declaração de mais-valias é de loucos!!!
enologo Escreveu:bomdia Escreveu:julgo que o amigo não compreendeu o que eu disse: repito: estou desapontado com a falta de sentido de simplificar as coisas e outras faltas de outras coisas.. do Estado:eu não disse que só tinham de se declarar as mais-valias:disse, antes, que a retenção na fonte, no caso de as existir, era uma forma muito mais rentável para o estado e simples para o contribuinte de resolver o problema problema burocrático. Continuo à espera de dicas úteis...
Percebi perfeitamente! Simplesmente não concordo!
Ex.
5 de Janeiro de 2008 (SONI)
Mais-valias: 2000€
IRS (10%) - 200€
5 de Janeiro de 2008 (GALP)
Menos-valias: 2000€
IRS - 0€ (são menos-valias)
Neste caso, o estado no dia 5 de Janeiro de 2008 ficava com 200€, sem que eu efectivamente na soma dos dois negócios, tenha qualquer mais-valia!
Ou seja, no dia 5 de Janeiro de 2008 deixava lá os 200€!
Vamos agora supor que não haveria mais nenhum negócio durante 2008!
Mantendo a apresentação da declaração de IRS em Maio de 2009 (dos rendimentos de 2008), o estado só faz os pagamentos em Setembro de 2009.
Ou seja o estado "fica-me" com 200€, quando efectivamente não tive mais-valias, durante 21 meses!
É por isto que não concordo com a retenção da mais valias!
no exmemplo que deu tambem nao ha lugar a dizer que houve menos valias, so optando pelo englobamento pois sao valias de 2 acçoes diferentes...
nesse caso, teria sempre que pagar os 200€ ao estado. so se fossem na mesma acçao é que da para contrabalançar valias.
Se se optar pela globalização, mais valias + menos valias, para ficar tudo na mesma linha, paga-se bem mais que 10%.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
http://www.bpd.uni.cc
IRS
Penso que posso dar aqui uma ajuda, pelo menos no que diz respeito à minha prática.
Eu utilizo o BPI para negociar e no fim do ano está disponível no site um mapa com todas as transacções do ano:
Quantidade | Data de Realização | Valor | Encargos | Data de aquisição | Valor
Quando são muitas as transacções, eu só declaro os totais, e tal como vem no mapa todos os custos estão englobados, assim como, as menos valias estão abatidas no total.
O que pode ser injusto no meio disto tudo é o facto de num determinado ano termos menos valias e essas menos valias não passarem para o ano seguinte como um prejuizo.
Um Abraço
Eu utilizo o BPI para negociar e no fim do ano está disponível no site um mapa com todas as transacções do ano:
Quantidade | Data de Realização | Valor | Encargos | Data de aquisição | Valor
Quando são muitas as transacções, eu só declaro os totais, e tal como vem no mapa todos os custos estão englobados, assim como, as menos valias estão abatidas no total.
O que pode ser injusto no meio disto tudo é o facto de num determinado ano termos menos valias e essas menos valias não passarem para o ano seguinte como um prejuizo.
Um Abraço
Adam Smith
<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>
<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>
retlav Escreveu:Garfield Escreveu:os custos de compra sao acrescidos ao custo de aquisição pelo que de forma indirecta todos os custos ( compra e venda ) são considerados.
Não é isso que a lei diz!
Apenas se pode incluir os custos de alienação.
Boa tarde,
Só para esclarecer esta questão, leiam este tópico do ano passado (que gerou muita discussão e dúvidas). A resposta final está pelas páginas 6 a 7.
Cumprimentos.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=125
Heix... podes simplesmente somar tudo e espetar na declaração. Eles têm lá essa opção.
Nunca fiz uma declaração movimento a movimento, tava frito!
Convém é saberes exactamente o que somaste para apresentares a justificação nas finanças caso eles ta peçam!
Nunca fiz uma declaração movimento a movimento, tava frito!
Convém é saberes exactamente o que somaste para apresentares a justificação nas finanças caso eles ta peçam!
