Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
O poder de compra sendo em termos médios , inferior em Portugal mas a verdade e um pouco diferente .
Ha um conjunto de profissionais que empurra a media para baixo , Portugal tem muitos salários próximos do,salário mínimo , estou a pensar caixas de supermercados ou empregados de limpeza ,este profissionais na Europa do norte anda pelos 1 500 euros .
Nas áreas citadas com eram monopólios , os sindicatos conseguiram condições semelhantes a media europeia do seu sector ( nao esquecer os 14 meses].
Se repararem nas contas das empresas em alguns sectores , factor trabalho tem custos em % próximo dos europeus.
Ha um conjunto de profissionais que empurra a media para baixo , Portugal tem muitos salários próximos do,salário mínimo , estou a pensar caixas de supermercados ou empregados de limpeza ,este profissionais na Europa do norte anda pelos 1 500 euros .
Nas áreas citadas com eram monopólios , os sindicatos conseguiram condições semelhantes a media europeia do seu sector ( nao esquecer os 14 meses].
Se repararem nas contas das empresas em alguns sectores , factor trabalho tem custos em % próximo dos europeus.
- Registado: 14/3/2009 0:19
richardj Escreveu:mas sendo o poder de compra em portugal significativamente abaixo da media europeia, não seria expectável que os preços de telecom, combustível e electricidade fossem, aproximadamente na mesma proporção (?).
No caso do combustível, dificilmente, uma vez que se trata de um bem importado, com um custo de matéria prima mais ou menos igual para todos, e com uma carga fiscal altíssima (60% são impostos). As margens são reduzidas e qualquer redução do preço final passaria antes de mais pela redução de impostos (ISP).
No caso da electricidade, trata-se de um mercado regulado (embora em transição), logo dificilmente se poderá esperar uma proporcionalidade com o poder de compra.
Finalmente, no caso das telecoms, a análise parece-me mais complexa. Tenho dúvidas que se possa afirmar que os preços não têm descido - a minha opinião é exactamente oposta, a de que têm descido e muito. No entanto, já lá vai o tempo em que o preço do serviço correspondia simplesmente ao valor de um impulso telefónico ao a um minuto de conversação. Há muitas formas de analisar o preçário, conduzindo a conclusões diferentes.
- Registado: 5/11/2002 12:21
mas sendo o poder de compra em portugal significativamente abaixo da media europeia, não seria expectável que os preços de telecom, combustível e electricidade fossem, aproximadamente na mesma proporção (?).
bem sei que não é 100%
http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/ta ... e=tec00114
bem sei que não é 100%
http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/ta ... e=tec00114
Esta seria outra que no passado já teria tópico aberto:
PSD. Tribunal Constitucional deve ter em consideração contexto económico e financeiro
O PSD defendeu hoje que o Tribunal Constitucional deve avaliar o Orçamento do Estado para 2013 tendo em consideração o contexto económico e financeiro, assim como o programa aplicado a Portugal, o direito nacional e europeu.
Esta posição foi assumida na Assembleia da República pela deputada e vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho, que discordou que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tenha exercido pressão sobre o Tribunal Constitucional quando considerou que esta instituição "tem também de ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar e no impacto que elas possam ter no país".
"Nós entendemos que o Tribunal Constitucional deve avaliar este Orçamento tal como nós o elaborámos e aprovámos nesta câmara: tendo em consideração o contexto económico, o contexto financeiro, o memorando de entendimento, o direito europeu, o direito nacional", afirmou a deputada e dirigente social-democrata.
A este propósito, Teresa Leal Coelho acusou a oposição de desvalorizar a situação do país: "Parece que se esquecem que um dia podemos não ter dinheiro para pagar salários e pensões, parece que se esquecem que nós hoje não temos condições financeiras de sustentabilidade de um Estado que tem cerca de dois cidadãos ativos por cada pensionista ou reformado".
"Assim sendo, nós temos de trabalhar em contexto, e temos de trabalhar em contexto seja o Partido Comunista, sejamos nós ou seja o Tribunal Constitucional", argumentou.
Antes, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, tinha desafiado Teresa Leal Coelho a demarcar-se das declarações que o primeiro-ministro fez na quarta-feira, no Porto, sobre a responsabilidade do Tribunal Constitucional, que apontou como uma pressão sobre esta instituição, posição igualmente subscrita pelo deputado do PCP João Oliveira, que falou em chantagem.
"Eu quero clarificar com toda a transparência aquela que é nossa posição relativamente à responsabilidade que cada instituição, seja ela uma instituição pública ou privada, deve assumir na reconstrução de um país: a responsabilidade que está no âmbito das suas funções. E é por isso mesmo que nós não temos qualquer tipo de problema e não consideramos uma forma de pressão dizer que o Tribunal Constitucional deve, no exercício das suas funções, assumir a sua quota-parte de responsabilidade", respondeu Teresa Leal Coelho.
Em discordância com esta posição, Pedro Filipe Soares tinha pedido à deputada social-democrata que afirmasse que "não alinha nas pressões sobre o Tribunal Constitucional".
Por sua vez, João Oliveira acusou o primeiro-ministro de procurar "chantagear e pressionar o Tribunal Constitucional" como "nunca tinha acontecido em Portugal depois do 25 de Abril", acrescentando: "Senhora deputada Teresa Leal Coelho, se o Tribunal Constitucional reconhecer inconstitucionalidades no Orçamento do Estado, a responsabilidade é do Governo que propôs o Orçamento e é vossa, do PSD e do CDS, que o aprovaram".
http://www.ionline.pt/portugal/psd-trib ... financeiro
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Ti Salvador Mano Escreveu:Outro Sócrates. este pessoal não se mede![]()
Dados do INE sobre o défice são 'uma boa notícia'
Se o número que foi divulgado pela entidade estatística foi de 6,4%, ficou aquém, o que é uma boa notícia, mas é preciso saber os detalhes dessa operação",
Para Pedro Passos Coelho, os resultados alcançados constituem "um dado muito impressionante que não tem comparação com a nossa histórica económica recente".
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... XA.twitter
Pensei exactamente o mesmo!

Esta é outra que noutros tempos dava direito a n comentários!
http://economico.sapo.pt/noticias/igcp- ... 65729.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Ulrich Escreveu:mais_um Escreveu:Ulrich,
Esse senhor ou é aldrabão (porque mente propositadamente) ou é incompetente (porque não faz investigação) , deturpa de uma forma consistente os factos, dá uma visão parcial, etc...
Esse é dos que gostava de apanhar num programa da TV para o desmascarar.
Entendo que gostes de opiniões fundamentadas em dados concretos, e também acho que assim tem mais valor,
dito isto, o JGF tem , pelo menos, o mérito de chamar a atenção para um problema que mina, e retira, recursos à verdadeira economia produtiva.
Ele falou de combustíveis, electricidade e telecomunicações. Combustíveis e telecomunicações é facílimo desmontar a teoria dele, aliás eu gostava que ele explicasse o que é para ele existir concorrência... provavelmente é vender abaixo da media europeia (mas isto sou eu a especular, se calhar é vender abaixo do preço de custo

Ulrich Escreveu:Cada euro mal gasto pelo Estado, inclui tudo, significa um euro que se retira à economia, inclui pessoas e empresas.
Obviamente que sim, mas falar verdade às pessoas também ajudava e não custava nada, mas não dava tanta audiência.
Outro Sócrates. este pessoal não se mede
Se o número que foi divulgado pela entidade estatística foi de 6,4%, ficou aquém, o que é uma boa notícia, mas é preciso saber os detalhes dessa operação",
Para Pedro Passos Coelho, os resultados alcançados constituem "um dado muito impressionante que não tem comparação com a nossa histórica económica recente".

- Registado: 29/11/2007 2:05
JMHP Escreveu:[
Miami... Reconheço que fui excessivo da forma como expressei-me ao teu comentário e que erradamente transpareceu um tom pessoal pouco ordeiro da minha parte. As minhas sinceras desculpas!![]()
Desculpas aceites e assunto encerrado.
Agradeço o gesto.
Quanto ao resto, tem que ficar para outra altura - o dever chama.
- Registado: 17/10/2010 19:32
mais_um Escreveu:Ulrich,
Esse senhor ou é aldrabão (porque mente propositadamente) ou é incompetente (porque não faz investigação) , deturpa de uma forma consistente os factos, dá uma visão parcial, etc...
Entendo que gostes de opiniões fundamentadas em dados concretos, e também acho que assim tem mais valor,
dito isto, o JGF tem , pelo menos, o mérito de chamar a atenção para um problema que mina, e retira, recursos à verdadeira economia produtiva.
Cada euro mal gasto pelo Estado, inclui tudo, significa um euro que se retira à economia, inclui pessoas e empresas.
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Passos admite demissão se houver chumbo do TC
http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... tc-1589400
http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... tc-1589400
- Registado: 5/11/2002 12:21
Bom dia,
Acho que o psi20 está a antecipar uma queda do governo. Vem aí a decisão do tribunal constitucional e pelos vistos, vão ser declaradas algumas medidas do orçamento, anticonstitucionais. Se assim for, será muito mau e o segundo resgate é já ali ao lado. Nem quero falar do perdão de parte da dívida.
Acho que o psi20 está a antecipar uma queda do governo. Vem aí a decisão do tribunal constitucional e pelos vistos, vão ser declaradas algumas medidas do orçamento, anticonstitucionais. Se assim for, será muito mau e o segundo resgate é já ali ao lado. Nem quero falar do perdão de parte da dívida.
MiamiBlueHeart Escreveu:Em primeiro lugar, dispenso qualquer classificação da tua parte relativamente à minha pessoa e considero o teu comentário completamente inapropriado.
Se não gostas do que escrevo, não leias - simples e fácil. É o que eu faço em relação a muito dos teus comentários. Percebido?
Se queres ter uma conversa sem comentários laterais inapropriados..
Tu consideras inevitável e aceitas o empobrecimento massivo da população portuguesa a curto/médio prazo - eu não.
Quem tem razão?
Talvez ninguém, talvez tu ou talvez eu- onde se vê quem tem razão? Nos números.
E por enquanto, os números são claros- havia um Memorando com objectivos e metas claras que falharam praticamente todas. Alguns objectivos falharam com um erro superior a 50% - tu consideras normal- eu não.
OE2013- toda agente disse que os números eram completamente irrealistas. O Governo que disse?
Em março, o que aconteceu??
Alguém, se interroga porque o falhanço é tão gigantesco? Ahh, a culpa ainda é do anterior governo.. a desculpa dos último 30 anos- afinal um Governo tão moderno, com as mesmas desculpas banais..
P.S. percebo bem a tua última frase- é a imagem dos que justificam todos os seus fracassos com os erros dos outros para conseguirem sobreviver e justificar o injustificável e conseguirem manter-se em lugares para os quais não têm a mínima de competência.
Miami... Reconheço que fui excessivo da forma como expressei-me ao teu comentário e que erradamente transpareceu um tom pessoal pouco ordeiro da minha parte. As minhas sinceras desculpas!

Quanto á discussão, não considero inevitável ou aceito o empobrecimento massivo da população portuguesa, mas creio que é uma garantia cada vez mais real o empobrecimento ou estagnação da riqueza dos portugueses ao longos dos próximos anos ou da próxima década independentemente dos nossos lideres agora e no futuro.
Não é uma questão individual de ter ou não razão, importante é fazer uma leitura da realidade e encarar os factos que demonstram a nossa fragilidade perante a dimensão grotesca dos nossos problemas e desequilíbrios que pesam sobre nós.
Aquilo que não fomos capazes de fazer durante décadas, não iremos ser capazes de realizar em poucos anos e não é imperativo ou obrigatório de ganharmos repentinamente a capacidade de compreender os problemas que nos afetam, dado que nunca demonstramos a capacidade ou vontade de o fazer.
As gerações que governaram e ainda possuem o poder de influenciar em Portugal são as gerações mais velhas que nunca conheceram o crescimento sem o recurso da divida, para essas gerações viver com défices sucessivos é tão natural como o ar que respiram.
Como é que se pode imaginar que essas mentes tenham agora capacidade e a solução para resolver um problema que elas próprias estão na sua origem e no seu desenvolvimento?!... Ou que tenham a capacidade de entender ou aceitar soluções novas ou diferentes de tudo aquilo em que erradamente acreditaram?!
Voltando aos pontos que mencionaste inicialmente:
- A queda do consumo interno é natural e desejável dado que durante décadas cresceu e manteve-se de forma artificial nomeadamente devido ao forte endividamento do Estado, das empresas e das famílias.
- O investimento sobretudo publico não tem condições para crescer enquanto a divida se mantiver a níveis elevados e perigosos, porque senão resolvermos o problema da nossa divida estamos na iminência permanente de cair definitivamente na bancarrota no próximo abrandamento da economia global que como sabemos é cíclico. Sabemos que vai acontecer não sabemos é quando e se ainda vamos a tempo de evitar a nossa ruína completa e total.
- Quanto ás exportações muito haveria a dizer mas não tenho tempo agora, mas gostaria de dizer que só uma ingenuidade e ignorância muito grande como vejo em muitos políticos e portugueses, a desvalorização do mérito e mais-valia do crescimento sustentado que temos observado nos últimos anos.
Ulrich,
Ulrich Escreveu:mais_um Escreveu:Ulrich Escreveu:
Ele disse que os 3 cent a mais em relação à média Europeia corresponde a 300 milhões de euros que são retirados à economia...and so on...and so on...
Eu não citei declarações do senhor, mas sim do Elias....
E não são 300 milhões, mas sim mais de 200 milhões (é ele que o diz).
E não são 3 cêntimos, é 0,012€ acima da média na gasolina (por exemplo, na Dinamarca são 6 cêntimos acima da media, Italia 2 cêntimos, etc...) nesses países quem manda também não são os governos.... enfim.![]()
Fonte: http://www.dgeg.pt/
Se esse senhor fosse sério não vinha para a TV dizer disparates e enganar as pessoas
Dados do Jornal de negócios:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ostos.html
Consumo mensal de Gasóleo/Gasolina : +- 440 000 litros .
Dados http://www.dgeg.pt/,vide estatísticas e preços.
O comentário desse senhor é feito em 25 de Março de 2013, eu utilizei os dados de Janeiro de 2013, mais recentes. Como tu podes verificar, é o senhor que fala em mais de 200 milhões de euros, vê o vídeo novamente.
E o facto de existir 19 países com valor mais altos que a média europeia quer dizer que também são os interesses económicos que manda nesses países? Dinamarca, Suécia, Finlândia?
Esse senhor só diz disparates.
mais_um Escreveu:Ulrich Escreveu:
Ele disse que os 3 cent a mais em relação à média Europeia corresponde a 300 milhões de euros que são retirados à economia...and so on...and so on...
E não são 3 cêntimos, é 0,012€ acima da média na gasolina (por exemplo, na Dinamarca são 6 cêntimos acima da media, Italia 2 cêntimos, etc...) nesses países quem manda também não são os governos.... enfim.![]()
Se esse senhor fosse sério não vinha para a TV dizer disparates e enganar as pessoas
Dados do Jornal de negócios:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ostos.html
Consumo mensal de Gasóleo/Gasolina : +- 440 000 litros .
Dados http://www.dgeg.pt/,vide estatísticas e preços.
Salvador Dali
Salvador Dali
Ulrich Escreveu:
E não são 3 cêntimos, é 0,012€ acima da média na gasolina (por exemplo, na Dinamarca são 6 cêntimos acima da media, Italia 2 cêntimos, etc...) nesses países quem manda também não são os governos.... enfim.

