BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Goldendust Escreveu:Tenho uma pergunta a fazer...o que andavam para aqui a dizer quando o BCP atingiu o mínimo histórico anterior a este mais recente ? O Banco tinha mais ou menos valor que hoje em relação a activos ? O que levou o BCP a saltar dos 0,03 para os 0,20?
Não leves a mal mas alguém que está no BCP sem qualquer tipo de stop não deveria ter de perguntar coisas dessas!

Eu não sei mas essa informação é irrelevante para quem investe (ou não investe) suportado na AT! O que interessa é o que a empresa vale, os ativos são apenas uma parte dela... o BCP hoje vale menos do que aquilo que os acionistas lá meteram nos dois AC's de 2012 e 2014, ou seja, não só estoirou o que ainda valia antes do AC de 2012 como estoirou com parte do capital que os acionistas lá meteram nos dois AC's...
EDIT: Aliás o BCP já vale menos do que aquilo que os acionistas meteram lá só no AC de 2014, 2,25 mil milhões de euros (ou vale mais ou menos isso)... ou seja, foi-se tudo o que o BCP valia em 2012 e foi-se aquilo que os acionistas lá meteram nesse ano. Ou isto é um movimento especulativo e o BCP está muito desvalorizado, ou já percebemos porque é que vai ser difícil encontrar quem lá meta mais um chavo que seja! (espero sinceramente que seja verdade a primeira hipótese, a questão é se em alguma circunstância devemos meter o nosso capital a apostar nisso?!)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
joao73 Escreveu:Por favor.... Alem de não conheceres a AF só conheces uma pessoa que analisa AF que é o Artista Romeno, isto só demonstra como te encontras limitado ao caldeirão. E para não saíres da tua área de conforte queres que coloque aqui as analises de AF que eu tenho acesso.
Ok, já percebi, as AF's que tens são basicamente raciocínios do género dos que aqui expuseste! Se eu estou limitado ao Caldeirão ou não isso pouco importa, nem vou sequer refutar isso, o importante era tu dares alguma substância às afirmações que fazes!
joao73 Escreveu:Continuo a afirmar o mesmo...
... é uma opinião, tens todo o direito em tê-la, mas não me parece que ela acrescente nada de importante para quem investe, quantos não disseram coisas do género em relação ao BES ou ao Banif... ok, eles estavam errados, tu certamente não estarás!

joao73 Escreveu:O pagamento dos coco's não se limita unicamente a um aumento de capital. O BCP tem liquidez suficiente para liquidar os coco's. A questão não é ter liquidez, mas sim cumprir com os rácios de capital.
Tem liquidez para pagar os Coco's?! Deves ser o único que sabe disso...
joao73 Escreveu:Porque é que os accionistas perderam o seu investimento? Porque ficaram impedidos de negociar as suas acções. Como os accionistas ficaram com elas nas mão os curtos também. Ainda se falou que os curtos estavam a comprar acções fora do mercado para fecharem as posições, LOLOLOLOL.
Mas os curtos não têm ações!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
rbrandaopereira Escreveu:O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.
Essa é fácil de explicar...realizaram mais valias brutais em apenas 2 dias. Se estivesse no meu daytrading era só encher o saco nestes dois dias mas não posso dar-me a esse luxo com receio de perder um disparo da cotação.
- Registado: 12/5/2015 16:47
Tenho uma pergunta a fazer...o que andavam para aqui a dizer quando o BCP atingiu o mínimo histórico anterior a este mais recente ? O Banco tinha mais ou menos valor que hoje em relação a activos ? O que levou o BCP a saltar dos 0,03 para os 0,20?
Obrigado
Obrigado
Ainda não há prognósticos para os resultados do banco?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
joao73 Escreveu:
Não conheces porque ficas preso ao caldeirao. Se pesquisar vai encontrar análises AF.
Coloca lá então aqui uma para eu ver, caso contrário o teu comentário serve de pouco...
Por favor.... Alem de não conheceres a AF só conheces uma pessoa que analisa AF que é o Artista Romeno, isto só demonstra como te encontras limitado ao caldeirão. E para não saíres da tua área de conforte queres que coloque aqui as analises de AF que eu tenho acesso.
joao73"
Eu também digo o mesmo. O BCP encontra-se nitidamente num canal descendente. Mas não é isso que eu pergunto. [/quote]
O que tu perguntas tem uma resposta óbvia, se eles atacaram fortemente no final da sessão é porque acreditam que o BCP vai cair. Estão certos? Não faço a mínima ideia mas se não havia já razões suficientes para não estar investido em BCP, esta é apenas mais uma...
Deixo aqui alguma informação;
O maior volume de curtos em 2015 foi atingido em 27/01/2015 com uma posição de 3.95%, que coincidiu com os mínimos e partir desta data atingiu o valor máximo de 0.10€, valores para poderes reflectir.
O valor mínimo em 2016 de curtos 3.79% foi atingido em 8/01/2016.
[quote="joao73 Escreveu:Essa frase é muito importante para a minha análise. Para mim é isto que os curtos acreditam.
