Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por jccgold » 21/8/2015 19:52

soso Escreveu:enquanto Portugal poupa em juros, por mérito próprio

Diz antes assim. Porque o BCE começou a comprar dívida soberana em 2012, apesar de ter a oposição do governo português, os juros de todos os países europeus caíram em igual medida inclusivé dos gregos.

soso Escreveu: a grécia também vai poupar (mas muito, muito menos...) e fá-lo de mão estendida, a pedinchar, e de joelhos

Nao foi o FMI que disse que só empresta dinheiro depois da dívida grega ser sustentável? Eu sou o maior defensor da cláusula dos 0.5% de défice, mas a UE tem responsabilidades no estado a que chegou a Grécia e ter assobiado pró lado quando soube muito antes de 2008 que as contas da Grecia eram falsificadas, e deve assumir sob a forma de solidariedade parte do prejuizo. O Varoufakis considera que as pessoas que estão desempregadas e na miséria importam e há outros a quem só importa défices externos e juros. O défice comercial português ter diminuido é mais q normal, quando 25% da população portuguesa é desempregada é 25% da população que nao contribui para importações. Tivessem eles emprego voltava o défice comercial todo

Raposo Tavares Escreveu:Quais serão as novas promessas eleitorais que o Panúrgio grego terá para fazer ao seu rebanho?

Cortar nas gorduras, nao cortar nas pensões e devolver um chouriço depois de ter roubado um porco.

Registado: 11/11/2011 3:58

por soso » 21/8/2015 17:04

Raposo..... o que é que podem prometer..... sugiro 2 cenários :

1) exportamos um PPC + Irrevogável, e o povo grego encontra a felicidade :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

2) exportamos um Louçã.... Vitor Louçã Gaspar :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Bom fim de semana :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Ativo » 21/8/2015 15:52

Raposo Tavares Escreveu:Quais serão as novas promessas eleitorais que o Panúrgio grego terá para fazer ao seu rebanho?

Prometer um quarto resgate financeiro da Grécia? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 24/1/2014 17:24

por RaposoTavares » 21/8/2015 14:54

Quais serão as novas promessas eleitorais que o Panúrgio grego terá para fazer ao seu rebanho?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por soso » 21/8/2015 14:50

Se algum dos foristas tiver acesso privilegiado ao Tsipras, enviem-lhe os meus parabéns :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

É que o homem sabe mesmo escolher os amigos :oh: :oh: :oh: :oh:

http://observador.pt/2015/08/21/divisao ... o-partido/

É dentro do partido, é na coligação (pq não escolheu os moderados do Potami :idea: ), é a nível internacional.... Putin

pobre povo grego..... :pray: :pray: :pray: :pray:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA

por Dr Tretas » 21/8/2015 14:45

soso Escreveu:
(...)

Tsipras anseia ser o PPC helénico :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mais troikista que a Troika, mais alemão que a Alemanha. Lá chegaremos :mrgreen: escondido em cada Syriza, há um Neo-liberal a querer sair :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto é mesmo um circo :roll:

Registado: 29/10/2013 12:15

por Ativo » 21/8/2015 14:43

Em 05/08/2015,
ativo Escreveu:Parece, cada vez mais claro, que após o acordo formal relativo ao terceiro resgate financeiro da Grécia, que se prevê que ocorra até dia 20 de agosto, serão convocadas eleições legislativas antecipadas na Grécia.

por soso » 21/8/2015 14:22

"Bruxelas: Tsipras mais determinado a implementar o resgate que anteriores PM’s"

http://observador.pt/2015/08/21/bruxela ... iores-pms/

Parece que o que eu ando a afirmar desde o início de junho, os europeus se têm vindo a convencer :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Alto e bom som:

Tsipras anseia ser o PPC helénico :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

por Ativo » 21/8/2015 13:52

jccgold Escreveu:
ativo Escreveu:O Syriza convenceu os gregos de que a austeridade iria desaparecer

Lutou por isso e os gregos não são cegos por isso vão dar ainda mais votos ao Sytiza

Mais uma vez, citou, truncando uma frase, para melhor poder argumentar. Também mais uma vez lhe digo que eu não aceito tal prática, intelectualmente, desonesta.

Sendo assim passo a transcrever a frase completa que foi truncada: «O Syriza convenceu os gregos de que a austeridade iria desaparecer e parte da dívida grega seria perdoada.» .

