Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Serrano1963 » 13/1/2008 1:09

Artista, não será tão linear. Antes desta estrondosa arrancada da Galp entri a 11,10 para caso ela superasse os 11,20 vender a 12. Mas, caso quebrasse a Lta sair imediatamente. Foi o que fiz e fiquei satisfeito pois no dia seguinte ela voltou a corrigir para logo de imediato fazer aquele mastro verde.
Se ela vier a 14 e tu esqueceres a acção (será que por quebrar a Lta ?? :roll: ) ela pode voltar a fazer uma reentrada no canal. Seria uma tirada a papel quimico :wink: tudo é possível :!: Para mim seria muito interessante que já que estamos a corrigir ela venha fechar o gap e depois voltar a reentrar no canal sustentadamente. Estou fora da Galp e estou atento a ela...
Pontos perigosos... exagerada volatilidade :roll:
Anexos
gALP.jpg
gALP.jpg (47.54 KiB) Visualizado 5131 vezes

Registado: 3/12/2007 21:57

por Evv » 12/1/2008 23:42

Realmente se os resultados do bloco 21 sairem até Março mais dia menos dia podemos ter surpresas. Será a pensar nisso que o BPI já reforçou para 5% e que também na 5ª F passada saíu o target de 19.5?
É certo que o actual contexto dos mercados não ajuda, no entanto continuo a pensar que é o título da nossa praça com maior potencial especulativo e é disso que vive a bolsa. Pode bem afirmar-se a exemplo da EDP como um título de refugio.
Tenho no entanto algumas dúvidas:
1-qual a razão das sucessivas quedas verificadas desde o final do ano passado, apenas interrompidas na 5ª Feira passada, continuo a pensar (como aqui referi) que teria que ser algum accionista de peso a descarregar
2-Face aos grandes investimos necessários para as explorações dos tupis e companhia, será que como se fala terá que se realizar um aumento de capital
3-Há uns meses saía (salvo erro, no expresso) a noticia duma opa à EDP impossibilitada pelo Governo. No entanto é sabido que têm negócios comuns, não poderemos assim ter parcerias no futuro?
4-PErsistindo o petróleo acima dos usd100, qual o impacto face aos stocks que concerteza terão sido adquiridos a preços mais baixos?

Registado: 28/10/2007 7:43

por assunoadr » 12/1/2008 22:32

O certo é que a queda da Galp na última sessão foi feita com muito pouco volume e, no fecho, tentaram-na empurrar para baixo dos 15.40 €.

A Galp também tem estado a ser pressionada pela queda do petróleo e pela possibilidade da economia dos EUA estar a entrar num período de abrandamento ou até mesmo de recessão. Dizem por aí que o problema do petróleo é estrutural pelo que, infelizmente, a tendência é para continuar a subir ainda que com correcções pontuais.

Mas alguém faz ideia de qual é o impacto de 10% de reservas de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo nas contas da Galp já para não falar das descobertas em Angola?

E se se confirmar a existência de reservas no "Sugar Loaf" que superem as da TUPI em mais de 500%, onde a Galp participa com 20% na concessão BM-S-21? Já li por aí que se vai ficar a saber muito em breve, no máximo até Março deste ano (bastou-me fazer umas pesquisas por Petrobras no Google onde li isso outras coisas bem interessantes).

Se alguém está a vender Galp, fazendo com que ela fique mais barata mesmo com os fundamentos que estão por detrás das subidas anteriores, é bom para quem deseja posicionar-se nela. As correcções são sempre necessárias para que as acções respirem com a entrada de novos ivestidores e as grandes valorizações possam acontecer. É assim que o mercado deve funcionar.

