Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 20/8/2009 15:38

Elias Escreveu:
charles Escreveu:há-des explicar onde é que o café não se aplica o factor concorrência, quantas marcas de café existem, alguem detem o monopólio da distribuição do café, os preços do café na origem são todos iguais?

Eu não disse que não havia concorrência, apenas quis ilustrar que margens elevadas é o que mais há por aí.

charles Escreveu:Não podes comparar nada ao que se passa em termos de combustiveis sem que seja algo igual, por exemplo a electriciadade, o gáz a água, por ai tudo bem.

Bem, tu continuas a achar que não há concorrência e eu acho que há muita, tens montes de sítios onde abastecer.

Além disso os preços não são de modo algum iguais, podes sempre ir aos hipers e pagas menos.

Concorrência não significa ter milhares de sitios para abastecer, deveria significar preços diferentes de forma generalizada, e não meia duzia de postos a preços mais reduzidos.

Ainda não respondes-te à pergunta que fiz dezenas de vezes:

Elias, como interpretas o facto dos placares de informação de preços nas auto-estradas terem invariavelmente os mesmos preços afixado para os combustiveis ai vendidos?

1Abr
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 20/8/2009 15:37

charles Escreveu:Tenho falta de elementos para te poder afirmar qual seria a margem de uma gasolineira, nem isso me importa muito

mas se calhar devia importar-te, devíamos começar por aí não é?

charles Escreveu:o que é sabido é que não existe concorrência no sector, e por isso todos perdem, os clientes as empresas e o próprio estado, o factor energético caro leva à retracção.

O Estado? poça, o Estado é dos que mais ganha com este negócio. Quando mais o preço sobe, mais o Estado recebe, por via do IVA que aumenta quando o preço sobe.

charles Escreveu:Quanto aos preços nas autoestradas e os placares o que achas, existe concorrência?´

É mesmo só isso que interessa discutir é se existe concorrência ou não!

Claro que existe.

Olha há umas semanas ia eu pela A8 em direcção a norte. Quando ia a chegar a Óbidos reparei que o placar anunciava que logo a seguir havia uma bomba da Cepsa, mais barata, e que a 30 km mais à frente havia uma da BP, mais cara.

Passei pela da CEPSA e estava vazia (só vi lá um carro e nem seque estava a abastecer, se calhar era o do funcionário da caixa, lol), quando cheguei à da BP, mais cara, havia lá vários carros.

Como interpretas isto?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 20/8/2009 15:33

charles Escreveu:há-des explicar onde é que o café não se aplica o factor concorrência, quantas marcas de café existem, alguem detem o monopólio da distribuição do café, os preços do café na origem são todos iguais?

Eu não disse que não havia concorrência, apenas quis ilustrar que margens elevadas é o que mais há por aí.

charles Escreveu:Não podes comparar nada ao que se passa em termos de combustiveis sem que seja algo igual, por exemplo a electriciadade, o gáz a água, por ai tudo bem.

Bem, tu continuas a achar que não há concorrência e eu acho que há muita, tens montes de sítios onde abastecer.

Além disso os preços não são de modo algum iguais, podes sempre ir aos hipers e pagas menos.

por charles » 20/8/2009 15:29

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Isso é tudo retórica, foi perguntado ao Ministro Saudita do petróleo se estava preocupado com o petróleo a $35 e este respondeu que não, a seguir foi perguntado porquê e eles respondeu que cada barril com todos os custo de produção inclouidos ficava a 2 dls por barril ou seja a cerca de 2,80 ( acho que o € está a 1,40)

Quando bebes um café por 50 ou 60 cêntimos, quanto julgas que ele custa a quem to vende?

Elias, se cada vez que eu fizer uma pergunta ou expuser uma ideia responderes com uma pergunta, ficamo-nos por um mero exercicio de perguntas de um lado e resposta de outro :lol: , o problema é que as perguntas que fazes são de forma a que o raciocinio vá num determinado sentido que não o correcto

há-des explicar onde é que o café não se aplica o factor concorrência, quantas marcas de café existem, alguem detem o monopólio da distribuição do café, os preços do café na origem são todos iguais?

Não podes comparar nada ao que se passa em termos de combustiveis sem que seja algo igual, por exemplo a electriciadade, o gáz a água, por ai tudo bem.

1Ab
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Elias » 20/8/2009 15:21

charles Escreveu:Isso é tudo retórica, foi perguntado ao Ministro Saudita do petróleo se estava preocupado com o petróleo a $35 e este respondeu que não, a seguir foi perguntado porquê e eles respondeu que cada barril com todos os custo de produção inclouidos ficava a 2 dls por barril ou seja a cerca de 2,80 ( acho que o € está a 1,40)

Quando bebes um café por 50 ou 60 cêntimos, quanto julgas que ele custa a quem to vende?

por MarcoAntonio » 20/8/2009 15:20

carf2007 Escreveu:Quando um operador baixa um preço, e nos dias a seguir os outros igualam, não existe cartel.

