Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias/ Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias/ Finanças

por OCTAMA » 12/5/2016 1:28

Rascacielos Escreveu:
zeef Escreveu:A DEGIRO ja respondeu:

Exmo. Sr.

Agradecemos o seu contacto.

O NIF da DEGIRO é 820 866 933.

Contudo, gostaria de referir que a DEGIRO é uma instituição financeira não residente em território Português (domiciliação Holandesa).

O anexo J destina-se a sujeitos passivos residentes que sejam titulares de contas de títulos abertas em instituições financeiras não residentes em território Português.

Não hesite em contactar para esclarecimentos adicionais.

Melhores cumprimentos,

Espero ajudar. Será então no anexo J.

Eu sempre declarei no anexo G, é a minha interpretação 8-) também não sou dono da verdade, pelo que, a minha declaração de IRS é da minha responsabilidade.. 8-)

Boa Noite Zeef,

Sim, anexo J, mas a Autoridade Tributária sendo rendimentos não sujeitos a retenções no país de origem (não residente) está-se nas tintas...é 28% a taxa em qualquer dos 2 anexos (G ou J) para mais menos valias de títulos....

A AT verifica uma percentagem muito reduzida de declarações no que toca às mais menos valias bolsistas. Por isso é que temos exemplos de pessoas que dão-se bem nas 2 situações. Ela gosta mais é de Imóveis...

Cumprimentos

Registado: 19/4/2016 10:08

por OCTAMA » 12/5/2016 1:15

zeef Escreveu:Alguém encontra no anexo J, no "pais da fonte" o código relativo para a Holanda (Degiro- domiciliação Holandesa)

Boa Noite Zeef,

Código 528 - Países Baixos.

Cumprimentos

por OCTAMA » 12/5/2016 1:13

BFerraz Escreveu:Já agora uma outra questão, reparei que quer no anexo E(Quadro 5), quer no anexo J(Quadro 10), pede os rendimentos dos anos anteriores, temos que colocar ou podem ir em branco?
Não me lembro de nos outros anos ter sido preciso colocar. Já parece a categoria B, que para além de indicar o ganhei este ano, também tenho um quadro para registar os valores do ano N, N-1 e N-2!

Boa Noite BFerraz,

Vai tudo a zeros/branco (o que não der erro...) se o que é de anos anteriores foi reportado nesses anos....portanto, não se repete.

Cumprimentos

por zeef » 12/5/2016 0:20

Alguém encontra no anexo J, no "pais da fonte" o código relativo para a Holanda (Degiro- domiciliação Holandesa)

Registado: 9/11/2014 21:16

por zeef » 11/5/2016 12:03

[
Nas ações vou somar então o valor de inicio de 2015 da conta na Degiro, antes das compras e depois subtraio as menos valias... e coloco o valor final. Será correto?[/quote]

Somas o valor das compras e colocas o valor total das compras no quadro da aquisição. Depois somas o valor das vendas e colocas esse valor na realização...simples :D[/quote][/quote][/quote][/quote]

Foi o que fiz nos fundos.

mas como nas açoes eles ja mandaram a totalidade , dai ter pensado colocar assim.

E no anexo J seria em que quadro? Agora nao estou em casa para verificar 8-)

por AlfaTrader » 11/5/2016 12:01

Rascacielos Escreveu:

Exmo. Sr.

Contudo, gostaria de referir que a DEGIRO é uma instituição financeira não residente em território Português (domiciliação Holandesa).

O anexo J destina-se a sujeitos passivos residentes que sejam titulares de contas de títulos abertas em instituições financeiras não residentes em território Português.

Melhores cumprimentos,

Eu sempre declarei no anexo G, é a minha interpretação 8-) também não sou dono da verdade, pelo que, a minha declaração de IRS é da minha responsabilidade.. 8-)

Sem duvida que é da tua responsabilidade, mas o anexo J existe para essas situações, e não só, e no limite se a AT te obrigar a alterar a declaração, não te esqueças que levas com a respetiva coima, e como eles, estado, estão avidos de €, será uma bela fonte de receita. :-$

Registado: 29/4/2016 17:00

por Rascacielos » 11/5/2016 11:53

zeef Escreveu:
Rascacielos Escreveu:[
quote="zeef"]

Obrigado :=)

Se reparares, da forma como colocas-te, tens mais valias :D

Nos fundos tive mais valias.

Nas açoes é que nao.

Nas ações vou somar então o valor de inicio de 2015 da conta na Degiro, antes das compras e depois subtraio as menos valias... e coloco o valor final. Será correto?

Somas o valor das compras e colocas o valor total das compras no quadro da aquisição. Depois somas o valor das vendas e colocas esse valor na realização...simples :D

Registado: 16/5/2009 0:58

por MarketGodzilla » 11/5/2016 11:51

Já agora uma outra questão, reparei que quer no anexo E(Quadro 5), quer no anexo J(Quadro 10), pede os rendimentos dos anos anteriores, temos que colocar ou podem ir em branco?
Não me lembro de nos outros anos ter sido preciso colocar. Já parece a categoria B, que para além de indicar o ganhei este ano, também tenho um quadro para registar os valores do ano N, N-1 e N-2!