Lamento, mas dizeres que o BCP não é o Banif nem o BES não é nenhuma análise é apenas uma opinião...
Continuo a afirmar o mesmo...
joao73 Escreveu:Aumento brutal de capital??????
Tens noção do que dizes? ????
Aumento brutal foi efectuado em 2014. Sabes no mínimo quanto seria necessário de capital para pagar os coco's??? E quanto isso representaria na cotada com os valores de hoje????
Sei sim, mas olha que já representou bem menos do que representa atualmente. Ninguém me diz que não será preciso ainda mais do que o necessário para pagar os COCO's, ninguém me diz que há alguma coisa que não conhecemos... bom, na boa das verdades o Amado disse que não era preciso um AC... mas porque é que as cotações não param de cair?! A grande pergunta é essa... Neste momento os 750 milhões de euros representam cerca de 1/3 da market cap do BCP, mas se os grandes investidores não quiserem meter lá nada (e vejo muitas razões para o fazerem) o BCP terá poucas alternativas, ou vende o que tem mais valor do banco e fica sem nada que valha muito (tipo Pharol quando vendeu a Vivo) ou vai pelo mesmo caminho do Banif... de qualquer forma eu estou a analisar isto sobretudo na perspetiva de quem vê o BCP a cair forte e feio e presume que haja alguma coisa de má a acontecer... mas eu já digo isto desde que o BCP cotava na casa dos 7/8 cêntimos, ou seja, 100% acima do valor atual... isto para não falar de ter dito que o BCP estava a inverter a tendência de subida na casa dos 10/11 cêntimos, altura em que saí do BCP!
O pagamento dos coco's não se limita unicamente a um aumento de capital. O BCP tem liquidez suficiente para liquidar os coco's. A questão não é ter liquidez, mas sim cumprir com os rácios de capital.
joao73 Escreveu:
Sabes quanto perderam os curtos no BES??? Tenta perder algum tempo fora do Caldeirão e vais encontrar esses valores.
Ainda me vais explicar como é que alguém que vende BCP a 5 cêntimos (por exemplo) perde dinheiro se o BCP falir?! Eu nem sequer sou um entendido nessa matéria, nunca tive uma posição curta sequer, mas duvido que estejas a ver as coisas bem... mas nem quero desenvolver muito isto, não me interessa muito![/quote]
Porque é que os accionistas perderam o seu investimento? Porque ficaram impedidos de negociar as suas acções. Como os accionistas ficaram com elas nas mão os curtos também. Ainda se falou que os curtos estavam a comprar acções fora do mercado para fecharem as posições, LOLOLOLOL.
Um abraço
- Registado: 11/5/2014 21:37
generalideafix2 Escreveu:Goldendust Escreveu:Estava à espera deste ressalto efectivamente para sair e comprar novamente as acções bem mais abaixo e até tenho um amigo ...
Goldendust,
Esse teu amigo não é o investepouco pois não?
Cumprimentos,
General Idéafix
Negativo

Palpita-me que vai iniciar o rally anual....este raciocínio tem como base o disparo do preço do petróleo e novas medidas de estímulo para a economia dadas pelo BCE e penso tb que os resultados do BCP dentro de 1 semana vão acabar com todas as incertezas para o bem ou para o mal.
Toda a europa caiu no final da sessão, o BCP é um título especulativo: se sobe de forma galopante, pode cair estrondosamente.
Sem bonecos, diria que foram boas entradas longas no fundo e alguns que tinham entrado mal na véspera tiveram boa oportunidade de sair e irem de fim de semana descansados.
outra questão tem a ver com quem especula no BCP: se tivesses entrado longo no BCP e ganho 10%, como imaginas é muito bom, porque razão manter o papel no fim de semana?
Tenho de meter um boneco....eu acompanhei de perto a negociação de Sexta e deixo-te o que se via no S&P na altura que os mercados europeus fechavam e pergunto: para quem negoceia no próprio dia, valia a pena sair e trancar os lucros ou reforçar nas quedas? Isto anda muito volátil, quem faz o seu contra a tendência sabe a pouca margem que tem para ter sucesso.
BN,
BM[/quote]
Obrigado pelo comentário.
Um abraço,
João
Sem bonecos, diria que foram boas entradas longas no fundo e alguns que tinham entrado mal na véspera tiveram boa oportunidade de sair e irem de fim de semana descansados.
outra questão tem a ver com quem especula no BCP: se tivesses entrado longo no BCP e ganho 10%, como imaginas é muito bom, porque razão manter o papel no fim de semana?
Tenho de meter um boneco....eu acompanhei de perto a negociação de Sexta e deixo-te o que se via no S&P na altura que os mercados europeus fechavam e pergunto: para quem negoceia no próprio dia, valia a pena sair e trancar os lucros ou reforçar nas quedas? Isto anda muito volátil, quem faz o seu contra a tendência sabe a pouca margem que tem para ter sucesso.
BN,
BM[/quote]
Obrigado pelo comentário.
Um abraço,
João
joao73 Escreveu: (...)Afinal porque o BCP caiu estrondosamente na sexta feira, quando tudo subia de forma galopante?