Dado a austeridade na Grécia não ter desaparecido e, até, se ir acentuar e a dívida grega, pelo menos, para já, não ser objeto de perdão parcial, direi que o Syriza lutou mas perdeu e não cumpriu as principais promessas eleitorais!!! :mrgreen:

por soso » 21/8/2015 12:39

" Varoufakis: “O povo foi traído e abandonado” :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

"Penso que traímos a grande maioria do povo grego”, diz Yanis Varoufakis, que lança ainda farpas a Tsipras :-# :-# :-# :-#

http://observador.pt/2015/08/21/varoufa ... bandonado/

gold, johny........... comentários, please :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por soso » 21/8/2015 12:14

jccgold Escreveu:

(...)
O que em termos prácticos significa muitos milhares de milhoes de euros que a Grécia vai poupar ao longo dos anos devido à luta que fez nestes 6 meses

Tretas:
Poupariam de qualquer modo. As taxas de juro da dívida PT a 10 anos já iam em 1,5%, os gregos só precisavam de ser bem comportadinhos e o BCE fazia o resto, acabava por empurrar os juros para zero. A dívida seria restruturada sem ondas, no quadro das regras do mercado.
O Syriza só conseguiu tornar tudo mais difícil, por cegueira ideológica, a berrar que "a dívida é insustentável". Qualquer magnitude de dívida fica sustentável com juros zero, desde que o saldo primário seja positivo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
gold, o que o tretas te explicou é assim mesmo:
Factos:
- Portugal aplicou a receita da Toika, está com indicadores melhores que no final da época do 44 (destaco o excedente comercial) e vai aos mercados financiar-se a custos reduzidos ou negativos

- Grécia : está pior a todos os níveis :wall: :wall: :wall: :wall: (social, económico, financeiro e muito tempo perdido :oh: )

enquanto Portugal poupa em juros, por mérito próprio, a grécia também vai poupar (mas muito, muito menos...) e fá-lo de mão estendida, a pedinchar, e de joelhos :oh: perante os credores (mas atenção, credores que lá puseram o guito, não é como os russos que era só amizade, mas na hora H, nicles :shame: :shame: :shame: :shame: )

resumindo: dás valor ao que os gregos conseguiram em 6 meses (era varoufakis), mas o Tsipras deu-lhe um pontapé no rabo :!: , quando os russos deram um pontapé no rabo do Tsipras.

Moral da história: o teu "herói" ou devia ser o varou, ou o teu vilão devia ser o Tsipras. Não compreendo a tua posição :-#

velha história : sol na eira e chuva no nabal :-k :-k :-k :-k

por Marco Martins » 21/8/2015 8:41

Dr Tretas Escreveu:
jccgold Escreveu:
(...)
O que em termos prácticos significa muitos milhares de milhoes de euros que a Grécia vai poupar ao longo dos anos devido à luta que fez nestes 6 meses

Poupariam de qualquer modo. As taxas de juro da dívida PT a 10 anos já iam em 1,5%, os gregos só precisavam de ser bem comportadinhos e o BCE fazia o resto, acabava por empurrar os juros para zero. A dívida seria restruturada sem ondas, no quadro das regras do mercado.
O Syriza só conseguiu tornar tudo mais difícil, por cegueira ideológica, a berrar que "a dívida é insustentável". Qualquer magnitude de dívida fica sustentável com juros zero, desde que o saldo primário seja positivo.
Bom, vamos lá ver se não fazem mais ondas, que isto vai demorar ainda décadas a limpar.

Duvido que nao haja ondas...
O povo deu clara intenção de estar disposto a nao aceitar quaiqueres condições de pagamento, o que corresponde a uma intenção de nao pagar, pois o NAO foi dado sobre um documento que o povo nao fazia a mínima ideia do que dizia!
Agora, parece-me ser uma questão rápida.. Ou nao conseguem um governo com capacidade de decidir e entram no caos politico, ou o governo escolhido será ainda mais radical.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Dr Tretas » 21/8/2015 2:15

jccgold Escreveu:
(...)

Bom, vamos lá ver se não fazem mais ondas, que isto vai demorar ainda décadas a limpar.

por jccgold » 21/8/2015 1:25

Huguito Escreveu:Eu, pessoa pouco informada, quero saber: como é que um estado falido, o nosso para que fique claro, pode injetar dinheiro numa empresa também ela falida?

