Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MõesBalula » 18/12/2007 22:17

Li algumas análises e daquilo que retive foi, que muitos estão convictos que a sonae irá cair até aos 1,9 para depois voltar a subir e chegar a máximos históricos. Pode ser que sim. mas penso que ela vai lateralizar entre os 1,97 e os 2,04. Contudo, depende uma vez mais dos mercados accionistas, que estão bastante voláteis. Esta voltilidade é de certa forma bastante aliciante, mas deveras perigosa. No entanto, é com curiosidade, que apesar deste aparato em torno do subprime, a bolsa portuguesa está com uma boa rendibilidade. A sonae, na altura em que menos nos aperceber irá seguir o seu caminho até valores positivos, pelo menos é essa a minha esperança, pois, o spin-off será positivo para esta empresa.
A sonae capital é uma empresa vocacionada para o turismo e o turismo é sem dúvida uma das grandes bandeiras do nosso país. O crescimento na hotelaria não pára de aumentar e o Tróia resort é uma das jóias da coroa desta nova empresa. Esta empresa certamente tal como as suas irmãs entrar para o psi 20, logo em Março poderá entrar para a primeira divisão. São estes e outros argumentos, que julgo importantes para que esta empresa e a sua mãe tenham sucesso e nós também.
:?:

Registado: 29/11/2007 10:44

por AAASecurities » 18/12/2007 17:11

Broker_Invest Escreveu:A nossa Sonae parece que está ficar sem força para quebrar os 2€ antigo suporte, podemos estar assístir a um down swing ou efeito escadinha deste título até aos 1.9€, para mais tarde ela poder recuperar novamente forças (aparecer novamente força Compradora) para que possa atingir um possível máximo hístorico.

Abraços e BN.

Tem tudo para testar o suporte dos 1,90 antes do anuncio definitivo da cisão com a Sonae Capital (a nível de timing e valores concretos).

Registado: 6/12/2007 12:52

por Resina » 18/12/2007 15:01

Com o tempo a Sonae Sgps irá quebrar os 2€, talvez até ao final do ano se mantenha abaixo deles, mas no próximo ano com a aproximação do spin-off poderá se dar uma entrada dos investidores para ficarem com algumas novas acções da Sonae Capital. Agora só espero que nessa altura os mercados estejam mais saudaveis e que a Sonae Capital tenha uma optima estreia na bolsa, senão acaba pelo mesmo caminho da Sonae Industria..
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Broker_Invest » 18/12/2007 14:01

A nossa Sonae parece que está ficar sem força para quebrar os 2€ antigo suporte, podemos estar assístir a um down swing ou efeito escadinha deste título até aos 1.9€, para mais tarde ela poder recuperar novamente forças (aparecer novamente força Compradora) para que possa atingir um possível máximo hístorico.

Abraços e BN.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Ulisses Pereira » 18/12/2007 13:53

das, por cada 8 acções da Sonae SGPS que detenhas, no último dia que der direito ao "spinn-off" receberás uma acção da Sonae Capital. Não precisas de pagar nada, podendo depois vender as acções da Sonae Capital ou até venderes os direitos a ires a esse "spin--off" durante os dias em que eles forem negciados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: sonae sgps

por das » 18/12/2007 13:25

Alguem me pode esplicar o que vai acontecer a quen tiver actualmente acções da SOnae.SGPS .
Nunca estive num processo destes.
Por exemplo caso eu tenha 100 acções da Sonae.sgps o que ira acontecer no dia do spinoff. Tenho de pagar algo?, posso vender as acções da Sonae Capital?

Obrigadao

Registado: 29/11/2007 2:50

sonae sgps

por Clinico » 17/12/2007 23:15

Meu Caro Alvo, eu continuo CHEIO de boas expectativas em relação á sonae. Apenas ando a "descobrir" estratégias para ficar com o maior numero possível delas em carteira.Tambem não falta muito para Janeiro...
Abraço
Clínico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Alvo » 17/12/2007 23:09

Dificilmente deixará de vir testar os 1,92, mas se os quebra a coisa fica preta.
Também tinha muitas expectativas em relação à SON, mas estou fora até ela revelar outra força.

