Off-topic O Homem na Lua?!?!?!?
Re: Off-topic O Homem na Lua?!?!?!?
MarcoAntonio Escreveu:Dwer Escreveu:Desmontar mitos urbanos como o da afirmação que o Homem nunca pisou a Lua, é uma perda de tempo.
Não acho uma perda de tempo e pode fazer bastante pela humanidade.
Como?
Em primeiro lugar, substitui a pseudo-informação por informação de valor.
Em segundo lugar desenvolve o espírito crítico nos indíviduos.
Sim, alguns ficam de tal forma arrebatados por estas "teorias" (a certa altura torna-se mais uma forma de estar na vida) que já qualquer tentativa de os recuparar para o racional resulta "infrutífera".
Mas outros há que retiram desta desaprendizagem e reaprendizagem algo de valor.
Na próxima já não caiem tão facilmente e desenvolvem de resto aptidões pessoais que podem ter aplicabilidade em praticamente qualquer coisa...Dwer Escreveu:No entanto, neste e noutros assuntos, verifico que se perde mais tempo e saliva virtual, a desmontar palermices que a montar o futuro.
Ao desmontar a palermice, monta-se um Futuro menos palerma.
Porque Futuro há sempre. A dose de palermice é que varia e logo a qualidade desse Futuro...
As energias gastas em desapalermar são, a meu ver, bem gastas e é algo que até falta de sobremaneira.
Discordo. Pessoalmente, acho uma perda de tempo.
É louvável!
Mas fica a questão: é mais produtivo debater as questões que interessam ou desmontar mitos que não interessam nem ao menino jesus?
Um professor, numa aula de física, deverá perder tempo a desmontar mitos ou a ensinar física?
Quem diz física, diz outra coisa qualquer.
Não digo que não seja louvável a atitude caritativa dos que se dispõem a desmontar os mitos. Mas isso penaliza os que pretendem aprender qualquer coisinha.
O que é mais valioso? A curiosidade científica ou o cepticismo abrutalhado?
Quem deve ser acarinhado? O curioso que quer aprender ou o céptico que desdenha do conhecimento científico?
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Em relação à possível existência ou não de vida extra-terrestre, não percebo as certezas, parece a conversa da igreja há uns séculos atrás, quando a Terra era o centro, e afinal não era. A probabilidade de existir é enorme, mesmo na nossa galáxia. A Terra tem menos de metade da idade do universo. A probabilidade de outros planetas, noutros sistemas planetários, que tenham atingido o equilíbrio da Terra para desenvolvera a vida, com uns milhares de anos a mais, pode ter formas de vida até mais evoluídas do que a nossa, e isto para formas de vida como conhecemos, baseadas no carbono.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Dwer Escreveu:Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Isto demonstra bem uma coisa:
A INTELIGÊNCIA HUMANA TEM LIMITES, MAS A ESTUPIDEZ NÃO !!!
Desde já agradeço as tuas simpáticas palavras, aliás...as mais simpáticas palavras da participação no tópico..........sem duvida que são participações destas que fazem falta ao caldeirão para incutir o verdadeiro espírito que por aqui reina...ou não....
Abraço
Ds
Então desculpa lá, mas se te sentiste ofendido, o problema é teu.
As coisas são como são e é preferível chamar as coisas pelos nomes.
Por mais que custe, a mim e a quem se possa sentir ofendido, concordo com o Atomez.
Mais vale chamar os bois pelos nomes e seguir em frente.
Para mim, a discussão interessante é sobre o futuro da exploração espacial.
Desmontar mitos urbanos como o da afirmação que o Homem nunca pisou a Lua, é uma perda de tempo.
Vamos para Marte? Passamos primeiro outra vez pela Lua, para construir uma estação intermédia? As duas coisas? E a seguir a Marte? Titã? Isso é que me interessa. E isso é explorar os limites do espaço e da inteligência humana.
Explorar os limites inferiores da ignorância e da estupidez humana, para mim, não tem muito interesse.
