Cimeiras do Clima (Copenhaga, Cancún, Durban...)
Elias Escreveu:Thunder Escreveu:Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético
O consumo energético per capita não tem parado de aumentar. E não estou a falar da China - estou a falar de Portugal.
É muito bonito falar em redução do consumo, mas diz-me lá de que é que estarias disposto a abdicar para contribuir para esse objectivo.
Isso assim não vai lá. Cada um faz o que puder, ainda mais com portugueses é tempo perdido (ou pelo menos uma questão para gerações). Um problema desta dimensão nunca se colocou à humanidade. O paradigma de desenvolvimento actual não mostra ter soluções... È um facto...
Imaginemos que há um acordo em Copenhaga e num dos países (admitamos que o Canadá) muda o governo e resolve não cumprir o que prometeu. Invade-se o Canadá?!
É que não estou a ver...
Ainda admito ser surpreendido pelos nossos líderes dos nossos países. Mas já estou como o Lula no discurso de hoje... Só por Milagre...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Elias Escreveu:Thunder Escreveu:Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético
O consumo energético per capita não tem parado de aumentar. E não estou a falar da China - estou a falar de Portugal.
É muito bonito falar em redução do consumo, mas diz-me lá de que é que estarias disposto a abdicar para contribuir para esse objectivo.
Olá Elias

Formas diretas: Ir a vários sítios da minha cidade a pé, usar o mínimo possível o carro, uso lâmpadas de baixo consumo em toda a casa e desligo toda a iluminação que não seja necessária, uso poucas vezes aquecimento e não uso AC, desligo todos os aparelhos da casa que não estão em uso "pela tomada" e tenho placas para quecimento da água (que permitem uma poupança enorme!! )
Formas indiretas: São as que acho mais importantes, principalmente a redução do consumo. Troco de aparelhos electricos e electronicos com a menor frequência possível (tenho "monos" com 15 e 20 anos em funcionamento). Compro material usado em algumas áreas. Consumo quando possível produtos agrícolas locais ou nacionais. E principalmente, gosto de comprar coisas sólidas que durem anos e anos para evitar estar sempre a consumir. Se pensarmos que basicamente tudo o que consumimos estar "baseado" em combustíveis fosseis, a redução do consumo equivale a uma redução significativa do nosso consumo "per capita" de combustíveis fosseis
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
A propósito de consumo de energia e daquilo que escrevi no post anterior, cito o blog http://figueiranafoz.blogspot.com
É de Portugal que estamos a falar e não dos países em desenvolvimento!
7.11.09
Consumo de Energia Eléctrica
Nos últimos 15 anos o consumo de energia eléctrica em Portugal quase que duplicou, de 30.000 para 51.000 GW/hora (fonte: jornal Público online).
Em 1994 já tínhamos fábricas-de-tudo-e-mais-alguma-coisa, computadores pessoais, televisores, frigoríficos, ar condicionado, muito desperdício de energia...mas vivíamos bem, em geral, e gastávamos metade da energia ? Como é possível tal aumento ? Se as renováveis atingem quase 30%, e se mantivéssemos uma certa racionalidade no uso da energia, poderíamos caminhar para níveis elevados de sustentabilidade em termos de produção de energia eléctrica. Acrescenta-se que toda a energia não renovável (eólica, hídrica, parte da co-geração) é importada e tem fortes emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE).
É de Portugal que estamos a falar e não dos países em desenvolvimento!
- Anexos
-
- consumo_energiaa.jpg (38.72 KiB) Visualizado 6921 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Thunder Escreveu:Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético
- Registado: 5/11/2002 12:21
No fim da página 12 deste tópico estão as variações das temperaturas nos últimos 400 mil anos, dos núcleos
de gelo.
Thunder escreveu:
"Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético e procurar soluções de produção energética não baseadas em combustível fóssil? (por razões de independência energética em relação a países "instáveis" e por os recursos fósseis serem finitos)"
Thunder, isso é chover no molhado.