As regras comunitárias permitem que após 10 ou mais anos de apoio dum Estado a uma empresa de aviação possa haver novo apoio desde que haja uma restruturação da empresa. A TAP tem dado lucro, onde nao tem dado lucro tem sido no negócio ruinoso que o Fernando Pinto fez ao comprar a VARIG de manutenção no Brasil que já deu mais de 500M€ de prejuizo. O que podia o governo fazer? Em 1º lugar demitir o incompetente do Fernando Pinto. Em 2º lugar injectar o dinheiro que fosse preciso, e restruturar a TAP como fosse necessário a começar em acabar com o buraco que tem sido a manutenção no Brasil. Em 3º fazer o que o novo dono quer fazer, q é vender os 2 A330 q é o q o David Neeleman quer fazer onde vão buscar à volta de 300M€. O PSD PP mantém este Fernando Pinto e a TAP a darem prejuizo de propósito para sustentarem a narrativa que a TAP tem de ser vendida.
Sim na aviação há concorrencia, mas a TAP nao vale só pelos avioes vale pelo HUB que é o aeroporto de Lisboa e pela sinergia que tem com a TAP. Portugal recebe muitas centenas de milhoes de euros de turismo devido a esse HUB que é o aeroporto de Lisboa.
11% das receitas de Portugal vêm do turismo, e grande parte desse turismo vem de avião. Injectar algum dinheiro na TAP são amendoins comparado com os beneficios que a empresa traz. A TAP fomenta o turismo para Portugal. Alguma vez a rayanair ou easyjet vão fomentar o turismo para Portugal?
E nao houveram nada milhares de milhoes injectados na TAP.
Nao tenho nada contra investimento publico desde que ele traga mais receitas do que o dinheiro gasto. E no caso da TAP, toda a promoção que a TAP faz a Portugal têm trazido aí sim muitos milhares de milhoes de euros.
E como parece q és novo e inocente aqui no fórum, vou-te dar uma história de exemplo do que os outros fazem. A Alemanha fez aprovar na UE que uma marca de carros não pode fabricar carros poluentes a nao ser que tambem fabriquem dos poucos poluentes. O que é q isso em termos prácticos significa? Mercedes, BMW, VW, e AUDI todos protegidos de qualquer competição ou abertura de novas empresas. Se eu quiser abrir uma fábrica para criar carros desportivos nao posso, a nao ser que queira fabricar utilitários e aí claro é impossivel concorrer com quem já está no mercado. Em termos prácticos a competição ficou inviabilizada. Isto é como a Alemanha funciona protege-se a si mesma, e manda os outros venderem as próprias empresas e acabarem com todas as protecções que tenham (os outros claro)
E quanto à água e o azeite a 1ª tentativa de privatizar a água defendida pela Assunção Cristas. Qualquer lugar onde a água foi privatizada e há alguns pontos na Europa onde isso aconteceu a água triplicou de preço.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... omico.html

ativo Escreveu:O Syriza convenceu os gregos de que a austeridade iria desaparecer

Lutou por isso e os gregos não são cegos por isso vão dar ainda mais votos ao Sytiza

ativo Escreveu:Ora, a austeridade na Grécia não desapareceu e, até, vai-se acentuar e a dívida grega, pelo menos, para já, não vai ser objeto de perdão parcial, mas sim de restruturação que passará pelo aumento da sua maturidade e redução do juro da dívida.

Re: Panúrgio grego no Kathimerini

por Ativo » 20/8/2015 22:31

jccgold Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:governar ao contrário do que se prometeu

Se isso fosse verdade não tinha demorado meio ano até haver acordo. Prometeu lutar por melhores condições para a Grécia e fê-lo. Cumpriu o que dependeu do próprio

:shame:

O Syriza convenceu os gregos de que a austeridade iria desaparecer e parte da dívida grega seria perdoada.

Ora, a austeridade na Grécia não desapareceu e, até, vai-se acentuar e a dívida grega, pelo menos, para já, não vai ser objeto de perdão parcial, mas sim de restruturação que passará pelo aumento da sua maturidade e redução do juro da dívida.

por Huguito » 20/8/2015 22:28

Estás tão desinformado de tudo. O Neoliberalismo acredita num Estado mínimo é essa a permissa única para tudo. Como tal TAP é para vender. Águas é para vender. Tudo para vender. A TAP é a maior exportadora de Portugal. Interessa? Não. Permissa única dos neoliberais. Diminuir o Estado.
O PSD sempre teve 3 correntes sendo uma delas o liberalismo (sim eu sei à conta da prima entrei na JSD). Com Passos Coelho a corrente liberal ganhou pela 1ª vez. A mim não me surpreendeu absolutamente nada o que Passos Coelho fez, o que me surpreende é como em 2015 alguém escreve afirmações dessas.

Eu, pessoa pouco informada, quero saber: como é que um estado falido, o nosso para que fique claro, pode injetar dinheiro numa empresa também ela falida? E usando os teus critérios: Porque é que a TAP não pode ser vendida? Na aviação há concorrência e há criação de riqueza por parte dos privados. A TAP é uma empresa que é anti-concorrencial. Usa o dinheiro público sempre que preciso. Os outros ao menos têm que se fazer à vida. E os milhares de milhões afundados na TAP? Não conta? De certeza que és de direita? Cada privatização deve ser avaliada de forma única. Águas e TAP são como água e azeite.

Eu até acho que, para clarificação total, devias publicar aqui uma lista sobre os prós- e contas do acordo grego. A premissa é simples. A lista com mais pontos vence. Eu até faço uma simples (e o contra ganha 2-1):

Pró: Investimento na economia reduzido tendo em conta os valores perdidos;

Contra: Perda da independência fiscal/financeira e Irrelevância do processo democrático.

Registado: 18/8/2015 1:54

por jccgold » 20/8/2015 21:55

Huguito Escreveu: A TAP foi usada como arma política. O PSD em condições normais nunca a venderia.

Estás tão desinformado de tudo. O Neoliberalismo acredita num Estado mínimo é essa a permissa única para tudo. Como tal TAP é para vender. Águas é para vender. Tudo para vender. A TAP é a maior exportadora de Portugal. Interessa? Não. Permissa única dos neoliberais. Diminuir o Estado.
O PSD sempre teve 3 correntes sendo uma delas o liberalismo (sim eu sei à conta da prima entrei na JSD). Com Passos Coelho a corrente liberal ganhou pela 1ª vez. A mim não me surpreendeu absolutamente nada o que Passos Coelho fez, o que me surpreende é como em 2015 alguém escreve afirmações dessas.

por Huguito » 20/8/2015 21:25

Huguito Escreveu:Nao morreu mais que em qualquer outro país da Europa.

Discordo. A intervenção da UE na Grécia é muito mais abrangente do que em Portugal. A legislação grega agora tem que ser pré-aprovada por outros. O governo grego não é independente. É semi-autónomo. Se já era pouco antes agora ainda pior. Não esquecer que em Portugal não houve intervenção direta em áreas como na Educação. Apenas recomendações.

Huguito Escreveu:A Grécia a crescer 0.8% dentro de toda a instabilidade e Portugal a crescer 1.5% no trimestre não vejo onde está a diferença.

Se os bancos fechassem em Portugal e as pessoas receassem que as lojas ficassem vazias, a economia também aqui ia crescer. Não sei para quê tanto espanto com esses dados. Quando chegarem os resultados do 3º trimestre não fiquem admirados com a catástrofe.

Huguito Escreveu:Porque eu sou pró-capitalista ou seja pró-concorrência. Quando tens uma empresa que pode ficar com direitos monopolistas sobre lugares publicos de estacionamento aka EMEL, que riqueza está ela a produzir? 0

Acredito que a criação de riqueza deve ser dada aos privados porque eles são mais eficientes a geri-la e aumentá-la, não sou a favor da privatização de seja do que for quando isso não acontece. E acredito em direitos essenciais das pessoas, como seja o direito à água, o direito à livre circulação (onde taxas de circulação em auto-estradas e estacionamentos nao se coadunam com esse direito), direito à livre informação, e direito a uma protecção social mínima.