Registado: 11/1/2012 17:40

por zeef » 11/5/2016 11:48

Rascacielos Escreveu:[
quote="zeef"]

Nos fundos tive mais valias.

Nas açoes é que nao.

Nas ações vou somar então o valor de inicio de 2015 da conta na Degiro, antes das compras e depois subtraio as menos valias... e coloco o valor final. Será correto?

por Rascacielos » 11/5/2016 11:44

Exmo. Sr.

Melhores cumprimentos,

por Rascacielos » 11/5/2016 11:40

[
quote="zeef"]

por zeef » 11/5/2016 11:36

A DEGIRO ja respondeu:

Exmo. Sr.

Melhores cumprimentos,

por zeef » 11/5/2016 11:33

Rascacielos Escreveu:
zeef Escreveu:[quote= E é possível colocar apenas uma linha com a totalidade, já que a Degiro mandou a totalidade das menos valias?[/color]

Envio em anexo como pretendo colocar:

Uma linha com a totalidade para os fundos e outras com as menos valias das açoes..(Coloquei ao contrário, na aquisição o valor das menos valias e na realização 0, para dar a totalidade das menos valias comunicadas pela degiro) Nao sei se é a maneira correta. Isto devia ser tudo em automatico como a efatura 8-)

Obrigado pela ajuda Rascacielos

Não pode ser assim :? por exemplo, se investiste 5000€ durante o ano em açoes e alienas-te essas açoes durante o ano tens de colocar da seguinte forma: ao colocar numa só linha colocas 5000€ na aquisição e o saldo que resultou da alienação na realização :shock: não podes trocar os campos 8-)

E em relação aos fundos posso colocar apenas uma linha com as mais valias?
Editado pela última vez por zeef em 11/5/2016 11:37, num total de 1 vez.

por Rascacielos » 11/5/2016 10:56

zeef Escreveu:[quote= E é possível colocar apenas uma linha com a totalidade, já que a Degiro mandou a totalidade das menos valias?[/color]

Uma linha com a totalidade para os fundos e outras com as menos valias das açoes..(Coloquei ao contrário, na aquisição o valor das menos valias e na realização 0, para dar a totalidade das menos valias comunicadas pela degiro) Nao sei se é a maneira correta. Isto devia ser tudo em automatico como a efatura 8-)

Não pode ser assim :? por exemplo, se investiste 5000€ durante o ano em açoes e alienas-te essas açoes durante o ano tens de colocar da seguinte forma: ao colocar numa só linha colocas 5000€ na aquisição e o saldo que resultou da alienação na realização :shock: não podes trocar os campos 8-)

por ricardmag » 11/5/2016 10:30

Depois de ler várias coisas também fiquei com a mesma ideia.
Obrigado zenovato, bferraz e rp28592
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por MarketGodzilla » 11/5/2016 10:05

Exatamente ZeNovato, o facto é que isto é um preciosismo por parte da AT, colocar no G ou J, tratando-se de ações, é exatamente igual pois tributam-se da mesma forma. Eu sempre coloquei no anexo G ações nacionais, não importa se o banco/corretora são nacionais ou não, as outras coloco no J pelo país de origem da ação. É o meu ponto de vista e faço assim há já alguns anos. Depois de ter visto o pdf de apoio do BIG então é que nunca mais alterei a minha maneira de preencher os anexos.

Registado: 11/1/2012 17:40

por ZeNovato » 11/5/2016 5:40

Ricardmag,

Tenho colocado o código do pais emitente que no meu caso é EUA.
Mas já li tanta coisa que nem me preocupo se afinal as mais/menos valias serão declaradas no J ou no G. Tenho feito segundo o PDF que o BIG disponibiliza no seu site e sendo ele um banco nacional para dar a informação de incluir no J significa alguma coisa.
Não declarar é fugir ao fisco. Declarar no anexo errado (sendo que nem os funcionários da AT se entendem) não deverá ser grave.

Registado: 8/3/2014 19:34

por SFT » 10/5/2016 23:48

Ficam as instruções para os anexos.

https://dre.pt/application/file/71005755
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por rp28592 » 10/5/2016 23:43

ricardmag Escreveu:Estou agora a pensar e talvez tenha feito asneira na minha declaração.

Negociando com a Degiro, mesmo sendo acções nacionais, vai para o anexo J?
As instruções são sempre confusas e dependem da interpretação. O que me foi dito (sendo cliente BEST) e negociando derivados através da plataforma da SaxoBank (Dinamarca) é que devo declarar no anexo J. Suponho que para as acções seja o mesmo...