É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?
Não pretendo, respostas com gráficos e grafinhos nem ondas e ondinhas, essa já todos conhecemos. Gostava de saber a vossa opinião mais intima, pessoal, fora do âmbito de AT e AF.
[/size][/b]
Um abraço e protejam as vossas carteiras.
João
Toda a europa caiu no final da sessão, o BCP é um título especulativo: se sobe de forma galopante, pode cair estrondosamente.
BN,
BM
- Anexos
-
- S&P 16 horas.JPG (24.63 KiB) Visualizado 4782 vezes
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Goldendust Escreveu:Estava à espera deste ressalto efectivamente para sair e comprar novamente as acções bem mais abaixo e até tenho um amigo ...
Goldendust,
Esse teu amigo não é o investepouco pois não?
Cumprimentos,
General Idéafix
joao73 Escreveu:O BCP não é um BANIF nem um BES. Nunca mas mesmo nunca, vai acontecer ao BCP o que aconteceu ao BES e ao Banif......
Tens a certeza? Com este princípio deves ir muito longe...
Para fazeres uma afirmação destas é porque ou é inexperiente ou estás a pôr as tuas crenças à frente da realidade.
Nunca irá acontecer?? Até ao BPI pode acontecer o mesmo!!
Bom, se acontecer depois não te venhas queixar do Passos Coelho, do António Costa, da Merkel, da ISIS, dos ursos...
joao73 Escreveu:Caso aconteça ao BCP o mesmo que ao BES e Banif, os curtos também perdem o seu dinheiro investido.
Já pesquisei no google e não encontrei ninguém com curtos que perderam o dinheiro investido no BES. Podes elucidar sobre esse ponto? Podes indicar um exemplo de tal ter acontecido, ou um link?
Obrigado e Cumprimentos,
General Idéafix
PC05 Escreveu:joao73 Escreveu:É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?
Quanto às razões que os movem só eles, naturalmente, saberão.
No entanto, falta uma semana para a apresentação de resultados (4T) e se não houver melhorias ao nível das imparidades e provisões a cotação pode continuar a ser penalizada (o tempo urge e há CoCos para pagar).
Por ex., o bcp dificilmente apresentará lucros com imparidades e provisões ao nível do 1T e 2T, uma vez que não será possível repetir as mais valias dessa altura em operações financeiras (Outros proveitos operacionais).
Quando eu disse que o bcp nao ia repetir esses lucros iam me passando a ferro!
outras observações:
a AT tem por ai dado resultados fantasticos, com reredicionamento de comissões de overtrading enfim

não é por acaso que as ações em geral do tipo value apresentam das melhores performances
quem entrou no bcp a 7 8 centimos demorará anos a rentabilizar o valor investido. se é que alguma x o recuperará problemas na polonia africa toda arrasada, imparidades
enfim palavras para que....
agora se voltar aos 3 centimos e então abaixo o bcp será uma pechincha a meu ver
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Joca601 Escreveu:Eu acho que os curtos, apostam na incerteza que neste momento rodeia o bcp e continuo a pensar que o curto de sexta-feira contrariou o mercado numa aposta que contem riscos porque acontece numa altura em que muitos curtos aliviam as suas posições.. algum dos curtos tem de estar enganado ou então faz parte da estratégia deliberada de baixar a cotação.
Isso pouco importa, as estratégias de cada um são diferentes, pode estar a acontecer muita coisa, mas sinceramente não estou a perceber o que é que esse raciocínio interessa... também se perguntam as mesmas coisas em relação aos longos? Há sempre quem venda e quem compre o importante é perceber que lado está mais forte... no caso do BCP há meses que não há dúvidas!
Joca601 Escreveu:Se acho que é arriscado investir no bcp, diria que foi arriscado comprar a 12 e a 10 cêntimos, ou mesmo a 8 cêntimos... Não acho que se deva comprar agora bcp, mas também não acho que se deva vender... por isso digo que quem está fora deve estar atento à oportunidade e quem comprou a 5, 10 cêntimos ou mais deve ter calma porque vender a estes preços é na minha opinião fazer uma valente asneira... a não ser que alguém tenha prova evidentes que o banco vá À falência.
Pois, nem sei que dizer, felizmente há muitos anos que não sei o que é estar investido numa situação destas... tenho alguma pena de quem já tem há muito tempo e não sabe o que fazer... mas é assim, temos de aprender com os erros, e alguns são realmente muito penalizadores!
Sim, olhando para a DR do banco, ela até está muito convidativa não me parece que seja por aí que se justifique esta cotação, também quanto aos resultados de 4T2015, acho estranho que nesta fase do campeonato ainda não andem por aí estimativas, elas costumam aparecer bem mais cedo, em todo o caso também já não falta muito para se saber, o que me inquieta é saber que no verão passado houve um aumento de capital de cerca de 600M com a conversão de divida sénior em capital, na altura a 8 cêntimos, e passados poucos meses é outra vez este alarido com mais capital? mas as conta são assim? será que aqueles 600 milhões não tinham de ser reembolsados aos obrigacionistas? esse dinheiro não entrou no banco? pois deixou de haver uma dívida de 600M que passou a capital, foi ou não? mais os 300M lucro, será que não dá para pagar os cócós?
