Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

França e Itália preparam-se para banir short selling

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Seaman » 12/8/2011 0:10

By Wallace Witkowski

SAN FRANCISCO (MarketWatch) -- France, Italy, Belgium and Spain will impose new bans on short-selling or short positions beginning Friday, the European Securities and Marketing Authority said in a statement late Thursday. The measures come to "restrict the benefits that can be achieved from spreading false rumors" given the recent volatility in European markets in recent weeks, ESMA said. The French ban will prevent creating a short position or increasing any net-short position in French banks such as BNP Paribas FR:BNP +0.31% , Societe Generale FR:GLE +3.70% and Credit Agricole FR:ACA +5.14% .

Bom ,no aspecto referido no artigo (uso de rumores associados à prática) pode ter efeitos práticos nas cotações dos Bancos franceses.

Tenho os franceses em boa conta. Se chegaram a esta conclusão pode ter sido apoiados nos Serviços Secretos deles e pode haver alguma base justificativa.

Veremos, após uns meses quais foram os efeitos práticos nos bancos referidos.

P.S.: sei que os serviços secretos espanhóis e franceses assesoriam os seus governos nestas áreas de Finanças Internacionais. Será que os nossos Serviços Secretos também têm competências úteis nestas áreas?

. :?:

Registado: 4/4/2009 0:57

por caracinha » 11/8/2011 23:42

a cotaçao das bolsas foi o resultado de saberem que o short iria acabar temporariamente e foi um ver um fechar de posiçoes ,so portugal e que nao o faz,o porque nao sei mas gostava de saber :mrgreen:

Registado: 23/6/2009 21:43

por Automech » 11/8/2011 23:31

The Mechanic Escreveu:- A dos Investidores : aqueles que metem o dinheiro numa empresa por acreditarem nela e no seu valor , devem ver com tristeza, o valor de mercado ser desbaratado em puras acções de especulação e instrumentos financeiros .

Mas se acreditam no valor da empresa então só podem estar contentes por haver alguém a afundar o preço, podendo comprar algo bom, por um preço muito mais baixo do que comprariam, aproveitando este preço 'errado' do mercado.

Além disso, com igual lucro e um preço inferior, o dividendo será mais atractivo aos olhos do investidor, se esse for o intuito do investimento.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por The Mechanic » 11/8/2011 23:15

Eu acho que se tem de olhar para esta questão , pelo menos sob duas perspectivas :

- A do Especulador puro e duro : é uma desgraça . Estes dias de quedas devem ter dado muito dinheiro a ganhar a muita gente . Proibir o short-selling é fechar a mina . E pode dizer-se que " dimunui a liquidez" , "torna o Mercado ineficiente" , etc. , a verdade é que seca a mina a muita gente, maioritariamente ...aos profissionais do Mercado .

- A dos Investidores : aqueles que metem o dinheiro numa empresa por acreditarem nela e no seu valor , devem ver com tristeza, o valor de mercado ser desbaratado em puras acções de especulação e instrumentos financeiros .

Eu comparo esta questão ao Futebol . No Futebol, naõ se quer a arbitragem a ser posta em causa em directo recorrendo às imagens de video ( como me parece que acontece no Futebol Americano, sempre que há uma lance duvidoso ). Se fosse marcado um penalty e automaticamente se fosse ver se era real ou não e a decisão ( de invalidar o lance ou não )dada em tempo real ...o futebol era mais justo . Se as acções fossem só vendidas ou compradas segundo o valor que os investidores lhe atribuissem, as oscilações eram menores, a liquidez se calhar, tambem , mas o valor de mercado seria talvez mais justo .

No entanto, tal como os que fazem as regras do futebol dizem que com o video, o futebol perderia o encanto, a paixão da discussão semana fora se teria sido penalty ou não , etc. , tambem os que fazem as regras de Mercado dirão que o short-selling faz parte dos Mercados e sem ele, a actividade perderá parte do seu "encanto" .