de gelo.
Thunder escreveu:
"Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético e procurar soluções de produção energética não baseadas em combustível fóssil? (por razões de independência energética em relação a países "instáveis" e por os recursos fósseis serem finitos)"
Thunder, isso é chover no molhado.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Mas não concordas, que mesmo excluindo a questão do CO2, devemos tentar reduzir o consumo energético e procurar soluções de produção energética não baseadas em combustível fóssil? (por razões de independência energética em relação a países "instáveis" e por os recursos fósseis serem finitos)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
Desculpem mas tudo isto em volta do aquecimento global é uma grande treta para nos taxarem ainda mais impostos e muita gente lucrar com as quotas da emissao de carbono.
Temperatura a subir? Mas já alguem realmente pos dados da temperatura e fazer a média?
Ainda alguém acredita nos media ainda por cima depois de toda esta coisa do climategate?
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/TN7nGQ-6k3o&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/TN7nGQ-6k3o&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Sobre o climategate:
<object width="400" height="225"><param name="allowfullscreen" value="true" /><param name="allowscriptaccess" value="always" /><param name="movie" value="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=8023097&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" /><embed src="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=8023097&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" width="400" height="225"></embed></object><p><a href="http://vimeo.com/8023097">Lord Monckton on Climategate at the 2nd International Climate Conference</a> from <a href="http://vimeo.com/cfact">CFACT</a> on <a href="http://vimeo.com">Vimeo</a>.</p>
Temperatura a subir? Mas já alguem realmente pos dados da temperatura e fazer a média?
Ainda alguém acredita nos media ainda por cima depois de toda esta coisa do climategate?
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/TN7nGQ-6k3o&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/TN7nGQ-6k3o&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Sobre o climategate:
<object width="400" height="225"><param name="allowfullscreen" value="true" /><param name="allowscriptaccess" value="always" /><param name="movie" value="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=8023097&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" /><embed src="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=8023097&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" width="400" height="225"></embed></object><p><a href="http://vimeo.com/8023097">Lord Monckton on Climategate at the 2nd International Climate Conference</a> from <a href="http://vimeo.com/cfact">CFACT</a> on <a href="http://vimeo.com">Vimeo</a>.</p>
- Registado: 18/12/2009 18:54
Thunder Escreveu:Estás a comparar coisas completamente diferentes. Se reparares no gráfico deste site (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Instr ... Record.png) após 1975 a média vai quase sempre a subir. Sobes 0,6 ºC em 35 anos quando nos 90 anos anteriores tiveste variações de o,4 ºC. É apenas a minha opinião, eu não acho normal.
Eu sei que é a tua opinião, só te estou a tentar explicar porque é que não é uma opinião fundamentada.
Por exemplo, sabes dizer-me em quanto subiu a temperatura em média entre 1350 e 1385? Entre 10000 a.c. e 9965 a.c. ?
É óbvio que se vais comparar o ano 2000 com a ultima idade do gelo que não te parece normal. Não quer dizer que seja relevante.
O nosso sistema económico não vou mesmo comentar (neste tópico), tens a minha opinião noutros tópicos do Caldeirão e no meu blog.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Não seja por falta de dados, estão aqui uns gráficos das temperaturas:
- Anexos
-
- Ice_Age_Temperature.png (44.05 KiB) Visualizado 7578 vezes
-
- 2000_Year_Temperature_Comparison.png (38.59 KiB) Visualizado 7578 vezes
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Branc0 Escreveu:
EDIT: Quanto ao desenvolvimento isso é muito complexo, sabes que eu não consigo ir por aí sem desvirtuar completamente o tópico
Anda lá desenvolve só um bocadinho... tu consegues

Branc0 Escreveu:Thunder Escreveu:Não é contrasenso. Basta-me ver que estamos a ter varições grandes em curtos períodos de tempo. Não acho normal. Põe-me a pensar.... e se isto continua?
Oh Thunder, para achares uma coisa normal ou não tens que saber o histórico. Tu estás a dizer que não achas normal mas não conheces o histórico e isso não tem validade nenhuma.
Eu também posso olhar para o grafico do SPX nas ultimas 2 décadas e achar que não é normal o SPX subir 50% em 5 meses mas se for ver um gráfico de mercados com mais de 200 anos vejo que é algo que se repetiu várias vezes no passado.
EDIT: Quanto ao desenvolvimento isso é muito complexo, sabes que eu não consigo ir por aí sem desvirtuar completamente o tópico
Estás a comparar coisas completamente diferentes. Se reparares no gráfico deste site (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Instr ... Record.png) após 1975 a média vai quase sempre a subir. Sobes 0,6 ºC em 35 anos quando nos 90 anos anteriores tiveste variações de o,4 ºC. É apenas a minha opinião, eu não acho normal.
Em contra relógio...
Duas semanas de tempo perdido, e a decisão, ou aparece em poucas horas ou pede-se prolongamento do prazo. Serão todos portugueses, ou que é isto?!
Duas semanas de tempo perdido, e a decisão, ou aparece em poucas horas ou pede-se prolongamento do prazo. Serão todos portugueses, ou que é isto?!
COP15 prepares for overtime
The climate talks will probably go on into the weekend.
Rie Jerichow
18/12/2009 17:55
With no impending agreement in sight, negotiators need extra time. According to Reuters, the UN has asked world leaders to plan to stay overnight.
"The secretary-general of the UN has asked people not to leave tonight," European Union Environment Commissioner Stavros Dima told Reuters.
He said he was confident that leaders would eventually reach a deal.
"I cannot imagine 120 leaders going back to their countries with empty hands. Everyone expressed commitment to fight climate change. OK, do it," he said.
http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=3061
Thunder Escreveu:Não é contrasenso. Basta-me ver que estamos a ter varições grandes em curtos períodos de tempo. Não acho normal. Põe-me a pensar.... e se isto continua?
Oh Thunder, para achares uma coisa normal ou não tens que saber o histórico. Tu estás a dizer que não achas normal mas não conheces o histórico e isso não tem validade nenhuma.
Eu também posso olhar para o grafico do SPX nas ultimas 2 décadas e achar que não é normal o SPX subir 50% em 5 meses mas se for ver um gráfico de mercados com mais de 200 anos vejo que é algo que se repetiu várias vezes no passado.