... lol...,
Tantas perguntas, mas é que me faz confusão, parece que andamos todos a dormir, e pode acontecer tudo...não sei.
... lol...,
Tantas perguntas, mas é que me faz confusão, parece que andamos todos a dormir, e pode acontecer tudo...não sei.
- Registado: 6/4/2005 10:39
Artista, há luz da informação contabilística existente, diria que o banco bcp está bem mais sólido que há alguns anos atrás... na minha opinião, a questão dos cocos ou a questão do AC para pagar os cocos é que levanta a incerteza em volta da cotação... os acontecimentos recentes, banif e Bes também tem o seu peso no medo que afasta os investidores de investir neste momento no bcp. O Amado sempre afirmou que pagaria os cocos com resultados, no entanto todos os investidores têm o direito de duvidar...
Eu acho que os curtos, apostam na incerteza que neste momento rodeia o bcp e continuo a pensar que o curto de sexta-feira contrariou o mercado numa aposta que contem riscos porque acontece numa altura em que muitos curtos aliviam as suas posições.. algum dos curtos tem de estar enganado ou então faz parte da estratégia deliberada de baixar a cotação.
Se acho que é arriscado investir no bcp, diria que foi arriscado comprar a 12 e a 10 cêntimos, ou mesmo a 8 cêntimos... Não acho que se deva comprar agora bcp, mas também não acho que se deva vender... por isso digo que quem está fora deve estar atento à oportunidade e quem comprou a 5, 10 cêntimos ou mais deve ter calma porque vender a estes preços é na minha opinião fazer uma valente asneira... a não ser que alguém tenha prova evidentes que o banco vá À falência.
Eu acho que os curtos, apostam na incerteza que neste momento rodeia o bcp e continuo a pensar que o curto de sexta-feira contrariou o mercado numa aposta que contem riscos porque acontece numa altura em que muitos curtos aliviam as suas posições.. algum dos curtos tem de estar enganado ou então faz parte da estratégia deliberada de baixar a cotação.
Se acho que é arriscado investir no bcp, diria que foi arriscado comprar a 12 e a 10 cêntimos, ou mesmo a 8 cêntimos... Não acho que se deva comprar agora bcp, mas também não acho que se deva vender... por isso digo que quem está fora deve estar atento à oportunidade e quem comprou a 5, 10 cêntimos ou mais deve ter calma porque vender a estes preços é na minha opinião fazer uma valente asneira... a não ser que alguém tenha prova evidentes que o banco vá À falência.
E isso nem sequer é a primeira vez que acontece, em 2012 o BCP chegou a valer em bolsa menos de 500 milhões de euros, valor muito inferior ao seu capital social... aliás, essa é uma das "red flag" clássicas para os investidores ficarem fora de títulos nessas condições!
O Artista assinalou em cima uma situação que a AF não consegue responder, a existência ou não de um buraco financeiro, ou seja, imparidades não reconhecidas no balanço.
As contas que os investidores normais tem acesso, são contas muito sintéticas que não permite ter uma avaliação detalhada dos ativos. O investidor tem de acreditar nas demonstrações financeiras como boas e acreditar que existe uma fiscalização séria desses ativos pelas entidades reguladoras..
Não é muito normal que o banco valha em bolsa quase metade do seu capital social e menos de metade do seu capital próprio atribuído a acionistas..
As contas que os investidores normais tem acesso, são contas muito sintéticas que não permite ter uma avaliação detalhada dos ativos. O investidor tem de acreditar nas demonstrações financeiras como boas e acreditar que existe uma fiscalização séria desses ativos pelas entidades reguladoras..
Não é muito normal que o banco valha em bolsa quase metade do seu capital social e menos de metade do seu capital próprio atribuído a acionistas..
Joca601 Escreveu:O curtos, principalmente os que estão abrir posições nestes níveis de preços correm sérios riscos, o curto de sexta pode inclusive fechar a posição logo na segunda.
Eu já vejo isto aqui escrito desde que o BCP estava 100% acima, ou mais, da cotação a que fechou na sexta, no entanto são eles quem tem acumulado lucros nos últimos meses...
Joca601 Escreveu:Os curtos contrariaram o mercado na ultima hora de negociação de sexta-feira, isto é, numa altura em que os mercados dão sinais de recuperação...
Os mercados também estão em queda, a recuperação é que contraria a tendência dominante e, até ver, é apenas um ressalto técnico! Mas pior que isso, se o BCP nem sequer consegue subir quando o mercado sobe... hummm, está na hora de comprar uma carrada delas!

Joca601 Escreveu: é claro que o aumento de curtos no titulo, cria pânico na cabeça dos pequenos investidores, mas estou convencido que quem tinha que vender já vendeu...
Mais uma que já aqui vejo escrita desde há uns meses para cá...
