Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Temos de ir buscar o FMI"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/10/2010 22:25

Fafite, eu alterei o texto logo de seguida porque ele estava demasiado sucinto e não transmitia o que eu realmente pretendia...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 6/10/2010 22:23

Há coisas que se podem fazer na organização dos Ministérios, obviamente (de tal forma que eles vão sendo rearranjados). Mas tem de existir vantagem nisso...

Por exemplo, tivemos durante um curto espaço de tempo um Ministério do Turismo mas aparentemente não resultou em vantagens e foi extinto, voltando o Turismo a estar sobre a alçada do Ministério da Economia.

Enfim, podia-se tambem imaginar um Ministério que agrupasse cultura e turismo porque ambas as coisas se entrecruzam com frequência (outras nem tanto).

Confesso que não percebo bem essa aversão à cultura ter pelouro próprio (eu até acho o orçamento do ministério relativamente reduzido).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por fatimafaria » 6/10/2010 22:20

MarcoAntonio Escreveu:
fafite Escreveu:Não. Para mim, a conservação de edifícios públicos deveria estar a cargo do Ministério da obras públicas. Aliás nunca cheguei a perceber o que é que isso tem haver com a cultura se são obras.

Epá, o Ministério das Obras Públicas trata de imóveis (e não só!) de natureza diferente: infraestruturas.

Então é o Ministério das Obras Públicas que vai cuidar dos Cromeleques de Almendres em Évora se o local precisar de requalificação?

Que valente salgalhada que era o Ministério...

fafite Escreveu:Acho que sim o ministério da cultura podia muito bem desaparecer ou ser englobado num outro ministério, por exemplo educação e cultura, porque não?.

Isso ainda fazia algum sentido. Mas eu não vejo vantagem: o Ministério da Educação já é um Ministério bastante intensivo com imensa matéria para tratar. Juntar só por juntar não tem qualquer interesse, o Ministério teria de dispersar a sua atenção por matérias diferentes que implicam procedimentos diferentes.

Para desaparecer é preciso um motivo mais forte do que "podiam ficar juntos". Tem de existir vantagem para juntar...

Senão cria-se o Ministério dos Assuntos Nacionais e mete-se lá tudo, não?

Não vejo qual o problema o ministério das obras públicas podia muito bem tratar da conservação e requalificação destes edificios. Não são os engenheiros que tratam disso? Não estou a ver qual o problema.

è que posso por exectamente a pergunta ao contrário. O que é que cultura tem haver com projectos arquitetónicos e de conservação de edificios?

Registado: 2/5/2010 8:58

por RiscoCalculado » 6/10/2010 22:17

e novidades ... ?? :mrgreen:

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=1577

Austeridade deverá levar a recessão da economia portuguesa

A economia portuguesa deverá sofrer uma contracção de 1,4% em 2011, caso sejam levadas em conta as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo na semana passada, afirmou hoje o director adjunto do FMI.

De acordo com Jorg Decressin, director adjunto Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia portuguesa «deverá sofrer uma contração de cerca de 1,4 %» incluindo as novas medidas.

As novas previsões do FMI antecipam que a economia portuguesa estagne em 2011 sem ter em conta as medidas anunciadas pelo Governo para o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Apesar de as novas medidas não terem sido incorporadas nas perspectivas de crescimento do FMI para este ano e para o próximo, estima-se que não deverão afectar o crescimento de 2010 mas que deverão prejudicar fortemente o crescimento de 2011.

Na conferência de imprensa do FMI que decorre em Washington, Jorg Decressin afirmou que estas projeções «não incluem» as novas medidas, estimando que estas, apesar de não deverem ter efeitos em 2010, terão no entanto «um impacto substancial» na economia portuguesa em 2011.

O FMI aponta hoje que a economia portuguesa deverá crescer 1,1% este ano e estagnar totalmente em 2011, sem incluir as medidas adicionais anunciadas pelo Governo na semana passada, tanto para 2010, como para 2011.

Lusa/ SOL
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por RiscoCalculado » 6/10/2010 22:15

FMI vê menos crescimento e mais desemprego em Portugal

http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-ve-menos-crescimento-e-mais-desemprego-em-portugal_100855.html

FMI vê menos crescimento e mais desemprego em Portugal
Pedro Latoeiro
06/10/10 14:50

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje as suas últimas previsões económicas.