No entanto, neste e noutros assuntos, verifico que se perde mais tempo e saliva virtual, a desmontar palermices que a montar o futuro.
Só para rematar o assunto, porque não vale a pena alimentar confusões nem elas nos levam a lado algum, quero apenas dizer que não digo que ele não esteja certo , só que há formas e formas de a gente se exprimir. Quem lê o tópico desde o inicio facilmente se apercebe qual a opinião do MarcoAntonio em relação ao assunto, sempre muito inteligentemente defendida, com argumentos válidos e perfeitamente justificados e é dentro deste espírito, que se consegue aprender alguma coisa e que interessa trazer os temas para discussão, mesmo que muitas vezes nos pareçam "estúpidos", não é com agressividades desde a primeira hora, digo eu, mas se calhar até sou eu que estou errado.
Além do mais esse assunto já tinha ficado arrumado há uns bons posts atrás e já se tinha passado à frente no tema, mas enfim....
Bem par acabar e lendo bem a frase (isoladamente)....até acho que ele tem mesmo razão....

Abraço
DS
Editado pela última vez por Dansousa em 20/7/2009 23:47, num total de 1 vez.
DS
Dwer Escreveu:Desmontar mitos urbanos como o da afirmação que o Homem nunca pisou a Lua, é uma perda de tempo.
Não acho uma perda de tempo e pode fazer bastante pela humanidade.
Como?
Em primeiro lugar, substitui a pseudo-informação por informação de valor.
Em segundo lugar desenvolve o espírito crítico nos indíviduos.
Sim, alguns ficam de tal forma arrebatados por estas "teorias" (a certa altura torna-se mais uma forma de estar na vida) que já qualquer tentativa de os recuparar para o racional resulta "infrutífera".
Mas outros há que retiram desta desaprendizagem e reaprendizagem algo de valor.
Na próxima já não caiem tão facilmente e desenvolvem de resto aptidões pessoais que podem ter aplicabilidade em praticamente qualquer coisa...
Dwer Escreveu:No entanto, neste e noutros assuntos, verifico que se perde mais tempo e saliva virtual, a desmontar palermices que a montar o futuro.
Ao desmontar a palermice, monta-se um Futuro menos palerma.
Porque Futuro há sempre. A dose de palermice é que varia e logo a qualidade desse Futuro...
As energias gastas em desapalermar são, a meu ver, bem gastas e é algo que até falta de sobremaneira.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não vale a pena degladiarem-se por causa deste tema.
A ideia (de uma fraude deste tipo) é apelativa só por si e depois nem todos têm formação de base ou vocação para ter uma atitude crítica perante uma série de argumentos (que na verdade não valem nada, mas são o suficientemente curiosos para iludir) que são apresentados em catadupa.
É uma técnica "velha": apresenta-se uma série de mentiras e às páginas tantas as pessoas começam a acreditar que no meio daquilo tudo se calhar há alguma verdade.
Portanto, é relativamente fácil alguém "apaixonar-se" por estas ideias e ficar agarrado a elas ou então começar a acreditar que alguns dos argumentos têm mesmo validade. Não estamos propriamente a falar de conhecimento do dia a dia (embora algum senso comum tb possa ser usado para desmascarar as teorias)...
A ideia (de uma fraude deste tipo) é apelativa só por si e depois nem todos têm formação de base ou vocação para ter uma atitude crítica perante uma série de argumentos (que na verdade não valem nada, mas são o suficientemente curiosos para iludir) que são apresentados em catadupa.
É uma técnica "velha": apresenta-se uma série de mentiras e às páginas tantas as pessoas começam a acreditar que no meio daquilo tudo se calhar há alguma verdade.
Portanto, é relativamente fácil alguém "apaixonar-se" por estas ideias e ficar agarrado a elas ou então começar a acreditar que alguns dos argumentos têm mesmo validade. Não estamos propriamente a falar de conhecimento do dia a dia (embora algum senso comum tb possa ser usado para desmascarar as teorias)...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Desde já agradeço as tuas simpáticas palavras, aliás...as mais simpáticas palavras da participação no tópico..........sem duvida que são participações destas que fazem falta ao caldeirão para incutir o verdadeiro espírito que por aqui reina...ou não....
Abraço
Ds
Por mais que custe, a mim e a quem se possa sentir ofendido, concordo com o Atomez.
Mais vale chamar os bois pelos nomes e seguir em frente.
Para mim, a discussão interessante é sobre o futuro da exploração espacial.
Desmontar mitos urbanos como o da afirmação que o Homem nunca pisou a Lua, é uma perda de tempo.
Vamos para Marte? Passamos primeiro outra vez pela Lua, para construir uma estação intermédia? As duas coisas? E a seguir a Marte? Titã? Isso é que me interessa. E isso é explorar os limites do espaço e da inteligência humana.
Explorar os limites inferiores da ignorância e da estupidez humana, para mim, não tem muito interesse.
No entanto, neste e noutros assuntos, verifico que se perde mais tempo e saliva virtual, a desmontar palermices que a montar o futuro.
Abraço,
Dwer
Dwer
Aqui podes ver o que o Telescópio Espacial Hubble (actualmente o instrumento mais potente para o efeito) consegue ver quando é apontado para a Lua:
http://hubblesite.org/newscenter/archiv ... /29/image/
http://hubblesite.org/newscenter/archiv ... /29/image/
Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Abraço
Ds
Sinceramente não sei para quê tanta agressividade, mas tudo bem...já muita gente passou cá pelo tópico e deu opiniões contrarias sem entrar por aí mas tudo bem, como se costuma dizer por estes lados....cada um é como cada qual.....
Cmpts
DS
DS
salvadorveiga Escreveu:impossivle porque ?
Porque continuam a não existir actualmente telescópios suficiente potentes para observar esse tipo de detalhe. A resolução de que dispomos actualmente continua a ser insuficiente...
A melhor resolução telescópia de que dispomos tem um detalhe mínimo de cerca de 4 metros (isto é, algo com 4 metros na superfície na Lua) vemos com um ponto (dot).
salvadorveiga Escreveu:Eu com um telescopio pessoal que tenho ca' em casa consigo ver perfeitamente, até um telescoppio pessoal mais potente que o meu (ha por ai muitos basta começar a subir na gama para os 3 mil euros) penso que conseguiria ver uma alunagem caso la' fossem alguem...
Consegues ver perfeitamente o quê?
Dansousa Escreveu:Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Abraço
Ds
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
MarcoAntonio Escreveu:superbem Escreveu:Não sei como ainda hoje em dia existam pessoas com mínimos de cultura a duvidar que o homem tenha ido à lua.
Acham que não houveram montes de telescópios a observar a alunagem?
Nenhum telescópio observou a alunagem. Isso não era possível na altura e continua a ser impossível hoje...
Contudo, houve muita gente pelo mundo fora a seguir a missão na sua fase inicial.
A alunagem contudo ninguém poderia ver a partir da Terra (a não ser através da transmissão televisiva do sinal emitido de lá).
impossivle porque ? na altura nao sei mas hoje em dia se alguem fosse la' duvido que nao se pudesse fazer isso... a nao ser q aterrassem do lado "negro" da lua o que acho q n foi q aconteceu...
Eu com um telescopio pessoal que tenho ca' em casa consigo ver perfeitamente, até um telescoppio pessoal mais potente que o meu (ha por ai muitos basta começar a subir na gama para os 3 mil euros) penso que conseguiria ver uma alunagem caso la' fossem alguem...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
MarcoAntonio Escreveu:superbem Escreveu:Não sei como ainda hoje em dia existam pessoas com mínimos de cultura a duvidar que o homem tenha ido à lua.
Nenhum telescópio observou a alunagem. Isso não era possível na altura e continua a ser impossível hoje...
Contudo, houve muita gente pelo mundo fora a seguir a missão na sua fase inicial.
A alunagem contudo ninguém poderia ver a partir da Terra (a não ser através da transmissão televisiva do sinal emitido de lá).