Registado: 8/6/2015 21:26

por zeef » 10/5/2016 22:54

Rascacielos Escreveu:
zeef Escreveu:Boas People,

Tinha 2 dúvidas na colocação do IRS uma para Fundos de Investimentos e Outra para Açoes.

O meu Banco dos fundos de Investimento é o Best e dizem que enviaram às finanças o modelo 13 e 33.
O meu Banco das açoes é a Degiro e só me enviaram o comprovativo com as menos valias e mais valias e gastos de compra e venda.

No extrato do Best apenas diz o NIF dos fundos portugueses, os fundos estrangeiros colocam entre parêntesis o país de residência dos fundos (sem Nif associado, presumo que deva usar o do Best, pois foi Subscrito/Resgatado através dele)

Para os Fundos :

Colocaria tudo no Anexo G, quadro 9, código G22 ?. Tenho que colocar uma linha por fundo ou posso fazer o somatório de :

Total:

Fundo 1 = (Valor Realizaçao - Valor aquisição) ex 500eur

Fundo 2 = (Valor Realizaçao - Valor aquisição) ex -100eur

Fundo N+1 = ( Valor Realização - Valor aquisição)

Total= ( Fundo 1 + Fundo 2 + Fundo n+1 ) = ( (500) + (-100) + n +1)

E assim no fim colocava só uma linha e se é positivo ou negativa a totalidade de todos os fundos estrangeiros, colocando apenas o NIF do Banco através da qual negociei, que neste caso é o Best. No meu caso é Positivo.

Em relação às açoes:

Posso preencher directamente como me enviado pela Degiro com as menos e mais valias? No meu caso seriam menos valias em açoes. (Já enviei mail à Degiro a perguntar como declaram às finanças, mas ainda não responderam).

Seria no anexo G, quadro 9, código G01-Ações ? colocava só o valor negativo na realização (não consigo colocar o -, mas acho que é bug de software e estão a resolver)

Se me puderem ajudar agradecia porque é a primeria vez :)

Obrigado,

zeef,

Caro zeef,,

Não sendo expert em finanças e, carecendo de confirmação de alguém credenciado para o efeito, apraz-me dizer-te o seguinte:

Sobre os fundos, colocaria o NIF dos nacionais e os não nacionais colocaria o NIF do IF.... Foi exatamente o que fiz

Quanto à segunda questão: Anexo G, quadro 9, código G01-Ações....não há nenhum bug no anexo :oops: só tens de colocar o montante da realização e o montante da aquisição, + despesas de encargos,,,esquece os sinais negativos, porque ao colocares o sinal - está tu a criar um bug no sistema... :oops:
E é possível colocar apenas uma linha com a totalidade, já que a Degiro mandou a totalidade das menos valias?

Anexos
111.png

por papafigos » 10/5/2016 21:41

Alguém sabe se menos valias acções internacionais (anexo J) abatem a mais valias acções nacionais (anexo G) e vice versa?

Outra questão, no caso de acções com valor de aquisição a 0 € (dividendos em forma acção) o sistema não aceita o valor (apesar de vir declarado pela corretora assim). Como declarar 0,01 €?

Registado: 22/9/2013 13:36

por ricardmag » 10/5/2016 21:01

ZeNovato, no quadro 9.2 do J o que colocas em país fonte? O país do emitente ou da IF ().
Aqui está outra duvida, colocasse o codigo do país onde está a carteira de titulos ou do emitente?

por ZeNovato » 10/5/2016 20:37

A Orey não faz a retenção dos dividendos dai eu perguntar. É nacional mas como tem o saxobank por trás pode ser por isso.
Sendo eu cliente tenho declarado tudo no J. Mais/menos valias no quadro 9.2A onde deixo em branco o campo "imposto pago no estrangeiro".
Dividendos incluo no quadro 8A onde deixo em branco o campo "imposto retido em Portugal".

por ricardmag » 10/5/2016 20:31

ZeNovato, quanto a dividendos não sei, mas também não sabia que havia IF nacionais que não faziam retenção na fonte, sabes quais são?

Em relação a compra/venda de ações penso que para efeitos fiscais não faz diferença declarar compra/venda de acções nacionais no anexo G ou J.
O valor a pagar ao estado é exatamente o mesmo quer se preencha o G ou J, penso eu de que ...
O mesmo se passa com emitentes estrangeiros em IF nacional, já li que muitos preenchem o anexo G com NIF da IF sem problemas com a AT, neste caso é a mesma coisa, o imposto a pagar é exatamente o mesmo porque não é retido nada no país do emitente

por ZeNovato » 10/5/2016 20:24

Ricardmag,

Por exemplo, se for IF nacional e ações estrangeiras que paguem dividendos sem que o IF faça a retenção dos 28% declara-se onde? É que nem todos os bancos fazem essa retenção.... Do meu ponto de vista ia para J!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, bigest, Google [Bot], Shimazaki_2, trilhos2006 e 127 visitantes