Lê o meu post que corrige uma série de incorrecções no teu post. No mercado dos combustíveis também não existe cartel, os preços é que naturalmente têm de ser muito próximos uns dos outros...

carf2007 Escreveu:Quando um operador passa a fornecer mais largura de banda pelo mesmo preço, e nos dias a seguir os outros operadores igualam a largura de banda, não existe cartel

Mais de 90% dos combustíveis têm a mesma origem (mesmo que tivesse outra, os preços não mudariam muito). Em cima disso, é somado um valor que é igual também para todos que são os impostos. E em cima disso, os custos de transporte e armazenagem (da ordem dos 2 centimos) também não pode diferir muito. Já estão aqui 90 e tal % do preço final logo o que sobra e é onde poderá haver diferenciação, é pouco. A diferença nunca pode ser muito grande...

De resto, os preços não são exactamente iguais nem mudam sempre no mesmo dia em todas as empresas: fora promoções há diferenças da ordem de 1 centimo. Mas como várias marcas têm diferentes promoções, cartões, etc, a diferenciação acaba na prática por ser ainda maior. Perante a margem líquida que existe, são diferenças que me parecem totalmente normais.

Mas como digo, lê o post anterior...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/8/2009 15:22, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 20/8/2009 15:19

charles Escreveu:Elias, não será bem imitar de forma inocente, para mim é mais concertar preços e é fácil de o fazer, basta seguir o outro.

Então também existe "cartel" nas telecomunicações móveis e nos acesso à internet e em mais uma data de outras coisas...

Ninguém está proibido de imitar/seguir os preços dos concorrentes.

Como já escrevi noutro tópico, o consumidor quando os preços são iguais queixa-se dos preços serem iguais. Quando são diferentes queixa-se e chama ladrão ao que vende mais caro!
:roll:

Isso é a tua conclusão para poder encaixar em todo o raciocinio unicamente aritmético que fazes em torno do calculo dos preços.

Desde que existam diferenças nos produtos os preços para qualquer consumidor que saiba distinguir as diferenças serão facilmente aceites e qq um compra o que achar melhor.

charles Escreveu:Obviamente que os operadores no mercado têm de ter lucros, nem pode ser de outra forma, agora não venham pedir ao consumidor que pague investimentos na exploração do crude (...)

Ai não, então vão pedir a quem?

Aos accionistas da empresa, ou os lucros tambem são distribuidos pelos clientes?

charles Escreveu:pois este dinheiro tem de sair dos accionistas da empresa dos próprios lucros e nunca ser reflectido no valor do produto vendido ao cliente

Então mas o lucro não é obtido da venda do produto?

O que é que estás a advogar? Que "moralmente" uma empresa quando pretende expandir-se deve ter menos lucro, deve sacrificar o lucro?

Ora essa... é a primeira vez que ouço tal coisa!

Ora essa digo eu, se tiveres um café e fizeres obras, quando reabrires vais reflectir o custo das obras no preço da bica da imperial ou de qq outro produto que vendas?

Se uma farmacêutica fizer uma investigação de um novo medicamento e estenão resultar, vai fazer reflectir os custo num outro medicamento que já esteja no mercado há anos?

Que dizer, "acaba-se o petróleo de uma região" (está a acabar no mar do norte por isso isto não é bem uma hipótese, é mais uma realidade) e é preciso explorá-lo noutras regiões do globo. Mas as empresas é que têm de sacrificar os seus lucros pelo facto de terem de fazer investimentos? A que propósito esses custos diferente de outros custos? A que propósito esses custos não vão ou não podem ou não devem ser transferidos para o consumidor?

Essa é outra história mal contada, existe um campo salvo erro na Arábia Sauditra em fase terminal de construção, em pleno deserto, este campo tem petróleo para cerca de cinquenta anos, é superior as reservas salvo erreo de todo o iraque.

, isto porque duvido que alguma vez o cliente venha a beneficiar do resultado da exploração de crude por parte destes operadores
.

Se ele quer petróleo e é consumidor de petróleo, obviamente beneficia.

Beneficia de duas formas potenciais: continuar a ter o petróleo que quer e durante mais tempo; eventualmente preços até mais baixos a prazo porque, se o petróleo não for explorado em maior número de locais, pela simples lei da oferta x procura, o preço tenderá a subir então nos (então em menor número de) lugares onde está a ser explorado.[/quote]

Isso é tudo retórica, foi perguntado ao Ministro Saudita do petróleo se estava preocupado com o petróleo a $35 e este respondeu que não, a seguir foi perguntado porquê e eles respondeu que cada barril com todos os custo de produção inclouidos ficava a 2 dls por barril ou seja a cerca de 2,80 ( acho que o € está a 1,40)

Marco tu acreditas que a GALP quando tiver petróleo a jorrar vai dar prioridade aos consumidores internos?

Agora tenho de me ausentar para não perder nenhum negócio.

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 15:23, num total de 2 vezes.
Cumpt

por MarcoAntonio » 20/8/2009 15:15

carf2007 Escreveu:O preço dos combustíveis é fixado pelo valor do petróleo no mercado europeu na última semana, a que se juntam todas as despesas da indústria transformadora, distribuição e armazenagem, além dos impostos (ISP e IVA).

Ora bem :
- O valor do petroleo na ultima semana é igual para todos.
- O valor do ISP e IVA é igual para todos.
- Custa-me a crer que as despesas da indústria transformadora, distribuição e armazenagem tambem sejam iguais para todos !

Isto está incorrecto.

Os preços ex-refinaria em Portugal estão indexados aos preços ex-refinaria na Europa (mais especificamente aos preço do mercado do Norte da Europa: Amsterdão-Roterdão-Antuérpia). A fórmula que a indexação segue pelos vistos não é directa (a AdC nem as gasolineiras a publicaram e de resto acho de pouco interesse) mas em todo o caso, os preços ex-refinaria cá têm andado perto dos preços ex-refinaria no mercado a que estão indexados, fora uns centimos de diferença.

Não está indexado ao petróleo mas sim à gasolina e gasóleo refinados nos mercados internacionais. Estes valores podem (e tem acontecido) desviar-se bastante do petróleo. Claro que no geral, seguem uma tendência bastante próxima do petróleo...

carf2007 Escreveu:- Custa-me a crer que as despesas da indústria transformadora, distribuição e armazenagem tambem sejam iguais para todos !

Em Portugal, é praticamente todo refinado pela GALP pelo que o preço de referência a partir de que todas partem é o ex-refinaria em Portugal (o preço que referi atrás).

Sobra apenas o transporte e armazenagem e claro, a margem de retalho.

Sabes quais são os custos de transporte e armazenagem?

Segundo os relatórios da AdC são de 2 centimos!

Ora, dadas as margens que sobram no fim, os preços até são diferenciados q.b. porque ao contrário do que as pessoas dizem (aliás, as pessoas está bom de ver estão erradas em praticamente tudo o que dizem sobre os combustíveis) os preços não são iguais.

Há diferenças de 1 e até mais centimos entre petrolíferas...

E fora essas diferenças, várias empresas têm diferentes promoções que diferenciam ainda mais na prática o preço.

Portanto, os preços são parecidos e quem estudar minimamente o mercado dos combustíveis acabará por entender que têm sempre de ser parecidos nessa ordem de grandeza. Nunca poderá haver grandes diferenças dado que: impostos, custo do gasóleo refinado, transporte e armazenagem, tudo isto soma mais de 90% do preço final. Portanto, a margem no final é inferior a 10% sendo diferenças de 1 centimo (e mais se entrarmos com promoções) são perfeitamente normais dada a margem líquida que existe no final.

Fora as empresas que optam por vender o combustível praticamente sem lucro (como os hipers) não dá para fazer grandes diferenças de preço como o consumidor gostaria e julga que seria possível.

Eu não sei ao certo qual é o lucro líquido por litro de gasolina, mas subtraindo tudo deve ser qq coisa da ordem dos 5 centimos mais centimo para trás, mais centimo para a frente...

E volto a dizer, dizer que os preços são iguais e mudam todos ao minuto umas com as outras é "uma verdade à Vale e Azevedo". As pessoas já o disseram tantas vezes que já se convenceram que é verdade. Mas se acompanhassem os preços regularmente como aqui faço, já teriam descoberto que não é verdade.

Pode-se dizer que são parecidos e que mudam mais ou menos na mesma altura. O que, entendido o processo de formação do preço, é perfeitamente normal...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 20/8/2009 15:12

carf2007 Escreveu:Agora quando os 3 operadores lançam um produto completamente novo, no mesmo dia à mesma hora pelo mesmo preço ????!!! Fico com dúvidas, ou então não percebo mesmo o funcionamento destas coisas ... Eu vou aos 3 operadores ofereço um produto novo XPTO para eles comercializarem e digo que o PVP recomendado é X, e coincidencia todos respeitam esse preço X, ninguem resolve baixar um pouco para vender mais que a concorrencia ...

Como sabes que todos respeitam esse preço X?
Qual é a dimensão da tua amostra?
Existem milhares de pontos de venda (a maioria são de agentes) e não sabes se todos os agentes praticam o preço indicado ou se alguns vendem mais barato (a menos que os tenhas visitado todos, o que me parece pouco provável).

por carf2007 » 20/8/2009 15:10

MarcoAntonio Escreveu:
Então também existe "cartel" nas telecomunicações móveis e nos acesso à internet e em mais uma data de outras coisas...