Para Portugal, o organismo internacional espera menos crescimento e mais desemprego em 2011. Nesse ano, estima o FMI, o PIB nacional deve estagnar (a previsão anterior apontava para um crescimento de 0,7%), ao mesmo tempo que o desemprego se agravará para o valor recorde de 10,9% (a estimativa anterior era de 10,3%).

Em 2010 o cenário é no entanto melhorado no que a crescimento económico diz respeito. O FMI espera agora uma progressão de 1,1% no PIB nacional contra a anterior expansão de 0,3%. Para o mesmo período, o FMI espera uma taxa de desemprego de 10,7%, menos que os 11% estimados anteriormente.

O Governo português espera que Portugal cresça mais de 1% em 2010 e 0,5% em 2011, apesar do impacto negativo das medidas de austeridade.

* PREVISÕES DO FMI

2010 2011
Item Novo Antigo Novo Antigo
PIB 1,1 0,3 0 0,7
Desemprego 10,7 11 10,9 10,3
Balança Transacções
Correntes 10 9 9,2 10,2
Inflação 0,9 0,8 1,2 1,1

* valores em percentagem

Fonte: FMI
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por MarcoAntonio » 6/10/2010 22:09

fafite Escreveu:Não. Para mim, a conservação de edifícios públicos deveria estar a cargo do Ministério da obras públicas. Aliás nunca cheguei a perceber o que é que isso tem haver com a cultura se são obras.

Epá, o Ministério das Obras Públicas trata de imóveis (e não só!) de natureza diferente: infraestruturas.

Então é o Ministério das Obras Públicas que vai cuidar dos Cromeleques de Almendres em Évora e prever a sua requalificação se for necessária/desejável? Ele poderá participar na requalificação em si - e provavelmente é o que ocorre - mas há procedimentos que a precedem que não se enquadram no trabalho de um Ministério das Obras Públicas (o que eu imagino é que certamente haveriam coisas que ficariam por fazer ou seu planeamento falharia).

Que valente salgalhada que era o Ministério...

fafite Escreveu:Acho que sim o ministério da cultura podia muito bem desaparecer ou ser englobado num outro ministério, por exemplo educação e cultura, porque não?.

Isso ainda fazia algum sentido. Mas eu não vejo vantagem: o Ministério da Educação já é um Ministério bastante intensivo com imensa matéria para tratar. Juntar só por juntar não tem qualquer interesse, o Ministério teria de dispersar a sua atenção por matérias diferentes que implicam procedimentos diferentes (e inevitavelmente mais recursos humanos caso contrário haveria prejuízo evidente no tratamento de sub-temas).

Para desaparecer o MC é preciso um motivo mais forte do que "podiam ficar juntos". Tem de existir vantagem (no conjunto de prós e contras) em juntar...

Senão cria-se o Ministério dos Assuntos Nacionais e mete-se lá tudo, não?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/10/2010 22:16, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por fatimafaria » 6/10/2010 22:03

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:E ainda outra coisa só tem asseço á cultura quem vive nas grandes metrópoles, porque de resto não há cultura para ninguém.

Tirando essa coisa da "Musica para bebés, na minha cidade por exemplo nada mais há. e antigamente lembro-me quando era pequena de ir ver peças de teatro amador ao orfeão de Leiria, (quase a custo zero) que hoje depois dos chorudos subsidios que recebe é só para ricos.

Além de que tambem se pode e deve dar cultura na escola e aí sim é que se devia investir mais na cultura.

fafite, deixa-me perguntar-te primeiro o que entendes por cultura.

Cultura não é só espectáculos. Cultura também é o nosso património construído. Em termos de património Portugal é um país riquíssimo e neste aspecto a cultura não está só nas grandes metrópoles, nem nada que se pareça. Há património em quase todos os concelhos do país, mas verdade seja dita o interesse que esse património suscita é muito reduzido (digo isto porque já visitei centenas de monumentos e com excepção dos grandes monumentos tipo Jerónimos ou Batalha o número de pessoas que lá aparece é muito próximo de zero). Esta situação contrasta fortemente com aquilo que acontece noutros países, onde há um interesse muito maior por visitar e conhecer o património edificado.

Não. Para mim, a conservação de edifícios públicos deveria estar a cargo do Ministério da obras públicas. Aliás nunca cheguei a perceber o que é que isso tem haver com a cultura se são obras.

Cultura para mim é toda a história que envolve esses lugares não própriamente a sua conservação.

Acho que sim o ministério da cultura podia muito bem desaparecer ou ser englobado num outro ministério, por exemplo educação e cultura, porque não?.

por MarcoAntonio » 6/10/2010 19:20

radiohead Escreveu:A eventual boa imagem do país proveniente da restauração de património também é facilmente anulada pela construção de mamarrachos, PINs e outras "taveiradas". Acho que a imagem do país terá tanto a ver com as condições reais do património, como por exemplo com o ordenamento do mesmo.

Não percebo qual é o ponto aqui...

radiohead Escreveu:És então a favor do proteccionismo?

Sou a favor de que protejamos a nossa cultura, sim (dentro de certos limites).

radiohead Escreveu:Pretendes isolar o país como se fosse uma nova Coreia do Norte? (vá, exagerei um bocado :mrgreen: )

Mas alguém falou em isolamento?

Se eu falei em alguma coisa foi precisamente no oposto. Isto não é um exagero mas a completa e extravagante desvirtuação do que eu escrevi. Precisamente por vivermos numa sociedade aberta (não reparaste na referência a não sermos a China e a União Soviética do antigamente) é que devemos promover a nossa cultura, dentro de certos limites. Aqui e lá fora. E continuar a receber a deles, como já fazemos!

radiohead Escreveu:Vamos lá a ver, se estás a subsidiar uma indústria que é ineficiente, estás a cometer dois erros de uma vez.

Todos os Estados do Mundo desenvolvido promovem a sua cultura, a investigação científica, o ensino, etc, etc, etc. Tu estás a misturar questões puramente económicas (de mercado) com questões de educação, formação e desenvolvimento social que compete ao Estado promover na generalidade do mundo de desenvolvido. Isto não é nenhuma particularidade nossa e é um princípio que eu defendo.

radiohead Escreveu:O segundo é que estás a desviar recursos (meios, capital, mão-de-obra...) de sectores onde o país de facto poderia ser bom e competir lá fora, exportar lá para fora, etc.

A tua noção é de que determinados sectores "não são precisos" ou são "descartáveis" se não forem eficientes. A que mais coisas aplicas isso para além da Cultura? À Saúde e ao Ensino? À Justiça? Vamos fechar todas essas coisas de cada vez que se verificam que geram prejuízo? Para ti são desnecessárias/descartáveis a partir do momento que não são economicamente eficazes de forma directa?

E os efeitos indirectos? Como e quando os medes?

radiohead Escreveu:Qual é o problema de consumirmos música anglo-saxónica? Vermos filmes americanos?

Bom, eu não disse estritamente que havia um problema em ver ou ouvir cultura estrangeira. Se disse alguma coisa foi que era um problema só consumirmos cultura estrangeira. Um problema que podemos dividir em dois:

> Económico (potencia importações);

> Cultural (perda de identidade que tem efeitos indirectos vários).

radiohead Escreveu:Não percebo quais são as vantagens de subsidiar má música e mau cinema português (que constituí 99,9% da coisa).

Bom, pessoalmente sou um apreciador de cinema. Do cinema português tenho uma opinião razoável. Do cinema estrangeiro não tenho uma opinião muito diferente (o que difere essencialmente é a quantidade e o suporte (canais de distribuição) internacionais e nalguns casos, a lingua). Basta pensar que a maior industria de cinema do mundo é de longe a Indiana. Mas aqui o que nos chega (por barreiras várias) é Hollywood. Contudo existe vários filmes Indianos de excelente qualidade (se quiseres dou-te a referência de meia duzia que duvido - caso sejas apreciador de cinema - que não lhe reconheças qualidade. Contudo, arrisco a dizer que provavelmente nunca ouviste falar deles (e não, não estou a falar do Slumdog Millionaire do Danny Boyle pois esse na verdade é um filme britânico e não indiano, muito embora ele se tenha inspirado claramente nos traços do cinema indiano). Eu mesmo, apesar de ter interesse por cinema internacional só vi umas dezenas de filmes Indianos não obstante a dimensão daquela industria enquanto americanos já vi seguramente mais de mil e apesar de ser relativamente selectivo, seguramente mais de metade dele são/eram medíocres. O que nos leva a outro ponto: na minha opinião, uns 90% do produto cinematográfico americano é medíocre/fraco (se eu incluir aqueles que eu já nem perco tempo a ver porque sei que é lixo em estado puro e nem para passar tempo serve). Ou seja, algo semelhante ao que disseste do cinema português.

radiohead Escreveu: E quando digo mau, não é subjectivo...é mesmo MAU.