Com telescópios não era possível, nem agora, mas com radares era perfeitamente possível verificar o movimento de veículos à ida e à volta. Ora já na altura os soviéticos tinham meios para verificar a veracidade dos factos e teriam todo o interesse em desmascarar a fraude se fosse o caso. E nunca o fizeram...
Além disso há os reflectores de laser que os astronautas deixaram na superfície da Lua. Ainda agora, quem quiser apontar um laser para os sítios das alunagens vê o reflexo de volta.
Mas podem dizer -- ah e tal, isso pode ter sido feito por naves não tripuladas, bla, bla, bla. Mas francamente, nem vale a pena perder tempo com estas parvoíces.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Abraço
Ds
DS
superbem Escreveu:Não sei como ainda hoje em dia existam pessoas com mínimos de cultura a duvidar que o homem tenha ido à lua.
"Eu sou defensor que o Estado não se deve imiscuir na Economia mas deve investir em áreas que são cruciais para o desenvolvimento da Humanidade mas que não apresentam resultados económicos a curto prazo.
Ora uma dessas áreas é precisamente o desenvolvimento espacial. "
Eu concordo mas só vamos ver desenvolvimento a sério quando começar a ser rentável para as empresas, um exemplo é o turismo espacial.
Ora uma dessas áreas é precisamente o desenvolvimento espacial. "
Eu concordo mas só vamos ver desenvolvimento a sério quando começar a ser rentável para as empresas, um exemplo é o turismo espacial.
A curto-prazo a probabilidade disso ocorrer é baixíssima. Quase nem vale a pena falar nisso...
Um asteroide de grandes dimensões não é coisa que caia todos os dias, nem sequer todos os séculos. O último aparentemente caiu há várias dezenas de milhões de anos, ainda o Homem não estava sequer em forma de projecto. Bem, tb há o caso de Tunguska que é bastante recente mas que não é uma calamidade global, apenas um exemplo do que pode ocorrer. Colisões menores estão a ocorrer a toda a "hora", colisões com a capacidade de abalar a vida na terra a uma escala global são extremamente raras, especialmente se estivermos a falar das escalas temporais a que estamos habituados. A civilização humana na Terra (como civilização, note-se) nem 10 mil anos tem, o último grande asteróide terá caído há uns 65 milhões de anos...
É plausível que dentro de 100 anos ou algo semelhante isso (desviar um asteroide de grandes dimensões de colidir com a Terra) seja algo perfeitamente fazível. E a probabilidade de ocorrer num prazo de tempo dessa ordem de grandeza é extremameeente baixa. Nada que nos deva tirar o sono!
Um asteroide de grandes dimensões não é coisa que caia todos os dias, nem sequer todos os séculos. O último aparentemente caiu há várias dezenas de milhões de anos, ainda o Homem não estava sequer em forma de projecto. Bem, tb há o caso de Tunguska que é bastante recente mas que não é uma calamidade global, apenas um exemplo do que pode ocorrer. Colisões menores estão a ocorrer a toda a "hora", colisões com a capacidade de abalar a vida na terra a uma escala global são extremamente raras, especialmente se estivermos a falar das escalas temporais a que estamos habituados. A civilização humana na Terra (como civilização, note-se) nem 10 mil anos tem, o último grande asteróide terá caído há uns 65 milhões de anos...
É plausível que dentro de 100 anos ou algo semelhante isso (desviar um asteroide de grandes dimensões de colidir com a Terra) seja algo perfeitamente fazível. E a probabilidade de ocorrer num prazo de tempo dessa ordem de grandeza é extremameeente baixa. Nada que nos deva tirar o sono!
"Se pensarmos em 10 mil milhões com uma capacidade de consumo per capita superior (a evolução das economias indiana e chinesa para isso apontam) talvez a comida já não chegue."
Esta é a grande verdade, e não é só a comida, são todos os outros recursos do planeta.
Esta é a grande verdade, e não é só a comida, são todos os outros recursos do planeta.
Não tem nada a ver um grupo de pessoas numa estação, nave ou base com o BB. Nestes, através dos casting's, o perfil era seleccionado com o objectivo de gerarem confusão, depois foram enfiados todos juntos numa casa a encher chouriços o dia todo, tinha de dar porcaria. Era o objectivo do programa, dificilmente atingiriam as as mesmas audiências se fosse diferente.
Não sei como ainda hoje em dia existam pessoas com mínimos de cultura a duvidar que o homem tenha ido à lua.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
http://www.bpd.uni.cc
Dansousa Escreveu:Acabei de ouvir na radio uma reportagem sobre este tema (já que faz anos que o Homem "pisou" a Lua) e pelos vistos há mais quem tenha a mesma duvida que eu, mas.....e vocês????? ACREDITAM QUE O HOMEM PISOU MESMO A LUA???
Se olhares para o céu vês aviões a jacto a voar. Tecnologia dos anos 50 do século passado. Fazendo umas poucas observações e umas poucas contas, que até eu sou capaz de fazer, conclui-se sem dificuldade que a tecnologia de há 40 anos chegava perfeitamente para ir à Lua e voltar.
Não podemos ficar eternamente agarrados a este rochedo coberto de água.
O primeiro passo foi a ida à Lua, demonstrando que as viagens espaciais são possíveis.
O segundo foi a demonstração da possibilidade da permanência no espaço por períodos longos com as estações espaciais.
O próximo será o estabelecimento de colónias permanentes noutros planetas, a começar por Marte. Para isso talvez seja útil estabelecer uma colónia permanente na Lua como ponto intermédio para testar tecnologias e resistência humana, mas talvez até nem seja fundamental e passar-se directamente para uma colónia em Marte.
A seguir é a exploração do resto do Sistema Solar, fonte gigantesca de matérias primas e energia.
E depois o resto do Universo.
Vai levar tempo, mas lá chegaremos.
Eu sou defensor que o Estado não se deve imiscuir na Economia mas deve investir em áreas que são cruciais para o desenvolvimento da Humanidade mas que não apresentam resultados económicos a curto prazo.
Ora uma dessas áreas é precisamente o desenvolvimento espacial.
A MISSÃO DA HUMANIDADE É COLONIZAR O ESPAÇO.
Para já, muitos parabéns a todos os que contribuiram para a ida à Lua há 40 anos atrás.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Hoje somos 7 mil milhões mas em que mais de metade vive na pobreza sem os hábitos de consumo dos países desenvolvidos.
Se pensarmos em 10 mil milhões com uma capacidade de consumo per capita superior (a evolução das economias indiana e chinesa para isso apontam) talvez a comida já não chegue.
Se pensarmos em 10 mil milhões com uma capacidade de consumo per capita superior (a evolução das economias indiana e chinesa para isso apontam) talvez a comida já não chegue.
- Registado: 2/4/2009 22:13
"É possível mas bastante improvável, especialmente a curto-prazo.
A mais longo-prazo, tecnologias estão a ser estudadas/desenvolvidas por forma a podermos evitar esse tipo de desastre..."
Eu acho que este é um problema exactamente do curto prazo porque a longo prazo, também acredito que a tecnologia o irá transformar num problema menor.
A mais longo-prazo, tecnologias estão a ser estudadas/desenvolvidas por forma a podermos evitar esse tipo de desastre..."
Eu acho que este é um problema exactamente do curto prazo porque a longo prazo, também acredito que a tecnologia o irá transformar num problema menor.
Dwer Escreveu:A questão é que a Terra não vai estar aqui para sempre. Pode cair-nos uma asteróide em cima e extinguir-nos como aos dinossauros.
É possível mas bastante improvável, especialmente a curto-prazo.
A mais longo-prazo, tecnologias estão a ser estudadas/desenvolvidas por forma a podermos evitar esse tipo de desastre...
Dwer Escreveu:Em alguma altura temos que começar a procurar uma casa para a humanidade fora do planeta. Hoje é uma altura tão boa como outra qualquer.
É basicamente o que tenho estado a escrever neste tópico.
Quem está ligado: