EDP Renovaveis - Tópico Geral
Mais informação:
EDP Renováveis, S.A.
Sede: Plaza de la Gesta, n.º 2, Oviedo, Espanha
Capital Social: € 3.381.419.280,00
Inscrita no Registo Mercantil das Astúrias,
tomo 3.671, caderno 177, folha n.º AS 37.669
C.I.F. n.º A-74219304
(Entidade Emitente e Oferente)
INFORMAÇÃO SOBRE A PROCURA NA OFERTA PÚBLICA DE SUBSCRIÇÃO
DE 45.085.590 ACÇÕES ORDINÁRIAS E, NOMINATIVAS E ESCRITURAIS,
COM O VALOR NOMINAL UNITÁRIO DE 5 EUROS, REPRESENTATIVAS DE
5% DO CAPITAL SOCIAL DA EDP RENOVÁVEIS, S.A., APÓS A SUBSCRIÇÃO
INTEGRAL DO AUMENTO DE CAPITAL
Nos termos e para os efeitos do n.º 2 do artigo 5.º do Regulamento da CMVM n.º
3/2006, informa-se que, de acordo com a informação disponível no Serviço de
Centralização de Ordens em Ofertas Públicas da Euronext Lisbon, às 07H57 do
dia 23 de Maio de 2008, as declarações de aceitação emitidas pelos destinatários
da Oferta Pública de Subscrição da EDP Renováveis, na sequência das ordens
dirigidas aos respectivos intermediários financeiros, revelam uma procura de 24,44
vezes o número total de acções objecto da Oferta Pública de Subscrição da EDP
Renováveis:
Procura (N.º acções): 1.101.735.534
Oferta (N.º Acções): 45.085.590
Procura / Oferta: 24,44x
O Oferente
EDP Renováveis, S.A.
Os Intermediários Financeiros
Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.
Banco Millennium BCP Investimento, S.A.
Caixa Banco de Investimento, S.A.
e ja agr: nao se queixem se receberem 100 ou 200 accoes.
apesar de tudo nao é mau
e recordo-vos o que aconteceu com a ren e com a martifer.
os subscritores receberam menos de 1000 euros em accoes e, se tivessem vendido no dia de admissao a bolsa, receberiam logo ali 300 euros.
Nada mau pra 1 dia.
é que quanto maior for a procura, maior vai ser a tendencia de euforia no 1º e (eventualmente) 2º dia de transaçao.
eu pessoalmente estou a pensar ter 500 accoes, devido a questoes de liquidez.
se por acaso o rateio se mantiver assim, em vez de pedir 30000, peço 15000 !! simples
quem for grande investidor, a questao é outra, mas pelo menos sempre podera comprar algumas por um bom preço.
1 centimo de ganho é sempre um ganho
apesar de tudo nao é mau
e recordo-vos o que aconteceu com a ren e com a martifer.
os subscritores receberam menos de 1000 euros em accoes e, se tivessem vendido no dia de admissao a bolsa, receberiam logo ali 300 euros.
Nada mau pra 1 dia.
é que quanto maior for a procura, maior vai ser a tendencia de euforia no 1º e (eventualmente) 2º dia de transaçao.
eu pessoalmente estou a pensar ter 500 accoes, devido a questoes de liquidez.
se por acaso o rateio se mantiver assim, em vez de pedir 30000, peço 15000 !! simples
quem for grande investidor, a questao é outra, mas pelo menos sempre podera comprar algumas por um bom preço.
1 centimo de ganho é sempre um ganho
- Registado: 29/11/2007 2:17
Bem pessoal
vamos la pensar um bocadinho.
Neste momento, com um rateio de 22x
quem pedir 30000 accoes recebe cerca de 1300 accoes.
Á medida que o rateio aumenta, o valor recebido de accoes, obviamente, diminui.
Dps é uma questao de jogar com o rateio.
acerca desses 12,5% que se fala:
é assim: se tiveres liquidez pra receberes todas as accoes que tiveres direito, nao precisas de pedir nenhum financiamento. se as receberes a 9 euros e venderes a 10, ganhas esse eurinho limpinho vezes o nº de accoes que tiveres.
Eu sei que disse coisas mt obvias mas aparentemente pelo que li, sao necessarias de serem ditas.
vamos la pensar um bocadinho.
Neste momento, com um rateio de 22x
quem pedir 30000 accoes recebe cerca de 1300 accoes.
Á medida que o rateio aumenta, o valor recebido de accoes, obviamente, diminui.
Dps é uma questao de jogar com o rateio.
acerca desses 12,5% que se fala:
é assim: se tiveres liquidez pra receberes todas as accoes que tiveres direito, nao precisas de pedir nenhum financiamento. se as receberes a 9 euros e venderes a 10, ganhas esse eurinho limpinho vezes o nº de accoes que tiveres.
Eu sei que disse coisas mt obvias mas aparentemente pelo que li, sao necessarias de serem ditas.
- Registado: 29/11/2007 2:17
vold Escreveu:Henriquemariz Escreveu:artista Escreveu:Henriquemariz Escreveu:Então se a procura é de 22 vezes superior, significa que se der ordem de compra de 10.000 acções irei ficar com 454 acções?
Não... isso seria verdade se já não se pudessem dar mais ordens, como o prazo ainda não terminou se pedires 10.000 acções o mais certo e serem-te atribuidas umas 50 ou 100!
Bons negócios
artista
A sua resposta é para a tranche do publico em geral!!
Citado do prospecto do banco BPI:
'Os Accionistas da EDP à data de 15 de Maio de 2008 podem subscrever uma quantidade máxima de Acções correspondente a 1% do número de acções por si detidas no capital social da EDP na data de referência, sujeito a um mínimo de 60.000 Acções da EDP Renováveis. Caso a quantidade de Acções da EDP Renováveis correspondente a 1% do número de acções detidas pelo investidor no capital social da EDP na data de referência seja inferior a 7.000, a ordem máxima para esse investidor será de 60 Acções.'
Como sou detentor de acções da EDP(-7000)
Isto significa que não posso pedir mais de 60acções ou que terei sempre as 60??
Obrigado artista e bons negocios para o Sr tb
eu não sou o artista mas penso que lhe sei responder
além de pedir acções como accionista da edp, o que lhe garante 60 acções, pode ainda pedir pelo publico em geral entrando no rateio ao qual se aplica para já o valor de 22x
Obrigado vold..
Penso que pelo mesmo então que ficarei com as 60 na preimeira tranche!!

E assim dá-me mais tempo para decidir o que faço para a semana

Bons negocios a todos!!!
Um curioso... Escreveu:Vamos lá a ver se consigo esclarecer algumas dúvudas que se têm posto neste forum:
1-Cada pessoa pode inscrever-se no segmento do público em geral e no segmento dos accionistas da EDP, caso possua acções da EDP na conta no dia 15 de Maio de 2008.
2-Esta inscrição é feita pelo NIF. Assim se fizerem inscrições em vários bancos, não teráo qualquer benefício pois as ordens não serão consideradas, caso excedam os limites de cada segmento.
3-Os accionistas da EDP, terão garantido uma quantidade de 60 acções, quer subscrevam 60 ou 60000, no segmento de accionistas da EDP. Quem tem mais de 7000 acções da EDP tem garantido 1% do valor que possui (desde que faça um pedido superior a 1 % do nº total de acções da EDP que tem em carteira).
4-O rateio,que está neste momento em 1/22, mas que provavelmente irá até 1/80 ou +/- 1/100 irá permitir a quem tem até 7000 acções da EDP e caso subscreva o limite máximo (60000 no segmento de accionistas e 30000 no público em geral),poderá receber +/- 900 acções da EDPr.
Espero ter ajudado.
Um abraço a todos
Atenção:
Que fique claro. Isto não é uma recomendação, apenas uma informação!!!
Eu próprio continuo com dúvidas em relação ao ir ou não à subscrição e apenas estou a acompanhar o processo.
Vamos lá a ver se consigo esclarecer algumas dúvudas que se têm posto neste forum:
1-Cada pessoa pode inscrever-se no segmento do público em geral e no segmento dos accionistas da EDP, caso possua acções da EDP na conta no dia 15 de Maio de 2008.
2-Esta inscrição é feita pelo NIF. Assim se fizerem inscrições em vários bancos, não teráo qualquer benefício pois as ordens não serão consideradas, caso excedam os limites de cada segmento.
3-Os accionistas da EDP, terão garantido uma quantidade de 60 acções, quer subscrevam 60 ou 60000, no segmento de accionistas da EDP. Quem tem mais de 7000 acções da EDP tem garantido 1% do valor que possui (desde que faça um pedido superior a 1 % do nº total de acções da EDP que tem em carteira).
4-O rateio,que está neste momento em 1/22, mas que provavelmente irá até 1/80 ou +/- 1/100 irá permitir a quem tem até 7000 acções da EDP e caso subscreva o limite máximo (60000 no segmento de accionistas e 30000 no público em geral),poderá receber +/- 900 acções da EDPr.
Espero ter ajudado.
Um abraço a todos
Espero ter ajudado.
Um abraço a todos
Henriquemariz Escreveu:artista Escreveu:Henriquemariz Escreveu:Então se a procura é de 22 vezes superior, significa que se der ordem de compra de 10.000 acções irei ficar com 454 acções?
Não... isso seria verdade se já não se pudessem dar mais ordens, como o prazo ainda não terminou se pedires 10.000 acções o mais certo e serem-te atribuidas umas 50 ou 100!
Bons negócios
artista
A sua resposta é para a tranche do publico em geral!!
Citado do prospecto do banco BPI:
'Os Accionistas da EDP à data de 15 de Maio de 2008 podem subscrever uma quantidade máxima de Acções correspondente a 1% do número de acções por si detidas no capital social da EDP na data de referência, sujeito a um mínimo de 60.000 Acções da EDP Renováveis. Caso a quantidade de Acções da EDP Renováveis correspondente a 1% do número de acções detidas pelo investidor no capital social da EDP na data de referência seja inferior a 7.000, a ordem máxima para esse investidor será de 60 Acções.'
eu não sou o artista mas penso que lhe sei responder
além de pedir acções como accionista da edp, o que lhe garante 60 acções, pode ainda pedir pelo publico em geral entrando no rateio ao qual se aplica para já o valor de 22x
Re: Para que quero 200 acções?!
mnfv Escreveu:E se se der o seguinte caso: peço 30.000 a pensar que vou receber 500, p.ex.
Calham-me 10.000, para cuja adquisição não tenho dinheiro suficente . O que posso fazer nesse caso?
Obrigadoartista Escreveu:aklm Escreveu:Estas OPV não se compreendem.
Sei que se tornava confuso mas era só uma questão de programação, se eu peço 30 mil acções não devia poder dizer que se o rateio me der menos de 500 eu não quero?!
Poder não podes e, se isso fosse possível deveria dar muita confisão...
artista
nesse caro eu diria "não tivesses pedido tantas".
eu penso assim, comprando 200 acções a 8 euros:
200 x 8 = 1 600 euros
Para ganhar míseros 200 euros, tendo ainda de descontar as taxas, fica:
1800 / 200 = 9 euros por acção
Ou seja uma subida de 12,5%, o que é um disparate.
Para mim é um risco excessivo para um lucro insignificante…
Eu estava a pensar ir a OPV, mas ficar com menos de 500 acções, não obrigado…
- Registado: 8/2/2008 3:45
Manequim Escreveu:Manequim Escreveu:Bom dia a todos.
Gostaria de colocar-vos uma questão, para ver se estou a ser anjinho ou não....
Então cá vai:
Em 15 de maio comprei umas quantas acções da EDP (menos de 7000) o que, segundo a interpretação que faço do prospecto, me daria direito à subscrição enquanto accionista de 60 acções. Qual não o meu espanto quando após solicitação ao Caixa Invest duma declaração para fazer prova dessa titularidade, me respondem que à data 15/05/2008 não tinha "posição líquidada da edp".pelo que não era possível a emissão dessa declaração.
![]()
Epá....tão a brincar não? Onde é que está escrito que tenho que ter a posição liquidada? Então e se fosse para atribuição de dividendos? Tb tinha que ter a posição liquidada? Claro que não!!!
Alguém me pode ajudar?
Eu sei que não serão muitas as acções que poderei pedir, mas tenho direito às mesmas...penso eu deque,,,,
Desculpem insistir, mas coloquei esta questão à CMVM e ainda não me responderam....alguém tem uma ideia do que é que está certo?
Obrigado,
BN
Boas!
Posições liquidadas a 15/05.
Ou seja, pelo menos trading de 12/05 tendo em conta o ciclo de liquidação de 3 dias no mercado Euronext.
Cumps!
- Registado: 29/11/2007 13:52
Tou a ver que contribui para a vossa cultura e vocês gostaram, nã conheciam a palavra pois não?
abraços
artista

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
ferfre Escreveu:ola boa tarde a todos,
tenho uma duvida;
tendo uma conta conjunta com a minha mulher, temos os dois algumas acções da EDP que como não ultrapassam as 7000, vou poder pedir 60 para cada um de nos (segundo o que percebi é o que atribuem a quem têm menos de 7000), se pedir mais umas 30000 para cada um e que nos venham a atribuir algumas migalhas....
serà que vou pagar por 4 operações (como é no BPI seria 4 x 8.32€, se for como para as acções)ou serà so uma operação?
muito obrigada
Eu na Caixa Invest, na ultima situação do género paguei as 4 transacções separadamente... apesar de ao telefone me terem dito o contrário...
Abraço
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
- Registado: 25/8/2007 18:55
jeso Escreveu:artista Escreveu:
O que eu queria dizer é realmente confisão, que é uma palavra nova que acabei de encontrar no novo dicionário, já com o acordo ortográfico... é uma mistura entre confusão e confissão, palavra que se adequa perfeitamente ao que aqui fazemos, andamos muito confundidos e permanentemente a confessar os nosso pecados![]()
![]()
![]()
artista
Minhas Senhoras e meus Senhores, tenho a honra de lhes apresentar... "O Verdadeiro Artista"![]()
Divirtam-se.

artista Escreveu:
O que eu queria dizer é realmente confisão, que é uma palavra nova que acabei de encontrar no novo dicionário, já com o acordo ortográfico... é uma mistura entre confusão e confissão, palavra que se adequa perfeitamente ao que aqui fazemos, andamos muito confundidos e permanentemente a confessar os nosso pecados![]()
![]()
![]()
artista
Minhas Senhoras e meus Senhores, tenho a honra de lhes apresentar... "O Verdadeiro Artista"

Divirtam-se.

mnfv Escreveu:Calham-me 10.000, para cuja adquisição não tenho dinheiro suficente . O que posso fazer nesse caso?
Primeiro não te vão calhar 10 mil, mas se tiveres mais títulos do que tens capital disponivel para comprar tens duas hipóteses: 1- manténs os títulos e banco cobrar-te-á juros e comissões de descoberto; 2- vendes os títulos a mais e ficas só como os que queres... neste caso o banco deve-te cobrar uma comissão de descoberto e os juros pelos dias em que a conta esteve com saldo negativo!
artista Escreveu:Poder não podes e, se isso fosse possível deveria dar muita confisão...
O que eu queria dizer é realmente confisão, que é uma palavra nova que acabei de encontrar no novo dicionário, já com o acordo ortográfico... é uma mistura entre confusão e confissão, palavra que se adequa perfeitamente ao que aqui fazemos, andamos muito confundidos e permanentemente a confessar os nosso pecados

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
ola boa tarde a todos,
tenho uma duvida;
tendo uma conta conjunta com a minha mulher, temos os dois algumas acções da EDP que como não ultrapassam as 7000, vou poder pedir 60 para cada um de nos (segundo o que percebi é o que atribuem a quem têm menos de 7000), se pedir mais umas 30000 para cada um e que nos venham a atribuir algumas migalhas....
serà que vou pagar por 4 operações (como é no BPI seria 4 x 8.32€, se for como para as acções)ou serà so uma operação?
muito obrigada
tenho uma duvida;
muito obrigada
- Registado: 29/11/2007 3:16
E se se der o seguinte caso: peço 30.000 a pensar que vou receber 500, p.ex.
Calham-me 10.000, para cuja adquisição não tenho dinheiro suficente . O que posso fazer nesse caso?
Obrigado
Obrigado
artista Escreveu:aklm Escreveu:Estas OPV não se compreendem.
Sei que se tornava confuso mas era só uma questão de programação, se eu peço 30 mil acções não devia poder dizer que se o rateio me der menos de 500 eu não quero?!
artista
aklm Escreveu:Estas OPV não se compreendem.
artista
No banco disseram-me que eu como accionista com menos de 7000 acções posso subscrever as 60 mas não quer dizer que elas me sejam atribuídas.
Vou ter é um beneficio no coeficiente de rateio aplicado porque se todos os accionistas da EDP com menos de 7000 subscrevessem as 60 não havia qtd suficiente para todos.
Parece confuso mas acho que é assim...
Vou ter é um beneficio no coeficiente de rateio aplicado porque se todos os accionistas da EDP com menos de 7000 subscrevessem as 60 não havia qtd suficiente para todos.
Parece confuso mas acho que é assim...
- Registado: 17/10/2007 14:35
Para que quero 200 acções?!
Estas OPV não se compreendem.
Sei que se tornava confuso mas era só uma questão de programação, se eu peço 30 mil acções não devia poder dizer que se o rateio-o me der menos de 500 eu não quero?!
Sei que se tornava confuso mas era só uma questão de programação, se eu peço 30 mil acções não devia poder dizer que se o rateio-o me der menos de 500 eu não quero?!
- Registado: 8/2/2008 3:45
Henriquemariz Escreveu:
Sinceramente não sei, não sou accionista da EDP, a idéia que tenho é que as 60 são garantidas mas podes pedir mais, mas não tenho a certeza disto, de qualquer forma também estas podes vender logo no primeiro dia (é melhor confirmares isto também mas não me lembra de ver nenhum periodo de indisponibilidade)...
um abraço
artista
PS: Tira lá o "Sr" que esse está no céu