Já agora deixo aqui uma imagem do local dos acontecimentos com a identificação do que se presume ser o petróleo existente na área.

cps,

AA
Anexos
Campos_Tupi_e_Pão_de_Açúcar.JPG
Campos_Tupi_e_Pão_de_Açúcar.JPG (36.05 KiB) Visualizado 5291 vezes

Registado: 29/11/2007 2:08

por artista_ » 12/1/2008 19:23

Eslaved. eu fiz mais ou menos o contrário, retomei a posição que tive... é verdade que isto está complicado mas não seria de esperar que houvesse dúvidas quando o teste do suporte fosse feito, não é isso que acontece quase sempre!? ou seja, eu também não tenho certezas mas sei que é ali que tenho de entrar, se me enganar acciono o stop e acho que tão cedo nõ voltarei à Galp, se calhar nem ao mercado :)

Quanto a mim se a Galp chegar aos 14 euros já não olharei para ela com os mesmos olhos, acho que a devo esquecer... fica um amor do passado :mrgreen: se chegar ai parece-me que a tendência de alta estará já seriamente comprometida...

Ainda assim tenho mais de 50% de liquidez e a Galp para mim tem alguns contornos especiais, mantém a tendência de alta e acho que merece que reassuma a posição que tinha e que vendi a preços superiores...

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Paionense » 12/1/2008 19:22

Enslaved, excelente análise, do que se passou esta semana.

cho que esta semana foi muito confusa e não dá para tirar nenhuma conclusão no curto prazo

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Enslaved » 12/1/2008 18:58

Neste último dia a galp não me convenceu. A minha última análise praticamente não serviu de nada (por vezes acontece) a não ser a confirmação do toque nos 15.95 (que para mim seria de esperar) e a consequente queda (neste caso não estava à espera).

Mesmo assim fiz um pequeno trade com ligeiras perdas. Consegui entrar a 15.48 (com esperança que testasse novamente os 15.95) e depois tive que a ver a descer até aos 15 para depois vender quase no final da sessão a 15.44.

Não me pareceu com força para voos mais altos e achei melhor fechar a posição. Na realidade, de manhã a pressão compradora foi praticamente inexistente o que me deixou um pouco apreensivo.

Pela figura 1 vê-se que ultimamente tem feito mínimos por volta da mesma hora (+- meio dia) o que sugere que o comportamento dela está a ser controlado.

Apesar de se observar um menor volume no dia de ontem pode-se ver que na 5ª feira, esse volume foi maior devido principalmente a duas passagens de carteira.

Se repararem bem a vela de ontem anulou praticamente a vela de 5ª feira por isso acredito num novo teste aos 15.00, sendo que o teste principal poderá ser nos 14.00. Actualmente a galp está excelente para daytrade mas para ficar de uma sessão para a outra acho actualmente muito arriscado.

No daytrade parece-me que a rapidez e lucidez de uma pessoa é extremamente importante, o que não tem sido o meu forte :|.

Bom fim de semana :mrgreen: .
Anexos
Figura1.JPG
Figura1.JPG (42.12 KiB) Visualizado 3451 vezes
Figura2.JPG
Figura2.JPG (43.96 KiB) Visualizado 3433 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por dvck » 12/1/2008 13:07

A Galp parece estar a reagir muito bem à MM50. Em termos de preço parece-me bastante atractiva tendo em conta as perspectivas futuras. De qualquer forma os mercados andam muito instáveis (ou melhor estáveis no sentido descendente :lol: ) e manda a prudência esperar um pouco para ver se a GALP consolida na zona dos 15 euros ou se ainda é possível ir apanhá-la lá mais em baixo. :wink:

Registado: 16/11/2007 18:38

por Mariachi » 12/1/2008 12:55

Boas

As noticias podem já estar incorporadas na actual cotação da acção.
...so não precebo porque a galp não se mantem estavel,corrigio depois ora sobe ora desce

Chama-se a isso mercado. Ou querias que a GALP fosse sempre a subir? Muito já subiu ela nos ultimos tempos e comparando com muitas do PSI20, digo que está a portar-se muito bem e esta correcção é saudável.