Branco, diz-me uma coisa. Achas que o modelo de comercio e de desenvolvimento actual é sustetável a longo prazo? (colocando a questão do CO2 a parte)
Thunder Escreveu:Branco, amigo eu sei que estás na bricadeira, mas a comparação é descabida
Estou a brincar mas estou a sério. Não existem consensos à volta do aquecimento global nem certezas, se para alguma coisa serviu este tópico foi para demonstrar isso mesmo.
Apesar dessa falta de certezas há pessoas (tu incluido) que querem combater um problema que não sabem se existe.
Isso custa dinheiro, custa qualidade de vida e custa empregos. Ora se tu queres contribuir com o teu dinheiro, com a tua qualidade de vida e com o teu emprego para isso por mim tudo bem, não quero é que me metas a mim ao barulho que é o que querem fazer em Copenhaga, ainda por cima vão para lá dizer que me representam.
Jolly Roger Escreveu:Thunder Escreveu:Jolly eu não tenho que saber qual é a temperatura correcta do planeta.
Pelo contrário.
Se não sabes devias saber. Caso contrário o que é que te permite afirmar que algo não está correcto com as temperaturas se não sabes quais são as temperaturas que deviamos ter? É um contrasenso no mínimo.
Não é contrasenso. Basta-me ver que estamos a ter varições grandes em curtos períodos de tempo. Não acho normal. Põe-me a pensar.... e se isto continua?
Branc0 Escreveu:Thunder Escreveu:Branco eu não estou a garantir que uma coisa é a origem da outra. Disse é que é um sinal para ficarmos preocupados. Num assunto tão importante acho que é um mínimo.
O gráfico com 400mil anos de temperaturas não serviria de nada pelos factores que já referi anteriormente (orbita e "inclinação da Terra").
Um abraço
Ou seja, admites que não consegues tirar conclusões mas queres esturrar dinheiro à mesma. Faz-me um favor e esturra só o teu está bem?
Podes esclarecer melhor?

Branc0 Escreveu:Thunder Escreveu:Jolly se achas que um aumento brutal em meio duzia de anos na concentração de CO2 na atmosfera é um argumento político e não científico, tudo bem. A questão não é assustar ou amedrontrar. Só acho que não temos conhecimentos para prever quais os efeitos da escalada nos valores de CO2 (e a escala é um facto não é argumentação política). Não devemos arriscar num assunto tão melindroso. Temos de ser o mais cautelosos possível. Por nós e pelas gerações futuras.
Eu acho que existe uma grande probabilidade de te cair uma pizza de 4 toneladas na cabeça a não ser que me des 20% do teu ordenado todos os anos.
Quando estiveres disposto avisa que eu mando-te o NIB (estou certo que não queres arriscar tal acontecimento).
Branco, amigo eu sei que estás na bricadeira

Um evento não acontece em 400mil anos e subitamente em 60 anos aumentas os valores em mais de 25%. Não sei, pode ser de mim mas acho que é um "gamble" muito grande dizer que valores de 400 ou mais não vão ter efeitos diretos ou indiretos na nossa vida.
Acho que é brincar aos Deuses quando sabemos que na maioria das situações ainda somos uns azelhas e percebemos muito mal como esta máquina chamada Terra funciona.
Um abraço

Thunder Escreveu:Branco eu não estou a garantir que uma coisa é a origem da outra. Disse é que é um sinal para ficarmos preocupados. Num assunto tão importante acho que é um mínimo.
O gráfico com 400mil anos de temperaturas não serviria de nada pelos factores que já referi anteriormente (orbita e "inclinação da Terra").
Um abraço
Ou seja, admites que não consegues tirar conclusões mas queres esturrar dinheiro à mesma. Faz-me um favor e esturra só o teu está bem?