Registado: 22/3/2005 23:59

sonae sgps

por Clinico » 17/12/2007 22:57

Infelizmente 1 - , o feeling que tinha em relação á sonae concretizou-se e baixou para os 1,97! :(
O pior de tudo, é que continuo a vê-la sem força e com o fecho de hoje nos States e os futuros, que devem continuar negativos, amanha a sonae deve continuar a descer. Não me admirava nada que viesse tocar os 1,90! Não seria nada de novo! Este anúncio de hoje a que os meus Ilustres amigos se referem é um passo natural e previsto e pouco acrescenta ao caminho já traçado do spin off! Há-de subir mas é quando lhe apetecer! por enquanto, vamos tentando aproveitar saldos...

Infelizmente 2 - tive que agir:
- Aproveitei a subida do dolar e ainda estar com lucro na Google e vendi-as a 692,78 na sexta (só soube hoje que as tinha vendido). Parece ter realmente desenhado um duplo topo, que se confirmou hoje com a continuada descida. Melhores tempos virão.
MAS, fiquei com liquidez para reforçar a sonae sgps, se conseguir adivinhar o fundo desta queda.
- Vendi 2/3 da posição que tinha na sonae ind a 7,21. "Engulo" a perda de 7 centimos por acção e fiquei com mais liquidez ainda para a sonae sgps.

Agora vamos esperar e ver onde isto tudo nos leva...

Outro fait divers: a subida do dolar tem compensado a queda do fundo do JP Morgan India. Já é um fundo que detenho desde 2005 e com muito lucro (182% desde então) e estas quedazecas fazem pouca mossa...

Abraços
Clinico

por Vodka7 » 17/12/2007 22:00

Registado: 10/11/2005 21:53

por olgamar » 17/12/2007 21:33

Sonae regista projecto de cisão da Sonae Capital
A Sonae SGPS anunciou hoje, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que registou o projecto de cisão da Sonae Capital no dia 14 de Dezembro.

A Sonae SGPS anunciou hoje, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que registou o projecto de cisão da Sonae Capital no dia 14 de Dezembro.

Segundo a mesma fonte "foi definitivamente inscrita na Conservatória do Registo Comercial da Maia a cisão-simples da SONAE - SGPS, na modalidade de cisão simples, no âmbito da qual foi destacada, para a constituição de uma nova sociedade comercial - a SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. - a participação social detida na sociedade comercial anteriormente denominada Sonae Capital, SGPS, S.A. e que alterou a sua denominação para SC, SGPS, S.A"

O projecto de cisão da Sonae Capital prevê que cada accionista receba 0,125 acções da Sonae Capital por cada uma que detenha da 'holding', devendo a empresa entrar em bolsa em 2008.

O capital social da empresa do grupo Sonae encarregue dos negócios do turismo será composto por 250 milhões de acções e o maior accionista será a Efanor, detida por Belmiro de Azevedo, com 53 por cento do capital.

Em Janeiro, os accionistas terão um período para negociar os direitos às acções.

O capital disperso em bolsa ('free-float') será de 35,7 por cento e os accionistas com mais de dois por cento do capital ficarão com 11,3 por cento, de acordo com a informação disponibilizada pela Sonae SGPS.

Alguem que queira fazer o favor de comentar qual o impacto no titulo para amanhã?obg

Registado: 14/9/2006 8:24

por Ulisses Pereira » 17/12/2007 13:57

MõesBalula, espero fazer uma análise desse género daqui a uns dias.