Um abraço e bons negocios

Registado: 25/6/2007 11:05

por MACACOS » 12/1/2008 12:02

as noticias são todas positivas, so não precebo porque a galp não se mantem estavel,corrigio depois ora sobe ora desce.

Registado: 29/11/2007 10:02

por assunoadr » 12/1/2008 9:58

http://web.infomoney.com.br//templates/ ... stimentos/

Para a Morgan Stanley a Tupi é só a ponta do iceberg.

AA

por assunoadr » 12/1/2008 8:46

Deixo um link interessante...

http://seekingalpha.com/article/59796-p ... er-by-2050

cps,

AA

por Resina » 11/1/2008 17:54

O fecho pode nem ter sido nada de especial...
Mas aproveitei e fiz umas compras... Como a Galp é uma especie de io-io, na segunda é provavel que suba qualquer coisita...
Fico dentro a espera de "algo" retornavel... Senão assim como se entrou tambem se sai...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por assunoadr » 11/1/2008 16:47

Mais uma bem interessante...

Campo de Tupi pode tornar Brasil 'exportador de porte', diz NYT
Plantão | Publicada em 11/01/2008 às 10h33m
BBC
A descoberta da reserva de petróleo de Tupi, na Baía de Santos, no ano passado, tem o potencial de transformar o Brasil em um exportador de porte e ainda ganhar uma cadeira no cartel de exportadores de petróleo, segundo reportagem do jornal americano The New York Times publicada nesta sexta-feira.

A reportagem afirma ainda que, somada aos projetos de refino da Petrobrás já em andamento, a reserva poderia, eventualmente, tornar o Brasil um maior exportador de gasolina, suprindo mercados como o dos Estados Unidos e de outros países onde é virtualmente impossível construir novas refinarias.

"Enquanto alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo, entre eles o México e o Irã, lutam para continuar exportando, o Brasil se move na direção oposta", diz o New York Times.

Segundo o jornal, o rápido crescimento econômico e o declínio na produção petrolífera em países ricos em petróleo, como a Indonésia, o México e o Irã, estão afetando as exportações, aumentando a pressão sobre o mercado global de petróleo.

Em alguns casos, diz o jornal, o subsídio doméstico ao combustível leva até a desperdícios. "Mas o Brasil, com uma economia crescendo a um ritmo saudável, vende combustível para seus cidadãos essencialmente a preço de mercado", diz a reportagem.

"E o imenso esforço de três décadas para transformar cana-de-açúcar em etanol fez do Brasil o maior consumidor de biocombustíveis à base de plantas do mundo."

Euforia

A reportagem ainda destaca que a reserva Tupi, estimada entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo está criando euforia entre as maiores empresas de petróleo do mundo.

Nos últimos anos, as empresas têm tido dificuldade em encontrar projetos de escala global que justifiquem um investimento, mesmo com o barril do petróleo a US$ 100.

"Tupi é a maior descoberta de petróleo do mundo desde que foi encontrada uma reserva de 12 bilhões de barris no Cazaquistão, em 2000", acrescenta o jornal.

A reportagem afirma, no entanto, que será necessário resolver algumas questões técnicas para que a reserva - em águas profundas - possa ser explorada, mas que a Petrobrás parece otimista.

A possibilidade de o governo restringir as condições para investimento na nova reserva, no entanto, poderia diminuir o entusiasmo internacional rapidamente, segundo o jornal.

"O Brasil já está até atraindo comparações com a Bolívia e a Venezuela, dois países da América do Sul que nacionalizaram parte de sua indústria de energia nos últimos anos."

Mas o New York Times lembra que o Brasil se manteve mais aberto ao investimento estrangeiro do que os países vizinhos e encorajou empresas internacionais, como a Exxon Mobil, a Chevron e a Shell a investir bilhões de dólares na nova reserva, apesar de não ter alcançado muito sucesso até agora.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

cps,

AA

por MACACOS » 11/1/2008 13:59

a galp esta a recupera, penso que ja fez a correação, pois a descida dela deve-se ao mercado.

Registado: 29/11/2007 10:02

não me convence...

por StockGalaxy » 11/1/2008 12:55

A queda da GALP hoje não me convence.

As ultimas duas velas são de acumulaçãocom uma média de quase 4 milhões de acções por dia.
hoje caiu mais de 6% com pouco mais de 500 mil.

bateu nos 15 Euros e está a reagir, mas poderá ainda ir novamente aos 14.80 eur.

Disclosure: entrei com uma pequena posição nos 15.05 eur na esperança de na semana que vem continuar o movimento Bull. stoploss activado abaixo dos 14.70 eur.

Stock
Anexos
GALP.gif
GALP.gif (1.15 MiB) Visualizado 4389 vezes
Editado pela última vez por StockGalaxy em 12/1/2008 3:17, num total de 1 vez.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por artista_ » 11/1/2008 12:43

Hoje é um dia de quedas generalizadas, apetece entrar mas é difícil quando os mercados estão assim...

Está outra vez na zona de suporte, vamos ver como evolui até ao final da sessão!

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por assunoadr » 11/1/2008 8:54

Mais uma interessante...

António Costa e Silva
"O preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta "
O ano de 2008 nasceu a "torcer o nariz", com a persistente instabilidade dos mercados a provocar estragos nas economias, continuando a pairar o mistério desconcertante do petróleo. A sua cotação está imparável e este ano já furou a barreira dos 100 dólares por barril. Os impactos são diferentes do passado?

--------------------------------------------------------------------------------

Sérgio Figueiredo

O ano de 2008 nasceu a "torcer o nariz", com a persistente instabilidade dos mercados a provocar estragos nas economias, continuando a pairar o mistério desconcertante do petróleo. A sua cotação está imparável e este ano já furou a barreira dos 100 dólares por barril. Os impactos são diferentes do passado?

Em entrevista ao programa "Balanço e Contas", uma parceria entre o Jornal de Negócios e a RTP, António Costa e Silva, gestor do sector energético, diz que "o preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta".

O mesmo responsável adianta que "nos últimos quatro anos, o aumento do consumo mundial foi de cinco milhões de barris, enquanto a oferta se mantém praticamente estacionária".

Nuno Ribeiro da Silva, na mesma entrevista, referiu que "as petrolíferas estão a fazer investimentos na prospecção e pesquisa, com base num preço que consideram estável e garantido do preço do barril que está muitíssimo longe dos 100 dólares.

cps

AA

por Nyk » 11/1/2008 8:49

Galp foi a maior aposta dos fundos nacionais em 2007
A Galp Energia foi a empresa da bolsa portuguesa a merecer mais a confiança dos profissionais do investimento, naquele que foi o seu primeiro ano completo no mercado de capitais.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

A Galp Energia foi a empresa da bolsa portuguesa a merecer mais a confiança dos profissionais do investimento, naquele que foi o seu primeiro ano completo no mercado de capitais.

A petrolífera foi a principal aposta dos fundos nacionais que, no último ano, investiram cerca de 97,4 milhões de euros só nesta empresa. O reforço dos fundos portugueses será um dos factores que explica o brilhante desempenho da empresa em 2007, ano em que a Galp Energia foi a grande "estrela" do índice PSI-20 depois de o preço das acções ter disparado 165%.

Entre as restantes apostas do gestores nacionais, Sonae SGPS e Cimpor também se destacaram entre as acções que atraíram mais investimento, enquanto a EDP e a Jerónimo Martins sofreram as maiores reduções no investimento desta indústria.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Enslaved » 11/1/2008 2:06

Análise à galp:
Anexos
Gráfico3.JPG
Gráfico 3:
Estando numa zona de suporte verifiquei que os 15.95 poderão ser um bom ponto de entrada de curto prazo. Deve-se primeiro ver se ela vai testá-los na abertura e só depois de passá-los é que se deve entrar. Se não adormecer poderei comprar na
Gráfico3.JPG (57.22 KiB) Visualizado 4848 vezes
Gráfico2.JPG
Gráfico 2:
Nos últimos dias tem seguido uma LTd de curto prazo e à 3ª conseguiu quebrá-la. Ontem já tinha dado sinais da força compradora ter aumentado mas só hoje é que houve confirmação.
Gráfico2.JPG (58.09 KiB) Visualizado 4837 vezes
Gráfico1.JPG
Gráfico 1:
Parece que o suporte dos 15 euros e os 50 % de retracção de Fibonacci sempre funcionaram para voltar aos ganhos. Desenhei um canal ascendente bastante interessante e quem quiser comentar é sempre bem vindo.
Gráfico1.JPG (43.97 KiB) Visualizado 4847 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por Paionense » 11/1/2008 0:52

assunoadr Escreveu:Estava-me a referir a uma tendência ascendente de médio/longo prazo...se reparares, essa absolutamente mantém-se intacta.

cps,

AA

Bem, então se te estavas a referir a médio/longo não é uma visita a esses valores que a vai alterar, pois acabou de lá sair hoje :D

por assunoadr » 11/1/2008 0:38

Paionense Escreveu:
assunoadr Escreveu:
Paionense Escreveu:O ideal seria visitar novamente o suporte e reagir em alta.

Estive tentado em entrar no final da sessão, mas olhei para cima e vi os 16.50. De qualquer forma, penso que uma entrada abaixo de 16euros com stop em anterior minimo será uma boa estratégia.

Vamos aguardar

Abraço
JP

Paionense

Eu penso que se a Galp for testar novamente o suporte nos 15,40 será um sinal de fraqueza que poderá comprometer a sua tendência ascendente.

cps,

AA

A comprometer a tendência ascendente seria no curtissimo prazo, (isso se podes falar de tendência ascendente com uma sessão positiva), mas, e na minha opinião mais importante ainda serviria para fortalecer o suporte o que obviamente dá outra segurança neste valor.

Estava-me a referir a uma tendência ascendente de médio/longo prazo...se reparares, essa absolutamente mantém-se intacta.

cps,

AA

por Paionense » 11/1/2008 0:33

assunoadr Escreveu:

Estive tentado em entrar no final da sessão, mas olhei para cima e vi os 16.50. De qualquer forma, penso que uma entrada abaixo de 16euros com stop em anterior minimo será uma boa estratégia.

Vamos aguardar

Abraço
JP

Paionense

Eu penso que se a Galp for testar novamente o suporte nos 15,40 será um sinal de fraqueza que poderá comprometer a sua tendência ascendente.

cps,

AA

A comprometer a tendência ascendente seria no curtissimo prazo, (isso se podes falar de tendência ascendente com uma sessão positiva), mas, e na minha opinião mais importante ainda serviria para fortalecer o suporte o que obviamente dá outra segurança neste valor.

por assunoadr » 11/1/2008 0:17

Vamos aguardar

Abraço
JP

Paionense

cps,

AA

por Paionense » 11/1/2008 0:08

O ideal seria visitar novamente o suporte e reagir em alta.

Vamos aguardar

Abraço
JP

por assunoadr » 10/1/2008 23:39

cook Escreveu:é obvio que comparar o gráfico da SONI com o da Galp, não é justo :mrgreen:

Eu estava a referir-me aos últimos 8 dias de ambas, em que caíram cerca de 25% cada uma.

cumps

Sem dúvida, a Galp, até prova em contrário, efectuou uma saudável correcção técnica enquanto a Soni entrou claramente em modo bear de médio prazo.

cps,

AA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, Pmart 1, rg7803 e 51 visitantes