Não, não, é mesmo subjectivo.

E tu estás obviamente a fazer um nivelamento por baixo para o produto nacional e a fazer ou um nivelamento por cima para o internacional ou a tirar uma média do que já te chega aqui filtrado. Porque muito lixo, semelhante ao nosso, simplesmente já não te chega aqui, o que não significa que ele não exista com abundância na origem.

radiohead Escreveu:querer comparar a indústria da música portuguesa com a inglesa

Centrei-me atrás no cinema porque é uma arte a que presto especial atenção. Mas pode ser extendido à música (onde não faltam até casos de sucesso internacional mesmo tendo em conta as nossas dimensões e limitações).

radiohead Escreveu: ou a indústria do cinema americano com o português é simplesmente ridículo...

Nos moldes que o fazes, seguramente é.

Estás a fazer comparações directas do produto artistico de uma massa de cerca de 10 milhões de individuos com o produto artistico de uma massa de cerca de 400 milhões que ainda por cima vivem em melhores condições económicas (portanto, com melhores condições estruturais e financeiras para chegarem a produtos de melhor qualidade e melhores condições para os promoverem).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 6/10/2010 19:13

fafite Escreveu:E ainda outra coisa só tem asseço á cultura quem vive nas grandes metrópoles, porque de resto não há cultura para ninguém.

Tirando essa coisa da "Musica para bebés, na minha cidade por exemplo nada mais há. e antigamente lembro-me quando era pequena de ir ver peças de teatro amador ao orfeão de Leiria, (quase a custo zero) que hoje depois dos chorudos subsidios que recebe é só para ricos.

Além de que tambem se pode e deve dar cultura na escola e aí sim é que se devia investir mais na cultura.

fafite, deixa-me perguntar-te primeiro o que entendes por cultura.

Cultura não é só espectáculos. Cultura também é o nosso património construído. Em termos de património Portugal é um país riquíssimo e neste aspecto a cultura não está só nas grandes metrópoles, nem nada que se pareça. Há património em quase todos os concelhos do país, mas verdade seja dita o interesse que esse património suscita é muito reduzido (digo isto porque já visitei centenas de monumentos e com excepção dos grandes monumentos tipo Jerónimos ou Batalha o número de pessoas que lá aparece é muito próximo de zero). Esta situação contrasta fortemente com aquilo que acontece noutros países, onde há um interesse muito maior por visitar e conhecer o património edificado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fatimafaria » 6/10/2010 19:09

E ainda outra coisa só tem asseço á cultura quem vive nas grandes metrópoles, porque de resto não há cultura para ninguém.

por radiohead » 6/10/2010 18:57

Marco António,

MarcoAntonio Escreveu:O Ministério da Cultura é um Ministério importante. Parte do Orçamento é por exemplo utilizado para a restauração de património (o que tem, por exemplo, implicações na imagem do pais, no turismo, etc).

A eventual boa imagem do país proveniente da restauração de património também é facilmente anulada pela construção de mamarrachos, PINs e outras "taveiradas". Acho que a imagem do país terá tanto a ver com as condições reais do património, como por exemplo com o ordenamento do mesmo.

MarcoAntonio Escreveu: A Cultura - para além do seu próprio valor e importância para a nossa formação/educação - também é Economia e cortar na Cultura vai representar outras perda de receitas e aumento de despesa (porque, como já disse no outro tópico e as pessoas parecem esquecer-se, nós consumimos cultura e como não estamos na China ou na União Soviética do antigamente, se não tivermos cultura nossa para consumir, mais cultura estrangeira consumiremos).

Aqui discordo completamente. És então a favor do proteccionismo? Pretendes isolar o país como se fosse uma nova Coreia do Norte? (vá, exagerei um bocado :mrgreen: )

Vamos lá a ver, se estás a subsidiar uma indústria que é ineficiente, estás a cometer dois erros de uma vez.

O primeiro é que estás a sustentar algo que per si não é sustentável e que cada vez se vai tornar-se mais dependente e consumidor de recursos.

O segundo é que estás a desviar recursos (meios, capital, mão-de-obra...) de sectores onde o país de facto poderia ser bom e competir lá fora, exportar lá para fora, etc.