Como diz o Ulisses,todos tem aquilo que querem do Mercado ( ou algo assim ). Resta saber o que querem as pessoas do Mercado . A parte do jogo, independentemente se estão a ajudar a afundar empresas ( porque vender a descoberto em massa, descapitalizando empresas , arrastando pessoas para o desemprego , não é mais que um jogo em que vale tudo ) ou a parte do investimento, em que se coloca dinheiro numa empresa para se ajudar o seu crescimento ou acreditar que o seu valor irá gerar lucro no futuro , seja sob a forma de dividendos ou valorização das acções ( embora estas possam sempre desvalorizar, com um a má performance da empresa, das condições de mercado, etc. )

Até agora, tem interessado a parte especulativa, a paixão do justo ou injusto de um penalty . O quequeremos então dos Mercados e do Futebol ? Algo justo e menos interessante ? Ou algo que dê azo a situações menos transparentes, mas que promova e incentive as massas ?

Um abraço,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Automech » 11/8/2011 22:45

AC Investor Blog Escreveu:Tem sempre resultados, acabam-se as brincadeiras dos rumores que tem arruinado parte da capitalização bolsista de muitos bancos europeus e mundiais.... veja-se o caso francês, é só rumores uns atrás dos outros, graças ao short-selling. :wink:

Ao longo da história os rumores dão para os dois lados. Em tempos de bull market desenfreado os rumores são ao contrário (OPAs a torto e a direito) com subidas disparatadas. Ou, apesar de disparatadas, se for para subir já não faz mal ?

Liquidez sempre foi a chave para mercados eficientes. Num negocio há sempre duas partes.

por AC Investor Blog » 11/8/2011 22:43

Belgium, France, Italy and Spain to impose short-selling ban, CNBC reports :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por ljbk » 11/8/2011 22:42

Boa noite.

Acabei de ouvir a noticia na BBCW que o regulador francês vai impedir o shorts para o sector financeiro e de seguros durante 15 dias com efeitos imediatos.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por AC Investor Blog » 11/8/2011 22:41

Tem sempre resultados, acabam-se as brincadeiras dos rumores que tem arruinado parte da capitalização bolsista de muitos bancos europeus e mundiais.... veja-se o caso francês, é só rumores uns atrás dos outros, graças ao short-selling. :wink:
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Automech » 11/8/2011 22:37

Supermann Escreveu:Daqui a uns meses voltamos a falar e a ver se o banir os shorts valeu de alguma coisa...

Tenho a impressão que não. :roll:

Muito me surpreenderia que tivesse algum efeito que não seja o habitual (subida para cobrir shorts e continuação da descida, se era essa a tendência). O problema destas coisas é que no imediato vê-se o ressalto, os políticos rejubilam, a comunicação social bate palmas e depois de umas semanas as cotações continuam a afundar e já ninguém se lembra que dessa vez a responsabilidade já não é dos shorts.

por Automech » 11/8/2011 22:35

jgovat Escreveu:Não é positiva para accionistas estáveis, nem para as empresas.

Porquê ? Se são accionistas estáveis não se preocupam com os movimentos do dia a dia, não é ? O Belmiro não irá ter nem mais nem menos preocupações pelo facto das cotações passarem a oscilar 3% ao dia, em vez de 0.5%. O negócio dele não é o trading de acções... :wink:

por Supermann » 11/8/2011 22:17

Daqui a uns meses voltamos a falar e a ver se o banir os shorts valeu de alguma coisa...

Tenho a impressão que não. :roll:

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 11/8/2011 22:16

jgovat Escreveu:Caros Forenses,

A venda a descoberto permite uma maior liquidez, mas origina maior volatilidade e consequente exacerbação de movimentos.

A volatilidade só é positiva para operadores de mercado. Não é positiva para accionistas estáveis, nem para as empresas.

Por isso é que a maioria das empresas tenta fazer contratos de longo prazo e foge ao preço Spot.

A maior parte dos estudos são realizados / encomendados por operadores de mercado.

Estou contra a venda a descoberto, principalmente porque utilizam as acções sem o consentimento dos seus proprietários.

Cumprimentos,

jgovat

Pelo contrário.

A volatilidade é menor do que o seria sem shorts. A eficiência do mercado é muito maior com shorts.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Elias » 11/8/2011 22:14

A Coreia vai pelo mesmo caminho:

Korea short-selling ban leaves dealers reeling

Author: Viren Vaghela
Source: Asia Risk | 11 Aug 2011

Korean regulators unveiled a three-month short-selling ban in a bid to calm equity markets following a 17% fall in the Kospi since the start of this month. The prohibition went live on August 10, forcing major dealers to unload excess stock inventory at unfavourable prices

Read more: http://www.risk.net/asia-risk/news/2101 ... z1Ul0mqbLm
Risk.net - Financial risk management news and analysis. Take a 1 month free trial to Risk now!

Registado: 5/11/2002 12:21

por AC Investor Blog » 11/8/2011 22:09

Elias Escreveu:Estas notícias suscitam-me a seguinte dúvida: a abertura de posições curtas através de CFD sofre alguma restrição por via destas medidas?

Não tenho certezas, mas ainda esta semana tentei shortar algumas acções e não me foi permitido, era do ramo das seguradoas.... na europa.
AC Investor Blog

por Elias » 11/8/2011 22:08

Estas notícias suscitam-me a seguinte dúvida: a abertura de posições curtas através de CFD sofre alguma restrição por via destas medidas?

por AC Investor Blog » 11/8/2011 22:07

NEWS :

Belgium, France, Italy, and Spain Will Impose Short-Selling Band

Como sempre Portugal fica para trás....... porque será ?
AC Investor Blog

por gratuito » 11/8/2011 21:57

Julgo que o short selling implica o aluguer das ações de outrem. Pergunto se alguém neste fórum já recebeu juros por esse empréstimo e também se já alguma vez pagou juros por pedir emprestadas as ações. Será que as correctoras metem os juros ao bolso ? Será que as correctoras emprestam acções sem os donos terem disso conhecimento e proveito ? Eu não proibiría o short-selling mas, o processo devia ser mais transparente e fiscalizado.

Registado: 5/1/2010 14:16

por patacas » 11/8/2011 21:37

Vamos supor, por absurdo, que era proibido que uma acção descesse.Se o mercado entendesse que ela valia menos ninguém comprava. Ok, não descia (que bom!) mas o detentor nada mais tinha na mão do que papel.

Registado: 3/4/2008 11:50

por jgovat » 11/8/2011 21:33

Caros Forenses,

A venda a descoberto permite uma maior liquidez, mas origina maior volatilidade e consequente exacerbação de movimentos.

A volatilidade só é positiva para operadores de mercado. Não é positiva para accionistas estáveis, nem para as empresas.

Por isso é que a maioria das empresas tenta fazer contratos de longo prazo e foge ao preço Spot.

A maior parte dos estudos são realizados / encomendados por operadores de mercado.

Estou contra a venda a descoberto, principalmente porque utilizam as acções sem o consentimento dos seus proprietários.

Cumprimentos,

jgovat

Registado: 12/4/2003 22:40

por Nyk » 11/8/2011 21:21

Regulador da bolsa italiana discute na sexta-feira medidas sobre venda de acções a descoberto

11/08/2011 | 20:23 |
Dinheiro Vivo

O regulador que controla o mercado bolsista em Itália, a Consob, abordará na sexta-feira, numa reunião a decorrer uma hora antes da abertura da bolsa de Milão, a possibilidade de adoptar medidas sobre a venda de acções a descoberto.

A notícia, avançada por meios de comunicação italianos citados pela agência EFE, segue-se à indicação de que Itália e França podiam banir ainda hoje a venda a descoberto de acções (short selling), após a Grécia ter proibido esta prática durante dois meses na segunda-feira.

A reunião da Consob decorre depois de na quarta-feira a praça milanesa ter vivido uma jornada negra, recuando 6,65%, no valor mais baixo desde Abril de 2009, número que hoje foi invertido com um avanço de 4,10%.

O ministro italiano das Finanças afirmou hoje que o novo plano de austeridade a ser aplicado no país vai incluir "medidas muito fortes" para os próximos dois anos.

Giulio Tremonti, que comparecia diante da Comissão de Assuntos Constitucionais e de Contas, iria apresentar as novas medidas de austeridade, mas não deu detalhes acerca do novo programa, a ser adoptado pelo Governo até 18 de Agosto, o mais tardar, como o primeiro-ministro Silvio Berlusconi já tinha afirmado na passada quarta-feira.

Entre as medidas previstas encontra-se uma nova taxa sobre ganhos financeiros que irá até 20%, anunciou Tremonti, citado pela agência AFP, numa tentativa de arrecadar mais 20 a 30 mil milhões de euros e cortar o défice do país para zero até 2013, em vez do objectivo inicial de 2014.

A Grécia proibiu esta semana a venda a descoberto de acções (short selling) após a bolsa de Atenas ter tocado mínimos de 14 anos. Também no início da semana, a Coreia do sul deu início a uma proibição da prática durante três meses.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por migluso » 11/8/2011 21:11

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 11/8/2011 20:59

Elias Escreveu:Será que podemos dizer que aqueles que estão a comprar "barato" se estão a aproveitar desta onda de pânico para obter lucros rápidos?
Não será isto "especulação descarada"? :twisted:

Sem dúvida Elias. Se os shorts baixam os preços (que não baixariam se não houvesse shorts), então quem compra está a aproveitar-se descaradamente de preços que estão demasiado baixos. Eu voto na proibição de comprar empresas que tenham descido mais do que X% num dia :lol:

por Elias » 11/8/2011 20:56

AutoMech Escreveu:
aguiarc Escreveu:eu acho bem que se proíba o short selling.
para começar acaba com a malta a querer que as cotações desçam. isso já é uma boa razão!
As empresas Portuguesas têm é k resistir e ter quem acredite nelas.

Se as cotações descem 'indevidamente' podes fazer como estes:

Gestores aproveitam queda da bolsa para comprar acções das próprias empresas
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=501183

Devem estar agradecidos aos short sellers, não é ? Conseguiram comprar coisas baratíssimas. E se esperarem mais se calhar ainda compram mais barato, o que é óptimo... :wink:

Como é que podem dizer que shortar é mau, se à conta dos short sellers conseguem comprar coisas boas em saldo ? :roll:

Exacto, Automech.

Será que podemos dizer que aqueles que estão a comprar "barato" se estão a aproveitar desta onda de pânico para obter lucros rápidos?
Não será isto "especulação descarada"? :twisted:

por Automech » 11/8/2011 20:44

aguiarc Escreveu:eu acho bem que se proíba o short selling.
para começar acaba com a malta a querer que as cotações desçam. isso já é uma boa razão!
As empresas Portuguesas têm é k resistir e ter quem acredite nelas.

Se as cotações descem 'indevidamente' podes fazer como estes:

Gestores aproveitam queda da bolsa para comprar acções das próprias empresas
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=501183

Devem estar agradecidos aos short sellers, não é ? Conseguiram comprar coisas baratíssimas. E se esperarem mais se calhar ainda compram mais barato, o que é óptimo... :wink:

Como é que podem dizer que shortar é mau, se à conta dos short sellers conseguem comprar coisas boas em saldo ? :roll:

por patacas » 11/8/2011 19:47

Num qualquer sistema capitalista (económico e/ou financeiro) retirar capital do circuito só pode dar desastre.

p.s. - embora esteja 100% líquido não quero que o mercado caía. Esse meu desejo só faria sentido se tencionasse entrar, o que nestas condições (índices a cair 500 pontos num dia e a subir outro 500 no dia seguinte)está fora de questão; pelo que, neste momento o meu olhar sobre o mercados não é o de um investidor mas o de um cidadão seriamente preocupado. Infelizmente penso que ainda nem vimos ponta do iceberg (expressão de Guido Mantega, ministro das Finanças do Brasil)

Registado: 3/4/2008 11:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, jcpequeno, Jonas74, JUKIMSUNG, m-m, malakas, nickforum, PAULOJOAO, tami, trilhos2006 e 269 visitantes