Joca601 Escreveu: alguns até afirmaram por aqui que perderam mais de 50% do capital na descida aos quase 3 cêntimos. depois também há os curtos que reduzem a sua posição.. porquê? não querem ganhar mais? O banco está sob forte especulação e na minha opinião é um erro vender nessas condições, normalmente são sempre maus negócios, porque a descida já aconteceu. Quem está fora deverá estar atento à oportunidade...
Eu espero que estejas certo, sinceramente gostava que o BCP não caísse mais, se subir muito ainda melhor... eu não pretendo adivinhar o rumo que o título vai ter, mas com tanta incerteza, com tantos pontos de interrogação, com tantas "red flag", quem é que, no seu perfeito juízo, pode colocar o seu dinheiro a apostar nisto?!

Joca601 Escreveu:o bcp só de capital social vale 4100 milhões de euros, está cotado em bolsa a 2200 milhões de euros, são só 1900 milhões de euros de diferença, ou seja, uma diferença de 0,0322 euros por ação em relação ao capital social.
E o BES quando faliu, como é que estava? E o Banif? Essas AF's... vai lá vai!

Joca601 Escreveu:O eventual anuncio de um AC de capital pode ter um efeito contrário à queda da cotação porque é uma eventualidade que é mais que conhecida do mercado e por outro lado seria a solução definitiva para o problema de capital do banco.
Concordo que há boas hipóteses de teres razão... mas uma coisa é falar disso, outra coisa é meter o meu dinheiro apostando nisso...
joao73 Escreveu:
Já olhaste? Variações diárias e constantes?
Sim, mais coisa menos coisa tem havido muitas situações do género... mas isso também não é importante!
joao73 Escreveu:
Não conheces porque ficas preso ao caldeirao. Se pesquisar vai encontrar análises AF.
Coloca lá então aqui uma para eu ver, caso contrário o teu comentário serve de pouco...
joao73 Escreveu:
Tens razão numa análise temporária. Mas eu fala dos dados de hoje.
Mesmo com os dados de hoje há valores que serviriam já como primeiros sinais de inversão... mas também isto é pouco importante. Quem usa a AT pouco lhe importa a que valores entra, ou se são 30% ou 200% acima dos mínimos do título, quem usa a AT não quer estar nunca a perder muito, antes pelo contrário quer estar sempre a ganhar, obviamente que isso não é fácil, aqui nada é fácil, mas é relativamente fácil nunca perder muito, controlar as perdas!
joao73"
Eu também digo o mesmo. O BCP encontra-se nitidamente num canal descendente. Mas não é isso que eu pergunto. [/quote]
O que tu perguntas tem uma resposta óbvia, se eles atacaram fortemente no final da sessão é porque acreditam que o BCP vai cair. Estão certos? Não faço a mínima ideia mas se não havia já razões suficientes para não estar investido em BCP, esta é apenas mais uma...
[quote="joao73 Escreveu:Então seria escusado perderes tempo em comentar, porque foi exactamente isso que eu pedi.
Acho que era realmente necessário comentar, exatamente porque, na minha opinião, esse tipo de raciocínios são os que orientam a maioria dos pequenos investidores... os resultados estão à vista no caso do BCP... e em muitos outros! Se querem continuar a fundamentar os vossos investimentos neste tipo de raciocínios estão à vontade, mas eu não posso deixar de manifestar a minha opinião completamente contrária... e isto entronca na conversa lá de trás, parece-me que é a este tipo de raciocínios que tu chamas AF?! Se é, na minha opinião, estás completamente enganado e iludido... mas fico curioso em relação à boa AF do BCP que me vais colocar aqui!

joao73 Escreveu:Essa frase é muito importante para a minha análise. Para mim é isto que os curtos acreditam.
Lamento, mas dizeres que o BCP não é o Banif nem o BES não é nenhuma análise é apenas uma opinião...
joao73 Escreveu:Aumento brutal de capital??????
Aumento brutal foi efectuado em 2014. Sabes no mínimo quanto seria necessário de capital para pagar os coco's??? E quanto isso representaria na cotada com os valores de hoje????
Sei sim, mas olha que já representou bem menos do que representa atualmente. Ninguém me diz que não será preciso ainda mais do que o necessário para pagar os COCO's, ninguém me diz que há alguma coisa que não conhecemos... bom, na boa das verdades o Amado disse que não era preciso um AC... mas porque é que as cotações não param de cair?! A grande pergunta é essa... Neste momento os 750 milhões de euros representam cerca de 1/3 da market cap do BCP, mas se os grandes investidores não quiserem meter lá nada (e vejo muitas razões para o fazerem) o BCP terá poucas alternativas, ou vende o que tem mais valor do banco e fica sem nada que valha muito (tipo Pharol quando vendeu a Vivo) ou vai pelo mesmo caminho do Banif... de qualquer forma eu estou a analisar isto sobretudo na perspetiva de quem vê o BCP a cair forte e feio e presume que haja alguma coisa de má a acontecer... mas eu já digo isto desde que o BCP cotava na casa dos 7/8 cêntimos, ou seja, 100% acima do valor atual... isto para não falar de ter dito que o BCP estava a inverter a tendência de subida na casa dos 10/11 cêntimos, altura em que saí do BCP!
joao73 Escreveu:Porquê? ???
Porque será? Se não há um único que aposte na queda do BPI e há carradas deles a continuarem a apostar na queda do BCP... podem estar enganados mas... eu não quereria estar a apostar o meu dinheiro contra isso!
joao73 Escreveu:Não entendi.
Dizeres que os curtos estão a vender para comprar mais baixo?! A sério?!

joao73 Escreveu:
Sabes quanto perderam os curtos no BES??? Tenta perder algum tempo fora do Caldeirão e vais encontrar esses valores.
Ainda me vais explicar como é que alguém que vende BCP a 5 cêntimos (por exemplo) perde dinheiro se o BCP falir?! Eu nem sequer sou um entendido nessa matéria, nunca tive uma posição curta sequer, mas duvido que estejas a ver as coisas bem... mas nem quero desenvolver muito isto, não me interessa muito!
joao73 Escreveu:É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?
Quanto às razões que os movem só eles, naturalmente, saberão.
No entanto, falta uma semana para a apresentação de resultados (4T) e se não houver melhorias ao nível das imparidades e provisões a cotação pode continuar a ser penalizada (o tempo urge e há CoCos para pagar).
Por ex., o bcp dificilmente apresentará lucros com imparidades e provisões ao nível do 1T e 2T, uma vez que não será possível repetir as mais valias dessa altura em operações financeiras (Outros proveitos operacionais).
- Anexos
-
- bcp.png (14.91 KiB) Visualizado 5378 vezes
artista_ Escreveu:São tantas as coisas que não concordo que provavelmente vou esquecer-me de falar em algumas delas!
Não há problema, podes intervir novamente.joao73 Escreveu:O BCP tem atingido uma variação diária nas ultimas semanas que não se encontra comparação. isto é todos os dias variação de 10%. isto demonstra um grande nervosismo dos acionistas.
Certamente que não é a primeira vez que o BCP tem variações destas, basta olhares para o gráfico para veres outras em que isso aconteceu...
Já olhaste? Variações diárias e constantes?joao73 Escreveu: A tendência é claramente descendente! Ninguém tem duvidas. Na sexta feira passada os curtos mostraram a sua força, um sinal dado ao mercado que são eles que comandam o BCP. No entanto, na quinta feira, os curtos fecharam e outros abriram novas posições, e para mim existe aqui um descontrolo.
Não há descontrolo nenhum, maior nervosismo sim, fruto da maior volatilidade, mas isso não será coisa que os acionistas do BCP não conheçam já... ou devessem conhecer!
É a tua opinião.joao73 Escreveu: Este descontrolo, divergência verifica-se também e muito explicito na analise AT e AF. Na verdade encontra-se num canal descendente, mas também é notório que o BCP vale mais do que isto. Devemos apostar em que cavalo?
Eu sempre assumi que relativamente à AF não me pronuncio, apenas digo que para se ter a certeza que "isto vale mais do que a sua cotação" é preciso perceber muito de AF. Eu não conheço ninguém que tenha essa certeza, aquele que aqui mais me parece entendido na matéria é o artista romeno, mas mesmo ele já retificou alguns valores corretos para o BCP, quem me diz que um dia destes não ficamos a saber algo que ninguém sabe sobre o BCP e afinal já não vale isto, vale isto menos X.
Não sei se há divergência ou não mas se houver isso não tem nada de mal, são dois métodos de análise completamente diferentes, não penso que valha a pena tentar misturar as coisas...
Não conheces porque ficas preso ao caldeirao. Se pesquisar vai encontrar análises AF.joao73 Escreveu: Os mais experientes na AT acreditam que isto ainda não é o fundo e só se deve entrar com um sinal certo de inversão, que diga-se em abono de verdade que encontra-se muito acima dos valores de hoje.
No meu caso nunca disse que não foi feito o seu fundo, apenas que a tendência é de queda e não há sinais técnicos de inversão. Ponto final!![]()
Quanto ao sinal técnico de inversão ser dado muito acima dos valores atuais isso não é verdade. o título não sobe nem desce sem parar, em cada movimento faz topos e fundos, são eles que vão definir se a tendência é de alta ou baixa... os 6,5 continuam a ser importantes mas agora haverá certamente outros topos que irão passar a ser a referência. Provavelmente o título formará um novo topo nos 4,10 que será a nova referência, mas se não for aí será noutro nível, mas certamente não subirá sem parar até aos 6,50, por exemplo!
Tens razão numa análise temporária. Mas eu fala dos dados de hoje.joao73 Escreveu:Os fundamentais estão incrédulos com estes valores e tudo que seja abaixo do valor atual é uma verdadeira pechincha. Mas afinal porque existe uma divergência tão grande entre AT e AF????? Afinal porque o BCP caiu estrondosamente na sexta feira, quando tudo subia de forma galopante?
É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?