Branc0 Escreveu:Thunder Escreveu:Olá a todos![]()
Num gráfico com mais de 400 mil anos nunca fomos acima dos 300 ppm (CO2).
Depois do início da era industrial e principalmente após a 2ª guerra mundial temos um aumento brutal nos níveis de CO2 (para cerca de 380 ppm). Ou seja num gráfico com 400mil anos em um período minúsculo de 60 anos subiu de forma marcada a quantidade de CO2 na atmosfera. Simultaneamente temos uma subida de temperatura do planeta. Acho que é o suficiente para no mínimo ficarmos preocupados.
Eu estou!
Umm abraço a todos
Para tirares essa conclusão precisas de um gráfico de temperaturas com 400 mil anos que não foi aqui colocado.
Aquele gráfico ali não prova nada ao contrário do que quem o colocou pensa.
Branco eu não estou a garantir que uma coisa é a origem da outra. Disse é que é um sinal para ficarmos preocupados. Num assunto tão importante acho que é um mínimo.
Um abraço

Thunder Escreveu:Jolly se achas que um aumento brutal em meio duzia de anos na concentração de CO2 na atmosfera é um argumento político e não científico, tudo bem. A questão não é assustar ou amedrontrar. Só acho que não temos conhecimentos para prever quais os efeitos da escalada nos valores de CO2 (e a escala é um facto não é argumentação política). Não devemos arriscar num assunto tão melindroso. Temos de ser o mais cautelosos possível. Por nós e pelas gerações futuras.
Eu acho que existe uma grande probabilidade de te cair uma pizza de 4 toneladas na cabeça a não ser que me des 20% do teu ordenado todos os anos.
Quando estiveres disposto avisa que eu mando-te o NIB (estou certo que não queres arriscar tal acontecimento).

Ainda pode haver fumo branco daquelas cabeçinhas...
New draft for Copenhagen deal
In a newly written draft named the “Copenhagen accord” a 2010-deadline for reaching a legally binding climate treaty has been dropped.
Marianne Bom
18/12/2009 17:45
A new draft for a global climate deal in Copenhagen has leaked to the press. The draft has been named the “Copenhagen Accord”, Reuters reports.
Earlier it was reported by the media, that the heads of state and government could not agree on what to call the text negotiated.
In the new draft a reference to an end-2010 deadline for reaching a legally binding treaty was removed, compared to a previous draft, Reuters reports.
The draft did still include a limit of a maximum two degree Celsius global temperature rise.
According to Danish TV and radio, the heads of state and government have been given two hours to consider the text.
http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=3062
Jolly Roger Escreveu:Já pensaste que a única razão pela qual tudo isto está a ser feito, é apenas porque cria empregos coisa que de resto é reconhecido pelos políticos a começar pelas declarações do Zé socretino na cimeira e corroborada pelos amiguinhos europeus?
Um estudo feito este ano em Espanha (que também são maluquinhos pelas ventoinhas gigantes e paines solares) implicava que por cada emprego criado neste tipo de energias se perdia 2,2 empregos noutro sector da economia.
http://blogs.reuters.com/environment/20 ... ther-jobs/
Jolly se achas que um aumento brutal em meio duzia de anos na concentração de CO2 na atmosfera é um argumento político e não científico, tudo bem. A questão não é assustar ou amedrontrar. Só acho que não temos conhecimentos para prever quais os efeitos da escalada nos valores de CO2 (e a escala é um facto não é argumentação política). Não devemos arriscar num assunto tão melindroso. Temos de ser o mais cautelosos possível. Por nós e pelas gerações futuras.
Thunder Escreveu:Olá a todos![]()
Num gráfico com mais de 400 mil anos nunca fomos acima dos 300 ppm (CO2).
Depois do início da era industrial e principalmente após a 2ª guerra mundial temos um aumento brutal nos níveis de CO2 (para cerca de 380 ppm). Ou seja num gráfico com 400mil anos em um período minúsculo de 60 anos subiu de forma marcada a quantidade de CO2 na atmosfera. Simultaneamente temos uma subida de temperatura do planeta. Acho que é o suficiente para no mínimo ficarmos preocupados.
Eu estou!
Umm abraço a todos
Para tirares essa conclusão precisas de um gráfico de temperaturas com 400 mil anos que não foi aqui colocado.
Aquele gráfico ali não prova nada ao contrário do que quem o colocou pensa.