ul Escreveu:A legislação nacional de 2007, aqui esta uma boa pergunta para logo a noite a Jose Socrates
E já agora ao PSD e CDS já que a lei foi aprovada também com o voto favorável desses partidos:
Votação na Reunião Plenária nº. 35, Texto final apresentado pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Aprovado
Contra: PCP, BE, PEV
A Favor: PS, PSD, CDS-PP
http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=33237
E também podes questionar o Mário Soares e o Cavaco, já que o principio vem desde 1985, tendo sofrido alterações em 1989, 1991.
http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=dr&cap ... =Pesquisar
http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=dr&cap ... =Pesquisar
mais_um Escreveu:
O mito dos combustíveis está mais do que desmistificado pelo Marco António. Como diz o Elias, fosse qual fosse o preço as pessoas diriam sempre que era caro e que estavam a ser roubadas...dado é que era bom!![]()
Lá estás tu...

Salvador Dali
Salvador Dali
richardj Escreveu:artista Escreveu:mais_um Escreveu:
1º passo, colocar a justiça a funcionar, 2º passo, reduzir a despesa do Estado e o peso na economia, 3º passo, reduzir os impostos às empresas e aos particulares.
No primeiro tropeças logo... no segundo a única forma que vejo é com um "hair-cut" ou retirando a saúde e a educação aos portugueses, eles não vão cortar onde há interesses político/partidários... o que nos leva a concluir que não chegaremos ao 3º passo... pelo menos vivos!
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/go0DPd5N-Wk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Esse senhor diz muitos disparates, mas como diz aquilo que as pessoas querem ouvir tem uma enorme legião de seguidores.
Faço-te o seguinte desafio, vais à net, e vê as ofertas dos operadores de telecomunicações nos outros países da Europa.
Este sector conheço particularmente bem porque é a minha área de trabalho e posso dizer-te que neste momento tenho propostas de operadores de telecomunicações, em que tenho 0,01€ por minuto na rede fixa e 0,025€ por minuto para qualquer rede móvel, se achas que é mau diz-me onde consegues encontrar melhor.
O mito dos combustíveis está mais do que desmistificado pelo Marco António. Como diz o Elias, fosse qual fosse o preço as pessoas diriam sempre que era caro e que estavam a ser roubadas...dado é que era bom!

Em relação à electricidade é algo mais complexo demonstrar mas o que é claro é que se fosse um negocio muito interessante terias resmas de empresas a fornecer o serviço/produto e o que observas é cada vez existirem menos empresas a fazê-lo.
ul Escreveu:
Neste esforço o que nos rodeia tem jogado contra nós , países que fizeram reajustamentos parecidos com êxito beneficiaram de uma conjuntura mais favorável estou a pensar na Nova Zelândia , Canada ou Suécia.
Não foi só a conjuntura, a base de partida também é diferente, os problemas estruturais não eram os mesmos e esse países tinham e tem recursos naturais que nós não temos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 225 visitantes