O governo estava com as mãos atadas. Pouco poderia fazer. Há privatizações mais polémicas e outras nem tanto. A TAP foi usada como arma política. O PSD em condições normais nunca a venderia. Mas não são condições normais. Concordo parcialmente contigo. Há áreas que tendencialmente não devem sair do controlo público. Contudo, como já escrevi, o governo pouca coisa poderia fazer. Novamente expresso a minha confusão acerca da tua opinião do acordo grego. Os bens públicos gregos vão ser selecionados e vendidos ou geridos por uma equipa tecnocrata estrangeira. De alguma forma isso é por ti entendido como uma grande vitória. E isso não aconteceu em Portugal. Acho que já se sabe o que é preciso acontecer para apoiares o governo português :lol:

Huguito Escreveu:Pode ser insuficiência minha, mas alguém que me explique que riqueza trouxe a EMEL ao país, por lhe ter sido dado o monopólio de espaços públicos. Onde é que isso encaixa num sistema capistalista de mercado de concorrência livre e de criação de riqueza?

Isso já respondi anteriormente. São decisões difíceis. Mas muita coisa nem devia ser do Estado antes. Não se pode ter empresas públicas com dívidas astronómicas escondidas em swaps e outras tretas (RTP's, TAP's, Carris, etc.). Não sou daqueles que culpam só o Sócrates pela crise em PT. Sócrates é culpado. Mas 2011 surgiu por causa de 2008. Quem não acreditar em mim que veja a dívida pública da Irlanda antes da crise (dívida a descer) e depois da crise (país falido).

Huguito Escreveu:Então não. Plafonamento da seguranca social nos 2500€. Para os miudos terem um certificado de que fizeram o curso da Cambrige têm de pagar 30 euros a uma empresa privada. A tentativa de privatização das águas em 2013. Privatização da ANA ficando com um monopólio (já aumentaram as taxas 7x em 1 ano. Ou foram 8? 9? :-k). Transformar todos os contratos em contractos precários (entraram com 20% do pessoal com contratos fixos, actualmente situam-se nos 5%).
Nada neoliberal. Tomara se fossem. Tentavam privatizar o ar.

A SS sempre foi e sempre será um esquema ponzi. O plafonamento é algo impopular mas inevitável num país rapidamente a envelhecer (a Alemanha tem um problema semelhante mas tem muita gente a trabalhar. Já o Japão irá decair sem dó nem piedade). A outra alternativa é matar velhos. Aí a SS terá excedentes brutais. O certificado de Cambridge dificilmente é neoliberalismo. É uma decisão chique, diga-se desconcertante, num país pobre. Os contratos precários não só no estado. Também há disso no privado. Os patrões são todos neoliberais assim.

Vendo os investimentos da SS, vê-se rapidamente que a maior parte deles está em dívida pública portuguesa. Os mesmos juros baixos que permitem uma maior margem de manobra vão causar grandes buracos na SS. E isso nem contando com uma futura crise financeira.

Para uma retoma financeira rápida, o BCE tinha que fazer um QE em massa na dívida privada que está estupidamente elevada (por exemplo hiatos no pagamentos das casas). Como não vai fazer, a economia vai continuar a definhar até à próxima recessão. Que será muito pior que a anterior. Os contribuintes não conseguem aguentar com as suas dívidas e com as dívidas públicas. Em 2008 o setor público salvou o privado. Reduzindo temporariamente o fardo dos privados, a atividade económica acelera e os estados reduzem rapidamente as dívidas. Aí a reestruturação do estado seria bem mais fácil. Mas que sei eu? Não sou banqueiro nem economista...

Registado: 18/8/2015 1:54

por Marco Martins » 20/8/2015 21:08

Acho que esta decisão do tsipras será apenas mais um prego para o caixao da Grécia.
Vejamos, ja e o 3ro resgate e quem empresta cada vez vai sendo mais exigente para receber o que empresta.
Se a Grécia deixa de ter governo, parece-me que quem vai emprestar vai cancelar o empréstimo ate se saber o que o novo governo vai querer fazer!!!
A probabilidade de haver partidos a propor a saída do euro e o default, creio que será bem maior agora do que nas eleições anteriores.

Eu sou a contra qualquer empréstimo a Grécia neste momento!!

Registado: 7/4/2007 17:13

Re: Panúrgio grego no Kathimerini

por jccgold » 20/8/2015 21:06

Raposo Tavares Escreveu:governar ao contrário do que se prometeu

Se isso fosse verdade não tinha demorado meio ano até haver acordo. Prometeu lutar por melhores condições para a Grécia e fê-lo. Cumpriu o que dependeu do próprio

Crise grega ao vivo:

por RaposoTavares » 20/8/2015 20:56

Panúrgio grego no Kathimerini

por RaposoTavares » 20/8/2015 20:37

Ser eleito com um discurso, governar ao contrário do que se prometeu e limpar as aldrabices com umas legislativas, no momento decisivo em que são necessárias medidas impopulares.
O Panúrgio grego obrigou as suas ovelhas a saltar do precipício. Agora, junto ao solo, oferece-lhes paraquedas.

http://www.ekathimerini.com/200751/arti ... ource-says

http://www.ekathimerini.com/200758/arti ... -elections

http://www.ekathimerini.com/200682/arti ... r-airports

por jccgold » 20/8/2015 20:16

atomez Escreveu:
jccgold Escreveu:O canto da Sereia permitiu que a Grécia vai ter condicoes de baixa de juros que a Alemanha já disse que aceita no fim do ano, e o FMI a exigir que a dívida da Grécia se torne sustentável. E Portugal e Espanha têm o quê? Dados do desemprego falsificados e adulterados e uma economia rastejante, vê-se pelo PSI20.

Bem, nós temos taxas de juro negativas...

Agradece ao BCE que começou a comprar dívida soberana contra a vontade de Passos Coelho.

Huguito Escreveu:Por acaso até era preferível a saída, ordenada, do Euro por parte da Grécia e sabes porquê? O argumento é o mesmo. A democracia na Grécia morreu. Todos os governos gregos a partir de agora são apenas governos de gestão.

Nao morreu mais que em qualquer outro país da Europa.

Huguito Escreveu:Se a economia de Portugal é rastejante a da Grécia está paralisada.

A Grécia a crescer 0.8% dentro de toda a instabilidade e Portugal a crescer 1.5% no trimestre não vejo onde está a diferença.

Huguito Escreveu:Mas tu sendo de direita porque criticas as privatizações?

Porque eu sou pró-capitalista ou seja pró-concorrência. Quando tens uma empresa que pode ficar com direitos monopolistas sobre lugares publicos de estacionamento aka EMEL, que riqueza está ela a produzir? 0
Acredito que a criação de riqueza deve ser dada aos privados porque eles são mais eficientes a geri-la e aumentá-la, não sou a favor da privatização de seja do que for quando isso não acontece. E acredito em direitos essenciais das pessoas, como seja o direito à água, o direito à livre circulação (onde taxas de circulação em auto-estradas e estacionamentos nao se coadunam com esse direito), direito à livre informação, e direito a uma protecção social mínima.

Huguito Escreveu:Tu sendo de direita devias ser tendencialmente contra a intervenção estatal.

Acho que ficou claro no meu post anterior. Sou contra a intervenção estatal quando querem gerir negócios como a Sumol, já sou a favor da intervenção do Estado a impôr regras de concorrência claras, e direitos sociais básicos às pessoas.

Huguito Escreveu:O neoliberalismo não é anticapitalismo.

Pode ser insuficiência minha, mas alguém que me explique que riqueza trouxe a EMEL ao país, por lhe ter sido dado o monopólio de espaços públicos. Onde é que isso encaixa num sistema capistalista de mercado de concorrência livre e de criação de riqueza?

Huguito Escreveu: O governo de PPC não é neoliberal

Então não. Plafonamento da seguranca social nos 2500€. Para os miudos terem um certificado de que fizeram o curso da Cambrige têm de pagar 30 euros a uma empresa privada. A tentativa de privatização das águas em 2013. Privatização da ANA ficando com um monopólio (já aumentaram as taxas 7x em 1 ano. Ou foram 8? 9? :-k). Transformar todos os contratos em contractos precários (entraram com 20% do pessoal com contratos fixos, actualmente situam-se nos 5%).
Nada neoliberal. Tomara se fossem. Tentavam privatizar o ar.

Qto à demissao do Tsipras
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/In ... id=4738569
Era óbvia. Tem mais apoio popular agora que em Janeiro, pq os gregos reconhecem que lutou pela Grécia e conseguiu melhores condições apesar da instabilidade toda do que se não tivesse lutado.

por Dr Tretas » 19/8/2015 23:59

Huguito Escreveu:
jccgold Escreveu:Huguito tens de reler o que escrevi, q nao falei que a direita está virada para a exploração. Eu sou de direita. Falei mal sim do neoliberalismo que é uma ideologia anti-capitalista

A austeridade não é parte integrante da direita (só mesmo no flanco mais à direita). Neste caso foi uma medida reacionária à crise. Mas tu sendo de direita porque criticas as privatizações? Algumas das que foram feitas são monopólios, sim. A privatização dos CTT é polémica porque não há propriamente concorrência. A dos aeroportos não me é escandalosa mas dava lucro (é um negócio de treta porque apesar de ser explorado por privados desconfio que expansões e novos aeroportos serão financiados, pelo menos em parte, pelo contribuinte). Mas, por exemplo, não vejo problema na privatização da TAP. Não acho que tenha as mesmas responsabilidades que uma SATA. Esta liga ilhas que nunca terão rentabilidade económica. A alternativa neoliberal, ou seja, determinar que o 'mercado'/rentabilidade seja a única medida pela qual se faz investimentos, seria despovoar as ilhas. Mas se alguém defende esta lógica eu também posso defender o despovoamento de boa parte do continente (sou açoriano) para se poupar nas autoestradas, iluminação pública, esgotos, etc.). Cada um tem uma diferente ideia sobre o peso do estado na economia. Tu sendo de direita devias ser tendencialmente contra a intervenção estatal.

O neoliberalismo não é anticapitalismo. É sim uma forma mais extrema do mesmo (a extrema esquerda é que é anti-iniciativa e lucros privados logo é a única que é, na sua essência, anticapitalista). O governo de PPC não é neoliberal (tem tiques disso mas forçados pela UE). Aliás, qualquer governo que começasse a implementar semelhantes medidas não durava muito. Até a própria população não ia gostar. As leis anti-concorrência, diga-se regulação, não caíram do céu. Podem ser demasiado complexas e burocráticas mas a sua existência teve/tem algum motivo. Quando os moderados falham, os extremos aparecerem. Mas isso não é de agora. A história repete-se vezes sem conta.

Eu já não penso tanto em termos de esquerda/direita (o que é isso, ao certo?), mas sim em 2 eixos, liberal/estatista e conservador/progressista. É por isso que no fundo acaba por se ver pouca diferença entre o fascismo e o comunismo, ambos são ideologias estatistas (o Estado controla a economia, directamente ou controlando os agentes económicos). Na minha opinião, hoje em dia existe claramente um excesso de estatismo, que se manifesta sob a forma das intervenções constantes dos bancos centrais para "estabilizar" a economia.

por RaposoTavares » 19/8/2015 23:46

Greek debt sustainability: The devil is in the tails
Greece and its creditors should now ‘bet on the future’. Bazerman and Gillespie (1999) argue for the virtues of contingent contracts. Such a contract fits the Greek crisis like a glove. Agreement on debt relief cannot be reached right now; there are genuine differences of opinion on debt sustainability, there is lack of trust and the politics are unfavourable in Germany and northern EU countries. Instead of aiming for an agreement now, the differences of opinion should form the core of a contingent contract for debt relief. Withholding the disbursement of funds without prior actions is the stick that creditors wield. Contingent debt relief is the carrot; contingent on a successful first year IMF review and the debt-to-GDP ratio remaining above the current level, a pre-specified debt relief clause becomes effective. Our analysis shows what this clause could entail.

Andrea Consiglio, Stavros A. Zenios 12 August 2015
in: http://www.voxeu.org/article/greek-debt ... evil-tails

Greece debt crisis: Athens likely to vote through bailout deal despite rebellion by Syriza MPs

What has been agreed?

As expected, the Syriza government in Athens will implement extensive economic reforms in exchange for around €86bn (£61bn) of bailout funding from its eurozone and IMF creditors. That should enable it to meet its liabilities for the next three years, removing the prospect of default and a “Grexit” from the single currency.

At what price?

Among other things, Athens must pass laws to clamp down on early retirement, open up its energy and pharmaceutical markets and increase taxes on shipping firms.

What about austerity?

Under the terms of the deal, Greece must apparently run a primary budget deficit (before debt repayments) this year of no more than 0.25 per cent of GDP. That will be painful. Nevertheless, ministers in Athens are citing this as a victory. Previously, the country was expected to run a primary surplus of 3 per cent this year. The required primary budget surpluses for 2016 and 2017 are also much lower than before.

Nathalie Savaricas 11 August 2015
in: http://www.independent.co.uk/news/world ... 50748.html

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 157 visitantes