Qual é o problema de consumirmos música anglo-saxónica? Vermos filmes americanos? Mesmo fora a questão económica, eu acho que é uma enormíssima vantagem. Comparemos com os espanhóis. Basta ouvires uma rádio espanhola, ver uma televisão espanhola para ver que eles passam muitos produtos espanhóis, e se não são, dobram-nos. Resultado? Os espanhóis falam mal inglês (em comparação com os tugas) são um povo completamente fechado a outras culturas, etc. E isto conta. Não sei se alguém fez as contas e comparou o impacto da imigração de PT e ES na taxa de desemprego? É que o tuga, se está mal, faz-se à estrada, é uma pessoa completamente aberta a outras culturas, e o espanhol, se está mal, fica lá a receber subsídios.

Não percebo quais são as vantagens de subsidiar má música e mau cinema português (que constituí 99,9% da coisa). E quando digo mau, não é subjectivo...é mesmo MAU. querer comparar a indústria da música portuguesa com a inglesa ou a indústria do cinema americano com o português é simplesmente ridículo...e o mesmo já não se passa noutros sectores: é nesses que devíamos apostar.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por MarcoAntonio » 6/10/2010 16:31

BULIM123 Escreveu:Olá Mech boa tarde, não disse cortar, tudo, disse que acabava com ele, isto é passava de Ministério, a Secretaria de Estado, chegava bem. è claro que alguns museus teriam que fechar mesmo, acho que o estado, não pode, nem deve ficar refém do que é superfulo, e realmente, é como numa familia, se não tem dinheiro para ir ao Teatro, simplesmente não vai.
Se o governo está tão aflito, fecha, e certamente que poupa imenso dinheiro, nem que seja só na electricidade, afinal alguém sabe quanto ganha um funcionário dos Museus aos Domingos e Feriados, certamente imenso em horas extraordinárias e a dobrar ou triplicar, o que não acontece, com um Policia, que desemprenha a sua função também a um domingo, e isto doa a quem doer, terá de acabar.

Não concordo nada com isso. Aliás, o tema já foi debatido noutro tópico e eu anexei um dos recentes orçamentos do Ministério da Cultura, que eu acho "pequeno".

Não discordo que, na linha do que o AutoMech disse, não se possa cortar em determinados items. Mas mais depressa eu defenderia que deveriam ir para outros items do que simplesmente desaparecer o custo.

O Ministério da Cultura é um Ministério importante. Parte do Orçamento é por exemplo utilizado para a restauração de património (o que tem, por exemplo, implicações na imagem do pais, no turismo, etc). A Cultura - para além do seu próprio valor e importância para a nossa formação/educação - também é Economia e cortar na Cultura vai representar outras perda de receitas e aumento de despesa (porque, como já disse no outro tópico e as pessoas parecem esquecer-se, nós consumimos cultura e como não estamos na China ou na União Soviética do antigamente, se não tivermos cultura nossa para consumir, mais cultura estrangeira consumiremos).

Rever o Orçamento?

Sim!

Acabar com o Ministério?

Não!

Acho um erro crasso pelos motivos que já expliquei (e que aqui estou a resumir de novo).

BULIM123 Escreveu:Afinal quantos subsidios existem, neste Ministério, falam no RSI, subsidio-dependentes, e estas pessoas, e entidades, Pergunto, não o são??

Creio que são uns 100 milhões no conjunto de todas as Artes, dos quais são 20 e tal para o Cinema (convém verificar porque estou a dizer de memória).
Imagem

Administrador Fórum

por MERCW125 » 6/10/2010 16:22

Ora aí está concordo plenamente contigo, aliás, lamento mesmo e gosto imenso de cultura, ao contrario do que possam pensar.
Lamento por exemplo que a Cultura no nosso País apenas esteja acessivel a quem está nos grandes centros urbanos(lisboa e Porto o resto é paisagem, e creio que os dinheiros publicos não devem sere gastos assim).

Afinal quantos subsidios existem, neste Ministério, falam no RSI, subsidio-dependentes, e estas pessoas, e entidades, Pergunto, não o são??

Registado: 14/3/2009 21:36

por fatimafaria » 6/10/2010 16:13

BULIM123 Escreveu:
AutoMech Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Acabava com ele num instante, tantos milhões, é apenas para subsidiar Teatros obsoletos, pessoal que tem merito, mas não fazem nada.
Se fosse eu que mandasse, os primeiros cortes seriam aí, em vez de cortarem nos Abonos de familia das crianças.