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Garfield Escreveu:os custos de compra sao acrescidos ao custo de aquisição pelo que de forma indirecta todos os custos ( compra e venda ) são considerados.
Não é isso que a lei diz!
Apenas se pode incluir os custos de alienação.
Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro!
- Registado: 9/11/2006 12:54
bomdia Escreveu:julgo que o amigo não compreendeu o que eu disse: repito: estou desapontado com a falta de sentido de simplificar as coisas e outras faltas de outras coisas.. do Estado:eu não disse que só tinham de se declarar as mais-valias:disse, antes, que a retenção na fonte, no caso de as existir, era uma forma muito mais rentável para o estado e simples para o contribuinte de resolver o problema problema burocrático. Continuo à espera de dicas úteis...
Percebi perfeitamente! Simplesmente não concordo!
Ex.
5 de Janeiro de 2008 (SONI)
Mais-valias: 2000€
IRS (10%) - 200€
5 de Janeiro de 2008 (GALP)
Menos-valias: 2000€
IRS - 0€ (são menos-valias)
Neste caso, o estado no dia 5 de Janeiro de 2008 ficava com 200€, sem que eu efectivamente na soma dos dois negócios, tenha qualquer mais-valia!
Ou seja, no dia 5 de Janeiro de 2008 deixava lá os 200€!
Vamos agora supor que não haveria mais nenhum negócio durante 2008!
Mantendo a apresentação da declaração de IRS em Maio de 2009 (dos rendimentos de 2008), o estado só faz os pagamentos em Setembro de 2009.
Ou seja o estado "fica-me" com 200€, quando efectivamente não tive mais-valias, durante 21 meses!
É por isto que não concordo com a retenção da mais valias!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Pessoalmente não utilizo a CGD para negociar, apesar de ser o meu banco principal. Pergunte na sua agência, especialmente ao seu gestor de conta, se não lhe podem gerar a listagem.
O Banco BiG, que utilizo para negociar, disponibiliza online a listagem de toda a informação necessária para preenchimento do IRS.
Já agora, se não me engano, a declaração de impostos apenas pede para serem detalhados negócio a negócio caso o contribuinte tenha menos de 20(?) negócios (número de linhas da folha). Caso tenha mais, é possível agregar por título todos os movimentos. Se ainda assim tiver mais de 20 títulos, pode agregar tudo numa única linha. Sendo tudo negócios com menos de 1 ano, acaba por ser tudo o mesmo. Se for inspeccionado, nessa altura apresenta a listagem comprovativa das transacções.
Note que deve declarar mais valias deduzidas dos custos de transacção e das menos-valias.
O Banco BiG, que utilizo para negociar, disponibiliza online a listagem de toda a informação necessária para preenchimento do IRS.
Já agora, se não me engano, a declaração de impostos apenas pede para serem detalhados negócio a negócio caso o contribuinte tenha menos de 20(?) negócios (número de linhas da folha). Caso tenha mais, é possível agregar por título todos os movimentos. Se ainda assim tiver mais de 20 títulos, pode agregar tudo numa única linha. Sendo tudo negócios com menos de 1 ano, acaba por ser tudo o mesmo. Se for inspeccionado, nessa altura apresenta a listagem comprovativa das transacções.
Note que deve declarar mais valias deduzidas dos custos de transacção e das menos-valias.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Re: declaração de mais-valias é de loucos!!!
enologo Escreveu:bomdia Escreveu:SE O Estado quisesse que todos pagássemos os impostos, não seria melhor e mais simples os bancos fazerem a retenção na fonte como fazem com os juros dos dividendos e dos depósitos a prazo?
bomdia, antes de mais benvindo ao forum!
Vou-lhe dizer porque não concordo com isso!
Como seria então no caso dos negócios em que o investidor tem menos-valias? É que nem todos os negócios de todos os investidores são geradores de mais-valias! Com o método actual só se paga imposto das mais-valias efectivas (mais-valias e menos valias dos vários negócios).bomdia Escreveu:Afinal se os bancos e correctoras ou a CMVM têm de enviar documetação das mais-valias dos contribuintes, por que é que não nos enviam a nós.
Com isto já concordo!
Cumprimentos,
T.F.
eu tambem concordava que as mais valias fossem descontaas à cabeça e depois apresentava-se as menos valias no fim para ver o que se tinha a receber.
julgo que o amigo não compreendeu o que eu disse: repito: estou desapontado com a falta de sentido de simplificar as coisas e outras faltas de outras coisas.. do Estado:eu não disse que só tinham de se declarar as mais-valias:disse, antes, que a retenção na fonte, no caso de as existir, era uma forma muito mais rentável para o estado e simples para o contribuinte de resolver o problema problema burocrático. Continuo à espera de dicas úteis...
- Registado: 12/1/2008 22:19
Re: declaração de mais-valias é de loucos!!!
bomdia Escreveu:SE O Estado quisesse que todos pagássemos os impostos, não seria melhor e mais simples os bancos fazerem a retenção na fonte como fazem com os juros dos dividendos e dos depósitos a prazo?
bomdia, antes de mais benvindo ao forum!
Vou-lhe dizer porque não concordo com isso!
Como seria então no caso dos negócios em que o investidor tem menos-valias? É que nem todos os negócios de todos os investidores são geradores de mais-valias! Com o método actual só se paga imposto das mais-valias efectivas (mais-valias e menos valias dos vários negócios).
bomdia Escreveu:Afinal se os bancos e correctoras ou a CMVM têm de enviar documetação das mais-valias dos contribuintes, por que é que não nos enviam a nós.
Com isto já concordo!
Cumprimentos,
T.F.
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
declaração de mais-valias é de loucos!!!
Amigos
Parece-me inacreditável a legislação portuguesa sobre a declaração das mais-valias em sede de IRS. Para uma pessoa que compre e venda diariamente acções, torna-se muito trabalhoso e complexo o peenchimento do IRS, pois todas as compras e vendas de um ano têm de ser declaradas pelo seu valor exacto, mais as despesas de cada negócio, mais a data...
SE O Estado quisesse que todos pagássemos os impostos, não seria melhor e mais simples os bancos fazerem a retenção na fonte como fazem com os juros dos dividendos e dos depósitos a prazo? assim ninguém tentava fugir ao fisco e o Estado arrecadava mais receita.Afinal se os bancos e correctoras ou a CMVM têm de enviar documetação das mais-valias dos contribuintes, por que é que não nos enviam a nós.
Agora um pedido de ajuda: sou cliente da CGD, que nunca me enviou nenhum documento relativo ao que devo declarar anível de mais ou menos valias. Se eu for sério,fá-lo-ei; se não for...a voc~es , os vossos bancos enviavam-vos essa documentação?Agradecia que dessem algumas dicas, se é que as há, para que eu possa de modo mais simples do que aquele que enuncie atrás cumprir a legalidade.Abraço a todos
Parece-me inacreditável a legislação portuguesa sobre a declaração das mais-valias em sede de IRS. Para uma pessoa que compre e venda diariamente acções, torna-se muito trabalhoso e complexo o peenchimento do IRS, pois todas as compras e vendas de um ano têm de ser declaradas pelo seu valor exacto, mais as despesas de cada negócio, mais a data...
SE O Estado quisesse que todos pagássemos os impostos, não seria melhor e mais simples os bancos fazerem a retenção na fonte como fazem com os juros dos dividendos e dos depósitos a prazo? assim ninguém tentava fugir ao fisco e o Estado arrecadava mais receita.Afinal se os bancos e correctoras ou a CMVM têm de enviar documetação das mais-valias dos contribuintes, por que é que não nos enviam a nós.
Agora um pedido de ajuda: sou cliente da CGD, que nunca me enviou nenhum documento relativo ao que devo declarar anível de mais ou menos valias. Se eu for sério,fá-lo-ei; se não for...a voc~es , os vossos bancos enviavam-vos essa documentação?Agradecia que dessem algumas dicas, se é que as há, para que eu possa de modo mais simples do que aquele que enuncie atrás cumprir a legalidade.Abraço a todos
- Registado: 12/1/2008 22:19
Quem está ligado: