Carteira Ibérica Velazquez
Carteira após a sessão de 21/Maio/2008
Carteira após a sessão de 21/Maio/2008. Serão compradas ao preço de abertura da sessão de 22 de Maio de 2008 321 acções da Avanzit(AVZ.MC) - justificação - o fecho acima da resistência horizontal dos 2,69 que já datava de 22/04/2008 convence-me a entrar neste título.
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 21/Maio/2008
- vz20080521aa.bmp (1.56 MiB) Visualizado 1502 vezes
- Registado: 3/12/2007 20:53
Carteira após a sessão de 20/Maio/2008
Carteira após a sessão de 20/Maio/2008
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 20/Maio/2008
- vz20080520.bmp (1.48 MiB) Visualizado 1609 vezes
Carteira após a sessão de 19/05/2008
Carteira após a sessão de 19/05/2008
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 19/05/2008
- vz20080519.bmp (1.48 MiB) Visualizado 1642 vezes
Velazquez, esse é o problema de muitas das carteiras virtuais, ou seja, não se preocupam com "pormenores" que acabam por ser decisivos para o (in)sucesso no trading real. Já nem falo na questão da pressão psicológica nem tão pouco no efeito "slippage". Mas, pelo menos, a questão das comissões é decisiva. Dizeres o valor da tua carteira acaba por ser irrelevante, mas incluir uma % para comissões em cada "trade" é fundamental. Sobretudo numa carteira com tantas posições como a tua. É o suficiente para ela se tornar um problema.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Corretagens...
Boa noite Ulisses. Relativamente ao peso das corretagens na carteira o que está em causa é bater os indíces. Poderia ter trocado os 15000EUR de capital inicial pela variável "x" e resolvia a questão. Se utilizar por exemplo uma carteira com 1.000.000 EUR posso alargar os horizontes e passar a incluir o mercado francês. Óbvio para quem faz transacções só na abertura teria de ajustar o volume diário de cada título para poder transaccionar lotes maiores. Gostava de poder fazer esta demonstração da carteira ibérica para o SP500 mas implicaria muito trabalho.
Re: Relativamente às questões colocadas...
Velazquez Escreveu:
No que diz respeito às corretagens é ponto assente não vou revelar aqui...as corretoras que utilizo.
Velazquez, para mim é indiferente pois sou um forex trader. Uso a Oanda e a CMS e existem mais umas dezenas neste ramo dos mercados financeiros.
Chamei à atenção da tua expressão pois não se enquadra nos minimos normais de comunicação e interajuda aqui do caldeirao. De facto não faz parte da filosofia do forum mas aceito pelo simples motivo de me ser indiferente. Mais um motivo para nem curiosidade ter deste tópico!

Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...
Velazques, acho perfeitamente legítimo que não queiras divulgar a corretora que usas. No entanto, uma boa estratégia não se resume a encontrar bons pontos de entrada e saídas. E há uma questão fundamental que te colocaram que não quiseste responder:
Face ao número enorme de transacções na tua carteira, esta é a pergunta chave.
Um abraço,
Ulisses
Não achas que o peso das comissões relativamente aos teus pequenos lotes de acções são prejudiciais à sua performance?
Face ao número enorme de transacções na tua carteira, esta é a pergunta chave.
Um abraço,
Ulisses
Relativamente às questões colocadas...
Boa tarde,
No que diz respeito às corretagens é ponto assente não vou revelar aqui nem os montantes nem as corretoras que utilizo. Segundo a interacção com o fórum não é próxima do zero. Que discordem da minha estratégia de comprar (regra geral, mas não obrigatória) no quebrar das resistências e vender na quebra dos suportes, podem discordar na bolsa quando um compra outro vende é o mercado a funcionar. Quanto à questão de publicar a carteira será possível ter aqui no caldeirão uma carteira com títulos ibéricos que consecutivamente vai bater os índices (apesar de agora o IBEX estar à frente) e sempre com característica de indicar com antecedência os títulos a adicionar ou a excluir da carteira.
No que diz respeito às corretagens é ponto assente não vou revelar aqui nem os montantes nem as corretoras que utilizo. Segundo a interacção com o fórum não é próxima do zero. Que discordem da minha estratégia de comprar (regra geral, mas não obrigatória) no quebrar das resistências e vender na quebra dos suportes, podem discordar na bolsa quando um compra outro vende é o mercado a funcionar. Quanto à questão de publicar a carteira será possível ter aqui no caldeirão uma carteira com títulos ibéricos que consecutivamente vai bater os índices (apesar de agora o IBEX estar à frente) e sempre com característica de indicar com antecedência os títulos a adicionar ou a excluir da carteira.
Re: lutav...
Velazquez Escreveu:Boa noite lutav. Registei todas as opiniões que aqui foram manifestadas, só que continuo a ter forte convicção que a mais valia da minha estratégia, comprar quando na minha opinião resistências importantes são quebradas vai trazer os seus frutos com o correr do tempo.
ja agora, (e peço desculpa pela arrogancia) explicar-te uma coisa:
2 gémeos na bolsa, e sao muito dificeis de distinguir!
Um chama-se breakout, outro, chama-se falso breakout (ou breakout falhado!).
Agora repara, MESMO que tenhas stops curtos (ou outras vezes por TERES stops curtos), vê bem a quantidade de trades negativos que podes andar a fazer...
A regra manda comprar no suporte, vender na resistencia (grosso modo).. e tu fazes o contrario, e ainda dizes "vou continuar, só e abandonado, mas vou provar que isto resulta!".
Oh Homem, tu NAO tens que provar nada! Tu tens é de ganhar dinheiro!! E uma coisa que ajuda, é ser-se capaz de mudar-se (limar-se, whatever!) a estratégia...
(e sim, estou mesmooooo prontinho para ser pai, e treinar estas cousas do explicar....)
abraço e boa sorte
Re: E relativamente à corretora e às comissões...
Velazquez Escreveu:Não vou revelar aqui as corretoras que utilizo nem o valor das corretagens.
Esta resposta é que eu não percebi? Segredo para quê e porquê?
Eu não sigo a tua carteira mas esta resposta ao ler na diagonal assustou!

Editado pela última vez por Cubriclas em 19/5/2008 12:00, num total de 1 vez.
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...
Carteira após a sessão de 16 - Maio - 2008
Carteira após a sessão de 16 - Maio - 2008
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 16 - Maio - 2008
- vz20080516.bmp (1.59 MiB) Visualizado 1256 vezes
Re: Lutav...
Velazquez Escreveu:(...)Não concordam temos pena.(...)
Desculpa a sinceridade, mas para quem nao entende portugues, estás cá com uma moral....
ja agora te explico, que a pergunta sobre PTC tem a ver com a opiniao (algo generalizada!) que nao é um titulo de "facil" AT, e JA POR ISSO, eu NAO questionei a compra, APENAS, perguntei em que timeframe estavas investido! Certo?
Quanto a tudo o resto, faço minhas as palavras do Cromio: Tu nao és o primeiro (se calhar, nós já passamos pelo mesmo!), e daí a questao da dispersao de titulos. Preferes assobiar, ignorar e falar de rentabilidades, temos pena (isto para te fazer uma citacao querida).
Seja como for, todos aqui ja sabemos o que é, e o que custa perder dinheiro. Os trades nao sao todos vencedores. Isso nao invalida que para determinados montantes, a dispersao da carteira (numero de titulos) seja uma peça importante da estratégia aplicada... achas isso de menor importancia, é a tua visao.... mas ficava-te bem fazer alguma dialéctica sobre o assunto, até para garantir que no futuro, nao fiques com pena de nao ter pensado no assunto antes

beijos e abraços
(e citando o JW, "over and out"!)
Velasquez:
O que o lutav, o Luis19 e eu te questionamos é simples e não tem NADA a ver com as tuas últimas respostas.
Francamente das duas uma... e não vou dizer nem uma nem outra.
O que te questionamos é o seguinte:
Não achas que o peso das comissões relativamente aos teus pequenos lotes de acções são prejudiciais à sua performance?
Se achas que não, por favor explica-nos porquê.
Isto é um fórum, e como tal, aqui pratica-se a troca de opiniões.
Mais importante que mostrar a carteira, mas MUITO mais importante, é discutir o porquê.
O porquê das compras, o porquê das vendas e o porquê da estratégia.
Se estás a ganhar 100 ou a perder 10 é consequência da tua estratégia e o fórum quer saber as causas e não só as consequências.
Mais, todas as opiniões e questões aqui dadas foram dadas no sentido da tua evolução e tu simplesmente assobias para o lado e falas em bugalhos e que o mercado te julgará.
Concerteza que Deus nos julgará a todos no Dia do Juízo Final, mas não é por isso que vou ignorar quem me quiser dar a mão.
Como é Velasquez? Falamos aqui como Homens ou como ratos?
É que conversa de rato não é para mim e se continuares a ignorar as quesões que te colocam,o interesse em seguir a tua carteira é só teu e para isso nem vale a pena a sua publicação num fórum.
Cumprimentos
O que o lutav, o Luis19 e eu te questionamos é simples e não tem NADA a ver com as tuas últimas respostas.
Francamente das duas uma... e não vou dizer nem uma nem outra.
O que te questionamos é o seguinte:
Se achas que não, por favor explica-nos porquê.
Isto é um fórum, e como tal, aqui pratica-se a troca de opiniões.
Mais importante que mostrar a carteira, mas MUITO mais importante, é discutir o porquê.
O porquê das compras, o porquê das vendas e o porquê da estratégia.
Se estás a ganhar 100 ou a perder 10 é consequência da tua estratégia e o fórum quer saber as causas e não só as consequências.
Mais, todas as opiniões e questões aqui dadas foram dadas no sentido da tua evolução e tu simplesmente assobias para o lado e falas em bugalhos e que o mercado te julgará.
Concerteza que Deus nos julgará a todos no Dia do Juízo Final, mas não é por isso que vou ignorar quem me quiser dar a mão.
Como é Velasquez? Falamos aqui como Homens ou como ratos?
É que conversa de rato não é para mim e se continuares a ignorar as quesões que te colocam,o interesse em seguir a tua carteira é só teu e para isso nem vale a pena a sua publicação num fórum.
Cumprimentos
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Carteira após a sessão de 15 - Maio - 2008.
Carteira após a sessão de 15 - Maio - 2008. Serão compradas ao preço de abertura da sessão de 16/Maio/2008 157 acções da Corporación Dermoestética(DERM.MC) - justificação - o romper dos 5,84 resistência que datava desde o dia 2-Abr-2008 faz com que decida que este título entra para a carteira.
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 15 - Maio - 2008.
- vz20080515.bmp (1.52 MiB) Visualizado 1354 vezes
Lutav...
Boa noite Lutav. Eu conheço praticamente todos os títulos do mercado português e mercado espanhol, também acompanho outros mercados. Cada um tem os seus critérios quando decide comprar ou vender. Eu não hesito: é para comprar - compra-se. É para vender - vende-se(não concordam - temos pena) . Compro geralmente (não é uniforme) na quebra de resistências e vendo na quebra de suportes. Quando eu compro alguém pensa o contrário e vende(não concordo eles também não têm pena de mim, quem não gosta de perder dinheiro não compra acções na bolsa). Relativamente à PTC - podia ter comprado quando quebrou a resistência dada pelos máximos de 2 de Abril de 2008 e 7 de Abril de 2008. Finalmente fiquei convencido e decidi arriscar quando quebrou a 02/Maio/2008 quebrou os 7,73(comprei ao preço de abertura do dia 5/Maio/2008). Não concordam temos pena. Relativamente à performance da carteira enquanto não estiver à frente de ambos os índices não estou satisfeito. Mantenho no entanto total confiança na minha estratégia.
Re: lutav...
Velazquez Escreveu:Boa noite lutav. Registei todas as opiniões que aqui foram manifestadas, só que continuo a ter forte convicção que a mais valia da minha estratégia, comprar quando na minha opinião resistências importantes são quebradas vai trazer os seus frutos com o correr do tempo.
tambem nao falei de resistencias importantes, nem suportes nem nada... tenho de fazer novo quote? é que estou na duvida, se nao me explico bem, ou se nao queres entender o que digo... vou repetir uma ultima vez o que escrevi. Se quiseres dar opiniao, dás, se nao quiseres, nao dás. O que nao faz sentido é eu falar de bugalhos, e tu desconversares com alhos!
Bom dia,
Nao fui ler para tras, intencionalmente, para nao ver que ja escreveram o que vou escrever... (e assim, eu escrever novamente descansadinho!).
Desculpa a franqueza: tens muitos titulos, e muitos trades! Sao 2 ERROS GRAVES que estás a cometer: prejudicam-te a performance da carteira (por muito baixas que sejam as comissoes que pagues!), e pior, nao te permitem transacionares titulos que conheças bem!
Isto é a minha opiniao pessoal, e digo-ta assim como se fosse teu amigo, porque é assim que se deve dizer...
E se ja to disseram antes (nao sei, serio que nao li para tras), e insistes no erro...
abraço e boa sorte para a carteira
(e sim Cromio, tambem devo estar a precisar de ter um filho!)
abraço Velasquez, se nao me tiver explicado bem, eu volto cá! (quero ver o que vais inventar para voltares a fazer de conta que nao percebeste!

EDIT: só uma coisa; eu até compreendo que compres PTI a prazo, SCO pelo angulo especulativo de CP (e FNB se calhar pela mesma razao), mas PT, compraste com que timeframe?

Carteira após a sessão de 14 - Maio -2008
Carteira após a sessão de 14 - Maio -2008. Serão compradas ao preço de abertura da sessão de 15 de Maio de 2008 62 acções da Codere(CDR.MC) - justificação - gostei da quebra da resistência dos 13,40 EUR que datava de 15 de Abril de 2008 logo este título vai ser adicionado à minha carteira.
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 14 - Maio -2008
- vz20080514.bmp (1.45 MiB) Visualizado 1393 vezes
lutav...
Boa noite lutav. Registei todas as opiniões que aqui foram manifestadas, só que continuo a ter forte convicção que a mais valia da minha estratégia, comprar quando na minha opinião resistências importantes são quebradas vai trazer os seus frutos com o correr do tempo.
Re: Lutav...
Velazquez Escreveu:Boa noite Lutav... apesar de não estar satisfeito com a rendibilidade actual da carteira, continuo inteiramente confiante na melhoria da actual performance o mercado dirá...
Velazquez, nao percebeste: até podias estar a ganhar 100% que eu diria o mesmo (aliás, nem estive a escrutinar os teus valores!). Eu NAO falei da rendibilidade, certo? eu falei de OUTRAS COISAS (que entretanto confirmei) outros mais experientes ja falaram.... estás a fazer questao de NEM SEQUER ler ou considerar opinioes diferentes, ou argumentar, para testar da sua (comentarios dos outros) validade...
tu é que sabes; a ideia é ajudar a ter auto-critica em relacao à estratégia (ou tactica, como preferires), nao é falar da tua rendibilidade.
abraço, e boa sorte
lutav Escreveu:Bom dia,
Nao fui ler para tras, intencionalmente, para nao ver que ja escreveram o que vou escrever... (e assim, eu escrever novamente descansadinho!).
Desculpa a franqueza: tens muitos titulos, e muitos trades! Sao 2 ERROS GRAVES que estás a cometer: prejudicam-te a performance da carteira (por muito baixas que sejam as comissoes que pagues!), e pior, nao te permitem transacionares titulos que conheças bem!
Isto é a minha opiniao pessoal, e digo-ta assim como se fosse teu amigo, porque é assim que se deve dizer...
E se ja to disseram antes (nao sei, serio que nao li para tras), e insistes no erro...
abraço e boa sorte para a carteira
para o caso de nao teres reparado...

(ou entao, podes sempre dizer: "por isso sai, sai do meu topico; nao, nao te quero aqui!!!")
certo?
abraço
Carteira após a sessão de 13 - Maio - 2008
Carteira após a sessão de 13 - Maio - 2008
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 13 - Maio - 2008
- vz20080513.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1461 vezes
Carteira após a sessão de 12/5/2008
Carteira após a sessão de 12/5/2008
- Anexos
-
- Carteira após a sessão de 12/5/2008
- vz20080512.bmp (1.34 MiB) Visualizado 1520 vezes
-
- a20080512b.bmp (750.05 KiB) Visualizado 1494 vezes
-
- a20080512c.bmp (1.43 MiB) Visualizado 1492 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006 e 175 visitantes