DAX500, não se pode tirar uma conclusão óbvia. Há "spin-offs" que geraram umas reacções, outros que geraram outras. No fundo, trata-se da venda de parte de um activo da sociedade. Naturalmente que, no futuro, a cotação em Bolsa desse activo torna-se mais "transparente", pelo que a cotação da casa mãe (a sonae SGPS, neste caso) acaba por vir a ser influenciada pelas oscilações desta nova empresa. Mas dizer-se que vai ser positivo ou negativo creio ser prematuro. A menos que alguém considere, desde já, que o preço que a Sonae SGPS vai receber pela parte vendida é excepcionalmente caro ou barato.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

sonae sgps

por Clinico » 17/12/2007 13:36

Pois é, cá está ela abaixo dos 2 e com os futuros nos States negativos. Vamos ver aonde pára isto. Provavelmente é capaz de continuar a descer parte desta semana...
Se assim for, vou aproveitar para reforçar.
Abraço
Clinico

por olgamar » 17/12/2007 10:01

A minha dúvida em relação ao spin of, será quevai influenciar a cotação da sonae. Quais as contrapartida desse spin off os accionistas da sonae recebem títulos da sonae capital,Quer isso dizer que o valor das acções da sonae vai descer após o spin of? E antes do spin off irão subir? Agradeço um comentária,obg

Registado: 14/9/2006 8:24

sonae sgps

por Clinico » 16/12/2007 20:58

Bem, não sou o Ulisses mas posso dar a minha opinião.

Quanto á sonae, ainda acredito que possa visitar os 1,noventas antes de iniciar a sua subida com o spin off. Na realidade, não consigo ver ainda força nesta acção, e se os futuros nos States forem negativos, não sei se não será já amanha que baixa dos 2.

Quanto ao ano de 2008, vejo que os primeiros tempos (1º trimestre ou semestre) ainda podem ser complicados pela volatilidade que os mercados poderão mostrar e pelo facto de os analistas preverem que o efeito subprime ainda se pode prolongar pelo 1º semestre. De qualquer forma, já há recomendações um pouco surdas para reentrar nestas casas de investimento/bancos mais mediáticos (Citgroup, Merryl Lynch etc)que se irão safar e que estão a preços baratos.

Tambem acredito que o FED irá continuar a baixar as taxas enquanto a turbulência não acalmar e houver risco de recessão nos EUA. Quanto a nós na Europa, vamos continuar a dar-nos por satisfeitos só com a manutenção das taxas de juro e debaixo da ameaça da sua subida devido á inflação. Tal seria trágico para o coitado do consumidor e devedor á banca. Não somos como o Goes a que o BCP perdoou milhões, e se não pagarmos, vêem-nos buscar mesmo a casa !!
De resto, é procurar navegar em águas turvas, engulindo o menos água possível e procurando não naufragar.

Quanto a investimentos para o futuro, os petróleos (Petrobrás em ADR Nasdaq, Galp) energias alternativas (eólicas, solar, bio)como a Martifer e em produtos agrículas, poderão ser uma boa escolha. Quanto aos metais talvez a companhia do Vale do Rio Doce (Bovespa ou ADR Nasdaq) tambem poderá ser uma boa aposta. É o maior produtor mundial de ferro, extrai ouro e outros minérios e está já com uma grande percentagem em mãos estranjeiras e tem tido um comportamento em bolsa interessante.

Já vou longo e se calhar a dizer muita asneira! Esperemos pela opinião dos nossos peritos.
Abraço
Clinico

por MõesBalula » 16/12/2007 12:17

Daquilo que li sobre a cisão da sonae capital, apenas verifico, que cada accionista da sonae que tenha uma acção receba 0,125 da sonae capital. Em Janeiro, cada accionista tenha um período para negociar os direitos às acções e que Belmiro de Azevedo irá presidir ao Conselho de Administração. Como não houve nada de novo as acções mantiveram-se estáveis. Estava à espera de mais com períodos fixos e dias já definidos para a negociação dos direitos e a entrada da sonae capital em bolsa. Não havendo nada de novo, a acção acabou naturalmente por não reagir em nada. Se na semapa estou descrente em relação à sonae mantenho e irei manter a minha posição nesta empresa com uma visão de médio prazo. Aquando a cisão da sonae indústria, a empresa chegou a subir dos 1,15 aos 1,75 e a sonae indústria passou dos 6,15(?) para os actuais 7,33, logo quem comprou ganhou algum dinheiro. Só que neste momento também temos de pensar acerca das turbulências do mercado, que não deixa a ninguém indiferente.
Gostaria de perguntar ao Ulisses, quais são as suas perpectivas para 2008? E se o psi 20 chegará ao máximo de sempre, aos 15 500 pontos.