Portanto tratamos de fechar todos os museus, certo Bulim ?

Eu acho que no ministério da cultura estão muitas inutilidades mas não pode ser tudo a direito. Convém ver primeiro o que está dentro do orçamento e seleccionar o que não interessa. Sse me disseres, por exemplo, que de devem cortar os 10% de subsidios a filmes, aí concordo. E provavelmente há mais.

Agora cortar tudo...

Olá Mech boa tarde, não disse cortar, tudo, disse que acabava com ele, isto é passava de Ministério, a Secretaria de Estado, chegava bem. è claro que alguns museus teriam que fechar mesmo, acho que o estado, não pode, nem deve ficar refém do que é superfulo, e realmente, é como numa familia, se não tem dinheiro para ir ao Teatro, simplesmente não vai.
Se o governo está tão aflito, fecha, e certamente que poupa imenso dinheiro, nem que seja só na electricidade, afinal alguém sabe quanto ganha um funcionário dos Museus aos Domingos e Feriados, certamente imenso em horas extraordinárias e a dobrar ou triplicar, o que não acontece, com um Policia, que desemprenha a sua função também a um domingo, e isto doa a quem doer, terá de acabar.

Não ganham assim tanto. Mas concordo que o estado não
pode usar o dinheiro dos contribuintes em despesas não essenciais á sociedade.

Muita da cultura poderia ser mantida pela própria sociedade á margem do estado, como aliás se fazia antigamente. O problema é que hoje em dia nada se faz sem interesse, todos os grupos ou agentes culturais acham que o estado é obrigado a dar subsidios par tudo e mais alguma coisa.

por MERCW125 » 6/10/2010 16:06

AutoMech Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Acabava com ele num instante, tantos milhões, é apenas para subsidiar Teatros obsoletos, pessoal que tem merito, mas não fazem nada.
Se fosse eu que mandasse, os primeiros cortes seriam aí, em vez de cortarem nos Abonos de familia das crianças.

Eu acho que no ministério da cultura estão muitas inutilidades mas não pode ser tudo a direito. Convém ver primeiro o que está dentro do orçamento e seleccionar o que não interessa. Sse me disseres, por exemplo, que de devem cortar os 10% de subsidios a filmes, aí concordo. E provavelmente há mais.

Agora cortar tudo...

Olá Mech boa tarde, não disse cortar, tudo, disse que acabava com ele, isto é passava de Ministério, a Secretaria de Estado, chegava bem. è claro que alguns museus teriam que fechar mesmo, acho que o estado, não pode, nem deve ficar refém do que é superfulo, e realmente, é como numa familia, se não tem dinheiro para ir ao Teatro, simplesmente não vai.

por Automech » 6/10/2010 13:35

Agora cortar tudo...

Registado: 4/6/2010 12:12

por MERCW125 » 6/10/2010 13:30

BULIM123 Escreveu:Hoje qaundo li as noticias de manhã, via que os juros da dívida pública, estavam em queda ligeira, o que é normal. Por outo lado, estão a respirar um pouco para bater novo máximo penso eu.
Pergunto ao forum até quando, a situação é minimamente sustentavel, será que vão pagar juros a mais de 7%, penso que é suicida no minimo.
Não seria melhor já pedir ajuda a Europa, e ao FMI.
Tanto para o estado como para a Banca, afinal a banca mesmo depois dos testes de stress, já disse que não tem dinheiro para emprestar, em que ficamos??

Já tinha escrito isto dia 21 de Setembro, não faltou muito tempo, para ter alguma razão, afinal não é facil adivinhar, o que os investidores querem é ver-nos despidos com as calças na mão, penso novamente que será apenas uma questão de tempo.
Os investidores, para perceberam o descredito do nosso Governo, já ninguém acredita neles, até podem cortar ordenados em 20%, se a despesa, não for controlada, e mudanças estruturais não forem feitas; tipo, fundir-se em metade os municipios, e acabar com fundações inuteis, reduzir para metade os Institutos publicos, passar o ministerio da cultura, a secretaria de Estado, e acabar com metade das Fundaçoes que servem para apenas fugirem aos impostos. São apenas alguns exemplos.
Não consigo compreender como é que o ministerio da cultura tem um orçamento de 263 milhoes de euros para 2010, quando em 2008 teve um orçamento de 230 milhoes. Porquê este aumento??Justificação, nenhuma. penso eu. Acabava com ele num instante, tantos milhões, é apenas para subsidiar Teatros obsoletos, pessoal que tem merito, mas não fazem nada.

por PC05 » 6/10/2010 12:57

A yield da dívida pública a 10 anos não desarma e sobe ligeiramente (6.22):
Anexos
Bonds_PT_10YR.jpg
Bonds_PT_10YR.jpg (32.55 KiB) Visualizado 2143 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por mfsr1980 » 5/10/2010 13:05

É só buracos!
O fundo de pensões da PT já era, o da CGD está a ir aos poucos!
Quando o Sócrates fôr embora veremos o estado real do País!

PS: Eu votei no Presidênte Cavaco e fiquei decepcionado com o discurso dele. Efectivamente quando não há estratégia nenhuma "nesta corja de mentecaptos" o Presidênte não pode ficar por discursos "redondos" conciliadores!

Registado: 3/5/2007 13:55

por pvg80713 » 5/10/2010 11:20

Parece que o que a Caixa transferiu para o Estado, foi só o fundo até ao ano 2000. Ou seja ainda é dona de parte do fundo...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Marco Martins » 5/10/2010 10:56

CGD vende edifício sede por 251,8 milhões de euros ao fundo de pensões Escreveu:04 Outubro 2010 | 20:05
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

A mais-valia com esta venda, 103,7 milhões de euros, é ligeiramente inferior aos lucros que banco obteve nos primeiros seis meses do ano.
A mais-valia com esta venda, 103,7 milhões de euros, é ligeiramente inferior aos lucros que banco obteve nos primeiros seis meses do ano.

"No âmbito do contrato-promessa de venda ao Fundo de Pensões do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos, seu imóvel sito na Av. João XXI, 63, sua sede social, celebrado a 30 de Setembro, foi estipulado um valor de venda de 251,8 milhões de euros", revelou a CGD em comunicado.

O banco espera que esta transacção represente uma mais-valia de 103,7 milhões de euros, valor muito próximo dos lucros obtidos no primeiro semestre do ano pelo banco estatal. Neste período, os lucros da CGD caíram 54% para 105,3 milhões de euros.

Esta operação contempla o arrendamento do referido imóvel, pela CGD, por um período mínimo de 20 anos, mantendo a CGD a opção de compra do mesmo.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=446797

O fundo de pensões da CGD já não faz parte do estado?

Não haveria uma opção mais barata?
(sendo que o fundo de pensões não é uma instituição que deva dar lucro)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 5/10/2010 2:21

mfsr1980 Escreveu:Como não se encara os problemas de frente dá nisto "10 ANOS A BURREGAR", pelo andar da carruagem nem os protegidos se salvam!

PS: Eu não me admiraria nada se aparecessem empresas do nosso PSI20 falidas!

Aquelas que ano sim, ano não, dão prejuízo (ou pouco lucro para a estrutura da empresa) serão as primeiras... e no psi20 existem assim algumas...

Registado: 7/4/2007 17:13

por mfsr1980 » 4/10/2010 17:36

Como não se encara os problemas de frente dá nisto "10 ANOS A BURREGAR", pelo andar da carruagem nem os protegidos se salvam!

PS: Eu não me admiraria nada se aparecessem empresas do nosso PSI20 falidas!

por fatimafaria » 4/10/2010 15:45

mfsr1980 Escreveu:Nestes últimos 10 anos, só tem havido fecho de empresas. A primeira vaga foram deslocalizações, a vaga seguinte foram falências!
Alguém aqui no forum acha que é possível continuar assim? Claro que não! Por isso é que já pensam em comprar blindados, porque sabem que 2011 irá haver tumultos e o "people" já está a abrir a pestana!
O pior é que isso tambem não nos leva á resolução do problema, e poderá haver muito sofrimento sempre do lado mais fraco do "people".

por mfsr1980 » 4/10/2010 15:32

Nestes últimos 10 anos, só tem havido fecho de empresas. A primeira vaga foram deslocalizações, a vaga seguinte foram falências!
Alguém aqui no forum acha que é possível continuar assim? Claro que não! Por isso é que já pensam em comprar blindados, porque sabem que 2011 irá haver tumultos e o "people" já está a abrir a pestana!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Carrancho_, Conservador, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, psandrade e 233 visitantes