Quando um operador baixa um preço, e nos dias a seguir os outros igualam, não existe cartel.

Quando um operador passa a fornecer mais largura de banda pelo mesmo preço, e nos dias a seguir os outros operadores igualam a largura de banda, não existe cartel

Nestes 2 casos quem beneficia é o consumidor, houve concorrencia.

Agora quando os 3 operadores lançam um produto completamente novo, no mesmo dia à mesma hora pelo mesmo preço ????!!! Fico com dúvidas, ou então não percebo mesmo o funcionamento destas coisas ... Eu vou aos 3 operadores ofereço um produto novo XPTO para eles comercializarem e digo que o PVP recomendado é X, e coincidencia todos respeitam esse preço X, ninguem resolve baixar um pouco para vender mais que a concorrencia ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 20/8/2009 14:58

charles Escreveu:Elias, não será bem imitar de forma inocente, para mim é mais concertar preços e é fácil de o fazer, basta seguir o outro.

Ninguém está proibido de imitar/seguir os preços dos concorrentes.

Como já escrevi noutro tópico, o consumidor quando os preços são iguais queixa-se dos preços serem iguais. Quando são diferentes queixa-se e chama ladrão ao que vende mais caro!
:roll:

charles Escreveu:Obviamente que os operadores no mercado têm de ter lucros, nem pode ser de outra forma, agora não venham pedir ao consumidor que pague investimentos na exploração do crude (...)

Ai não, então vão pedir a quem?

charles Escreveu:pois este dinheiro tem de sair dos accionistas da empresa dos próprios lucros e nunca ser reflectido no valor do produto vendido ao cliente

Então mas o lucro não é obtido da venda do produto?

O que é que estás a advogar? Que "moralmente" uma empresa quando pretende expandir-se deve ter menos lucro, deve sacrificar o lucro?

Ora essa... é a primeira vez que ouço tal coisa!

Que dizer, "acaba-se o petróleo de uma região" (está a acabar no mar do norte por isso isto não é bem uma hipótese, é mais uma realidade) e é preciso explorá-lo noutras regiões do globo. Mas as empresas é que têm de sacrificar os seus lucros pelo facto de terem de fazer investimentos? A que propósito esses custos diferente de outros custos? A que propósito esses custos não vão ou não podem ou não devem ser transferidos para o consumidor?

charles Escreveu:, isto porque duvido que alguma vez o cliente venha a beneficiar do resultado da exploração de crude por parte destes operadores.

Se ele quer petróleo e é consumidor de petróleo, obviamente beneficia.

Beneficia de duas formas potenciais: continuar a ter o petróleo que quer e durante mais tempo; eventualmente preços até mais baixos a prazo porque, se o petróleo não for explorado em maior número de locais, pela simples lei da oferta x procura, o preço tenderá a subir então nos (então em menor número de) lugares onde está a ser explorado.
Imagem

Administrador Fórum

por carf2007 » 20/8/2009 14:58

Charles o Elias já tinha respondido a essa pergunta :

Elias Escreveu:Claro que continuam todos iguais. As petrolíferas sabem fazer contas (como aliás o Marco tem demonstrado)

E sabem quanto é que os consumidores estão dispostos a pagar.

Charles, tens gasolina na GALP a 1,20 na Cepsa a 1,20 na REPSOL a 1,20 e na BP a 1,20. Quanto tas disposto a pagar ???
Editado pela última vez por carf2007 em 20/8/2009 14:59, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Elias » 20/8/2009 14:57

charles Escreveu:Essa pergunta é falaciosa, tendo em conta o que são os factores que contribuem para o preço, e, obviamente é nestes que baseias a tua pergunta e a resposta que pensas-te para a mesma

A pergunta nada tem de falacioso. Gostaria apenas de obter a tua percepção.

charles Escreveu:caso eu te diga que acho que o preço está alto, ou seja perante este lençol de esclarecimentos neste tópico sobre os preços da gasolina vs crude, mas sem todos os factores que contribuem para o preço tendo em conta que não são todos do dominio público, já sei que me vais dizer para ler tudo o que está para trás, a questão para mim ultrapassa a mera aritmética.

Nada disso. Se me disseres que o preço está alto, a seguir vou perguntar-te o que seria para ti um preço aceitável.

E depois de me responderes a esta pergunta tenho uma outra que não vou revelar para já 8-)

charles Escreveu:Eu acho que todos os combustiveis de uma forma geral estão caros, assim como acho que tudo o que está relacionado com o sector automovel é caro, tendo em conta a nossa economia e o nosso país, a carga de impostos e as margens de lucro das empresas destes sectores continuam mesmo em tempo de recessão a ser altos.

Hum... mas tu não metes gasolina?
Não continuas a andar de carro?
Todos os que continuam a consumir combustível contribuem para esses lucros.

charles Escreveu:A questão pode passar por uma reformulação dos preços se é nos impostos que se vai aproximar os preços por exexmplo relativamente ao país vizinho, ou se é no esmagamento das margens, quem tem de decidir isso é o estado em conjunto com o sector em causa.

Não me parece.
O Estado define unilateralmente a carga fiscal.

charles Escreveu:a pergunta deveria ser , existe concorrência no sector dos combustiveis?

para mim existe, até demais.

por charles » 20/8/2009 14:45

Elias, como interpretas o facto dos placares de informação de preços nas auto-estradas terem invariavelmente os mesmos preços afixado para os combustiveis ai vendidos?
Cumpt

por charles » 20/8/2009 14:42

Elias Escreveu:
charles Escreveu:os preços altos têm custos para as empresas pois é impossivel escoar os produtos se o factor concorrencial não equilibrar os preços de acordo com o poder de compra do mercado, aqui a procura diminui e as vendas tambem.

Pergunta simples e directa: tu achas que o preço da gasolina está alto?

Peço-te que justifiques a resposta.

1 abraço,
Elias

Essa pergunta é falaciosa, tendo em conta o que são os factores que contribuem para o preço, e, obviamente é nestes que baseias a tua pergunta e a resposta que pensas-te para a mesma

caso eu te diga que acho que o preço está alto, ou seja perante este lençol de esclarecimentos neste tópico sobre os preços da gasolina vs crude, mas sem todos os factores que contribuem para o preço tendo em conta que não são todos do dominio público, já sei que me vais dizer para ler tudo o que está para trás, a questão para mim ultrapassa a mera aritmética.

Eu acho que todos os combustiveis de uma forma geral estão caros, assim como acho que tudo o que está relacionado com o sector automovel é caro, tendo em conta a nossa economia e o nosso país, a carga de impostos e as margens de lucro das empresas destes sectores continuam mesmo em tempo de recessão a ser altos.

A questão pode passar por uma reformulação dos preços se é nos impostos que se vai aproximar os preços por exexmplo relativamente ao país vizinho, ou se é no esmagamento das margens, quem tem de decidir isso é o estado em conjunto com o sector em causa.

a pergunta deveria ser , existe concorrência no sector dos combustiveis?

1Ab
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 14:50, num total de 2 vezes.
Cumpt

por Elias » 20/8/2009 14:33

Claro que continuam todos iguais. As petrolíferas sabem fazer contas (como aliás o Marco tem demonstrado)

E sabem quanto é que os consumidores estão dispostos a pagar.

É assim que o mercado funciona.

Quem quer pagar mais barato vai aos hipers.

por carf2007 » 20/8/2009 14:26

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:JN hoje:

"Combustíveis sobem na Cepsa, BP e Repsol
00h30m
Os combustíveis estão mais caros, desde ontem, nos postos da Cepsa, BP e Repsol, que procederam ao aumento dos preços da gasolina e do gasóleo na passada madrugada."

Pergunta :

Qual a lei que diz que as alterações aos preços são às 00:00 de Quinta-Feira ????

Segundo me lembro, no tempo em que o preço de venda dos combustíveis era fixado por portaria governamental, as alterações entravam sempre em vigor às 0h de quinta-feira. Foi o Governo que lançou essa "tradição".

Desconheço se existe alguma lei que diga quando devem variar os preços, provavelmente as gasolineiras deram continuidade à tradição...

Ora ai está!! Antes o preço era fixado pelo governo e a tradição era 0:00 de quinta. Agora os preços foram liberalizados, mas como a "tradição" manteem-se, signfica que os preços continuam Fixados ou seja sempre todos iguais.

por Elias » 20/8/2009 14:24

charles Escreveu:os preços altos têm custos para as empresas pois é impossivel escoar os produtos se o factor concorrencial não equilibrar os preços de acordo com o poder de compra do mercado, aqui a procura diminui e as vendas tambem.

Pergunta simples e directa: tu achas que o preço da gasolina está alto?

Peço-te que justifiques a resposta.

1 abraço,
Elias

por carf2007 » 20/8/2009 14:21

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Convido-o para um fim-de-semana no sul de frança, jacto particular, hotel e todas despesas pagas, e num Jantar pergunto-lhe se está interessado em que ambas as empresas alterem os preços sempre à mesma hora.

Percebo a ironia mas das duas uma:
- ou estás a fugir à pergunta
- ou estás a assumir que se tivesses responsabilidades no sector o teu comportamento não seria diferente daquilo que pareces criticar

Elias é obvio que se tivesse margem para isso tambem baixava os preços, mas se o meu concorrente baixasse as 0:00 eu provavelmente só baixaria algumas horas depois, ou entao como faço ? tenho alguem infiltrado nas outras empresas que me avisam que às 0:00 vai haver alterações, para poder alterar à mesma hora ???

por charles » 20/8/2009 14:20

charles Escreveu:Sim é uma definição que consta da Wikipedia, centenas de afirmações são retiradas de lá, sem recorrer a esta fonte, é demasiado óbvio que concorrência significa diferenciação de preço,esta definição está incorrecta?

Não contesto a validade da definição (eu sou utilizador da Wikipedia e inclusivamente costumo contribuir).

Mas discordo da interpretação que fazes.

Os manuais de economia dizem também que num mercado maduro as margens ficam esmagadas e os preços tendem a equilibrar-se.

Tendem não significa que os produtos tenham preços rigorosamente iguais tabelados por cima e oscilando no mesmo dia à mesma hora, é essa a questão principal, a tendência numa concorrência sadia e sem cartelização será os preços tenderem a equilibrar-se no sentido de ir ao encontro do cliente, neste caso o cliente quer preço/qualidade, neste sentido os preços em termos concorrênciais terão de ser equilibrados por baixo e nunca num sentido ascendente, os preços altos têm custos para as empresas pois é impossivel escoar os produtos se o factor concorrencial não equilibrar os preços de acordo com o poder de compra do mercado, aqui a procura diminui e as vendas tambem.

charles Escreveu:O que vemos num supermercado quando comparamos vários produtos iguais?

A resposta imediata é o preço.

Código: Selecionar todos
O que entendes por produtos iguais?

Não podes comparar um tomate com umka banana :lol: , mas podes comparar dois tomates iguais ou duas bananas iguais, se tiveres produtos iguais e houver diferenças de preço, existe concorrência, se os produtos forem iguais e estiverem tabelados ao mesmo valor a concorrência não existe

é evidente que não podemos comparar a concorrência entre várias empresas que vendem os mesmos produtos e que concorrem entre si, com empresas que deteêm monopólios como é o caso do sector dos combustiveis, e é isso que por vezes é esquecido nestes debates, o monopólio é uma posição previligiada sobre o mercado a concorrência é nula e os preços são obviamente um factor controlado por quem de^têm o monopólio

charles Escreveu:A quanto à qualidade do produto já referi que está tudo dentro dos padrões e normas que regem estes produtos, pergunto se duvidas das normas ou da aplicação das mesmas?

Não sei se percebi muito bem a tua questão.
Nota que o facto de o produto estar dentro das normas de qualidade não significa que a qualidade das várias marcas seja igual.

Para mim isso é uma falsa questão, se o produto cumpre as normas em vigor, tem qualidade suficiente e pode concorrer tendo o preço inferior relativamente a outros.

Aqui tambem me apetece perguntar-te, imagina que eras dono de uma empresa de combustiveis e que tinhas o monopólio do mercado e podias vender a gasolina entre 1,25€ e 1,299€

qual preço achas que escolherias?

charles Escreveu:Duvido que o jumbo e outros postos associados aso hiper percam dinheiro com a venda dos combustiveis mais baratos, obviamente que estão a operar para terem lucro mesmo vendendo mais barato, o lucro virtualmente pode ser menor, mas não podemos esquecer que estes postos têm um abastecimento e venda continua, sem terem praticamente tempos mortos sem clientes, não vi ninguem até agora abordar este tema dos postos mais baratos com relações de quantidade vendida de produto, isto para mim é que significa concorrência.
Epá, vamos mais devagar.
Em primeiro lugar os postos dos hipers não andam ali para ter grandes lucros, mas sim para atrair pessoas às superfícies comerciais.
Em segundo lugar tens de ver que os custos operacionais dos postos dos hipers são muito menores: não têm instalações muito grandes, faltando nomeadamente a "loja" (apenas tem uma cabina de pagamento), não têm gastos com limpeza de instalações, não têm tantos gastos com pessoal, nem com electricidade, nem com manutenção; por outro lado não podes ir à casa de banho, não podes comprar tabaco ou bebidas ou café... tudo isso paga-se.
Quem quer ir aos hipers abastecer mais barato é livre de o fazer. Então porquê malhar na Galp por querer vender mais caro?
Em tua opinião qual devia ser a margem da Galp?
[/quote]

Não tenho qq intenção de malhar em nenhuma empresa, o que eu acho é que a concorrência é inexistente, acho que o que dizes de atrair pessoas para os hiper via combustiveis mais baratos, não tem relação causa efeito, eu vou por exemplo ao continente fazer compras e já tenho metido gasolina no jumbo, não vejo que o talão de desconto me faça ir ao jumbo, acabo por vezes por oferecer o talão.

A loja numa gasolineira é uma simples diversificação do negócio, eu numa estação de serviço objectivamente meto gasolina, a loja permite aumentar os lucros por via da diversificação do negócio, e não é por isso que os custos são superiores, aliás se as lojas não se pagassem a elas próprias fechavam, ou deviam fechar porque seriam um mau negócio.

Tenho falta de elementos para te poder afirmar qual seria a margem de uma gasolineira, nem isso me importa muito o que é sabido é que não existe concorrência no sector, e por isso todos perdem, os clientes as empresas e o próprio estado, o factor energético caro leva à retracção.

Quanto aos preços nas autoestradas e os placares o que achas, existe concorrência?´

É mesmo só isso que interessa discutir é se existe concorrência ou não!

Agora vou ver se entro bull :lol:

1Ab
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 14:27, num total de 2 vezes.
Cumpt

por Elias » 20/8/2009 14:20

carf2007 Escreveu:o Elias se calhar tambem acha que :

- É falso que edifícios do Estado que foram vendidos a empresas particulares de manhã tenham sido revendidos no mesmo dia pelo dobro do preço.

- A compra de submarinos para Portugal, foi devido a uma grande necessidade.

- Em Portugal não há "luvas" para grandes licenciamentos, tipo "freeport"

- Os Governadores Civis não passam a vida a perdoar multas aos "amigos"

- Ferreira do Amaral foi pra Lusoponte porque percebe muito de Pontes.

- Pina Moura foi pra Iberdrola porque percebe muito de Energia

- Jorge Coelho foi pra Mota Engil porque percebe muito de Construçao Civil.

- Os miudos da Casa pia nunca foram molestados.

- Madeleine está viva.

- Valentim Loureiro , Fatima felgueiras , Avelino torres , etc ... nunca cometeram nenhuma ilegalidade.

- Pinto da costa, Pimenta Machado, Vale e Azevedo, nunca subornaram nenhum arbitro

- o dinheiro que o Isaltino tinha na Suiça era mesmo do sobrinho

- As micro e pequenas empresas não vendem nada sem factura.

- Os administradores do BCP, BPN, BPP não sacavam dinheiro dos bancos indevidamente.

Enfim apenas alguns casos que me recordo assim de repente, dos anos mais recentes ...

Como já sei que o Elias vai perguntar o que que isto tem a ver com a GALP, REPSOL, CEPSA, BP ... deixo já a resposta : tem todos algo em comum, SÃO TODOS INOCENTES !

carf, não percebo o objectivo deste post.

Não me parece correcto presumires o que é que eu acho sobre isto ou sobre aquilo.

Mas volto a ir buscar a pergunta que te fiz há pouco:

Imagina que és administrador de uma grande petrolífera e que és tu quem fixa os preços. Tanto tu como o teu concorrente estão a vender a gasolina a 1,36.

Na semana passada o petróleo baixou de 70 para 65 USD. O teu principal concorrente reduziu hoje o preço de 1,36 para 1,35.

O que fazes tu?

1 abraço,
Elias

por carf2007 » 20/8/2009 14:15

o Elias se calhar tambem acha que :

- É falso que edifícios do Estado que foram vendidos a empresas particulares de manhã tenham sido revendidos no mesmo dia pelo dobro do preço.

- A compra de submarinos para Portugal, foi devido a uma grande necessidade.

- Em Portugal não há "luvas" para grandes licenciamentos, tipo "freeport"

- Os Governadores Civis não passam a vida a perdoar multas aos "amigos"

- Ferreira do Amaral foi pra Lusoponte porque percebe muito de Pontes.

- Pina Moura foi pra Iberdrola porque percebe muito de Energia

- Jorge Coelho foi pra Mota Engil porque percebe muito de Construçao Civil.

- Os miudos da Casa pia nunca foram molestados.

- Madeleine está viva.

- Valentim Loureiro , Fatima felgueiras , Avelino torres , etc ... nunca cometeram nenhuma ilegalidade.

- Pinto da costa, Pimenta Machado, Vale e Azevedo, nunca subornaram nenhum arbitro

- o dinheiro que o Isaltino tinha na Suiça era mesmo do sobrinho

- As micro e pequenas empresas não vendem nada sem factura.

- Os administradores do BCP, BPN, BPP não sacavam dinheiro dos bancos indevidamente.

Enfim apenas alguns casos que me recordo assim de repente, dos anos mais recentes ...

Como já sei que o Elias vai perguntar o que que isto tem a ver com a GALP, REPSOL, CEPSA, BP ... deixo já a resposta : tem todos algo em comum, SÃO TODOS INOCENTES !

por Elias » 20/8/2009 13:56

carf não me esqueci deste post, aqui vão os meus comentários:

carf2007 Escreveu:"31.07.2009 - 08h42
Por João Ramos de Almeida
A Comissão Nacional de Concorrência decidiu multar as companhias Repsol, Capsa e a BP em 7,9 milhões de euros por fixação indirecta de preços de venda ao público nas suas estações de serviços, refere o site do jornal "El País"

A nota foi conhecida ontem e a autoridade explicou que a multa será de cinco milhões para a Repsol, de 1,8 milhões de Cepsa e de 1,1 milhões de BP. As três companhias petrolíferas dominam 70 por cento do mercado espanhol.

A acusação é a de que as empresas impõem às gasolineiras independentes, que colocam ao público o combustível a preços mais baixos, um sistema de preços (máximos e recomendados) que, na prática, impedem que haja saldos e baixas de preços.

Esse sistema, como foi referido, dificulta a concorrência entre estações e permite a cada companhia manipular comodamente os preços das próprias redes de gasolineiras. "

Que eu saiba a Lei da Concorrência permite fixar preços máximos e recomendados, não permite fixar preços mínimos. Pelo menos cá. Se em Espanha a lei da concorrência é diferente e proíbe a fixação de preços máximos, então nesse caso as situações também são diferentes.

carf2007 Escreveu:Será que em Portugal é diferente ???

Não sei. Tu sabes?
Tens elementos concretos?
Sabes o que diz a Lei da Concorrência? Se calhar devíamos começar por aí...

carf2007 Escreveu:Será que os Espanhois (CNC) são incompetentes e a AdC não ???

Não me passa pela cabeça dizer isso.

Como referi atrás, temos de começar por perceber se a legislação é igual em ambos os países.

Mas também não sei se a CNC espanhola é isenta ou foi pressionada por alguma entidade estatal para aplicar uma multa.

Admito que sejam ambos competentes, mas obviamente que me custa pronunciar sem dispor de todos os detalhes relevantes.

carf2007 Escreveu:Será que as Empresas acima referidas tem um comportamento em Espanha e outro em Portugal ???

Conforme referi, pode haver diferenças a nível de legislação.

por Elias » 20/8/2009 13:50

carf2007 Escreveu:JN hoje:

"Combustíveis sobem na Cepsa, BP e Repsol
00h30m
Os combustíveis estão mais caros, desde ontem, nos postos da Cepsa, BP e Repsol, que procederam ao aumento dos preços da gasolina e do gasóleo na passada madrugada."

Pergunta :

Qual a lei que diz que as alterações aos preços são às 00:00 de Quinta-Feira ????

Segundo me lembro, no tempo em que o preço de venda dos combustíveis era fixado por portaria governamental, as alterações entravam sempre em vigor às 0h de quinta-feira. Foi o Governo que lançou essa "tradição".

Desconheço se existe alguma lei que diga quando devem variar os preços, provavelmente as gasolineiras deram continuidade à tradição...

por Elias » 20/8/2009 13:49

charles Escreveu:Sim é uma definição que consta da Wikipedia, centenas de afirmações são retiradas de lá, sem recorrer a esta fonte, é demasiado óbvio que concorrência significa diferenciação de preço,esta definição está incorrecta?

Não contesto a validade da definição (eu sou utilizador da Wikipedia e inclusivamente costumo contribuir).

Mas discordo da interpretação que fazes.

Os manuais de economia dizem também que num mercado maduro as margens ficam esmagadas e os preços tendem a equilibrar-se.

charles Escreveu:O que vemos num supermercado quando comparamos vários produtos iguais?

A resposta imediata é o preço.

O que entendes por produtos iguais?

charles Escreveu:A quanto à qualidade do produto já referi que está tudo dentro dos padrões e normas que regem estes produtos, pergunto se duvidas das normas ou da aplicação das mesmas?

Não sei se percebi muito bem a tua questão.
Nota que o facto de o produto estar dentro das normas de qualidade não significa que a qualidade das várias marcas seja igual.

charles Escreveu:Duvido que o jumbo e outros postos associados aso hiper percam dinheiro com a venda dos combustiveis mais baratos, obviamente que estão a operar para terem lucro mesmo vendendo mais barato, o lucro virtualmente pode ser menor, mas não podemos esquecer que estes postos têm um abastecimento e venda continua, sem terem praticamente tempos mortos sem clientes, não vi ninguem até agora abordar este tema dos postos mais baratos com relações de quantidade vendida de produto, isto para mim é que significa concorrência.

Epá, vamos mais devagar.
Em primeiro lugar os postos dos hipers não andam ali para ter grandes lucros, mas sim para atrair pessoas às superfícies comerciais.
Em segundo lugar tens de ver que os custos operacionais dos postos dos hipers são muito menores: não têm instalações muito grandes, faltando nomeadamente a "loja" (apenas tem uma cabina de pagamento), não têm gastos com limpeza de instalações, não têm tantos gastos com pessoal, nem com electricidade, nem com manutenção; por outro lado não podes ir à casa de banho, não podes comprar tabaco ou bebidas ou café... tudo isso paga-se.
Quem quer ir aos hipers abastecer mais barato é livre de o fazer. Então porquê malhar na Galp por querer vender mais caro?
Em tua opinião qual devia ser a margem da Galp?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PMP69 e 257 visitantes