Mais uma vez, os métodos são completamente diferentes, cada um analisa as coisas de pontos de vista completamente diferentes. E continuou a dizer, há alguém que sabe realmente analisar fundamentais que diga que o BCP está barato? Se há ainda bem... mas eu o único que conheço com alguma fiabilidade não me admirará muito se daqui a algum tempo disser que afinal vale menos porque não tinha contado com algo que era desconhecido e deixou de o ser... quanto aos motivos, não sei o que significam, para mim são apenas mais sinais daquilo que defendo desde há algum tempo, o mercado está a vender BCP, para mim, em termos práticos, no que é importante para eu investir, o BCP acaba aqui, não preciso de mais informação para saber o que fazer em relação a este título!
Eu também digo o mesmo. O BCP encontra-se nitidamente num canal descendente. Mas não é isso que eu pergunto.joao73 Escreveu:Não pretendo, respostas com gráficos e grafinhos nem ondas e ondinhas, essa já todos conhecemos. Gostava de saber a vossa opinião mais intima, pessoal, fora do âmbito de AT e AF.
Esse tipo de opiniões não serve para nada, tudo o que seja fora de algo concreto é apenas feeling... há muito que não ligo aos meus, aliás, já nem gasto tempo nenhum com eles!
Então seria escusado perderes tempo em comentar, porque foi exactamente isso que eu pedi.joao73 Escreveu:Começo por dar a minha opinião.
O BCP não é um BANIF nem um BES. Nunca mas mesmo nunca, vai acontecer ao BCP o que aconteceu ao BES e ao Banif.
Onde é que eu já li isto?!![]()
![]()
Essa frase é muito importante para a minha análise. Para mim é isto que os curtos acreditam.joao73 Escreveu: O BCP foi intervencionado e apresentou contas e plano estratégico, tal não sucedeu com o BES. O Banif é uma questão politica, que no futuro vai acertar contas com processos judiciais com o Santander que vão desaparecer de uma forma sorrateira. O Santander vai tirar os processos judiciais contra o Estado e acertam as contas.
O BCP é nitidamente a preferência dos pequenos investidores, e neste momento têm medo e consciência que pode acontecer ao BCP o mesmo que aconteceu ao BES e ao Banif. Aos valores que se encontra o BCP é nítido esta tentativa de criar o pânico e o medo de perder tudo. Alem deste tentativa de criar o medo, encontram-se aliados com os problemas da China, Petróleo, América, cococ's, etc...... Lembro que o BPI, pelo facto de já ter liquidado os coco's pode defender o seu capital de forma autónoma, tal situação encontra-se proibida pelo BCP.
Não leves a mal mas isto serve para pouco, é uma opinião, eu jamais colocaria um cêntimo fundamentado neste tipo de análises... ou feelings! E chama mais uma vez à atenção de todos, o BCP pode não falir e levar os seus acionistas a perderem tudo ou quase tudo, basta ter de fazer um AC brutal que dilua significativamente o valor aos atuais acionistas, ou outra operação qualquer... olhem para o que aconteceu com a Sonae indústria, ou mesmo para o Banif quando fez um AC a 1 cêntimo, as cotações cairam brutalmente!
Aumento brutal de capital??????
Aumento brutal foi efectuado em 2014. Sabes no mínimo quanto seria necessário de capital para pagar os coco's??? E quanto isso representaria na cotada com os valores de hoje????joao73 Escreveu: Não existem posições curtas no BPI.
Se isso é verdade é ainda mais assustador que haja tantas no BCP!
Porquê? ???joao73 Escreveu:A semana que se aproxima, vai ser o momento a que os curtos consigam levar o BCP a valores nunca vistos. Vão fazer tudo para criar o caos e poderem comprar BCP a preço de saldos, acredito numa tentativa abaixo dos 0.03€.
Ainda estás aí?! Vão tentar fazê-lo cair para comprar barato!? Esquece lá isso...
Não entendi.joao73 Escreveu: No entanto podem conseguir como podem comer do seu próprio veneno. Para isso, basta que o petróleo e a china e a América deem um passo em frente ou atrás.
Não quero ser maçudo com a MHO e termino com o seguinte.
Caso aconteça ao BCP o mesmo que ao BES e Banif, os curtos também perdem o seu dinheiro investido.
Perdem?! Como é que perdem?! Não será difícil encontrar quem lhes venda as ações a qualquer preço para fecharem posição...
No entanto quero agradecer o teu comentário.
Um abraço para ti.
joao73 Escreveu:Não sabes minimamente ler!
Aposta na tua formação de leitura para perceberes melhor o que está escrito, antes de vomitares disparates:

PC05 Escreveu:Não é a primeira vez (longe disso)
É a segunda vez que coloco.
e....?
PC05 Escreveu:que aqui vens fazer publicidade aos cursos de AT do Ulisses como se fossem a ferramenta milagrosa, ou seja, a chave para o sucesso no mercado de ações.
Não disse que era milagrosa. Disse em tempos que ficariam a saber pelo menos o basico. Mania de distorcerem as palavras dos outros.

PC05 Escreveu:Sugiro que perguntes ao Ulisses se ele tem tido realmente sucesso nos mercados financeiros recorrendo a esta ferramenta maravilhosa?
Quanto ao sucesso do Ulisses, não me diz respeito, nem a mim nem a ninguém e esse assunto nem sequer é para aqui chamado.

zecatreca_2 Escreveu:joao73 Escreveu:Boa Noite,
O BCP tem atingido uma variação diária nas ultimas semanas que não se encontra comparação. isto é todos os dias variação de 10%. isto demonstra um grande nervosismo dos acionistas. A tendência é claramente descendente! Ninguém tem duvidas. Na sexta feira passada os curtos mostraram a sua força, um sinal dado ao mercado que são eles que comandam o BCP. No entanto, na quinta feira, os curtos fecharam e outros abriram novas posições, e para mim existe aqui um descontrolo. Este descontrolo, divergência verifica-se também e muito explicito na analise AT e AF. Na verdade encontra-se num canal descendente, mas também é notório que o BCP vale mais do que isto. Devemos apostar em que cavalo? Os mais experientes na AT acreditam que isto ainda não é o fundo e só se deve entrar com um sinal certo de inversão, que diga-se em abono de verdade que encontra-se muito acima dos valores de hoje. Os fundamentais estão incrédulos com estes valores e tudo que seja abaixo do valor atual é uma verdadeira pechincha. Mas afinal porque existe uma divergência tão grande entre AT e AF????? Afinal porque o BCP caiu estrondosamente na sexta feira, quando tudo subia de forma galopante?
Não pretendo, respostas com gráficos e grafinhos nem ondas e ondinhas, essa já todos conhecemos. Gostava de saber a vossa opinião mais intima, pessoal, fora do âmbito de AT e AF.
Começo por dar a minha opinião.
O BCP não é um BANIF nem um BES. Nunca mas mesmo nunca, vai acontecer ao BCP o que aconteceu ao BES e ao Banif. O BCP foi intervencionado e apresentou contas e plano estratégico, tal não sucedeu com o BES. O Banif é uma questão politica, que no futuro vai acertar contas com processos judiciais com o Santander que vão desaparecer de uma forma sorrateira. O Santander vai tirar os processos judiciais contra o Estado e acertam as contas.
O BCP é nitidamente a preferência dos pequenos investidores, e neste momento têm medo e consciência que pode acontecer ao BCP o mesmo que aconteceu ao BES e ao Banif. Aos valores que se encontra o BCP é nítido esta tentativa de criar o pânico e o medo de perder tudo. Alem deste tentativa de criar o medo, encontram-se aliados com os problemas da China, Petróleo, América, cococ's, etc...... Lembro que o BPI, pelo facto de já ter liquidado os coco's pode defender o seu capital de forma autónoma, tal situação encontra-se proibida pelo BCP. Não existem posições curtas no BPI.
A semana que se aproxima, vai ser o momento a que os curtos consigam levar o BCP a valores nunca vistos. Vão fazer tudo para criar o caos e poderem comprar BCP a preço de saldos, acredito numa tentativa abaixo dos 0.03€. No entanto podem conseguir como podem comer do seu próprio veneno. Para isso, basta que o petróleo e a china e a América deem um passo em frente ou atrás.
Não quero ser maçudo com a MHO e termino com o seguinte.
Caso aconteça ao BCP o mesmo que ao BES e Banif, os curtos também perdem o seu dinheiro investido. [/b]
Um abraço e protejam as vossas carteiras.
João
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não sabes minimamente do que falas!
Aposta na tua formação para perceberes melhor como analisar uma cotada antes de vomitares disparates:Ulisses Pereira Escreveu:O Caldeirão de Bolsa e o Centro de Formação Comenius voltam a organizar cursos de Bolsa. Está já disponível a agenda dos cursos para o primeiro semestre de 2015 e que se iniciam em Março.
Os cursos de Iniciação ao Investimento em Bolsa no Porto serão dados por mim e em Lisboa pelo Marco. O Curso no Porto começará no dia 19 de Março e em Lisboa no dia 9 de Abril.
Os cursos de Análise Técnica ao Investimento em Bolsa serão dados pelo Marco António, sendo que as primeiras 3 horas do curso do Porto serão dadas por mim. O curso no Porto começará no dia 7 de Maio, enquanto em Lisboa começará no dia 4 de Junho.
Todos os utilizadores do Caldeirão terão um desconto de 10%.
O programa do curso, preço e datas podem ser consultados em http://www.e-comenius.com/pt/sites/come ... INIC_BOLSA e http://www.e-comenius.com/pt/sites/come ... enu_id=531
Qualquer questão podem deixá-la neste tópico que responderemos. As inscrições para o primeiro curso terminam esta Quarta-feira.
Um abraço,
Ulisses
P.S. Este post é publicitário e resulta de um acordo entre a Comenius, o Caldeirão e o Jornal de Negócios.
viewtopic.php?f=3&t=84730
Não sabes minimamente ler!
Aposta na tua formação de leitura para perceberes melhor o que está escrito, antes de vomitares disparates:
Quem está ligado: