Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 14/1/2008 17:56

Parece que a grande resistência de curto prazo está na zona dos 16 euros. Só com a quebra dele no fecho é que poderá me convencer. Amanhã poderá fazer um teste na zona dos 15.40 e depois se verá a sua reacção :wink:. Se reagir positivamente poderá se bom sinal :wink: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por artista_ » 14/1/2008 17:25

Ministro da Energia do Qatar
"OPEP não tem capacidade para travar subida do petróleo"
O preço do petróleo reagiu em alta às recentes declarações do ministro da energia do Qatar. Abdullah al-Attiyah afirmou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não tem capacidade para travar a subida dos preços da matéria-prima.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

Abdullah al-Attiyah

Ministro da Energia do Qatar
O preço do petróleo reagiu em alta às recentes declarações do ministro da energia do Qatar. Abdullah al-Attiyah afirmou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não tem capacidade para travar a subida dos preços da matéria-prima.

"A OPEP é apenas produtora de petróleo, não fixa preços. Não podemos controlar as forças do mercado, as tensões geopolíticas e a especulação", afirmou Abdullah al-Attiyah esta manhã em Doha.

O preço do petróleo reagiu em alta a estas declarações e segue a subir mais de 1% nos mercados internacionais, após três sessões consecutivas em queda. O West Texas Intermediate [Cot], negociado em Nova Iorque, avança 1,38% para os 93,97 dólares e o barril de "brent", negociado em Londres, ganha 1,55% para os 92,48 dólares.

A OPEP, responsável por 40% da produção mundial de petróleo, vai estar reunida no próximo dia 1 de Fevereiro em Viena.

A matéria-prima está ainda a reagir à queda da moeda norte-americana. O dólar está a negociar perto do mínimo histórico face ao euro, numa altura em que é cada vez mais provável que a Reserva Federal norte-americana (Fed) corte o valor da taxa de juro.

O preço do petróleo está também a ser influenciado pelas declarações do presidente dos Estados Unidos ontem na capital dos Emirados Árabes Unidos. George W. Bush acusou o Irão de ser o maior "patrocinador do terrorismo" e de representar uma "ameaça para a segurança das nações em todo o mundo".
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pintas25 » 14/1/2008 16:41

Muito obrigado pelo esclarecimento.
as coisas que se aprendem neste forum :roll:

Registado: 7/1/2008 18:02

por luisribas » 14/1/2008 16:26

Por vezes tb acontece que determinados investidores pagam por exemplo as 1ºs 5 ou 10 ordens mensais, tendo as restantes d eborla ou com um preço mais reduzido.

Assim, "queimam" as primeras com compras irrisórias, para depois poderem comprar com comissões mais baixas!!

P.S: Isso não acontece comigo, mas essa explicação já foi dada numa questão semelhante... pois, de quando em vez estas questões repetem-se!!
Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por Pintas25 » 14/1/2008 16:23

parece-me que se está a formar alguma acumulação nos 15,80. se fechar acima será uma boa altura para entrar. poderá ser que seja desta que dispare novamente. :mrgreen:

por rosario » 14/1/2008 16:19

Pintas25 Escreveu:digam-me só uma coisa por que é que há pessoas a negociar 1 sim UMA acção????

Pode ser intencionalmente ou não, ou seja, pode haver uma ordem de compra de 1000 e uma ordem de venda de só 999, ou seja, fica 1 para comprar, o que vai originar a que o próximo a meter ordens vai levar com 1 negócio de 1 só acção. Não é muito provável, mas acontece.

Registado: 27/9/2007 14:33

por Pintas25 » 14/1/2008 16:15

digam-me só uma coisa por que é que há pessoas a negociar 1 sim UMA acção????

por artista_ » 14/1/2008 15:26

Macacos, se acompanhares os meus posts vais ver que eu nunca presumo saber se um título vai subir ou descer... identifico niveis importantes, tendências definidas por suportes e resistências e depois elaboro uma estratégia que pressupõe que essas tendências se mantenham... mas eu sei que as tendências não se mantêm sempre, a natureza dos mercados é imprevisivel, eu apenas tento colocar as probabilidades a meu favor...

Não faço a mínima idéia se a correcção da Galp acabou ou não mas sei que esta zona é importante e por isso entrei... se vier a quebrar a tendência eu vendo, perco um pouco mas é assim que invisto!!

bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MACACOS » 14/1/2008 15:06

artista Escreveu:Se ninguém as tem é porque não as há :) sabes que o Caldeirão está sempre bem informado... as cotações sobem mas isso não é uma novidade é um dado, uns dias sobem outras descem :wink:

Penso que estão reunidas as condições para uma correcção em alta do forte movimento de queda mas isto também não é novidade porque já achava isso antes, ou pelo menos acreditava que havia boas hipóteses dele acontecer, vamos lá ver até onde é que se conseguirá estender?!

Bons negócios para todos

na tua opnião a galp ja fez a correcção,

Registado: 29/11/2007 10:02

por artista_ » 14/1/2008 14:46

Se ninguém as tem é porque não as há :) sabes que o Caldeirão está sempre bem informado... as cotações sobem mas isso não é uma novidade é um dado, uns dias sobem outras descem :wink:

Penso que estão reunidas as condições para uma correcção em alta do forte movimento de queda mas isto também não é novidade porque já achava isso antes, ou pelo menos acreditava que havia boas hipóteses dele acontecer, vamos lá ver até onde é que se conseguirá estender?!

Bons negócios para todos

por MACACOS » 14/1/2008 14:34

ninguem tem novidades?

Registado: 29/11/2007 10:02

Re: Gap

por assunoadr » 13/1/2008 18:53

portucel Escreveu:Estou à espera que esta "menina" venha tapar o "gap" dos 13 €...

... mais tarde ou mais cedo lá irá!!!

Cuidado com a interpretação dos gap´s, pois acontece após um período de consolidação com alguma duração. Trata-se pois de um breakaway gap em que o fecho significa normalmente a entrada em estado bear.

http://www.investopedia.com/terms/b/breakawaygap.asp

cps,

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por assunoadr » 13/1/2008 18:35

Enslaved Escreveu:Excelente análise assunoadr apesar de não ir ao encontro da minha. Como referi, estou confuso e possivelmente amanhã já se poderá ter mais certezas. No entanto este comportamento parece-me um tanto semelhante ao que aconteceu em algumas acções no dia 8 de Janeiro. Se virmos bem as velas da galp são mais bullish, tendo se calhar feito uma "pseudo" Bullish Stick Sandwich, mas actualmente, no meu modo de ver as coisas, o ratio risco/beneficio não está muito vantajoso. Abraços e boa sorte :wink:.

Repara que nesses exemplos, a 3ª clandle é diferente da que a Galp fez e a 2ª da Galp, ao contrário das restantes, contraria a tendência geral do mercado nessa sessão.

É nestes momentos que devemos manter a disciplina e não nos deixarmos influenciar pelo sentimento porque é aí que o ratio risco/beneficio se torna mais favorável.

O TintimSidnei diz que, na opinião dele, a Galp ainda vai aos 13 €. Se for assim, até acho que vai testar a LTa mais abaixo ou até mesmo (com grande probabilidade segundo as regras) cumprir os 100% de retracement de fibo. No meu entender, isso só será possível num cenário de grande cepticismo sobre a veracidade das noticias que têm uma credibilidade que ultrapassa de longe o estatuto de simples rumores.

Por outro lado, começo a considerar algumas correcções nas acções portuguessa bastante exageradas atendendo a que, em muitos casos, são completamente discrepantes com a evolução dos respectivos resultantes.

cps,

AA

Gap

por portucel » 13/1/2008 18:30

Estou à espera que esta "menina" venha tapar o "gap" dos 13 €...

... mais tarde ou mais cedo lá irá!!!

Registado: 10/11/2006 16:05

por Paionense » 13/1/2008 18:24

lutav Escreveu:
PS-> nao havia ai um gajo com uma fan toda catita? :lol:

Olá!

O gajo com a fan toda catita era eu!

No segundo gráfico, tens a primeira fan que deu sinal de saida no dia 3 de janeiro.

Agora a fan que tenho desenhada é a do primeiro gráfico e só pondero entrar após a quebra consistente da mesma.

Abraço
JP

P.S. - Esta análise baseia-se unica e exclusiavamente na fibo fan pelo que não foram considerados outros indicadores
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (11.19 KiB) Visualizado 4647 vezes
GALP ENERGIA-NOM2.png
GALP ENERGIA-NOM2.png (10.44 KiB) Visualizado 4638 vezes

Registado: 28/6/2007 16:26

Re: GALP

por artista_ » 13/1/2008 18:19

TintimSidnei Escreveu:Orgulho-me de ter levado a cotação aos 16.29€ logo após a abertura e vejam o que aconteceu ninguem acompanhou o meu sentimento

Não perebo o que queres dizer som isto? foste tu que compraste muitas acções que levaram à subida até esse valor?

Eslaved, há uma diferença importante entre os gráficos da Semapa ou TDU e a Galp, é que a tendência de médio prazo na Galp é de alta e nas outras duas é claramente de baixa... isto é importante porque os investidores ainda vêm nas correcções da Galp oportunidades de entrar enquanto nas outras todos têm dificuldades em acreditar que é desta que vão virar e aqueles que arriscam ao mínimo sinal de retração vendem contribuindo para ampliar o movimento de queda...

É por isto que, se a Galp quebrar esta zona, acharei que o título ficará bem mais perigoso e ficarei de fora... ´

Bom Domingo para todos

GALP

por TintimSidnei » 13/1/2008 16:55

Meus Caros,

Já vos disse que na passada sexta-feira, noutro tópico, crash na bolsa, tive de utilizar a 2ª regra de buffet.

Orgulho-me de ter levado a cotação aos 16.29€ logo após a abertura e vejam o que aconteceu ninguem acompanhou o meu sentimento

com a queda a seguir até aos 15.5€, ou seja não vale a pena contraria a tendência que não tenho duvida é de queda porque se não fosse com os máximos a 16.29€ os potenciais compradores já tinham entrado

Para mim vamos assistir à queda até aos 13€ para então ai iniciar a recuperação sustentada
Você deve investir o seu dinheiro em uma empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.

Quando decidir contratar alguem há três qualidades principais intregridade, inteligência e energia, mas a integridade é a mais importante porque sem ela as outras duas darão cabo de si.
Buffetology

Registado: 30/12/2007 17:21

por Enslaved » 13/1/2008 15:01

Excelente análise assunoadr apesar de não ir ao encontro da minha. Como referi, estou confuso e possivelmente amanhã já se poderá ter mais certezas. No entanto este comportamento parece-me um tanto semelhante ao que aconteceu em algumas acções no dia 8 de Janeiro. Se virmos bem as velas da galp são mais bullish, tendo se calhar feito uma "pseudo" Bullish Stick Sandwich, mas actualmente, no meu modo de ver as coisas, o ratio risco/beneficio não está muito vantajoso. Abraços e boa sorte :wink:.
Anexos
TDU.JPG
TDU.JPG (35.93 KiB) Visualizado 4872 vezes
semapa.JPG
semapa.JPG (33.56 KiB) Visualizado 4867 vezes
galp.JPG
galp.JPG (32.32 KiB) Visualizado 4868 vezes
confuso.JPG
confuso.JPG (30.73 KiB) Visualizado 4860 vezes

por TP1 » 13/1/2008 14:10

Welcome back Lutav :clap:
Pensei que te tinhas reformado.. :shock:

Registado: 30/11/2007 21:13

por lutav » 13/1/2008 13:32

boas,

só vim aqui dar um abraço; nao, nao desapareci por estar a perder dinheiro :mrgreen:, apenas tenho menor disponibilidade agora;

tenho GALP (um bocado caras, confesso :oops: 15,82), e vou mante-las; para já, os 15,40 (apesar daquela provocacao de enfarte de baixar aos 14.XX), parecem confiaveis.

Abraço, boa semana :)

(e obrigado pelas analises | excelentes mesmo)

PS-> nao havia ai um gajo com uma fan toda catita? :lol:
Editado pela última vez por lutav em 13/1/2008 14:37, num total de 1 vez.

Registado: 22/9/2006 22:36

por assunoadr » 13/1/2008 11:45

:oops:

Sorry!

Deixo ficar o que pretendia que fosse o 2º gráfico.

cps,

AA
Anexos
galp.png
galp.png (19.73 KiB) Visualizado 5079 vezes

por assunoadr » 13/1/2008 11:39

A MME 50 tem sustentado a evolução da Galp durante todo o seu movimento e mantém-se em tendência ascendente.

Suporte horizontal nos 15.40 que corresponde a um importante patamar no rally que levou a Galp até aos 19.50

As 3 últimas velas podem indiciar uma situação de fundo já que a 1ª e a 3ª são negras que apresentam sombras inferiores acentuadas e são intermediadas por uma branca onde o volume foi nitidamente superior (mesmo descontando as tais passagens).

Se a Galp fechar abaixo desta zona, ficará bastante debilitada do ponto de vista técnico.

cps,

AA
Anexos
galp2.png
galp2.png (18.18 KiB) Visualizado 5087 vezes
galp2.png
galp2.png (18.18 KiB) Visualizado 5080 vezes

por Enslaved » 13/1/2008 2:31

Paionense Escreveu:Enslaved, excelente análise, do que se passou esta semana.

Acho que esta semana foi muito confusa e não dá para tirar nenhuma conclusão no curto prazo

Abraço
JP

Até à 5ª feira o comportamento dela foi praticamente exemplar.

A 6ª feira é que me deixou mesmo baralhado sem saber se a curto prazo irá subir ou se irá corrigir mais.

P.S. Obrigado pelo elogio e bom fim de semana :mrgreen:.

por Enslaved » 13/1/2008 2:28

Fico contente por ter promovido mais uma discussão interessante neste tópico. Eu infelizmente só posso falar da análise técnica porque a área financeira não é a minha área profissional. Em relação à galp, infelizmente, já estive mais optimista do que agora.

Como anteriormente referi, o primeiro teste aos 15 euros pareceu-me bastante saudável e natural, mas a subida de 5ª feira e o anulamento dessa vela na 6ª feira, deixa-me um pouco desconfiado e para mim revela-me que a curto prazo existe falta de forças para novos voos mágicos :roll:.

Como, também, já disse ela está óptima para daytrade. Infelizmente, tenho entrado em várias acções (galp incluido) tentando aproveitar a volatilidade dos mercados mas definitivamente não é a minha especialidade :mrgreen:. Tudo controlado, apesar de ter um saldo negativo de 5 % neste ano :wink:.

Voltando à galp e acreditando na LTa, não será posta de parte uma descida do canal descendente e um toque nos 14 euros (tal como o Tio Patinhas muito bem referiu). Agora, para mim, aí é que será a grande guerra entre os touros e ursos :roll:.

Veremos se tenho ou não razão. Sinceramente isso não me preocupa muito e tal como anteriormente referiste (Artista) não me importo de entrar a valores mais altos (mesmo que seja nos 19.00) desde que os touros mostrem que controlam o momento.

Se repararem bem, durante este mês, ela já não tem sido um título refugio passando a ser bastante volátil e especulativo. Talvez com o tempo venha a ser novamente um titulo refugio mas com os mercados bastante instáveis duvido que o seja em tão cedo.

O futuro é bastante incerto e apesar de sabermos que a galp será uma mais valia para as nossas carteiras a longo prazo o melhor é estar atento aos sinais do mercado de curto prazo.

Vejo por exemplo uma SONI a cair 50 % desde que revelou lucros superiores aos de 2006 acima de 200 % (nunca vi ninguém a referir que estava cara). Por isso, mais vale ser desconfiado e ler bem o que o mercado nos diz do que nos atirarmos de cabeça.

Abraços e bom fim de semana :mrgreen:.

por artista_ » 13/1/2008 1:56

O canal que desenhaste, quanto a mim não tem validade porque, tanto a LT de suporte como a de resistência foram quebradas... a zona dos 15.40 são muito importantes tecnicamente, foi ai que o movimento anterior perdeu força, mas voltou para o quebrar subindo mais de 20%. Ao voltar atrás e quebrá-lo em baixa é será quanto a mim um sinal de fraqueza e manter-me-ei fora do título até que volte a apresentar uma tendência de alta...

É claro que pode suportar num nível que não tem particular importância e que a ganhará nessa altura, mas eu não pretendo adivinhar suportes desses, tento ser o mais racional e simples possível...

Bom Domingo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, Pmart 1, rg7803 e 51 visitantes