerradas e em alguns casos danificadas. Penso que não estou a dizer asneira nenhuma ao dizer que fazer uma relação directa Petróleo/Combustiveis, se calhar é muito redutor.
BN
Não lamentes as perdas
- Registado: 25/10/2005 11:55
Jabreu,
Percebo o teu raciocínio mas como referi não tenho qualquer pressa em enviar isto. Prefiro juntar um conjunto alargado de dados que dêem mais credibilidade à minha tese.
De qualquer forma, se achares o tema oportuno quiseres enviar isto a alguém que possa ter interesse em desenvolver o assunto nalgum órgão de comunicação social, estás à vontade.
1 abr
Elias
Percebo o teu raciocínio mas como referi não tenho qualquer pressa em enviar isto. Prefiro juntar um conjunto alargado de dados que dêem mais credibilidade à minha tese.
De qualquer forma, se achares o tema oportuno quiseres enviar isto a alguém que possa ter interesse em desenvolver o assunto nalgum órgão de comunicação social, estás à vontade.
1 abr
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Compreendo mas tens o reverso...
Para já o crude está a baixar.... E as pessoas ficam mais susceptiveis a entender que estão a ser roubadas.
Se envias isso numa altura de subida do preço do crude as pessoas não entendem.
Não é preciso ter o estudo para nos apercebermos que se o crude sobe, eles na semana a seguir sobem a gasolina... Se desce, mantem pq dizem que o preço só se reflecte passado 2/3 meses...
É perfeitamente perceptivel..
Eu mandava já
Para já o crude está a baixar.... E as pessoas ficam mais susceptiveis a entender que estão a ser roubadas.
Se envias isso numa altura de subida do preço do crude as pessoas não entendem.
Não é preciso ter o estudo para nos apercebermos que se o crude sobe, eles na semana a seguir sobem a gasolina... Se desce, mantem pq dizem que o preço só se reflecte passado 2/3 meses...
É perfeitamente perceptivel..
Eu mandava já
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
e o gap a aumentar...
Infelizmente é assim, quando toca a subir é um ver se te avias, quando toca a descer vai devagarinho..., como convém...
Entretanto o povo “vai cantando e rindo” e agora com o mundial de permeio para distrair as mentes…
Cmpts
MP
Entretanto o povo “vai cantando e rindo” e agora com o mundial de permeio para distrair as mentes…

Cmpts
MP
- Registado: 10/9/2005 10:45
Jabreu Escreveu:Já tentaste enviar isso para uma estação de televisão? Sei que já te propuseram isso mas não sei em que pé ficou...
Jabreu,
Até ao momento, não mandei isto para lado nenhum, embora já vários participantes tenham sugerido isso.
Tenho noção que os jornalistas pegariam facilmente neste tema, que está na ordem do dia, mas pela minha parte prefiro deixar passar mais algum tempo, para ver até onde vai isto parar. Que é como quem diz, se é um fenómeno temporário ou se continuará a agravar-se. Até ao momento acho que não passou tempo suficiente para poder tirar conclusões muito definitivas, até porque há o alegado desfasamento temporal entre o preço do crude e o preço da gasolina (neste momento, e com os dados que estão no gráfico, seria fácil usar o argumento do desfasamento - que não sei muito bem quanto vale - para justificar a alta do preço da gasolina). No entanto, se o euro, quebrar os 1,30 e for por aí acima, o gap ficará gigantesco e isto será uma escandaleira.
Para já vou actualizando isto e publicando aqui.
1 abraço,
Elias
Aqui fica mais um update. Repare-se que o intervalo entre o preço da gasolina e o preço do petróleo (em euros) continua a aumentar - a gasolina subiu mais de 10% desde Janeiro, enquanto o petróleo (em euros) caiu 2%. Assim, o gap é agora de 12% e promete aumentar mais.
Elias
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (71.75 KiB) Visualizado 6283 vezes
Bowie Escreveu:Não podes estar a fazer a comparação dessa forma. Repara em 1999 recordo-me de atestar o depósito com o gasóleo a aproximadamente 0.50/ L, o barril de NY estava a $15 com o euro a $1.05. Utilizando a tua lógica o gasóleo agora teria que estar para aí a 1.75/L. Isto sem ter em conta a inflação deste essa data, atendendo ainda que a carga fiscal em termos percentuais sobre o preço base é maior agora do que era na altura.
Bowie,
A comparação que fazes refere-se a uma escala temporal muito diferente (7 anos). No caso do gráfico que apresento o período considerado é de 4 meses e a inflação durante esse período (1 a 2% no máximo) não explica esta disparidade entre o preço da gasolina e o preço do crude, que já vai em 12%.
De qualquer forma, o único objectivo desta comparação é demonstrar que o alegado aumento do petróleo não justifica este aumento do preço da gasolina em Portugal.
1 abr
Elias
Elias,
Não podes estar a fazer a comparação dessa forma. Repara em 1999 recordo-me de atestar o depósito com o gasóleo a aproximadamente 0.50/ L, o barril de NY estava a $15 com o euro a $1.05. Utilizando a tua lógica o gasóleo agora teria que estar para aí a 1.75/L. Isto sem ter em conta a inflação deste essa data, atendendo ainda que a carga fiscal em termos percentuais sobre o preço base é maior agora do que era na altura.
Não estou a defender ninguém nem sou accionista da galp.
cump
Não podes estar a fazer a comparação dessa forma. Repara em 1999 recordo-me de atestar o depósito com o gasóleo a aproximadamente 0.50/ L, o barril de NY estava a $15 com o euro a $1.05. Utilizando a tua lógica o gasóleo agora teria que estar para aí a 1.75/L. Isto sem ter em conta a inflação deste essa data, atendendo ainda que a carga fiscal em termos percentuais sobre o preço base é maior agora do que era na altura.
Não estou a defender ninguém nem sou accionista da galp.
cump
O petróleo (calculado em euros) continua a cair e já está abaixo do valor que tinha em Janeiro, o beneficiando do facto de o euro estar outra vez a subir.
A gasolina, essa continua lá no alto...
A gasolina, essa continua lá no alto...
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (70.34 KiB) Visualizado 7890 vezes
sEnD2u Escreveu:Se o gráfico mostrasse tb o aumento do euro face ao dollar o impacto ainda seria maior!
Isso é fácil de incorporar, embora eu ache que o gráfico fica mais confuso.
Podemos ver que o petróleo (em dólares) aumentou 5% mas o EUR/USD aumentou 5% no mesmo período, anulando esse ganho. Por isso o petróleo em euros ficou sem variação "zero".
A gasolina no mesmo período aumentou 10%.
1 abr
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (88.57 KiB) Visualizado 7997 vezes
contacto
alguem tem algum cotacto na tvi, correio da manha ou tal e qual?... é que se este topico cai-se nas mas deles, muita tinta iria correr..... ou talvez não.... deve haver demasiados interesses e pressoes para isto chegar realmente à comunicação social....
Cumps
- Registado: 11/1/2006 23:30
Aqui fica mais um update à evolução dos preços do petróleo e da gasolina.
Reparem que o preço do petróleo em NY (calculado em euros) tem uma valorização de zero desde o início do ano, enquanto que a gasolina aumentou 10%.
Alguém anda a embolsar à pala de um aumento de petróleo que não existe na realidade...
Reparem que o preço do petróleo em NY (calculado em euros) tem uma valorização de zero desde o início do ano, enquanto que a gasolina aumentou 10%.
Alguém anda a embolsar à pala de um aumento de petróleo que não existe na realidade...
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (60.01 KiB) Visualizado 8092 vezes
Revendedores, margem 0,5 a 0,65€ litro!(os + mal pagos!)Tive Bomba BP!Ó amigo ASimões, corrija lá esse valor, senão, ainda vai confundir para aqui os forenses.
Assim, nós os revendedores, já estavamos todos milionários, quando o que se passa é precisamente o contrário.
Para mim, um dos grandes responsaveis pelo aumento constante dos preços dos conbustiveis foi o facto do Estado ter deixado de fixar os preços de referencia.
Dantes, em periodos de aumento do crude, as margens das companhias eram esmagadas, pois os governos tinham que arcar com as consequencias politicas dos aumentos e, ainda tinham o argumento de que as ditas companhias podiam baixar as margens de retalho, pois as margens de exploração tinham aumentado(preço do crude).
Agora o que se está a passar em Portugal é que as margens de retalho têm aumentado exponencialmente, com a GALP a comandar as tropas(companhias).O povo cala-se, o governo agradece: aumento da receita de IVA, de ISP, aumento dos lucros da GALP(mais dividendos, maior valor de privatização?). E as companhias multinacionais a ensacar.
Por exemplo, a BP, em 2005 deu-se ao luxo de manter as margens de revenda(dos revendedores) inalteradas, e em 2006, o aumento não chega a 1%. Isto numa fase em que têm eles proprios as margens muito mais elevadas.
Um abraço
j.pinto

Sem duvida, a exploracao Capitalista!
O Estado ISP + IVA, que cresce ... Sao a maior fatia!
Revendedores, margem 0,5 a 0,65€ litro!(os + mal pagos!)Tive Bomba BP!
Precos do Petroleo, actuais, reflectem-se, custo publico daqui a 2 meses !!!
Existe um email, onde se pede aos consumidores, para abastecerem, em outras Empresas ,que nao GALP; BP e REPSOL !!! Afim de lhes demonstrar, quanto somos " roubados" e obriga-los a baixar ,precos produto!!!

AhAhAh!!! estas-me a ver " abrir mao do meu carrinho!!!"
Somos uns liricos !!!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
...
Boa tarde.
apesar deste tópico existir há uns meses, só agora o li e pareceu-me bastante interessante a ideia, já que eu estive para fazer o mesmo no ano de 2005, tendo guardado montes de informacao mas que acabei por nao utilizar para nada.
No entanto gostaria de dizer o seguinte: é mais que óbvio que os aumentos tem sido anormais e nao acompanham na verdade o aumento do petroleo, porque quando o petroleo desce, as gasolineiras deveriam também actualizar os precos.
Mas vejamos o seguinte:
- quando o petroleo sobe, os precos sao logo actualizados (dizem eles) de forma a reflectir o aumento.
- quando o petroleo desce, eles nao descem o gasoleo nem a gasolina, justificando-se que estao a comprar a 3 meses e que essa descida só se vai verificar passado semanas/meses... tretas.
A ultima aberracao da comunicacao social, foi quando a GALP subiu o precos dos carburantes (o petroleo estava estabilizado na zona dos $60 mas o euro comecou a valorizar frente ao dolar) e os media conseguiram junto da GALP a justificacao que como o Euro tinha aumentado, entao os carburantes tinham de reflectir esse aumento. Deveriam era ter descido... agora aumentar!!!
Conclusao: como eles (GALP) e o estado sabem que falar com 85% dos portugueses é o mesmo que falar para uma parede, o pessoal come e cala.
So um aparte: aqui ha anos havia greves, manifestacoes, etc, etc... dos camionistas pelo constante aumento dos carburantes. Onde andam eles agora que os precos estao pelas nuvens? Quem os calou??? nao vos deixa intrigados?????????
apesar deste tópico existir há uns meses, só agora o li e pareceu-me bastante interessante a ideia, já que eu estive para fazer o mesmo no ano de 2005, tendo guardado montes de informacao mas que acabei por nao utilizar para nada.
No entanto gostaria de dizer o seguinte: é mais que óbvio que os aumentos tem sido anormais e nao acompanham na verdade o aumento do petroleo, porque quando o petroleo desce, as gasolineiras deveriam também actualizar os precos.
Mas vejamos o seguinte:
- quando o petroleo sobe, os precos sao logo actualizados (dizem eles) de forma a reflectir o aumento.
- quando o petroleo desce, eles nao descem o gasoleo nem a gasolina, justificando-se que estao a comprar a 3 meses e que essa descida só se vai verificar passado semanas/meses... tretas.
A ultima aberracao da comunicacao social, foi quando a GALP subiu o precos dos carburantes (o petroleo estava estabilizado na zona dos $60 mas o euro comecou a valorizar frente ao dolar) e os media conseguiram junto da GALP a justificacao que como o Euro tinha aumentado, entao os carburantes tinham de reflectir esse aumento. Deveriam era ter descido... agora aumentar!!!
Conclusao: como eles (GALP) e o estado sabem que falar com 85% dos portugueses é o mesmo que falar para uma parede, o pessoal come e cala.
So um aparte: aqui ha anos havia greves, manifestacoes, etc, etc... dos camionistas pelo constante aumento dos carburantes. Onde andam eles agora que os precos estao pelas nuvens? Quem os calou??? nao vos deixa intrigados?????????
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
elias, sera que podias mandar isso para a comunicação social porque me parece que eles so abrem noticiarios com o aumento do preço do crude justificando assim o aumento do preço da gasolina e esquecem-se de dizer que para alem de eles não comprarem logo os barris assim que ha aumento tambem não baixam os preços quando baixa o preço do barril.
como tu ja fizeste a papinha toda talvez assim eles elucidassem o cidadão que não tem acesso a essa informaçao
como tu ja fizeste a papinha toda talvez assim eles elucidassem o cidadão que não tem acesso a essa informaçao
- Registado: 15/3/2004 21:30
Viva,
Tenho vindo a actualizar o gráfico com os preços do petróleo e da gasolina, mas segui a sugestão do andrade e converti o preço dos futuros do crude para euros, tendo em conta as taxas de cambio EUR/USD em cada dia.
Assim, o gráfico abaixo já se encontra devidamente corrigido e compara os futuros crude (nos states) em euros com o preço da gasolina galp 95, em euros.
Conclusão: decorridos 4 meses, o preço do petróleo (em euros) praticamente não variou, mas o preço da gasolina aumentou 10%.
Saudações,
Elias
Tenho vindo a actualizar o gráfico com os preços do petróleo e da gasolina, mas segui a sugestão do andrade e converti o preço dos futuros do crude para euros, tendo em conta as taxas de cambio EUR/USD em cada dia.
Assim, o gráfico abaixo já se encontra devidamente corrigido e compara os futuros crude (nos states) em euros com o preço da gasolina galp 95, em euros.
Conclusão: decorridos 4 meses, o preço do petróleo (em euros) praticamente não variou, mas o preço da gasolina aumentou 10%.
Saudações,
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (50.54 KiB) Visualizado 8393 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 271 visitantes