Registado: 29/11/2007 10:44

Re: comentário

por jotabilo » 15/12/2007 23:33

jotabilo Escreveu:Caro Broker

O que eu quis dizer com as minhas interjeições ácerca dos teus comentários (parecendo mais desabafos sobre as tuas expectativas), é que pouco ou nada adiantam para a informação que todos esperamos.
Por mim, ser-me-ia fácil tecer comentários idênticos aos teus, mas não o faço porque reconheço a minha indigente informação sobre o andamento do mercado, nomeadamente, nas acções nas quais tenho uma posição longa como é o caso do título em questão.
Venho aqui ler para ver se apreendo razões que justifiquem o movimento deste título e as mais da vezes é com os teus comentários que topo.
Choves sobre o molhado apenas e, por vezes trazes confusão ao entendimento,com as tuas deduções sentimentais.
A não ser que adoptemos uma postura de acordo com o cientista português Damásio na América, sobre estas coisas do sentimento, a grosso modo, é na razão que fundamentamos a certeza do conhecimento sobre determinada realidade.
O mercado induz uma ciência e uma arte ...no seu entendimento e na sua compreensão.....e além de uma certa aptidão inata para o seu ambiente, exige muito estudo, disciplina e humildade nas acções a desenvolver.
Por isso me vou calando espantado com o teu à-vontade em emitires pareceres que tu classificas de informação contributiva para o fórum.
Mas olha que não é....

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

comentário

por jotabilo » 15/12/2007 23:31

Caro Broker

O que eu quis dizer com as minhas interjeições ácerca dos teus comentários (parecendo mais desabafos sobre as tuas expectativas), é que pouco ou nada adiantam para a informação que todos esperamos.
Por mim, ser-me-ia fácil tecer comentários idênticos aos teus, mas não o faço porque reconheço a minha indigente informação sobre o andamento do mercado, nomeadamente, nas acções nas quais tenho uma posição longa como é o caso do título em questão.
Venho aqui ler para ver se apreendo razões que justifiquem o movimento deste título e as mais da vezes é com os teus comentários que topo.
Choves sobre o molhado apenas e, por vezes trazes confusão ao entendimento,com as tuas deduções sentimentais.
A não ser que adoptemos uma postura de acordo com o cientista português na américa (Damásio) sobre estas coisas do sentimento, a grosso modo, é na razão que fundamentamos a certeza do conhecimento sobre determinada realidade.
O mercado induz uma ciência e uma arte ...no seu entendimento e na sua compreensão.....e além de uma certa aptidão inata para o seu ambiente, exige muito estudo, disciplina e humildade nas acções a desenvolver.
Por isso me vou calando espantado com o teu à-vontade em emitires pareceres que tu classificas de informação contributiva para o fórum.
Mas olha que não é....

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 15/12/2007 23:34, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 20:31

Sonae sgps

por Clinico » 15/12/2007 20:01

Tem razão, tem razão! é o que dá chegar tarde a casa :lol:
A cisão foi anunciada em MARÇO DE 2007 e eu li 2008.
Mesmo assim, acho a sonae muito "parada" para quem vai ter negociação de direitos já ao virar da esquina...
Abraços
Clinico

por iurp » 15/12/2007 10:29

carlosfdalmeida Escreveu:Só para Março? Onde viu isso?
Cumprimentos e bons negócios

Bom dia,

O Ilustre Clínico deve ter confundido com isto:

"Belmiro de Azevedo anunciou esta cisão em Março de 2007, durante a apresentação das contas anuais do grupo, referindo que a Sonae Capital iria iniciar um processo de autonomização semelhante ao que ocorreu com a Sonae Indústria em 2005."

É mesmo em Janeiro.Os dados estão todos lançados. Calendário definido ( julgo que faltará a anuência da CMVM)e gestores também definidos.É bom ver o Eng de volta. Pode ser que seja aqui que ele faça o seu último grande negócio da vida.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por carlosfdalmeida » 15/12/2007 1:13

Só para Março? Onde viu isso?
Cumprimentos e bons negócios

Registado: 29/11/2007 2:30

sonae sgps

por Clinico » 14/12/2007 22:17

Boa noite Ilustres.
Apesar de calmos e sossegados, lá vamos seguindo este mercado nervoso e, ao que parece, que poucos compreendem.
O rally de fim de ano parece acontecer só na Galp, ainda bem para os "galpezes", parabens. Mas como já explicou "n" vezes o Ulisses, isto acontece porque há poucas acções na venda e na compra, e quem quer entrar com alguma coisa que se veja, dá nestes aumentos! Tambem quando quizerem fazer mais valias ou sair á pressa, ocorre a hecatombe! Todas estas subidas são devidas ás ex+ectativas de lucros daqui a anos quando os buracos todos que encontraram derem lucro!!Enfim, a Galp não é o meu negócio, o que nos traz de volta á sonae, cujo spin off vai acontecer MUITO antes de se começar a esburacar no Tupi e não sobe :evil:

Tem realmente estado a lateralizar entre os 2,07 e os 1,91 (vendo só a "olhómetro" sem gráfico)e se está a distribuir ou a acumular, não sei (não vi o índice a/d). Mas acredito que é capaz de estar a formar uma boa base de consolidação (vide gráfico Iurp), daquelas que o Ulisses sempre nos mostrou e que tantas vezes iniciaram aquela subidas fabulosas do bull.

Portanto,
1 - Valdispert, 2 comprimidos 3 vezes ao dia para o meu amigo Broker :mrgreen:
2 - Para mim, que sou mais velho, o chazinho de tília.
3 - Mãos fora do computa. Os dados estão lançados, não esquecendo que, pelo que li, o spin off só ocorre lá para MARÇO, e a negociação dos direitos é em JANEIRO.
4 - Aquela ideia que me surgiu que a sonae ind. poderia subir mais rápido que a sonae sgps saiu furada. Agora fico com as sonaes ind. Tanta recomendação que a acção é boa, que vai subir e subir e que tem bons resultados e patati e patata, é outra conversa da treta (lá vem o chá de tília)! Mas eu continuo teimoso! NÃO pode descer para sempre!

Como fait divers, o dolar subiu um bom bocado o que valorizou a Google. Mas esta malandra tambem está a desenhar um duplo topo e se calhar fujo enquanto há lucro!! depois volto mais tarde!

Enfim, lá vamos vivendo e sofrendo (menos que o Broker :mrgreen: )
Abraços
Clinico

por Gonanto » 14/12/2007 18:02

Andam com uma estratégia que não consigo compreender.

Parece distribuição, mas ao mesmo tempo parece que só pretendem virar o balde para virem recolher mais abaixo. Mas quando isso está na eminência aparece outro balde a recolher!

A verdade, verdadinha, é que isto não é para eu compreender, é para quem a faz ganhar dinheiro!

Uma hipótese que se pode verificar é alguém (fundo) não estar interessado no spin-off (Sonae Capital) estar a vender e recompôr a carteira após o mesmo acontecer. É possível, mas não sei se é credível.

Mais uma vez o melhor é não nos preocuparmos com a estratégia dos outros e seguir a nossa própria.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 17:47

Broker, ando há dias a dizer isto, em contraponto com o que tu e outros participantes defendiam. Quando afirmavam que o anúncio do spinn-off da Sonae Capital ia trazer animação ao título eu respondia: "Animação porquê se todos já sabem que vai haver o spinn-off?".

Só surpreende quem não compreender a lógica da incorporação de expectativas do mercado.

E agora um desabafo... falar (eu sei que é escrever :)) às vezes torna-se frustrante porque é como se não ouvisses. Como se acenasses com a cabeça mas o que te dizemos passa-te ao lado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Broker_Invest » 14/12/2007 17:37

Só espero que a Sonae feche positiva acima dos 2€, caso contrario, o anuncio foi um show-off para poderem ganhar mais algum.

Que fecho muito triste este da SONAE-SGPS 2€ !!! Que desilusão. :(
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Investor Tuga, latbal, O Magriço, Opcard, paulopereira.pp36.pp, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu, yggy e 68 visitantes